Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 01 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/01-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

31-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/31-03-2014.htm

29-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/29-03-2014.htm

28-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/28-03-2014.htm  

27-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/27-03-2014.htm  

26-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/26-03-2014.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Nossas homenagens aos

150 anos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

 

 

Neste mês de abril  iremos comemorar nesta página o Sesquicentenário de lançamento de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” , ocorrido no ano de 1864, em Paris, França. Para tanto estaremos publicando artigos escritos por amigos colaboradores de várias localidades do Brasil e do exterior, na ordem em que eles nos chegaram. Temos certeza que ao final das publicações teremos abrangentes informações sobre a obra e sobre Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, que a assina.  Iremos colocar  algumas ilustrações acompanhando os textos. Ismael Gobbo.

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Doutrina dos Espíritos. Codificação de Allan Kardec,

Religião de fé, razão e luz

 

Altamirando Carneiro

São Paulo, SP

 

 

         O século 19 é denominado O Século das Luzes, pois foi nele que houve um grande desenvolvimento das artes, da ciência, da cultura. Neste século, surgiu em 18 de abril de 1857 (data da primeira edição de O Livro dos Espíritos), a Doutrina Espírita, codificada na França por Allan Kardec. Nessa época, Paris, a capital francesa, a então Cidade Luz, era o fulcro pensante do século 19.

         Mas o Espiritismo, a Terceira Revelação,  como as revelações anteriores (Moisés e Cristo), não surgiu abruptamente. Lembremo-nos que as ideias cristãs foram pressentidas muitos séculos antes de Jesus, com Sócrates e Platão,  precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo. Jesus complementou  os Dez Mandamentos, as chamadas Leis de Deus, recebidos (as) por Moisés no Monte Sinai, ao passo que   o Espiritismo deu a interpretação racional aos ensinamentos de Jesus.

         A mediunidade e os chamados “fenômenos espíritas” (não porque sejam próprios do Espiritismo,  mas porque é o Espiritismo que os estuda, sem ideias preconcebidas), fizeram parte do dia a dia de pioneiros como Emmanuel Swedenborg, Edward Irving, Andrew Jackson Davis, Irmãs Fox, dentre outros.

         Até meados do século seis, todo o Cristianismo acreditava na reencarnação, proclamada há milênios antes da Era Cristã como fato incontestável, norteador dos princípios da Justiça Divina, mas o segundo Concílio de Constantinopla, em 553 d. C., realizado em Istambul, na Turquia, em decisão política, para atender as exigências do Império Romano, resolveu abolir tal convicção, substituindo-a  pela ressurreição (da carne),  que contraria todo o princípio da Ciência, pois admite a volta do Ser, no suposto juízo final, no mesmo corpo já desintegrado em todos os seus elementos constitutivos.

         A Luz maior da Doutrina Espírita -    Ao longo do tempo, conforme as convenções humanas, surgiram várias concepções, como: 1) o materialismo, o qual afirma que a inteligência do homem é um produto da matéria. Os gozos materiais são as únicas coisas reais e desejáveis e viver cada um para si é o melhor, enquanto aqui estivermos. 2) a doutrina panteísta, para a qual a alma, independente da matéria, é extraída, ao nascer, do todo universal, individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, à massa comum.  3-a)  a doutrina deísta, com os deístas independentes, que crêem em Deus, admitem todos os Seus atributos como Criador, contudo, tendo estabelecido as leis gerais que regem o Universo, funcionam por si sós e Deus não mais se ocupa delas. Sendo assim, nada temos que agradecer ou pedir Deus. 3-b) os deístas providenciais, que crêem na existência e no poder criador de Deus, na origem das coisas e na intervenção incessante de Deus na criação, a Ele oram e não admitem o culto exterior e o dogmatismo. 4) a doutrina dogmática, a qual diz que a alma é independente da matéria. Criada por ocasião do nascimento, sobrevive e conserva a individualidade após a morte e desde esse momento, tem irrevogavelmente determinada a sua sorte, sendo nulos os progressos anteriores. 5) a Doutrina Espírita, a qual diz que o princípio inteligente é independente da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida é o mesmo pa ra todas as almas, não havendo exceções. As almas são criadas simples e ignorantes e estão sujeitas à lei do progresso.

A Doutrina Espírita se   assenta nos pilares básicos: a existência de Deus, a reencarnação ou pluralidade das existências, a pluralidade dos mundos habitados, a intercomunicação entre os dois planos da vida, o Código de Moral do Evangelho do Cristo.

