Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 06 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/06-03-2013.htm

 

 

 

 

O Sucessor de Chico Xavier

 

 

Prestes a completar 86 anos e pai adotivo de mais de 600 órfãos, Divaldo Pereira Franco é considerado o maior médium espírita do país

O Brasil é hoje a nação com o maior número de seguidores do Espiritismo, doutrina criada no século 19 por Allan Kardec. Segundo o Censo 2010 do IBGE, cerca de quatro milhões de pessoas se declararam espíritas. O número, no entanto, é considerado subestimado, uma vez que o instituto considera apenas quem se afirmara especificamente kardecista. Especialistas acreditam que o total de simpatizantes já supere os 30 milhões. O cenário, no entanto, era muito diferente no início da década de 1930, quando, em uma Feira de Santana (BA) provinciana e predominantemente católica, as primeiras visões começaram a amedrontar o pequeno Divaldo Pereira Franco.

Algumas eram terríveis. Por vezes tão cruéis, que o menino só conseguia adormecer se refugiando na cama dos pais, mãos dadas à mãe. Outras, mais amorosas, tentavam consolá-lo ou enviar recados. Uma das primeiras a se identificar foi sua avó, Maria Senhorinha. O espírito apareceu ao menino de apenas quatro anos, pedindo que chamasse a filha.

Divaldo não sabia o significado da palavra avó ou avô. Todos haviam falecido antes de seu nascimento. Dona Ana também não conheceu a mãe, morta por complicações no  parto. Como o garoto insistisse, a mãe o levou correndo à casa de uma irmã mais velha, Edwirges. Lá, a tia pediu uma descrição da mulher, o que Divaldo fez nos mínimos detalhes.

A descrição batia com a imagem que Edwirges guardava de sua mãe, o que acabou por convencer também à irmã mais nova. Desse momento em diante, Divaldo ganhou o apoio irrestrito de Ana. Com o pai, as coisas não foram tão fáceis. Por anos, o homem simples, comerciante de fumo, teve um único aliado para fazê-lo a parar de mexer “com essas coisas” de falar com os mortos: um velho chicote feito de cipó de goiabeira.

O primeiro contato com o Espiritismo ocorreu em 1944. Mal tinha se recuperado de uma tragédia familiar envolvendo o suicídio da irmã Nair, o rapaz enfrentou novo golpe. Um de seus irmãos, José, morreu violentamente, vítima de um aneurisma. Em poucas horas, Divaldo deixou de andar, acometido por uma paralisia que o deixou preso à cama por mais de seis meses. 

Acabou curado por uma famosa médium de Salvador, Ana Ribeiro Borges, famosa por ajudar em casos assim, “inexplicáveis”. Assim que o visitou, dona Nanã, como era conhecida, viu que o problema era espiritual. Seria reflexo da presença perturbadora do próprio José. Aturdido pela morte inesperada, o moço estaria preso ao único na casa portador de mediunidade ostensiva. No mesmo dia, voltou a andar.

A partir daí, Divaldo iniciou suas atividades como espírita e não parou mais. Mudou-se para Salvador (BA) e abraçou em tempo integral a doutrina e as ações de caridade por ela pregadas. Em maio, ao completar 86 anos, celebra também mais de 65 anos ininterruptos dedicados à população carente e à atividade mediúnica.

Excelente orador, já fez quase 15 mil palestras no Brasil e em 64 países. Psicografou mais de 250 livros que, juntos, venderam 10 milhões de exemplares. Nunca ficou com um único centavo das vendas. Toda a renda é doada, em cartório, à sua maior obra: a Mansão do Caminho, entidade beneficente fundada há 60 anos em Salvador.

O complexo, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, fundado em 1947, tem 83 mil metros quadrados, mais de 50 edificações e atende diariamente a quase 5 mil crianças e jovens de famílias de baixa renda do bairro Pau da Lima, um dos mais carentes e violentos da capital baiana. Possui creche, escolas de ensino fundamental e médio e cursos complementares. Mantém ainda moderno centro de parto normal e laboratório de análises clínicas. No total, emprega mais de 300 funcionários e 400 voluntários em caráter permanente.

Os trabalhos assistenciais começaram na região central da cidade com o recolhimento de órfãos. Centenas foram chegando, jogados às portas da instituição, em latas de lixo. Com o tempo, a casa ficou pequena e foi preciso mudar-se para um terreno maior. Com a ajuda de colaboradores, Divaldo e Nilson de Souza Pereira, seu braço direito, compraram o terreno de Pau da Lima, à época um grande aterro sanitário, e construíram tudo, praticamente com as próprias mãos.

As crianças não paravam de chegar. Divaldo adotou ele próprio mais de 600. O médium também não para. Visita anualmente dezenas de países, dedicando quase 200 dias por ano às palestras. Nunca faz turismo. Geralmente hospeda-se em casas de amigos, cumpre a agenda apertada de palestras e entrevistas e tenta seguir com sua rotina psicografando, quase sempre, madrugada à dentro.

Laços com o mestre

Divaldo é considerado hoje o sucessor natural de Chico Xavier. No último dia 15 de fevereiro, repetiu, pela primeira em quase duas décadas, algo que fez religiosamente todos os anos desde que conheceu o médium mineiro em 1949: sentou-se à mesa do centro espírita fundado por Chico na cidade de Uberaba (MG) e falou.

A palestra emocionou o público que superlotou o pequeno Grupo Espírita da Prece. Sempre que estava na cidade, para onde Chico se mudou em 1958, e mesmo antes, em Pedro Leopoldo (MG), Divaldo era hóspede do maior expoente do espiritismo brasileiro. Invariavelmente, o mineiro o chamava para participar das reuniões e comentar alguma passagem do Evangelho, quase sempre escolhida ali mesmo, na hora. Em seguida, ambos psicografavam.

Foi Chico quem orientou o ainda jovem e iniciante garoto de Feira de Santana. Inseguro com sua mediunidade ainda sem controle, Divaldo escreveu para aquele que já era o mais conceituado correio dos espíritos no mundo pedindo ajuda.

A recomendação para que enviasse a carta veio também do outro lado da vida.  O Espírito Humberto de Campos, que o ajudara em sua primeira palestra em 1947, foi quem deu a dica:

- Escreva para Chico Xavier. Ele vai te ajudar. Eu me encarrego de avisá-lo.

A amizade entre os médiuns foi imediata e as visitas a Minas repetidas anualmente. Até que, em 1962, precisou se afastar. Espíritas próximos a Chico acabaram por dificultar os encontros. Temendo tornar-se o que chamou de “pedra de tropeço para quem quer que seja”, Divaldo resolveu se recolher.  E não insistiu. Voltou-se àquilo que defende: a aposta em um espiritismo que recupera os ideais dos primeiros cristãos. “O movimento está muito intelectualizado. Perdeu-se aquela coisa de trabalhar diretamente com os necessitados. Há muitas campanhas de arrecadação, mas ninguém quer pegar no pesado”, afirma.

Divaldo pega. Mesmo aos 86 anos, quando não está viajando, atende diretamente os assistidos pela Mansão do Caminho, resolvendo os casos mais graves. Vai às escolas, ao posto de saúde, ajuda na triagem. Durante muito tempo, à noite, quando todos da instituição já estavam dormindo, saía às escondidas para visitar àqueles mais necessitados, nas ruelas de Pau da Lima. “Se eu sair em grupo, quem faz caridade são os outros, não eu.”

Mesmo a fama de violência do bairro não o assusta. “Nestes anos todos, nunca tivemos um furto. Os chefes da comunidade nos respeitam, porque sabem que aqui recebemos e cuidamos de suas mulheres e filhos.”

Tudo isso sempre inspirado em seu grande modelo: Chico Xavier. “Ele era insuperável.” Após quase 20 anos afastado do Grupo Espírita da Prece, no final de 2012, veio o convite. Era hora de voltar ao centro que sempre amou.

Amigos próximos sabem de onde partiu a inspiração para o reencontro.

Perfil

A jornalista Ana Landi está escrevendo a primeira biografia jornalística de Divaldo, uma personalidade que transcende o movimento espírita, para ser lançada pela Belaletra Editora neste ano. No livro, estarão pesquisas e entrevistas com o médium e com pessoas que convivem com ele. Por decisão de Ana, os direitos autorais da obra serão cedidos em caráter permanente à Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção.

 

Divaldo volta a Uberaba

Divaldo em Uberaba

Divaldo em Uberaba - Visita a Casa de Chico, hoje museu. Ao lado Eurípedes, filho adotivo de Chico

Divaldo em Uberaba - Grupo Espírita da Prece lotado (Pessoas que não conseguiram entrar)

 

Matéria originalmente publicada  no jornal  “Diário de São Paulo”

Caderno Viva, pags; 14 e 15 de 03-02-2013, Autoria de Ana Landi

Fotos Divulgação e de Edgard Patrocinio.  

 

(Texto e fotos recebidos em email de Ana Landi)

 

 

 

 

Filme “E  a vida continua...” em  Londres

Ingressos esgotados

 

Dear Friend

 

Thank you for email us.


Regarding the FILM, AND LIFE GOES ON....

No place available any more.

 

Regarding the 2nd BRITISH SPIRITIST CONGRESS

Please, go to the website: http://britishspiritistcongress.com

 

Elsa Rossi
www.buss.org.uk

 

Nos envie uma mensagem com seu nome e telefone para 07950181581..se houver uma desistência, informaremos imediatamente. Obrigada.

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

XXI Ceifa- Seminário com Aloisio Silva

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Seminário “A importância do estudo de “O Livro dos Médiuns”

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação em emails de DCSE - UEM [mailto:[email protected]] [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]]) e de Adriano Barroso)

 

 

 

Palestra com Heloisa Pires no C.E. Jesus

Salto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sonia [[email protected]])

 

 

 

 

Curso de adaptação de texto para teatro

Uberaba, MG

 

Temos algumas vagas, e o curso começa na próxima  5a. feira.

 

 Prezados amigos,

Paz com Jesus!

Estamos convidando-os para participarem de um curso de adaptação de texto para teatro , que será realizado pelo professor Miguel Jacob. Miguel tem grande experiência na área de teatro e é muito conhecido nos meios acadêmicos e cultural da cidade. O objetivo do curso é trabalhar com um grupo de pessoas interessadas em teatro espírita,  realizando  apresentações quando necessárias. Este curso será o primeiro oferecido pelo professor Miguel. Acreditamos que outros virão em seguida, dependendo do interesse dos participantes. Como existe um limite de inscrição,daremos prioridade às pessoas que já estão atuando como evangelizadores, monitores  de ESDE ou coordenadores de estudos espíritas. O curso é gratuito.Aguardamos sua inscrição:

Nome, telefone , e-mail, grupo espírita onde atua , citar os  projetos realiza na casa espírita.

Atenciosamente,

 

Jane

P/ Casa da Cultura Espírita de Uberaba

R.Tocantins, 285, Vila Celeste –Uberaba (subir pela Av. Alexandre Barbosa até nº 940, virar à direita)



 

COMO ADAPTAR TEXTOS PARA O TEATRO

 

1 –  COMO ESCOLHER UM  TEXTO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E CONDIÇÕES

- A mensagem

-  O público

- O lugar

- O tempo de apresentação  

- Os atores

-  Recursos materiais básicos

 

2 –  TRANSFORMANDO UM  TEXTO (CONTO/CRÔNICA)   EM  UM TEXTO TEATRAL

- O foco 

-  Mais fazer do que falar

- Os diálogos

3 – COLOCANDO O TEXTO NO PALCO: DESENHOS DOS MOVIMENTOS

- Marcação de cena: conjunto e individual

4 – ENCENANDO EM IMPROVISO

 

INFORMAÇÕES

MÊS – MARÇO

HORÁRIOS:

 Quinta-feira, 19h30 às 20h30 ( serão  4 aulas de 1 hora cada )

 

PARTICIPANTES:

- mínimo: 6  , máximo: 12

-  a partir de 13 anos

 

FORNECEREMOS:

- textos xerocados (contos curtíssimos) para os alunos

O PARTICIPANTE deverá levar papel, lápis, borracha, prancheta.

 

 

(Informação em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

Agenda do  Maria Benta

São Paulo, SP

 

MARÇO/2013. FAVOR DIVULGAR!

 

repassando

De: Jorge Rezala <[email protected]>

DIA

PALES-TRANTE

TEMA

HARMON.

MUSICAL

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

04

 

Roberto

Rigby

 

Obsessão

Itamar

Santiago

CV: Trabalhador da Seara Bendita: professor, expositor e passista.

11

 

Mara Sucena

 

Desafios do Relacionamento

 

Itamar

Santiago

CV: Professora de Matemática

Trabalhadora na área educacional e mediúnica da Associação Espírita Mãos Unidas.

Divulgadora do Projeto Imagem.

18

 

 

Adilson Pires

 

 

 

 

 

De Moisés

ao Mundo de Regeneração

 

 

 

Itamar

Santiago

CV: Minha Casa Espírita: SOCIEDADE FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS (Pirituba – São Paulo)

Função: Presidente do Conselho Deliberativo

Trabalhos na Casa: MONITOR DO CURSO DA DOUTRINA; EXPOSITOR

Em outras casas:  PALESTRAS EM VÁRIAS CASAS ESPÍRITAS

Rádio Boa Nova: colaborador no programa QUEM CANTA SUA VIDA ENCANTA, com a Paula Zamp – todos os sábados às 21:00h

 

 

 

 

 

 

 

 

25

 

 

 

 

 

 

 

 

Heloísa

Pires

 

 

 

 

 

 

 

 

Espiritismo e o Problema das Drogas. Como auxiliar?

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamar

Santiago

CV: Matemática, física, escritora e pedagoga, Heloísa Pires, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, proferiu palestras em Portugal, Estados Unidos, etc. Filha do saudoso e ilustre espírita José Herculano Pires, por onde passou deixou o rasto luminoso da cultura espírita, encantando quem a ouviu, sendo considerada como um dos elementos-chave do movimento espírita brasileiro.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

É apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros: "Herculano Pires, o Homem no Mundo" , "Educação Espírita" , Educar para Ser Feliz" , "Preparados para a Vitória" , “Renovação por Amor” e “Maria Antonieta, a volta de uma Rainha.

 

Heloísa Pires é participante ativa em congressos nacionais e internacionais e articulista em diversos Jornais e Revistas Espíritas.

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da av. eng.º Georges Corbisier) e próxima à est. Jabaquara do Metrô.

Fone: 50124474, e-mail: [email protected]. Início trabalhos noturnos: 20h

Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CongregacaoEspiritaMariaBenta

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Pátio do Colégio, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra e apresentação musical na

 Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas. São Paulo, SP

 

PALESTRA NA FRATERNA - 20:00h

06 / MARÇO

 

IVANIR CAURIM

 

Tema: Em que Deus você acredita?

 

Ivanir do Carmo Caurim é um dos fundadores

da Sociedade Fraterna de Estudos Espírtas,

monitor do 6º ano do Curso Doutrinário - a Gênese,

ministra Cursos de oratória e de fluidoterapia.

Realiza palestras em várias Instituições.

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

DIA 13/MARÇO NA FRATERNA - 20:00h

 

PAULA ZAMP E GABRIEL

 

 

 

SOCIEDADE FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

Informações com Luceli = 3976-3990 / 9.9626-9178

 

 

(Informações recebidas em email de Luceli Obara [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no C.E. Fé, Amor e Caridade

Junqueirópolis, SP

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

20º. Encontro Espírita de

Cordeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra na Abrape- Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

 

XV Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

 

 

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino)

 

 

 

Curso:  “Motivar para Servir” em

São José do Rio Pardo, SP

 

Meus caros

 

bom dia

 

Há alguns dias enviamos mensagem indicando evento

a ser realizado pelo Instituto Cairbar Schutel.

Infelizmente o site está fora do ar já há algum tempo,

por problemas técnicos ainda não solucionados.

 

Para evitar prejuízos na divulgação, as informações foram

transferidas para o site da use matão

 

acesse   usematao.com.br

Na primeira página clique Curso: Motivar para Servir

 

Lá estão informações sobre o evento que ocorre

agora dias 16 e 17 de março em São José do Rio Pardo, sob

realização do Instituto Cairbar Schutel.

 

Nossa gratidão

 

Orson Peter Carrara

pelo Instituto Cairbar Schutel

 

(Informação em email de Orson Peter Carra e site da Use Matão)

 

Nota do evento no site da USE Matão

 

 

 

 

 

Gabriel Salum na Caravana da Fraternidade 2013

Estado do Rio de Janeiro

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. no C.E. Luz do Evangelho

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Relatório da rádio fraternidade sobre

transmissão de seminário da FEB

 

 

(Informações extraídas de email recebido de César Perri)

 

 

 

Palestra com Rosana Miranda alusiva ao

“Dia Internacional da Mulher”. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

FEB: Lançamento do livro “Atendimento Espiritual pelo Passe”

 

Atendimento Espiritual pelo PASSE - lançamento

 

Estimados amigos,

 

com grande alegria informamos a todos, o lançamento pela FEB em Abril do Livro: ATENDIMENTO ESPIRITUAL PELO PASSE.

Organizado por Marta Antunes ( Vice Presidente da FEB) com colaboração de Marta Antunes,  Elsa Rossi e Clara Lilia Gonzalez.


Valera a pena adquirir essa obra para os Seminários dentro de seus países, e também quem sabe se organizar para a tradução para que possa ser lido e estudado pelos nativos irmãos de nossos países. Anexo um Capitulo do Livro, para sua apreciação...

 

O preço de capa do livro Atendimento Espiritual pelo Passe pela FEB: O valor é R$28,00

 

Os grupos de UK que desejarem, podem enviar e-mail para a BUSS e faremos um pedido pela BUSS, mas todos são livres para fazerem o seu pedido direto a FEB... Abaixo a relação dos tópicos abordados.

 

Inline images 1

 

Sumário

Ação Fraterna...................................................................9

1 Introdução

1.1 Breve história do passe ......................................... 13

1.2 A capacidade de curar........................................... 17

2 Fundamentos do estudo do passe

2.1 Energias e fluidos.................................................. 21

2.2 Fluido cósmico universal ...................................... 27

2.3 Qualidade e ação dos fluidos................................. 33

2.4 Fluido vital............................................................ 39

2.5 Energias magnéticas............................................. 45

2.6 Energias curadoras................................................ 51

2.6.1 Preceitos de saúde.......................................... 55

3 Mecanismos do passe

3.1 Pensamento e vontade........................................... 59

3.2 A prece.................................................................. 65

3.2.1 Felicidade que a prece proporciona................ 67

3.3 Perispírito............................................................. 69

3.3.1 Propriedades do perispírito............................ 74

3.4 Centros de força e plexos...................................... 81

3.4.1 Os centros de força........................................ 82

3.4.2 Centro de força coronário.............................. 84

3.4.3 Centro de força cerebral................................. 85

3.4.4 Centro de força laríngeo................................ 86

3.4.5 Centro de força cardíaco................................ 86

3.4.6 Centro de força esplênico.............................. 86

3.4.7 Centro de força gástrico................................. 86

3.4.8 Centro de força genésico............................... 87

3.4.9 Os plexos e o sistema nervoso ....................... 88

3.4.10 Plexos nervosos............................................ 89

3.5 Mecanismos do passe............................................ 91

4 A transmissão do passe

4.1 Conceitos.............................................................. 99

4.2 Finalidades.......................................................... 103

4.3 Benefícios do passe............................................. 105

4.3.1 Doenças-fantasmas...................................... 109

4.4 A equipe de passe................................................ 113

4.4.1 Equipe de passe do plano espiritual............. 115

4.4.2 A equipe de passe do plano físico................ 117

4.4.3 Recomendações........................................... 124

4.5 O passe na reunião mediúnica............................. 127

4.6 Irradiações mentais............................................. 131

4.6.1 Atividade de irradiação na casa espírita....... 136

4.7 Transmissão do passe fora da casa espírita.......... 139

4.7.1 Perante os doentes....................................... 144

Inline images 1

 

(Informação em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://issuu.com/ceac/docs/jme-mar_o?mode=window

 

 

 

 

 

Informações do 7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

 

Imágenes integradas 2 

 

Dra. Marlene Nobre

 

Nos acompañará durante el desarrollo del 7* Congreso Espírita Mundial los días 22, 23 y 24 en la Habana -Cuba

 

El viernes 22 de Marzo del 2013 dictará la conferencia: NEUROFISIOLOGIA DE LA MEDIUMNIDAD.

 

- Médica Ginecóloga.
- Especialista en prevención de Cáncer Uterino.
- Estuvo vinculada al Hospital de las Clínicas de Sao Paulo Brasil, al Hospital Broca y Hospital Boucicault de Paris.
- Fue directora del puesto de asistencia médica Varzea do Carmo del INAMPS en Sao Paulo.

- Actualmente es presidente de la Asociación Médico Espírita de Brasil (AME-Brasil) y la Asociación Médico Espírita Internacional.
- Editora responsable del Diario Folha Espírita y de la Revista Salud y Espiritualidad de la AME Brasil. 
- Escritora de varios libros, dentro los que resaltamos:
  El Clamor de La Vida
  Al Alma de la materia y La Vida contra el aborto
- Conferencista en Seminarios y Congresos Médico Espíritas en Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Francia, España, Portugal, Holanda y Alemania

 

 

CONFERENCISTAS INVITADOS

 

Imágenes integradas 2

 

 

 

¡PONLE EL CORAZON AL ESPIRITISMO DE CUBA!

 

Con Saludos de afecto,

Imágenes integradas 3

 

redsocial.jpg

twitter.png  http://twitter.com/7cem2013

facebook.jpg   http://www.facebook.com/7cem2013

youtube.png  http://www.youtube.com/7cem2013

 


 yahoo.jpg

Subscribirse: 7cem2013-subscribe@yahoogroups.com

Dirección de correo del grupo: 7cem2013@yahoogroups.com

 

 

         internet.jpg    www.7cem.org

 

email.jpg  [email protected]

7cem2013@gmail.org

 

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

www.guatespirita.org



 

 

 

Leia o Informativo do

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

 

Acesse aqui:

http://www.madoespirita.org.br/noticias/03/2013/informativo-mensal-do-mado-marco-de-2013/

 

 

 

 

 

Das baratas

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Não era um modelo de dona-de-casa, meio para a displicência.

Não obstante, esforçava-se por evitar restos de alimentos ao léu e acúmulo de pratos e panelas por lavar, mantendo relativa ordem na cozinha.

     Isso porque, como é próprio da sensibilidade feminina, guardava instintivo horror às baratas. Elas costumavam fazer incursões quando seu lado desleixado aflorava.

Então, literalmente, sapateava, espavorida, a gritar por socorro, como se ameaçada por monstros.

Depois reclamava, indignada:

– Só queria saber por que Deus criou esse bicho indecente!

Em meio a um desses chiliques, o filho de sete anos, na sua inocência, tentou uma explicação:

– Será, mamãe, que não foi para você botar ordem na cozinha?

 

 

***

 

Bem, caro leitor, certamente não foi para isso apenas, mesmo porque as baratas são fósseis vivos.

Povoam o planeta há milhões de anos, muito antes do aparecimento do Homem, ou que existissem donas de casa às voltas com elas.

Terá sido um cochilo divino, um erro de planejamento?

Considerando que o Criador “ é a inteligência suprema do Universo, causa primária de todas as coisas”, como está na questão primeira de O Livro dos Espíritos, certamente não agiu como mero aprendiz de feiticeiro ou um doutor Frankenstein a dar o sopro da vida a aberrações.

Obviamente, o Eterno tinha um objetivo ao colocar em nosso planeta esse famigerado ortóptero, da família dos blatídeos, vulgo barata.

Quando não benéfico estimulante da limpeza na cozinha, e outras funções menos conhecidas, temos nele um dos estágios pelos quais passa o princípio espiritual em evolução, no desdobramento de experiências necessárias ao seu acrisolamento, a caminho da razão.

Não fique perplexo, leitor amigo. É isso mesmo!

Provavelmente já andamos por lá, no reino das baratas, em priscas eras, quando éramos apenas um projeto de Espírito, tanto quanto animamos multifários seres, no reino vegetal e animal, até que começássemos a exercitar o bestunto.

 

 

***

 

Ainda que desconhecendo, talvez, tais meandros da evolução anímica, Franz Kafka (1883-1924), o genial escritor tcheco, descreve, no livro Metamorfose, a aterradora experiência de um homem que se transforma numa barata.

 

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos…

 

Horripilante fantasia, que inverte a ordem natural e evoca a metempsicose, doutrina milenar, presente nas tradições religiosas das mais antigas culturas. É uma ideia equivocada, a contrariar a realidade proposta pela Doutrina Espírita:

A evolução é via de mão única.

Para nossa felicidade, jamais retornaremos a estágios inferiores da Criação, embora muita gente bem o mereça.

Creio que você já ouviu, amigo leitor, em relação a certas pessoas, expressões assim: barata tonta (não sabe o que faz), entregue às baratas (sem rumo, abandonado, negligenciado), sangue de barata (não reage às provocações).

Pois é! Se existisse a involução, teríamos a ficção de Kafka transformada em realidade.

 

 

***

 

Em sua infinita sabedoria, o Criador estabelece que, além de servir como degrau para o princípio espiritual em evolução, os seres inferiores tenham outras utilidades, favorecendo o equilíbrio ecológico, que sustenta a vida na Terra.

Às baratas reservou, também, a nobre missão de estimular disciplinas que nos ajudam a vencer a displicência que caracteriza o ser humano, no estágio de evolução em que nos encontramos, envolvendo, não raro, a higiene e a limpeza.

Abençoada barata!

 

 

Ficheiro:Kafka1906.jpg

Foto de Franz Kafka

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP