Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 01 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/01-03-2013.htm

 

 

 

 

Desencarna o médium Celso de Almeida Afonso:

mais de 50 anos de trabalho no amor

 

Informações  e  depoimentos  do jornalista

espírita  Luiz  Correa do   jornal   “Correio

 de  Três Lagoas”. Três Lagoas,  MS

www.correiodetreslagoas.com.br

(67)35210808

 

O médium psicografo Celso de Almeida Afonso, 72 anos, nascido em Araxá - MG, faleceu na madrugada de terça-feira (27). O espírita que era aposentado na função de ourives em Uberaba, às sextas e segundas-feiras, trabalhava no Centro Espírita Aurélio Agostinho, localizado no bairro Fabrício, em reuniões de psicografias, onde, há mais de 50 anos, praticava a mediunidade.

Seu corpo foi velado no Centro Espírita Aurelio Agostinho durante toda terça-feira dia 26,   onde milhares de pessoas de todo o Brasil foram levar sua homenagem ao médium. A bandeira do Fluminense estava destacada em seu caixão.

Durante todo dia diversos espíritas comentaram sobre a vida e missão de Celso Almeida Afonso e sobre a doutrina dos Espíritas. As 17h Celso foi sepultado no cemitério São João Batista  onde uma multidão deu o ultimo adeus. Dezenas de coroa de flores foram depositadas no tumulo da família,  demonstrando o carinho e o amor de Uberaba por ele.  
 Celso psicografou mais de 30 mil cartas de familiares e editou 34 livros e cinco CD’s, doando todos os direitos autorais a instituições espíritas. Ele foi um baluarte, um grande missionário; cumpriu sua missão com louvor. Celso também trabalhou com o médium Chico Xavier. As pessoas consideravam-no um sucessor do Chico, mas ele afirmava que era um aluno de Chico Xavier”.
O filho Fábio de Almeida Afonso recorda que o pai, que deixou três filhos, noras e netos, casado com Dona Silvia Almeida, recebeu várias mensagens de espíritos ilustres, entre eles: Clara Nunes, Altemar Dutra, o piloto do helicóptero acidentado de Ulisses Guimarães, do Mamonas Assassinas e muitas outras mensagens. Psicografando livros, escreveu Fonte Fraterna, com mensagens de otimismo, e concedeu entrevistas ao Globo Repórter, Fantástico e revista Isto É. Participou do programa da Ana Maria Braga e muitos outros.
“Ninguém é insubstituível, porém meu pai sempre procurou pessoas que pudessem se sentar à mesa e auxiliar o centro psicografando. Mas essa não é uma tarefa fácil. Encontrar pessoas comprometidas, que possam estar à frente do centro assim como ele estava”, lamenta o filho Celso de Almeida Afonso Júnior. Segundo ele, o pai acreditava ser importante falar sobre a Doutrina Espírita. “O que falamos pode chegar como cura e alívio a inúmeros lares da cidade, e foi o que o meu pai fez durante toda a vida”, relembra o filho.

Ainda jovem, aos 16 anos Celso morava em São Paulo e em visita a tia moradora em Sacramento – MG  decidiu conhecer Chico Xavier. Ao ver o tumulto e o número de pessoas que rodeavam o Chico Xavier, Celso se assustou. Foi quando uma senhora pediu: "Chico, autografa esse livro pra mim". Chico olhou para ele e disse: "Só se o Celso me emprestar a caneta que ele tem no bolso", contam os amigos e familiares.

Celso lutou contra o chamado, mas desde os 23 anos, quando psicografou sua primeira carta, não parou mais de ajudar aqueles que vinham até ele em busca de apoio e conforto.

Falecimento – Celso de Almeida Afonso faleceu na madrugada de terça-feira por falência múltipla de órgãos. No hospital de câncer de Uberaba.O médium foi diagnosticado com câncer de esôfago, entrando em tratamento intensivo, sendo submetido a uma cirurgia para retirada de parte do esôfago e estômago. Durante sua enfermidade, o médium Celso de Almeida Afonso foi atendido pela equipe médica do Hospital do cancer Dr. Hélio Angotti, formada por: Jane de Godoi, Ivone Elisabete Ferreira Leboreiro, Elizabeth Mioko Morinaka e Aderbal Garcia Bernardes. O espírita iniciou o tratamento nesta instituição em fevereiro de 2012.

Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho Diretor de dois Jornais em Três Lagoas – MS um jornal espírita e responsável pela casa espírita Grupo da Fraternidade José Grosso e Maria João de Deus, esteve em Uberaba para acompanhar o sepultamento do amigo e irmão Celso. Lembra que o médium esteve em Três Lagoas a trabalho de psicografia  por mais de 23 anos,   seguidamente,  todos os anos. Celso consolava muitos corações com lindas mensagens.    Luizinho foi acompanhado de Florizo chegou em Uberaba no final da tarde indo direto para o cemitério a onde fez  prece e fotografou as flores depositadas no tumulo.

Conta Luizinho emocionado que ao chegar em Uberaba logo na entrada um belissimo arco-iris formava cores mais lindas indo em direção ao cemitério. Tenho 60 anos de vida e nunca vi um arco-iris mais lindo em cima de Uberaba. Dava para ver nitidamente com suas cores mais lindas em cima da querida cidade mineira;  na prece no tumulo os passarinhos cantavam sem  parar.

Dali o jornalista seguiu para casa de Médium Celso encontrando la Dona Silvia e outros familiares do médium. Seguiu à casa do Allan Kardec Silva e outros amigos e na quarta-feira pela manhã visitou o cunhado de Celso o senhor Tomas da Bateria a quem Celso tinha muito carinho e admiração.

Vale lembrar que Celso tinha como mentor “seu” Adelino de Carvalho. Ele veio a falecer no mês que a comunidade espírita homenageia seu mentor, o que o grupo de  Três Lagoas realiza a há mais de 18 anos.

Celso trabalhou pela ultima vez na psicografia em Uberaba no dia 16 de dezembro de 2011, e minha filha Heleyne Cristina Garcia Corrêa escreveu sua ultima mensagem pelas mãos iluminada de Celso Afonso.

Luiz Corrêa.

 

(Texto e fotos recebidos em email de

 

Celso de Almeida Afonso psicografando auxiliado por Elzi Corrêa

Heleyne Cristina Garcia Corrêa escreveu sua ultima mensagem pelas mãos de Celso Afonso.

Túmulo da familia Celso Afonso em Uberaba, MG

O florido túmulo de Celso Afonso

Homenagens no túmulo de Celso Afonso. Uberaba, MG

 

 

 

 

FEB- Edição histórica de

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

                                                     Imagem inline 1

 

Queridos Companheiros,

 

 

A FEB - Federação Espírita Brasileira, em parceria com todas as Federativas Estaduais, está lançando uma EDIÇÃO HISTÓRICA do livro EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, a um preço bastante acessível a todos, visando a Divulgação da Doutrina Espírita.

 

Trata-se de uma edição primorosa, com bom acabamento e tradução de Guillon Ribeiro.

O CEERJ está disponibilizando para os interessados o referido título por R$ 7,50 preço de capa, com desconto de 50% sobre este preço para os Centros Espíritas e demais Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro.

 

Os pedidos poderão ser feitos através do e-mail [email protected],  pelo telefone (021) -2224-1244 ou diretamente em nossa loja, situada à Rua dos Inválidos, 182, Centro, Rio de Janeiro.

Com um afetuoso abraço.

 

Diretoria Executiva CEERJ.”

 

 Lelete Casale

(Equipe Unificação CEERJ)

www.ceerj.org.br

[email protected]

 

(Email de Apoio Administração CEERJ <[email protected]> repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Realizado Seminário com Charles Kempf nos 30 anos do AKSG. Londres, Reino Unido

 

Domingo dia 24 de Fevereiro, aconteceu o Seminário com Charles Kempf em Londres, organizado pelo Allan Kardec Study Group-Centre for Spiritist Teachings e BUSS. O evento com 4.30hs de duração em comemoração dos 30 anos de atividades da mais antiga instituição espírita no Reino Unido, fundado por Janet Duncan. Vieram abraçar Janet e participar do Seminário, representantes de alguns grupos britânicos, e as trabalhadoras que com Janet estiveram nos primórdios da fundação do AKSG:  Anne Sinclair, Silvia Gibbons e Denise Ferrett. (fotos abaixo). 

Os vídeos do Seminário foram gravados por Alan Page, e já se encontram disponíveis ao público que não pode comparecer.

https://www.youtube.com/watch?v=fBk7XaJhrKk

https://www.youtube.com/watch?v=NSr5b-BcOyU

https://www.youtube.com/watch?v=740g5yvhkK8

 

Janet com Anne Sinclair e Denise Ferrett.

Charles Kempf, Secretário interino do Conselho Espírita Internacional, que coordenou o Seminário do dia, com  a última edição da Revue Spirite, fundada por Allan Kardec.

 

Para ficar na memória de todos esse acontecimento, um filme amador está sendo programado e será orientado por Christopher Kinghorn, tendo como tema principal: "30 Anos do Espiritismo no Reino Unido".

http://britishspiritistcongress.com

Gilson de camisa azul que assumirá a coordenação dos eventos da BUSS.

 

Durante o ano de 2013 acontecerão outros eventos para comemoração dos 30 ANOS DO ESPIRITISMO NO REINO UNIDO. 

 

Em Maio, o II Congresso Espírita Britânico, com 9 palestrantes do Reino Unido, 2 do Brasil, um da França e um da Espanha.  O valor reduzido para a inscrição, para participar de 15 palestras nos dois dias, é apenas simbólico, ajudando também o custeio do aluguel do espaço dos Grande Hall dos Quakers, ao lado da Estação de trem - Euston Station, no coração de Londres.   

Mais informações:  http://britishspiritistcongress.com

Todos são convidados a estarmos juntos nesta festa dos dois planos da verdadeira vida. 

Nosso abraço a todos.  www.buss.org.uk

Elsa Rossi

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário “A Familia, ferramenta fundamental para nossa evolução”

Viena, Áustria 

 

 

 

 

 

Seminário: "A Família, ferramenta fundamental para nossa evolução

20 e 21 de Abril 2013 - Viena - Áustria

                

 

 

 

Local: Verein Papagaio - Lindengasse, 61/ 6 - 1° Stock – Wien 1070 – Österreich

 

 

 

Ficha de incrição

 

Nome Completo :

 

E-mail:

 

Instituição que frequenta/ País:

 

Telefone:

 

Precisa de ajuda para reservar hotel?

 (  ) Sim   (  ) Não

 

Precisa de ajuda para transporte?

 (  ) Sim   (  ) Não

 

Informações Gerais:

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

 

 

 

 

Programação do 1º. Semestre 2013 da AME Paraná

Curitiba, PR

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Seminário Espírita com Décio Iandoli Jr.

Feira de Santana, BA

 

 

(Informação recebida em email de Gioavana Campos)

 

 

 

 

Registro. Paula Zamp e Plinio Penteado Jr. na Associação de Estudos Espíritas Lenico, São Paulo, SP

 

Harmonização de Paula Zamp e palestra por Plinio Penteado Jr.

O evento aconteceu na noite de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013.

 

 

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Uma reunião na  APES com Anita Becquerel e Juliana Guilheri respondendo perguntas do público

sobre o tema “Espiritismo e Mediunidade”.Foto:  Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra com Heloisa Pires no C.E. Jesus e Kardec

São Paulo, SP

 

Heloisa Pires

Foto Correio Fraterno

 

 

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar da:

 

Palestra: "Agonia das Religiões" com  Heloisa Pires - Sabado 23-Março - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289  - Perdizes/Pompeia

Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

FAVOR chegar 30  minutos antes - www.cejk.org.br   e    facebook

 

 

*** Participe de nossas Atividades ***

 

Evangelização Infanto-Juvenil, Sabado  9:00 horas.  

 

Passes.............................:    Segunda 20:00 horas / Quarta 15:30 horas

Curso Doutrina Espirita..:   Terça 16:00 e 20:00 hs / Quarta 20:00 hs / Sabado 11:00 hs

Curso de Médiuns...........:   Sexta 20:00 hs

 

*** Visite nossa Livraria Espirita ***

Rua Caraibas, 1062 - fundos - Perdizes - fone 11 3675-7205

 

 

(Informação recebida em emails de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

XXIII Mês Espírita da Família

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras com Manolo Quesada

São Paulo, capital e região, e interior

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Deusa Samú na Casa Espírita Fraternidade da Luz

Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Curso sobre Passe Magnético promovido pela AME-Barbacena

Barbacena, MG

 

A  AME-Barbacena (Aliança Municipal Espírita de Barbacena - MG) estará promovendo em março/13 um curso de passe magnético com a seguinte programação:

Datas: 24 e 31/03/2013  (dois últimos domingos de março/13);
Horário: De 13:30 às 18:30 horas;
Local: Na Sede do GEFE (Grupo Espírita Fraternidade dos Essênios) - Rua José de Alencar - s/nº - Bairro Jardim - Barbacena / MG;
Expositor: Petrônio.

Inscrições e informações: AME - [email protected]     Fone:3333-8054
Repasse seu e-mail para recebimento de apostilas.

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

 

SGEE vai comemorar 10 anos de existência

Guarapari, ES

 

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DA SOCIEDADE GUARAPARI DE ESTUDOS ESPÍRITAS

 

 

(Informação em email de 1.º Conselho Espírita de Unificação < [email protected] > repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário “A importância do estudo de “O Livro dos Médiuns”

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação em email de DCSE - UEM [mailto:[email protected]] [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras com Cidinha Calixto

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

IV Enconartes

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de Maria Neuza Machado [[email protected]])

 

 

 

 

Victor Hugo Não Morreu - Abordagem Inédita - Análise de 50 tópicos Literários e Quantificações, nos Livros do Escritor Victor Hugo e do Espírito Victor Hugo...

Washington L. Nogueira Fernandes

[email protected]

 

 

Desde o Século 19, muitos livros foram escritos sobre o romancista francês Victor Hugo (1802-1885), um dos mais fecundos escritores da História. Depois de William Shakeaspeare (1554-1616), Victor Hugo é considerado um dos escritores mais comentados no Ocidente (muitos dos livros infelizmente se preocuparam mais com aspectos pessoais/biográficos!!!). Apresento algo inovador (exaustiva comparação literária analítica das obras do Escritor Victor Hugo com as do Espírito Victor Hugo), considerando o advento do Espiritismo (1857-1868), Doutrina organizada em Paris pelo educador Allan Kardec (1804-1869), proporcionando oportunidade para que médiuns psicografem livros mediúnicos, ditados por Espíritos que viveram na Terra. Consta que Victor Hugo ditou mensagens e livros através de médiuns no início do Século 20, como o português Fernando de Lacerda (1865-1918) e os brasileiros Carmine Mirabelli (1889-1951) e Zilda Gama (1878-1969). Através do médium também brasileiro Divaldo Franco (1927-  ), Victor Hugo ditou oito obras (sete livros, seis pela Ed. Leal/BA, e uma novela televisiva): Párias em Redenção (único pela Editora FEB/RJ, 1973), Sublime Expiação (1973), Do Abismo às Estrelas (1975), Calvário de Libertação (1980), Árdua Ascensão (1985), Os Diamantes Fatídicos (2001) e Quedas e Ascensão (2003). Esse estudo só foi possível graças ao advento do computador pessoal (!). Sou um advogado, pesquisador e historiador espírita; 90% dos 17 livros que organizei e 598 dos artigos que escrevi representaram pesquisas espíritas, e o restante foram reportagens (relacionadas). Portanto, fique claro que sou um despretensioso pesquisador; algum entendido, se pesquisasse certamente identificaria nas Obras de Victor Hugo um número muitíssimo maior de figuras: de linguagem, de construção, de pensamento e de palavras...

I - Análise Literária Comparativa Marcante de 11 Aspectos Literários - Legenda: *Escritor Victor Hugo, em Os Miseráveis, monumental e principal obra do autor); *Espírito Victor Hugo (nos sete romances mediúnicos pelo médium Divaldo); *número de vezes em que apareceu o item destacado em Os Miseráveis, e nas Obras mediúnicas de Victor Hugo por Divaldo).

Por limitações de espaço foi possível fazer só uma (infelizmente não mais) citação literária comparativa explícita e quantificações em 11 itens; em outros 23 itens feitas só as quantificações; em outros 16 itens, só referências (mas estaria apto a fazer citações e quantificações de todos itens...):

1) Uso de Latim (Victor Hugo era latinista nato; na puberdade tinha conhecimento maior que professor e traduzia os clássicos latinos): *Escritor Victor Hugo: (*apareceram pelo menos 83 vezes o Uso de Latim em Os Miseráveis) - Est modus in rebus (há uma medida para cada coisa) - 1ª Parte, Livro 3º, Cap. VII; *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos 64 vezes o Uso de Latim nos livros mediúnicos por Divaldo) - Animus meminisse horret (minh'alma freme de horror ao recordar tais coisas) - Calvário de Libertação, Victor Hugo, 1ª Parte, 7, pág. 52;

2) Utilização de Várias Figuras de Linguagem ou de Retórica (Uso de palavras divergentes de seu significado habitual, visando literariamente alterar a ênfase, expressão, comparação e clareza - se valendo da ambiguidade e do literal/figurado); são recursos literários não empregados com facilidade ou utilizados por qualquer pessoa) e/ou Conotação (teor subjacente ou subjetivo da palavra além do literal):

*Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 661 vezes as Figuras de Linguagem) - ¨qual animal bravio assustado em procura de abrigo¨ (Metáfora-comparação de dois termos sem conectivo) - 1ª Parte, Livro 2º, Cap. XIII; - ¨pulou como uma pantera¨ (Hipérbole-exagerar expressão) - 1ª Parte, Livro 5º, Cap. XII; ¨O passado tem um rosto¨ (Metonímia-emprego de um termo por outro, dada relação de semelhança ou possibilidade de associação) - 2ª Parte, Livro 6º, Cap. XI; - ¨subiam, dos dois lados de seu rosto, enormes suíças¨ (Catacrese-palavra que não descreve com exatidão o que se quer expressar mas é adotada, como gírias do dia-a-dia) - 1ª Parte, Livro 5º, Cap. V; - ¨fora de lugar em toda essa cena como uma estátua quebrada à espera de que a ponham em algum canto¨ (Comparação Metafórica Com Conectivo) - 1ª Parte, Livro 5º, Cap. XIII; - ¨A juventude é o sorriso¨... (Sinédoque-atribuição da parte pelo todo; os jovens que o são...) - 5ª Parte, Livro 1º, Cap. X; - ¨seus ossos transformam-se em pedras¨ - Segunda Parte, Livro Sétimo, Cap. II (Conotação);

*Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos ¨1.145¨ vezes as Figuras de Linguagem): - ¨recolher essas avezitas que tombaram do ninho maternal¨ (Metáfora) - Árdua Ascensão, Victor Hugo, 3ª Parte, 8, pág. 320; - ¨os cadáveres das paixões¨ (Hipérbole) - Árdua Ascensão, Victor Hugo, 2ª Parte, 15, pág. 271; - ¨sementes do Evangelho que colocamos no solo das almas¨ (Metonímia) - Calvário de Libertação, Victor Hugo, 4ª Parte, 7, pág. 345; - ¨à sombra do esqueleto de concreto armado¨ (Catacrese) - Párias de Libertação, Victor Hugo, 3º Livro, 6, pág. 376; - ¨a indiferença pela pobreza¨ (Sinédoque; a indiferença é pelos pobres...) - Os Diamantes Fatídicos, Victor Hugo, Livro Segundo, 4, pág. 245; - ¨Eu era livre como os pássaros do céu¨ (comparação metafórica com conectivo) - Párias de Libertação, Victor Hugo, Segundo Livro, 8, pág. 288; converter as pedras do nosso orgulho em pães da humildade (Conotação);  

3) Uso de Mesóclises (intercalação de pronome átono em um verbo) *Escritor Victor Hugo (apareceu o Uso de Mesóclises pelo menos 25 vezes: - ¨os joelhos dobraram-se-lhes¨ - Primeira Parte, Livro Segundo, Cap. XIII; *Espírito Victor Hugo: (apareceu o Uso de Mesóclises pelo menos ¨321¨ vezes): - ¨força da saudade a assenhorear-se-lhe do espírito¨ - Calvário de Libertação, Victor Hugo, Segunda Parte, 3, pág. 118;

4) Uso de Expressões Gramaticais Reflexivas Usando Verbos Irregulares, isto é, que sofrem alteração na conjugação, no radical ou na desinência (extremidade), no presente do subjuntivo: Digamos Logo a Palavra, Digamos de Passagem, Digamos Melhor, Digamos sem Rebuços, Digamos sem Rodeios, Digamos de uma Vez, Digamos Assim, Digamos a Verdade, asseveremos etc; *Escritor Hugo: (apareceram pelo menos 38 vezes) - ¨Esse homem, digamos logo a palavra, era um velho convencionalista¨ - Primeira Parte, Livro Primeiro, Cap. X); *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos ¨63¨ vezes): - ¨Sem mais rodeios asseveremos que¨ - Calvário de Libertação, Victor Hugo, Segunda Parte, 1, pág. 87;

5) Utilização de Antíteses/Contrastes/Paradoxos (ideias opostas/contraditórias/contrários intensos/extremar x depreciar): *Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 75 vezes): - ¨era a extrema miséria combinada com o extremo asseio¨ - Segunda Parte, Livro Terceiro, Cap. VI, vol. 2, pág. 347; *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos 75 vezes): - ¨o aço da confiança, no fogo da solidariedade¨ - Sublime Expiação, Victor Hugo, Livro Primeiro, 7, pág. 90. Enfatize-se que os Contrastes/Contrários apareceram em todos títulos de seus romances mediúnicos: Párias em Redenção, Sublime Expiação, Do Abismo às Estrelas, Calvário de Libertação, Árdua Ascensão, Os Diamantes Fatídicos e Quedas e Ascensão.

6) Utilização do Burlesco (cômico): - *Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 64 vezes):- ¨A transição de um boiadeiro em carmelita nada tem de extraordinário; o fundo comum de ignorância das vilas e claustros serve de preparação perfeita e põe imediatamente o camponês ao nível do monge¨ - Primeira Parte, Livro Sétimo, Cap. I; *Espírito Victor Hugo (apareceram pelo menos 14 vezes): - ¨Era um misto de anjo barroco, pelo aspecto corporal, gordo e de rosto rechonchudo, e de um ancião, caracterizado pela sabedoria¨ - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Primeira Parte, 3, pág. 30;

7) Uso de Advérbios Formados por Derivação Parassintética (sufixo ou prefixo se acrescentam à palavra primitiva de forma dependente), Derivação Prefixal ou Derivação Sufixal: - *Escritor Victor Hugo: (Derivação Parassintética: apareceram pelo menos 15 vezes) - inexprimivelmente...; Segunda Parte, Livro Quarto, Cap. II; (Derivação Sufixal: apareceram pelo menos 41 vezes) - convenientemente - Primeira Parte, Livro Primeiro, Cap. VI; (Derivação Prefixal: apareceram pelo menos 114 vezes) - insondáveis - Primeira Parte, Livro Terceiro, Cap. II;

*Espírito Victor Hugo: (Derivação Parassintética: apareceram pelo menos 50 vezes) - desapiedadamente - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Primeira Parte, 2, pág. 24; (Derivação Sufixal: apareceram pelo menos 15 vezes) - azedamente - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Terceira Parte, 2, pág. 285; (Derivação Prefixal: apareceram pelo menos ¨527¨ vezes) - Infelicidade - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Primeira Parte, 2, pág. 20;

8) Uso de Mitologia: *Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 84 vezes) - ¨Arfritite, mulher de Netuno¨ - Quinta Parte, Livro Quinto, Cap. VI; *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos 47 vezes) - ¨padecendo o horror do tonel das Danaides¨ - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Primeira Parte, 1, pág. 15

9) Modo Descritivo (de pessoas, fatos e coisas, minuciosamente, do ponto de vista físico, psicológico etc, se valendo do burlesco permeado com linguagem metafórica): *Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 37 vezes); - ¨Tholomyés era o tipo do estudante experimentado; era rico, com seus quatro mil francos de renda, um escândalo na pequena colina de Santa Genoveva. Tholomyés era um gozador, com seus trinta anos muito mal conservados. Tinha rugas, mas não tinha dentes, e começava a se esboçar uma calvície que o fazia dizer sem tristeza: cabeça de trinta anos, joelhos de quarenta¨. - Primeira Parte, Livro Terceiro, Cap. II; *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos 39 vezes) - ¨A boca, sedutora dantanho, é um traço ensanguentado na face amarfanhada, na qual se destacam os dois olhos congestionados a saltarem das órbitas. O rosto macerado perdeu toda a cor e vida; um filete de sangue lhe escorre pela fossa nasal; a cabeleira, basta e empastada à testa larga, coroa-a de horror, causando náuseas. De mãos crispadas e miraculosamente intumescida, é mais parecida a um monstro que se evadisse do Hades¨... - Párias de Libertação, Victor Hugo, Livro Primeiro, 6, pág. 85;

10) Uso de Mitologia: *Escritor Victor Hugo: (Uso de Mitologia apareceu pelo menos 84 vezes) - ¨Arfritite, mulher de Netuno¨ - Quinta Parte, Livro Quinto, Cap. VI; *Espírito Victor Hugo: (Uso de Mitologia apareceu pelo menos 47 vezes) - ¨padecendo o horror do tonel das Danaides¨ - Árdua Ascensão, Victor Hugo, Primeira Parte, 1, pág. 15

11) Uso de Repetições como Ênfase, com Valor Aproximado Superlativo: *Escritor Victor Hugo: (apareceram pelo menos 61 vezes)Ventos, nuvens, turbilhões, rajadas, estrelas inúteis¨; Primeira Parte, Livro Segundo, Cap. VIII; *Espírito Victor Hugo: (apareceram pelo menos ¨388¨ vezes) - ¨culminâncias do martírio, da glória, da renúncia, do heroísmo, da santificação, da beleza¨ - Do Abismo às Estrelas, Victor Hugo, Segunda Parte, 3, pág. 88.

Outros itens estudados como características recorrentes nas Obras Completas de Victor Hugo que pude identificar (não citaremos por falta de espaço), arrolo as quantificações: 12) Citação das Cores: branco (a), preto/negro (a) e vermelho (a) (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 92 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 75 vezes); Uso das Adjetivações: 13) Supremo (a) (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 20 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 29 vezes), 14) Sublime (*Escritor Hugo: apareceram pelo menos 21 vezes; Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 78 vezes) e 15) Abismo (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 92 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 30 vezes); 16) Citações de uma das 4 Estações Climáticas (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 116 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 72 vezes); 17) Lista Onomástica (nomes próprios de pessoas conhecidas e contextualizadas historicamente: (*Escritor Victor Hugo, apareceram pelo menos 754 pessoas; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 330 pessoas); 18) Uso de Parêntesis e 19) Uso de Dois Travessões: (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 27 vezes os parênteses e pelo menos 37 vezes os dois travessões; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos ¨142¨ vezes os parênteses e pelo menos ¨690¨ vezes os dois travessões): Obs.: Em 18 e 19: Em discurso direto, usados para: a) indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos; b) separar expressões ou frases explicativas, intercaladas; c) destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto; d) substituir uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos; 20) Citações Históricas e Geográficas de Todo o Mundo (cidadania, nomes de lugares, províncias, cidades, fatos, locais, edificações históricas etc): (*Escritor: apareceram pelo menos 399 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos ¨679¨ vezes); 21) Citações de Obras Culturais e Personagens: (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 170 vezes; Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 91 vezes); 22) Citações Religiosas: (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 44 vezes; *Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos ¨170¨ vezes); 23) Guerras, Guerreiros e Militares: (*Escritor Victor Hugo: apareceram pelo menos 161 vezes; Espírito Victor Hugo: apareceram pelo menos 23 vezes); 24) Uso da Conjunção Enquanto, no Prefácio: *Escritor Victor Hugo: (4 vezes); *Espírito Victor Hugo: (5 vezes, em Párias em Redenção);

II - Conclusões: a) um estudo como esse possui particularidades. Dos 50 tipos de características literárias que identifiquei/contabilizei (dentro das minhas limitações), várias apareceram em livros dos críticos de Victor Hugo, comentadas, mas não quantificadas...; Victor Hugo foi um autor enciclopédico, pois transitou com naturalidade pelas citações referentes ao conhecimento literário, histórico, religioso, geográfico, psicológico, estrategista militar etc, viabilizando uma pesquisa como essa; b) no que refere à forma, semântica e gramática, demonstrei que as características Literárias encontradas nas Obras Completas do Escritor Victor Hugo apareceram nas obras dele como Espírito, através do médium Divaldo; do mesmo modo, no que tange ao conteúdo das obras mediúnicas, muitos temas abordados pelo escritor Victor Hugo apareceram igualmente nos romances mediúnicos, como a 25) marginalização, 26) favela, 27) violência, 28) amor, a 29) mulher, 30) orfandade, 31) educação, 32) matrimônio, 33) morte etc); c) as especificidades caracterizaram indiscutivelmente a identidade do grande e reconhecido escritor (no estilo, na forma e no conteúdo); d) considerando que esse espaço só comportava breves citações comparativas e quantificações, fiz somente algumas, tomando como referência sua magistral obra, Os Miseráveis. Mas as principais características literárias se repetiram em todas as obras do escritor Victor Hugo (também na poesia e na prosa), e não as quantifiquei pois a diferença seria apenas matemática e em nada alteraria o objetivo do presente; Victor Hugo agora é apenas um Espírito que se manifesta à Terra, querendo transmitir ensinamentos, no estágio de evolução em que se encontra. Algumas Figuras de Linguagem diminuíram e outras se multiplicaram (em apenas um romance mediúnico, apareceram isoladamente em quantidade cinco vezes maior do que em Os Miseráveis); e) um estudo feito sobre alguém, tomando como base e comparando literariamente as Obras Completas do escritor, com as Obras Completas dele como Espírito, através de um médium, é algo jamais ocorrido antes e esta é a novidade do assunto tratado; f) importante observar que Victor Hugo se evidenciou nas obras mediúnicas não somente pelas suas características literárias mais quantitativas, mas também nos pequenos detalhes (o que torna o fato mais significativo e representativo), os quais só mencionaremos sem quantificação pois foram somente episódicos (que apareceram nas obras como escritor e como Espírito): algumas vezes, os títulos dos Capítulos foram: 34) data, 35) em latim, 36) um local, 37) um nome de personagem ou 38) uma Figura de Linguagem; nos romances, sempre comentados/abordados aspectos 39) social, 40) científico, 41) médico, 42) jurídico, 43) biológico, referência a 44) Deus e a 45) Jesus, 46) citações no idioma castelhano, 47) citações no idioma italiano, citações de suas adoradas 48) Paris e 49) França;

III - Esclarecimentos Importantes: - Comparar as obras de alguém (escritor ou artista) quando viveu na Terra, com as obras na condição de Espírito, não se deve esperar encontrar absoluta igualdade das características literárias quantitativas que ele apresentou no mundo (mormente, quando se passaram séculos...); os Espíritos estão em permanente evolução, adquirindo novos conhecimentos e conquistas intelecto-morais-sentimentais, como ocorre com qualquer um de nós (só pensar em alguém, que produz algo num momento, é de se esperar que cem anos depois ele produza alguma coisa da mesma forma??; por qual motivo ele ficaria paralisado no tempo??; todos testemunhamos que numa única existência um intelectual ou artista modifica várias vezes sua forma de ser e exprimir-se!!). O que se deve esperar sim é encontrar as marcantes nuances e peculiaridades do ser inteligente. Se alguém manifestou algumas particularidades numa época, obviamente elas se manifestaram numa certa contextualização. Victor Hugo demorou 14 anos para escrever Os Miseráveis; ele estava na condição de um dos principais romancistas da época. Como Espírito, através de Divaldo, ele consumiu só um mês para ditar um dos romances (Párias em Redenção), aproveitando a disponibilidade do médium (que vimos ter atuação ultra-multifacetária). Victor Hugo não está mais na condição de grande romancista, e por isso encontraram-se indiscutivelmente (e o demonstrei inegavel e quantitativamente) suas peculiaridades, algumas numa escala menor de valores, enquanto outras numa escala superior de utilização. Por exemplo, Victor Hugo como escritor: - usou muitas digressões históricas no romance Os Miseráveis (e em outras obras) e ele fazia pesquisas para isso; - compreensível sua preocupação de escrever da melhor forma, ser avaliado intelectualmente, manifestar a alta capacitação de romancista e por isso o rigor das citações. Em Os Miseráveis ele fazia pausas no romance (Cor Local) para contextualizar a situação; numa delas comentou a história do desenvolvimento dos subterrâneos parisienses (o esgoto) desde a Idade Média, ocupando oito Capítulos da obra para abordar isso detalhadamente (5ª Parte, Livro 2º, Caps. 1 a 6, e 5ª Parte, Livro 3º, Caps. 1 e 2); idem sobre Waterloo (Batalha de 1815, motins de 1832); também sobre a marginalização social etc. Com relação aos personagens e o enredo, das 5 Partes da Obra (cada uma com vários Livros e Capítulos), algumas foram dedicadas aos personagens Fantine, Cosette, Marius etc; - cada personagem teve desdobramentos de identidade, presentes os contrastes e o Grotesco, criando situações tragicômicas. A começar pelo personagem principal Jean Valjean, que ficou condenado por ¨19 anos¨ por ter furtado ¨um pão¨!!!, para dar à família faminta; depois dele ter cumprido pena, não foi aceito/recebido em lugar algum; não tendo onde ficar, sua única saída foi procurar abrigo na casinha de um cão, donde também foi expulso, pelo próprio cachorro!!... Valjean era revoltado e rancoroso; ele assume outros papeis, como Madeleine, próspero/bondoso/caridoso empresário!, e também Ultime Fauchelevent, Monsieur Lebranc, Urbain Fabre. Outro personagem foi a jovem e amorosa rapariga Fantine, extorquida pelo casal Thénardier, para que cuidassem da filha dela; não tendo mais como explorar a jovem, o casal exigiu de Fantine: que cortasse e vendesse os próprios cabelos, os dentes, costurasse 17 h por dia, sem cama e obrigando-a a prostituir-se!!. Cada situação Victor Hugo escreveu com grande riqueza literária e 50) Grotescamente (que no romantismo é o que passa naturalmente da tragédia à comédia, e foi uma das principais marcas do Escritor Victor Hugo). Como Espírito, sua característica de fazer digressões se manteve, como igualmente todas outras peculiaridades do escritor, mas algumas apresentou de maneira sintética, enquanto outras mais desenvolvidas como mencionado. Na condição espiritual, ele fez suas digressões de maneira direta e pontual, ocupando só uma página ou alguns parágrafos (e não mais os vários Capítulos); os personagens não possuem tantas incidências circunstanciais patéticas. Além do que, as narrativas do Espírito Victor Hugo não são mais romances (estórias), mas sim relatos verdadeiros da vida espiritual, retratando vivências de pessoas conhecidas (que viveram na Terra - como é o caso do médium Chico Xavier (1910-2002), cujo histórico real biográfico encontra-se no personagem Armindo, em o livro Árdua Ascensão; ou Victor Hugo retratou personagens que ainda vivem no mundo, relatando vidas passadas (reencarnação), como o famoso ex-toureiro Álvaro Múnera Builes (1965- ), chamado Pilarico (http://www.vice.com/read/bullfighter-152-v15n10), que ficou paraplégico numa tourada na Espanha e se tornou opoente da tauromarquia; em 2012 morava na Colômbia, e teve sua história espiritual retratada com o pseudônimo Pilarzito, na obra Quedas e Ascensão (Múnera expressamente consentiu que eu tornasse pública sua identidade nesse romance).

IV - Metodologia: Li livros de críticos sobre Victor Hugo e historiadores (da Europa e América); por dois anos pesquisei na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, em São Paulo (a que possui maior acervo de livros sobre Victor Hugo no país); tive acesso a 80 obras sobre ele (desde Séc. 19 até Séc. 21, chegando até Graham Robb, U.S., 1997). Anotei as principais características de Victor Hugo citadas/identificadas pelos autores. Mais tarde, adquiri as Obras Completas (44 volumes, Ed. Américas, São Paulo/SP, 1944) e em seis anos li todos volumes, e marquei as características que havia registrado antes (na pesquisa na Biblioteca Pública), como sendo as mais determinantes. Quando comecei a ler as obras de Victor Hugo identifiquei outras características/peculiaridades que poderiam ser destacadas, as quais nunca foram registradas ou quantificadas; finalmente, li os livros mediúnicos do Espírito Victor Hugo através de Divaldo. Esse rastreamento enciclopédico me habilitaria a escrever vários livros específicos sobre ele, com as peculiaridades destacadas...

V - Explicação-Justificativa: Em 1993 li um livro psicografado pelo médium Divaldo, ditado pelo Espírito Victor Hugo, e me impressionei com as peculiaridades literárias: no vocabulário, na forma, no enredo, nas características gramaticais. Estudei e me aprofundei nas Obras Completas desse escritor, e também nas suas obras mediúnicas através de Divaldo; apostei que se assim o fizesse, encontraria as características literárias do escritor Victor Hugo, presentes igualmente nas obras mediúnicas do Espírito Victor Hugo; e isso se comprovou, como demonstrado acima. Sabia que o médium Divaldo não reunia condições materiais/intelectuais para escrever livros à maneira de Victor Hugo, ou que pudesse conhecer as singulares características do escritor, por seis motivos principais: 1) Divaldo tem instrução elementar (nem o Ginásio cursou); 2) ele possui agenda repleta de palestras em todo o Brasil e em vários países (cerca de ¨300¨ por ano); 3) ele dirige uma obra socioeducacional inigualável no mundo (por onde passam 5 mil pessoas por dia, que formou 160 mil crianças/jovens no ensino fundamental, e atendeu hum milhão de pessoas carentes - 1947 até 2010; Divaldo tem 612 filhos adotivos); 4) ele possui uma extensa gama de outros livros/mensagens psicografadas (em 2012, mais de 250 obras), ditadas por outros Espíritos (centenas deles); 5) os estilos e temas dos outros livros psicografados são completamente diferentes dos de Victor Hugo (crônicas, infantil, poesia, doutrinários, teológico, narrações evangélicas, temas de interesse familiar e das ciências psíquicas - psicologia e psiquiatria); 6) algo inédito é que Divaldo é o único médium no mundo (até o ano de 2012), que  psicografou seis livros/opúsculos de autores espirituais, que em vida foram Prêmios Nobel de Literatura: o poeta indiano Rabindranath Tagore (1861-1941), premiado em 1913, e a contista sueca Selma Lagerlöff (1848-1940), ganhadora em 1909; esses Autores Espirituais tiveram igualmente suas características literárias peculiares encontradas nas obras mediúnicas, mas não enciclopédicas e diversificadas como as que o Espírito Victor Hugo apresentou, e por isso não caberia um estudo como esse. Victor Hugo só não ganhou o Prêmio Nobel porque ele morreu (1885) antes da premiação ser instituída (1901). Victor Hugo foi nomeado membro da Academia Francesa de Letras, em 1841, e isso equivaleu em França a receber um Prêmio Nobel à época, pelo que representava o prêmio no contexto cultural/intelectual do mundo. Considerando, portanto, o Modus Vivendi e Operandi de Divaldo, evidente ser impossível ele conhecer Detalhes/Especificidades da Obra Literária de Victor Hugo, que o habilitassem a escrever livros (e não só versos ou mensagens) atribuídos a ele. Mergulhei no universo hugoano, por vinte anos, totalizando a leitura de mais de cento e vinte livros específicos (dele e sobre ele), totalizando cerca de 70 mil anotações!! (não tinha intimidade com as obras de Victor Hugo pois no Brasil a grade curricular escolar prevê somente literatura luso-brasileira - Portugal/Brasil; conhecia pouco de Victor Hugo através de filmes de cinema e trechos de poesias/romances). Quantifiquei características literárias de Victor Hugo como jamais realizado, algumas que não se encontram em nenhum dos livros publicados, pois nunca alguém pretendeu comparar literariamente livros de um Escritor com livros ditados pelo autor agora na condição de Espírito (com a agravante de não tratar-se de um escritor qualquer...). Como adepto do Espiritismo, quis buscar indícios em favor da demonstração da realidade da vida após a morte. Existem no mundo muitos estudos nesse sentido, nas áreas científica e das ciências psíquicas. Mas quanto mais evidências, também na abordagem literária, melhor contribuição para demonstração que o berço não é o princípio da vida, nem o túmulo o fim da existência... Publiquei livro-coletânea intitulado 100 Reflexões Filosóficas e Cor Local nos Romances Mediúnicos de Victor Hugo pelo Médium Divaldo Franco, Ed. Leal/BA, 2009. Nesse livro se evidenciou bastante a ocorrência das peculiaridades/características literárias hugoanas no que toca ao conteúdo, dividido o livro em cinco partes, com Cor Local (ambientação ou digressão no enredo) com as seguintes Reflexões/Digressões Filosóficas: Sociológicas, Psicológicas, Espíritas, Religiosas e Históricas, as quais foram todas temáticas recorrentes do escritor.... Para encerrar, comento como curiosidade, que livros e mensagens ditadas por Victor Hugo, psicografadas pelos outros citados médiuns (e também por Divaldo), nuances de Victor Hugo também apareceram (como por exemplo, títulos de Capítulos ou mensagens como sendo uma Evocação - Homens Da Terra...), mas cujas peculiaridades nos outros médiuns foram em número bem inferior ao que apareceu na psicografia por Divaldo ...

Obs.: Desnecessário arrolar a bibliografia da mais de centena de livros consultados (por serem eles presumíveis e por falta de espaço); como referência de consulta no idioma francês, utilizamos Victor Hugo, Oeuvres Complètes, Éditions Robert Laffont S.A., Paris, 1985, Dépôt légal, février 2002 (que chegou às nossas mãos somente em 2003, quando já tínhamos concluído as comparações tomando como base a tradução ao Português das Obras Completas de Victor Hugo, e julgamos totalmente desnecessário para esse trabalho; mesmo porque fizemos remissões do livro Os Miseráveis para serem recuperadas em qualquer edição da obra)...

 

 

(Texto recebido em email de Washington L. Nogueira Fernandes)

 

Maquete (estudo) de monumento para Victor Hugo por Rodin.

Museu Rodin. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Panteão de Paris, onde se encontra os restos mortais de Victor Hugo.

O edifício em estilo neo-clássico é do séc. XVIII, fincado sobre o monte de Santa Genoveva.

Mede 110m de comprimento por 84 de largura. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP