Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 29 de março de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/29-03-2013.htm

 

 

 

Gesto de compaixão

 

Momento Espírita

Gesto de compaixão

 

Costuma-se dizer que pimenta nos olhos dos outros é colírio. Expressa-se, dessa forma, esse sentimento bastante comum de não nos importarmos com o sofrimento dos outros.

Afinal, já temos tantos problemas pessoais a serem equacionados, resolvidos, sem procurarmos mais problemas.

Contudo, o Modelo e Guia da Humanidade lecionou a compaixão como regra de conduta. Ele mesmo a demonstrou em vários momentos de Sua vida.

Compadeceu-se da mulher cananita, que lhe suplicava piedade e lhe curou a filha, mergulhada em enfermidade soez.

Adentrando a cidade de Naim, deparando-se com um cortejo fúnebre, condoi-se das lágrimas maternas que choram o filho, sendo levado à sepultura.

E, por verificar que o rapaz se encontrava em estado letárgico, o traz de retorno à vida, devolvendo-o ao colo materno.

Penaliza-se com o paralítico de Cafarnaum, descido pelo telhado, graças aos braços vigorosos dos amigos e lhe devolve os movimentos.

Vai a Gadara e liberta o obsediado, vítima de vários Espíritos que o atormentavam.

Compaixão é a nota constante na vida do Nazareno.

E uma dessas pessoas, verdadeiramente seguidora do Cristo, agiu de forma semelhante, dia desses.

No ônibus urbano, apinhado de pessoas, entrou uma jovem com seu bebê. Gentilmente, lhe foi providenciado lugar ao lado de uma senhora idosa.

Essa, amadurecida na experiência, calejada nas dores, para logo descobriu as lágrimas mal disfarçadas nos olhos da jovem mãe.

Enquanto acalentava seu bebê e delicadamente o alimentava, levava as mãos ao rosto, buscando colher as lágrimas, que teimavam em encher-lhe os olhos.

A senhora ficou a meditar que drama estaria vivendo aquela pessoa: Teria sido abandonada pelo pai da criança? Estaria passando por problemas financeiros?

Teria descoberto alguma doença grave no seu filhinho? Em si mesma?

O que a poderia fazer sofrer assim?

A senhora olhou a criança, tão bonita, aninhada nos braços maternos.

E imaginou quanta dor deveria sufocar o coração daquela mãe.

Teve vontade de abraçar a mãezinha, contudo, como reagiria ela a esse gesto de uma estranha?

Chegado o ponto em que deveria saltar da condução, a senhora se levantou, mas sussurrou ao ouvido da outra:

Minha filha, eu não sei qual a dor que a aflige. Mas, seja o que for, tenha fé em Deus. Ele vela por você e por seu filho.

Confie em Deus. Tudo haverá de se resolver.

A jovem ergueu os olhos e sorriu, agradecendo, de forma tímida.

Um halo de paz envolveu os três.

Com certeza, o problema fosse qual fosse, não ficou equacionado. Contudo, um coração aflito encontrou ressonância em outro coração e mudou a sua forma de pensar.

Teve reavivada sua fé e sua esperança.

E bastaram poucas palavras... Um importar-se com o outro, um breve lembrete.

Pensemos nisso e jamais detenhamos nosso gesto de compaixão ao semelhante.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 27.3.2013.

Pedimos a sua atenção para o fato de o Momento em Casa não ser um serviço diário.
São enviadas, em média, 3 a 4 mensagens no decorrer da semana. As mensagens do Momento
Espírita também estão disponíveis em cd's e livros, em
www.livrariamundoespirita.com.br.

Se não desejar mais receber nossos textos
clique aqui e selecione retirar.

 

Mar da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Moção de repúdio à posição do CFM

 

Dra. Marlene Nobre

 

Em nome da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) expresso a minha indignação e a dos médicos que represento diante do posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) que se manifestou favoravelmente ao aborto até as 12 semanas de gestação, caso a mãe assim o deseje.

Ao contrário do que foi anunciado, o tema não foi amplamente debatido entre os médicos. Em nenhum momento fomos notificados de que o CFM pretendia apresentar tal posicionamento.

É de se ressaltar que no “I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina”, onde foi feita a votação, e mesmo no site da Instituição, não houve anúncio de nenhuma notícia sobre o assunto, apenas foi passada a informação de que haveria uma mesa redonda “Aborto e Desigualdade Social”. Nada mais.

Isso pode se acompanhar e constatar em http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23610:belem-sedia-debates-polemicos-no-i-encontro-nacional-dos-conselhos-de-medicina-2013&catid=3:portal

Conclui-se que não houve transparência do CFM nessa tomada de posição de magna importância para os destinos da nação brasileira, nem tampouco no anúncio da votação e no modo como foi feita. Não se respeitou a tradição médica do nosso país que sempre lutou em defesa da vida. Tudo leva a crer que foi manobra política de uma minoria que não tem representatividade para falar em nome de 400 mil médicos.

A nosso ver, as consciências humanas têm um compromisso fundamental com a verdade, por isso devem mergulhar fundo no estudo do extraordinário fenômeno da vida, em busca do seu real significado, sem aceitar o raciocínio dogmático reducionista, que tenta encarcerá-lo num mero jogo de palavras, ao invés de discutir as inúmeras incógnitas para as quais a ciência materialista não tem respostas.  

Aos menos avisados que, preconceituosamente, procuram desqualificar os nossos argumentos contra o aborto como sendo de mentalidades religiosas, temos a dizer que, embora os consideremos legítimos, podemos até mesmo abdicar deles para demonstrar através de pesquisas científicas, e não de suposições, que a vida não só é um bem indisponível, mas que há vida indisponível no embrião e no feto. 

O pluralismo democrático diz respeito à convivência de opiniões, comportamentos e posições ideológicas distintas no seio de uma comunidade, porém não à prática de delitos em seu nome. Esta é nossa resposta aos que nos dizem que o aborto é um direito da mulher. Não existe engano maior. Tirar a vida de alguém é crime. A mulher, tanto quanto a equipe médica, o Estado, ou o companheiro, não tem esse direito. E o Ordenamento Jurídico Brasileiro reconhece a nossa posição.

O artigo 5º da Constituição Brasileira garante a inviolabilidade do direito à vida, defendendo-o como bem fundamental do ser humano. É certo que o artigo 4º afirma que a personalidade civil do homem começa no nascimento com vida, mas a lei põe a salvo que ela deve ser defendida desde a concepção. (Código Civil, lei federal 3071). E mais, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, celebrada na Costa Rica, em 22 de novembro de 1969, deixou claro, no chamado Pacto de São José da Costa Rica, assinado por inúmeros países, entre os quais o Brasil, que esse direito deve ser protegido, desde o momento da concepção. A Lei Maior de nosso país espelha, portanto, a vocação pacífica do nosso povo, uma vez que este, em sua imensa maioria, já se manifestou contrariamente ao aborto, que é uma das maiores violências que se pode cometer contra o ser humano.

Insistimos que é preciso buscar na Ciência as respostas à pergunta essencial: “Onde começa a vida?”. Embora a ciência não explique como uma célula unidimensional (zigoto) produz um bebê tridimensional, não saiba, portanto, quais os processos que regulam os embriões, ela já nos oferece inúmeros argumentos para sermos contra o aborto. É o que faremos a seguir, daremos em rápidas pinceladas alguns desses argumentos.

 Aprendemos nos melhores tratados de embriologia que a vida é um continuum que vai do zigoto (célula-ovo) ao velho, sem solução de continuidade. Ainda que existam vozes discordantes, este é um forte argumento científico em favor do respeito à vida desde a concepção. Sendo a vida um bem indisponível, atentar-se contra ela, seja em que fase for, é crime. Além disso, sendo possível demonstrar que o embrião tem vida, não haveria heresia maior do que se considerar o aborto um direito da mulher. Cairia, automaticamente, por terra, sua propalada autonomia para decidir quanto à interrupção da gravidez. Nem a gestante e nem ninguém pode decidir quem vive e quem morre.

 Mas esse não é o único argumento da Ciência em defesa da vida. Há muitos mais.

 Embora concordemos com alguns fundamentos da Teoria neodarwinista da evolução das espécies e os adotemos, constatamos que ela tem muitas falhas. A principal delas é ancorar no acaso as explicações da evolução das espécies. O acaso não explica a vida. Dois físicos conceituados, Igor e Grichka Bogdanov, juntamente com matemáticos do CERN, o mais importante Centro de Pesquisas da Europa em Física das Altas energias, demonstraram que é impossível juntar em uma célula, por acaso, as duas mil enzimas de que ela tem necessidade para funcionar. Embora sejam verdadeiras e de fato tenham ocorrido, as mutações e a seleção natural são insuficientes para explicar a evolução das espécies. O acaso, por si só, não tem o poder de organizar e conduzir. A evolução das espécies deu-se de forma ordenada, obedecendo a um projeto altamente inteligente, desde os cristais, as bactérias e amebas até o ser humano. O ser vivo é uma ilha de organização em meio ao caos. Uma célula tem arranjo inteligente das partes. Ela foi planejada. Recentemente, estudos bioquímicos da célula revelaram que há, nela, um arranjo intencional das partes, com indícios claros de que foi planejada. Essas e outras pesquisas científicas tem apontado para a existência de um Planejador Inteligente, o Grande Doador a quem chamamos Deus.   

A ciência diz que a célula-ovo não é um amontoado de células descartáveis. A vida de um novo ser tem início nela e prossegue, sem parar, em um movimento continuo do embrião ao velho, sendo que todo o padrão tetradimensional do novo ser está contido no zigoto.

A célula-ovo tem DNA próprio, fruto da união do gameta masculino com o feminino. Recebe, é obvio, os genes da mãe, mas seu genoma é bem diferente. A mãe hospeda o novo ser, mas o feto não faz parte intrínseca do seu corpo. Para não ser expulso como corpo estranho pelo sistema de defesa do organismo materno o feto produz substâncias que o mantém vivo, durante a gestação, estabelecendo-se um acordo tácito entre hóspede e hospedeira. Prova cabal de que são dois seres distintos.

Estudos realizados desde a década 1970 sobre psiquismo fetal demonstram que a memória está presente, antes da formação do cérebro, desde o início da gestação, e que o embrião é capaz de comandar sua própria mente, adaptar-se e adequar-se a situações novas.

O embrião tem, portanto, vida própria, independente da mãe. De forma alguma, o aborto pode ser considerado um direito da mulher.

 O aborto é uma das formas mais sangrentas de violência, porque o ser em formação não tem como se defender. E a mulher que recebeu do Ser Supremo a missão transcendente de gerar vidas, comumente, não se deixa aprisionar pela visão hedonista que impera no mundo. Sobretudo, quando ela vê as imagens do feto em gestação, quando acompanha os batimentos do coraçãozinho de seu filho a partir das três primeiras semanas. Não, ela não pensa em aborto. O que a gestante precisa é de amparo à maternidade, de esclarecimentos quanto ao uso de métodos anticoncepcionais confiáveis e de vias fáceis de acesso a eles, para que possa planejar sua família.  Uma sociedade organizada, segundo as leis fundamentais da vida obrigatoriamente deve ter o amor na sua base de sustentação. Entre outras ações, tem o dever de cuidar da educação de crianças e jovens, dar todo o apoio à maternidade e à paternidade responsáveis, além de cuidar dos que trabalharam uma vida toda e tem de ser amparados na velhice.

A sociedade que apela para o aborto declara-se falida em suas bases educacionais, porque dá guarida à  violência no que ela tem de pior, que é a pena de morte para inocentes.  Compromete, portanto, o seu projeto mais sagrado que é o da construção da paz.

Espero, caros colegas, que nos unamos para que a nossa nação não tenham falidas as suas bases educacionais. Espero vê-los todos lutando em defesa da vida e da paz.

 

Marlene Nobre

Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil

 

 

(Texto recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Reunião de Fraternidade 2013. União Espírita Macaense

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Informações sobre o 7º. Congresso Espírita Mundial. Havana, Cuba

 

 

7 CONGRESO ESPIRITA MUNDIAL organizado por el Consejo Espirita Internacional CEI realizado el pasado 22, 23 y 24 de marzo estuvo lleno de luz y amor fraterno gracias a la bondad de nuestro Padre celestial, algunas fotos puedes ver en el link:

 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.500927286610763.1073741828.100000804895950&t

 

Y Próximamente no te puedes perder más información sobre las actividades realizadas en este magno evento que marco una enorme relevancia en la historia de La Habana Cuba en la página http://www.cubaespirita.org/

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo



(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

Fotos del 7 CEM -Congreso Espirita Mundial realizado en La habana Cuba compartidas por la Federación Espirita Dios Amor y Caridad de Panamá

 

Quieres ver más fotos del 7 CEM realizado en la Habana Cuba entra a la página de la FEDAC-FRATERNIDAD ESPÍRITA DIOS AMOR Y CARIDAD en facebook, link:

 

 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.494051390668713.1073741829.494026494004536&type=1

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

 

(Informações recebidas eme mails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo <[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Pintura Mediúnica com Maria Gertrudes

Araruama e Cabo Frio, RJ

 

Maria Gertrudes.jpg

MARIA GERTRUDES.

PINTURA MEDIÚNICA.

FUNDAÇÃO JERONIMO MENDONÇA.

ITUIUTABA-MG.

PELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO DOS LAGOS.

 

 

05/04/2013-SEXTA FEIRA-20:00:00H-CENTRO ESPÍRITA ALAN KARDEC DE ARARUAMA.

END:R:ANTONIO GONÇALVES JARDIM,313-B.BOA PERNA.

ARARUAMA-RJ.

 

06/04/2013-SÁBADO-19:00 - CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA E SOUZA, 448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

CABO FRIO-RJ.

 

(Informações recebidas em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] )

 

 

 

 

Palestras programadas para o mês de abril na Casa de Bezerra

Belo Horizonte, MG

 

Caros companheiros,
Paz e bênçãos a todos vocês, que com a dedicação e o carinho de sempre vibram junto aos irmãos da casa de Bezerra.
Desde já somos gratos pela oportunidade do trabalho de divulgação do Evangelho e da Doutrina que exercem junto  a nós.
Enviamos para verificação de vocês a planilha DE PALESTRAS com as datas e os temas propostos para o mês de Abril , cujo tem central é " EVOLUÇÃO DO SER".
Deus abençoe imensamente a cada um de vocês.
Abraços fraternos.
Rita Peixoto

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

 

Palestras musicalizadas com Margarete Áquila na

Região de Guaxupé, MG

 

DIA  08 DE ABRIL  - GUAXUPÉ 
C.E. NOVA ERA – ÀS 19H30
DIA 09 DE ABRIL  -  GUARANÉSIA
C.E.  CAMINHO DE LUZ – ÀS 20H00
DIA 10 DE ABRIL - SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA SOCIEDADE ESPIRITA DE GRAMA – ÀS 20H00
DIA 11 DE ABRIL - TAPIRATIBA
C.E. FRANCISCO DE PAULA VITOR – ÀS 20H00
DIA 12 DE ABRIL – SÃO JOSÉ DO RIO PARDO  - CÂMARA MUNICIPAL  - DIA MUNICIPAL ESPÍRITA
ÁS 20H00
DIA 13 DE ABRIL  - GUAXUPÉ 
 C.E. NOVA ERA  - ÀS  15H00
ENTRADA FRANCA

 

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

 

Palestras programadas com Vinicius Lara e

Richard Simonetti. Araçatuba e região

 

 

(Informações recebidas em emails de USE Intermunicipal de Araçatuba USE Araçatuba [[email protected]] e de Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Programação no Grupo Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Palestras com Dra. Irvenia Prada

Estado do Rio de Janeiro

 

CICLO DE PALESTRAS IRVENIA PRADA.

ASSOCIAÇÃO DE MEDICOS ESPÍRITAS-SP.

PELA PRIMEIA VEZ NA REGIÃO DOS LAGOS.

 

 

12/04/2013-SEXTA FEIRA-20:00H-GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

END: R: MANOEL RIBEIRO, 143-PORTO-S.P. ALDEIA.RJ.

TEMA: HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA MEDIUNIDADE.

 

 

13/04/2013-SÁBADO-20:00H-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END:R: SILVA JARDIM,180-CAMPO REDONDO-S.P. ALDEIA-RJ.

TEMA: A QUESTÃO DA MEDIUNIDADE NOS ANIMAIS.

 

14/04/2013-DOMINGO-09:00H-CENTRO ESPIRITA AMOR E CARIDADE.

END: R: MEIRA JR.,90-BAIRRO UNIÃO-CABO FRIO-RJ.

SEMINÁRIO: A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS.

 

14/04/2013-DOMINGO-18:00H-CENTRO ESPÍRITA TRABLHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA E SOUZA,448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: AS FIGURAS ANIMAIS NO PLANO ESPIRITUAL.A QUESTÃO DA ERRATICIDADE.

 

15/04/2013-SEGUNDA FEIRA-20:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA, 385-P.HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TEMA: A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS.

 

 

INFORMAÇÕES:022 99057829-022 [email protected]


"Deus autorgou aos homens a condição e proteção de nossos irmãos mais novos,os animais."


 

(Informações recebidas em emails  de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras com Plinio Bueno Penteado Jr.

São Paulo, capital, e Guarulhos, SP

 

 

clip_image002

Plinio Bueno Penteado Jr.

Agenda para Abril de 2013

02

3ª feira

20 h

Relacionamentos, Benevolência e Renovação

C. E. Joanna de Angelis

R. São Manoel, 567 – V. Rosália, Guarulhos - SP

Harmonização musical com Andrea Bien

03

4ª feira

20h

O Sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante!

C. E. Josefa Olímpia de Oliveira

R. Dr. Pelágio Marques, 621 – V. Matilde, Capital

Harmonização musical com Pedro Gonzales

04

5ª feira

15h

A Secreta Lei do Retorno

Lar do Amor Cristão

R. 2 de Julho, 384 – Ipiranga, Capital

Harmonização musical com Andrea Bien

07

Domingo

8h30min

Não confundir o Bem com o mal

C. E. Nova Era

R. Martim Francisco, 76/casa 6 - Belém, Capital

09

3ª feira

20h

A Secreta Lei do Retorno

G. E. Abrigo de Luz

R. Eng. Cestari, 666 – V. Invernada, Capital

Harmonização musical com Pedro Gonzales

10

4ª feira

20h

Um só caminho para a caridade

Gr. Assist. Esp. Maria Dolores

R. Ezequiel Ramos, 316 – Moóca, Capital

Harmonização musical com Andrea Bien

17

4ª feira

20h

Misericórdia para com os prisioneiros

A. E. Beneficente Caminho da Verdade

R. Eugênia de Carvalho, 130 – V. Matilde, Capital

Harmonização musical com Paula Zamp

18

5ª feira

20h

O Sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante!

Núcleo de Assistência e Conduta Espírita Rivail

R. Pedro Luis de Souza, 316 – Cid. Líder, Capital

Harmonização musical com Pedro Gonzales

24

4ª feira

20h

Motivos de Resignação

C.E. Caminho de Damasco

R. Moxei, 113 – Lapa de Baixo, Capital

25

5ª feira

20h

A conquista da paz interior

C. E. Fabiano de Cristo

R. Delfino Facchina, 61 – Americanópólis, Capital

28

Domingo

16h

A Secreta Lei do Retorno

C. E. Gustavo de Alencar

R. Arcoverde, 318 – V. Guilhermina, Capital

Harmonização musical com Paula Zamp

 (Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestras com Manolo Quesada

Abril 2013

 

(Informações recebidas em emails de Manolo Quesada; de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Megafeirão do Livro na Creche Amélia Rodrigues

Santo André, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Elaine - Financeiro [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no C.E. Nova Era com Ismael Batista da Silva

Guaxupé, MG

 

PALESTRA ESPÍRITA

 

CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA DE GUAXUPÉ

Rua Tiradentes, 620 – Centro

 

DIA 28 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA - ÀS 20H

 

PALESTRANTE

 

ISMAEL BATISTA

 

TEMA

O EVANGELHO MISERICORDIOSO DE JESUS

 

ENTRADA FRANCA

 

VENHA PARTICIPAR CONOSCO

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Cássia Braguieri no G.E.L.C

São Paulo, SP

 

OBSERVAR O NOVO HORÁRIO

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra musicada com Joyce Fernanda no G.E. Caminho de Luz

Guaranésia, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro: Ave Cristo

Rio de Janeiro, RJ

 

BLOG JORNAL EXTRA

COLUNA: EM NOME DE DEUS

PARA: DENISE / REGINA /

GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 31/03/2013

 

 

AVE CRISTO! OS QUE VÃO VIVER PARA SEMPRE

TE GLORIFICAM E  TE SAÚDAM

 

Agora no teatro você vai ver o que só era possível assistir nos cinemas! “Ave Cristo”, o espetáculo teatral que conduzirá você ao 3º século do Cristianismo, demonstrando o exemplo com que os primeiros cristãos se entregaram ao serviço de Jesus, sustentados por uma fé inquebrantável. Em lances comoventes, a peça apresenta a história de duas almas ligadas por várias existências, na qual sentiremos o quanto foi capaz o amor realizar em suas manifestações de solidariedade, pelo bem das criaturas humanas.

A montagem é baseada no romance “Ave Cristo”, psicografado por Chico Xavier, pelo espírito Emmanuel, publicado pela FEB – Av. Passos, 28. O título foi extraído da saudação gravada nos estandartes que empunhavam, no mundo espiritual, as almas dos mártires do Cristianismo, após os sacrifícios nos circos romanos: “Ave, Cristo! Os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam”, ao contrário da saudação dos gladiadores ao entrarem nas arenas: “Ave César! Os que vão morrer te saúdam e glorificam”.

Todos esses fatos passados na Roma antiga serão encenados com figurino de época, com projeção de cenário virtual da cidade de Roma, das residências, inclusive do circo onde os Cristãos eram sacrificados. Vocês vão se emocionar!

Diante de tudo isso, você não pode deixar de assistir “Ave Cristo”, no Teatro América: Rua Campos Salles, 118 – Tijuca, próximo ao metrô Afonso Pena, todos sábados e domingos do mês de abril, sempre às 19 horas. Parte da renda será destinada ao no Lar Anália Franco, Av. Mal. Rondon, 875 no Rocha, tel 2281-1000, e ao Abrigo Teresa de Jesus, rua Ibituruna, 53, na Tijuca, instituições de amparo a criança, onde os ingressos estão à venda, antecipadamente, e também no Quiosque  de Livros Espíritas do Metrô da Carioca (dentro da estação), tel: 2247-7837. Mais informações: 3137-4261.

A peça é dirigida por Caíque Assunção, que interpreta Taciano. Participo do elenco no papel do Imperador Severo Sétimo, ao lado de Antonio Matos, Márcia Santos, Lia Evangelista, Cenir Lima, Andressa Nunes, Geovani Lima, Arnaldo Cavalcanti, Cléo Assunção, Flávio Couto, J. Varela, e outros atores da Cia Teatral Mensageiros.

 

 

 

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

e-mail: [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Ana  Maria Spranger)

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

O ESPÍRITA NA MULTIDÃO

O espírita cristão, porque busca realmente compreender Jesus e raciocinar no Evangelho, é alguém sob regime de fiscalização permanente. 

Daí procedem as múltiplas contradições nas críticas que recebe.

Habitualmente, se é generoso, a multidão em torno dirá dele: “é perdulário”. Se economiza: “é avarento”. Se mantém a disciplina: “é ditador.” 

Se não observa condições e horário: “é irresponsável”. Se diligencia renovar as normas conhecidas: “é revolucionário”.

Se conserva os padrões de hábito: “é inerte”. Se usa franqueza: “é descaridoso”. Se contemporiza: “é hipócrita”. Se brinca: “é irreverente”. 

Se chora: “é obsesso”. Se comunicativo: “é estouvado”. Se discreto: “é orgulhoso”. Se estuda intensivamente: “é afetado”. Se estuda menos: “é ignorante”. Se colabora com afinco na assistência social: “é santarrão”. Se coopera menos na beneficência de ordem material: “é preguiçoso”. Se revela ardente fervor nas convicções: “é fanático”. Se analisa, como é necessário, as instruções em andamento: “é um céptico”. Se trabalha com grande número de pessoas: “é demagogo”. Se trabalha em ambiente restrito: “é insociável”.

***

Efetivamente, a multidão é nossa família e nada justificaria qualquer propósito de nos distanciarmos dela, a pretexto de superioridade individual. 

Somos claramente chamados a servi-la. Com ela e por ela, é que também nos despojaremos das imperfeições que nos marcam a vida. Ainda assim, conquanto amando-a e abençoando-a, não nos seria lícito esquecer que ela própria, um dia preferiu Barrabás a Jesus, em lamentável engano. 

Atentos a isso, onde estiveres e como estiveres, coloca-te acima das opiniões humanas, e serve a Jesus servindo à multidão, ofertando à seara do bem o que fores e o que tiveres de melhor.

 

Emmanuel

(O Espírita na Multidão - Livro Paz e Renovação - Mensagem de Emmanuel - psicografia de Chico Xavier) 


Clique nas notícias abaixo para maiores informações ...

  

 Preservação da Unidade de Princípios da Doutrina Espírita - 2o item do Plano de Trabalho (2013-2017) da FEB para o Movimento Espírita Brasileiro, construído sob a inspiração de Bezerra de Menezes

UNESP insiste em querer tomar área da Casa de Repouso Nosso Lar e Câmara ameaça revogar Lei que autorizou doação de 347 mil m2 para a mesma no Parque Tecnológico

 

Quer compreender de modo agradável como acontecem obsessões espirituais? O que são resgates? E miasmas? O que influenciam em nossas vidas? Assista a peça "Como Tudo Aconteceu..." no Youtube.

 

Respeitemos a Vida. Aborto, não! Saiba mais sobre esta campanha da FEB - Federação Espírita Brasileira

 

Atenção para as atividades da SEMANA KARDEQUIANA, que começa dia 31/03 no GEFA e se encerra dia 05/04 na OSCL

 

Churrasco Beneficente em prol da construção da Casa de Repouso Nosso Lar, no dia 07 de abril...

 
SOS NOSSO LAR - Palestra no dia 31 de março, com João Signorelli, em Santo André
 
ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL - Dias 06 e 07 de abril de 2013
 
1º. Ciclo de Palestras 2013 / NAMASTÊ - na AME –  em S J Campos: atenção para a alteração na programação!

60º Aniversário - Centro Espírita Dr Ivan de Souza Lopes

 

RESULTADO da 2a Reunião de Organização da 42a Feira do Livro - de 09/03/2013
    
AGENDA DO GRUPO CASTELÃ EM 2013
 
Saiba mais sobre:

Casa de Oração Missionários da Luz - COMLuz

 

Confira:
Rede Mundo Maior de Televisão (SP) - 24hs: http://www.redemundomaior.com.br/

 

A Caminho da Luz (NOVO): Espírito Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier (capítulo 1)

 

Qual o objetivo do Espiritismo?

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para
[email protected]

--
Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

 

Programa na Rádio Fraternidade

Luzes da Luz com Wellerson Santos

 

www.radiofraternidade.com.br

 

 

 

(Informações em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de kaah Silvah [[email protected]])

 

 

 

 

Leia o jornal do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

Motivos de resignação

 

     12. Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.

     Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as

dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranqüilidade no porvir.

     O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma, a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido?

     Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” São ditosos, porque se quitam e porque, depois de se haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora, cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã;  se não for na vida atual, será noutra. Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.

     Ao entrar no mundo dos Espíritos, o homem ainda está como o operário que comparece no dia do pagamento. A uns dirá o Senhor: “Aqui tens a paga dos teus dias de trabalho”;  a outros, aos venturosos da Terra, aos que hajam vivido na ociosidade, que tiverem feito consistir a sua felicidade nas satisfações do amor-próprio e nos gozos mundanos: “Nada vos toca, pois que recebestes na Terra o vosso salário. Ide e recomeçai a tarefa.”

     13. O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende--lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de um próximo futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o fazem avançar. Contrariamente, para aquele que apenas vê a vida corpórea, interminável lhe parece esta, e a dor o oprime com todo o seu peso. Daquela maneira de considerar a vida, resulta ser diminuída a importância das coisas deste mundo, e sentir-se compelido o homem a moderar seus desejos, a contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, a receber atenuada a impressão dos reveses e das decepções que experimente.  Daí tira ele uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo quanto à da alma, ao passo que, com a inveja, o ciúme e a ambição, voluntariamente se condena à tortura e aumenta as misérias e as angústias da sua curta existência.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB, cap. V, 12 e 13.  Copiado de Febnet)

Cemitério em Hitchin, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP