Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/18-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

17-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/17-02-2014.htm

15-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/15-02-2014.htm

14-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/14-02-2014.htm

13-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/13-02-2014.htm

12-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/12-02-2014.htm

 

 

 

 

Uma é a causa da salvação, outra é a infame crucificação

 

      O que nos leva à salvação ou libertação é o estudo e a vivência do Evangelho. Mas os teólogos antigos se deixaram levar muito pelo lado da triste emoção causada pela revoltante e cruel morte de Jesus na cruz.

     O Nazareno veio ao mundo com uma finalidade: a de nos trazer, como Enviado de Deus, a sua mensagem salvífica para nós, em consequência do que O crucificaram. Aclaremos isso. Um indivíduo entra numa enxurrada para salvar uma criança, e tem sucesso, entregando-a salva para outra pessoa. Mas, de repente, ele cai, é arrastado e morre afogado. Perguntamos: ele entrou na água para salvar a criança ou para morrer afogado? A resposta é para salvar a criança, em consequência disso, morreu afogado. É o caso de Jesus. Ele veio ao nosso mundo para nos trazer o Evangelho, em consequência do que O assassinaram.

      Os teólogos antigos imaginaram que a Humanidade pecou, e que Deus teria ficado muito aborrecido conosco, pois que Ele sofreria muito com os nossos pecados. Essa ideia é absurda e uma das mais responsáveis pela antropomorfização de Deus, pois coloca Nele todas as nossas mazelas. Se isso fosse verdade, coitado de Deus, Ele seria o Ser mais infeliz do Universo!

      Mas Deus, que é a causa primeira de todas as coisas e a Inteligência Suprema, como diz a doutrina espírita, jamais criaria para Si problemas. E Ele é imutável, portanto, é sempre o mesmo, jamais, pois, deixando de ser mais feliz como sempre o foi, o é e o será. Ademais, Deus é perfeitíssimo, por isso jamais se ofende. Realmente, Ele é inofendível ou como que vacinado contra ofensas. A Gandhi, antes de ele morrer, perguntaram se ele perdoaria a todas as pessoas que o ofenderam, perseguindo-o. E ele, um espírito de escol que é, respondeu que não perdoou ninguém, pois que ninguém nunca o ofendera. É que seu espírito, já bem perfeito, é inofendível, não tendo, pois, nada que perdoar. Ora, Deus, infinitamente perfeito que é, é totalmente inofendível. Aliás, há um abismo entre a perfeição de Deus e a de Gandhi.

     A Bíblia nos ensina e muito que Deus perdoa, mas é apenas para nos ensinar que nós temos que perdoar. Ela diz também que Deus descansou, depois da criação do mundo, quando Deus não cansa. Isso foi também para nos ensinar que nós temos que nos descansar, caso contrário, ficamos doentes. Aliás, tudo que a Bíblia nos ensina deve ser interpretado como sendo para o bem nosso e não para o bem de Deus que, como vimos, é imutável.

      É a vivência do evangelho que nos salva, ou Jesus teria vindo ao nosso mundo perder seu precioso tempo para no-lo trazer? E Ele disse que quem ouve as suas palavras, e não as põe em prática, é como aquele que constrói sua casa na areia, e que vêm os temporais e a levam; mas aquele que ouve as suas palavras, e as pratica, é como aquele que edifica a sua casa sobre a rocha, a qual continua firme apesar dos vendavais. (Mateus 7: 24).

     Podemos dizer que Jesus nos ama tanto, que até deu sua vida por nós, mas é Ele mesmo quem nos ensina também que é a vivência do evangelho que, realmente, nos salva e não bem o monstruoso pecado de seu assassinato na cruz!

 

Estampa do Cristo em cobre. Autoria de Pirro Cocco

Estação Ferroviária de Cagliari, Sardegna, Itália. Foto0 Ismael Gobbo

 

 

 

 

Eleita a nova diretoria da AJE-SP

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

 

FEB recepciona trabalhadores

Brasília, DF

 

 

 

 

Dias 15 e 16 de fevereiro foram de muito trabalho e confraternização na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Em torno de 200 colaboradores foram recepcionados, no fim de semana (15 e 16/02), no auditório principal do edifício sede da FEB, onde ouviram uma série de palestras. O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, fez uma exposição sobre o  cenário  atual da Federação e do Movimento Espírita. Destacou a elaboração do primeiro planejamento estratégico da FEB, aprovado em novembro de 2013, com destaque para a definição de missão, visão e valores. “Foi a primeira vez que elaboramos esse documento. Ele é fundamental para que o movimento espírita opere com mais eficiência num mundo em constante transformação”, disse.  Cesar Perri também falou das prioridades para 2014, como as comemorações pelos 150 anos da publicação do Evangelho Segundo o Espiritismo, incluindo a realização do IV Congresso Espírita Brasileiro (11 a 13 de abril), e durante os 130 anos de fundação da FEB as mudanças e adequações que são necessárias nos cursos e atividades do Campo Experimental da FEB.

Luís Cláudio Costa abordou o tema “O Evangelho Segundo o Espiritismo – conviver para amar e servir” relacionando com as recentes pesquisas internacionais, principalmente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, sobre educação com ênfase nas habilidades não cognitivas, principalmente valores. Dirigente do MEC e consultor da ONU e colaborador da FEB, Costa fez uma relação entre o Evangelho Segundo o Espiritismo e uma pesquisa da (OCDE). Para Luiz Cláudio Costa: “Estudamos no Evangelho regras de como proceder na vida privada e pública e a pesquisa constatou que a educação é a chave para uma convivência harmoniosa em sociedade”.

Em seguida, foi desenvolvida uma dinâmica por Miriam Dusi, Marco Leite e Edmar Junior sobre o tema “As virtudes à luz do Evangelho – atitudes cristãs no contexto da atualidade”. As virtudes do homem de bem foram trabalhadas com os participantes: fraternidade, fé, benevolência, cooperação, humildade e caridade. “Fazer o bem ao outro alimentará um cadeia em progressão geométrica”, resumiu Miriam Dusi, Diretora da FEB.

Houve um almoço na FEB com todos os participantes do Encontro.

À tarde, os voluntários do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), do Departamento de Infância e Juventude (DIJ) e do Atendimento Espiritual reuniram-se em grupos para tratar de temas específicos das suas funções. “[...] queremos que os trabalhadores reflitam sobre como eles desenvolvem as suas tarefas baseado no que está proposto nos textos. A idéia é, em conjunto, definirmos como será 2014, em termos de valores, para nós e para as pessoas que virão para o estudo”, explicou Carlos Campetti, Diretor da FEB e coordenador geral de cursos do Campo Experimental.

O Grupo do Atendimento Espiritual e do EADE fizeram uma avaliação dos trabalhos e propuseram melhorias. Com música e dinâmica de grupo, a turma do DIJ, tratou de temas doutrinários para a formação das crianças e jovens espíritas. Segundo a coordenadora-adjunta do Campo Experimental- Infância, Carolina Oliveira, o objetivo de integrar as pessoas e fortalecer os laços com as tarefas da casa foi alcançado. “Reunimos pessoas de todos os setores envolvidos com a evangelização de crianças e jovens da FEB e dos Grupos Espírita Guillon Ribeiro e Frederico Fígner”, destacou.
Na quarta-feira (19/02), será a vez dos voluntários do Estudo da Mediunidade e do curso de O Evangelho Segundo o Espiritismo reunirem-se para refletirem sobre os trabalhos a serem feitos ao longo do ano.

As atividades do Campo Experimental e os estudos da FEB se encontram na área de supervisão da vice-presidente Edna Fabro.

Informações: [email protected]

 

FEB-Encontro trabalhadores-Abertura vice-presidente Edna

FEB-Encontro Trabalhadores-confraernização

FEB-Encontro Trabalhadores-DIJ

FEB-Encontro Trabalhadores-EADE

FEB-Encontro trabalhadores-ESDE

FEB-Encontro trabalhadores-Exposição Luiz Cláudio Costa

FEB-Encontro trabalhadores-Exposição Perri

FEB-Encontro trabalhadores-Parte dos colaboradores

FEB-Encontro trabalhadores-Presidente, vices e diretores

 

 

 

 

Palestra com Dr. Izaias Claro

Jundiaí, SP

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Programação comemorativa dos 65 anos do C.E. Jesus de Nazaré

Tremembé, SP

 

CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARÉ

TREMEMBÉ – SP

 

PALESTRA COMEMORATIVA

 

65º ANIVERSÁRIO

 

PALESTRANTE:

 

LUIZ GUSTAVO RAMOS MELLO

 

DATA: 08 de março de 2014 (sábado)

HORÁRIO: 18:00 horas

LOCAL: Sede do Centro – Rua Major Zanani, 59

                Tremembé - centro

 

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

 

 

Palestra com Otávio Mandrá no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Imagem inline 1 

Otávio T. S. Mandrá,

 

do/no C. E. Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado),

 

nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.

 

E também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

 

Palestra pública com Ines Maria no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Convidamos todos nossos amigos para a reunião pública de 4ª feira 19/02/14, às 20h.

 

Expositora: Ines Maria

Tema: Recordações do Evangelho

 

-- 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

 

Psicóloga Espírita Deusa Samú em entrevistas na

Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior

 

Na próxima 4a feira, 19/02 às 14h Deusa estará concedendo entrevista à Rádio Boa Nova, Programa A Caminho da Luz sobre “Adolescência visão psicológica e espírita”. Logo após, às 16h, estará na TV Mundo Maior, abordando o mesmo tema.

 

 

(Com informações em email de Deusa Samú)

 

 

 

 

 

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum

Itupeva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

Ciclo de Seminários Espíritas com Gutemberg Pascoal

  São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

CLAUDINEI  FELTRIN.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 19-02-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  LIVRE  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. no Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

 

Programação de palestras na A.E. Jesus e Caridade

Santos, SP

 

PALESTRAS  em 2014

Local : Associação Espírita Jesus e a Caridade

             Rua Pará , 33    Santos

ABRIL:

07/4 Dr. Luiz Gonzaga Pinheiro

2ª feira   20 horas

Autor do livro Períspirito e suas modulações.

26/4 Aguinaldo Paviani

Sábado 15 h Seminário

 

Maio ( Aniversário de nossa Casa)

05/05 Dr. Ricardo Sallum

Parte Artística: Coral Nalaia (Getal)

12/05 Profº Roberto Fonseca

Parte Artística : Sandra Chaves

19/05 Ivan Cunha ( São Paulo)

26/05 Mílton Felipelli (São Paulo)

Parte Artistica : Coral da Alfândega

 

Junho:

23/06 Manolo Quesada (São Paulo)

2ª feira  20 horas

 

 

Agosto:

30/08 Richard Simonetti (Prévia de Congresso Estadual Espírita em Santos em abril de 2015

 

Outubro:

27/10 Roosevelt Adolphato Thiago  (autor de livros “Senão houver vento reme” )

2ª feira 20 horas

 

Novembro:

24/11 Vansan

2ª feira 20 horas

28/11 Arnaldo Santos ( Diretor da EME e mantenedor  Comunidade Psicossomática Nova Consciência em Capivari

6ª feira  20 horas

 

Contamos com sua presença e a sua divulgação.

Agradecemos muito. Envíamos nossas vibrações de carinho,

Diretoria da Associação Espírita “Jesus e a Caridade”

 

(Informação em email de Carol <[email protected]> repassado por Regina Bachega e Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Cantagalo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Almoço Fraterno com José Tadeu de Araxá, MG

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Leia a Resenha Espírita on line

 

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-104

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_104

http://pt.scribd.com/doc/207533290/Resenha-Espirita-on-Line-104

 

 

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/apoioafetivo2014.html

 

 

 

 

 

Entrevista com Dr. Gilberto Recinos na Radio Punto 90.5

Guatemala

 

Entrevista en Radio Punto Guatemala martes 18 febrero

 

Mañana martes 18 de febrero entrevista al Dr. Gilberto Recinos en Radio Punto 90.5 fm o pueden escuchar en directo por internet en la página www.radiopunto.com de 10:15 a 12:00 a.m. HORA DE Guatemala, en el programa Con Sentido Humano Guatemala sobre el tema: "COMO ATENTAMOS CONTRA EL ALMA" 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

 

 

 

Divina fé

 

       Vejamos como se comportava Jesus no trato da fé que lhe abrasava o coração, a fim de que não nos falte entendimento no cultivo da sublime virtude.

       Anjo entre os Anjos, não desdenha descer ao convívio dos homens, mais para padecer-lhes a brutalidade do que para engalanar-se, de pronto, com os louros da simpatia que lhe pudessem ofertar.

       E entre os homens, ninguém lhe surpreende o mínimo gesto de intolerância, à frente dos problemas que se lhe impõem à bandeira de redenção.

       Não exige que os outros lhe adotem a cartilha de confiança.

       Não perde tempo em controvérsias da essência e atributos da Natureza de Deus.

       Não se converte em suposto advogado do Criador para maldizer ou ferir as criaturas enrijecidas na delinquência.

       Não indaga quanto à convicção religiosa daqueles que lhe pedem assistência e consolo.

       Não preceitua condições deste ou daquele teor, em matéria de crença para que se administre a luz do Evangelho.

       Não se arvora em profeta da destruição e do pessimismo, conjugando revelação e perturbação, conhecimento e terror no ânimo dos ouvintes.

       Não solicita vantagens particulares, auxiliando sempre, sem cogitar de auxílio a si mesmo.

       Não promove ligações com os príncipes e sacerdotes do mundo para prestigiar os princípios de amor dos quais se tornara intérprete.

       Não recusa sofrer agravos e insultos, calúnia e prisão por parte daqueles a quem confiara o tesouro das esperanças mais puras, a pretexto de garantir-se na posição de Medianeiro Celeste.

       E, por último, não recorre nem mesmo à proteção da justiça humana, para exonerar-se da cruz em que desfalece, entre a serenidade e o perdão, em plenitude de obediência.

       Observemos a fé em Jesus e a fé em nós, a fim de exercitarmos, em nossas necessidades de evolução, o esquecimento de nossos obscuros caprichos e a aceitação da sábia Vontade de Nosso Pai.

(De “Confia e Segue”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emanuel)

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

 

 

Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no

Jardim de Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]