Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 27 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/27-03-2013.htm

 

 

 

Causas anteriores das aflições

 

     6. Mas, se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.

     Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos? 

     Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da vida só conheceram sofrimentos? Problemas são esses que ainda nenhuma filosofia pôde resolver, anomalias que nenhuma religião pôde justificar e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, se se verificasse a hipótese de ser criada a alma ao mesmo tempo que o corpo e de estar a sua sorte irrevogavelmente

determinada após a permanência de alguns instantes na Terra. Que fizeram essas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, para se verem, neste mundo, a braços com tantas misérias e para merecerem no futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, visto que não hão podido praticar nem o bem, nem o mal?

     Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente. Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. É uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a justiça de Deus.

     O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às conseqüências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado. O infortúnio que, à primeira vista, parece imerecido tem sua razão de ser, e aquele que se encontra em sofrimento pode sempre dizer: “Perdoa-me, Senhor, porque pequei.”

     7. Os sofrimentos devidos a causas anteriores à existência presente, como os que se originam de culpas atuais, são muitas vezes a conseqüência da falta cometida, isto é, o homem, pela ação de uma rigorosa justiça distributiva, sofre o que fez sofrer aos outros. Se foi duro e desumano, poderá ser a seu turno tratado duramente e com desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer em humilhante condição; se foi avaro, egoísta, ou se fez mau uso de suas riquezas, poderá ver-se privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer pelo procedimento de seus filhos, etc.

     Assim se explicam pela pluralidade das existências e pela destinação da Terra, como mundo expiatório, as anomalias que apresenta a distribuição da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste planeta. Semelhante anomalia, contudo, só existe na aparência, porque considerada tão-só do ponto de vista da vida presente. Aquele que se elevar, pelo pensamento, de maneira a apreender toda uma série de existências, verá que a cada um é atribuída a parte que lhe compete, sem prejuízo da que lhe tocará no mundo dos Espíritos, e verá que a justiça de Deus nunca se interrompe.

     Jamais deve o homem olvidar que se acha num mundo inferior, ao qual somente as suas imperfeições o conservam preso. A cada vicissitude, cumpre-lhe lembrar-se de que, se pertencesse a um mundo mais adiantado, isso não se daria e que só de si depende não voltar a este, trabalhando por se melhorar.

     8. As tribulações podem ser impostas a Espíritos endurecidos, ou extremamente ignorantes, para levá-los a fazer uma escolha com conhecimento de causa. Os Espíritos penitentes, porém, desejosos de reparar o mal que hajam feito e de proceder melhor, esses as escolhem livremente. Tal o caso de um que, havendo desempenhado mal sua tarefa, pede lha deixem recomeçar, para não perder o fruto de seu trabalho. As tribulações, portanto, são, ao mesmo tempo, expiações do passado, que recebe nelas o merecido castigo, e provas com relação ao futuro, que elas preparam. Rendamos graças a Deus, que, em sua bondade, faculta ao homem reparar seus erros e não o condena irrevogavelmente por uma primeira falta.

     9. Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

     Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.

     10. Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico

deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB, Cap. V, 6-10. Copiado de Febnet)

 

Ruínas da antiga Herculano ladeadas pela cidade moderna. Ao fundo o vulcão Vesúvio que soterrou as cidades

de Herculano, Pompéia e Estabia no ano 79 d.C. Foto: Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas sobre a desencarnação do Sr.

Barbacena, MG

Jacinto Bertola

 

Amigos, boa tarde!

Segue comentários sobre a desencarnação de nosso irmão Jacinto Bertola, pelo nosso companheiro Luciano Alencar.

Faço as palavras dele, as minhas: Rogo aos Bons Espíritos luz e paz na nova jornada do senhor Jacinto.

Amplexos a todos!

Nelson Xavier

 

 ******************

 

Estimados Irmãos,

 

Hoje retornou à Pátria Espiritual o nosso amado Jacintho Bertola, que hoje libertou-se do corpo que o serviu por 93 anos aqui na Terra.

 

Ele foi um dos pioneiros do Movimento Espírita de Barbacena e Região, fundador da primeira Aliança Municipal Espírita de Minas Gerais - situada em Barbacena - e, de diversos Centros Espíritas onde colaborou incansavelmente durante mais de 60 anos de profícuo trabalho.

 

Deixou para nós um legado de sabedoria, humildade, perseverança, firmeza, fidelidade e tantas outras virtudes que soube cultivar ao longo desta existência, sob as luzes do Mestre Jesus.

 

Os amigos espirituais desde ontem já nos comunicavam o processo de desenlace, informando que o espírito  Jacintho está acolhido por uma afetuosa equipe espiritual constituída pelos seus familiares e amigos que o antecederam na grande viagem.

 

Ele é um espírito completista: cumpriu sua missão levando até o final a sua tarefa aqui entre nós!

 

Fica explícito o nosso preito de gratidão ao querido amigo, que continuará suas atividades na dimensão espiritual e, em breve estará conosco, fazendo parte do grupo de Espíritos liderados por Eurípedes Barsanulfo, para levar adiante as propostas do Cristo de Deus para a Humanidade.

 

A você Jacintho, nosso imorredouro afeto, agradecimento e vibrações de paz!

 

Luciano Alencar da Cunha

p/ Movimento Espírita de Barbacena

 

 (Informação em email de : luciano  Data: 26/03/2013 11:02:57, repassado por [email protected] em 26/03/2013) 

 

 

 

 

Palestra no Seara do Mestre com Cássio Branco de Araujo

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Programação comemorativa dos 70 anos da A.E. Jesus e a Caridade

Santos, SP

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega

e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

I Congresso Fluminense Jurídico Espírita

Petrópolis, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Curso: Valorização da Vida no CEIC

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Heloisa Pires no C.E. Jesus

Salto, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Sonia [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras públicas no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

ABRIL 2013

 

DIA: 01/04 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: MÁRCIA PEREIRA LOPES.

Cidade: Penápolis – SP.

Tema: “LIVRE”.

 

DIA: 08/04 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANTONIO CARLOS NAVARRO.

Cidade: São José do Rio Preto – SP.

Tema: “OS CINCO ARREPENDIMENTOS”.

 

DIA: 15/04 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ADHEMAR MÓDENA.

Cidade: Penápolis – SP.

Tema: “FALSIDADE”.

 

DIA: 22/04 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JUDITH DOS REIS VIZONI.

Cidade: Penápolis – SP.

Tema: “O SERMÃO DA MONTANHA”.

 

DIA: 29/04 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANDRÉ LUIZ ROSA.

Cidade: Valinhos – SP.

Tema: “NÃO ESPERE MAIS, SEJA FELIZ AGORA”.

(OBS. haverá venda de livros).

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES INICIA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Apoio ao FEMEU

Uberaba, MG

 

APOIO AO XII FEMEU

 

Estimados irmãos,

Que a paz do Divino Mestre Jesus esteja no coração de todos.

 

A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba vem realizando todos os anos com o esforço e contribuição de parceiros e patrocinadores o FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.

 

Neste ano, na XII edição do FEMEU, que pelo quarto ano consecutivo é nacional, estamos adotando inúmeras mudanças para melhorar a qualidade do festival e torná-lo mais conhecido, contribuindo assim para a melhor divulgação da Doutrina Espírita.

 

Para a realização do XII FEMEU teremos como despesas:

·        Confecção de 1.000 cartazes;

·        Despacho dos cartazes para todas as Federações Espíritas (estaduais), FEB e outras entidades espíritas;

·        Aluguel da aparelhagem de som;

·        Construção do site do FEMEU

·        Lanche para os jurados e equipe de trabalho (dia do festival);

·        Pagamento de despesas de frete com envio de livros espíritas da FEB;

·        Materiais diversos na organização e realização do XII FEMEU.

 

Informamos que neste ano, não conseguimos levantar os recursos necessários para a realização do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, e para isso recorremos aos nossos irmãos de ideal espírita, para que nos ajudem com doações de qualquer valor.

 

Aquelas pessoas que puderem e desejarem colaborar com qualquer doação, favor fazê-la na conta da União da Mocidade Espírita de Uberaba, conforme dados bancário abaixo:

Nome: União da Mocidade Espírita de Uberaba

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1534

Operação: 003

Conta Corrente: 863-0

CNPJ: 25.451.717/0001-80

 

Desde já, agradecemos sua atenção e contribuição.

Que Jesus lhe abençoe hoje e sempre.

 

Saudações fraternais.

 

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (34) 9969-7191

 

(Informação em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

Programação do C.E. Casa Branca do Caminho

São Paulo, SP

 

04/04 - Dr. Cid Paroni Filho - Tema: Homeopatia - Medicina Atual - Espiritualidade

 

11/04 - Claudio Muller - Tema: Viver ou Morrer - Manual de Instruções

 

18/04 - Ismael Batista - Tema: Coração Mineiro

 

25/04 - Lúcia de Fátima e os Cantores da Luz Tema: Evangelho Musical

 

 

Agradecendo a atenção que nos for dispensada, aceite um fraternal abraço.

 

Edson

 

Centro Espírita Casa Branca do Caminho

Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, SP

Próximo ao Shopping Anália Franco

 

(Informações recebidas em email de EDSON PINHEIRO DE BRITO [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade

Junqueirópolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras públicas na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

 

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  ABRIL, DE  2013

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

 

02

 

COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

ESE

CAP. XXVIII

 

IVANA NOBRE MÓDENA

09

INTRODUÇÃO.

OBJETIVO DA OBRA

ESE 

 

OFÉLIA G. CANDIL

16

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

ESE

CAP. I

MADERLENE DE ALMEIDA YAMADA

23

PALESTRA DA ESCALA DA USE

LIVRE

ANA LAURA PIRES

30

 

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

ESE

CAP. II

LEILA GUERREIRO ROCHA

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

 

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

 

Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg

No dia 18 de abril de 1857 foi  lançado “O Livro dos Espíritos”, em Paris, França, 

por Allan Kardec, o Codificador  da Doutrina Espírita.

 

 

 

 

Palestras programadas para o NEOVE

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Lançamento: Psicografia e Prova Judicial

 

Olá amigos.

É com muita alegria que venho informar o lançamento de nossa obra Psicografia e Prova Judicial pela editora jurídica Lex Magister. 

O livro Psicografia e Prova Judicial é fruto de pesquisa que resultou na defesa da dissertação de mestrado em “Teoria do Direito e do Estado”, pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem – e tem por escopo abrir reflexões acerca da admissibilidade das mensagens psicografadas como prova no processo.

A obra conta ainda com a psicografia que recebemos de Eurípedes Barsanulfo incentivando o trabalho de pesquisa.

O link para adquirir a obra é:

http://www.multieditoras.com.br/produto.asp?id=1054&site=1

Pedimos, por favor, que nos auxilie na divulgação da obra.

 

Desde já muito obrigada.

Grande abraço,

Michele Ribeiro de Melo

 

 

 

 

 

Jornal Elo Espírita

Macaé, RJ

 

 

(Informação em email de Centro Espírita Vicente de Paulo [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP