Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado,  09 março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/09-03-2013.htm

 

 

 

Feminismo

 

 

Pelo Espírito Augusto Cezar. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fotos da Vida. Lição nº 04. Página 18.

 

Pergunta-me você o que seja feminismo, talvez supervalorizando a minha capacidade de resposta.

O assunto, no entanto, me fez lembrar uma história, aliás, repetida por vários cronistas, interessados nas tradições populares.

Dou-lhe esta explicação para que você não me considere plagiário com adjetivos jocosos e zombeteiros.

Conta-se que Jesus, acompanhado por alguns discípulos, seguia, dos arredores de Jerusalém, demandando a cidade de Jericó. O Mestre alterara o plano da excursão, através de muitas veredas, a fim de visitar necessitados e doentes.

Em dado instante, o grupo não soube acertar com o verdadeiro caminho e apareceu acalorada troca de opiniões.

Nisso, salientou-se, não longe, a figura de um viandante cuja presença pareceu providencial aos companheiros da Boa Nova. Notando que o desconhecido se abeirava dos circunstantes, Simão Pedro barrou-lhe a frente e interpelou-o: - "Amigo, acaso poderá a sua bondade informar-nos quanto ao exato caminho para Jericó?"

O desconhecido trancou a face que lhe evidenciava o descontentamento e replicou em seguida: - "Quem lhe falou que sou guia de vagabundos? Tenho mais que fazer. Não me arrisco a contato com malfeitores e ladrões. Sigam para onde quiserem..."

Dito isso, afastou-se, estugando o passo e Pedro, desapontado, dirigiu-se a Jesus, comentando: - "Mestre, viu só que insolência? Não é justo suportar desaforos! Decerto que o Céu castigará esse brutamontes, impondo-lhe a punição que faz por merecer..."

O Cristo ouviu, apreensivo, e ponderou: - "Pedro, não julgue ninguém sem o conhecimento preciso... Quem será esse homem? Talvez seja um doente ou um desesperado...".

A expectativa reapossava-se dos apóstolos, quando surgiu, à frente deles, bela jovem carregando um cântaro de água na cabeça. Simão Pedro adiantou-se, interpelou-a repetindo a petição que fizera ao viandante agressivo e exasperado.

- "O melhor caminho para Jericó?" – indagou a moça sorrindo. De imediato, depôs no chão o vaso que trazia e passou a explicar com gentileza de que modo atingiriam a cidade sem obstáculos maiores. Além disso, encorajou os apóstolos à caminhada, com expressões de encantador otimismo.

Terminado o diálogo, ei-la retomando o vaso transbordante de água límpida, seguindo estrada afora...

Simão Pedro aconchegou-se a Jesus e lhe falou com intimidade. - "Mestre, notou a diferença? O bruto que nos desconsiderou e essa menina generosa se parecem a um animal e a uma flor..."

Ante o Senhor, que se fizera pensativo, Pedro insistiu: - "Senhor, qual será a recompensa que o Céu concederá a essa jovem que nos prestou um serviço tão grande?"

Jesus sorriu e falou ao apóstolo em voz alta: - "Sim, Pedro, essa jovem será recompensada; e o prêmio dela será casar-se com o homem brutalizado que passou por aqui, a fim de que consiga educá-lo para Deus e para a vida."

Surpresa geral encerrou o assunto.

É isso aí, meu caro. Se a mulher nos abandonar à própria sorte, negando-se a cumprir a missão que o Céu lhe atribuiu, com certeza, nós todos, os homens vinculados ainda à Terra, estaremos perdidos...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio, Belo Horizonte, MG)

Mulher trabalhando em rede elétrica. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Dia da Mulher

Marcelo Henrique Pereira (*)

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosMH/DIA_DA_MULHER_MH.html

 

Inspirado em uma mobilização de mulheres operárias, que reivindicavam a igualdade de tratamento salarial e de carga horária com os colegas homens, o "dia internacional da mulher" representa, na verdade, todo um processo de conscientização acerca da conquista e manutenção dos direitos humanos básicos, independentemente de sexo.

 

Aliado a outras batalhas e conquistas de nossa civilização, como a abolição da escravidão, a luta contra o racismo e contra os diversos preconceitos, significa o sinal evidente de que a Humanidade rompe, aos poucos, com sua condição de indigência social e propugna pelo estágio de Justiça Social.

 

Em termos específicos, a homenagem encampa a discussão acerca do papel e da dignidade da mulher, afim de que se possa tomar consciência sobre o valor da pessoa, percebendo o seu papel na Sociedade, para, ativamente, contestar e rever barreiras e limitações impostas à mulher, em diferentes cenários.

 

Historicamente, as mulheres conquistaram direitos inalienáveis como a educação, acesso ao emprego e participação na vida política.  Daí derivou o alcance do princípio da "igualdade de todos perante a lei", sem distinção de qualquer forma ou motivo.

 

Comemorado desde 1975 pelas Nações Unidas, não se trata, amiúde, de uma luta do passado.  Pelo contrário, há que se primar pela conquista de direitos sobretudo em boa parte da África e Ásia, onde as mulheres ainda compõem os três quartos de uma população analfabeta.  Isto sem falar, mesmo em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, na vigilância constante (e no combate) à violência contra a mulher, mormente no âmbito familiar.  Neste sentido, grande parte dos compromissos firmados num longínquo 1979, por meio da Convenção para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Mulheres, como a adoção de medidas para a eliminação da prostituição feminina, o fomento às oportunidades de emprego idênticas e à livre escolha da profissão e, ainda, a garantia dos mesmos direitos e responsabilidades em matéria de casamento e relações familiares, ainda permanece como perspectiva, carecendo de todos os organismos sociais, mormente os de alcance jurídico, vigilância e atuação constantes, para o alcance de seu desiderato.

 

Nesta verdadeira Agenda, podem estar previstas as lutas na direção da garantia do pleno emprego e a abolição das relações precárias de trabalho, o estabelecimento de um digno e justo salário-mínimo, da efetiva reforma agrária, com o acesso da mulher à terra produtiva, da concessão de auxílio-maternidade para as mulheres desempregadas, bem como da instituição de políticas públicas reais para as mulheres, sem falar do direito à livre orientação sexual e, sobretudo, da garantia de que os meios de comunicação sejam realmente democráticos e éticos, sem mensagens apelativas à violência, à discriminação, ao consumismo exacerbado e à vulgarização dos corpos femininos.

 

Que este dia, assim, possa ser de vigília e discussão séria e especializada, tanto para a ampliação das conquistas de nossa comunidade, como para a busca e o efetivo alcance de tais quesitos, entre povos que ainda não despertaram para tal realidade.


(*) Assessor Administrativo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), Assistente da Vice-Presidência de Cultura e Ciência da Federação Espírita Catarinense (FEC) e Delegado e Membro do Conselho Executivo da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA).


Estátua “Vitória”.  Escultora Odette Eid. Av. Santos Dumont, São Paulo

 Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Site do SEI – Serviço Espírita de Informações

Oração à Mulher

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/03/homenagem-do-sei-as-mulheres-no-seu-dia.html

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Ponta Grossa, PR

 

07/03/2013

 

Divaldo Franco, como outros conferencistas, realiza atividades em diversas cidades do interior do Estado do Paraná e que fazem parte da XV Conferência Estadual Espírita, uma promoção da Federação Espírita do Paraná, cuja culminância se dará no período de 08 a 10 de março em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Após uma belíssima apresentação do Grupo Vocal Vozes de Francisco, da Sociedade Espírita Francisco de Assis Amparo aos Necessitados, de Ponta Grossa/PR, Divaldo Franco, entusiasticamente, abordou as questões que envolvem os tormentos humanos, a sobrevivência da alma, comprovada através de fatos catalogados desde os mais recuados tempos da história da humanidade, a paranormalidade da criatura humana, com destaque ao encontro transcendental de Jesus com Moisés e Elias, no Monte Tabor.

Destacou que todos devem possuir, ter como meta, encontrar o sentido da vida, um objetivo, um significado para viver, autodescobrindo-se e amando sem condições o seu semelhante.

Com o salão social do Clube Princesa dos Campos, na Rua Cel. Dulcídio, 901 – Centro, completamente lotado, Divaldo cativou a cada um que, havido de bênçãos e de conhecimento, absorvia as informações do lúcido conferencista de Feira de Santana/BA. Finalizada conferência, o expositor foi aplaudido de pé, efusivamente, como preito de gratidão àquele que saindo para semear a palavra do Cristo, jamais se deixou abater ante as misérias e tormentos humanos.

  

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

 

(Informações recebidas em emails de Paulo Salerno e Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Informações do 7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba  

 

Imágenes integradas 1

 

Licda. Jussara Korngold

 
Nos acompañará durante el desarrollo del 7* Congreso Espírita Mundial los días 22, 23 y 24 en la Habana -Cuba

 

El Sábado 23 de Marzo del 2013, dictará la conferencia: VISIÓN ESPÍRITA DE LAS BIENAVENTURANZAS

 


- Jussara Korngold, BS, MBA, es la fundadora y presidenta de Spiritist Alliance for Books (Alianza Espiritista de Libros).
 
- Una de las fundadoras y directoras del Spiritist Group of New York - SGNY (Grupo Espiritista de Nueva York), localizado en Manhattan, New York City.
 
- Escritora y traductora de material en Inglés y libros de Espiritismo desde 1993.
 
- Vice-Presidente del United States Spiritist Council

 

- Directora del TriState Spiritist Federation
 
- Directora del Consejo Espírita Internacional.
 
- Trabaja voluntariamente como ejecutiva principal (CEO) en la oficina de Brazil Child Health (Associação Saúde Criança - Brasil) en Nueva York, desde su inicio el año 2000.

 

 

 

CONFERENCISTAS INVITADOS

 

Imágenes integradas 2

 

 

 

¡PONLE EL CORAZON AL ESPIRITISMO DE CUBA!

 

Con Saludos de afecto,

Imágenes integradas 3

 

redsocial.jpg

twitter.png  http://twitter.com/7cem2013

facebook.jpg   http://www.facebook.com/7cem2013

youtube.png  http://www.youtube.com/7cem2013

 


 yahoo.jpg

Subscribirse: 7cem2013-subscribe@yahoogroups.com

Dirección de correo del grupo: 7cem2013@yahoogroups.com

 

 

         internet.jpg    www.7cem.org

 

email.jpg  [email protected]

7cem2013@gmail.org

 

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

 (Informações recebidas eme mails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação espírita de Dr. Jose Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Domingo: Dra Marlene Nobre e Dannilu na FEESP

São Paulo, SP

 

10 de março – Domingo – 15h00

FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo

Rua Maria Paula, 140 – Bairro Bela Vista – São Paulo, SP

Apresentação Musical: Dannilu

Palestrante: Dra. Marlene Nobre

site de dannilu:

http://www.dannilu.com.br

 

(Informação recebidas em emails de Dannilu e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Mednesp 2013

Maceió, AL

 

 

Logo Associação Médico-Espírita do BrasilMEDNESP 2013 – PROGRAMAÇÃO        

                                                                                             Promoção:

https://mednesp2013.amealagoas.com.br/sem-categoria/contato/

 

 

Logo Associação Médico-Espírita de AlagoasRealização:

 

 

Programação

https://mednesp2013.amealagoas.com.br/sem-categoria/contato/                    

29/05

Programação provisória. Aguardem a atualização.

14h - Entrega de Pastas e Crachás

19h - Solenidade de Abertura

20h - Conferência: Jesus, o Terapeuta e a sua Terapêutica. Haroldo Dutra

30/05

Programação provisória. Aguardem a atualização.

TEMA GERAL: DO ALVORECER AO POENTE (DO NASCIMENTO AO TÉRMINO DA VIDA FÍSICA)

PAINEL: O RECOMEÇO, EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA

  1. Da Concepção ao Nascimento - Decio Iandoli Jr.
  2. Da Indiferenciação Psicológica até a Plenitude - uma análise Espírita. Alberto Almeida
  3. Dores e Alegrias no Recomeço: Psicologia Fetal, Más Formações Congênitas - Marlene Nobre

PAINEL: ENTRE AS ANGÚSTIAS DO PASSADO E AS ESPERANÇAS DO FUTURO

  1. Adolescência: Uma travessia cada vez mais difícil, Rossandro
  2. Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente: Uma Perspectiva Espírita, Cesar Geremia
  3. Fisiologia da Mediunidade na Infância e Adolescência, Fernando de Souza

PAINEL: EM BUSCA DA SEXUALIDADE RESPONSÁVEL

  1. Homossexualidade na Infância e Juventude, Andrei Moreira
  2. Pedofilia e Abuso Sexual na Infância e Adolescência, Francisco Cajazeiras
  3. Prevenção à Gravidez na Adolescência, Laércio Furlan
  4. Programa de Apoio à Maternidade, Jaime Ferreira Lopes

PAINEL: O ENVELHECIMENTO SADIO E A DEFESA DA VIDA

  1. Comportamentos e Atitudes de Risco à Saúde na Meia-Idade. Ana Catarina Tavares Loureiro
  2. Conectando Ciência e Espiritualidade na Promoção de um Envelhecimento com Qualidade de Vida. Carlos Durgante
  3. Atendendo ao Paciente Grave – Uma visão espírita. José Roberto Pereira dos Santos
  4. O Movimento Médico - Espírita na Luta em Favor da Vida. Ana Paula Vecchi

TEMA GERAL: DA POEIRA DE ESTRELAS AO SER HUMANO CO-CRIADOR

PAINEL: EM BUSCA DO PENSAMENTO CONTÍNUO

  1. Da poeira de Estrelas ao Pensamento Contínuo, Irvenia Luiza de Santis Prada (AME-São Paulo)
  2. Renascer como mecanismo evolutivo das espécies: Um Dom Divino, Suziy Lopes (AME-Cariri)
  3. O Planejamento Inteligente, Eliza Pacheco Cecheti (AME-ABC)

PAINEL: CONSCIÊNCIA NÃO LOCAL: O CÉREBRO QUÂNTICO

  1. Segundo a Física Quântica e a Espiritualidade, Celia Dantas (AME-Goiás)
  2. Segundo as Teorias Físicas recentes e André Luiz, Jorge Cecílio Daher Jr. (AME-Goiás)

PAINEL: INTEGRAÇÃO ESPÍRITO- MENTE- CÉREBRO- CITOPLASMA

  1. Embriologia da Alma, Romário de Araújo Mello
  2. Segredos do Citoplasma, Ligação Perispírito – Corpo, Vicente Pessoa Júnior
  3. Comunicação Mente-Cérebro–Célula à Luz da Biologia Molecular, Carlos Roberto de Oliveira

PAINEL: EM BUSCA DO ARQUÉTIPO DIVINO

  1. André Luiz e a glândula pineal. Mario Peres
  2. O Papel da Autotranscendência na Evolução Moral e a sua relação com o Córtex Parietal. João Ascenso

FÓRUM DA AME-BRASIL SOBRE HOMEOPATIA E ESPIRITISMO

Coordenação:

Dr. Domingos Vaz do Cabo (AME-Carioca)

Dr. Rodrigo Modena Bassi (AME-SP)

PAINEL: TEMAS DIVERSOS EM SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

  1. Os desafios da sexualidade e a evolução do Espírito, Lourdes Lima
  2. Alguns Apontamentos sobre a Epilepsia segundo a ótica da Espiritualidade, Victorio Turconi
  3. Religiosidade como Fator Protetor da Depressão em DPOC, Cristina Alochio
  4. Desafio Contemporâneo da Síndrome Metabólica, Wilson Ayub

OFICINA: EM BUSCA DA AUTOCURA

  1. O Uso da prece pelo profissional e paciente em saúde mental, Jaider Rodrigues de Paulo
  2. O Desenvolvimento das Virtudes e a Química do Bem, Denilson Melo
  3. O Auto-amor como proposta de cura espiritual, Ligia Melo
  4. O Perdão como terapia adjuvante do Câncer, Katia

Término da Oficina: Ensinando a prática da meditação

31/05

Programação provisória. Aguardem a atualização.

TEMA GERAL: SAÚDE UM BEM FUNDAMENTAL EM CONSTRUÇÃO

PAINEL: A SAGA DOS PIONEIROS E A INTEGRAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE À CIÊNCIA

  1. Vivências Passadas em Reconstruções Terapêuticas, Maria Julia de Moraes Prieto Peres
  2. Homenagem ao centenário de Hernani Guimarães Andrade: sua Contribuição à Ciência, Ney Prieto Peres
  3. c) Neuroimagem na Espiritualidade e Religiosidade, Julio Peres

 

PAINEL: PSIQUIATRIA E ESPIRITUALIDADE

  1. Depressão e Espiritismo, uma abordagem biopsicossocial e espiritual, Alejandro Vera
  2. Somatização e pânico, Flavio Braun
  3. Obsessões pelo Prazer: Sergio Lopes

SAÚDE X DOENÇA X ESPIRITUALIDADE

  1. Reencarnação: princípio básico na conceituação de saúde, Tácito Sgorlon
  2. Câncer, Imunidade e Espiritualidade, Luciana de Lima Galvão
  3. Obesidade e seus aspectos espirituais, Marcelo Cury
  4. Perspectivas de integração da espiritualidade em saúde pública, Martinho de Meneses

OFICINA:TRANSTORNOS MENTAIS X OBSESSÕES E TERAPIA COMPLEMENTAR ESPÍRITA

  1. Religiosidade e transformação na contemporaneidade, Gelson Luis Roberto
  2. Modelo de Assistência do Hospital Espírita André Luiz de Belo Horizonte: Carlos Sobreira Maciel
  3. Transtornos dissociativos x Mediunidade: um olhar da psiquiatria e do espiritismo, Leonardo Machado
  4. O Tratamento das Obsessões na Casa Espírita: o cuidado na distinção de Doenças Mentais, Frederico Menezes
  5. A prática da desobsessão. (conduzida pelo presidente da Oficina)

TEMA GERAL: SAÚDE: UM BEM FUNDAMENTAL EM CONSTRUÇÃO

  1. Visão Quântica da Saúde, Rogerio Hypólito Feijó Pereira
  2. Saúde e Doença segundo o paradigma Médico-Espírita, Marcia Colasante
  3. Telômeros, Telomerase: duração da vida, Ney Carter do Carmo Borges

PAINEL: DOR, ENVELHECIMENTO SADIO E SPIRITUALIDADE

  1. Dor Crônica e Espiritualidade, Rodolfo Silva (AME Franca)
  2. Pesquisas científicas, Espiritualidade e Envelhecer: Fabio Nasri
  3. A Espiritualidade no cuidado do idoso: Visão do Geriatra, Clineu Mello Almada Jr

CONSTRUINDO O PARADIGMA MÉDICO-ESPÍRITA

  1. Novo Paradigma para a Medicina no Século XXI - Contribuição da série André Luiz, JHRCarvalho
  2. Ação da Religiosidade/Espiritualidade sobre o mundo celular, Solange Bataglion
  3. Terapias cognitivas, espiritualidade e ampliação da consciência, Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar

PENSAMENTO, CORPOS SUTIS, CURAS ESPIRITUAIS

  1. Teorias modernas sobre o pensamento e suas relações com a literatura espírita, Marcus Vinicius Loures
  2. Dinâmica de interação entre os Corpos sutis – visão da física quântica – relação saúde/doença, Milton César Ferlin Moura
  3. Bases Científicas para as Técnicas de Cura à Distância, Marcelo Saad

SEMINÁRIO: DEPENDÊNCIA QUÍMICA

REUNIÃO DO DEPARTAMENTO DE ACADÊMICOS DA AME-BR.

ASSEMBLEIA GERAL DA AME-BRASIL

01/06

Programação provisória. Aguardem a atualização.

PAINEL: A VISÃO DO SER HUMANO INTEGRAL

  1. Espiritualidade e Doença Cardiovascular: Racionalidade para avaliação do novo paradigma, Álvaro Avezum.
  2. Doença Aterosclerótica: o que existe além dos genes? Ricardo Santos
  3. As emoções e a repercussão no sistema mente- corpo com ênfase nas doenças cardiovasculares, Antônia Marilene da Silva
  4. Transplante Cardíaco e Diagnóstico de Morte Encefálica: Marco Antonio Cardoso dos Santos

 

ESPIRITUALIDADE E TERAPIA COMPLEMENTAR

  1. O Poder da Palavra como instrumento de Cura, Eurico Medeiros Junior
  2. Aspectos Neurofisiológicos no momento da Prece, Alexandre Serafim, professor UNITAU
  3. Visualização terapêutica e meditação conforme as técnicas desenvolvidas por Gerald Epstein e Herbert Benson, Gilson Luis Roberto
  4. Eficácia do tratamento com os Passes, Edson G. Tristão

 

ESPIRITUALIDADE E TERAPIA COMPLEMENTAR

  1. Institutos de Saúde: Assistência-Benemerência e Pesquisa científica das AMEs, Luis Gustavo Mariotti
  2. A Experiência da Capelania no Hospital Unimed em Piracicaba, Alexandre Anéfalos
  3. O Trabalho de Capelania do HC de São Paulo, Elisabeth Nicodemos
  4. O trabalho do médico espírita e a medicina complementar no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer – CAPC, Rosane Gonçalves

 

TEMA CENTRAL: OS DESAFIOS DA PESQUISA CIENTÍFICA

PAINEL: CÉLULAS TRONCO ADULTAS X CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS

Responsáveis: Irvenia Prada e Decio Iandoli Jr.

Pesquisas Com Célula-Tronco Adultas

(Acadêmicos e doutorandos da Faculdade de Veterinária da USP)

Pesquisa de Saúde e Espiritualidade

  1. A influência do passe espírita no crescimento de culturas de bactérias, Giancarlo Lucchetti
  2. Perfil do tratamento espiritual realizado nos centros espíritas da cidade de São Paulo: Interface com o processo saúde e doença, Alessandra L. Granero

MESA REDONDA: ENSINO DO PARADIGMA MÉDICO-ESPÍRITA NA UNIVERSIDADE

  1. Grade curricular: Faculdade de Medicina de Uberaba
  2. Faculdade de Medicina Monteiro Lobato
  3. Faculdade de Medicina do Ceará

A CONSTRUÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE

  1. Pensamento e Vontade: Instrumentos do Espírito para a construção da felicidade", Samira Turconi
  2. Fé, Esperança e Encorajamento, alavancas indispensáveis à Saúde Integral, Taciana Lima
  3. A Prática da Caridade como meio de vencer padrões mentais doentios, Maria Carolina Porto
  4. O Profissional da Saúde e a Construção da Paz, Anahy Fonseca

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

 

 

 

 

 

Logo Associação Médico-Espírita de AlagoasMEDNESP EM MACEIÓ NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI DE 2013

Logo Associação Médico-Espírita do Brasil                                                

 

Alô amigos e amigas,

 

agende-se para um grandioso evento que vai ocorrer em 2013 na vizinha Maceió – um encontro imperdível. Trata-se do MEDNESP – Congresso Médico-Espírita que vai acontecer de 29/05 a 01/06/13 com uma programação fantástica (veja programação).

A AME-SE: Associação Médico-Espírita de Sergipe resolveu formar uma caravana para comparecer em bloco nesse evento. A Propagtur foi contatada e já estamos de posse de um pacote  com todos os detalhes: hospedagem, meio de transporte, locomoção em Maceió (vide no anexo)  com pagamentos facilitados em parcelas, cabível no bolso de todos. Por ser um evento com repercussão nacional e também ocorrendo em feriado (Corpus Christi) a demanda vai ser muito grande, por isso temos que tomar uma decisão com certa brevidade a fim de garantirmos hospedagem e inscrição no evento.

No material que você está recebendo consta uma Carta Convite assinada por Dra. Marlene Nobre, Presidente da Associação Médico-Espírita Brasil; Programação completa do Congresso; Orçamento da Propagtur (pacote). A opção pelo ônibus foi para facilitar os deslocamentos em Maceió (Hotel-Centro de Convenções e em momento de folga uma possível esticada turística, que ninguém é de ferro.  A inscrição para o Congresso tem os seguintes valores: R$100,00 (para sócio da AME) e R$120,00 (para não sócio) até 15/03/13, depois sofre alterações.

Endereços eletrônicos para contato:

[email protected]  e ou/

[email protected]

Estamos aguardando o seu contato imediato

 

Site do Mednesp:  Acesse para conferir e se inscrever:

https://mednesp2013.amealagoas.com.br/sem-categoria/contato/                    

 

 

(Informações recebidas em email de Adriana L [[email protected]])

 

 

 

 

Lar Espírita C. À Luz do Evangelho

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

PALESTRA MENSAL - 2013

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

08/03/13

20h

VALTER AFONSO

IMORTALIDADE

09/03/13

sáb

09h

DANIELA

MORAL ESTRANHA

09/03/13

sáb

15h

DEBORA 

NÃO POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

12/03/13

20h

GLAUCIO CORDEIRO (LEADE)

Segue-me tú ( Convite do Mestre que nos leva a uma profunda reflexão)

 

 

AVISOS

 

Nossa Assistência Social conta com sua colaboração!!!

 

Ainda há tempo de se inscrever em nossos cursos!! Venha estudar conosco!!!

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

 

XXVI Encontro de Evangelizadores

Cruzeiro, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

Bazar Beneficente no Centro Espírita Caminho de Jesus

Araçatuba, SP

 

DIA 09/03/2013  - ÀS 15 HORAS

Rua Marques de Abrantes, 826 - Bairro Boa Vista - 

CEP 16.071-020 . Fone: (018) 3623-4708 - Araçatuba/SP

 

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA

RELAÇÃO DE LIVROS EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO (PREÇO, TÍTULO, AUTOR..)   

 

Compartilhe este e-mail com seus contatos e ajude-nos a Ajudar!

 

Para acessar relação dos Livros, On-line  CLIQUE AQUI

PARA DOAR UM LIVRO, FALE CONOSCO

 

(Informação recebida em email de ENEAS DE SOUZA CORREA [[email protected]])

 

 

 

 

 

VII Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected] ])

 

 

 

 

Palestra com Leila Silva Brandão no CEJEN

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

 

 

 

Composição da diretoria eleita para o triênio 2013/2016

Centro Espírita Allan Kardec. Campinas, SP

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA – TRIÊNIO: 2013 / 2016

Presidente                                          Marinice Ishimaru

Primeiro Vice-Presidente                  Clayton Bianchini Levy

Segundo Vice-Presidente                   Antônio Alberto Pereira

Secretário                                          Gladys Helaine Miranda da Silva

Segundo Secretário                           Maria Aparecida Cavenaghi Mattei

Tesoureiro                                         Paulo Edson Figueiredo Pontes

Segundo Tesoureiro                           Elnio Hertenes Vieira

 

SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA:      

1º - José Hipólito Oliveira

2º - Carlos Eduardo Soriano Valente

3º - Warley Agudo Romão

4º - Rosa Maria Nilson Benatti

 

CONSELHO FISCAL

1º - Alan Hohne Jr

2º - Wagner José Donato

3º - Alcides Bianchi                                                                                     

 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:             

1º - Agnaldo Tozati

2º - Massaru Ushiro

 

 

ÁREAS DOUTRINÁRIAS – Coordenadores:

Estudos e Divulgação Doutrinária                 Therezinha Oliveira

 

Assistência Espiritual                                     Cláudio Roberto da Silva

 

Infância, Mocidade e Família                       Cláudio Antônio de Lima

 

 

ÁREAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Coordenadores:

 Núcleo Alvorada de Cristo                           Ricardo Luiz Elias

                                                                       Tesoureiro: Luiz Felipe Gonçalves Rodrigues

 

 Inst. Pop. Humberto de Campos                  Arleson Praça Fonseca

                                                                       Tesoureiro: Sebastião Damacena Maia

 

 Educandário Eurípedes e                             Osmar da Silveira

 Creche Mãe Luiza                                       Tesoureiro: Ary Fernando de Almeida Prado

 

 Creche Gustavo Marcondes                      Vladmir Quintana Gomes

                                                                       Tesoureiro: Celso Daniel Galvani Jr.

 

 Casa de Apoio à Vida                                    Lígia Giusti Pereira

                                                                       Tesoureiro: Mauro Gibson Pereira

 

ASSESSORIAS:

Jurídica                                                          Jesus Ariel Cones Jr e José Carlos Branco              

Serviço Voluntário                                         Feliciano Campos Ursulino

Patrimônio                                                     José Veríssimo Nery Filho

Arquivo Histórico                                          Maria Joana Tonon

 

 

(Informação recebida em email de henri barreto [[email protected]])

 

Palestra com Miltes Oliveira no Luz e Amor

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

30/03/2013 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "PERDA DE ENTES QUERIDOS"!

PALESTRANTE: MILTES OLIVEIRA

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: GOTAS DE LUZ

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

https://www.facebook.com/emfoco

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras musicadas com cantor/palestrante Allan Vilches

Guaxupé e Guaranésia, MG

ALLAN VILCHES

SÃO PAULO

ALLAN VILCHES.jpg

 

EM GUAXUPÉ

 

DIA 18 DE MARÇO – 2ª FEIRA - ÀS 19H30

CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA

Rua Tiradentes – 620 – Centro

 

EM GUARANÉSIA

 

DIA 19 DE MARÇO - 3ª FEIRA – ÀS 20H00

GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DE LUZ

Rua Marechal Floriano – 248 – Centro

 

ENTRADA FRANCA

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

 

Mês Espírita 2013

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Oficina: Formação de Grupos Mediúnicos

Belém, PA

 

 

(Informação em email de uep.decom [[email protected]])

 

 

 

 

 

Projeto Estudando a Arte Espírita na Casa Espírita

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Informações recebidas em email de PELMAE Projeto de Estudos Lítero Musicais da Arte Espírita [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Jacob Melo

Promissão, SP

 

Palestra com Jacob Melo

Tema: Passes e Magnetismo

14 de Março de 2013 (quinta-feira)

As 19h30

 

Lar da Esperança

Av. Zamenhof - 336 - jardim América - Promissão

Entrada Franca

 

(Informação recebida em emails de Nice Silva [email protected] e de  Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Vídeo de palestra com Célia Diniz

São José do Rio Preto, SP

 

Estimados amigos,

através do link abaixo, poderão assistir a uma palestra que aborda a "perda de entes queridos",

com propriedade da experiência de quem já "perdeu" dois filhos.

Célia Diniz foi uma das mães retratadas no filme "As mães de Chico Xavier".

Sua palestra traz muitas experiências vivenciadas junto ao abnegado Chico.

Abraços fraternos!   

http://youtu.be/KOcIZ0ER4Lc

________________________

Valdir F. Monteiro  e

Iara A. P. Monteiro

São José do Rio Preto-SP

 

 

 

 

Informações da USE Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

 

MEDIUNIDADE E VOCÊ

Intuição - Exerça a faculdade da percepção clara e imediata, mas, para ampliar-lhe a área de ação, procure alimentar bons pensamentos de maneira constante.

Clarividência - Agradeça a possibilidade de ver no Plano Espiritual; no entanto, no esforço do dia-a-dia, detenha-se no lado bom das situações e das pessoas, para que os seus recursos não se comprometam no mal.

Clariaudiência - Regozije-se por escutar os desencarnados; todavia, aprenda a ouvir no cotidiano para construir a felicidade do próximo, defendendo-se contra a queda nas armadilhas da sombra.

Psicofonia - Empreste suas forças para que os Espíritos falem com os homens; contudo, na experiência comum, selecione palavras e maneiras, afim de que o seu verbo não se faça veículo para a influência das trevas.

Psicografia - Escreva com as entidades domiciliadas fora do mundo físico, mas habitue-se a escrever em benefício da paz e da edificação dos semelhantes, impedindo que a sua inteligência se faça canal de perturbação.

Materialização - Dê corpo às formações do plano extrafísico; entretanto, acima de tudo, concretize as boas obras.

Curas - Aplique passes e outros processos curativos, em favor dos enfermos; no entanto, conserve as suas mãos na execução dos deveres e tarefas que o Senhor lhe confiou.

Transportes - Colabore com os seus recursos psíquicos, trazendo através do transporte os objetos sem toque humano, mas carregue a caridade consigo para que ela funcione, onde você estiver.

Premonição - Rejubile-se com a responsabilidade de prever acontecimentos; todavia, busque sentir, pensar e realizar o melhor ao seu alcance, na movimentação de cada dia, para que a sua conversa não se transforme em trombeta de pessimismo e destruição.

Mediunidade em geral - Qualquer mediunidade serve a fim de cooperar no parque de fenômenos para demonstrações da existência do Espírito, mas não se esqueça de que a condução dos valores mediúnicos, para o bem ou para o mal, é assunto que está em você e depende de você em qualquer circunstância e em qualquer lugar.

André Luiz

(Mediunidade e Você - Livro Paz e Renovação - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier) 

Clique nas notícias abaixo para maiores informações ...

 

 FEB - Federação Espírita Brasileira - faz levantamento de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Espiritismo ...

 
Convite para a 2a Reunião de Organização da 42a Feira do Livro - neste sábado, 09/03/2013, as 9h00 no Centro Espírita Seara de Luz - R. Ana Gonçalves da Cunha, 30A

 
Clube do Livro Espírita: Confira os livros do mês de MARÇO aqui!!! 
 
Encontro da 3a Idade na Fraternidade Irmão Rodolfo - de 07 de março a 23 de maio de 2013.

 

DESPERTAR É NECESSÁRIO, AMAR É PRECISO - ciclo de palestras no mês de aniversário da AME!

 

Palestra Aniversário 31 anos CEJEN - Dia 09 de março de 2013

 

Almoço Beneficente em prol do Vó Laura - 10 de março - em Eugênio de Melo, SJC

 

XXIII MÊS ESPÍRITA DA FAMÍLIA, em março - TAUBATÉ

 

PALESTRA - " FORÇAS MENTAIS, PENSO LOGO EXISTO" no dia 22 de março, no CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade

 

SOS NOSSO LAR - Palestra no dia 31 de março, com João Signorelli, em Santo André

 

Churrasco Beneficente em prol da construção da Casa de Repouso Nosso Lar, no dia 07 de abril...

 

Curso de Informática gratuito no CEJEN

 

AGENDA DO GRUPO CASTELÃ EM 2013

 

Centros Espíritas em JACAREÍ e CAÇAPAVA

 

Veja aqui a lista de medicamentos distribuída gratuitamente pelo Governo no "Aqui tem Farmácia Popular"

 

Confira:

 

Matéria sobre mediunidade na revista Época

 

O Movimento Espírita e o Evangelho

 

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected] 


--

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

(Informações recebidas em email de USE de São José dos Campos [email protected]; em nome de; USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

 

 

SEEDE- Almoço da Amizade

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

 

Newsletter Correio Fraterno

 

 

News Correio Fraterno

 

 

| Edição 26 | 07 de Março de 2013 |

 

 

 

 

 

 

 

Especial

 

Entrevista

 

Lançamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

 

 

 


>
Análise - O leitor iniciante sabe discernir o que é um bom livro? Por Marco Milani.

>
Baú de Memórias - Milton Felipeli escreve sobre os ataques da imprensa contra o espiritismo.

>
Ensaio - George De Marco em A dança da ingratidão.

 

 

 

rodape

 

 

 

 

 

Aqueles nossos irmãos

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Nossos corações tomados de sensibilidade pela dor do necessitado põem-se a servir como pede o sentimento.

Por anos passam pelas nossas vidas as mesmas criaturas que buscam sem saber o que, pois que o pão para o corpo é pretexto, muita vez, ou não é só por ele apenas, que se aproximam de nós; observam-nos, estranham nossos modos, simpatizam conosco, passam a confiar, passam a abraçar, as crianças passam a enroscar-se em nossas pernas com seus olhinhos brilhantes e ingênuos como a nos querer dizer: “o que é a vida? O que se exigirá de nós? Papai e mamãe não nos atendem os pedidos, vez outra ganhamos os descartes de outros meninos porque que os pais deles atendem o que eles querem...Você vai me amar? Você vai me proteger?...

Neste contexto nossos corações se contraem em um misto de misericórdia e culpa. O auxílio brota-nos das mãos aguardando que também possam surgir do coração. E com o passar do tempo percebemos que já estamos mais interessados em responder-lhes as perguntinhas, não mais com palavras, mas com carinho, respeito e compreensão, ao que eles, estas alminhas esfoladas, aceitam e passam a confiar.

Muitos dos seus pais e mães também aparecem no nosso caminho. Seguindo o mesmo roteiro, porém, porque necessitam com urgência do recurso material se submetem as nossas disciplinas e se organizam como os indicamos. Formalidades estas que não gostamos quando são utilizadas para conosco, mas que gostamos quando aqueles que nos procuram respeitem. O tempo passa e eles vão e vêm, aparecem e desaparecem, até que um dia, como aconteceu conosco no dia de hoje, ficamos sabendo que um deles, uma mãe extremamente necessitada de tudo quanto é auxílio possível de se compreender, tem a vida encerrada de maneira desrespeitosa, pela opção de viver que ela fez, não cabendo aqui, qualquer julgamento de nossa parte. Sentimos um misto de dor com constrangimento. Teria faltado algo que poderíamos ter dado e não conseguimos? Com certeza, talvez, materialmente falando não, mas espiritualmente sim... Percebemos que não estamos tão disponíveis assim para acompanhar o drama destes corações que nos rogam muito mais do que dinheiro, roupas velhas e comida.

Asseverou Jesus que deveríamos amar como gostaríamos de ser amados. Escreve o espírito Emmanuel que “é preciso renunciar conscientemente a nossa própria emancipação, sustentando-nos no serviço espontâneo em favor dos outros”. Somente assim, na dedicação ampliada, onde o sentimento nobre nos povoe as esperanças, e passemos a servir em sintonia com o pensamento de Deus é que estaremos prontos para dar mais do que damos, desejar o bem e concretizá-lo até o sacrifício se preciso for. Então, estaremos verdadeiramente na condição de sermos chamados honrosamente de Cristãos, filhos de Deus na direção da própria libertação interior, onde as ilusões nos cativam e fazem-nos acreditar que ainda devemos guardar mais tempo para nós do já possuímos.

O amor é assim, jamais solicita antes de dar. Na dor que a oportunidade nos reserva neste momento, desejamos que o Senhor ampare aqueles que assim partem, para que de nossa vez, possamos melhorar nosso amparo e atenção aos convites do divino amigo, que seguiu fazendo o bem, e nos convidou estar ao lado do semelhante para prosseguir servindo até o momento do retorno a pátria real, onde todos nos encontraremos; ali, as diferenças e indiferenças terão espaço em nossas meditações mais dolorosas ou felizes.

A ALMA QUE PARTE NA DOR É INDICAÇÃO PARA QUEM FICA. Disse o Cristo: “Que veja aquele que possui olhos de ver [...]”.

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP