Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 05 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/05-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

04-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/04-02-2014.htm

03-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/03-02-2014.htm

01-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/01-02-2014.htm

31-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/31-01-2014.htm

30-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/30-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em torno de uma oração

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz.

            Onde haja ódio, consenti que eu semeie amor.

            Perdão, onde haja injúria.

            Fé, onde haja dúvida.

            Esperança, onde haja desespero.

            Luz, onde haja escuridão.

            Alegria, onde haja tristeza.

 

            Oh! Divino Mestre!

Permiti que eu não procure tanto ser consolado, quanto consolar.

            Ser compreendido, quanto compreender.

            Ser amado, quanto amar.

 

            Porque é dando que recebemos.

Perdoando que somos perdoados.

            E é morrendo que nascemos para a Vida Eterna.

           

Certamente você conhece essa oração, leitor amigo.

Depois do Pai Nosso, essa rogativa de Francisco de Assis é a mais popular, obrigatória em qualquer antologia do sublime.

O missionário do Cristo sensibiliza e emociona. Há mananciais inesgotáveis de espiritualidade em suas expressões impregnadas de divino magnetismo. Nos momentos de angústia, ela é um refrigério abençoado para nossas almas.

Raras pessoas, entretanto, percebem que a oração de Francisco de Assis transcende o mero conforto ou consolação que buscamos. Trata-se, fundamentalmente, de uma orientação de vida, sob inspiração do Evangelho.

Oportuno, portanto, que nos detenhamos em suas afirmações, habilitando-nos a benefícios bem mais consistentes e duradouros.

            Pede o santo de Assis, inicialmente: Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz.

             Seria interessante que indagássemos com frequência:

“Sou um instrumento da paz? Em minha presença as pessoas sentem-se mais tranquilas, animadas e felizes? Ou a paz se despede quando vou chegando?”

            Perguntei a uma senhora amiga sobre sua família.

            – No momento, muito bem! Estamos em paz! ­– afirmou feliz.

            E, sorriso brejeiro, completou:

            – Meu marido está viajando…

            Seu companheiro é um espantalho da paz. Quando está em casa, salve-se quem puder!  Não dá sossego a ninguém.

            A primeira reflexão, portanto, em torno da prece de Francisco de Assis, sugere que analisemos nossa vida e verifiquemos, cuidadosamente: Sustentamos a paz ou impomos a agitação?

            Onde houver ódio que eu semeie o Amor.

            Mahatma Gandhi dizia que alguém capaz de realizar a plenitude do amor neutralizará o ódio de milhões. Ele mesmo o fez, conseguindo que a Índia se libertasse do jugo inglês sem banhos de sangue, com sua filosofia da resistência pacífica e da não-violência, superando seculares ressentimentos dos indianos contra seus dominadores.

            Certamente estamos distanciados de suas realizações. Não obstante, podemos promover a paz, evitando que mágoas fermentem no coração alheio e se transformem nesse sentimento desajustante que é o ódio.

Há uma fórmula para isso: A profilaxia dos contrários.

            Certa feita, funcionário de uma grande empresa estava furioso com o gerente que frequentemente a transferia de setor. Certamente estava a pressiona-lo para que se demitisse. Cogitava disso quando um colega, um semeador da paz, disse-lhe.

            – Está enganado quanto ao nosso chefe, meu amigo. Ele o admira muito, sabe que é eficiente e digno de confiança. Por isso o tem encaminhado para setores onde há problemas, consciente de que pode resolvê-los.

            Sua intervenção pacificou o companheiro que passou a ver com simpatia as iniciativas do gerente a seu respeito. A profilaxia dos contrários é infalível.

            Perdão, onde haja injúria.

            Diz a esposa sofredora:

            – Meu marido me abandonou por outra mulher. Não me conformo! A vida ficou complicada, não tem mais graça… Estou muito infeliz!

            Diz o semeador da paz:

            – A mágoa é como um espinho cravado no peito. Machuca dói, incomoda… Perdoe para libertar-se. Esqueça.… Siga o seu caminho.

            Segundo alguns exegetas, nos textos evangélicos em grego, perdoar é sinônimo de desligar. Exatamente o que ocorre conosco quando perdoamos. Desligamo-nos da mágoa, do ressentimento… Livramo-nos da intranquilidade. Tiramos o espinho de nosso peito.

            Fé, onde haja dúvida.

            No atendimento fraterno, num Centro Espírita, a voluntária consolava sofrida mulher, cujo filho falecera vitimado por mal súbito.

            – Confie em Deus, minha irmã. Considere que nada ocorre sem Seu consentimento. Quando manifestamos submissão à Sua Vontade tudo fica mais fácil.

            A mulher não se conformava:

            – Você fala assim porque não sabe o que é perder um filho na flor da idade, estudante de medicina, futuro brilhante! Alguém que resumia minhas mais caras esperanças! Não dá para aceitar!

            – Sei sim, minha amiga. Passei por experiência semelhante. Meus dois filhos faleceram num acidente. A certeza de que apenas transferiram residência para além-túmulo é o meu alento. Sei, também, que nossos amados sofrem com nossa inconformação e que ficam felizes quando cultuamos sua memória exercitando coragem e o bom ânimo. O consolo maior é saber que estão por perto.

– Você costuma sentir a presença deles?!

– Sim, frequentemente.

– Como faz para receber essa dádiva?

– Sempre acontece quando me disponho a servir.

            Esperança, onde haja desespero.

            Reclama o favelado.

            – Não há por que viver! Minha vida é um tormento. Minha mulher está doente. Eu, desempregado. Os filhos passam fome…

Afirma o semeador de esperança.

– Trouxe alimentos para seus filhos e remédio para sua esposa. Ajudarei você a conseguir emprego. Coragem! Com a ajuda de Deus e o nosso empenho tudo há de melhorar!

Luz, onde haja escuridão.

Diz o doente:

– Oh! Meu Deus, como é triste a solidão do leito, sem amigos, sem familiares… Apenas as dores, a tristeza… É tudo tão sombrio, tão triste!

Diz o semeador de luz:

– Vim lhe fazer companhia e dizer que você não está só. Busquemos juntos as claridades do Evangelho, o consolo das lições de Jesus, a luz da oração…

            Alegria, onde haja tristeza.

            No movimento espírita tivemos alguém que não obstante a provação que lhe impunha dolorosas limitações, era um maravilhoso semeador de alegria: Jerônimo Mendonça.

Vítima de grave problema de saúde, ficou totalmente imobilizado, sem movimento num só dedo dos pés ou das mãos, e cego. Viveu várias décadas assim. Não obstante, nunca desanimou, nem se entregou ao desalento. Embora preso ao leito, mergulhado em escuridão, jamais deixou de se comunicar com as pessoas.

Viajava, consolava, confortava, revelava uma tamanha coragem, inspirado nos princípios espíritas e nos ensinamentos de Jesus, que muitas pessoas se converteram a partir de seus exemplos.

Tinha dois dons maravilhosos: Jamais se melindrava e ria das próprias limitações.

Enquanto detinha a visão, nos primeiros tempos da doença, ia ao cinema. O leito ficava num dos corredores. Certa feita, após o início da sessão, entrou uma jovem. Apressada, em plena escuridão tropeçou na improvisada poltrona.

Irritada, bradou:

– Diabo de aleijado! Se vou à praça ele está lá! Vou a uma festa e ele está lá! No campo de futebol, está o aleijado! Até no cinema esse enxerido me persegue!

E Jerônimo:

– Também, pudera! Você não pára em casa!

Quando nos dispomos a seguir firmes e confiantes em Deus, não obstante dores e atribulações, influenciamos irresistivelmente as pessoas que nos rodeiam, tanto quanto os descrentes e revoltados semeiam a descrença e a revolta.

Os que se doam incessantemente, amando e servindo o semelhante, aprenderam com Francisco de Assis que: É dando que recebemos, perdoando que somos perdoados e é morrendo que nascemos para a Vida Eterna.

            A afirmação final merece atenção. É preciso “matar” o homem velho, eivado de paixões, para que nasça o homem novo a que se referia o apóstolo Paulo. Um ser especial que tem no Evangelho o seu guia, o seu alento, a sua felicidade.

 É assim que nasceremos para a vida eterna, isto é, nos livraremos das reencarnações expiatórias, habilitando-nos aos planos mais altos do infinito, onde há vida em plenitude, sem acesso para a morte.

 

São Francisco. Óleo sobre tela do século XVII.  Procedente da Escola Espanhola do Equador.

Museu de Arte Sacra, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Curso para capacitação de Evangelizadores Espíritas. IDE

Araras, SP

 

 

(Informação recebida em email de Alessandra IDE Editora [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Juselma  M. Coelho no

Grupo Espírita Allan Kardec. Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Fevereiro-2014

 

 

01 A 03 – NATAL RN - LEAN

 

04 – 20 h - CAMINHO DA LUZ –   Rua João José da Costa Neves Filho, nº 26 Ponte Grande - Mogi das Cruzes

 

05 – 20 h SEARA DE JESUS   - R  Allan Kardec 173 – Osasco SP   

 

06 – 20 h – C E NOVA CAFARNAUM – RUA SAO JOSE, 65  Paulicéia  SBC

 

07 – 20 h – PIRACAIA  SP -  C E BEZERRA DE MENEZES

 

09 - 10 h -  CENTRO ESPIRITA A CAMINHO DA LUZ - Av Sapopemba 648 Sao Paulo SP

 

10 – 20 h – C E CRISTO REDENTOR – R Agrimensor Sugaia 997 Itaquera SP

 

11 – 20 h – C E FÉ ESPERANÇA E CARIDADE -  R Min Cunha Canto 550 Mogi Mirim SP 

 

12 – 20 h – GRUPO GINA - AV DOS IMARES, 546 - MOEMA  S Paulo

 

13 – 20 h – C E MEIMEI – R. Georgina Diniz Braghiroli, 128 - Vila Curuçá S Miguel Paulista

 

14 - 20 h e 30 min -  C E JOANNA DE ANGELIS - R Cel, PM Celestino 400 Santo André SP

 

16 a 20 -  REGISTRO E REGIÃO 

 

22 E 23 - DOURADOS MS

 

24 - 19h  e 20h e 30 min -  C E A CAMINHO DA LUZ  - Av Sapopemba 648 - São paulo

 

25 - 20 h e 30 m - Gr SOCORRISTA  MARIA DE BETHÂNIA -  Av Ministro Petrônio Portela 1637 - São Paulo

 

26 - 20 h -  C E ISMÊNIA DE JESUS - Rua Capitão José Galo, 200, Ribeirão Pires

 

 (Informação recebida em email de Vansan) 

 

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Almir del Prette)

 

 

Oficina Competências Interpessoais  Comunicação e

 Interação em Grupo. FEC. Florianópolis, SC

 

OFICINA COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO EM GRUPO

 

Na FEC - Federação Espírita Catarinense 


Rua Frei Fabiano de Cristo, 200 Bairro Monte Cristo - Florianópolis/SC


Dia 08/02/2014 das 9:00hs às 12hs


Público Alvo: monitores de grupos de estudos espíritas e trabalhadores interessados no tema.


Facilitadora: Simone Ferreira


Promoção: Vice Presidência de Educação e Difusão - Equipe de estudos (ESDE) 


Inscrições gratuitas até o dia 07/02/2014 pelo
[email protected] - Vagas limitadas

 

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Marco Milani  na SEETO vai abordar

Evolução Espiritual. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco  Milani)

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

USE-SP – 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Acesse as informações nos links:

http://www.usesp.org.br/site/noticias/?id=53

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=469437113162411&set=a.211290405643751.38844.111448872294572&type=1&relevant_count=1

 

https://www.facebook.com/USESP

 

 

união das sociedades espíritas do estado de são paulo

Entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional - CFN da Federação Espírita Brasileira

·                     Home

·                     USE

·                     Espiritismo

·                     Orgãos de Unificação

·                     Material de Apoio

·                     Eventos

·                     Multimídia

·                     Notícias

·                     Artigos

·                     Contato

 

Notícias

150 Anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Os cerca de 8 milhões de espíritas, no Brasil e no Mundo, já comemoram os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, terceiro livro das cinco Obras Básicas que compõem a Doutrina codificada pelo pensador francês Allan Kardec (1804-1869).

O primeiro grande evento evocando a efeméride será a conferência do médium e orador Divaldo Pereira Franco, no próximo dia 9 de fevereiro, no Clube Atlético Juventus, zona leste da Capital paulista, quando são esperadas mais de 4 mil pessoas.

Em 21 de setembro (Dia da Árvore), os 150 anos de O Evangelho serão lembrados também em 150 cidades do Estado, “em eventos realizados de preferência fora dos muros da casa espírita”, diz a advogada Julia Nezu Oliveira, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE). “Queremos apresentar ao mundo essa belíssima obra, que tem levado luz e consolo a milhões de almas, como se fora o próprio Cristo que retornasse a Terra.”

Ainda como parte das comemorações, os espíritas preparam para outubro o lançamento de filme sobre o codificador do Espiritismo, baseado na obra Kardec – a Biografia, de Marcel Souto Maior (Editora Record), esperando reeditar o mesmo sucesso de Chico Xavier – O filme, baseado em outro livro do autor.

Sobre Allan Kardec

Nascido em Lyon, em 3 de outubro de 1804, o professor Hyppolite Léon Denizard Rivail já era bastante conhecido na França de Napoleão III. Suas obras sobre Aritmética e Gramática (entre outras) eram muito apreciadas, tendo mesmo sido laureado com importante diploma da Universidade de Arrás. Discípulo de Jean Baptiste Pestalozzi, “Le Professeur” poderia ter ficado indiferente aos fenômenos das “mesas girantes”, que haviam se tornado na coque-luche das altas rodas da sociedade francesa.

Porém, desde que passou a participar dessas reuniões, a partir de 1855, o professor Rivail constatou que aqueles “fenômenos” eram muito mais do que simples curiosidade. Suas obras e a Revista Espírita, que editou por 12 anos (1858-1869), traziam, então, a partir de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857, o pseudônimo Allan Kardec, separando assim a obra do professor Rivail da Doutrina trazida pelos Espíritos.

Da sua vasta produção, compõem as Obras Básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Além destes, merece menção Obras Póstumas, publicado em 1870, pela viúva Amélie-Gabrielle Boudet, que seguiu à frente dos trabalhos na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A partir dos anos 1880, o movimento espírita parece ter sido “transplantado” para o Brasil, que o Espírito do jornalista, contista e escritor maranhense Humberto de Campos denominaria “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.

Sobre a USE

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo é a entidade que representa o movimento espírita paulista no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (FEB). Criada no Congresso de Espiritismo de 1947, a USE congrega 1.400 centros espíritas no Estado, aos quais presta serviços nas áreas doutrinária, jurídica e administrativa. Mais do que isso, a USE é o órgão unificador dos espíritas em terras paulistas, organizando seu movimento sob uma única bandeira: Conhecer Kardec para Viver Jesus.

[ voltar ]

Voltar para a página principal

 

 

 

 

 

 

 

 

(Com colaboraçao de Rubens Toledo)

 

 

 

 

Palestra com Suely Caldas Schubert no GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

Franca, SP

 

 

Imagem inline 1

****************************************************

 

Imagem inline 1

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informações em emails da Use Intermunicipal de Franca)

 

 

 

Palestra musicada com Wanyr Caccia no Joanna de Ãngelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Projeto Evangelho Para Todos

Volta Redonda, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no C.E. Vicente de Paulo. Bauru, SP

 

Mais uma oportunidade para VOCÊ 

estudar a Doutrina Espírita!!!

 

"ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita"

www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br

Início:- 10/03/2014 (segunda-feira) 

Horário:- 19h30 as 21h00

Monitor:- Paulo Bastos

 

"O que é o Espiritismo"

Início:- 10/03/2014 (segunda-feira) 

Horário:- 19h30 as 21h00

Monitora:- Vanessa Marin e Márcia Bastos

 

Local:- Centro Espirita VICENTE DE PAULO

Rua Sete de Setembro, 14-50, Bauru/SP

www.facebook.com/CEVP.CentroEspiritaVicentedePaulo

 

Inscrição via email:-

[email protected] ou na biblioteca do CEVP.

Informar:-

Nome:-

Fone para contato:-

Email:-

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

Programação de palestras com Deusa Samú

São Paulo, capital e região

 

(Informação recebida em email de Beto [[email protected]])

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Fevereiro de 2014 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

Jornal Correio  Espírita nas bancas

 

http://www.mensagex.com.br/envios/7710/46810_A9EC6444AD.html?contato.id=155616976&envio.id=46810

 

 

 

 

Coluna Espírita. Diário de Taubaté

 

 

 

Decisão firme

 

      O agastamento moral torna-se distúrbio de emoção, que finda instalando processo neurótico.

       Sempre depararás com quem não te apoia.

       Os trêfegos vêm, prometem auxílio e vão.

       Os tímidos planejam ajuda e não se encorajam.

       Os descorteses apontam erros e seguem adiante: os agressivos surgem, impetuosos, procuram louros para si mesmo, e fogem.

       Os devotados sempre estão sobrecarregados, mas ajudam, e os humildes laboram com discrição, simplicidade e constança.

       Cada homem é o seu próprio programa e cada coração é a aspiração peculiar à faixa emocional em que transita.

       Não te agastes, assim, com eles, os aturdidos.

       Não percas o otimismo.

       Alguns te exaltam as qualidades negativas para lisonjear-te, arrojando-te em decepções.

       Não os acates nem os animes. Reage ao mal.

       Discorda, nega, conduz, ajuda, administra, serve – com bonomia. És construtor do bem.

       O erro dos outros é problema deles, enquanto que o teu é o problema de bem ajudar.

       

Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco

Livro: Rumos Libertadores (Extrato) - Ed. LE

 

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Jardim do Passeio Alegre na região da foz do Rio Douro. Porto, Portugal

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]