Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 04 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/04-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Reverenciando Kardec

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 07. Página 35.

 

Antes de Kardec, embora não nos faltasse a crença em Jesus, vivíamos na Terra atribulados por flagelos da mente, quais os que expomos:

- o combate recíproco e incessante entre os discípulos do Evangelho;

- o cárcere das interpretações literais;

- o espírito de seita;

- a intransigência delituosa;

- o obsessão sem remédio;

- o anátema nas áreas da filosofia e da ciência;

- o cativeiro aos rituais;

- a dependência quase absoluta dos templos de pedra para as tarefas da edificação íntima;

- a preocupação de hegemonia religiosa;

- a tirania do medo, ante as sombrias perspectivas do além-túmulo;

- o pavor da morte, por suposto fim da vida.

Depois de Kardec, porém, com a fé raciocinada nos ensinamentos de Jesus, o mundo encontra no Espiritismo Evangélico benefícios incalculáveis, como sejam:

- a libertação das consciências;

- a luz para o caminho espiritual;

- a dignificação do serviço ao próximo;

- o discernimento;

- o livre acesso ao estudo da lei de causa e efeito, com a reencarnação explicando as origens do sofrimento e as desigualdades sociais;

- o esclarecimento da mediunidade e a cura dos processos obsessivos;

- a certeza da vida após a morte;

- o intercâmbio com os entes queridos domiciliados no Além;

- a seara da esperança;

- o clima da verdadeira compreensão humana;

- o lar da fraternidade entre todas as criaturas;

- a escola do Conhecimento Superior, desvendando as trilhas da evolução e a multiplicidade das “moradas” nos domínios do Universo.

Jesus - o amor.

Kardec - o raciocínio.

Jesus - o Mestre.

Kardec - o Apóstolo.

Seguir o Cristo de Deus, com a luz que Allan Kardec acende em nossos corações, é a norma renovadora que nos fará alcançar a sublimação do próprio espírito, em louvor da Vida Maior.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cristo e a mulher samaritana. Quadro de Léonard Lagard, séc. XIX.

Igreja de São Boaventura, Lyon, França. Foto Ismael Gobbo

Jesus (Quadro de Maria Tereza Braga) e Allan Kardec.

 

 

 

Homenagem a Wallace Leal  Valentim Rodrigues

Araraquara, SP

 

 

Mocidade Espirita de Araraquara – Uma pagina de saudades com nosso querido Wallace, por Rosinha.

 

http://prototipo.techs.com.br/prefeituraararaquara2012/ImageBank/FCKEditor/image/site_Mostra_Wallace2.jpg

 

        Recuando no tempo (década de 40), recordo-me do Wallace descendo a avenida 15 de novembro, juntamente com Sra. Ninira, sua irmã e mais algumas pessoas.

        A eles juntávamos eu, minha mãe e mais alguns irmãos que vínhamos da Avenida D. Pedro. O destino era, irmos ao Centro Espirita situado mais abaixo naquela avenida. Àquele tempo, os trabalhos mediúnicos eram realizados de portas abertas com acesso a todos que ali quisessem entrar.

        Esse foi o meu 1º contato com o Wallace. Passado algum tempo, a vida encarregava-se de nos afastar, raramente o via pela cidade, embora ouvisse sempre referências elogiosas a seu respeito no campo das realizações culturais e filantrópicas.

        Já em 18/07/1948 quando da instalação do I Congresso de Mocidade Espirita do Brasil no Teatro João Caetano – SP, de Araraquara se fizeram representar Dr. Ayrton de Toledo e Wallace L. Rodrigues, tamanho o seu engajamento no movimento espirita.

        Tornei-me espirita lá pelos idos de 1949, mais precisamente em 10/09 e fui muito bem recebida na recém-nascente Mocidade Espirita.

        Formara-se um grupo de jovens que unidos, definiriam as metas norteadas do movimento espirita em Araraquara nos setores da Evangelização Infantil. Mocidade e Centros Espíritas, igualmente sendo responsáveis pela Fundação da União Municipal Espirita (U.M.E.).

        Embora de formação espirita desde a infância, somente lá pelos anos de 1950, pudemos contar com a presença e participação desse querido companheiro Wallace na Mocidade à qual imprimiu grande dinamismo. Sua interferência, aliada à ajuda e entusiasmo de todos, a Mocidade pode contar com a presença ilustres de alguns cientistas, filósofos, escritores de renomes nacionais e internacionais. Como exemplo citaríamos entre outros, Pietro Ubaldi autor da monumental obra “ A grande síntese” além do jovem e promissor Divaldo Pereira Franco e o deputado Campos Vergal.

        Sua participação na mocidade foi multifacetária, nos campos da cultura, das artes, do lazer e estudos com pesquisa e investigações.

        Em 1951 os jovens reunidos decidiram sobre a importância da criação de um órgão de divulgação de suas atividades e dos postulados da Doutrina Espirita. E foi, portanto lançado um pequeno periódico ao qual deram o nome de Folha Juventina.  No 1º. Numero na capa, logo abaixo, Wallace escreve:

        “Não tenho queda para reportagens. Para crônicas, sim! Acho apaixonante escrever para as gerações que virão. Escrever para homens e mulheres do meu tempo, acontecimentos e iniciativas, experiências a frustrações. Sei que um dia, a coletividade desta “Toca do Sol” será toda espirita. Nesse dia, muitos desejarão saber como cresceu a árvore Evangelho Kardeciana nesta terra. “A Folha Juventina” contará”. (Palavras proféticas)

        Ficaríamos aqui escrevendo paginas e paginas sobre a importante participação desse querido companheiro de ideal, que fez nascer entre Ele e nós, já amigos, uma grande camaradagem cimentada na amizade verdadeira e respeito.

        Aos domingos costumávamos passar o dia praticamente juntos, desde as reuniões doutrinárias matinais, seguidas de passeios à tarde e culminando nas sessões de cinema.

        Que dias inesquecíveis aqueles! Creio que para nós e para Ele, foi um tempo bastante proveitoso e feliz.

        O meu relacionamento pessoal com Wallace estreitou-se sobremaneira, devido aos constantes conversas, trocas de idéias e impressões, ou talvez por razões que se perdem na esteira do tempo. Por ter Ele um espírito muito investigativo e incomodar-me com aquilo que não suscita respostas às minhas duvidas e curiosidade, assediava o querido amigo Wallace com muitas indagações.

        Certa vez, Wallace disse-me que havia terminado um livro, mas que estava com duvidas quanto ao nome. Pediu-me se eu aceitaria opinar sobre o assunto, o que já fora solicitado a algumas pessoas. Naturalmente aceitei, mas tive que lê-lo. Estava ainda no original, com algumas correções a serem feitas. Os nomes propostos eram: “O que veio por ultimo” ou “Esquina de pedra”.

        O assunto versava sobre o nascimento do cristianismo e posteriormente sua adulteração selada no Concilio de Niceia com a nomenclatura de Catolicismo de caráter mais político que religioso. 

        Como houve consenso nas opiniões solicitadas, sagrou-se o nome “  Esquina de Pedra”.

        Intrigada com a qualidade e diversidade de informações e situações de certos detalhes apresentados no livro, quis saber Dele algumas explicações.

        - Como, onde, quem lhe fornecera tão vasto material Wallace? E Ele responde.

        - Rosinha, eu estava e me sentia lá.

        Posteriormente a publicação do livro, Ele incluiu no final do mesmo, uma nota da qual o ultimo parágrafo passo a transcrever.

        “Este livro, escrito sob forte vibração espiritual foi enriquecido por esses informes (da nota) quando já havia sido terminado. Acreditamos firmemente que todos os acontecimento e personagens presentes são reais e que os acontecimentos foram apenas suavizados, uma vez que nos sentimos dentro das cenas ao escrevê-lo. Varias das personalidades retratadas já foram detectadas por nossa sensibilidade. Todavia, isto não quer dizer absolutamente que A Esquina de Pedra, seja um livro psicografado.

        Ainda nesta semana conversando com Carlos Alberto ex-secretário e amigo do Wallace, para poder escrever esta crônica, não só confirmou a veracidade das minhas informações, como acrescentou que o nosso amigo em comum, assegurava-lhe que tinha a faculdade dos desdobramentos constantes, narrando-lhe sobre algumas vidas que intuíra ter.  Em  relação ao livro “A ESQUINA DE PEDRA , garantiu-lhe ter sido um soldado romano e testemunha das grandes perseguições aos cristãos da época.

        Isto me tranquilizou quanto à autenticidade das minhas afirmativas, já confirmada também por outros amigos que conviveram conosco na Mocidade Espirita.

        Lá pela década de 70, encontramo-nos e numa conversa usual, Ele falou-me que estava esperando umas copias que viriam de Londres e que tratavam das experiências de Sir Willian Crooks, um dos maiores sábios da época sobre materializações.

        - E como você obteve esse material? Perguntei curiosa.

        - Talvez movido por forte interesse pelo assunto, desdobrei-me e fui até Londres constatando que aquele precioso acervo estava à salvo. Respondeu Wallace

        Após a publicação do livro lê-se no prefacio:

        “O trabalho foi árduo. A nosso favor tínhamos apenas as antigas coleções de órgãos espíritas dos arquivos schutelianos, e, inesperadamente, a descoberta de que os bombardeios de Londres não tinham destruído de todo as chapas fotográficas que Mr. Harrison, editor do "The Spirítualist" e o próprio Sir William Crookes haviam batido. Obter cópias foi um trabalho de obstinação.”

        Eu estava no Colégio Progresso fazendo um curso complementar e o professor de Pedagogia pediu-nos um trabalho sobre um pedagogo famoso. Sem duvidas escolhi Pestalozzi, pois não há apenas um simples elo sentimental casual entre este o pedagogo e Kardec, ambos discípulos do mesmo Mestre que a todos nos inspira, Jesus.

        Sabia que o Wallace estava participando de um concurso à nível nacional, sobre esse famoso educador. Solicitei-lhe algumas informações a respeito, e Ele atencioso como sempre, emprestou-me o original do seu trabalho. Até hoje guardo com carinho os apontamentos que completaram satisfatoriamente o meu trabalho e fiquei muito feliz em saber que Ele obteve a consagração com o 1º lugar, merecidamente.

        Curiosa como sou, nesse papo de como, quem, quando, Ele informou-me.

        - Eu me via junto à Pestalozzi às margens do Lago de Genebra, conversando amigavelmente. E dessa forma foram obtidas certas particularidades e informações. ( Ele tinha facilidade no processo de desdobramento como já dissemos anteriormente)

        Outro episodio pitoresco ocorrido que Ele frequentemente nos narrava.

        -Sabe Rosinha, eu me vejo numa bela carruagem onde estão sentados ao meio Napoleão Bonaparte, ladeado por Madame de Stael (romancista e ensaísta francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo francês) e a mulher mais linda da França.

        Empolgado e envaidecido Ele diria:

        - Estou entre uma das maiores inteligência e de mais exuberante beleza da França.

        Ao que eu lhe respondia:

        - Infelizmente não posso dizer o mesmo!

        Notava que Ele sentia um grande prazer ao contar-me esse episodio. São conhecidas as diferenças entre Napoleão e Madame de Stael, daí o sorriso como uma pequena vingança. Isto porque Wallace sentia fortes indícios de ter sido a famosa escritora.

        Passaram-se alguns anos e lá pela década de 80, soube que Wallace se encontrava doente. Naquela época eu era Coordenadora da Mocidade Espirita da Obreiros do Bem. Então preocupada com as condições de sua saúde e igualmente saudosa, achei oportuno levar o presidente da Mocidade o Sr. Braz a conhecê-lo e sugerindo-lhe que pedisse a permissão para uma entrevista a respeito de sua biografia.

        Telefonei-lhe sobre minha intenção, pois Ele já estava restrito quanto às visitas. Felizmente anuiu como sempre fazia quando solicitava-lhe algo. Marcamos dia e hora. Fomos recebidos com cortesia e quanto ao objetivo que ali nos trouxera além da visita, argumentou ser melhor aproveitar aquele encontro com um papo mais agradável e descontraído e que ele mesmo escreveria sua biografia entregando-a assim que tivesse pronta. E assim aconteceu.

        Depois de algum tempo de conversa agradável, Wallace apontou-me um baú num canto, desafiando-me a dizer o que se encontrava lá.

        - Olha Wallace, vindo de você, poderá ser até as Tabuas da Lei! Sorri.

        - Não Rosinha, mas é algo de suma importância. Trata-se de um livro de Mlle Clarie Baumard, cuja tradução e prefacio redigido por Ela demonstrou ser de grande valor histórico. Essa senhora eficiente secretária e também grande amiga de Leon Denis e revela que no decorrer dos anos em que exerceu suas funções junto ao escritor já cego, redigiu um Diário, ao qual não recorreu para a leitura de sua obra. Deixava para os mais capazes e admiradores, trazerem ao mundo, a síntese de sua extraordinária obra e impar personalidade.

        Há dois prefácios no livro: um explicativo do Wallace, mas extenso, fornecendo-nos informações valiosas sobre a vida de homens que preludiaram o advento da 3ª. Revelação. Coloca o Espiritismo num contexto histórico tornando mais compreensível o seu surgimento do Luzeiro prometido pelo Mestre Jesus. O outro prefacio de Sir Arthur Conan Doyle também enaltece a figura desse notável Apostolo.

        Achei o Wallace inconformado pela autora não querer valer-se de seu Diário. Dizia Ele:

        - Em que mãos estariam agora o precioso documento (Diário)?

        Desapontado escreveria ao lado de seu prefacio – “O que o livro de Clarie Naumard não contou....”

        Conhecendo-o bem,  estranhei Ele não ter conseguido localizar o paradeiro de tal preciosidade.

        Estaria o nosso Sherlock Holmes do espiritismo perdendo o faro?

        No dia do lançamento do livro “Leon Denis na intimidade”, realizado na banca espirita que fica em um das praças centrais de Araraquara, eu me ofereci para ir busca-lo de carro, pois suas condições físicas não o permitiam ir à pé. Assim procedi e trazendo-o após o termino com meu exemplar debaixo do braço,  devidamente autografado com dedicatória.

        “Para minha queridíssima Rosinha, com o beijo e o coração “Wallace

        Guardo-o com muito carinho e saudades.

        Finalizando, arrojo-me o direito de tecer algumas impressões a respeito do meu caro amigo Wallace, embora sem as suas condições culturais de pensar e se expressar que tanta admiração causava a todos. Por isso vou me utilizar de outro instrumento, o coração, que através de palavras simples e singelas, chegue até o seu, esse órgão da fé e da esperança e com o qual divisamos os verdadeiros amigos.

        Dando asas à imaginação, como numa comparação analógica, sempre via o Wallace assimilando-se a um pássaro multicor de exuberante e linda plumagem, preso numa gaiola dourada; por vezes feliz e saltitante diante dos olhares maravilhados de sua beleza e maravilhoso canto; outras vezes, entristecido, pois apesar da admiração causada e sabendo-se ser um ornamento raro, sofria com os grilhões da prisão e por atitudes intempestivas de crianças, jovens e até de alguns adultos totalmente distanciados do respeito, da sensibilidade e, sobretudo do amor.

        A dualidade de sentimentos nos surpreende a cada passo. Quando merecer desfrutar a felicidade completa? Nós bem sabemos; quando a conquistarmos e ela exige esforço, luta, desapego, equilíbrio, enfim, evolução espiritual. Mas ainda somos seres humanos fragilizados principalmente nas nossas emoções.

        Ah! Se tivéssemos o condão de perscrutar a alma nos seus escaninhos mais profundos. Quem poderá prever as lagrimas de alguém, mesmo estando em situação privilegiada?

        Maria Dolores, com sua extrema sensibilidade, através da psicografia de Chico Xavier, nos brindou  com uma verdadeira perola de sabedoria – O poema “Erros de Amor” do qual extrai uma estrofe que nos leva à reflexão.

        “Entre o afeto que sonha e o dever que governa,

        Quando conflito surge e quanto anseios vem!

        Quando a dor de ser só escurece o caminho

        Ninguém pode prever as lagrima de alguém...”

 

        O nosso belo pássaro, inconformado com seu destino, debatia-se, machucando as asas nas grades da gaiola na inútil tentativa de quebrá-la. Queria voar, ver o sol frente a frente, contornar as estrelas, sentir mais próximo o suave perfume das flores e o êxtase do amor; desfrutar do direito de não ser caçado, perseguido, aprisionado, discriminado, enfim, viver intensamente a sua sensibilidade.

        A ave mais ferida por expectativas e sonhos, não realizados,  torna-se prisioneiro de si mesmo e contrapondo-se à expressiva contribuição ofertada para a valorização das coisas enriquecedoras, continuou machucando-se, machucando-se sem ter realizado a plenitude de vida almejada.

        Um dia encontraram-no muito ferido e morto.

        Os que passavam diziam:

        - Olhem o pássaro de impar beleza, que tanto enriquecia nossas vidas, que alegria e felicidade ele nos proporcionava. Que grande perda, sentiremos muitas saudades.

        Alguém retrucou – Deus que é  justiça e misericórdia,  não deveria permitir essa morte tão triste! Disse outro:

        - Pois foram exatamente esse tributos Divinos que proporcionara-lhe condições para a devida reabilitação e reduzindo sua liberdade que tantos perigos oportunizam. Deus protegeu-o meu caro, dos outros e dele mesmo. Porventura não somos todos igualmente prisioneiros dos corpos que merecemos? 

        Que você querido amigo Wallace, capte através da acústica do seu sensível espírito, hoje livre, a verdadeira intenção dessa pequena e sincera oferenda, de sua amiga Rosinha.

Rosinha de Toledo

 

 (Texto recebido em email de Sandra  Fiore Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

 

CEA – Homenagem a Allan Kardec

Buenos Aires, Argentina

 

 

Buenos Aires, 3 de octubre de 2013.

Queridos hermanos en el ideal espírita:

Con motivo de cumplirse, en el día de la fecha, el 209º aniversario del natalicio del maestro Allan Kardec, esta Confederación rinde homenaje al preclaro Espíritu que en la Tierra cumplió colmadamente la noble tarea de dar forma a la Tercera Revelación. Meditemos acerca de sus consejos, siempre actuales, transcriptos en el documento adjunto. Saludos fraternales.

--

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
http://www.ceaespiritista.com.ar
Personería Jurídica N° 1464
Entidad de Bien Público N° 3016
Fichero de Cultos N° 2

 

 

 

(Texto recebido em email de Confederacion Espiritista Arg [[email protected]])

 

 

 

 CEA. Conferência com Divaldo Pereira Franco

Buenos Aires, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de Confederacion Espiritista Arg [[email protected]])

 

 

 

4º. Simpósio de Medicina e Espiritualidade de

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

Palestra  Espírita com Samorano Subires

Ivinhema, MS

      

Tema: “Levantar e Seguir”

Data: 16 de Outubro de 2013

Horário: 19 h

Local: Centro de Estudo Espírita Allan Kardec

Rua: José Ramalho, 690.

Ivinhema - MS

 

(Informações recebidas em email de URE- Nova Andradina [[email protected]])

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco em

Campinas, SP

 

 

(Informação em email de ESDE Joanna de Ângelis <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 Dia Municipal do Espiritismo em

Limeira, SP

 

Queridos, muita paz!

Para comemorar o Dia Municipal do Espiritismo, a União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Limeira (USE) vai realizar, no dia 5 de outubro, uma palestra com o orador Alamar Régis Carvalho, de São Paulo (SP).

O evento será realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h30, e vai debater o tema “A importância do Espiritismo nos tempos atuais”.

Em Limeira, o Dia Municipal do Espiritismo é celebrado no dia 3 de outubro. A data foi instituída no calendário municipal, em 2010, graças a um projeto de lei de autoria da saudosa vereadora Elza Sophia Tank Moya.

A palestra é aberta ao público e tem como principal objetivo divulgar a doutrina dos Espíritos e prestar uma homenagem a todos aqueles que contribuíram e ainda contribuem para levar os ensinamentos do mestre Jesus aos quatro cantos do mundo.


  Lúcia Rodrigues
  (19) 3452-9075 / (19) 3443-1269 / (19) 9210-4857
 
email:   [email protected]

 

(Informações recebidas em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Vitor de Sousa na União Espírita Cristã

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em email da USE –Taubaté)

 

 

 

2º. Ciclo de Palestras Espíritas

Garça, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

Mês de Kardec. Outubro/2013

Franca, SP

 

Centenário de Herculano Pires em Franca-SP
No próximo dia 5 de outubro de 2013, na abertura do 39º mês de Kardec, a USE/Franca inicia na cidade, as comemorações do 1º Centenário de J. Herculano Pires: escritor, filósofo e jornalista espírita. Ele nasceu no dia 25 de setembro de 1914, no entanto as comemorações de seu centenário já começaram no país, e por aqui, com a vinda de sua filha Heloísa Pires, estaremos comemorando a efeméride.

 

--

(Informação recebida em email da USE/Franca)

 

 

 

Mês de Allan Kardec- outubro/2013

Jundiaí e Itupeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Ronaldo Oliveiros

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

62ª. Semana Espírita de

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

 

 

 

XXV Jornada de Confraternização Espírita de

Rancharia, SP

 

Palestras em três Centros Espíritas da cidade

 

   *  Dia 5 de outubro, sábado, às 20 horas

       Local:   Centro Espírita “Joana D’Arc”

         Rua Allan Kardec, 828

Oradora: MARIA  SHIRLEY  TIMÓTEO  DO  NASCIMENTO  (Bilac–SP)

Tema: “Como vai você? Jesus preocupado conosco”     

 

  *   Dia 14 de outubro, 2ª feira, às 20 horas

       Local:   Centro Espírita “Joana D’Arc”

                  Rua Allan Kardec, 828

      Orador:   IZAIAS  CLARO (Osvaldo Cruz–SP)

      Tema:    “Em busca do crescimento pessoal”

 

   *  Dia 19 de outubro, sábado, às 20 horas

      Local:   Casa Espírita “Antonio Luiz Sayão”

            Av. Pedro de Toledo, 755

     Orador: SIMÃO DA SILVA BASTOS (Presidente Prudente-SP)

     Tema:  “Mágoa e Ressentimento: Terapia do perdão”

 

  *   Dia 26 de outubro, sábado, às 20 horas

       Local:   Centro Espírita “Allan Kardec”

          Rua dos Operários, 1431

       Orador :  PEDRO DE ALMEIDA LOBO  (Campo Grande–MS)

       Tema:    “Espiritismo: Consolador prometido por   Jesus”

  

       Participe!  Prestigie e divulgue o evento.

          Compareça e leve seus familiares e amigos.

 Promoção e organização:

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Intermunicipal de Rancharia

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

 

XVI Encontro para Estudo da Ciência Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Eliana Catarin; Evelyn Spinola; Vera Filgueira; João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

Penápolis, Birigui, Avanhandava e Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Conferências e palestra com Ercilia Zilli

 

Acessem:

 

Educando espíritos para o Mundo de Regeneração:
http://new.livestream.com/transicaotv/events/2387812

Sexualidade - Homossexualidade: 
http://new.livestream.com/transicaotv/events/2379752

Construindo um casamento saudável:

http://new.livestream.com/transicaotv/events/2155467/videos/25503215?query=ercilia&cat -video –

Confiram o novo site da ABRAPE http://abrape.org.br/ 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita “A Caminho da Luz”

Barbacena, MG

 

Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

1º/10/13 - Terça - 19:30 h - Marcelo, da SELUZ;
08/10/13 - Terça - 19:30 h - Itamar, do GECEJ (G. E. Cristão Evangelho de Jesus);
15/10/13 - Terça - 19:30 h - Ieda, do GECEJ (G. E. Cristão Evangelho de Jesus);
22/10/13 - Terça - 19:30 h - Manoel, do CEDIM (C. E. Divino Mestre);
29/10/13 - Terça - 19:30 h - Marcílio Farah, do GEFE (G. E. Fraternidade dos Essênios);

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 15 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infanto-juvenil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).
 

Quinta-feira - 19:30 horas: EEM - Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

4º. Encontro da Mocidade Espírita Joanna de Angelis

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Unesmar. IX Encontro de Arte “Carlos Frederico Aunrheimer

São Gonçalo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Seminário com Luiz Carlos Formiga  NEU/UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Neste final de semana.  35ª. Feira do Livro Espírita de

Botucatu, SP

 

 

(Informação recebida em email de Presidência USE Botucatu [[email protected]])

 

 

 

Teatro: Encontros Impossíveis com Renato Prieto

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em emails da USE Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

FEESP está na TV Aberta

 

 

Área de Divulgação

 

Caro leitor

“Um Sentido para sua Vida” é o programa da Federação Espírita do Estado de São Paulo na TV Aberta, que tem como objetivo a divulgação dos princípios da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Preparamos para o público um programa de uma hora, todas as sextas feiras das 12h às 13h, a partir de 4 de outubro de 2013.

Todos poderão participar, enviando e-mails com perguntas sobre “O que é o Espiritismo”, um quadro que teremos sempre no programa, para elucidar suas dúvidas sobre a vida espiritual.

Faremos entrevistas com profissionais liberais; como educadores,  juristas, médicos etc. – eminentes espíritas, dispostos a esclarecer a população sobre os temas que têm angustiado a nossa sociedade atual.

Teremos um quadro constante de prestação de serviço assistencial da FEESP, tanto no campo da educação, como na parte espiritual e social, que são oferecidos à população em suas 5 sedes, gratuitamente.

Na Educação, traremos expositores do Ensino que elucidarão os telespectadores sobre assuntos polêmicos.

Na assistência espiritual tiraremos as dúvidas sobre os mais variados tratamentos; como curas, drogas, depressão, suicídio etc.

Na assistência social divulgaremos os cursos profissionalizantes, que são certificados, e a ajuda prestada pela FEESP com creches, asilos,  e às famílias carentes  desde que necessitados de auxílio social.

A pintura mediúnica estará sempre presente através de um médium que iniciará o programa pintando uma tela que no final será exibida ao público.

Traremos também, sempre que possível, depoimentos que enalteçam a fé alicerçada na razão, bem como pequenas histórias infantis que poderão enriquecer a educação de crianças e adolescentes.

Em todos os programas haverá uma mensagem psicografada por um médium.

Esperamos sua audiência e a sua efetiva participação para cumprirmos mais essa tarefa de divulgação do Espiritismo que,  segundo Emmanuel, na psicografia de Chico Xavier:” a maior caridade que se possa praticar através da Doutrina Espírita é a sua própria divulgação”.

Temos um encontro marcado no Canal 9 da NET, ou no 186 da Vivo. Se você não possui nenhuma das duas operadoras, poderá assistir somente no horário  das 12h às 13h, às sextas feiras, através do link: www.tvaberta.tv.br.

 

Participe enviando sua pergunta para:

Email: [email protected]

Telefones: 11 31155544 – ramais 224 ou 203

Portal : www.feesp.org.br

 

Estaremos mais perto de você, a partir dessa conquista.

 

Um grande abraço,

 

Silvia Cristina Puglia

Diretora da Área de Divulgação

 

 

 

 

(Informação recebida em emails de Infancia Mocidade - FEESP [[email protected]]; de  Regina Bachega; de [email protected]; de Magali Bischoff)

 

 

 

Jornal Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Outubro de 2013 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Boletim da FEEGO- Federação Espírita do  Estado de Goiás

Goiânia, GO

 

Acesse aqui:

http://feego.org.br/newsletter/news/2013/10-outubro/Informe-FEEGO-03-10-13/index.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Informe+FEEGO+03%2F10%2F13

 

 

 

 

 

Resenha Espírita on line

 

Acese:

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-95

http://pt.scribd.com/doc/172794561/Resenha-Espirita-on-Line-95

 

 

 

 

Alma em desfile

 

Adelvair David

Jales, SP

 

 

A vida física é uma caminhada temporária no mundo das formas.

Enquanto segue nas terras íntimas ainda não cultivadas, as plantações dos valores bons carecem de semeadura urgente. O mato espesso, os troncos rígidos, os espinhos do cipoal das dificuldades, são enfrentamentos que exigem mudanças comportamentais, quase sempre adiadas.

Neste andar desconfortável, porém cômodo para muitos, segue o homem sem prestar muita atenção na estrada, preocupando-se apenas como irá mostrar-se para o seu semelhante. Um grande número de criaturas vive de aparência, seja financeira, moral, espiritual ou intelectual. Desfilando por entre os seus irmãos carregam a dura e pesada armadura das imagens e conveniências, criadas a fim de serem mostradas nos diversos grupos onde convive.

Ensina-nos o espírito Emmanuel: “é preciso revisar as próprias tendências [...] para que não estejamos tateando na sombra”. A mesma sombra de que falou Carl Gustav Jung, os ambientes escuros da alma, responsáveis pelos tropeços e dissabores enfrentados que se traduzem através dos defeitos que poucos querem pensar a respeito, mas que são respeito, a ternura, a caridade e o verdadeiro amor, um dia será transparente nas almas que desfilam neste mundo, e então teremos a concórdia e a paz reinando em toda a terra.

Pensemos, há muitas providências que necessitamos tomar para tornar mais verdadeira a nossa caminhada, deixando para trás as encenações sem a preocupação com o que os outros vão achar, mas com um único desejo, o de sermos melhores e fazermos o melhor para os nossos irmãos.

DEVEMOS VIVENCIAR PARA COM OS OUTROS PRIMEIRO O BEM QUE BUSCAMOS CONCRETIZAR EM NÓS.constantemente repetidos; manias que se prefere negar, transformando-se em válvulas de escape para as ansiedades e angústias decorrentes da maneira de se pensar, sentir e agir, porém; tudo em completo desalinho com as leis morais ensinadas pelo Cristo no seu abençoado evangelho.

No desfile da vida, todos estão expostos. Ao conviver o homem é notado, observado e analisado pelas muitas mentes nos dois planos da vida, o físico e o transcendente. Cada pessoa apresenta-se com a roupagem espiritual que lhe é própria, ofertando virtudes ou enganos; os humildes são notados por não ferir a suscetibilidade de ninguém, o orgulhoso pela prepotência que lhe marca a face; o homem bom pelas bênçãos que espalha e o maldoso pelo gosto amargo que deixa na alma de quem dele se aproxima.

Trazendo a responsabilidade de se melhorar, o homem faz propostas que deverão ser confirmadas pela moral íntima, nem sempre aquela que todo mundo vê. Os atos mais importantes não possuem testemunhos, são os que acontecem no coração, onde todas as decisões são tomadas, únicas que tem valor para o crescimento ou não do homem.

O bem, o respeito, a ternura, a caridade e o verdadeiro amor, um dia será transparente nas almas que desfilam neste mundo, e então teremos a concórdia e a paz reinando em toda a terra.

Pensemos, há muitas providências que necessitamos tomar para tornar mais verdadeira a nossa caminhada, deixando para trás as encenações sem a preocupação com o que os outros vão achar, mas com um único desejo, o de sermos melhores e fazermos o melhor para os nossos irmãos.

DEVEMOS VIVENCIAR PARA COM OS OUTROS PRIMEIRO O BEM QUE BUSCAMOS CONCRETIZAR EM NÓS.

 

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP