Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  12 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/12-03-2013.htm

 

 

 

Pecado por pensamentos. Adultério

 

 

     5. Aprendestes que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (S. MATEUS, 5:27 e 28.)

     6. A palavra adultério não deve absolutamente ser entendida aqui no sentido exclusivo da acepção que lhe é própria, porém, num sentido mais geral. Muitas vezes Jesus a empregou por extensão, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau, como, por exemplo, nesta passagem: “Porquanto se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, dentre esta raça adúltera e pecadora, o Filho do homem também se envergonhará dele, quando vier acompanhado dos santos anjos, na glória de seu Pai.”

(S. MARCOS, 8:38.)

     A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.

     7. Esse princípio suscita naturalmente a seguinte questão: Sofrem-se as conseqüências de um pensamento mau, embora nenhum efeito produza? Cumpre se faça aqui uma importante distinção. À medida que avança na vida espiritual, a alma que enveredou pelo mau caminho se esclarece e despoja pouco a pouco de suas imperfeições, conforme a maior ou menor boa vontade que demonstre, em virtude do seu livre-arbítrio. Todo pensamento mau resulta, pois, da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, porque ela o repele com energia. É indício de

esforço por apagar uma mancha. Não cederá, se se apresentar oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.

     Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo. É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse.

     Em resumo, naquele que nem sequer concebe a idéia do mal, já há progresso realizado; naquele a quem essa idéia acode, mas que a repele, há progresso em vias de realizar-se; naquele, finalmente, que pensa no mal e nesse pensamento se compraz, o mal ainda existe na plenitude da sua força. Num, o trabalho está feito; no outro, está por fazer-se. Deus, que é justo, leva em conta todas essas gradações na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. VIII,5 a 7, FEB.Copiado de Febnet. 

 

Cristo e a mulher adúltera

Quadro de Ippolito Scarsella  chamado “Scarsellino”

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. XV Conferência Estadual Espírita de

Curitiba, PR

 

09/03/2013

 

Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/PR – 09/03/13

A XV Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, teve continuidade em 09 de março, com o trabalho desenvolvido por seis conferencistas.

 

Estiveram na tribuna os seguintes expositores e seus respectivos temas:

 

Sandra Della Pola: Luzes do amanhecer;

Haroldo Dutra Dias: A regeneração do mundo;

Suely Caldas Schubert: A nova era e o ser consciencial;

Sandra Borba Pereira: revolucionando a própria alma;

Divaldo Pereira Franco: A psicologia da gratidão; e

Alberto Almeida: A autoestima nos novos tempos.

 

Divaldo Pereira Franco, conferencista da Bahia, desenvolveu o tema Psicologia da Gratidão. O nobre conferencista iniciou sua abordagem projetando imagens da terra onde Jesus nasceu, foi um preito de gratidão a essa região que recebeu o doce Rabi. Faça o bem, mas não espere gratidão, era uma afirmava Confúncio. A gratidão possui um significado transcendental e, segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal da Flórida/EUA, ficou confirmado que é o melhor recurso para se adquirir saúde. A  gratidão, disse o conferencista de feira de Santana/BA, é um sentimento que vai muito além das formas sociais de se agradecer a qualquer gesto.

Ao apresentar narrativas reais do cotidiano de algumas pessoas, Divaldo enriqueceu o tema, facilitando um amplo entendido sobre a gratidão. É essencial que cada um construa seus objetivos psicológicos para a vida, dignificando-a. Ser grato pela honra de existir é reconhecer-se humilde, valorizando a vida. A gratidão, disse, tem a particularidade de se multiplicar, tal qual a ingratidão. O ser grato transforma a vida em um hino de gratidão. No contexto social da existência humana e da interdependência deve-se reconhecer a inestimável colaboração que uns prestam aos outros, portanto são motivos para que se desenvolva o sentimento de gratidão. Essas foram algumas das ideias muito bem trabalhadas pelo lídimo trabalhador do Cristo.

Texto: Paulo Salerno

Abraços;

Jorge Moehlecke

 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

5º. Encontro Espírita sobre Yvonne do Amaral Pereira

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação em email de Divulgação CEIC [mailto:[email protected]]  repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Chico Xavier é foco de homenagens pelo governo de Minas

Uberaba, MG

A cerimônia de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier de 2013, ocorreu no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, na noite do dia 8 de março. A citada Comenda é outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais - que mantém um Comitê da mesma -, e foi entregue pelo próprio Governador Antonio Anastasia, aos agraciados: Antonio Cesar Perri de Carvalho, presidente interino da FEB; Cesar Augusto Vanucci (In memoriam), Grupo Espírita Dias da Cruz (de Caratinga, MG); Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais; Força da Paz do Exército Brasileiro no Haiti; Reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais; Instituições e ONGs ligadas a Direitos Humanos e Hematologia, e escritora de Mariana (MG). Os discursos do Governador de Minas Gerais e do Prefeito de Uberaba destacaram a vida e obra de Chico Xavier, voltado à paz e ao bem, “mineiro do século XX” e, recentemente, votado como o "maior brasileiro de todos os tempos". Na solenidade, o presidente interino da FEB foi recepcionado por dirigentes do Grupo Espírita da Prece, Aliança Municipal Espírita de Uberaba, ex- dirigentes da União Espírita Mineira Marival Veloso de Matos e Adriano Miglio Porto e dirigentes de Lojas Maçônicas da cidade e região. O homenageado estava acompanhado da esposa Célia (e diretora da FEB) e filhos Daniel e Flávio que também visitaram a Casa de Chico Xavier e Livraria, recepcionados por Eurípedes Higino dos Reis e Neusa Aparecida de Assis (Donda), e, o Grupo Espírita da Prece. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br; [email protected]

Comenda Chico Xavier-Homenageados

Comenda Chico Xavier -Governador condecora Perri; Prefeito Uberaba,  Governador de  MG e Perri; Perri entre o Prefeito Uberaba e Grão Mestre Grande Oriente MG; Perri,esposa e filhos.

Comenda Chico Xavier: Perri e o ex-presidente UEM Marival Veloso de Matos; Visita Livraria FCX: César Perri

com esposa e filhos tendo Eurípedes Higino dos Reis no centro; visita ao Grupo Espírita da Prece: Célia e filhos;

 Visita à casa de Chico Xavier: Neusa Aparecida de Assis (Donda), Célia e filhos.

 

 

 

 

Informações da BUSS- British Union of Spiritist Societies

Londres, Reino Unido

 

Com uma audiência repleta na sala de cinema da Queen Mary University em Londres, a BUSS, juntamente com a Queen Mary, Lusophonic Film Club, autorização da DVD Versátil, na pessoa do amigo e sempre colaborador Oceano Vieira de Melo,  mostramos o filme AND LIFE GOES ON - E A VIDA CONTINUA...

 

Em fevereiro de 2012, com uma semana de Mostra de Filme Espírita em Londres, curadoria de Oceano Vieira de Mello/Paulo Rufino, apoio da Universidade Queen Mary na pessoa da professora Else Vieira, tivemos a oportunidade de mostrar diversos filmes e documentários espíritas, com legenda em Inglês. Alguns filmes e documentários foram especialmente preparado com a legenda, para o evento que contou com as duas salas de cinema lotadas, quase todos os dias, dado o interesse que gerou esse evento.

 

Os demais eventos que estão sendo oferecidos pela BUSS em 2013, alguns em conjunto com Grupos Espíritas, levando palestrantes as suas cidades e grupos, faz parte do ano de comemoração dos 30 ANOS DE ESPIRITISMO EM UK que cresce conquistando coração a coração, sem pressa, como ensina nosso Dr Bezerra de Menezes, mas urgente na necessidade de informação consoladora da Doutrina Espírita a todos.

 

Alegria informar a todos que temos estudos somente em Inglês em 12 Associações Espíritas espalhadas no Reino Unido, graças a Deus. Você mesmo Ismael fez palestra dentro do Blue Light Healing Circle, em Kingston, com a grande maioria de ingleses, pois la é grupo formado por Espiritualistas, que manter estudos de Kardec... Uma conquista que não temos palavras de alegria para expressar.

 

A freqüência ainda é pequena dos encarnados que não falam o idioma Português, a média semanal em alguns grupos de maior freqüência chega a 7 / 8  ingleses.  No caso do Grupo Peace, as 4as. feiras pela manhã, já por mais de 4 anos, a freqüência é de maioria de língua inglesa. As vezes somos 3 brasileiros e 8/9 britânicos. o que sempre nos deixa felizes. 

 

Elsa Rossi

BUSS- British Union of Spiritist Societies

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

Christopher Kinghorn, trabalhador voluntario semanal na BUSS e Angela Sanchez, tesoureira da BUSS

Else Vieira e público

Elsa Rossi e público

 

O cartaz em inglês

 

 

 

 

Uma nova casa espírita:  “Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour“. Grão-Ducado de Luxemburgo

 

Que a caridade seja nossa bandeira !

Abrimos novo grupo em Luxemburgo, que teve início no dia 1° de fevereiro deste ano .

Este grupo está nascendo sob a união das trabalhadoras espíritas,

Marcia Alves, Marinela Lopes e Maria Emília Ferreira .

 

O nome:

Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour

130 , Rue Jean François Boch 

L-1244                 Luxembourg

  Grand duché du Luxembourg

 

Nosso estudo da doutrina Espírita é realizado , em francês , nas sextas-feiras ,

de 19:30 às 21 horas .

 

Evangelização Infanto-Juvenil :

Sextas-feiras de 17 à 19 horas

 

* Um grupo de estudos em português pode ser organizado , em

caso de emigrantes lusófonos  que não falem francês.

 

Contatos : Marcia Alves

             ++ (32)476 913 966

                 Marinela Lopes

             ++(352)621 797 001

 

mail:http://[email protected]

 

Esperamos sinceramente contribuir para a divulgação do Espiritismo , assim que como o lenitivo de tantas almas

despertando para o alvorecer da nova era .

 

Um grande abraço fraterno,

 

Marcia Alves

 

(Com informação em email de alves marcia <[email protected]>) 

 

 

 

 

Seminário com Wilson Garcia: Médiuns e Mediunidade

Moreno, PE

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamento com palestra por Lucia Cominatto

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Lucia Cominatto)

 

 

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no GELC

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de angela bianco [[email protected]])

 

 

 

Palestra vai abordar A Existência de Deus

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 15 de Março de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema A EXISTÊNCIA DE DEUS

Um dos pilares da Doutrina Espírita é a existência de Deus, mas isso não será um dogma? O que é Deus para os espíritas? Conseguem provar que Deus existe? Será apresentada a visão espírita sobre o tema.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

 

 

Convite e programação do Encontro Acadêmico de Psicologia

Guatemala

 

 

Invitación para asistir a este evento académico, que se realizará el

lunes 18 de marzo de 2013, de 16:00 a 19:30 horas, 

A beneficio del grupo de Damas Heliosóphicas de Guatemala, Rogelia de
Bravo (una parte de lo recaudado será donado para sus obras).


Mucho agradecería que lo divulgara entre sus contactos



Programa:
De 16:00 a 16:30  Inscripción y socialización
De 16:30 a 17:30  Los valores y la espiritualidad en terapia. Licda.
Sussette De León, Magíster en Educación en Valores.
De 17:30 a 18:00  Café y música en vivo
De 18:00 a 19:30  Actualización en Psicología Médica de la Salud. Dr.
Otto Dany León Olivia, Médico Psiquiatra.
Lugar del evento puedes verlo en el afiche adjunto

 -- 

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad

 
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

Boleta de Inscripción:

 

1.      Nombre del Curso:  Seminario “Avances en Psicología Médica y de la Salud”

 

2.      Nombre del participante:

 

3.      País donde nació:

Nacionalidad:

4.      Profesión: Estudiante

·         Título de Licenciatura:

Universidad:

·         Título de Maestría:

Universidad:

·         Título de Doctorado:

Universidad:

 

5.      Carrera que estudia:

Universidad:

 

6.      Si es profesor universitario:

·         Cursos que imparte:

Universidad:

·         Cursos que imparte:

Universidad:

 

7.      Correo electrónico 1 (necesario):

Correo electrónico 2:

Teléfono: (optativo)

 

8.      ¿Cómo se enteró del curso?

Si es invitado, nombre de quien lo invitó:

 

9.      ¿Es primer curso que estudia con nosotros?      

Otros temas de su interés:

 

10.  Número de la boleta bancaria:

Fecha de inscripción:

Cantidad depositada:

Nombre de los integrantes del grupo (si fuere el caso):

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

23ª. Jornada Espírita Humberto de Campos

Vitória da Conquista, BA

 

 

 

(Informação recebida em email de UEVC uevc [[email protected]])

 

 

 

Filme E A Vida Continua... será exibido em Lisboa durante

 Festival  de Cinema. Lisboa, Portugal

 

O público português terá a oportunidade de assistir a uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro em 2012, exibido em 120 salas com mais 378 mil ingressos vendidos.  E A Vida Continua..., de Paulo Figueiredo, com Amanda Acosta, Lima Duarte e Luiz Baccelli, será exibido no dia 9 de abril às 21h30 no Cine São Jorge, Av. da Liberdade 175, Lisboa, Portugal, durante o Festin 2013 – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – que acontece de 3 a 10  de abril, na Mostra do Cinema Brasileiro. O evento contará com a presença do produtor do filme, o produtor cultural e pesquisador brasileiro Oceano Vieira de Melo. Durante o Festival, serão exibidos mais de 80 filmes no idioma português entre curta, média e longa-metragem. O Festin 2013 conta com apoio dos ministérios da Cultura do Brasil e de Portugal, da Rede Globo Portugal e outras entidades culturais ligadas ao cinema.

E A Vida Continua... dirigido pelo brasileiro Paulo Figueiredo foi adaptado do livro do espírito André Luiz psicografado pelo médium Chico Xavier e faz  parte da série literária mediúnica A Vida no Mundo Espiritual, ditada entre 1943 e 1968 ao famoso médium espírita mineiro que recentemente foi eleito “o maior brasileiro de todos os tempos”, em programa idealizado pela rede britânica BBC, e apresentado no Brasil pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) do Grupo Silvio Santos.

O cinema São Jorge em Lisboa está situado no centro da cidade sendo considerado o mais emblemático dos cinemas da capital portuguesa. Inaugurado em 1950, no auge dos grande filmes europeus e americanos, seu projeto foi assinado pelo renomado Fernando Silva, que lhe valeu o Prémio Municipal de Arquitetura.

Polo central da atividade cultural de Lisboa, o Cinema São Jorge até hoje, faz programação cinematográfica anual eclética, tendo apresentação dos principais festivais de cinema da cidade, para além de inúmeras pré-estreias cinematográficas, concertos de música e espetáculos de teatro.

 

FESTIN 2013 - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

(Mostra do cinema Brasileiro)

DE 3 A 10 DE ABRIL DE 2013

CINE SÃO JORGE

AV. DA LIBERDADE , 175 – LISBOA, PORTUGAL

PREÇO DO INGRESSO: 3 EUROS.

 

Atenciosamente,

Oceano Vieira de Melo

Produtor executivo

http://api.ning.com/files/sOStUTCPGwvqzIHgdVMOgf2Sa4xDnlStfmjOvqLNgnfKC3rMg7-JoqcIjpQlEQKNGoKJdfn0DZVYEIFbo9BJLvpn1IJa2n3T/481674_365946476826030_551327327_n.jpg?width=750

 

(Informação recebida em emails de Oceano Vieira de Melo e de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Palestra com Wellington Balbo no Mês Espírita de

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

III Jornada da AME-ABC

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

X Jornada Espírita de

Camamu, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

1ª. Semana Espírita de

Brumado, BA

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

III Encontro de Médiuns no Colégio Allan Kardec

Sacramento, MG

             

Amigos e companheiros de Seara Espírita.

Estamos convidando-lhes a participar conosco do 3º Encontro de Médiuns, a ser realizado nos dias vinte e três (23) e vinte quatro (24) de março 2013, no Colégio Allan Kardec. O Encontro contará com a presença de até 100 participantes que traz compromisso com o trabalho mediúnico. Serão destinadas até 5 vagas para a Casa Espírita que desenvolve a metodologia da Evangelização de Espíritos.

- Início das atividades 8h30m no sábado, o encerramento acontecerá no domingo às 12:00 horas.

                          - Serviremos almoço na Cantina do Lar pelo valor de R$ 18,00

- O evento acontecerá no Colégio Allan Kardec.

Não poderemos receber CRIANÇAS.

            Para efeito de cadastramento, favor nos informar Nome Completo, email e Telefone(s) Fixo/Celular de cada participante, bem como nome da Casa Espírita até no máximo dia 19 de março 2013 através do email  [email protected] .

 

Atenciosamente,

A Comissão Organizadora

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

Busto de Euripedes Barsanulfo no

Colégio Allan Kardec, em Sacramento, MG.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

2º. Consedi- Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Divinópolis, MG

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

Grupo Vocal Vinha de Luz no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

Terça-feira, dia 12 de março, as 19h30, vamos receber mais uma vez com muita alegria o Grupo Vocal "Vinha de Luz", nossos amigos nos apresentarão a palestra musicada "Quem realmente sou". Programe-se e venha juntar-se a

nós e prestigiar!

 

(Informações em email de Rosana Miranda)

 

 

 

 

Conferência: Crianças com necessidades especiais de visão

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

VI Jornada Espírita de

Maragojipe, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Nova turma para o curso de Pós em Saúde e Espiritualidade

Porto Alegre, RS

A medicina vem aprofundando seu estudo referente à importância da espiritualidade para a saúde humana. Isso se reflete no aumento significativo de pesquisas e publicações sobre o assunto, assim como o surgimento de disciplinas dentro das Universidades para aprofundar esses conhecimentos com a proposta de realizar a intersecção entre saúde e espiritualidade.

As pesquisas médicas têm demonstrado que o exercício da espiritualidade tem sido um importante instrumento de apoio para a melhora geral do paciente. Além da melhora clínica e da qualidade de vida dos pacientes, a prática espiritual abrevia o tempo de internação e do uso de medicação, diminuindo o custo do tratamento médico ao paciente e ao sistema de saúde.

Tudo isso tem gerado uma necessidade de se ampliar a discussão nessa área, preparando o profissional da saúde para tratar desses assuntos de forma cuidadosa e qualificada, capacitando-o a realizar pesquisas e de trazer esses conhecimentos para a sua prática profissional. 

 Início:   Abrill de 2013  

 Objetivos:

Desenvolver a noção de multidimensionalidade e interconexão do Ser.
Reconhecer a espiritualidade como sendo algo inerente ao psiquismo humano e da sua importância na saúde física e mental.
Refletir sobre a mudança de paradigma que surge ao se acrescentar a dimensão espiritual na abordagem do paciente.
Estudar as relações entre saúde e religiosidade/espiritualidade.
Proporcionar uma reflexão sobre a religiosidade intrínseca e extrínseca na busca por uma melhora na qualidade de vida e de saúde.
Conhecer o significado do coping religioso e espiritual.
Resignificar a importância de práticas religiosas/espirituais na promoção da saúde física e mental.
Conhecer os mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na crença.
Conhecer as principais linhas de pesquisa sobre Saúde e Espiritualidade.
Refletir sobre novas possibilidades terapêuticas com a inclusão da dimensão espiritual na prática clínica.
Preparar o profissional da saúde para exercício da religiosidade e da espiritualidade na prática clínica.
Refletir sobre questões éticas envolvidas na abordagem médica da espiritualidade/religiosidade dos pacientes.
Articular os principais conceitos em tanatologia na relação Saúde e Espiritualidade.
Suscitar os valores humanos que compõem a Espiritualidade.
Ressaltar a necessidade da compaixão e do amor como base fundamental no cuidado do paciente. 
Demonstrar a importância da espiritualidade para a humanização do atendimento médico-hospitalar.

Dia e horário das aulas: Um final de semana por mês. Sextas das 18hs às 22hs, sábados e domingos das 8h às 12hs e das 13hs às 17hs.

Local: Faculdades Monteiro Lobato – Rua dos Andradas, 1180. Centro, Porto Alegre, RS. 

Disciplinas:
Saúde e Espiritualidade – Aspectos Teóricos e Práticos. 
Introdução à Filosofia da Ciência
Evidências Empíricas da Sobrevivência da Consciência após a morte do corpo
Metodologia de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde
Psicologia e Espiritualidade
Psicologia e Espiritualidade II
O processo de individuação: caminhando entre o viver e o morrer
Estudo Sobre Consciência, Realidade e Destino
Fisiologia Transdimensional
Relação Profissional de Saúde e Paciente
Evolução e Funções do Cérebro de Manifestação da Mente
Espiritualidade no Processo de Envelhecer
Psiquiatria e Espiritualidade
Perspectivas Espirituais na Prática Clínica – Seminários
Práticas Cotidianas e Espiritualidade
Trabalho de Conclusão de Curso. 

Corpo Docente:
Esp.Anahy Fonseca
Esp. Carlos Eduardo Accioly Durgante
Ms. César Geremia
Drº Décio Iandoli Jr
Ms Gelson Luis Roberto
Esp. Gilson Luis Roberto
Drª Irvenia Luiza de Santis Prada
Esp. Marlene Nobre
Esp. Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar
Drº Rogério Severo
Esp. Sérgio Lopes
Drª Tatiane Tourinho

Obs.: O corpo docente poderá sofrer alteração se necessário 

MAIORES INFORMAÇÕES:

http://www.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

  Allan Kardec de A a Z

 

Saudações!

À sua disposição, "Allan Kardec de A a Z - Temário da Obra Kardequiana".

Esse trabalho, com eficiente sistema de busca mais opção de pesquisa em vários idiomas, inclusive o Esperanto, é para facilitar principalmente o expositor espírita a desenvolver qualquer tema sem fugir dos fundamentos da Codificação.

As fontes, abreviadas, citam desde o título da obra até o parágrafo, proporcionando rápida localização do tema.   

É só acessar http://temariokardec.blogspot.com.br/ ou http://sites.google.com/site/temarioallankardec/

Interessando, bom estudo e passe adiante, claro!

Fraternalmente, Evanilde

 

(Informação constante em emails  de Evanilde Rossi Sandrão [mailto:[email protected]] repassado por VPCC-ASSISTENTE [email protected] e por [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]]; de [email protected]; em nome de; Lia Rosa [[email protected]] e visita ao site)

 

 

 

 

Veja álbum de fotos do

jantar dançante beneficente do  Getal. Santos, SP

 

Acesse aqui:

https://plus.google.com/photos/118243878049587031847/albums/5854051304578341505?authkey=CLms6tPFloDQ6wE&banner=pwa

 

 

 

 

 

Vídeo com participação do trabalhador espirita, e poeta, José Ferrite Bravo, desencarnado no dia 18-2-2013. Penápolis, SP 

 

REF: Programa de rádio: A Caminho da Luz

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=xE-NidQFut8

 

 

 

 

 

 

A colaboradora Gislaine no programa Vida Melhor

Rede Vida

 

 

Gislaine é  colaboradora voluntária na edição e envio do Noticias do Movimento Espírita. Reside em Jacareí, SP, onde é funcionária pública. Paralelamente desenvolve o trabalho de Artesanato cuja renda é doada: atualmente para um Asilo e em breve também  para uma entidade que cuida de pacientes com Síndrome de Down. Ela retira o custeio para novos trabalhos e doa todo o resultado liquido. Gislaine já  participou de  programas de TV e revistas que tratam de artesanato e, nesta quarta-feira,  vai participar de programa Vida Melhor na Rede Vida (cartaz acima).   Diz-nos, Gislaine, que participando desses programas pode conseguir alguns patrocinadores que permitam recursos para adquirir os materiais, e, com isso, doar integralmente toda receita do seu trabalho. (Ismael Gobbo)

 

Visite o site da GICA

http://www.artesanatodagica.com.br/

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP