Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 05 de agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/05-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

Sou eu

 

(Copiado do site Feparana)

 

Na gloriosa manhã daquele domingo, mulheres piedosas, que haviam observado que o corpo de Jesus, retirado às pressas da cruz, antes que se iniciasse o sábado judaico, não fora convenientemente preparado para o sepultamento, foram ao túmulo.

Desconheciam elas que fora montada guarda ostensiva, a pedido dos sacerdotes do Templo e a mando de Pilatos. E nem cogitavam como haveriam de remover a grande pedra que fechava a sepultura.

Simplesmente, dispuseram-se à tarefa e iniciaram a caminhada. No trajeto, Joana de Cusa, Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, detiveram-se na cidade, para adquirirem aromas e faixas de linho, a fim de oferecer ao corpo do Mestre as dignas homenagens.

Maria Madalena foi à frente. Antes de vender seu palacete e dispensar seus servos, inclusive os perfumistas que tinha a seus serviços, separara essências preciosas, que com ela levara para a nova vida.

Agora, as trazia para o conveniente preparo do corpo do Mestre tão amado. Eram unguentos e perfumes, conforme exigia o costume.

Ao chegar ao local do sepultamento, ela observa a pedra removida, o sepulcro vazio. Sai a chorar, tentando entender o que poderia ter ocorrido: Alguém removera o corpo? Alguém o furtara? Para quê? E onde fora depositado?

Vendo um homem, de costas, imaginando ser o jardineiro, que cuidava das rosas silvestres e do local, o interroga: Para onde levaram o corpo do meu Senhor?

Ele se volta. Todo em luz, tangível e vivo. É Ele! É Jesus!

Ela se lança ao Seu encontro, de braços abertos. Deseja abraçá-lO e afogar naquele seio bendito a tristeza das últimas horas e a imensa saudade que lhe oprime o coração.

Ele a detém: Não me toques, ainda não fui para meu pai.

Radiante de felicidade, ela retorna à cidade para dar a notícia da ressurreição gloriosa.

Jesus vive! Eu O vi!

À exceção de Maria, mãe de Jesus, presente entre os discípulos, no cenáculo, os demais se mantêm incrédulos. Pedro e João se dirigem ao túmulo, a fim de constatarem da veracidade da notícia.

Haveriam de vê-lO e com Ele conversar os discípulos, a caminho de Emaús, saindo de Jerusalém.

E, nos dias que se seguiram, os Seus lhe receberam a visita, entre a surpresa e a admiração. Ele retornara do país da morte, vencendo a megera tão temida.

Morto, sepultado, ressurgido. E Sua identificação, qual O fizera no poço de Jacó, para a mulher samaritana, se repetiria em muitas ocasiões:

Sou eu.

Sou eu, Jesus de Nazaré, que foi erguido no madeiro da infâmia.

Sou eu, o Cristo, que representa a resposta do Pai aos filhos sofridos do planeta.

Sou eu, aquele que transformou a cruz do martírio em um hífen de luz, ligando o céu das benesses espirituais à Terra sofrida dos homens.

Sou eu, conforme expressara tantas vezes, em Seu messianato: Sou eu o Caminho, que leva ao pai. Sou eu a Verdade, que liberta e a Vida autêntica. A luz do mundo.

Eu sou o rei da vida, que venceu a morte. Eu sou o Senhor dos Espíritos. Ouvi-me. Sou eu. 

Redação do Momento Espírita.
Em 4.8.2014.

 

File:Nolimetangerecorregio.jpg

Quadro “Noli me Tangere”  (Jesus e Maria Madalena)  de Correggio

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nolimetangerecorregio.jpg

 

 

Movimento Você e a Paz com Divaldo Franco

 

 

 Amparo/SP 03/08/ 2014-parte da manhã

 

A 2a. edição do Movimento Você e a Paz da cidade de Amparo/SP iniciou-se bem cedo na bela praça Pádua Salles. Céu azul, dia ensolarado, temperatura agradável. O clima perfeito para a caminhada pela paz programada para o período da manhã. Não demorou para a praça ficar toda tomada pelas pessoas de todas as idades, vestidas com a camiseta branca com o símbolo do movimento; pessoas de Amparo e visitantes de outras cidades e mesmo de outros Estados prestigiavam o evento. As atividades foram oficialmentes abertas por Divaldo Pereira Franco, o idealizador e fundador do movimento, que hoje já é realizado em mais de 200 cidades brasileiras e 15 países nos diferentes continentes. Divaldo Franco recordou-nos que a calamidade da guerra está presente na Humanidade desde remotos tempos e que os conflitos armados, como os que atualmente acompanhamos, têm-se intensificado porque as pessoas não tem se pacificado interiormente, ressaltando que a cura para as guerras e a violência do mundo está na transformação moral da criatura humana para melhor. A Sra. Ana Beira, representando a Química Ypê de Amparo, organizadora e patrocinadora do evento, saudou o público presente. Após, uma equipe de profissionais de Educação Física realizou um animado e divertido aquecimento com o público, para após a caminhada pela paz ter o seu início.  As ruas da bonita cidade de Amparo foram repletadas por pessoas de todas as idades, famílias, que carregavam balões brancos, embelezando ainda mais a caminhada. Durante toda a manhã, foram distribuídas frutas e água a todos; diversos serviços profissionais foram disponibilizados à população, como corte de cabelo, orientação jurídica e de saúde e outros. Várias associações civis e sociais estavam presentes, como o Lions, o Rotary, Grupo de Escoteiros etc. Houve apresentações artísticas e de capoeira. Os trabalhos prosseguirão durante à tarde e, à noite, a partir das 18 horas, a Orquestra Bachiana, conduzida pelo Maestro João Carlos Martins, fará belíssima apresentação à população. Após, Divaldo Pereira Franco, médium e orador espírita, Pastor José Lima, da Assembléia de Deus de Amparo, e Dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Amparo, darão a sua mensagem de paz. Vale lembrar que todas as atividades são realizadas em caráter absolutamente gratuito  e que o movimento não tem nenhum caráter religioso ou político. Todos unidos no ideal da paz. Você e a Paz!

 

   Texto: Júlio Zacarchenco

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Seminário por Dr. Rui Marta no C.E. A Casa do Caminho.

Faro, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Dr. Rui Marta proferirá palestra na A.E. de Lagos

Lagos, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Palestra no Centro Espírita Boa Vontade

Portimão, Portugal

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Palestra por Isabel Loo na comemoração de aniversário do CEJA

Lima, Peru

 

Inline image 1

 

(Informaçao recebida em emails de Union Espírita Kardecista [[email protected]] e  de Maria Reyna)

 

 

Seminário com Dra. Marlene Nobre

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra sobre “Obsessão e Desobsessão” no

Centro de Cultura Espírita. Caldas da Rainha, Portugal

 



Na sexta-feira, dia 8 de agosto de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema OBSESSÃO E DESOBSESSÃO.

Tendo como base a influência quase constante dos Espíritos na nossa visa, causando, por vezes, constrangimentos, vamos abordar o tema e apontar soluções sob o ponto de vista espírita.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em 
www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Convite da Comunhão Espírita de Brasília

para lançamento de livro. Brasília, DF

 

COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA

 

 

Brasília, 3 de agosto de 2014

 

Prezado(a) Amigo(a),

 

É com grande satisfação que convidamos todos os trabalhadores e colaboradores para participarem de um evento muito significativo para Nossa Casa, bem como para todo o Movimento Espírita.

No próximo dia 10 de agosto, domingo, às 18h, ocorrerá o lançamento do terceiro livro do nosso estimado Waldehir Bezerra de Almeida –  “A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA MEDIÚNICA”.

Geraldo Campetti, fará a apresentação do livro.

Nossa Casa se iluminará com este evento, com sua presença, e com suas vibrações de Amizade e Amor Fraterno.

Muita Paz!

          

Fraternalmente,

Lisieux Bittencourt

Conselheira

Descrição: livro waldehir

 

 (Informação recebida em email de Lisieux Bittencourt [[email protected]])

 

 

Palestra com Suely Caldas Schubert em

Araraquara, SP

 

Suely Caldas Schubert

Meus amigos

bom dia

Araraquara-SP tem o privilégio de mais um grande evento nesta semana. Na quarta 6 de agosto, às 20h, no CENTRO DE EVENTOS DE ARARAQUARA - mais conhecido por CEAR, com capacidade para 1.000 pessoas e estrutura excelente de um grande centro de convenções, recebe SUELY CALDAS SCHUBERT, consagrada escritora, palestrante e atuante estudiosa da mediunidade, acumulando vasta experiência na prática mediúnica - que resultou em inúmeros livros que tem orientado o movimento espírita com base na Codificação. A oportunidade é ímpar. O esforço de união de diferentes instituições espíritas da cidade e da USE Araraquara, oferecem,pois, ao público, um evento diferenciado nesta quarta-feira. Desejamos sugerir às instituições suspenderem as atividades neste dia, formarem caravanas e levarem os companheiros para uma noite de muito aprendizado com a experiência e bagagem que traz a renomada estudiosa e pesquisadora espírita. Suely já ofereceu livros valiosíssimos que muito contribuem para o estudo espírita. É mais um evento marcante, para divulgar e participar.
06 de agosto, quarta, 20h no CEAR-ARARAQUARA. Entrada franca!

e o tema, como já sabemos: Transtornos mentais e obsessão

 

Com gratidão

Orson Peter Carrara

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 

Programação da Congregação Espírita “Maria Benta”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Jorge Rezala e  de Claudio Palermo)

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ROUVEL RAVENA, 

 

de Frutal, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 06 de agosto, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


(Informaçao recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Programação de palestras espíritas

Rio de Janeiro, RJ 

 

Olá amigos. Bom dia.

Estou convidando vocês para as seguintes palestras:

 

DIA:

05/08/2014 ás 20 Horas.

LOCAL:

Grupo Espírita Cristão

(Rua: Imbiaçá, 73 - Vila Kosmos - RJ.

TEMA:

"Melindres na Casa Espírita"

EXPOSITOR:

Wanderley A. Alves

 

...........

 

DIA:

06/08/2014 ás 20 Horas

LOCAL:

Grupo Espírita Humberto de Campos

(Rua: Licínio Barcelos, 168 - Irajá/RJ).

TEMA:

"Bem-Aventurado os pobres de Espírito"

EXPOSITOR:

Wanderley A. Alves

 

...........

 

DIA:

07/08/2014 ás 19:30 Hs.

LOCAL:

Grupo Espírita Maria Vaz

(Rua: Irapuá, 306 - Penha Circular/RJ).

TEMA:

LIVRE

EXPOSITORA:

Elizabeth Martins Corrêa

(Trabalhadora da Fraternidade André Luiz)

 

Venha participar dos estudos. Você será muito bem vindo.

COM JESUS SEMPRE!

Wanderley

 

(Informaçao recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Pintura Mediúnica no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

Amigos, segue convite especial para Pintura Mediúnica, dia 10 de agosto, às 15h00, na Fraternidade Espírita Gina!

Contamos com a presença de todos, além da colaboração para divulgação a amigos e familiares.

Até lá!!

Muito obrigada.

F.E.G.

 

     Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro)

 

 

X Semana Espírita de

Ribeira do Pombal, BA

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [[email protected]] e de Rose de Moliterno)

 

 

Teatro: Há dois mil anos

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

BLOG JORNAL EXTRA

COLUNA: EM NOME DE DEUS

PARA: DENISE / REGINA /

DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 17/08/2014

 

“HÁ DOIS MIL ANOS” NO TEATRO ARMANDO GONZAGA EM MAL. HERMES

 

Agora com cenários projetados com a moderna tecnologia do Lightworks, a Cia Teatral Mensageiros vai encenar a peça “Há dois mil anos”, extraído do livro  psicografado por Chico Xavier, ditado pelo espírito Emmanuel, reencarnado naquela época como o  senador romano Públio Lentulus. Ele narra que fora designado pa­ra exercer alto cargo na Palestina, quando  procurou Jesus para curar sua filha leprosa, porém ele rejeitou o convite do Mestre para a regeneração de sua alma, em função de seu orgulho falar mais alto, dada a sua elevada posição social no Império Roma­no. Jesus disse-lhe então, que sua filha seria curada, não por ele que o procurara, mas pela fé de sua esposa Lívia.

Ao chegar em casa, o senador Públio Lentulus encontrou sua filha Flávia totalmente curada. Lívia, sua esposa, contou que a menina havia melhorado rapidamen­te ao experimentar na fronte o contato de mãos carinhosas, momentos antes da sua chegada. O se­nador, porem, rejeitou a intervenção do Cristo na cura de sua filha Flávia, alegando que o restabele­cimento dela devia-se a mudança do clima, o qual teria proporcionado, por sua vez, uma reação salu­tar do seu organismo. A partir daí, devido ao seu orgulho, toda a sua vida foi de muito sofrimento.

Você poderá assistir a todos esses fatos encenados com figurino de época, no Teatro Armando Gonzaga, Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 - Mal. Hermes, Rio de Janeiro, telefone (21) 2332-1040 Dias 22,23,24 e 29,30,31 de agosto.Sábados ás 20 horas e  domingos, às 19h.. "Há Dois Mil Anos" tem a direção de Caíque Assunção, que interpreta o Senador Públio Lentulus.No elenco, Márcia Santos, Gerson Monteiro, Lia Evangelista, Macximo Bóssimo, Cássio Tolledo, Vanessa Fontana,  Thiago Gaudêncio, Mathias Gomes,                                                                                                Larissa Rondon, e Giovana Giglio. Mais informações: 3137-4261 ou 99263-5806. Ingressos antecipados com 50% de desconto.

                       

 

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

e-mail: [email protected]

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

Blog A Luz da Oração

 

Acessar aqui:

http://www.aluzdaoracao.blogspot.com.br/

 

 

 

Links de notícias espíritas divulgados pela Use São José dos Campos

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Começa no dia 27/08 o ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no C.E. Amor e Caridade Jacob. Com a utilização das apostilas da FEB, o curso é uma ótima oportunidade para estudar a Doutrina Espírita em todos os seus aspectos. Com apoio da USE Intermunicipal de São José dos Campos, irá reunir expositores de cinco diferentes Casas Espíritas filiadas à USE: Amor e Caridade Jacob, Divino Mestre, Eurípedes Barsanulfo, Jesus de Nazaré e Seara de Luz. Veja mais informações e se inscreva nesse link.

 

Palestra comemorativa ao dia dos pais, com Carlos Villarraga, no dia 07/08, às 20h, no C.E. Amor e Caridade Jacob, com o tema "Deus o Pai Supremo".

 

Em comemoração aos 88 anos do C.E. Amor e Caridade Jacob, palestra com Guilherme Azeredo com o tema "O Sal da Terra". Dia 09/08 às 19h30.

 

Seminário de Estudos Doutrinários: com a coordenação de Orson Peter Carrara seminário com o tema "A Alma do Espiritismo" nos dias 15 e 16 de agosto. Mais informações e inscrições nesse link. ,

 

Curso: Saúde Física e Espiritual: Com organização da AME-Vale (Associação Médico Espírita do Vale do Paraíba), o curso será realizado em 2 módulos, sendo necessário a participação no primeiro módulo para cursar o segundo (exceção de médicos). O primeiro módulo está dividido em 4 partes a serem realizados nos dias: 09/08, 13/09, 11/10 e 08/11 - das 8h às 12 h no Centro Espírita União e Caridade, em Taubaté.

Você sabia que a USE realiza palestras mensais em todas as casas filiadas? Confira esse e outros eventos no “Calendário de Eventos” da USE!

 

A Banca do Livro Espírita Allan Kardec está com um desconto especial de 10% em todos os seus livros! Não percam essa oportunidade para renovar a biblioteca! Clique AQUI para saber o endereço e telefone da banca!

 

-----

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

 

(Informações recebidas da USE Taubaté)

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Para ler acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/conviteaserenidade2014.html?acm=301_76

 

 

 

Noite de Caldos

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

1ª Feijoada Beneficente Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

 

 

Imagem inline 1

 

--

Silvanne Martins

Diretora Comunicação Social

Casalar Luz do Caminho

(48) 3206-9519

 

(Informação recebida em emails de Silvanne Martins Casalar Luz do Caminho [[email protected]]; de  [email protected]; de [email protected]; em nome de; Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

Aborto é sinônimo de assassinato de um filho pela própria mãe

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   O aborto é um assunto polêmico, quando não deveria ser, pois é indiscutivelmente um verdadeiro assassinato.

    Toda vida que é eliminada por uma ação violenta, seja ela de um vegetal, de um animal ou de um ser humano, dizemos que o ser vivo foi morto por alguém, por um animal ou por um acidente. E quando se trata da de uma pessoa, dizemos que ela foi assassinada. Por isso, me atrevo a dizer que, se alguém mata um embrião um feto humano, ele comete um assassinato! 

   Toda vida, pelas leis naturais, começa no instante da concepção. Assim, biologicamente, nós começamos a existir no preciso momento de nossa concepção ou fecundação. Assim como a criança tem uma faze bem caracterizada de sua existência, ocorrendo o mesmo com o adulto e com o da terceira idade, todos tiveram também as suas fazes de embriões e de fetos, que são tão importantes que, sem essas fazes, nós não existiríamos. É como no caso de uma jornada. O primeiro passo dela já é uma jornada. Também um grão de milho debaixo da terra quando brota, buscando a luz solar, ele não é mais um grão de milho, mas um pé de milho. Assim, igualmente, quando um espermatozoide se une a um óvulo, formando o embrião, esse embrião já é uma pessoa, tal qual o primeiro passo de uma jornada já é uma jornada, e o grão de milho brotado já é um pé de milho.

   A diferença entre uma criança já nascida e a ainda embrião ou feto é que esta está numa faze ainda muito nova, enquanto que  aquela já é uma criança numa segunda fase mais adiantada. Assim, pois, os dois seres, o uterino e o extrauterino, são crianças em fazes ou momentos diferentes de suas vidas. Uma criança de apenas um ano está num momento diferente daquela que já está com dois anos. Assim também pela lógica e o bom senso, tanto aquele que elimina a vida de uma criança extrauterina ou já nascida, e aquele que elimina a vida de uma ainda na sua fase uterina cometem um assassinato. 

    Um líder religioso evangélico, fazendo uma interpretação forçada dum texto isolado do evangelho, quer dar a entender que Jesus aceita o aborto em alguns casos, quando se referiu Ele a Judas Iscariotes: “Melhor lhe fora não haver nascido”. (Mateus 26: 24). Uma foto minha aparece destacada em primeiro lugar na janela de “curtir” do site desse líder religioso, que respeito, mas do qual discordo sobre a sua interpretação do citado texto evangélico. (http://bispomacedo.com.br/2010/09/03/jesus-fala-sobre-o-aborto).

  Muitas mulheres de espíritos mais evoluídos nem querem ouvir falar nessa palavra aborto. É que elas, como nós dissemos, consideram-na também como sendo sinônima de assassinato.

   E essa questão de assassinato de fetos é muito séria para a mãe que faz aborto. E ela terá graves problemas psicológicos, traumáticos e de sentimentos de culpa pelo resto de sua vida, daí que ela até precisa de uma assistência psiquiátrica e psicológica. Realmente dói muito a consciência de quem viola uma das leis naturais ou divinas como o é a do aborto! 

     E não é para menos, pois é como se a mãe que faz aborto fosse uma juíza que proferisse uma sentença de morte para um ser humano totalmente inocente, indefeso e que, além disso, é seu próprio filho que ela, até por instinto, deveria proteger!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

Marcha Brasil Sem Aborto ocorrida na cidade de Brasília, DF, em 04/06/2013.

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]