Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/16-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

15-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/15-01-2014.htm

14-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/14-01-2014.htm

13-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/13-01-2014.htm

11-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/11-01-2014.htm

10-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/10-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

A sociedade somos nós

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

É evidente que, se não fossem os preconceitos sociais, pelos quais se deixa o homem dominar, ele sempre acharia um trabalho qualquer, que lhe proporcionasse meio de viver, embora se deslocando da sua posição. Mas, entre os que não têm preconceitos ou os põem de lado, não há pessoas que se veem na impossibilidade de prover às suas necessidades, em consequência de moléstias ou outras causas independentes da vontade delas?

Numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome.

Questão n° 930, de O Livro dos Espíritos

 

indivíduos indolentes e indisciplinados que vi­vem em situação difícil por sua própria culpa. Mas há, também, os que experimentam amargas privações de­correntes de circunstâncias alheias à sua vontade:

O doente sem recursos, o velho sem abrigo, a criança abandonada, operário desempregado, o homem marginalizado em virtude problemas de comportamento.

Imagina-se que providências a respeito do assunto são de alçada exclusiva do Governo, chamado ao atendi­mento da população carente e à erradicação da misé­ria.

No entanto, a sociedade somos nós, cidadãos que a compomos. O Governo é apenas uma representação. Não pode­mos, portanto, debitar-lhe inteiramente a solução desse problema, mesmo porque a cristianização da sociedade não depende de iniciativas dos poderes constituídos. Fraternidade, solidariedade, misericórdia, caridade, compaixão, não são passíveis de imposição por decretos.

Consideremos, ainda, que o Governo não é onis­ciente, onipresente, onipotente. Ele não sabe tudo, não vê tudo, não pode tudo. Mas a sociedade, como um to­do, formada pelos cidadãos que a compõem, pode exer­citar essas faculdades, na medida em que, diante das misé­rias humanas, sempre haverá alguém capaz de fazer algo, ao passo que a interferência de prepostos governamen­tais vai depender de os encontrarmos, de estarem dispos­tos a fazê-lo e desfrutarem de disponibilidades para tan­to.

No livro Atravessando a Rua, comentamos a expe­riência de um homem que encontrou um doente ao de­sabrigo, em noite muito fria, e suas tentativas para con­duzi-lo ao Albergue, a esbarrarem na falta de uma viatu­ra da própria instituição e de órgãos policiais e hospitala­res. Reclamando pela falta de colaboração, deu o assunto por encerrado. No dia seguinte, o doente foi encontrado sem vida. Morreu de frio.

De quem foi a culpa? Do Governo, sem dúvida. O albergue, o hospital, a polícia, que direta ou indiretamente o representam, fa­lharam na medida em que não se adequaram ao desem­penho de suas funções.

Mas há um cúmplice: o samaritano vacilante que, naquele exato mo­mento em que topou o doente, era o melhor represen­tante da sociedade para socorrê-lo. Bastava usar seu au­tomóvel ou providenciar um táxi, já que uma vida huma­na vale bem mais que embaraços ou despesas decorren­tes de semelhante iniciativa.

O recalcitrante socorrista, bem como dezenas de pessoas que passaram por ali, viram o problema e prefe­riram ignorá-lo, comportaram-se como membros de uma sociedade que se diz cristã, mas está longe de viver os ensinamentos do Cristo.    Evidentemente não se improvisa o cristão. Ainda assim, não estamos impedidos de ensaiar fraternidade. Se ainda não conseguimos abrir a porta de nossa casa ao necessitado, abramos-lhe as portas da boa-vontade, dis­postos a fazer algo em seu benefício, sem debitar a inicia­tiva ao Governo, porquanto, diante dos infortúnios hu­manos, naquele exato momento em que os contempla­mos, somos os representantes melhor credenciados da sociedade para ajudar. Estamos ali.

Há outro aspecto importante: o Governo representa não apenas a sociedade, mas também suas tendências. Ele se vincula à história da nação, suas características, sua maneira de ser. A Alema­nha de Adolfo Hitler foi a materialização da belicosidade e das pretensões de hegemonia racial de boa parte do povo alemão.

Seria, portanto, inocência, pretender que o indiví­duo alçado ao poder se transforme, por obra e graça do Espírito Santo, num campeão do Evangelho, apóstolo do Bem, empolgado pela promoção humana, trabalhan­do de sol a sol com disciplina, prudência, bom-senso, honestidade e, sobretudo, amor pelo semelhante.

Poderá surgir, de quando em vez, um sábio ou um santo na direção de um povo, mas ele próprio terá de lu­tar contra terríveis limitações e dificuldades, porquanto será um elemento estranho numa coletividade alheia aos seus ideais.

A sociedade legitimamente cristã deve ser construí­da de baixo para cima. Quando a maioria da população for cristianizada teremos governos capazes de vivenciar plenamente os ensinamentos de Jesus. Não há fórmulas mágicas para isso. É apenas uma questão de trabalho, muito trabalho no esforço do Bem.

Diz o Espírito Humberto de Campos, em psicogra­fia de Francisco Cândido Xavier: As missões legitimamente salvacionistas vêm à Terra vestidas de macacão.

O verdadeiro missionário é aquele que serve sem­pre, com inabalável disposição, empenhando a própria existência no esforço em favor do semelhante.

Isso explica porque o espírita consciente fatalmente se vincula a obras de assistência e promoção humanas ─ creches, berçários, escolas, abrigos, lares da infância e da velhice, hospitais ─ formando uma mentalidade de parti­cipação e de iniciativas em favor dos carentes de todos os matizes. Ele sabe que não há outro caminho.

 

 

Chico Xavier, um verdadeiro homem de bem. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra sobre os 130 anos da FEB

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em emails de César Perri e  de Patricia Carbri [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. André Luiz Peixinho

Petrolina, PE

 

 

(Informação recebida em email de amefraternidade [[email protected]])

 

 

 

Curso de Expositor Espírita

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

 

Encontro de 5 anos da Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

 

(Informação recebida em emails de  Rede Amigo Espírita e de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

 

Programação de 23º. Aniversário do C.E. Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha). Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Apresentação de Vansan no Bezerra de Menezes

Piracaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bashega)

 

 

 

Agenda do Grupo Reencontro

São Paulo, capital e região

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA Dr. BEZERRA DE MENEZES – A CAMINHO DA LUZ – NÚCLEO JARDIM CAMARGO VELHO.

Sexta feira, 21 de fevereiro de 2014

Rua Manuel Rodrigues Santiago, 19 – Itaim Paulista – São Paulo – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 16 de fevereiro de 2014     

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA CASA BRANCA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 13 de março de 2014

Av: Nossa Senhora dos Anjos, 699 – Chácara Mafalda – São Paulo – SP

19h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

SÁBADO, 15 de março de 2014

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA FONTE VIVA

DOMINGO, 16 de março de 2014

Av. Domingos Fanganielo, 386 – Ponte Grande – Guarulhos – SP

18h30min

 

SOCIEDADE FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS

QUARTA FEIRA, 26 de março de 2014

Rua Edgard Tinel, 51 – Pirituba – São Paulo

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 06 de abril de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

 

GRUPO ESPÍRITA FRATERNAL JARDIM DA ESPERANÇA

SEXTA FEIRA, 18 de abril de 2014

Rua Faveleiros, 179 – Vila Jacui – São Paulo – SP

19h30min

 

SOCIEDADE FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS

QUARTA FEIRA, 23 de abril de 2014

Rua Edgard Tinel, 51 – Pirituba – São Paulo

19h30min

 

CASA DO CAMINHO IRMÃ SHEILLA

DOMINGO, 04 de maio de 2014

Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495 – Jardim Imperador

09h00min

 

CENTRO CULTURAL REFLORESCER

TERÇA FEIRA, 13 de maio de 2014

Rua São Vicente, 240 – Jordanópolis – Arujá – São Paulo

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 18 de maio de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA JESUS REDIVIVO

DOMINGO, 01 de junho de 2014

Rua Rego Barros, 626

10h00min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 24 de junho de 2014 

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA-FEIRA,02 de julho de 2014

Rua Angelo de Cândia, 150 – São Mateus – São Paulo – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 27 de julho de 2014  

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 07 de setembro de 2014    

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC

SÁBADO, 04 de outubro de 2014

Rua Comandante Carlos Ruhl, 712 – Guaianazes – São Paulo – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 05 de outubro de 2014       

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

FEESP. CASA DO CAMINHO

SÁBADO, 11 de outubro de 2014

Av. Moisés Maimônides, 40 – Vila Progresso – São Miguel Paulista – SP

16h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

                      (II BRECHÓ LITERÁRIO)

DOMINGO, 19 de outubro de 2014

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

09h00min

 

CASA DO CAMINHO IRMÃ SHEILLA

DOMINGO, 02 de novembro de 2014

Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495 – Jardim Imperador

09h00min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 09 de novembro de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

G.E.E LÍRIO BRANCO (SEDE GRUPO VOCAL UNIÃO E HARMONIA)

DOMINGO, 07 de dezembro de 2014 

Rua Joaquim Nabuco, 525 – São Bernardo do Campo – São Paulo

12h00min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO       

DOMINGO, 21 de dezembro de 2014   

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

 

(Informação recebida em emails  de jose rubens de caires [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/01/feb-comemora-seus-130-anos-e-os-180.html

 

 

 

 

 

 

Informativo da FEGGO- Federação Espírita do Estado de Goiás. Goiânia, GO

 

Acesse aqui:

http://feego.org.br/newsletter/news/2014/Informe-FEEGO-15-01-2014/index.html

 

 

 

 

Resenha Espírita on line

 

 

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-102-30045697

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_102

http://pt.scribd.com/doc/199897556/Resenha-Espirita-on-Line-102

 

(Informação recebida em emails de Nova Edição da Resenha [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Violência

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Senda para Deus. Lição nº 17. Página 61.

 

Violência não está unicamente nos processos da vida física.

Acha-se igualmente ocultada nos recessos de nossa vida íntima.

Sabemos que quase todas as ocorrências começam nas fontes do pensamento.

Reflete nisso e auxilia a ti mesmo, auxiliando aos outros.

Façamos o propósito de nos fixarmos tão somente no bem.

Se alguém errou, abstenhamo-nos de dramatizar o episódio, mentalizando males satélites em torno do acontecido.

Seja a compaixão o início do nosso conhecimento em torno do assunto, elegendo no silêncio a prioridade de nossa atitude.

Se a falta é grave, não nos desloquemos do silencio para o comentário desairoso ou infeliz.

Se já dispomos da felicidade de orar, busquemos envolver as vítimas do caso no benefício da prece e aguardemos da Providência Divina o socorro que se lhes faça necessário.

Fantasiar minudências, em derredor do problema; é criar dificuldades em nosso prejuízo, de vez que a fraqueza é inerente ao nosso próprio modo de ser; e favorecendo aberturas para o mal, estaremos ameaçados de cair nas tentações em que se arremessaram aqueles mesmos companheiros que pretendemos julgar precipitadamente.

A indulgência, com o serviço fraterno em prol de quem errou, é um dos mais importantes caminhos para a sustentação da paz.

Compadeçamo-nos uns dos outros.

Solicitou-nos o Cristo: "Não julgueis".

            Neste apelo do Divino Mestre, saibamos incluir a violência mental.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

Parque do Ibirapuera, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A evolução como justiça, por Vinícius

 

Wilson Garcia

Recife, PE

 

Poucos, nos dias atuais, conhecem Vinícius. À medida que a areia escoa pela fenda estreita do marcador, a distância o vai levando para longe da memória, mesmo por onde passou essa figura de escol do Espiritismo paulista.

Vê-se que não estou me referindo ao poetinha de Garota de Ipanema e tantas outras produções lítero-musicais, cujo centenário de nascimento foi comemorado recentemente. O Vinícius, aqui, é Pedro de Camargo, um piracicabano que encantou quem o conheceu nas tribunas a falar sobre a doutrina que o arrebatou, cuja vida física terminou no ano de 1966.

Em São Paulo, capital, para onde se mudou e desenvolveu boa parte de sua vida, dominou o cenário com palestras constantes na Federação Espírita local, escreveu livros tendo como motivo principal o Espiritismo e apresentou programas de rádio de grande audiência. Quem o conheceu de perto costuma falar que foi orador de grandes recursos e excelentes reflexões, que prendia a atenção da plateia. Tinha grande público cativo nas sessões matinais dos domingos, na Federação Espírita.

Vinícius escreveu alguns livros, que ainda são editados pelo selo da Feb. Com Eduardo Carvalho Monteiro, fiz uma longa pesquisa sobre sua vida e personalidade, do que resultou o livro “Vinícius, educador de almas”. O adjetivo educador se aplica a Vinícius porque foi daqueles que batalharam pela educação no Espiritismo, tendo participado da fundação do Instituto Espírita de Educação da capital paulista e foi seu diretor por muitos anos. Muitas passagens de sua vida de 89 anos são comoventes.

Estou recuperando um texto de Vinícius, intitulado “Criacionismo e Evolucionismo”, datado de 1954, onde o autor realiza uma comparação entre a duas doutrinas e argumenta a respeito da evolução do ser com base no critério da justiça de Deus.

Em formato de bolso, o texto foi publicado e distribuído gratuitamente e constitui documento raro nos nossos dias. Vale a pena ver e ler: http://www.expedienteonline.com.br/?page_id=900

 

 

Vinicius. Imagem http://www.uniaoespiritadepiracicaba.com.br/pedro-de-camargo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP