Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 29 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/29-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

28-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/28-10-2013.htm  

26-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/26-10-2013.htm  

25-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/25-10-2013.htm  

24-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/24-10-2013.htm  

23-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/23-10-2013.htm  

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Ao pé da letra, a Bíblia é uma aventura,

que pode levar à loucura

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     A Bíblia tem uma linguagem muito chamada de profética (ameaçadora), e que é uma força de expressão dum momento de eloquência ou de nervosismo do profeta ou dum outro autor sagrado contra os erros do povo. Jesus mesmo teve esses momentos de condenações rigorosas contra a grande hipocrisia dos fariseus e dos vendilhões do Templo.

     Assim, expressões do tipo: “Onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga” (Marcos 9: 44 e 46) são proféticas,  figuradas e não devem ser entendidas literalmente. “Acaso tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu antes que ele se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18: 23). “Eu os remirei do poder do inferno, e os resgatarei da morte: onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não veem em mim arrependimento algum.” (Oseias 13: 14).

     Se a misericórdia de Deus é infinita; se Oseias nos mostra que o inferno será destruído; se Deus quer que todos se salvem (João 6: 39); se eterno (“aionios” em grego), originalmente, significa tempo indeterminado e não sem fim, dependendo do carma de sofrimento ou de felicidade causado pelas más ou boas obras praticadas; se em hebraico, também, o que foi traduzido por eterno é a palavra “ôlam”, cuja raiz é o verbo “alam” (ocultar, que envolve, pois, tempo desconhecido); se o sentido de tempo sem fim seria com os adjetivos “aidios”, em grego, e “sempiternus”, em latim, os quais não aparecem na Bíblia, disso tudo se conclui, com uma clareza meridiana, que o inferno é mesmo temporário, o que é também confirmado ainda por mais estas frases: “Ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo.” (Mateus 5: 26). Ora, pago o último centavo, o espírito não vai pagar mais nada! E “Conhecereis a verdade, e ela vos libertará.” (João 8: 32). Os dois verbos, no futuro, demonstram-nos que o nosso conhecimento da verdade libertadora não é por agora, mas no futuro, isto é, depois de evoluirmos espiritualmente, reencarnando muitas vezes, passando pelo inferno ou o purgatório temporários. E esse tempo futuro não nos faltaria jamais, pois isso seria incompatível e mesmo um absurdo diante da misericórdia infinita de Deus e, também, da nossa condição de espíritos imortais.

       Devemos, pois, ser otimistas com relação às nossas penas causadas pelas nossas faltas, pois colhemos apenas o que plantamos e não mais, já que a cada um será dado de acordo com suas obras. (São Mateus 16: 27; e Apocalipse 22: 12).

     E, consequentemente, tenhamos Deus usando do seu amor infinito e da sua onipotência para abrir-nos as portas dos céus, e não as dos infernos, como muitos, lamentavelmente, pensam, tomando literalmente certas passagens isoladas bíblicas, o que levaria mesmo qualquer cristão estudioso de Deus e da Bíblia à beira da loucura e, no mínimo, à sua descrença nela!

 

Réplica da escultura do Profeta Ezequiel, de Aleijadinho.

Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Reunião do CEI para a Europa

 

A cidade de Stuttgart, na Alemanha, recebeu representantes de treze países do continente e visitantes do Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, para a 14ª. Reunião da Coordenadoria do Conselho Espírita Internacional para a Europa. Durante o evento houve uma reunião administrativa que tratou dos seguintes temas: informações sobre as atividades do CEI (2012/13), desenvolvimento da EDICEI Europe, websites e redes sociais, campanha “Amor à Vida”, Assembléia Geral do CEI, programada para Portugal (2014), informações sobre a preparação do 8° Congresso Espírita Mundial (Portugal, 2016), implementação do Plano de Dinamização das Atividades do CEI, proposta de encontro europeu em língua inglesa em 2014. Como atividades doutrinárias ocorreram palestras por Charles Kempf, na abertura da Reunião, por Elsa Rossi sobre o tema “Amor à Vida”, e, seminário sobre Mediunidade, por Jorge Godinho e Rosenite Alves atuantes, respectivamente, na Suíça e na França. Todas atividades foram realizadas na sede da União Espírita Alemã. A reunião foi dirigida pelo secretário geral do CEI Charles Kempf, contando com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Elsa Rossi, respectivamente, 1º. e 2º. secretários do CEI. Estavam presentes representantes dos seguintes países: Alemanha, áustria, Bélgica, Bielorrússia, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Suíça. Também compareceu a responsável pela Edicei Europe. A próxima reunião da Coordenadoria do CEI-Europa será na Irlanda. O presidente da FEB e 1º. secretário do CEI Antonio Cesar  Perri de Carvalho proferiu palestras pública no mesmo local, na véspera, no dia 24, onde também funciona a Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, e,  no dia 28, será no Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, de Munique. Informações: https://cei.spirite.org/

 

Stuttgart-Sociedade Allan Kardec

Stuttgart- abertura

Stuttgart-Mesa Diretora Reuniao CEI-Europa

Stuttgart-Integrantes Reunião do CEI

Stuttgart-Integrantes Reunião do CEI

César Perri na União Espírita Alemã

Stuttgart, Seminário com Godinho

Stuttgart-Foto geral participantes Reuniao CEI

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco/ Roteiro Portugal – 2013

na cidade de São Brás de Alportel

 

26 de  outubro de 2013

 

No dia 26, à tarde, deslocaram-se  Divaldo Franco e Vitor da cidade Loulé a São Brás de Alportel, também no Algarve, a fim de ser realizado o Mini-seminário no Teatro da cidade, assinalado para as15h com término às 18h30.

O Teatro foi cedido gentilmente pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, que se fez presente, bem como o anterior governante, que tem apoiado a Associação Espírita de São Brás desde a sua inauguração.

Estiveram presentes aproximadamente 220 pessoas e o Evento revestiu-se de muita beleza.

Após anunciar a artista Helena Madeira, o mestre de cerimônias teceu comentários sobre a sua habilidade com a harpa e, ao iniciar-se a apresentação, todos foram tomados de grande júbilo com a execução de lindas peças acompanhadas pelo seu canto sensível e belo.

De imediato foi composta a mesa com as autoridades e o Presidente da Federação Espírita Portuguesa, o nosso Divaldo, que recebeu das mãos do Sr. Presidente da Câmara Municipal um livro com a história da cidade e foi-lhe passada a palavra.

Antes Vitor Féria comentou sobre o júbilo que sentia de ver, na sua cidade natal, a presença da doutrina espírita, desde quando foi fundada a Associação por ele e amigos, pois que o Espiritismo ali existiu no período que se iniciou em 1928, sendo, mais tarde, na década dos anos 50, proibido pela ditadura salarista.

O tema que Divaldo Franco abordou, foi retirado de mais um título de obra ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis Atitudes renovadas, e o nosso irmão explicou o mito de Sísifo, passando a comentar os comportamentos da atual sociedade, seus conflitos e as soluções. Narrou uma experiência transformadora com um jovem educado na Mansão do Caminho, sensibilizando o auditório e concedeu o intervalo.

Logo depois, prosseguiu, narrando fascinante história de obsessão e sua cura mediante as terapias valiosas do Espiritismo, concluindo com uma mensagem profundamente comovedora.

Terminada a atividade, nossos amigos retornaram a Loulé.

  Texto:

  Texto: Delcio Carvalho

  Fotos: Vitor Féria

 

 

 

1º. Movimento “Você e a Paz”

Amparo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Geny Vantini)

 

 

 

Registro. Acesse o site da Rede Amigo Espírita e veja

cobertura da 62ª. Semana Espírita de Santo André, SP

 

Clicar aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/espiritismoemfoco/forum/topics/62a-semana-espirita-de-santo-andre-sp

 

 

 

 

4º. Congresso Espírita Brasileiro em 4 dimensões

Manaus (AM); Campo Grande (MS); João Pessoa (PB) e Vitória (ES)

 

 

 

(Informação recebida em email de José Antonio Luiz Balieiro)

 

 

Informações da Associação de Divulgadores do

Espiritismo do Japão

 

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DO JAPAO               日本から精神主義の出版社協会

 

          

    Abração do Tio Ada.

               

   .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

   Adalberto Prado de Morais

        Fone-  090 8328 4773

                 JAPAN

http://cccbncomissaobrasileiranagano.blogspot.com/

http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/

http://cimejintegraespiritajapao.blogspot.com/

http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/

http://tioadaespirita.blogspot.com/

http://radioespiritasnojapao.blogspot.com/

 

(Informações recebidas em email de Adalberto Prado de Morais [[email protected]])

 

 

 

Eventos Espíritas na Suíça

Lugano  e   Locarno

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

XV Congresso Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Registro. Fotos e Áudio da palestra de Liszt Rangel na A.E.J.C.

Santos, SP

 

Liszt Rangel é de Recife-PE, é jornalista, escritor, pesquisador de civilizações antigas, e acadêmico de psicologia. Já escreveu vários livros, entre eles, Um mestre em minha vida. Este concorreu ao maior prêmio da Literatura Nacional em 2008, o Prêmio Jabuti, e em 2007 lançou o seu livro Pensando com o coração – a influência das emoções em sua saúde que ficou como o quinto livro mais vendido da Bienal Internacional em Pernambuco.Há doze anos pesquisa acerca do Jesus Histórico e já realizou investigações no Egito e em Israel. Em 2011 realizou pesquisas sobre o Cristianismo Primitivo e o Império Romano na Inglaterra, na França e na Itália e também lançou em Verona, Itália o seu mais novo livro, POR QUE JESUS? – PARA COMPRENDER A HISTORIA DE UM HOMEM E SEU POVO.
Para saber mais informações sobre Liszt acesse o blog:
http://lisztrangel.blogspot.com.br/p/liszt-rangel.html
 

Imagem inline 5

Imagem inline 6

Imagem inline 7

 

PARA VISUALISAR TODAS AS FOTOS  Imagem inline 1    OU NO ENDEREÇO:
https://picasaweb.google.com/118243878049587031847/LISZTRANGELMEDIUNSEOBSECAO?authuser=0&authkey=Gv1sRgCIbTxOTQ2PuJMw&feat=directlinkImagem inline 2

PARA OUVIR A PALESTRA CLIQUE

1ª parte

http://www.4shared.com/mp3/y5ctfBi1/26out2013-LisztRagel-MediunsOb.htmlImagem inline 3

 

2ª parte

http://www.4shared.com/mp3/2wAMim9f/26out2013-LisztRagel-MediunsOb.htmlImagem inline 4

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Roberto de Carvalho na ABEELD

Piracaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário na Sociedade Espírita “O Semeador”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Paulo Roberto Argollo Junior [[email protected]])

 

 

 

26ª. Feiramor

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita vai abordar

“O melindre na nossa vida”. Caldas da Rainha, Portugal

 

O MELINDRE NA NOSSA VIDA

 

Na sexta-feira, dia 01 de Novembro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O MELINDRE NA NOSSA VIDA.

 

Quais os efeitos do melindre na nossa vida? Como erradicá-lo? Como o espiritismo pode ajudar?

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Dermeval Carinhana no Centro Espírita Allan Kardec de Holambra, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de CEAK Holambra [[email protected]]; em nome de; CEAK Holambra [[email protected]]e de Regina Bachega)

 

 

 

 

FECEF (Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em

Franca, SP

 

 

Imagem inline 1

FECEF vem aí, e você é convidado especial

 

Uma festa espiritual anima nossos corações, que transbordam de alegria diante das tarefas que assumimos e da possibilidade verdadeira de sucesso na realização de todas elas.

É com satisfação e grande saudade que viemos até você para dizer que 2013 é ano de FECEF (Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca) e que a excelência e o sucesso desse evento só se fazem com a participação efetiva de todos nós, antenados com a real importância das artes nesse início do milênio, nesse processo de evolução planetária.

O evento acontecerá do dia 15 a 17 de novembro, em dois locais e períodos. Nas noites dos dias 15 e 16, às 20 horas, o CECAP (Centro Esportivo, Cultural e Artístico Pestalozzi) recebe o Festival da Canção Espírita. O ingresso custará R$ 10, para os dois dias, e podem ser adquiridos no IDEFRAN (Instituto de Divulgação Espírita de Franca), localizado na Rua Major Claudiano, 2.185, no Centro. São esperadas 1,5 mil pessoas no evento do CECAP, com a presença assídua do público espírita francano. No palco, as músicas vencedoras do PRÉ-FECEF já estão com presença garantida, e são elas: Utopia, de Elias Blacklas; Estrela de Sírius, de Rubens Pereira (Coral Sol Maior) e Então eu Acordei de Osni Renato de Melo.

Na UNIFRAN, acontecerão oficinas artísticas, estudos, exposições de artes plásticas, apresentações culturais e a exibição do filme amador de longa-metragem “O Anjo”. Teremos atividades para todas as idades, adultos, adolescentes (FECEF Teen), crianças (FECEFINHO), e ainda a maternagem. As inscrições, com diversos valores, podem ser feitas no site do organizador do evento, o Instituto Arte e Vida, no link: www.institutoarteevida.org.br/index.php/14o-fecef/.

“O FECEF, hoje, tem um alcance nacional. Nesse sentido, ele é significativo para o movimento espírita do Brasil, tornando Franca referência em arte espírita. Queremos que o FECEF seja um tipo de congresso em que vários artistas se encontrem, troquem ideias, estudem e se reciclem. É uma integração”, afirmou uma das coordenadoras do evento, Lígia Benate Gonçalves. Ela acrescenta que o evento oferece atividades para toda a família, e receberá caravanas do Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, entre outros locais.

Ficaremos imensamente felizes se puder nos brindar com sua presença, com seu talento, com sua arte.

 

Comissão Organizadora FECEF 2013
Instituto Arte e Vida

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Leia o Boletim Informativo do Centro Espírita Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

 

Acesse aqui:

http://www.ismeniadejesus.org.br/ceij/boletins/Boletim_253_bim.pdf

 

 

(Com colaboração em email de Giovana Campos)

 

 

 

Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/sobreajuventude2013.html

 

 

 

 

 

Na travessia da morte

 

É na hora solene da morte que todas as recordações da vida sobem à tona da consciência.

Descolchetam-se da memória os quadros que o tempo acumulou, em sua passagem, e as figurações do pensamento, as palavras desferidas e os atos endereçados ao caminho terrestre volvem à visão interior da alma em crise, carreando consigo os efeitos que produziram, segundo a própria espécie.

Vozes brandas e austeras se levantam para bendizer ou amaldiçoar, mãos serenas ou crispadas de dor se erguem para auxiliar ou ferir e imagens múltiplas, traduzindo amor e ódio, devotamento ou desprezo, se sucedem irremovíveis no imo da criatura em prostração, compelindo-a a receber o fruto das próprias obras.

A morte é, por isso mesmo, o retrato da vida.

Cada atitude nossa entre os homens é uma pincelada na tela do destino a esperar-nos no limiar do sepulcro, em sua justa colaboração.

Cada conflito que improvisamos ser-nos-á deplorável tumulto na mente, quanto cada gesto de amor puro erigir-se-nos-á por luz crescente, na travessia do nevoeiro.

Ao invés de temeres a morte, faze da existência a lavoura sublime de bondade e trabalho, auxílio e compreensão, em favor dos que te rodeiam, porque os semelhantes simbolizam tratos do campo que o Senhor nos concede lavrar em socorro de nossas necessidades, na Vida Eterna, e para o lavrador que se vale do dia, na transformação do próprio amor em fartura de bênção e pão, a noite chega sempre por sombra esmaltada de estrelas, acalentando-lhe o sono e garantindo-lhe o despertar.


 (Fonte: Livro: “Semeador em Tempos Novos” /
Pelo Espírito: Emmanuel / Psicografia: Francisco Cândido Xavier).

 

 

(Texto recebido em email de Wanderley Alves [mailto:[email protected]] repassado por Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

Cemitério Monumental. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP