Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 24 de setembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/24-09-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

23-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/23-09-2013.htm

21-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/21-09-2013.htm

20-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/20-09-2013.htm

19-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/19-09-2013.htm

18-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/18-09-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 Artigo: “Erro ou Aprendizagem?”

 

 

 

A querida educadora Joanna de Angelis diz que nós devemos analisar nossa vida sob o “ponto de vista espiritual”. Na mesma linha de pensamento o eminente médico indiano, Deepak Chopra, diz que nós devemos enxergar nossa vida com os “olhos d’alma”. Seres inter-existentes que somos, às vezes nos esquecemos deste fato. Temos por hábito analisarmos nossos problemas sob os “olhos da carne”, como também diz o já citado médico indiano. E aí vem o sentimento de culpa! Sentimento este altamente destruidor. Ensinam os espíritos que o arrependimento produtivo é bem vindo, pois que nos induz à mudança de comportamento. Mas, o sentimento de culpa é estagnante. Por que nos martirizarmos pelos nossos erros se sob olhos de Deus eles não existem? Para Deus tudo é aprendizagem! Caro(a) leitor(a), você pode estar pensando “Como? Quer dizer que eu nunca errei?” E outras indagações podem surgir: “Um ladrão não errou ao roubar?” “Um assassino não errou ao matar?” “Uma pessoa não errou por desejar o cônjuge do próximo?” Estas perguntas, além de sensatas, são carregadas de muita lógica, pois se existem leis que nos induzem aos acertos, é porque, em contrapartida, os erros podem ocorrer. Não questiono sua lógica, caro leitor. No entanto, este artigo está alicerçado num outro ponto de vista. Num ponto de vista mais superior do que nossa simplista lógica terrena. Vamos às explicações: Imagine um cubo colorido com as seguintes características:

a) Ele é enorme. Cada face tem 5m de altura por 5m de largura;

b) Ele está sobre uma imensa mesa de vidro transparente;

c) Cada face do cubo tem uma cor diferente das demais;

d) A face A, amarela, é a base do cubo. Está assentada sobre a mesa;

e) A face B, azul, é a parte superior do cubo. Ocupa posição oposta à face A;

f) As demais faces são de cores branca, preta, vermelha e marrom.

 

Imagine uma formiga que nasceu na parte B, isto é, na face superior do cubo, e nunca em sua vida saiu dali. Em outras palavras, ela só conhece a face B. Ignora e não conhece as faces A, C, D, E e F. Pergunto: para essa formiga qual é a cor do cubo? Azul? Certo. Outra pergunta: você conseguiria explicar para essa formiga que o cubo tem seis faces e que a face que ela conhece é apenas uma das faces coloridas? Conseguiria explicar que as outras faces têm as cores amarela, branca, preta, vermelha e marrom. Difícil explicar, não é? Impossível, até. Mas é o que de forma simples estou relatando a você: Nós, por estarmos encarnados na Terra, vivemos em uma das faces do cubo e não conseguimos enxergar as demais. A nossa visão de vida, e todas as conseqüências dessa visão, tem por base a nossa vivência na face B do cubo. Poderia ser diferente, se nos esforçássemos para isto. Poderíamos em cada ação do nosso dia a dia nos visualizarmos como seres encarnados na Terra, mas com dimensão espiritual. Se fossemos autoconscientes da nossa interexistência, melhor estaríamos aproveitando do que o Espiritismo nos ensina. Mas felizmente Deus conhece todas as faces de nossa vida. Sua visão é mais abrangente do que a nossa. Por que estou fazendo essa analogia com o cubo? Explico: Na nossa condição humana, nós erramos sim. Mas aos olhos de Deus não estamos errando, estamos aprendendo. 2

Meu objetivo neste artigo é ampliar sua visão no campo do tema “erros”. Nosso cérebro foi programado para errar. Essa programação é oriunda de crenças que a vida nos passou através dos dogmas religiosos, da educação e por diversas ocorrências dessa e de vidas passadas. Julgamo-nos falhos, imperfeitos, carregamos remorsos, mágoas, ódios, pois, repito, nosso cérebro foi programado – por nós – para errar. Em contrapartida nossa alma foi programada para acertar. Nossa alma carrega em seu interior nossa essência divina! Nosso cérebro, que nos mostra uma estreita visão de vida, nos diz: “você errou”. Nossa alma, que é essência de Deus em nós, nos diz: “você não errou, você está aprendendo”. Cairbar Schutel que, sob a visão humana, nos diz que o erro existe: “O erro está em ser indulgente consigo e rigoroso com o semelhante.”(*livro 1, item 136), nos consola dizendo que, sob a visão divina, o erro não existe: “Só aquele que tudo vê e tudo sabe não comete enganos, pois tudo conhece. A Justiça Divina tem esse caráter: não erra jamais. Crendo nisso, o encarnado deve pacificar o seu âmago e encarar os fatos do cotidiano com naturalidade. Nada lhe acontece por acaso. Nenhum obstáculo chega à sua frente por engano. Tudo o que o cerca em seu estágio na Crosta terrestre deve ser bem vivido, levando em conta que se trata de um processo para o seu aprendizado e evolução.”(*livro 1, itens 378 e 379). Sob a visão divina, que é a essência de nossa alma, pergunto-lhe: o que quis dizer Cairbar Schutel quando disse “o encarnado deve pacificar o seu âmago e encarar os fatos do cotidiano com naturalidade. Nada lhe acontece por acaso.” ? Você já pensou sobre o abrangente significado da primeira palavra da frase “NADA lhe acontece por acaso.”? Nada é....NADA! Joanna de Ângelis que, sob a visão humana, nos diz que “O ódio é remanescente vigoroso das mais sórdidas paixões do primarismo asselvajado, que permanece em luta com a razão e o sentimento de amor inato em todos os seres.”, onde coloca o ódio como um erro a ser extirpado, portando ainda existente entre nós, acrescenta, sob a visão divina, “O amor de Deus a que se refere Jesus é um sentimento também de compaixão que socorre, mas não se detém em exigência de natureza alguma.”(** livro 2) Você já pensou sobre o abrangente significado da frase “O amor de Deus (...) não se detém em exigência de NATUREZA ALGUMA.”? Natureza alguma é... NATUREZA ALGUMA! Disse ainda Joanna de Ângelis “Esse amor (de Jesus) não censurou a ninguém, porque é feminino, maternal; no entanto advertiu, caracterizando ser também masculino, paternal, em perfeita identidade da anima com o animus, em perfeita harmonia no Homem-Jesus.”(** livro 2) Não importam quais sejam nossos “erros”, diz-nos Joanna de Ângelis:

a) Jesus não nos censura;

b) Deus não se detêm em exigências de natureza alguma.

 

A escolha é sua: Opção-1: Enxergar-se como um ser que, na escada ascensional da imortalidade, não pára de progredir, um ser que nunca foi censurado por Jesus, um ser que jamais recebeu exigências de Deus, enfim, um ser divino (lembra-se do “vós sois deuses.”?). Ou Opção-2: Continuar lamentando os seus “erros”, continuar cultivando seus remorsos, suas mágoas e entrar num labirinto de difícil saída. Quando eu disse acima “A escolha é sua.”, posso ter passado a impressão de que é fácil escolher. Não é. Toda mudança é dolorida. Por isto que as pessoas relutam-se em mudar. 3

Mudar dói e nós temos medo da dor. Mas, não há desenvolvimento sem dor. Para mudar, para escolher a sua maneira de viver, é preciso ter uma qualidade essencial que chama-se “coragem”. Tenha coragem, escolha a “opção-1”, e viva com intensidade! Importante: quando afirmo que não existem erros, isto não significa que estou procurando eliminar os erros de sua vida humana, pois erros humanos existem, sim. Mas, estou alertando-o que para crescer e ser útil ao próximo e a si mesmo, é preciso enxergar-se como um ser divino que é o seu verdadeiro eu, e sob este ponto de vista não existem erros, pois todas as ocorrências nefastas de nossas diversas encarnações foram APRENDIZAGENS, não erros. É preciso, como diz Joanna de Ângelis, “enxergar as ocorrências de nossa vida sob o ponto de vista espiritual.” * (1) Livro Fundamentos da reforma íntima, 2ª edição, Cairbar Schutel, Abel Glaser, Casa Editora O Clarim. ** (2) Livro Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, 1ª edição, Joanna de Ângelis, Divaldo Pereira Franco, Leal Editora.

Currículo do autor: Alkindar de Oliveira, Palestrante, Escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil. Juntamente com sua equipe de consultores, tem seu foco de atuação em diversas áreas de treinamento, como VISÃO SISTÊMICA, CULTURA DO DIÁLOGO, ORATÓRIA, LIDERANÇA, COACHING, RELACIONAMENTO, MOTIVAÇÃO, COMUNICAÇÃO ESCRITA, COMUNICAÇÃO VERBAL, CRIATIVIDADE, HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE EMPRESARIAL, VENDAS, FINANÇAS, EFICAZ COMUNICAÇÃO INTERNA, NEGOCIAÇÃO, PRODUÇÃO/CHÃO DE FÁBRICA, ETC.

Suas teses e artigos estão expostos em renomados veículos de comunicação, como: as revistas Você S/A e Bons Fluidos, da Editora Abril; revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Editora Globo; revista “Venda Mais”, Editora Quantum; e os jornais Valor Econômico, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, etc.

É autor dos seguintes livros:

 O PODER DO DIÁLOGO, Editora Planeta/Academia

 DESENVOLVIMENTO ESPÍRITA, Editora Truffa

 APRIMORAMENTO ESPÍRITA, Editora Truffa

 DIALOGANDO, Editora Leon Denis (co-autoria com Cezar Braga Said)

 LIDERANÇA SAUDÁVEL, Editora Planeta

 O ESPÍRITA DO SÉCULO XXI, Editora EBM

 TORNE POSSÍVEL O IMPOSSÍVEL, Editora Butterfly

 VIVER BEM É SIMPLES, NÓS É QUE COMPLICAMOS, Editora Didier

 ESPIRITUALIDADE NA EMPRESA, Editora Butterfly

 

 

(Texto recebido em email de Alkindar Oliveira)

 

Uma das faces do monumento dedicado a Bento de Abreu Sampaio Vidal

na cidade de Araraquara. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Registro. Aracajú sedia Encontro sobre Unificação

 

Nos dias 21 e 22 de setembro foi realizado o VIII Encontro das Casas Espíritas de Sergipe, promovido pela Federação Espírita do Estado de Sergipe. O evento teve por tema “A Unificação do Movimento Espírita no Brasil”, contando com a atuação do presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e José Luiz Dias (equipe da Secretaria Geral do CFN). Foi realizado no Auditório da Federação e no Grupo Espírita Filantrópico Dr. Bezerra de Menezes, e, neste também houve atuações de grupos de arte. O presidente da FEB foi entrevistado pelo programa radiofônico “Momentos de Luz”, que completa 30 anos. Informações: www.fees.org.br; www.febnet.org.br

José Luiz Dias

 

 

 

 Palestra com Alan Ross na “Kingston National

Spiritualist Church” Londres, Reino Unido 

 

 

(Informação recebida em email de Bernadete May [[email protected]])

 

 

 

 XV Semana Espírita de

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 I Encontro Espírita da Família no C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos, convidamos para o 


I ENCONTRO ESPÍRITA DA FAMÍLIA DO CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado - São José do Rio Preto - SP

 

TEMA: “A família da atualidade: responsabilidades reencarnatórias”

Dia: 29/09/2013 - Domingo - Início 08:30h e término 12:00h.

 

PROGRAMAÇÃO:

1ª Palestra – Dr. Pedro Bonilha – “Casamento, problemas e soluções”

 

2ª Palestra – Telma Franco – “Evangelização de Espíritos – Planejamento Reencarnatório”

 

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (17) 81674755 / (17) 30334262

 

Abraços, e até lá.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

 Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

Outubro/2013

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 3º. Encontro de Casas Espíritas na Zona Sul

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 Palestras com Sidney Francese Fernandes em

Araraquara, SP

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Suzuko Hashizume e de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 27 de Setembro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema QUEM É O MEU FILHO?

 

Os nossos filhos são um ser completamente novo? Uma “página” em branco? Ou são seres já com muitas existências? Será desenvolvido este tema à luz da doutrina espirita.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

Seminário “Atendimento a população em situação de rua”

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

 

 

 DVD. Documentário. O Médico dos Pobres –

A vida redentora de Bezerra de Menezes

 

Meus amigos,

Assisti  o documentário  O Médico dos Pobres – A vida Redentora de Bezerra de Menezes, uma produção inédita da Estação Luz Filmes, que apresenta a biografia do médico espírita cearense, em um documentário  comovente, com fatos e acontecimentos ainda não revelados ao público.

Um trabalho que toca a nossa sensibilidade, e de certa forma, serve como um alerta para o período que vivemos, onde os profissionais de saúde e outras tantas profissões que lidam com o ser humano, deveriam inpirar-se nos exemplos de vida como a do Dr. Bezerra. 

Esse primeiro documentário serviu de inspiração para o longa "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", que levou mais de 500 mil espectadores ao cinema e abriu às portas para as produções com a temática espírita, conhecida tambpem como o cinema transcendental.

A direção é de Glauber Filho e Joe Pimentel, com a produção de Sidney Girão e Eduardo Girão, o documentário será distribuído pela Versátil Home Vídeo, e contou com a participação dos atores Carlos Vereza como protagonista, Caio Blat, Nanda Costa, Ana Rosa, Lúcio Mauro, Paulo Goulart Filho e um depoimento especial do biografo Luciano Klein e Jorge Damas e do médium João Berbel. As gravações foram realizadas no Ceará, Rio de Janeiro e Salvador.

 Junto com os extras temos o documentário " Eu, Vitória" que nos sensibiliza para o movimento à favor VIDA !

Vale a pena ter esse material e divulgar aos trabalhadores e alunos do Centro espírita e sensibilizar á todos em favor da mensagem do Bem!

Abraços,

Magali Bischoff

Facebook/Twiiter/ Linkedin/Youtube: Magali Bischoff

 



(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/pontodevista2013.html

 

 

 

 

Encarnado educado, desencarnado equilibrado...

 

 

Wellington Balbo

Bauru SP

 

Todos os dias aquele senhor de cabelos desgrenhados e forte odor de “bebida alcoólica”postava-se em frente ao centro espírita.

Via o entra e sai de pessoas e tinha enorme vontade de adentrar o recinto. Contudo, envergonhado de sua situação ficava apenas observando...

Certo dia, porém, é colhido pela morte do corpo físico que o transporta para o mundo espiritual. Já sem a máquina física é levado por mentores espirituais a reunião mediúnica do centro espírita que por tantos anos observou sem coragem de entrar.

Foi recebido de maneira muito simpática pelo coordenador da reunião.

 - Olá, meu irmão, seja benvindo em nossa casa!

Este pequeno fato foi-me contado em uma das palestras que realizei na cidade de São Paulo é, portanto, verídico.

Observemos que o indivíduo precisou desencarnar para entrar no centro espírita, ou seja, necessitou de estar desencarnado para que alguém lhe desse atenção.

No entanto, consideremos que não precisaria ser assim. Ele poderia ter sido atendido enquanto encarnado.

Bastaria que algum “ousado” ousasse a convidar aquele indivíduo a participar e alguma atividade, palestra ou algo do tipo.

Naturalmente que ele poderia declinar o convite, todavia, nunca sabemos ao certo o que aconteceria.

Melhor, então, tentar, não é?

Dia desses uma amiga comentou:

“Sabe, Wellington, as reuniões de atendimento aos desencarnados em desequilíbrio terão fim quando começarmos a atender bem os encarnados, a nos interessarmos pelas pessoas que estão por aqui, na Terra. Não é preciso esperar o sujeito desencarnar para dedicar-lhe atenção e carinho.”

Concordei com a amiga. Desnecessário aguardarmos o desencarne de alguém para fazer-lhe algo. Que façamos enquanto está aqui, “entre nós”.

O Espiritismo é importante porque pode causar uma revolução na alma humana educando-a para a vida na Terra.

É a ferramenta básica para o mínimo necessário de equilíbrio que devemos ter ante os desafios existenciais que se apresentam.

Portanto, é fundamental  fazermos o máximo que pudermos pelas pessoas enquanto estão neste plano a fim de não sobrecarregarmos os mentores espirituais, as reuniões mediúnicas e, claro, possibilitar às criaturas um caminhar mais leve.

Obviamente que por questões de logística não teremos condições de atender todo mundo enquanto encarnados, porém, vale a pena refletir nesta questão.

Quanto mais proporcionarmos condições para o equilíbrio do homem na Terra menos desencarnados desequilibrados teremos e, naturalmente, menos umbrais, menos sofrimento e dores causadas pela culpa de não ter feito o planejado antes do mergulho na carne.

 

 

Praça João Mendes. São Paulo, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP