Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/25-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

24-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/24-02-2014.htm

22-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/22-02-2014.htm

21-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/21-02-2014.htm

20-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/20-02-2014.htm

19-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/19-02-2014.htm

 

 

 

 

Revista Espírita,  fundada por Allan Kardec,

 continua sendo  editada

 

 

 

 

Registro. Palestra com Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza

Porto Alegre, RS

 

FERGS, Federação Espírita do Rio Grande do Sul em comemoração aos  93 anos realizou no dia 22 de fevereiro às 18 horas em seu auditório palestra com Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza com  o tema, Evangelho e o Futuro.

  Dr. Roberto é médico psiquiatra, vice-presidente da AME-Brasil, Diretor Clínico do Hospital Espírita André Luiz (BH), psiquiatra e psicoterapeuta do Instituto de Assistência Psíquica Renascimento (BH)

Autor dos livros: 

- O Homem Sadio - Uma Nova Visão - Espíritos Diversos - co-autoria Alcione Albuquerque

- Mediunidade Com Jesus - Carlos (espírito)

- Porque Adoecemos vols I e II -co-autor

- Desafios em Saúde Mental - co-autor

- Depressão -Uma abordagem médico-espírita (co-autor)

- Saúde e Espiritismo - co-autor

- Das Patologias aos Transtornos Espirituais - Uma abordagem médico-espírita da obra de Manoel

Philomeno de Miranda - co-autor

- Conversando sobre a Sexualidade.

  

             Abraço-Jorge Moehlecke

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

São Francisco, EUA

 

20/02/2014

 

Na noite do dia 20, prosseguiu Divaldo Franco em seu roteiro pelo oeste americano, tendo proferido sua conferência no auditório do Embassy Suites San Francisco Airport, para um público de 180 pessoas provenientes de diversos grupos e convidados da Bay Area e da cidade de San Francisco, assim realizando intensa divulgação do Espiritismo por toda a região, com o brilhantismo que lhe é peculiar.

Após a apresentação de praxe, a palavra foi-lhe confiada, oportunidade em que abordou o tema intitulado: A Psicologia do Perdão.

Fazendo um estudo da autobiografia de Simon Wiesenthal, referiu-se ao grande momento em que este foi convidado, no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, a ouvir a confissão do nazista Karl Seidl, que havia assassinado muitos judeus, e que pressentindo sua morte iminente, este jovem soldado das tropas de extermínio SS vem a implorar-lhe o perdão. Criminoso e vítima frente a frente, agora em circunstâncias antagônicas. Nessa proposta, dominados pela dramaticidade de um episódio real, e para que cada um viesse a autoavaliar-se na capacidade de estender o  perdão, perguntou Divaldo aos seus assistentes: “― Você perdoaria?”  Dessa forma, Divaldo abordou a temática do perdão sob vários ângulos, especialmente o da óptica espírita, que lança avantajadas luzes sobre essa questão, permitindo retificações de procedimento para a construção de um mundo melhor.

Logo depois, fez uma análise das lutas que ainda prosseguem no mundo, em conflitos e guerras lamentáveis, demonstrando a ferocidade da criatura humana. Examinou este comportamento à luz do Evangelho e do Espiritismo, narrando experiências pessoais luminosas e propondo o retorno à solidariedade e à paz.

Depois de 80 minutos, sugeriu uma pausa de 15 minutos, após a qual retornou, atendendo a 12 perguntas formuladas por escrito.

Traduzido muito bem por Daniel Assis, recebeu um longo e vibrante aplauso, retorno espontâneo e natural do carinho e da gratidão que aquele público tributa ao ilustre baiano.

 No dia 21, pela manhã, com os amigos que vieram de San Diego, Los Angeles e Boston, viajou ele a essa última cidade, dando continuidade à programação do seu giro  doutrinário.

 

                               Fotos: Akemi Adams

                              Texto: Delcio Carvalho

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Los Angeles, EUA

 

21 de fevereiro de  2014

 

Às 19h00 do dia 21, no Olympic Colletion Conference Center, de Los Angeles, num dos seus majestosos salões, para um público de 182 pessoas, apresentado pelo confrade Gregory, de Sacramento, Divaldo abordou o tema sugerido: Relacionamentos: desafios e soluções.

 Divaldo também concedeu uma entrevista de 15 minutos a uma Empresa de divulgação de acontecimentos brasileiros na Califórnia, com muito êxito, em razão da sua versatilidade e a característica vibração de alegria, que promovem encantamento e conquistam simpatias em seus assistentes.

Logo após, durante 80 minutos o orador baiano fez um estudo da evolução antropossociopsicológica do ser humano, conforme a teoria do dr. Watson, estudando as emoções.

Na sequência, analisou o ser humano da atualidade, a problemática moderna das comunicações virtuais, a solidão que toma conta de quase todos, dominados pelas aparelhagens sofisticadas e passou ao estudo moral do comportamento.

Numa análise poética, inspirado pelo Espírito Amélia Rodrigues, apresentou a dualidade emocional de condutas, através de imagens inspiradas nos dois mares de Israel: o da Galileia e o mar Morto, na montanha das bem-aventuranças e Massada, em pontes e paredes, sensibilizando grandemente o auditório.

Narrou experiências pessoais e de outros autores clássicos e os desafios dos relacionamentos.

Traduzido com eficiência por Daniel Assis, concedeu um intervalo de 30 minutos e voltou à tribuna para as perguntas, em número de 14, quando foi traduzido por Daniel Benjamin. 

Ovacionado antes do intervalo e depois de concluída a conferência, as pessoas que vieram de diversas cidades e de outros Estados do país demonstravam júbilo incomum.

        Fotos recebidas de Akemi Adams

        Texto: Delcio Carvalho

 

 

 

 

Palestra com Plinio Penteado Jr. na A.E.K. Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

Palestra com Luiz Antonio Ferras no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos, 

 

Convidamos para a palestra de:

 

Imagem inline 1

 

Luiz Antônio Ferraz,

 

de Votuporanga, no C. E. Francisco Cândido Xavier, Av. 

 

Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado,

 

nesta quarta-feira, 26 de fevereiro.

 

E também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

IX Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da AME-BR

Campo Grande, MS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

VI Seminário Médico Espírita do Cariri

Campina Grande, PB

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

Março-2014

 

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de Claudio Palermo)

 

 

Diálogos sobre o Evangelho de Jesus na Casa do Caminho. Pindamonhangaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

O Passe e suas técnicas no CEAK

Holambra, SP

 

Informações

http://us7.campaign-archive1.com/?u=03a5c4c808b2833584951ac0d&id=608207a545&e=4b9ca13d7e

 

 

 

 

Boletim do SEI- Serviço Espírita de Informações 02/2014

Rio de Janeiro, RJ

 

Acessar aqui:

http://boletimsei.blogspot.com/2014/02/boletim-sei-de-fevereiro.html

 

 

 

 

 

Viva o Evangelho de Jesus, e abaixo seu assassinato na cruz

 

     A nata da mensagem do excelso Mestre é a imortalidade do espírito, jamais a do corpo, que é matéria, veio do pó e a ele retornará. (Eclesiastes 12: 7; e Gêneses 3: 19).

    Mas o cristianismo ortodoxo enveredou-se pela valorização da matéria, criando também a ressurreição dela, quando a Bíblia ensina apenas a do espírito.  E é o Mestre dos mestres quem disse: A carne para nada aproveita, o que importa é o espírito que dá a vida. (João 6: 63).

     Temos dois corpos, um material e outro espiritual, ressuscitando o espiritual, diz são Paulo. (1 Coríntios 15: 44). Ademais, a ressurreição é na hora da morte, ao se desprender o espírito do corpo.  A do corpo é dogmática, que eu respeito, mas ela não tem fundamento bíblico. Aliás, foi por isso que ela virou dogma. E ai de quem negasse um dogma na Idade Média!  E, além de a ressurreição do espírito ser bíblica e na hora da morte, ela é defendida, hoje, pelo professor espanhol de teologia Andrés Torres Queiruga, da Universidade de San Tiago de Compostela (Espanha), em seu livro “Repensar a Ressurreição”, Ed. Paulinas. Ele é considerado atualmente o maior teólogo católico do mundo. E ele acentua que, inclusive a Ressurreição de Jesus foi também do seu Espírito e na hora da morte. Pai, em vossas mãos entrego o meu Espírito. (Lucas 23: 46).

       Quanto à afirmativa bíblica de que a Ressurreição de Jesus foi, no terceiro dia, após sua morte, na verdade se trata do início das suas aparições ou ressurgimentos depois de sua morte. Aliás, Ele teve várias Ressurreições que são todas as suas próprias aparições, desde a primeira a Maria Madalena, no domingo após sua morte. E, como Lucas mostra (Atos 1: 3), Jesus ficou ainda quarenta dias na Terra, aparecendo ou ressuscitando dos mortos aos seus apóstolos e discípulos durante quarenta dias, ou seja, até à Ascensão. E como explica muito bem a Doutrina Espírita, Ele aparecia em Espírito, materializando-se através de seu perispírito, denominado por são Paulo de corpo espiritual. E todas as suas aparições aos apóstolos, entre elas a do episódio envolvendo são Tomé, foram realmente aparições materializadas com o seu perispírito, e não com aquele corpo que morreu na cruz como, por ignorância, pensavam as pessoas daquela época, o que, também hoje, ainda acontece com muitas pessoas.

    Outra coisa estranha no cristianismo tradicional é a exaltação da morte de Jesus na cruz, que foi só do seu corpo, ao invés de exaltar as suas ressurreições, que, como já dissemos, foram de seu Espírito imortal, comprovando a imortalidade do espírito. É verdade que a Igreja ensina que a festa cristã mais importante é a da Ressurreição de Jesus, mas na prática, é a morte Dele que mais se comemora. Não existe um feriado religioso ou um domingo mais respeitado do que o da Sexta-Feira da Paixão.

    E é por esse sentimento emocional, como uma espécie de empatia ou compaixão pela morte de Jesus na cruz, que os cristãos se prenderam muito a esse martírio, a tal ponto de eles pensarem que Jesus veio ao mundo, principalmente, para morrer na cruz. E o pior é que, para muitos cristãos, é esse seu sofrimento e morte pela crucificação que resgatam os nossos pecados. E uns até enfeitam esse martírio dizendo que o sangue de Jesus pagou os nossos pecados!

    Perguntamos pagou os nossos pecados a quem? Espírito atrasado é que gosta de sangue derramado. Em que o sangue de Jesus vai ser útil para Deus, e o que será que Ele faz com esse sangue derramado nos céus onde nem existe lugar para a matéria? Lembremo-nos de que o Deus cristão não é mitológico!

 

Túmulos no Vale do Cedron, em  Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]