         A concepção da existência de Deus, inata no homem, bem como a certeza do Espírito imortal, faz parte do pensamento de filósofos que impulsionaram a cultura do século 19. Immanuel Kant assinala que a consciência é a voz de Deus no homem. E demonstra que a lei moral é a possibilidade mais profunda de nosso ser, e a realização de nossa verdadeira destinação. René Descartes, ao chegar à célebre conclusão: “penso, logo existo”, afirma que o pensamento é algo mais certo que a matéria corporal, e descobre a realidade do Espírito. Hegel escreveu a Fenomenologia do Espírito, onde traça a história pela qual a consciência humana elevou-se das representações mais elementares de Deus à sua representação filosófica adequada.

         Entre vozes dissonantes, Friedrich Nietzsche proclamou a morte de Deus, mas Voltaire foi preciso quando afirmou que não acreditava nos deuses feitos pelos homens, mas sim no Deus que fez os homens.   

         O progresso moral distanciou-se cada vez mais do progresso científico. Se observarmos o progresso da Humanidade, vemos que em todas as épocas o progresso moral sempre marchou atrás do progresso material, no que para nós cristãos, o progresso material deve sempre andar lado a lado com o progresso moral. Somos como os pássaros, temos duas asas: a asa da moral e a asa do conhecimento, que devem sempre andar lado a lado.

         Retornemos  às várias concepções surgidas na Terra. Como dissemos no primeiro parágrafo, a Doutrina Espírita surgiu em 18 de abril de 1857, em Paris, França, com a primeira edição de O Livro dos Espíritos,   com 501 perguntas de Allan Kardec e as respostas dos Espíritos, com comentários, em negrito, do Codificador. A segunda edição, de 16 de março de 1860, foi reestruturada e aumentada por Kardec, com 1.019 questões, sob a orientação do Espírito de Verdade, que desde a elaboração da primeira edição já o avisara que ela  não podia conter tudo.

         Os “fenômenos espíritas” com os quais a Europa já estava familiarizada, principalmente através dos fenômenos das mesas girantes, que não passavam de meros divertimentos nos salões sociais, assumiam séria conotação, provocando reações do mundo todo.

         A segunda parte do livro Obras Póstumas, publicado em 1890 com escritos deixados por Allan Kardec, capítulo A minha primeira iniciação no Espiritismo, registra estas palavras do Codificador:

         “Compreendi, antes de tudo, a gravidade da pesquisa que ia empreender; percebi naqueles fenômenos a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solução que eu procurava em toda a minha vida. Em suma, toda uma revolução das ideias e das crenças.”

         Depois de O Livro dos Espíritos, vieram: O Livro dos Médiuns – janeiro de 1861; O Evangelho Segundo o Espiritismo – 29 de abril de 1864; O Céu e o Inferno – agosto de 1865; A Gênese – janeiro de 1868.

            O Evangelho Segundo o Espiritismo completa em abril deste ano  de 2014, cento e cinquenta a nos de luz. Conforme disse Allan  Kardec, trata-se do desenvolvimento dos tópicos religiosos de O Livro dos Espíritos, e representa um manual de aplicação moral do Espiritismo.

            Sobre  esta portentosa obra  da Codificação Espírita, o livro Obras Póstumas registra uma comunicação de 9 de agosto de 1863, em que destacamos o trecho: “Este livro de doutrina terá influência considerável. Tu atacas as questões capitais e não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas, que lhe são necessárias, mas a vida prática das nações obterá excelentes instruções”.

            Posteriormente, a comunicação de 14 de setembro de 1863 registra: “Com esta obra o edifício começa a destacar-se e já se pode entrever a cúpula desenhando-se no horizonte. Continua pois sem impaciência e sem fadiga; o monumento será concluído a seu tempo”.

Nesse cenário,  Allan Kardec lança em 1º. de janeiro de 1858, a Revista Espírita, que circulou até o ano de 1869, e em 1º.  de abril de 1858  a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o primeiro Centro Espírita do mundo. Contrariando os procedimentos da época, em que as manifestações das “mesas girantes” eram praticadas nos salões das residências burquesas, Kardec entendia que as reuniões espíritas deveriam ser efetuadas em instituição especialmente criada com esse objetivo, para evitar a frivolidade e a interferência de contingências da vida privada dos participantes.

         Tarefa difícil e complexa - Na página final da Revista Espírita, de 1858, Kardec notificou:

         “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Fundada em 1º. De abril de 1858 e autorizada por portaria do Sr. Prefeito de Polícia, conforme aviso de S. Ex., o sr. Ministro do Interior da segurança geral, em data de 13 de abril de 1858”.

         No capítulo XXX do O Livro dos Médiuns, o Codificador relaciona os 29 artigos que tratam dos objetivos e fins da entidade: da constituição, dos sócios, da administração, das sessões e de outras disposições. Em dois anos, a Sociedade contava com 87 sócios efetivos pagantes, entre cientistas, literatos, artistas, médicos, engenheiros, advogados, magistrados, membros da nobreza, oficiais do Exército e da Marinha, funcionários civis, empresários, professores, artesãos. O número de visitantes chegava a quase mil e quinhentas pessoas por ano.

         Kardec, que desempenhava o cargo de presidente desde a fundação da entidade. Cansado pelo excesso de trabalho e aborrecido com querelas administrativas, por várias vezes manifestou o desejo de renunciar, mas aconselhado pelos mentores espirituais, continuou no exercício da presidência até a sua desencarnação.

         O Codificador era rigoroso no cumprimento das disposições estatutárias e na disciplina das atividades. Exigia de todos os participantes muita seriedade, fato que contribuiu para dar muita credibilidade à instituição e aos seus pronunciamentos, pois Kardec era extremamente austero nos pareceres emitidos e nunca permitiu que a Sociedade se tornasse meio de controvérsias e debates estéreis.

         Allan Kardec realizou várias viagens a serviço da Doutrina Espírita, sendo que a viagem de 1862 foi a mais importante e mereceu do Codificador um opúsculo especial. Naquele ano, viajou por quase dois meses. Percorreu, de trem, 693 léguas e visitou 20 cidades. Nascido Denizard Hippolyte Léon Rivail, na cidade de Lion, na França, em 3 de outubro de 1804, estudou  no Instituto Yverdun, na Suíça, fundado e dirigido por João Henrique Pestalozzi.

         Aos 51 anos, era um educador consagrado na França e autor de diversos livros sobre a educação. Bacharel em ciências e letras, falava e escrevia o alemão, o inglês, o espanhol, o italiano e o holandês.

Casado com a professora Amèlie Gabrielle Boudet, desencarnada em 21 de janeiro de 1883, Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, pela ruptura de um aneurisma.

         No capítulo XXIII do livro A Caminho da Luz, (FEB), psicografado por Francisco Cândido Xavier, Emmanuel registra:

         “A tarefa de Allan Kardec era difícil e complexa. Competia-lhe reorganizar o edifício desmoronado da crença, reconduzindo a civilização às mais profundas  bases religiosas”.

         E o volume III da obra Allan Kardec (pesquisa bibliográfica e ensaios de interpretação )- FEB, de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, anota:

         “Observando, comparando e julgando os fatos, sempre com cuidado e perseverança, concluiu (Allan Kardec) que realmente eram os Espíritos daqueles que morreram a causa inteligente dos efeitos inteligentes e deduziu as leis que regem esses fenômenos, deles extraindo admiráveis consequências  filosóficas e toda uma doutrina de esperança, de consolações e de solidariedade universal.”

         Espiritismo, ideia de muitos – Em editorial da revista Reencarnação, editada pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul – número 407, 2º. Semestre de 1993, Jason de Camargo diz:

         “O Espiritismo, amparado na fé raciocinada e fundamentada nas leis naturais, acompanha o progresso da ciência e se consolida como uma Doutrina desprovida de dogmas, interpretações pueris e fanatismo religioso. Inequivocamente, dedicou profundos estudos sobre esses temas. Procurou retirar as concepções ainda mitológicas existentes e possibilitou uma nova visão de mundo para todas as criaturas, iniciando, justamente, por Deus – a questão primeira d’O Livro dos Espíritos”.

         No item Influência do Espiritismo no Progresso, do capítulo VIII (Lei do Progresso) – Livro Terceiro – As Leis Morais, de O Livro dos Espíritos – questão 798, Allan Kardec pergunta:

         “O Espiritismo se tornará uma crença comum ou será apenas a de algumas pessoas?”       

         Os Espíritos respondem:

         “Certamente ele se tornará uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar nos conhecimentos humanos. Haverá, entretanto, grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não se pode dissimular que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais. Mas os seus contraditores, ficando cada vez mais isolados, serão afinal forçados a pensar como todos os outros, sob pena de se tornarem ridículos.”

         Em Obras Póstumas, há o registro da posição de Kardec sobre o intolerante Auto-de-fé de Barcelona, que ocorreu  em 9 de outubro de 1861, quando foram queimados em praça pública, em Barcelona, 300 volumes enviados pelo Codificador ao livreiro Maurício Lachâtre. Quando o fogo consumiu os 300 volumes, o padre e seus bispos se retiraram,  cobertos pelas vaias e as maldições dos numerosos assistentes, que gritavam: Abaixo a Inquisição! Em seguida, numerosas pessoas se aproximaram da fogueira, e recolheram as suas cinzas.

         Diz Kardec:

         “Podem queimar livros, mas não se queimam ideias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de extingui-las. Ademais, as ideias estão no ar, e não há Pirineus bastante elevados para detê-las; e quando é grande e generosa uma ideia, encontra milhares de corações dispostos a almejá-la.”

         Como a fênix, com o Auto-de-fé de Barcelona, das cinzas nasceu a Luz! Como o Cristianismo, o Espiritismo é uma ideia verdadeira, que prevalecerá. Já se vê que o Espiritismo venceu e vencerá, com os homens, sem os homens e apesar dos homens.

 

(Texto recebido em email de Altamirando Carneiro, São Paulo, SP)

As cinco obras básicas da Doutrina Espírita assinadas por Allan Kardec

Jardim das Tulherias, o obelisco egípcio na  Praça da Concórdia  e o Arco do Triunfo ao fundo.

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Paris, França, a cidade berço do Espiritismo.  Foto Ismael Gobbo.

A trajetória do Rio Sena desde a região de Bercy, no alto, até a Ponte das Almas, abaixo,  á esquerda

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Boston, EUA

 

29 de março de 2014

 

No dia 29 de março Divaldo Pereira Franco realizou o seminário Psicologia do Perdão, na cidade de Boston/EUA, no auditório do Hotel Holiday Inn, com a presença de cerca de 350 pessoas que lotaram o local. O evento foi traduzido simultaneamente ao idioma inglês. O conferencista trouxe aos ouvintes alguns fatos relacionados à extrema perversidade e agressividade do ser humano, demonstrando a capacidade do perdão oferecido pelas vítimas de atrocidades ao seus algozes e os excelentes benefícios do perdão para quem perdoa.

Divaldo Franco apresentou o perdão como uma proposta terapêutica da mais alta relevância para a saúde integral do ser humano, conforme exarada no Evangelho de Jesus e na Doutrina Espírita, hoje também corroborada pelas doutrinas da Psicologia, da Psicanálise, da Psiquiatria e outras áreas da Medicina. O público teve oportunidade de formular perguntas sobre o tema, que foram brilhantemente respondidas pelo palestrante. 

  Texto: Júlio Zacarchenco

  Fotos: Eduardo Milagre

 

 

 

 

ABRAME se reúne na FEB

Brasília, DF

 

Na tarde do dia 29 de março, o auditório do CFN sediou reunião da diretoria da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (ABRAME), dirigida por Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires (da Paraíba). Compareceram delegados de 13 Estados. O presidente da FEB os saudou e em determinado momento levou ao evento Haroldo Dutra Dias, que se encontrava em atividade no NEPE da FEB.

Informações: [email protected]

 

 

 

 

FEB: Programa Evangelho à luz do Espiritismo

 

Durante todo o dia 29 de março ocorreram, na sede da FEB, reunião e  gravações de programas para a nova etapa da série “Evangelho à Luz do Espiritismo”. Uma série de 24 programas tem sido veiculada pela TVCEI, desde o ano de 2012. O Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB é coordenado por Haroldo Dutra Dias. Informações: [email protected]; [email protected]; http://www.febnet.org.br/nepe/

Programas da TVCEI: goo.gl/Q8kGpY

 

Equipe NEPE FEB e Feego-Tela de Emmanuel

Equipe NEPE-FEB - Reunião de estudo

 

 

 

Programação de palestras com Luiz Augusto Macedo

Abril/2014

 

(Informações recebidas em email de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

Eventos Espíritas programados na cidade de

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

62ª. Semana Kardequiana

São José dos Campos, SP

 

 

(Informações em emails da Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ADELINO DA SILVEIRA, de Mirassol - SP,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP,

 

nesta quarta-feira, 02 de abril, 20:00 h, em comemoração ao aniversário de nascimento de Francisco Cândido Xavier, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Palestra no C.E. Luz e Verdade vai abordar

 “Evangelho no Lar e no Coração”. Marília, SP

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repassamos cartaz divulgando evento no Centro Espírita Luz e Verdade.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com Nahon Castro

Abril/2014

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Abril/2014

 

01 A 06 – PORTUGAL PT

 

10 e 11 – ITAPIRA E REGIÃO

 

14 – 20 h – NUCLEO ESPIRITA CAMINHO DA LUZ – R Gomes Cardin 201 – Mogi das Cruzes SP

 

15 – 19 h e 30 min – COESSA – Campo Limpo Paulista

 

16 – 20 h - C E GERALDO FERREIRA – R Barão de Rio Branco 430 – Santo André SP

 

22 –  20 h -  GRUPO ESP MEIMEI -  R Copacabena 175 Jd Hollywood – S Bernardo Campo

 

23 – 20 h - C E LUIZA DE ABREU – R S Serapião 400 V Ré São Paulo

 

24 – 14 e 20/30 – C E JOANNA  DE ÂNGELIS -  R Cel PM Celestino 400 Santo André SP

 

25 – 20 h – C E ATITUDE E AMOR – R Da Prata 224 Jd Nomura Cotia SP

 

26 – 9 h – C E  OBREIROS DO AMOR – EMBU -  R Eng José Mathias Camargo, 1290 Embu SP

 

27 – 19 h -  JOÃO RAMALHO – R Carlos Miele 154 Vila Olga S Bernardo do Campo

 

28 – 19 e 20 h C E CAMINHO DA LUZ – Av Sapopemba 648 – São Paulo SP

 

29 – 20 h - C E VERDADE E LUZ – ATIBAIA - Rua Benedito de Almeida Bueno, 35

Centro - Atibaia-SP

(Informações recebidas em email de Vansan)

 

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Abril/2014

 

 

(Informações recebidas em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Curso Básico de Espiritismo no C.E. Amor e Paz

São Paulo, SP

 

Convidamos todos a frequentarem o Curso Básico de Espiritismo do Centro Espírita Amor e Paz
Na próxima 3ª feira, às 20 horas, será a 3ª. Aula, mas disponibilizaremos os power points das duas anteriores a quem vier.
As aulas serão sempre às 3as, exceto a segunda 3ª feira de cada mês, encerrando-se o curso em julho deste ano.
Em seguida terá inicio o Curso de Médiuns.
Os interessados poderão se dirigir diretamente ao CEAP na próxima 3ª feira ou, se preferirem, se inscrever no e-mail abaixo:
[email protected]
Centro Espírita Amor e Paz 
Rua Oscar Porto, 77 - Paraíso
São Paulo - SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno em 31/03/2014)

 

 

 

Programação de palestras no Centro Espírita Joanna de Angelis

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em emailsde Cláudio Palermo e de Regina Bachega)

 

 

 

Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade na UNIFESP

São Paulo, SP

 

CICLO DE PALESTRAS DO NUSE/UNIFESP CAMPUS SP

 

A    

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

O  DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA

E O  NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

CONVIDAM PARA

CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

NO

ANFITEATRO CLÓVIS SALGADO 

EDIFÍCIO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS /TÉRREO

Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino - São Paulo

EM

16 de Abril de 2014 das 18:30 às 20:00 h  

COM A PALESTRA DE

Prof. Dr. Clement Haijan 

"Nosso estado consciencial, a física quântica e a lei do retorno”

PALESTRA GRATUITA,

UM FORTE ABRAÇO

SANDRA CLARO

 

 

(Informações recebidas em email de Nucleo Universitário de Saúde e Espiritualidade UNIFESP [[email protected]])

 

 

 

Tarde Espírita com Tadeu (de Araxá, MG)

Guarujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

XVI Ciclo de Palestras na FEES

Aracajú,  SE

 

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

 

Newsletter da “Light and Peace” 

Adelaide, Austrália

 

2a. quinzena de março de 2014

 

Olá,

 

EVANGELHO EM CASA

 

O culto do Evangelho em casa - pelo menos uma vez por semana - ser-vos-á uma fonte de alegrias e bênçãos.

 

Renovamos o contato com os ensinamentos de Jesus, tanto quanto nos seja possível, e não somente o lar que nos acolhe se transformará em celeiro de compreensão e solidariedade, mas também a própria vida se nos fará luminoso caminho de ascensão à felicidade real.

 

Batuíra, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

 

Próximas Palestras

31.03.14 Tema: Pedi e Obtereis. Palestrante: Barbara Vieira.
07.04.14 Tema: Sexualidade e Vida. Palestrante: Júlio do Vale.

Nas primeiras e terceiras semanas de cada mês teremos a deliciosa ESFIRA DA LAURINHA após cada palestras. Dia 31.03 é dia!

Participe!

Votos de paz!

Equipe da Light and Peace,

Adelaide - Austrália

(Informações recebidas em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

 

 

 

Feira do Livro Espírita no Boulevard Shopping

Bauru, SP

 

 

 

Aos

Srs. Dirigentes e Trabalhadores das Casas Espíritas de Bauru e região.

 

Estará sendo realizada no Boulevard Shopping a FEIRA DO LIVRO ESPIRITA e EXPOSIÇÃO DO "CHICO", de 11 a 27 de Abril.

 

Sob a organização da Associação Chico Xavier que convida a todos para apresentação da programação

desse evento

no próximo sábado 05/04, no CE Luz Divina, na rua Célio Daibém, 15-26, das 18 as 21 horas.

 

Contamos com VOCÊ!

Associação Chico Xavier

 

Fátima Antunes

www.facebook.com/fatimantunes.espiritaonline

www.facebook.com/Bauru.MovimentoEspirita

www.facebook.com/EstudoSistematizadoDoutrinaEspirita

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/discussoesacaloradas2014.html?acm=301_46

 

 

 

 

 

 

Almoço beneficente da Creche Lar do Alvorecer

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Os laços de família

 

Alfredo Pardini

São Paulo, SP

 

 

 

Queridos irmãos:

 

Se estudarmos com profundidade  os ensinamentos contidos no E.S.E.   aprenderemos   que  os  laços de sangue não criam os liames entre os Espíritos, na medida em que o  corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto este  era pré-existente,  antes da formação daquele.  (Cap. XIV,  inciso 8, Kardec)

Portanto,   será fácil entendermos que não é o pai quem gera o Espírito de seu filho. Ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo que abrigará o Espírito, cumprindo-lhe, entretanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Aqueles que  encarnam ou reencarnam numa mesma família, e que por isso são  considerados  parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca  no Plano da Vida encarnada. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros, Espíritos afastados entre si por inimizades igualmente anteriores, que se traduzem no Plano da Matéria  por mútua competitividade, que aí lhes serve de avaliação, daí porque não são os laços da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de ideias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações.

Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir alegria quando juntos, ao passo que dois irmãos consanguíneos, isto é, gerados no mesmo ventre,  podem repelir-se, conforme se observa todos os dias. Trata-se de um problema moral que só o Espiritismo poderia resolver pela pluralidade das existências.

Há, pois, duas espécies de famílias: as formadas  por  laços do Espírito e as surgidas  pelos laços  físicos, ou do corpo. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no tempo, no mundo dos Espíritos, através das sucessivas  reencarnações, enquanto que  as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o passar dos anos e muitas das vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual.  

É isso que Jesus quis dizer aos seus discípulos quando asseverou: “Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos”, ou seja, a minha família espiritual, pois “qualquer um que faça a vontade de meu Pai que está nos céus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

A animosidade que lhe moviam os irmãos de Jesus se acha claramente expressa na narrativa do evangelista Marcos , quando  avaliaram  que Jesus perdera o juízo, pois  informado  da chegada deles, e conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: "Eis aqui os  meus verdadeiros irmãos." Conquanto na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença ou ingratidão lhe merecia. 

Através de seus ensinamentos,  atos e palavras, portanto, Jesus provou  suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

Concluindo, meus irmãos, temos que a ingratidão dos filhos para com os pais, é um dos frutos mais imediatos do egoísmo, e sempre revolta os corações virtuosos, porque essa chaga tem um caráter ainda mais odioso, daí porque o estudioso da Doutrina dos Espíritos precisará dedicar-se com afinco ao estudo do Evangelho de Jesus, para que possa entender o significado dos ensinamentos que dele emanam.

Fica aí para nossa reflexão!

 

ESE- O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

Mensagens sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

1ª - O MESTRE E O APÓSTOLO

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Opinião Espírita. Lição nº 02. Página 23.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 1 - Item 7.

 

Luminosa, a coerência entre o Cristo e o Apóstolo que lhe restaurou a palavra.

Jesus, o Mestre.

Kardec, o professor.

Jesus refere-se a Deus, junto da fé sem obras.

Kardec fala de Deus, rente às obras sem fé.

Jesus é combatido, desde a primeira hora do Evangelho, pelos que se acomodam na sombra.

Kardec é impugnado desde o primeiro dia do Espiritismo, pelos que fogem da luz.

Jesus caminha sem convenções.

Kardec age sem preconceitos.

Jesus exige coragem de atitudes

Kardec reclama independência mental.

Jesus convida ao amor.

Kardec impele à caridade.

Jesus consola a multidão.

Kardec esclarece o povo.

Jesus acorda o sentimento.

Kardec desperta a razão.

Jesus constrói

Kardec consolida.

Jesus revela.

Kardec descortina.

Jesus propõe.

Kardec expõe.

Jesus lança as bases do Cristianismo, entre fenômenos mediúnicos.

Kardec recebe os princípios da Doutrina Espírita, através da mediunidade.

Jesus afirma que é preciso nascer de novo.

Kardec explica a reencarnação.

Jesus reporta-se a outras moradas.

Kardec menciona outros mundos.

Jesus espera que a verdade emancipe os homens; ensina que a justiça atribui a cada um pelas próprias obras e anuncia que o Criador será adorado, na Terra, em espírito.

Kardec esculpe na consciência as leis do Universo.

Em suma, diante do acesso aos mais altos valores da vida, Jesus e Kardec estão perfeitamente conjugados pela Sabedoria Divina.

Jesus, a porta.

Kardec, a chave.

 

2ª - OBRIGADO, SENHOR!

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Senda para Deus. Lição nº 19. Página 67.

 

Há um século, convidaste Allan Kardec, o apóstolo de teus princípios, à revisão dos ensinamentos e das promessas que dirigiste ao povo, no Sermão da Montanha, e deste-nos "O Evangelho segundo o Espiritismo".

Desejavas que o teu verbo, como outrora, se convertesse em pão de alegria para os filhos da Terra e chamaste-nos à caridade e à fé, para que se nos purificassem as esperanças nas fontes vivas do sentimento!

Mensagens de paz e renovação clarearam o mundo.

Diante das tuas verdades, que se desentranharam da letra, abandonamos os redutos da sombra a que nos recolhíamos, magnetizados por nossas próprias ilusões, e ouvimos-te de novo, a palavra solar de Vida Eterna!...

Agradecemos-te esse Livro, em que nos induzes à fraternidade e ao trabalho, à compreensão e à tolerância, arrebatando-nos à influência das trevas, pela certeza de tuas perenes consolações...

Obrigado, Senhor, não somente por nós, que devemos a essas páginas as mais belas aspirações nas tarefas do Cristianismo Redivivo, mas também por aqueles que as transfiguram em bússola salvadora, nos labirintos da obsessão e da delinquência; pelos que as abraçaram, quais âncoras de apoio, em caliginosas noites de tentação e desespero; por aqueles que as consultaram, nos dias de aflição e desalento, aceitando-lhes as diretrizes seguras nas veredas da provação regenerativa; pelos que as transformaram em bálsamo de conforto e paciência, nos momentos de angústia; pelos que ouviram, junto delas, o teu pedido de oração e de amor a bem dos inimigos, esquecendo as afrontas que lhes retalharam os corações; pelos que as apertaram, de encontro ao peito, para não tombarem asfixiados pelo pranto da saudade e da desolação, à frente da morte; e por todos aqueles outros que aprenderam com elas a viver e confiar, servir e desencarnar, bendizendo-te o nome!...

Oh! Jesus! No luminoso centenário de "O Evangelho segundo o Espiritismo", em vão tentamos articular, diante de ti, a nossa gratidão jubilosa!...

Permite, pois, agradeçamos em prece a tua abnegação tutelar e, enlevados ante o Livro Sublime; que te revive a presença entre nós, deixa que te possamos repetir, humildes e reverentes: - Obrigado, Senhor!...

 

 

(Textos recebidos em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Teatro na Aliança Espírita Varas da Videira, Araçatuba, SP

Allan Kardec, o homem universal

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]