Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira,  14 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/14-03-2013.htm

 

 

 

 

Fazer

 

Nestor João Masotti

Foto Ismael Gobbo

 

 “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”, perguntou o doutor da lei a Jesus, que devolveu a questão indagando: “Que está escrito na lei? Como lês?”. Este, de pronto, esclareceu que a lei determina: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo”. Ouvindo isto, Jesus afirmou: “Respondeste bem; faze isso e viverás”. O diálogo continuou, com o doutor da lei perguntando: “E quem é o meu próximo?”. Jesus, então, narrou a Parábola do Bom Samaritano, a qual levou o doutor da lei a reconhecer que o “próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores” foi “o que usou de misericórdia para com ele”. Concluiu Jesus: “Vai e faze da mesma maneira.”1

Este diálogo do doutor da lei com Jesus, aqui resumido, destaca a importância, em nossas vidas, do verbo fazer, constantemente citado no Evangelho. Em outra parábola,referindo-se aos justos, o Mestre afirma: “[...] todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes”.2

O Evangelho é, para nós, consolação, orientação e bálsamo: demonstra a nossa imortalidade, fortalece a nossa esperança e a nossa fé, mostra-nos o caminho a seguir, desvenda a bondade e a justiça de Deus junto a nós, mas deixa claro, também, que a felicidade e a paz que pretendemos alcançar dependem, fundamentalmente, da nossa vontade e da nossa ação direta na execução da Lei de Amor, que emana de Deus.

Na questão 642 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta: “Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?” E os Espíritos superiores afirmam: “Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem”.3

Diante deste alerta, é importante permanecermos atentos para com as nossas tarefas na Seara Espírita, uma vez que poderemos estar fazendo tão-somente uma pequena parte do bem que temos condições de fazer, sentindo, posteriormente, a falta do que deixamos de fazer.

Tem sido comum, nas reuniões mediúnicas, a manifestação de espíritas desencarnados que muito realizaram aqui na Terra, mas que lamentam não terem feito tudo quanto podiam e deviam. Realmente, muitas vezes estudamos as leis que nos regem,reconhecemos e agradecemos a bondade divina, emocionamo-nos com os ensinos do Evangelho, mas não realizamos, plenamente, toda a cota de bem que poderíamos e deveríamos fazer.

Não é sem razão que o Bom Mestre insiste, no seu Evangelho: “Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”.4

1)       LUCAS, 10:25-37.

2)       KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 129. ed. Rio de Janeiro: FEB. 2009. Cap. 15, item 1.

3)       Idem. O livro dos espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 91. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2008.

4)       JOÃO, 13:17.

(Do Editorial de Reformador, janeiro de 2010)

(Copiado do site
http://www.ceerj.org.br/portal/artigos/66-diversos/1485-fazer-nestor-masotti)

Nestor  João Masotti,  na Avant-premiere do filme Nosso Lar em São Paulo, 2011. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Três Lagoas prestará, em abril,  homenagem

aos 103 anos de nascimento de Francisco Cândido Xavier

Aparecido Augusto de Carvalho

 

O grupo da Fraternidade Espírita José Grosso Maria João de Deus, situado em Três Lagoas (MS), promoverá no dia 12 de abril próximo, às 19 horas,  homenagem aos 103 anos de nascimento de Francisco Cândido Xavier. O convidado é o professor Aparecido Augusto de Carvalho, da cidade de Ilha Solteira (SP).

 O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus está localizado na Rua  Francisco Cândido Xavier, esquina com a Rua Allan Kardec, na vila Haro.

 Haverá sorteio de DVDs e livros psicografados por  Chico Xavier.

 

Mini-biografia do palestrante

Aparecido Augusto de Carvalho

 

Aparecido Augusto de Carvalho nasceu em Bebedouro (SP), em lar espírita, e frequentou a Escola de Evangelização Infantil e a Mocidade Espírita do Centro Espírita Do Calvário ao Céu. Casou-se com Marlene Hernandes Carvalho. O casal tem cinco filhos.

Cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti, em Bebedouro e graduação em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica e  Doutorado na Universidade de São Paulo (USP) -  São Carlos, e o Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez Pós-doutorado em Engenharia Biomédica na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Desde o final de 1980 é professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde é atualmente Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica. É também Secretário da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e membro do Conselho Superior de Engenharia Biomédica da Unicersidade Estadual de Campinas  (UNICAMP).

Frequenta o Centro Espírita Cairbar Schutel, de Ilha Solteira, sendo há vários anos presidente da União das Sociedades Espíritas (USE) Regional de Ilha Solteira.  

 

(Informações recebidas em email de Jornalista Luiz corrêa [[email protected]])

 

 

 

 

VII Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Curso de acolhimento e orientação no Centro Espírita

Leiria, Portugal

 

Com a cooperação da Federação Espírita Brasileira e a Federação Espírita Portuguesa,  realizou-se nos dias 9 e 10  Março corrente, na Associação Espírita de Leiria, o Curso de AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA .

Participaram do curso 100 colaboradores de vários grupos espíritas do país.

Orientado do Hélio Blume e Cirne Ferreira de Araújo abordaram de forma expositiva e também em trabalho de grupo vários temas que muito interessaram a todos os presentes e que visavam a formação e atualização dos trabalhadores espíritas.

As dinâmicas de grupo realizadas tiveram da parte de todos os participantes o maior interesse, além de desenvolverem o trabalho ainda trocaram experiências e deram sugestões sobre as tarefas realizadas, e que motivaram todos para a aplicação das mesmas nas instituições que dirigem ou em que cooperam.

Associação Espirita de Leiria

Maria Isabel Saraiva

 

 

 

 

Lançamento e Autógrafos com Mônica Dabus

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Mês Espírita de

Itapira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edson Villasboas [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com José Francisco de Salles

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

 

Psicografia de Cartas Consoladores com

 Rogério Leite e Marli Mansini. Petrolina, PE

 

Evento: Cartas consoladoras com Rogerio Leite e Marli Mansini

Dia 12 abril 2013 as 19 hs

Local. AME- São Francisco.

av integração sn Petrolina-Pe

Tel 087 30320012 MARA  Informações.

grata

MARA

 

 

(Informação recebida em email de Flavia M [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Américo Sucena

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

Aeroporto Internacional de São Paulo. Guarulhos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Almoço Vegetariano Beneficente

Mauá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Informações diversas sobre o 7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]]; de Regina Moreira [[email protected]])

Havana, Cuba.

Imagem fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Habana_P.jpg

 

Ficheiro:Flag of City of Havana.svg

 

Bandeira de Havana. Cuba

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_City_of_Havana.svg

 

Ficheiro:Flag of Cuba.svg

 

Bandeira de Cuba

Imagem Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Cuba.svg

 

 

 

 

Os Bons Espíritas

 

4. Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.

     Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações não lhes apreendem as conseqüências, nem o alcance moral, ou, se os apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma falta de clareza da Doutrina? Não, pois que ela não contém alegorias nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é da sua essência mesma e é donde lhe vem toda a força, porque a faz ir direito à inteligência. Nada tem de misteriosa e seus iniciados não se acham de posse de qualquer segredo, oculto ao vulgo.

     Será então necessária, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, tanto que há homens de notória capacidade que não a compreendem, ao passo que inteligências vulgares, moços mesmo, apenas saídos da adolescência, lhes apreendem, com admirável precisão, os mais delicados matizes. Provém isso de que a parte por assim dizer material da ciência somente requer olhos que observem, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instrução, porque é peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Espírito encarnado.

     Nalguns, ainda muito tenazes são os laços da matéria para permitirem que o Espírito se desprenda das coisas da Terra; a névoa que os envolve tira-lhes a visão do infinito,  donde resulta não romperem facilmente com os seus pendores, nem com seus hábitos, não percebendo haja qualquer coisa melhor do que aquilo de que são dotados. Têm a crença nos Espíritos como um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendências instintivas. Numa palavra: não divisam mais do que um raio de luz, insuficiente a guiá-los e a lhes facultar uma vigorosa aspiração,  capaz de lhes sobrepujar as inclinações. Atêm-se mais aos fenômenos do que à moral, que se lhes afigura cediça e monótona. Pedem aos Espíritos que incessantemente os iniciem em novos mistérios, sem procurar saber se já se tornaram dignos de penetrar os arcanos do Criador. Esses são os espíritas imperfeitos, alguns dos quais ficam a meio caminho ou se afastam de seus irmãos em crença, porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou então guardam as suas simpatias para os que lhes compartilham das

fraquezas ou das prevenções. Contudo, a aceitação do princípio da doutrina é um primeiro passo que lhes tornará mais fácil o segundo, noutra existência.

     Aquele que pode ser, com razão, qualificado de espírita verdadeiro e sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral. O Espírito, que nele domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que inabalável se lhe torna a fé. Um é qual músico que alguns acordes bastam para comover, ao passo que outro apenas ouve sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. XVII, 4, FEB. Copiado de Febnet)

Adolfo Bezerra de Menezes. Um dos mais respeitados vultos do Espiritismo.

Quadro de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP