Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/13-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

11-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/11-10-2014.htm    

10-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/10-10-2014.htm    

09-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/09-10-2014.htm

08-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/08-10-2014.htm

07-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/07-10-2014.htm

 

 

 

Lembrança fraternal aos enfermos

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coletânea do Além. Lição nº 56. Página 125.

Publicada no “Reformador" de setembro de 1941. O Reformador é uma publicação da Federação Espírita Brasileira - FEB, fundada em 1883.

 

Queres o restabelecimento da saúde do corpo e isso é justo.

Mas, atende ao que te lembra um amigo que já se vestiu de vários corpos e compreendeu, depois de longas lutas, a necessidade da saúde espiritual.

A tarefa humana já representa, por si, uma oportunidade de reerguimento aos espíritos enfermos.

Lembra-te, pois, de que tua alma está doente e precisa curar-se sob os cuidados de Jesus, o nosso Grande Médico.

Nunca pensaste que o Evangelho é uma receita geral para a humanidade sofredora?

É muito importante combater as moléstias do corpo; mas, ninguém conseguirá eliminar efeitos quando as causas permanecem.

Usa os remédios humanos, porém, inclina-te para Jesus e renova-te, espiritualmente, nas lições de seu amor.

Recorda que Lázaro, não obstante voltar do sepulcro, em sua carne, pela poderosa influência do Cristo, teve de entregar seu corpo ao túmulo, mais tarde. O Mestre chamava-o a novo ensejo de iluminação da alma imperecível, mas não ao absurdo privilégio da carne imutável.

Não somos as células orgânicas que se agrupam, a nosso serviço, quando necessitamos da experiência terrestre. Somos espíritos imortais e esses microrganismos são naturalmente intoxicados, quando os viciamos ou aviltamos, em nossa condição de rebeldia ou de inferioridade.

Os estados mórbidos são reflexos ou resultantes de nossas vibrações mais íntimas.

Não trates as doenças com pavor e desequilíbrio das emoções. Cada uma tem sua linguagem silenciosa e se faz acompanhar de finalidades específicas.

A hepatite, a indigestão, a gastralgia, o resfriado são ótimos avisos contra o abuso e a indiferença. Por que preferes bebidas excitantes, quando sabes que a água é a boa companheira, que lava os piores detritos humanos? Por que o excesso dos frios no verão e a demasia de calor nos tempos de inverno? Acaso ignoras que o equilíbrio é filho da sobriedade? O próprio irracional tem uma lição de simples impulso, satisfazendo-se com a sombra das árvores na secura do estio e com a benção do sol nas manhãs hibernais.

Pela tua inconformação e indisciplina, desordenas o fígado, estragas os órgãos respiratórios, aborreces o estômago. Observamos, assim, que essas doenças-avisos se verificam por causas de ordem moral. Quando as advertências não prevalecem, surgem as úlceras, as congestões, as nefrites, os reumatismos, as obstruções, as enxaquecas.

Por não se conformar o homem, com os desígnios do Pai que criou as leis da natureza como regulamentos naturais para a sua casa terrestre, submete as células que o servem ao desregramento, velha causa de nossas ruínas.

E que dizermos da sífilis e do alcoolismo procurados além do próprio abuso?

Entretanto, no capítulo das enfermidades que buscam a criatura, necessitamos considerar que cada uma tem sua função justa e definida.

As moléstias dificilmente curáveis, como a tuberculose, a lepra, a cegueira, a paralisia, a loucura, o câncer, são escoadouros das imperfeições.

A epidemia é uma provação coletiva, sem que essa afirmativa, no entanto, dispense o homem do esforço para o saneamento e higiene de sua habitação.

Há dores íntimas, ocultas ao público, que são aguilhões salvadores para a existência inteira.

As enfermidades oriundas dos acidentes imprevistos são resgates justos.

Os aleijões são parte integrante das tabelas expiatórias.

A moléstia hereditária assinala a luta merecida.

Vemos, portanto, que a doença, quando não seja a advertência das células queixosas do tirânico senhor que as domina, é a mensageira amiga convidando a meditações necessárias.

Desejas a cura; é natural. Mas, precisas tratar-te a ti mesmo para que possas remediar ao teu corpo.

Nos pensamentos ansiosos, recorre ao exemplo de Jesus. Não nos consta que o Mestre estivesse algum dia de cama; todavia, sabemos que ele esteve na cruz.

Obedece, pois, a Deus e não te rebeles contra os aguilhões.

Socorre-te do médico do mundo ou de teu irmão do plano espiritual, mas, não exijas milagres, que esses benfeitores da terra e do céu não podem fazer. Só Deus te pode dar acréscimo de misericórdia, quando te esforçares por compreendê-lo.

Não deixes de atender às necessidades de teus órgãos materiais que constituem a tua vestimenta no mundo; mas, lembra-te do problema fundamental que é a posse da saúde para a vida eterna.

Cumpre teus deveres, repara como te alimentas, busca prever antes de remediar e, pelas muitas experiências dolorosas que já vivi no mundo terrestre, recorda comigo aquelas sábias palavras do Senhor ao paralítico de Jerusalém: - "Eis que já estás são, não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior."

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

A ressurreição de Lázaro, por  Vincent Van Gogh.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ressurrei%C3%A7%C3%A3o_de_L%C3%A1zaro#mediaviewer/File:Vincent_Van_Gogh-_La_R%C3%A9surrection_de_Lazare_(d%E2%80%99apr%C3%A8s_Rembrandt).JPG

 

 

Depressão: A visão Espírita

 

 

Almir Del Prette e Zilda Del Prette (São Carlos/SEOB)

      O termo depressão designa um transtorno disruptivo do humor, caracterizado por alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente o funcionamento do indivíduo. Esse transtorno é relacionado principalmente à mudança do humor. A depressão, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), vem aumentando de forma acentuada. Calcula-se, atualmente, que entre 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos, contudo, ela vem aumentando na adolescência e na infância, sendo mais comum na mulher (20%) do que no homem (10%).

      Não há uma causa única relacionada à depressão. Os pesquisadores (Medicina e Psicologia) relacionam a depressão a fatores situacionais e conjunturais, como: experiências negativas na infância (bullying prolongado, abandono, abuso sexual, fraco desempenho escolar, perdas significativas como morte dos pais) e também na idade adulta (divorcio mal resolvido, morte do cônjuge, perda de emprego, e dificuldade de obter nova colocação no mercado de trabalho, doença grave). Sabe-se também que a depressão esta relacionada à hereditariedade, habitar países frios, situar-se na faixa etária entre 24 e 44 anos e abuso de drogas. Isso não significa que a idade, o frio ou pais com episódios de depressão sejam “causas” da depressão da pessoa.

      Alguns dos sintomas mais comuns na depressão também acometem pessoas não diagnosticadas com esse transtorno. Daí a necessidade do diagnóstico diferencial, que leva em consideração o conjunto dos sintomas e sua freqüência e extensão no tempo, de pelo menos duas semanas de duração de ocorrência persistente de alguns dos sintomas. Os principais sintomas depressivos são: (a) tristeza prolongada sem “causa” aparente; (b) preferência por atividades isoladas; (c) evitação ou fuga de atividades em grupo; (d) indecisão, medo, apatia, baixa autoestima e mudanças repentinas de humor; (d) perda ou aumento repentino do apetite e insônia ou sonolência; (e) pouca interação verbal e fala monossilábica, algumas vezes seguida de queixas e expressões derrotistas.

      A OMS instituiu o dia 10 de outubro como o dia Mundial da Saúde Mental enfatizando que governo e sociedade atentem para os diferentes transtornos mentais, entre estes a depressão e de seus fatores de risco e de proteção. A mensagem principal é que, não obstante o aumento desse transtorno, ele não é inevitável e que a depressão tem cura. Para os casos mais leves, a psicoterapia é indicada com bom prognóstico de sucesso e, nos casos graves, recomenda-se a associação entre atendimento psiquiátrico e psicoterapia. Entre os diversos fatores protetivos a religiosidade pode dar sua contribuição e, aqui chamamos a atenção para a possível participação espírita.

      A visão espírita da depressão não difere do que se sabe sobre esse transtorno pelos estudos da Psicologia e Psiquiatria. Apenas acrescenta que a depressão, em alguns casos, também pode se relacionar a excesso de sentimento de culpa que o espírito traz, por equívocos cometidos em outras vidas. Evidentemente, as falhas do pretérito não são conscientes e, na maioria dos casos, aparecem como uma espécie de desconforto subjetivo que, frequentemente, contribui para a pessoa se isolar ou ruminar pensamentos de desvalia. Na maioria das vezes, o sentimento de culpa induz ao perfeccionismo, que por seu turno, dificulta o contato social. Em outras palavras, um sentimento agrava o outro e ambos podem dificultar a superação da depressão. Na ideação de suicídio, quando a depressão é considerada mais grave, a recomendação de adesão ao tratamento psiquiátrico deve ser incentivada.

      O Centro Espírita pode atuar positivamente como coadjuvante na prevenção e superação da depressão, por meio da indicação de leituras saudáveis, prece, passes revigorantes, evangelho no lar, grupos de apoio, fortalecimento do otimismo realista e ajuda para a participação da pessoa em tarefas que ela pode realizar nas atividades da Casa Espírita. Esse acolhimento tem grande importância, porque a ida dela ao Centro, mesmo que por insistência de parentes ou amigos, deve ser interpretada como uma tentativa de busca de ajuda. Em casos em que a depressão também está associada à influência espiritual, é conveniente ressaltar que nenhum espírito é capaz de produzir depressão em quem ele assedia, a não ser que já exista uma tendência instalada. Um aspecto também importante refere-se à inconveniência da participação da pessoa depressiva em sessões de desobsessão. Caso isso seja excepcionalmente indicado, é necessário proceder com muita cautela. Portanto a cura de qualquer transtorno, incluindo a depressão, reside primordialmente na reestruturação cognitiva e comportamental da pessoa dentro dos parâmetros do evangelho de Jesus, sem que isso signifique qualquer tentativa de transformação imediata e irrealista.

Imagem: Internet

 

 

Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de doenças mentais no Brasil. Idealizador e fundados do Hospital Pisiquiátrico do Juqueri em 1898.  O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de  Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

URGENTE: Alteração do Local das IX Jornadas

Lisboa, Portugal

 

 

Adicione o email [email protected] à sua lista de contactos.

Veja este email na web

IX Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade

Comunicamos que, devido à afluência de pedidos que não puderam ser satisfeitos, o evento foi transferido para a Aula Magna (Cidade Universitária – Edifício da Reitoria), Lisboa.

Mais informações e inscrições através dos telefones 214 121 062 / 214 123 337/ 916 943 625/ 969 055 762  ou no nosso site 
www.verdadeluz.com
 

 

(Informação em email de Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade [mailto:[email protected]] Em nome de Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade repassado por Nuno Emanuel)

Souvenirs típicos em Lisboa. Foto Ismael Gobbo

 

 

Movimentação na FEB

Brasília, DF

 

No sábado - dia 11 - ocorreram vários eventos na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Durante o dia: reunião de planejamento estratégico com membros do Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Conselho Superior (foto); reunião de grupo de trabalho do CFN sobre estudos jurídicos, e, à noite o Seminário Pedagogia das Virtudes.

 

 

 

Seminário Virtudes na FEB

Brasília, DF

 

Na noite do dia 11 de outubro a Federação Espírita Brasileira, em Brasília (DF), sediou o 12° Seminário Pedagogia das Virtudes com o tema “Assistência, uma Prática de Construção da Virtude de Solidariedade”.  O seminário contou com apresentações dos palestrantes Ulisses Riedel, Luiz Cláudio Costa e Hélio Blume, e numeroso público. A organização é do Movimento Pedagogia das Virtudes. Também compuseram a mesa o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho que fez a saudação e o encerramento e Bianca Costa, representante do Movimento, que coordenou o Seminário.

Outras informações: http://www.pedagogiadasvirtudes.org.br; [email protected]

 

 

Pedagogia das virtudes- Mesa de abertura.

Pedagogia das virtudes- apresentação Hélio Blume.

Pedagogia das virtudes- apresentação Ulysses Riedel

Pedagogia das virtudes- apresentação Luiz Cláudio Costa

Pedagogia das virtudes. Público.

 

 

Evento organizado pela AME Internacional e BUSS na

“Queen Mary University”. Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de BUSS British Union of Spiritist Societies [[email protected]])

 

 

USE-Bauru: Feiramor - 8 e 9 de novembro de 2014

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

Bauru, SP. Trevo da Av. Nações Unidas c/ Rodovia Marechal Rondon. Foto Ismael Gobbo

 

 

Seminário no CEAK- Centro Espírita Allan Kardec

Campinas, SP

(Informações recebidas em emailde [email protected])

 

 

XI Semana Espírita. IX Caminhada Ecumênica pela Paz. Teofilândia, BA

 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Seminário com Prof. Moacir Costa de Araújo Lima

Caxias do Sul, RS

Queridos amigos!

Convidamos a todos para o 10º Seminário sobre Educação do Ser, que ocorrerá em Caxias do Sul, no próximo sábado, dia 18, na Universidade de Caxias, no bloco J, a partir das 14horas.

O palestrante deste ano será o Prof. Moacir Costa de Araújo Lima, de Porto Alegre que abordará o tema:

"Espiritualidade na Educação"

A realização é do Centro Espírita Semente de Luz.

Temos certeza de que será uma tarde com muito conhecimento e aprendizagem e os ingressos, a R$ 15,00, encontram-se à disposição no Centro Espírita Allan Kardec.  

Agendem-se e convidem seus amigos e familiares pois estas oportunidades são imperdíveis!

Fraterno abraço,

Samira 

 

 

 

(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Divulgação da Doutrina Espírita: Associação Chico Xavier

Bauru, SP

ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER em prol da divulgação da Doutrina Espírita.

Por reconhecer o papel fundamental do médium Chico Xavier na popularização dos princípios doutrinários, o seu atributo de grande comunicador espírita, um grupo bauruense resolveu dar o seu nome a um empreendimento voltado primordialmente à difusão do Espiritismo, como uma maneira de homenageá-lo.

Com esse ideal, fundaram em 8 de junho de 2005 a ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER PARA DIVULGAÇÃO ESPÍRITA, tendo como meta a utilização dos meios de comunicação social (TV, rádio, internet) para a propagação dos princípios espíritas e de outros valores morais, como forma de colaborar na formação ética, cultural e religiosa da coletividade. Superada a fase inicial de constituição da associação perante os órgãos competentes e de implantação de uma estrutura mínima de funcionamento, a Associação vem se preparando para produzir programas para a televisão e internet.

Para a concretização dos seus planos de ação na área da divulgação espírita, a Associação Chico Xavier firmou parceria com a Fundação Espírita André Luiz, de Guarulhos, uma organização que dispensa apresentações, reconhecida no Brasil e no exterior por seus relevantes serviços.

Também firmamos parceria com o Instituto Cairbar Schutel da cidade de Matão editando em parceria o jornal Tribuna do Espiritismo.

Estamos desde dezembro de 2013 com a Banca do Chico, que é uma banca de livros espíritas dentro da Feira Livre de Bauru, aos domingos.

Estamos iniciando agora a construção de um espaço próprio para as gravações de programas espíritas que será em nossa sede  à rua Bela Air, quadra 1.

Estamos abertos a novos projetos e parcerias. 

Visite nosso site e curta nossa página no Facebook:-

www.associacaochicoxavier.com.br

www.facebook.com/associacaochicoxavier

 Rua Bel Air, Quadra 1, Bairro Estoril Centreville - Bauru/SP

Tel.: (14) 3241-1857[email protected]

 

Fátima Antunes

 

(Informações recebidas em email de Fátima Antunes)

 

 

Veja informações do Centro Espírita Luz e Paz no site

Adelaide, Austrália

 

Acesse aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

IVANA  NOBRE  MÓDENA.

 

DA CIDADE DE

ARAÇATUBA

 

Fará  nesta quarta-feira dia 15-10-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" O  CICLO  DA  VIDA  "

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestras com Dr. José Henrique R. de Carvalho

Araruama e Nova Friburgo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação semanal da Rádio CEAC

Bauru, SP

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 13-10 a 19-10-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 13-10 a 19-10-page-002

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

icone_facebookimages 12-icone-youtube


HOME | NOTÍCIAS | PROGRAMAÇÃO | LOCUTORES | VÍDEOS | ÁLBUNS | CLUBE RÁDIO CEAC | CONTATO

Rádio CEAC 2014

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

Evento da Instituição Nosso Lar completa 

Santo André, SP 

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Evento: Carreteiro do amor – Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Imagem inline 1

 

--

Silvanne Martins

Diretora Comunicação Social

Casalar Luz do Caminho

(48) 3206-9519

 

(Informaçao recebida em email de Silvanne Martins Casalar Luz do Caminho [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Conquistas íntimas

 

 

A história da Humanidade confunde-se com a de guerreiros, conquistadores, revolucionários.

Sempre os tivemos. Alguns lutando por seus ideais e sonhos. Outros, apenas movidos pela ganância e sede de poder.

Todos buscando amealhar tesouros, terras, títulos e coroas.

Lançavam-se nas mais intensas lutas para alcançar as coisas do mundo.

Tornavam-se poderosos, grandes mandatários, mas logo o tempo se encarregava de transformar tudo em ruínas.

Se alguns ainda mantêm seus nomes grafados na História, por esse ou aquele episódio, ou ainda, lembrados pelas barbáries e disparates cometidos, a grande maioria ganhou apenas o esquecimento como herança.

Imaginavam-se grandes, não percebendo a pequenez de seu propósito.

Como resultado, seus feitos não ultrapassaram a esteira do tempo.

Assim como eles, muitas vezes nós empenhamos tempo, anos de vida, capacidades, energia, para ganhar o que é do mundo material.

Buscamos amealhar bens, galgar posições sociais, cargos e destaque profissional.

Porém, todos esses valores, em si só, apresentam prazo de validade.

Como as coisas do mundo são transitórias, efêmeras, toda conquista material tem seu limite.

Por outro lado, poucas vezes nos damos conta de que, ao contrário das conquistas que se esvaziam no tempo, existem outras que são eternas e permanentes.

Essas conquistas são as do nosso mundo interior.

Toda aquisição intelectual e moral ganhará espaço em nossa intimidade, e as carregaremos para onde formos.

Vencerão o andar do tempo, o processo da morte física, ou qualquer ocorrência externa que surja.

É verdade que, durante a vida física, precisamos buscar as coisas do mundo.

Existem os compromissos financeiros, as preocupações com moradia, transporte, alimentação, instrução.

Porém, quanto de nosso tempo e de nossas capacidades usamos para as conquistas da Terra e quanto para as conquistas íntimas?

É necessário percebermos que, logo mais, quando a morte nos convidar para o retorno ao mundo espiritual, levaremos apenas os valores que conseguirmos carregar na mente e no coração.

São as conquistas do mundo íntimo. As demais, ficarão no mundo: vestimentas, mansões, propriedades de toda sorte, recursos amoedados.

Viver no mundo não representa investir todos os valores, tempo e esforço para o que seja material.

Faz-se necessário que nossos esforços se direcionem, também, para as conquistas da alma.

Todo esforço que investimos para angariar valores morais, novas virtudes, constituirá conquista interna, que levaremos conosco no retorno à vida espiritual e em todas as próximas existências.

Se o mundo externo se mostra algumas vezes sedutor nas suas possibilidades, não esqueçamos que o mundo interno tem riquezas inúmeras para nos oferecer.

Se o mundo externo têm suas obrigações e compromissos, o mundo interno aguarda que encetemos esforços para acumular os tesouros, aqueles que a ferrugem não corrói, as traças não comem e os ladrões não levam, como nos lembra Jesus.

 Redação do Momento Espírita.
Em 10.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Parábola do rico insensato. Rembrandt.

Imagem fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_do_Rico_Insensato#mediaviewer/File:Rembrandt_-_The_Parable_of_the_Rich_Fool.jpg

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. II, 5 a 7

O ponto de vista

 

 

 

     5. A ideia clara e precisa que se faça da vida futura proporciona inabalável fé no porvir, fé que acarreta enormes consequências sobre a moralização dos homens, porque muda completamente o ponto de vista sob o qual encaram eles a vida terrena. Para quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida corpórea se torna simples passagem, breve estada num país ingrato. As vicissitudes e tribulações dessa vida não passam de incidentes que ele suporta com paciência, por sabê-las de curta duração, devendo seguir-se-lhes um estado mais ditoso. À morte nada mais restará de aterrador; deixa de ser a porta que se abre para o nada e torna-se a que dá para a libertação, pela qual entra o exilado numa mansão de bem-aventurança e de paz. Sabendo temporária e não definitiva a sua estada no lugar onde se encontra, menos atenção presta às preocupações da vida, resultando-lhe daí uma calma de espírito que tira àquela muito do seu amargor.

     Pelo simples fato de duvidar da vida futura, o homem dirige todos os seus pensamentos para a vida terrestre. Sem nenhuma certeza quanto ao porvir, dá tudo ao presente. Nenhum bem divisando mais precioso do que os da Terra, torna-se qual a criança que nada mais vê além de seus brinquedos. E não há o que não faça para conseguir os únicos bens que se lhe afiguram reais. A perda do menor deles lhe ocasiona causticante pesar; um engano, uma decepção, uma ambição insatisfeita, uma injustiça de que seja vítima, o orgulho ou a vaidade feridos são outros tantos tormentos, que lhe transformam a existência numa perene angústia, infligindo-se ele,

desse modo, a si próprio, verdadeira tortura de todos os instantes. Colocando o ponto de vista, de onde considera a vida corpórea, no lugar mesmo em que ele aí se encontra, vastas proporções assume tudo o que o rodeia. O mal que o atinja, como o bem que toque aos outros, grande importância adquire aos seus olhos. Àquele que se acha no interior de uma cidade, tudo lhe parece grande: assim os homens que ocupem as altas posições, como os monumentos. Suba ele, porém, a uma montanha, e logo bem pequenos lhe parecerão homens e coisas.

     É o que sucede ao que encara a vida terrestre do ponto de vista da vida futura; a Humanidade, tanto quanto as estrelas do firmamento, perde-se na imensidade. Percebe então que grandes e pequenos estão confundidos, como formigas sobre um montículo de terra; que proletários e potentados são da mesma estatura, e lamenta que essas criaturas efêmeras a tantas canseiras se entreguem para conquistar um lugar que tão pouco as elevará e que por tão pouco tempo conservarão. Daí se segue que a importância dada aos bens terrenos está sempre em razão inversa da fé na vida futura.

     6. Se toda a gente pensasse dessa maneira, dir-se-ia, tudo na Terra periclitaria, porquanto ninguém mais se ocuparia com as coisas terrenas. Não; o homem, instintivamente, procura o seu bem-estar e, embora certo de que só por pouco tempo permanecerá no lugar em que se encontra, cuida de estar aí o melhor ou o menos mal que lhe seja possível. Ninguém há que, dando com um espinho debaixo de sua mão, não a retire, para se não picar. Ora, o desejo do bem-estar força o homem a tudo melhorar, impelido que é pelo instinto do progresso e da conservação, que está nas Leis da Natureza. Ele, pois, trabalha por necessidade, por gosto e por dever, obedecendo, desse modo, aos desígnios da Providência que, para tal fim, o pôs na Terra. Simplesmente, aquele que se preocupa com o futuro não liga ao presente mais do que relativa importância e facilmente se consola dos seus insucessos, pensando no destino que o aguarda.

     Deus, conseguintemente, não condena os gozos terrenos; condena, sim, o abuso desses gozos em detrimento das coisas da alma. Contra tais abusos é que se premunem os que a si próprios aplicam estas palavras de Jesus: Meu reino não é deste mundo.

     Aquele que se identifica com a vida futura assemelha-se ao rico que perde sem emoção uma pequena soma. Aquele cujos pensamentos se concentram na vida terrestre assemelha-se ao pobre que perde tudo o que possui e se desespera.

     7. O Espiritismo dilata o pensamento e lhe rasga horizontes novos. Em vez dessa visão, acanhada e mesquinha, que o concentra na vida atual, que faz do instante que vivemos na Terra único e frágil eixo do porvir eterno, ele, o Espiritismo, mostra que essa vida não passa de um elo no harmonioso e magnífico conjunto da obra do Criador. Mostra a solidariedade que conjuga todas as existências de um mesmo ser, todos os seres de um mesmo mundo e os seres de todos os mundos. Faculta assim uma base e uma razão de ser à fraternidade universal, enquanto a doutrina da criação da alma por ocasião do nascimento de cada corpo torna estranhos uns aos outros todos os seres. Essa solidariedade entre as partes de um mesmo todo explica o que inexplicável se apresenta, desde que se considere apenas um ponto. Esse conjunto, ao tempo do Cristo, os homens não o teriam podido compreender, motivo por que Ele reservou para outros tempos o fazê-lo conhecido.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O crepúsculo em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]