Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 29 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/29-05-2013.htm

 

 

 

 

Diálogo

 

                      

                               Richard Simonetti

                           [email protected]

 

Marido e esposa tomavam, num restaurante, suas respectivas bebidas.

      Ele, cerveja bem gelada, a segunda; ela, suco de laranja natural.

      Permaneciam em silêncio.

Poderia ser aquela quietude tranquila, sem constrangimento, nascida da intimidade, mera pausa na conversação.

Mais provável fosse o silêncio do casal que perdeu o gosto pela conversa, sinal evidente de relacionamento em crise.

      Em dado momento ele a surpreendeu, dizendo, carinhoso:

      – Eu te amo!

      Ela o contemplou, atônita, surpreendida.

Há séculos o marido não lhe falava assim!

      Seria efeito do álcool?

      Exprimiu sua dúvida, perguntando:

      – É você quem está falando ou a cerveja?

      E ele:

      – Estou falando com a cerveja.

 

***

 

      Bem, leitor amigo, não sei se ela quebrou a garrafa na cabeça do atrevido ou simplesmente procurou o advogado para pedir divórcio, mas esse episódio nos remete a algumas ponderações sobre a vida conjugal.

      Aprendemos com o Espiritismo que geralmente os casamentos são planejados na Espiritualidade pelos próprios cônjuges ou seus mentores.

Os objetivos são variados, mas basicamente atendem à necessidade de desfazer aversões ou consolidar afeições, decorrentes de relacionamentos passados, num empenho de harmonização.

As estatísticas demonstram que em boa parte das uniões conjugais esses objetivos não são alcançados.

Na atualidade, sobe sempre o número de divórcios porque a afeição acabou ou recrudesceu a aversão.

Considere-se que isso costuma acontecer mesmo entre os casais que permanecem juntos, dispostos a suportarem-se por amor aos filhos ou respeito à religião.

Diz o espírita:

– Já que é meu compromisso cármico, carregarei essa cruz até o fim de nossos dias. Depois, na vida espiritual, será cada um por si! Praza aos céus não nos vejamos nunca mais! Quero esquecer que um dia estivemos juntos.

      Quem age assim, meu caro leitor, provavelmente reencontrará o cônjuge em futura reencarnação.

Viverão nova experiência em comum, já que não foi cumprido o objetivo fundamental do matrimônio, que é a harmonização das almas, ensejando convivência pacífica.

 

 

***

 

      Em favor desse objetivo há algo indispensável: o cultivo do diálogo, a disposição de conversar, trocar ideias, exercitar os miolos, abrir o coração…

      Um homem culto e inteligente apaixonou-se por linda jovem. Sentindo que era correspondido, pretendeu pedi-la em casamento, mas não usou a fórmula tradicional:

      – Você me daria a honra de casar-se comigo?

      Disse-lhe, simplesmente:

      – Você gostaria de passar os próximos quarenta anos conversando comigo?

      Eis a base do casamento perfeito: longa conversa, a estender-se vida afora.

      Pode o tempo passar, a paixão esgotar-se, a beleza física desfazer-se, mas, se o diálogo permanece, o amor fica.

      Um amigo dizia:

      – Não ocorre o contrário? Cessa o diálogo porque o amor foi embora?

      Está confundindo amor com paixão.

      Se o casamento foi baseado na paixão, na atração física, o diálogo acaba quando se esgota o desejo.

      Isso acontece frequentemente na atualidade, de liberdade sexual confundida com libertinagem, de namoros que começam no motel.

     

***

 

      Diálogos frequentes, francos, abertos, aquele desvelar a alma, representam a poção mágica para uma união amigável e perfeita, com pleno entendimento entre os cônjuges.

      Naturalmente, diálogos civilizados, de respeito mútuo, jamais resvalando para a lamentável pancadaria verbal, quando as pessoas põem-se a gritar e a ofender, conturbando a vida conjugal.

      Diálogos bem-humorados, sinceros, amigos, de tal forma que sempre haverá o que conversar, e quando o marido disser “eu te amo”, a esposa saberá que ele não está falando com a cerveja.

 

 

As ruínas de Pompéia com o Vesúvio ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Praga, República Tcheca

 

27-05-2013

 

Depressão e os Transtornos Psiquiátricos foi o tema que os espíritas da bela e surpreendente Praga, capital da República Tcheca, solicitaram. A conferência foi realizada em bela sala na Rua Novotného lávka 5, sala 418. O público foi formado por cinquenta e seis pessoas que acompanharam atentamente as explanações do discípulo de Jesus, Divaldo Pereira Franco, aquele que semeia as sementes do cristianismo redivivo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde existem na atualidade aproximadamente quatrocentos milhões de depressivos no mundo e em franco aumento a cada dia. A criatura humana atingiu um alto nível de desenvolvimento tecnológico e científico, asseverou Divaldo, porém não conseguiu, ainda, lograr a conquista da paz interior. O ser humano, de uma forma geral, aprendeu a entender aos outros, mas não conseguiu entender a si mesmo.

Fazendo um histórico da depressão ao longo da existência humana na terra, Divaldo apresentou as tentativas de tratamento, de cura, algumas personalidades que foram acometidas pela enfermidade, o entendimento de religiosos a cerda dessa patologia, as causas internas e externas e suas consequências, inclusive o suicídio e que foram apresentadas por eminentes pesquisadores. Os estados unipolar e bipolar da depressão, a produção de substâncias neuronais que afetam a incidência da doença.

Esclareceu o nobre conferencista que cada pessoa deve analisar a sua própria conduta, se observar. A depressão apresenta três sintomas, a tristeza, a inibição psicomotora – o indivíduo dorme mal, os gestos são todos lentos -, e a dificuldade do pensamento, quando o raciocínio é lento para as mais simples questões cotidianas. Abordou as depressões pré e pós-parto, a sazonal.

Divaldo informou que coube a ciência espírita explicar que o corpo é transitório, que a vida começa antes do berço e prossegue após a morte do corpo, que após um período na vida espiritual, retorna para um novo corpo para evoluir. Agir corretamente faz com que o indivíduo avance, cresça, evolua. Quando age equivocadamente há a necessidade de retificar o equívoco. A Doutrina Espírita é uma ciência que prova a imortalidade da alma, esclarece que a Terra é uma escola abençoada.

A vida será o que dela fizer a criatura. Se possuir uma vida saudável, é um paraíso. O problema que o ser humano experimenta não é proveniente da Terra, mas do conflito psicológico que vivencia. Essa ciência esclarece que muitos problemas psiquiátricos, o autismo, a histeria, a esquizofrenia e outros, nem sempre são de ordem psiquiátrica, são, também, oriundos das influências espirituais negativas, ou obsessões.

Albert Einstein asseverava que o ser humano vive em um universo de ondas, mentes, vibrações e energias. Há uma lei de afinidade, de sintonia, a mente humana é uma antena vibratória. O ato de pensar, por si só, gera mensagens que são enviadas. A qualidade do pensamento – boa ou má – é que determina os resultados.

 Carl Gustav Jung chamava isso de sincronicidade. Quando o indivíduo odeia, sua vibração é baixa e sintoniza com Espíritos que estão nessa faixa, e logo enferma. Portanto, é necessário mudar de pensamentos – deixar de odiar e passar a amar -, sintonizando com outras faixas mais elevadas. Se a vibração produzida pela criatura humana não é boa, torna-se vítima da obsessão.

No Brasil existem vários hospitais espíritas dedicados a cuidar enfermos que apresentam a problemática psiquiátrica e do transtorno obsessivo. Esses hospitais conseguem atingir a média de 91% a 93% de cura, enquanto os hospitais psiquiátricos convencionais, que se dedicam às questões da psiquiatria, tão somente, obtém um percentual de 60%, em média, de cura.

Assim, o laureado orador espírita finalizou sua brilhante conferência após responder diversas perguntas com simpatia e dedicação, alertando que se a criatura humana mantiver o seu pensamento em Deus, em vibrações elevadas, se encontrará bem e gozando de saúde. Seja você quem ama! Quem ama é feliz, o organismo produz imunoglobulinas e a pessoa é saudável. Se o ser humano não pode resolver os problemas do mundo, pode resolver a própria crise e quando cada um mudar, o mundo será melhor.

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

   Abraços, Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Curso de Passe na União Espírita Cristã

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

 

Palestras no NEOVE- Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna

Carapicuiba, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

Rua Geraldo Marques, 22 – Gopoúva – Guarulhos – SP

 

Fone: 9 8858 0314

           

 

 

PALESTRAS DO MÊS DE JUNHO – 2013

DIA

HS

TEMA

NOME

04

Terça feira

20h00

Tema Evangélico

USE

06

Quinta feira

20h00

Jesus o Terapeuta das Almas

Wagner Aulicino

10

Segunda feira

20h00

Ativar seus super poderes

Iara Miranda

11

Terça feira

20h00

Depressão e Atualidade

Luiz Baeta

13

Quinta feira

19h30

Perdão e Caridade

Vozes de Bethânia

18

Terça Feira

20h00

As dificuldades da Evolução Espiritual

Álvaro Zocchio

20

Quinta Feira

20h00

Tema Evangélico

Elaine Rossi

25

Terça Feira

20h00

Bem Aventura os Pobres de Espírito

Carlos Carneiro

27

Quinta Feira

19h30

Mas de Ti, menos de Mim!

Fábio Levi

Obs.: Destina-se ao final de cada palestra, 10 minutos para Perguntas

 

(Informações recebidas em emails de Rosana [[email protected]]; de Fábio Trombetti [[email protected]]  e de Claudio Palermo)

 

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP


PALESTRA MENSAL - 2013

 

 

 

 

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

28/05/13

20h

  Paulo Bonfim

Por que ir a casa espírita?

31/5/13

20h

  Maria Nanci

Nosso" Ticket" felicidade

1/6/13

sáb

9h  

  Marcio

 Não por a candeia debaixo do alqueire

1/6/13                sáb      15h       Daniela                                Buscai e achareis

 

Avisos

 

Venha participar da nossa Campanha de Fraternidade Auta de Souza no dia 01/06 às 12h30.

 

A Assistência Social conta com sua colaboração! Doe alimentos não perecíveis e roupas de recem nascidos!

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Festa Junina 2013 TCC- Transitória Casa do Caminho

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Festa Junina “Arraiá Bom Samaritano”

Distrito Federal

 

 

 

 

 

Boletim do CEBM –Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro,  RJ

 

Para visualizar o Boletim Online em PDF, é necessário ter instalado o ADOBE ACROBAT READER, que pode ser baixado GRATUITAMENTE em:

http://get.adobe.com/br/reader/

Acesse o boletim de Maio aqui:

http://www.bezerramenezes.org.br/

 

 

 

 

Leia a Gazetinha eletrônica Kardec Ponto Com

João Pessoa, PB

 

Acesse:

http://kardecpontocom.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

Música e Espiritismo

 

 

José Marcelo Gonçalves Coelho

Muitos questionamentos têm sido aventados quanto à pertinência ou não do uso da música em reuniões espíritas, públicas ou mesmo mediúnicas. Alega-se, muito freqüentemente, se não estaríamos incidindo em práticas ritualísticas comuns a outras correntes religiosas.

Preliminarmente, recorramos à questão 251, de O Livro dos Espíritos, na qual se faz referência aos encantos da música celeste, praticada nas esferas espirituais elevadas, como sendo “tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber”.

Em Obras Póstumas, Segunda Parte, temos o relato de uma jovem musicista, que, conduzida pelos protetores espirituais em estado sonambúlico, mergulha em intenso êxtase, ao sentir a magnífica harmonia celestial.

Alguns anos após, o Espírito André Luiz, em sua obra intitulada Nosso Lar, psicografada por Francisco Cândido Xavier, viria nos oferecer fortes subsídios que confirmariam a imprescindibilidade da música nas atividades desenvolvidas no plano espiritual, principalmente às páginas 67 e 68, onde deparamos com decisiva elucidação acerca da temática ora abordada; vejamos:

”Em plena via pública, ouviam-se, tal qual observara à saída, belas melodias atravessando o ar. Notando-me a expressão indagadora, Lísias explicou fraternalmente: Essas músicas procedem das oficinas onde trabalham os habitantes de "Nosso Lar". Após consecutivas observações, reconheceu a Governadoria que a música intensifica o rendimento do serviço, em todos os setores de esforço construtivo. Desde então, ninguém trabalha em “Nosso Lar” sem esse estímulo de alegria”.

No capítulo 45, daquela mesma obra, o autor espiritual discorre sobre as atividades no “Campo da Música”, aprazível localidade destinada aos mais interessantes exercícios musicais, onde, inclusive, teve a grata oportunidade de maravilhar-se com um belíssimo hino, cantado por duas mil vozes simultâneas.

Ressalte-se, oportunamente, que o Espiritismo há de concorrer decisivamente para o processo de sublimação da música no planeta em que vivemos, como conseqüência de sua salutar influência na reforma moral dos homens. A propósito, transcrevemos uma interessante orientação, inserida em Obras Póstumas,também na Segunda Parte, na qual o Espírito Rossini, que na Terra foi conhecido compositor lírico italiano, fala-nos sobre a ação que a Doutrina Espírita certamente terá como elemento refinador das composições musicais, tendo assim se expressado:

“O Espiritismo, moralizando os homens, exercerá, pois, grande influência sobre a música. Produzirá mais compositores virtuosos, que comunicarão suas virtudes através de suas composições.(...) Por outro lado, os ouvintes que o Espiritismo preparar para receber mais facilmente a harmonia, sentirão verdadeiro encantamento ao ouvir a música séria; desprezarão a música frívola e licenciosa, que seduz as massas”.

Plenamente justificada, então, a utilização da música, em qualquer de suas manifestações, desde que consonante com os objetivos superiores a que nos dediquemos, notadamente no ambiente espírita, guardando-se a devida cautela na seleção das melodias a serem entoadas, de modo a conduzir encarnados e desencarnados a um clima mental satisfatório.

Por extensão, a música far-se-á poderoso e legítimo coadjuvante na condução dos ensinamentos espíritas, seja nas tarefas de evangelização da infância e da juventude; nas preliminares ou encerramento de reuniões públicas e mediúnicas, ou em quaisquer outras ocasiões em que a Doutrina Espírita se apresente.

Deixemo-nos levar, portanto, pelas melodias edificantes que o mundo nos ofereça, ou que as nossas vozes ou instrumentos possam produzir, reconhecendo que, onde quer que se situe, a música, desde que sublime, é prece que enleva e enobrece o espírito eterno que todos somos, permitindo-nos entrar em estreita comunhão com os planos superiores da expressão espiritual.

 

Referências bibliográficas:

  • XAVIER, Francisco Cândido
  • Nosso Lar, Editora FEB—Espírito André Luiz
  • KARDEC, Allan
  • O Livro dos Espíritos—Editora FEB
  • Obras Póstumas—Editora FEB

 

(Texto recebido em email de DM USE LIMEIRA DEPARTAMENTO DE MOCIDADE [[email protected]])

 

Túmulo de Rossini no Cemitério Père Lachaise, Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP