Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 31 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JULHO/31-07-2014.htm

 

 

Aprendendo com a Morte

 

(Copiado do site Feparana)

 

Toda vez que se pensa na morte, imagina-se que é o outro quem vai morrer, não nós. Mas, todos vamos morrer. É o que existe de mais preciso.

Não importa se somos ilustres ou desconhecidos, que tenhamos muitos diplomas ou sequer tenhamos cursado o ensino fundamental.

Não importa se tenhamos estragado nossa vida, tornando-a quase insuportável, ou se a tornamos bela, harmoniosa. Todos vamos morrer.

Mas, se isso é o que há de mais certo na nossa vida, por que tememos tanto a morte?

Segundo Léo Buscaglia, só tememos a morte quando não estamos vivendo. Se estamos envolvidos no processo de vida, não vamos gritar, nem gemer. Se tratamos bem as pessoas enquanto estavam ao nosso lado, na carne, nós as deixaremos morrer com dignidade, sem que tenham que se sentir culpadas porque morreram antes de nós.

A morte é um processo contínuo e belo da vida. É uma boa amiga, pois nos diz que não temos para sempre e temos que viver agora. Por isso, cada minuto é precioso. E temos que viver conforme esta verdade.

Quando alguém está falando conosco, escutemos e não olhemos por cima do ombro para ver o que mais está acontecendo. Usufruamos o momento. Olhemos a pessoa nos olhos. Ouçamos o que ela tem a dizer. Pode ser que seja o seu último contato conosco.

E nos empenhemos em ouvir sua voz, gravando-a em nossa memória. Assim, quando tivermos saudades do timbre daquela voz, poderemos amenizá-la, acionando os preciosos mecanismos cerebrais, escutando-a outra vez, na intimidade da alma.

A morte nos ensina que o momento é sempre agora. É este o momento para pegar o telefone e ligar para a pessoa que amamos e dizer que a amamos. É este o momento de atender o chamado do filho e observá-lo enquanto ele se balança no galho mais alto da árvore e, feliz, nos pergunta: Viu o que eu faço?

É o momento de pararmos de ler o jornal e almoçarmos com a família, de corpo e alma presentes. Dar-se conta de que o filho está com o joelho machucado e perguntar onde foi que se esfolou. Olhar para a esposa e fazer um carinho, dizer-lhe como, apesar dos anos, ela continua a namorada encantadora e porque, um dia, nos apaixonamos por ela.

A morte nos ensina que não temos a eternidade na Terra. Ensina que nada aqui é permanente. Ensina-nos a deixar as coisas terrenas, que não há nada a que nos possamos agarrar, senão aos sentimentos que nos acompanharão aonde formos.

A morte nos diz para olharmos hoje para o mar, com olhos de quem quer mesmo olhar o mar. Encantar-se com o pôr do sol, reconhecendo que este pôr do sol, com estas tonalidades, jamais se repetirá.

Finalmente, a morte nos diz para vivermos agora, sem querer de forma ansiosa viver o momento seguinte, porque afinal, ninguém pode ter a certeza de que ele existirá para nós.

Este é um grande desafio. Viver o instante presente, com toda intensidade, usufruindo todo o encanto, amor e ternura que ele nos pode oferecer.

*   *   *

O Mestre de Nazaré, ao prescrever a fórmula da felicidade para o homem, teve oportunidade de lecionar que não nos preocupássemos com o dia de amanhã, com o que haveríamos de comer ou de vestir.

Com isso, não estava ensinando imprudência ou descaso, mas nos dizendo exatamente isto:Usufrua o dia que o Senhor Deus te concede na carne. Ama. Trabalha. Cresce, hoje, porque este é o dia melhor de toda a tua vida.

 

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
As crianças de amanhã, do livro Vivendo, amando e aprendendo,
de Léo Buscaglia, ed. Nova Era.
Em 31.7.2014
.

 

Túmulo do inesquecível  cantor de tangos Carlos Gardel no Cemitério “La Chacarita”. Buenos Aires, Argentina.

 Foto Ismael Gobbo

 

 

17º. Movimento “Vosê e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Conceição do Coité, BA

 

29/07/2014

 

A palestra foi realizada no coreto municipal, em frente a igreja matriz, que até teve suas luzes acessas, geralmente só acontece nos festejos da padroeira e fim de ano, foi montada uma estrutura com toldos, para abrigar as pessoas, mas a quantidade de participante foi mais que o dobro do espaço reservado.

Divaldo Franco, hoje aos 87 anos, tem feito sua parte por dias melhores e pelo o fim da violência, tem dado a receita também de como encontrar a paz, em palestras como a que ocorreu em Coité na noite desta terça-feira,29, e nos bairros populosos da cidade do Salvador, levando-lhes a mensagem preciosa da paz. Esse movimento está sendo propagado, com brilhantismo, em vários países da Europa, tais como: Portugal, França e Espanha, nos Estados Unidos e Paraguai, levando, desta maneira, a proposta urgente da paz a todas as nações.

Em entrevista para o Calila Noticias e Rádio Tudo FM, disse que a presença do povo em Coité para acompanhar sua palestra foi muito significativa, “porque demonstra que todos nós desejamos a paz, vivemos uma hora muito grave, em que a criatura humana está entregue ao consumismo e a desesperança, a presença desse público demonstra que todos buscam a paz e somos capaz de construí-la”, disse.

Divaldo Franco começou essa peregrinação pela paz em 1996 por Salvador, e de lá para cá, já passou por mais de 200 cidades, 15 países,”estamos levando a mensagem pelo mundo inteiro” afirmou o médium que já é conhecido como embaixador da paz.

Cleto Boaventura, 81 anos, foi um dos participantes do evento e na condição de ter sido um dos fundadores do Centro Espírita Luz Amor e Verdade de Conceição do Coité, há mais de 50 anos, tempo que conhece Divaldo Franco, disse que o médium é tudo pela paz, “é quem semeia a paz em tudo quanto é canto. Apesar de conhecer a muito tempo, ele nunca tinha vindo em Coité, prometia sempre que vinha, hoje chegou e foi logo me dizendo; tudo só um dia e o dia chegou”, falou Cleto feliz pela presença do amigo.

Também tivemos a participação dos oradores Marcel Mariano e Ruth Brasil.

Algumas autoridades foram convidadas para sentarem ao lado de Divaldo Franco, a exemplo do prefeito Francisco de Assis, o desembargador Salomão Resedá e o delegado de Polícia João de Oliveira Farias Filho. além de outros convidados. 

Segue anexo algumas fotos.

Abraços,

Lucas Milagre

(Informações recebidas em email de Lucas Milagre)

 

 

Unificação e Evangelho em Pernambuco e Paraíba

João Pessoa, PB

As Federações Espíritas Pernambucana e Paraibana receberam a visita do presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, entre os dias 27 e 29 de julho. Na sede da FEPe, em Recife, o visitante participou da reunião do Conselho Federativo Estadual, dirigido pelo presidente Edson Caldeira. Na oportunidade, visitou os trabalhos realizados nas várias Áreas de atuação do Conselho e participou também de reunião com a diretoria da Federação. Em João Pessoa, na sede da FEPb, participou também de reunião com sua diretoria, tendo Marco Antonio Lima Grangeiro como presidente. Em outro dia proferiu palestra pública sobre os 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo e compareceu em reunião do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho – NEPE da FEPb. Informações: www.federacaoespiritape.org; www.fepb.org.br; www.febnet.org.br

Cons.Fed.Est.Pernambuco-Fala pres.Caldeira

Cons.Feder.Estadual-Pernambuco. Público

FEd.Esp.Paraibana-Visita Diretoria

NEPE FEPb

NEPE- FEPb equipe

 

 

Evangelho em Vitória

Vitória, ES

 

A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo promoveu em Vitória, um Seminário sobre o NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, nos dias 26 e 27 de julho, com a participação de  Saulo Silva, Afonso Chagas Correa e Wagner Gomes Paixão, ligados ao NEPE da FEB. Saulo Silva é o organizador do livro “O Evangelho por Emmanuel” e os três expositores são autores de capítulos de “O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o Estudo”’, as duas obras lançadas pela FEB Editora, dentro das comemorações dos 150 anos de “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Informações: http://www.feees.org.br; [email protected]; www.febnet.org.br

(Informação repassada em email por César Perri)

NEPE-Vitória-Apres.Saulo Silva

 

 

Eventos espíritas programados em

Taubaté, SP

Descrição: Convite!!! 
Carlos Abranches realiza palestra e lançamento do livro "A CASA QUE MORA EM MIM", no dia 1º de agosto, próxima sexta-feira, no C. E. União e Caridade, na cidade de Taubaté.

 Descrição: Foto de Vilma Nascimento.

(Informações recebidas em emails da USE Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Agosto 2014

 

 

     

Manolo Quesada

www.manoloquesada.blogspot.com

(11)   5611-4554

(11) 98284-3337

 

(Informações recebidas em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

E.E. Cáritas. VI Feira do Livro

Mogi das Cruzes, SP

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

XVII Encontro Estadual de Espiritismo

Salvador, BA

 

 

Inscrições:www.feeb.org.br

Informações:

(71)3359-3323||(71)3351-3220

 

(Informações recebidas em emails  de Ademir Mendes; de Edward Cobem 3 [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Curso: Saúde Física + Espiritual

Taubaté, SP

 

A Associação Médico Espírita do Vale convida para  Curso básico de Saúde Física e Espiritual. O curso será realizado em 2 módulos, sendo necessário a participação no primeiro módulo para cursar o segundo - exceção de médicos.   Solicitamos a todos o favor de divulgação junto as Casas Espíritas.   Segue em anexo o Cartaz do Curso com os temas e horários.  Será realizado no Centro Espírita União e Caridade, rua Doutor Souza Alves, 142 - Taubaté.  Claudia Homem.

 

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

FEB: Lançamento com autógrafos

Brasília, DF

 

 

 

Palestra pública com Isabel Loo Fernández no CEJA

Lima, Perú

Mucha paz!

La Unión Espírita Kardecista saluda al Centro Espírita Joanna de Angelis en su 9° Aniversario institucional.

Hacemos extensiva la invitación para acompañarlos  en la charla pública

“Las vidas de Joanna de Angelis”,

a cargo de la Hna. Isabel Loo Fernández, el día central de la celebración, miércoles 6 Agosto, a las 7:30 pm., en el local del CEJA, Manuel. A. Fuentes 903 San Isidro.

Hacemos votos por una larga vida institucional del CEJA, fortalecida en las enseñanzas del Espiritismo codificado por Kardec.

Por un Perú Espírita,

U.E.K.

 

(Informaçao recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Curso: “O que é o Espiritismo” no GEAM

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo Espirita GEAM [[email protected]])

 

 

Ciclo de palestras com Dr. Arismar Léon na FEB

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em emaild e Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Seminário com Maria Emilia Pavan Maia no G.E. Paz

Conselheiro Lafaiete, MG

 

 

(Informação  recebida em email de rouach [[email protected]])

 

 

AME-PB: III JORMESP

João Pessoa, PB

 

 

(Informações recebidas em emails de Marcos Paterra e de Elsa Rossi)

 

 

Notícias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

Espiritismo sem Jesus - Movimentos lusobrasileiros

29/07/2014

RIE - Revista Internacional de Espiritismo | O Clarim, Matão, SP | Julho, 2014 | p. 335

 

Assista agora o trailer oficial do documentário "Data-limite segundo Chico Xavier", com lançamento previsto para 15 de agosto e 10 de Setembro

29/07/2014

Aproveite e faça já a reserva da sua cópia!!!

 

Dra. Marlene Nobre comenta o livro "Não será em 2012"

29/07/2014

Veja no YouTube!!!

 

Chico Xavier no Grupo Espírita da Prece em Uberaba nos anos 70 - Filmagem rara resgatada por Oceano Vieira de Melo

29/07/2014

Assista agora!!!

 

Documentário "Chico Xavier em Itapira" ja está à venda. Assista o trailer agora!!!

29/07/2014



 

Prioridades - Emmanuel | Francisco Cândido Xavier

29/07/2014

Por Cezar Carneiro de Souza - Uberaba | MG

 

Zhorzo, Ilúmina Rádio e TV Web A Caminho da Luz divulgando o VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier

29/07/2014



 

Marlene Nobre faz palestra na Academia Nacional de Medicina, Rio de Janeiro, no próximo dia 14 de agosto

29/07/2014

Por Nuno Emanuel

 

Artigo sobre cartas de Chico Xavier será publicado no Explore The journal of Science and Healing:

29/07/2014

Por Alexandre Caroli Rocha

 

A surra que levamos

29/07/2014

Por Richard Simonetti

 

Newton Boechat: sobre Chico Xavier e os médicos paulistas

29/07/2014

Boletim SEI | Serviço Espírita de Informações | 17 de julho de 2014

 

O perigo da vaidade | Personalismo

29/07/2014

Por Cezar Carneiro de Souza | Uberaba - MG

 

Um acróstico para Chico Xavier

29/07/2014

Por Janete Sales Dany

 


Abs,

Célia Maria

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme-agosto-2014?e=3254514/8782496

 

 

 

Informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=692dcf1a-4b89-4dba-94fa-04f6e5f21a9c&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

Almoço fraterno do GEFA

São Pedro da Aldeia, RJ

 

GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
Fundado em 04 de outubro de 1980
ADESO A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ALMOÇO FRATERNO

O GEFA CONVIDA PARA ALMOÇO FRATERNO 

NO DIA 03/08/2014, COM O SEGUINTE CARDÁPIO:

CARRÉ, FEIJÃO TROPEIRO
Frango assado com batata
SALADA DE GRÃO DE BICO COM BACALHAU
E SOBREMESAS VARIADAS

Somente R$ 12,00

SOBREMESAS E REFRIGERANTES À PARTE.

Criança até 6 anos não paga.

HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES

Venha PASSAR UMA TARDE AGRADÁVEL
E COLABORE PARA AS OBRAS ASSISTENCIAIS DA NOSSA CASA

Sede: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia, São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Conserva a Paz

 

   A pretexto algum percas a paz. Tua paz – tua vida.

Quando a provocação te chegue, usando os ardis da violência, permanece em harmonia. A tua paz é um tesouro de valor inestimável.

       Quando a inveja te arroje calúnias, não lhe dês atenção, perturbando-te. A tua paz merece sacrifício a fim de ser preservada.

       Quando o despeito arremesse pedradas contra tuas tarefas e teu nome, mantém a tranquilidade. A tua paz é o sinal-vitória da tua conduta feliz.

       Ninguém transita no mundo livre de agressão, impiedade, malquerença ou achincalhe.

       Mesmo Jesus não esteve imune aos trocistas ou competidores pela perseguição gratuita.

       Mas eles passam com seus infelizes ardis, com que mais se infelicitam.

       Assim, não forneças material para sustentação da intriga aos adversários de tua paz.

       Tais companheiros serão chamados à reflexão por doenças, dramas morais, acidentes...

       Persevera nos teus compromissos nobres, e, servindo no bem, conserva a tua paz em Jesus.

          
Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco Livro: Sementes de Vida Eterna

Presépio na Noite de Natal na Praça de São Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]