Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira 07 março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/07-03-2013.htm

 

 

 

Mediunidade gratuita

 

     7. Os médiuns atuais – pois que também os apóstolos tinham mediunidade – igualmente receberam de Deus um dom gratuito: o de serem intérpretes dos Espíritos, para instrução dos homens, para lhes mostrar o caminho do bem e conduzi-los à fé, não para lhes vender palavras que não lhes pertencem, a eles médiuns, visto que não são fruto de suas concepções, nem de suas pesquisas, nem de seus trabalhos pessoais. Deus quer que a luz chegue a todos; não quer que o mais pobre fique dela privado e possa dizer: não tenho fé, porque não a pude pagar; não tive o consolo de receber os encorajamentos e os testemunhos de afeição dos que pranteio, porque sou pobre. Tal a razão por que a mediunidade não constitui privilégio e se encontra por toda parte. Fazê-la paga seria, pois, desviá-la do seu providencial objetivo.

     8. Quem conhece as condições em que os bons Espíritos se comunicam, a repulsão que sentem por tudo o que é de interesse egoístico, e sabe quão pouca coisa se faz mister para que eles se afastem, jamais poderá admitir que os Espíritos superiores estejam à disposição do primeiro que apareça e os convoque a tanto por sessão. O simples bom senso repele semelhante idéia. Não seria também uma profanação evocarmos, por dinheiro, os seres que respeitamos, ou que nos são caros? É fora de dúvida que se podem assim obter manifestações; mas, quem lhes poderia garantir a sinceridade? Os Espíritos levianos, mentirosos, brincalhões e toda a caterva dos Espíritos inferiores, nada escrupulosos, sempre acorrem, prontos a responder ao que se lhes pergunte, sem se preocuparem com a verdade. Quem, pois, deseje comunicações sérias deve, antes de tudo, pedi-las seriamente e, em seguida, inteirar-se da natureza das simpatias do médium com os seres do mundo espiritual. Ora, a primeira condição para se granjear a benevolência dos bons Espíritos é a humildade, o devotamento, a abnegação, o mais absoluto desinteresse moral e material.

     9. A par da questão moral, apresenta-se uma consideração efetiva não menos importante, que entende com a natureza mesma da faculdade. A mediunidade séria não pode ser e não o será nunca uma profissão, não só porque se desacreditaria moralmente, identificada para logo com a dos ledores da boa sorte, como também porque um obstáculo a isso se opõe. É que se trata de uma faculdade essencialmente móvel, fugidia e mutável, com cuja perenidade, pois, ninguém pode contar. Constituiria, portanto, para o explorador, uma fonte absolutamente incerta de receitas, de natureza a poder faltar-lhe no momento exato em que mais necessária lhe fosse. Coisa diversa é o talento adquirido pelo estudo, pelo trabalho e que, por essa razão mesma, representa uma propriedade da qual naturalmente lícito é, ao seu possuidor, tirar partido. A mediunidade, porém, não é uma arte, nem um talento, pelo que não pode tornar-se uma profissão. Ela não existe sem o concurso dos Espíritos; faltando estes, já não há mediunidade. Pode subsistir a aptidão, mas o seu exercício se anula. Daí vem não haver no mundo um único médium capaz de garantir a obtenção de qualquer fenômeno espírita em dado instante. Explorar alguém a mediunidade é, conseguintemente, dispor de uma coisa da qual não é realmente dono. Afirmar o contrário é enganar a quem paga. Há mais: não é de si próprio que o explorador dispõe; é do concurso dos Espíritos, das almas dos mortos, que ele põe a preço de moeda. Essa idéia causa instintiva repugnância. Foi esse tráfico, degenerado em abuso, explorado pelo charlatanismo, pela ignorância, pela credulidade e pela superstição que motivou a proibição de Moisés. O moderno Espiritismo, compreendendo o lado sério da questão, pelo descrédito a que lançou essa exploração, elevou a mediunidade à categoria de missão. (Veja-se: O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXVIII. – O Céu e o Inferno, 1ª Parte, cap. XI.)

     10. A mediunidade é coisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente. Se há um gênero de mediunidade que requeira essa condição de modo ainda mais absoluto é a mediunidade curadora. O médico dá o fruto de seus estudos, feitos, muita vez, à custa de sacrifícios penosos. O magnetizador dá o seu próprio fluido, por vezes até a sua saúde. Podem pôr-lhes preço. O médium curador transmite o fluido salutar dos bons Espíritos; não tem o direito de vendê-lo. Jesus e os apóstolos, ainda que pobres, nada cobravam pelas curas que operavam. Procure, pois, aquele que carece do que viver, recursos em qualquer parte, menos na mediunidade; não lhe consagre, se assim for preciso, senão o tempo de que materialmente possa dispor. Os Espíritos lhe levarão em conta o devotamento e os sacrifícios, ao passo que se afastam dos que esperam fazer deles uma escada por onde subam.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. XXVI, 7 a 10. Arquivo copiado de Febnet)

 

A ressurreição de Lázaro. Autoria de Giovanni Francesco Barbieri, dito Guercino.

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota da FEB

Brasília, DF

 

 

No dia 5 de março, Nestor João Masotti renunciou ao cargo de presidente da Federação Espírita Brasileira, face à necessidade de continuidade do tratamento de saúde, fora de Brasília. Já estava licenciado do cargo há nove meses. A Diretoria da FEB manifestou o reconhecimento pela pessoa e pelo trabalho do companheiro e a solidariedade pelo momento que o mesmo vive juntamente com seus familiares. O ato de desprendimento e de amor à Doutrina Espírita e à Federação Espírita Brasileira, sem dúvida, atestam a grandeza e a sabedoria de seu Espírito. No seio dos dirigentes e colaboradores da FEB há um ambiente de tranqüilidade e de união e todas as atividades da FEB já vinham sendo mantidas.

 

 

(Nota copiado do site da Federação Espírita Brasileira http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/nota-da-feb/)

 

Nestor João Masotti em seu gabinete da presidência da FEB

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Tributo a José Ferrite Bravo

 

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são  bons; 
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons; 
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda; 
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertold Brecht

 

   Uma alegria melancólica permeia a despedida de um grande amigo. Existe a vontade de retê-lo, entretanto, mais forte é a certeza de que para ele o melhor está por vir...

   Ah, o amor! Que jogo de forças ocultas toma de assalto às criaturas impondo-lhes o uso da consciência? A quem ceder?

   Anos de convivência carinhosa, respeitosa, equilibrada e, de repente, o amigo sempre muito próximo se despede. Àquele que permanece, também esperando o seu momento, parece que o tempo é o grande inimigo.

   Em meio as certezas e os desejos irrealizáveis, faz-se mister buscar a coragem e o bom ânimo nos exemplos do companheiro de sempre.

   Cerradas as cortinas do teatro da vida, nosso querido Ferrite, curva-se à fatalidade que é o desencarne e retorna à pátria maior. Nosso olhar deita-se sobre o passado revivendo os nossos momentos, quantas lembranças...

  José Ferrite Bravo participou desde muito jovem do movimento espírita de nossa cidade. Ali, na Mocidade, junto àquela que viria a ser sua mulher por mais de 50 anos e mãe de seus filhos,  trabalhou ativamente junto às famílias carentes,  sem se descuidar dos estudos espíritas.

   Levantava-se muito cedo, com o alvorecer do dia, sempre auxiliando sua esposa, nossa querida Lourdes, nas tarefas do lar. 

   Colaborou ativamente na construção do Hospital Espírita João Marchesi, cujo prédio hoje está desativado, ajudou também na construção do Centro Espírita Discípulos de Jesus. Por mais de trinta anos consecutivos dedicou-se a tarefa de dirigir o Trenzinho da Alegria, na arrecadação de fundos para o Centro Espírita. Com a idade e atendendo à solicitação dos familiares deixou de dirigi-lo, mas dedicava-se todos os domingos pela manhã a lavá-lo, para os trabalhos à noite.

   Sempre frequentando o Discípulos, às segundas-feiras, e o CE Allan Kardec, aos sábados, nosso querido amigo, era presença obrigatória nas comemorações quando então declamava poesias de Castro Alves (espírito), de José Soares Cardoso, de Ghiaroni e outros...  Podíamos ouvi-lo também no programa A Caminho da Luz, nos terceiros sábados de cada mês, e como um seu amigo costumava brincar, era emprestado também para participar em outros sábados, sempre que convidado.

   Exemplo de alegria, de disposição para os trabalhos materiais e espirituais, nosso Ferrite, nunca parava. Lúcido e amigo era companhia sempre requisitada por todos.

    Mas, enganam-se aqueles que pensam que o “poeta das multidões” emprestava sua voz apenas para a declamação de versos (longos versos por ele decorados), também cantava no Coral Canto de Luz.

         Muito poderia ser escrito, sua vida é rica de fatos, uns muito engraçados, outros graves, alguns tristes...  Agora, no entanto, o que realmente importa é guardá-lo num lugar privilegiado da mente e reter sua luz para sempre, fortalecendo esse elo de amor.

   Rogamos a Jesus, o divino arquiteto, que o situe em recanto tranquilo e guardemos a certeza da alegria que levará aos irmãos que privarão de sua companhia.

  Àquele que soube ser imprescindível, amigos e familiares aplaudem de pé e a um só coro dizem: Bravo, Ferrite, bravíssimo!

 

Penápolis, 18 de fevereiro de 2013

Rita Mercês Minghin e Antonio Tadeu Minghin

 

Ferrite e a esposa Lourdes

José Ferrite participando do programa “A Caminho da Luz” na Rádio Difusora de Penápolis

Ferrite (d) declamando a poesia “Onde está Deus” no programa A Caminho da Luz

 

Tadeu e  Rita ladeando Ferrite que aparece com as netas Natália,  Juliana e a bisneta Beatriz

Texto recebido em email de Rita de Cássia Oliveira das Mercês [[email protected]] e fotos colhidas no http://cendjesus.blogspot.com.br/)

 

 

 

 

7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

 

Queridos Hermanos en el Ideal Espírita


A pocos días de nuestro banquete espiritual, tenemos la alegría de compartirles el programa del Séptimo Congreso Espírita Mundial -
7*CEM2013 con la satisfacción de estar trabajando unidos y unificados para el logro exitoso de la espiritualidad superior.

 

Esperamos prontamente estrechar corazones bajo la luz del consolador prometido en nuestra tierra cubana.  

 

Disfruten de la melodía del programa como un pequeño abre bocas de nuestra riqueza cultural.

 

 

 HAZ CLICK

 

http://www.youtube.com/watch?v=_FAVWoAP9zg&feature=youtube_gdata

 

 

 

(Informações recebidas em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

Encontro de Trabalhadores da Educação Espírita Infanto-Juvenil. Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Nazareno Feitosa “Depressão e Alegria de Viver”

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

 

 

 

Próximas palestras na Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

Próximas palestras na Casa Branca do Caminho:

 

Horário: 20h00 às 21h00

 

Dia 07/03 - Luzia Lomazi - Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

 

Dia 14/03 - Roberto de Carvalho - Cura Espiritual

 

Dia 21/03 - Alkíndar de Oliveira - ALTERIDADE - Aprendendo a conviver com as diferenças

 

Dia 28/03 - Jackeline S. Melo - A definir

 

Centro Espírita Casa Branca do Caminho

Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, SP

Próximo ao Shopping Anália Franco

 

Um fraternal abraço

Edson

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Chico Xavier com Celina Sobral

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Rosana Miranda)

 

 

 

 

Revista “O Médium” da AME

Juiz de Fora, MG  

 

AME-JF - Revista O Médium - disponível a edição 689 - Boa Leitura!

 

Caríssimos,

Está disponível a edição digital (nº 689) da Revista O Médium, com artigos, matéria e fotos do Projeto Integrar e muito mais! Nosso entrevistado neste número é o companheiro espírita Guto Abranches. Não deixem de ler!

Para acessar a revista, clique sobre a capa, em www.amejf.org.br , e aguarde, por favor, o carregamento das páginas.

Boa leitura!

Com fraterno abraço,

Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora - AME-JF

Departamento de Comunicação Social Espírita - DCSE

 

 

 

 

 

 Informações do Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

 

 

Bom dia,

 

Que a paz do Divino Mestre esteja no coração de todos.

 

Estamos encaminhando a edição nº 78 / Março de 2013, do JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA.

Pedimos que repasse o jornal ao seus amigos e familiares.

Nos envie e-mail’s para cadastrarmos em nosso banco de e-mail's.

 

Segue anexo também um cartaz da Reunião Lítero Musical Doutrinária de Março/2013 e outro cartaz do Site do Jornal Espírita de Uberaba.

Pedimos que imprima os cartazes e fixem em locais de movimentação de pessoas e também nas casas espíritas.

Contamos com seu apoio.

 

Pedimos anda que nos sigam nas redes sociais: Twitter: @jornalespirita e Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e II.

 

Leia o Jornal Espíria de Uberaba no Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br

 

Muito obrigado e que Deus lhe abençõe hoje e sempre.

 

Saudações fraternais.

 

Luiz Carlos de Souza

E-mail: [email protected]

Celular: (34) 9969-7191

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e II

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

III Jornada da AME-ABC

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Registro. Palestra com Plinio Penteado Jr

São Paulo, SP  

 

O evento foi realizado no último 05 de março, terça-feira, às  20horas. O tema desenvolvido foi  "Não confundir o bem com o mal" e a harmonização esteve a cargo de Zé Roberto. A associação Espírita da Paz Pai Jacob está situada na Rua Fausto Cardoso, 85, Sacomã, São Paulo, SP.

Harmonização

Plinio Penteado Jr em sua fala

Público

 

 

 

 

Mês Espírita de

Itapira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edson Villasboas [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra musicada com Vansan

Ribeirão Pires, SP

ENTRADA FRANCA-

 

Local: RECANTO DE LUZ IRMÃ SCHEILLA

Data: 18 de março as 20:00

Endereço: Rua Áustria, 57 – Jardim Alvorada

Ribeirão Pires – SP

 

Mapa: anexo

Release: anexo

 

(*) Se possível, tragam um quilo de alimento não perecível, para as obras assistenciais do Irmã Scheilla

 

(Informação em email de [email protected]" [email protected] repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Claudete de Moure no G.E. Paulo de Tarso

Taubaté, SP

 

GRUPO ESPÍRITA PAULO DE TARSO

CONVIDA A UMA PALESTRA COMEMORATIVA

 

 

Local: Av. Dr. César Costa, 139

Bairro: Morumbi – Taubaté/SP

    Oradora: Claudete de Moura

    Tema: Livre

    Data: 27/03/2013 às 20:00 hs.

 

(Informações em email de Use Taubaté repassado por  Regina Bachega)

 

 

 

 

Teatro em beneficio da Instituição Assistencial Nosso Lar

São Paulo, SP

 

BOM DIA A TODOS

MOMENTO DE DARMOS A MÃO PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL NOSSO LAR. SÃO 101 IDOSOS QUE PRECISAM DO NOSSO APOIO.

ESTA CASA É UM PATRIMONIO DA NOSSA CIDADE, ESTE ANO COMEMORA 60 ANOS.

TIRA UM DIA NA SEMANA E VAI ATÉ LA FAZER UMA VISITA

ESTAMOS BUSCANDO TODO TIPO DE AJUDA.

FRALDAS DESCARTAVEIS É UM DOS ITENS QUE TEM UM CONSUMO ALTISSÍMO.

MESMO QUE VOCÊ NÃO POSSA IR, SUGIRO COMPRAR UM INGRESSO E DOA-LO A UM AMIGO PARA ASSISTIR A PEÇA QUE É LINDA.

RUA FRANCISCO FERREIRA, 59 – VL GUILHERMINA – TRAVESSA DA RUA DAS HORTENCIAS.

 (Informação recebida em emails de Use Taubaté, Regina Bachega e Ademir Mendes)

 

 

 

Programação do Centro Espírita "Irmão Francisco de Assis"

Santos Dumont, MG

Reconhecido como entidade de utilidade pública municipal

LEI nº 3.070 de 21.05.98

 

Santos Dumont, 18 de Fevereiro 2013.

Circular 124

 

Queridos Irmãos,

Jesus Conosco!

 

Com o coração agradecido e repleto de alegria, estamos a convidar-lhes para nossas atividades dos meses de Março e Abril/2013, que realizar-se-ão  em nossa sede localizada em Mantiqueira, a saber:

 

·                     05.03.2013 – Terça-feira –20:00h –  Emanoel de Castro Felicio (Juiz de Fora)

Tema Livre

·                     12.03.2013 – Terça-feira -20:00h – Dea de Oliveira Lima (Juiz de Fora)

Tema Livre

·               19.03..2013- Terça-feira – 20:00h – Ricardo Spinelli Pinto (Juiz de Fora)

Tema Livre

·                      26.03.2013–Terça-feira- 20:00h –  Carmen Beatriz Hauck Palmieri(Santos Dumont)

Tema Livre

·                     29.03.2013- Sexta-feira- 16:30h – Aloisio Silva (Guarapari)

XXI CEIFA – Liberta-te do Mal

·                     30.03.2013 – Sábado – 9:00 às 12:00 – 15:00 às 18:00 – Aloisio Siilva (Guarapari)

XXI CEIFA – Liberta-te do Mal

·                     31.03.2013 – Domingo – 10:00 – Aloisio Silva (Guarapari)

XXI CEIFA

·                      02.04.2013 – Terça-feira – 20:00h – Tomás Castelo Branco (Santos Dumont)

Tema Livre

·                      09.04.2013 – Terça-feira- 20:00horas – Solange Quinaud Arede (Juiz de Fora)

Tema Livre

·                     16.04..2013- Terça-feira – 20:00horas- Denis Soares (Juiz de Fora)

 Tema Livre

·                     23.04.2013 – Terça-feira – 20:00horas  - Rosane Albuquerque (Santos Dumont)

Tema Livre

·                     30.04.2013- Terça-feira – 20:00 horas –Elson Braga de Mello (Juiz de Fora)

Tema Livre

 

 

      

             Renovando nossa gratidão à  Espiritualidade Amiga pela oportunidade de

realização no bem, contamos com a presença de todos a usufruir conosco destes momentos

 de enlevo e Paz.

Fraternalmente,

 

 

    Marcos Vinícius Montessi do Amaral                                                      Carmen Beatriz Hauck Palmieri

                     - Presidente -                                                                                - DDD -

 

OBS.: Ônibus Viação Paula Santos, linha exclusiva Centro X CEIFA.

 

 

ENDEREÇO: Estrada da Mantiqueira x Patrimônio dos Paivas – Km 01 – Mantiqueira – Santos Dumont-MG- TeleFax (32)3251 3818   -   (32) 99720593

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Teatro: “Há Dois Mil Anos”

Cubatão, SP

 

Olá meus amigos. Tudo bem? A gráfica confeccionou mais alguns ingressos que estão disponíveis para venda. Enviem este e-mail aos seus contatos, convidem seus familiares e amigos para este evento da arte espírita em Cubatão.Tels. para reservas (13) 32719312 e (13) 97062306 ou através deste e-mail. Abraços e fiquem com Deus. Clau/Geecal

 

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

Noite da Pizza e Bazar Joana de  Angelis e Casa de Lucas

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Resenha Espírita on line

 


http://pt.scribd.com/doc/128675875/Resenha-Espirita-on-line-81

 

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,
 
Com satisfação estamos enviando a edição de Março de 2013 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. no formato PDF, muito utilizado na Internet.
O jornal pode ser lido no computador ou impresso.
 
Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:
A partir do nosso site ->
http://www.ophicinadigital.com/alls/
A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem) 

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.
 
Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade
 

 

 

 

 

 

Artigo de Rogério Coelho

Idéias Inatas e Predestinação

        Reformador, FEB

Publicado em Fevereiro 2013

 

(Texto recebido em email de Oswaldo Castro [[email protected]])

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP