Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 20 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/20-06-2014.htm

 

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/19-06-2014.htm

18-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/18-06-2014.htm

17-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/17-06-2014.htm

16-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/16-06-2014.htm

14-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/14-06-2014.htm

 

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo 13 seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.

Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Poucas equipes europeias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. Uma briga entre cartolas paulistas e cariocas impediu que a seleção brasileira levasse sua força máxima ao Mundial. Um único paulista ,Araken, integrou a delegação.

As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1930

 

Seleção brasileira de 1930.  Foto exposta no Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu, São Paulo, Brasil.

Um dos setores do excelente Museu do Futebol localizado sob as arquibancadas do

Estádio Municipal do Pacaembu,  em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Socorro oportuno

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estude e Viva. Lição nº 40. Página 227.

 

Sensibiliza-te diante do irmão positivamente obsidiado e esmera-te em ofertar-lhe o esclarecimento salvador com que a Doutrina Espírita te favorece.

Bendito seja o impulso que te leva a socorrer semelhante doente da alma; entretanto, reflete nos outros, os que se encontram nas últimas trincheiras da resistência ao desequilíbrio espiritual.

Por um alienado que se candidata às terapias do manicômio, centenas de fronteiriços da obsessão renteiam contigo na experiência cotidiana.

Desambientados num mundo que ainda não dispõe de recursos que lhes aliviem o íntimo atormentado, esperam por algo que lhes pacifiquem as energias, à maneira de viajores tresmalhados nas trevas, suspirando por um raio de luz...

Marchavam resguardados na honestidade e viram-se lesados a golpes de crueldade, mascarada de inteligência...

Abraçaram tarefas edificantes e foram espancados pela injúria, acusados de faltas que jamais seriam capazes de cometer...

Entregaram-se, tranquilos, a compromissos que supuseram inconspurcáveis e acabaram espezinhados nos sonhos mais puros...

Edificaram o lar, como sendo um caminho de elevação, e reconheceram-se, dentro dele, à feição de prisioneiros sem esperança...

Criaram filhos, investindo em casa toda a sua riqueza de ideal e ternura, na expectativa de encontrarem companheiros abençoados para a velhice, e acharam-se relegados a extremo abandono...

Saíram da juventude, plenos de aspirações renovadoras e toparam enfermidades que lhes atenazam a vida...

E, com eles, os que se acusam desajustados, temos ainda os que vieram do berço em aflição e penúria, os que se emaranharam em labirintos de tédio, por demasia de conforto, os que esmorecem nas responsabilidades que esposaram e os que carregam no corpo dolorosas inibições...

Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno.

Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma Espécie Permanente de Caridade – “A Caridade da Sua Própria Divulgação”.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de

 doenças mentais no Brasil.  Idealizador e fundador do Hospital Psiquiátrico do Juqueri em 1898. O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de  Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Artigo: Copa e comportamento

 

Divaldo Franco -

  Professor, médium e conferencista

 

Vive a nacionalidade brasileira um momento de extraordinária significação: ser conhecido praticamente em todo o mundo, naquilo que tem de melhor, excluindo os tradicionais comentários sobre a “alegria e festas, as mulatas, o samba e o football.”

A COPA proporcionou a mais de um bilhão e quinhentos milhões de pessoas que não conhecem o Brasil ou recebem notícias, distorcidas umas, lamentáveis outras, de corrupção, de crime, de desrespeito aos direitos democráticos, fenômeno, aliás, que acontece em todos os países, em uns mais do que noutros, a ocasião de apresentarmos desde a sua abertura o que temos de melhor, considerando-se sermos a sétima economia do mundo.

Há problemas governamentais, escassez de escolas e de hospitais, desemprego e violência, sem dúvida, mas também existem milhões de cidadãos honrados, de jovens dignos que disputam nas universidades e institutos de tecnologia um lugar ao Sol, de idosos veneráveis e de crianças geniais, de estudiosos dos problemas humanos e de lutadores que anelam por uma sociedade feliz.

              Se houve motivos para que muitos cidadãos não concordassem com a realização da COPA em nosso território, em face de mais urgentes necessidades, aliás, urgentíssimas, não seria através do desrespeito na abertura do Evento à Sra. Presidente, eleita pela maioria dos cidadãos, especialmente através de agressões covardes e chulas, daqueles mesmo que estando contra, lá se encontravam.

Os jornais do mundo, que também gostam do escândalo, falaram sobre a COPA, sim, mas deram destaques às vaias, às badernas nas ruas, demonstrando o primarismo em que muitos brasileiros ainda nos encontramos.

Não será por esse processo que se construirá um povo digno, uma sociedade feliz, mas sim, através do voto, que logo mais seremos convocados a exercer como direito soberano de liberdade, elegendo pessoas dignas, que nos não comprem com um par de sandálias japonesas, nem com os cargos oferecidos nas planilhas governamentais...

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em 19-06-2014

Abraço - Jorge Moehlecke

 

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

Torcedores ingleses chegando ao Itaquerão em São Paulo para o jogo Inglaterra e Uruguai. 19-06-2014.

Foto Ismael Gobbo

Torcedores uruguaios chegando ao Itaquerão em São Paulo para o jogo Inglaterra e Uruguai. 19-06-2014.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Primeiro programa televisivo espírita dos Estados Unidos

Charlotte, Carolina do Norte, EUA

 

Darryl Barringer, idealizador do primeiro programa televisivo espirita dos Estados Unidos, editando o "Spiritism Today" no dia 16 de junho de 2014 na cidade de Charlotte no Estado da Carolina do Norte.

Web www.spiritismtoday.wix.com/spiritism-today

 

 

(Informações recebidas em email de Janete Lima [[email protected]])

 

 

FEB apoia Movimento Internacional

 

Recentemente, a FEB apoiou atividade vinculada ao Conselho Espírita Internacional, com capacitação de dirigentes da América do Sul, em sua sede.

Como desdobramento desta Reunião da Coordenadoria do CEI América do Sul,  ocorreu uma experiência inédita para a Bolívia, com a realização de um Seminário sobre as Áreas de Atuação na Casa Espírita e a Sensibilização para o Curso de Gestão da Casas Espírita no sábado: em Santa Cruz de la Sierra, na sede do Hogar Espírita Manuel de Porres, com os expositores: Eduardo dos Santos (Federação Espírita Uruguaia) e Edimilson Nogueira (secretário executivo da secretaria do CFN da FEB, Brasil). Neste mês, o presidente da FEB  Antonio Cesar Perri de Carvalho e a diretora Célia Maria Rey de Carvalho, cumprirão programas alusivos aos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo, em Toronto e Montreal, a convite do Conselho Espírita Canadense, e, na Cidade da Guatemala e San Marcos, atuando no IV Congresso Espírita Nacional da Guatemala. A FEB apoiará outras ações ligadas ao CEI durante o 2º. semestre deste ano. Informações: [email protected]

 

César Perri e Célia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec com José Antonio da Cruz

Frutal, MG

 

 

(Informação recebida em email de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Antonio Demarchi no N.E. Amor e Paz

Marilia, SP

 

 

Olá, amigos.

 

Divulgamos cartaz de palestra a ser realizada no Núcleo Espírita Amor e Paz, em Marília

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra sobre o filme Causa & Efeito com André Marouço

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Sessões Especiais de cinema. Filme Causa  & Efeito

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em email de José Márcio [[email protected]])

 

 

 

Informações do XIII FEMEU- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

 

 

 

22 DE JUNHO, ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÕES DO XIII FEMEU

 

            Termina no próximo domingo dia 22 de junho, as inscrições para o XIII FEMEU - Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional).

            Até o momento já se inscreveram 17 músicas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal.

            As informações podem ser obtidas através:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu   

Blog: http://femeu.blogspot.com 

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU:

http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas do XI FEMEU:

http://www.youtube.com/FEMEU2

Músicas do XII FEMEU:

http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA

 

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

Palestra Espírita com Roberta Duarte Manhas

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=6c2665da-1d93-4f85-ae38-44abbbe3e319&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8    

 

 

 

 

Confiança

 

 

A confiança nas próprias forças enche o homem de coragem e disposição para lutar.

Quem não acredita em si mesmo assume uma postura derrotista.

Antes mesmo de tentar, já admite a derrota.

Todo empreendimento pressupõe planejamento, estratégia e trabalho a ser realizado.

Mas a confiança da possibilidade da vitória é imprescindível para que ela ocorra.

Alguns percalços sempre surgem na realização de uma obra de vulto.

O pessimista vê neles uma confirmação de sua incompetência.

O otimista procura aprender com o malogro, faz ajustes na rota, mas persiste no propósito.

A confiança não é necessária apenas em relação a aspectos materiais da existência humana.

Ela também é imprescindível em questões morais e espirituais.

Muitas pessoas não se dedicam ao burilamento de seu caráter porque acham isso impossível.

Acreditam que seus vícios são herança genética e se conformam com eles.

Assumem que a gula, o egoísmo, a preguiça e a maledicência são características suas.

Imaginam que defeitos morais são imutáveis como a cor dos olhos e a altura.

Entretanto, estão errados.

O corpo não dá defeitos e virtudes a ninguém.

Se fosse assim, a santidade seria apenas um acidente da natureza e não representaria nenhum mérito.

Do mesmo modo, a crueldade e a violência seriam mera decorrência da organização física.

O Espiritismo ensina que todos os Espíritos são anjos em potencial.

Possuem em germe todas as virtudes, mas cada um deve trabalhar para desenvolver seus talentos e habilidades.

A transição da ignorância para a angelitude constitui um caminho muito longo.

Ele pressupõe inumeráveis encarnações para completar-se.

No processo evolutivo, o Espírito, às vezes, erra e, às vezes, acerta.

Gradualmente, vai ganhando lucidez e tornando-se mais assertivo.

Sempre é necessário reparar os estragos causados nas experiências infelizes.

Entretanto, a cada nova experiência o Espírito acumula aprendizado e amplia as possibilidades de agir corretamente.

Habilidades intelectuais e artísticas, virtudes e afinidades constituem a herança do que se viveu.

Mas também velhos hábitos equivocados deixam sua marca.

Assim, as tendências atuais, boas ou más, são o resultado de experiências do passado.

Se um homem é violento, a violência não decorre de seu físico, mas de seu Espírito.

Um Espírito pacífico e equilibrado não será violento, mesmo se animar um corpo de aparência extremamente rude.

Assim, é importante assumir a integral responsabilidade pelo que se é.

Quaisquer que sejam suas características, você se construiu assim.

Mas está inteiramente em suas mãos modificar-se.

Seu destino é a angelitude.

Todas as virtudes dos anjos encontram-se latentes em você.

Compenetre-se dessa verdade e assuma que se tornar alguém  maravilhoso depende apenas de sua vontade, de seu esforço.

Certamente não é fácil romper com velhos hábitos.

Calar a maledicência, cessar o julgamento leviano do próximo, domar a gula, disciplinar a sexualidade, tudo isso exige uma boa dose de esforço.

O mesmo se dá com o desenvolvimento da compaixão, do gosto por leituras sérias e por conversas construtivas.

Entretanto, é possível.

Você foi criado para ser um anjo pleno de amor e sabedoria.

Tenha confiança em seu luminoso destino e lute bravamente para atingi-lo.

Só depende de você.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 19.6.2014.

 

(Copiado do site Feparana)

Jesus andando sobre as águas. Obra de Amédée Varint

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_andando_sobre_as_%C3%A1guas

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]