Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/27-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

25-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/25-10-2014.htm

24-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/24-10-2014.htm

23-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/23-10-2014.htm

22-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/22-10-2014.htm

21-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/21-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. IV, 25-26

Ninguém poderá ver o Reino

de Deus se não nascer de novo

 

 

 

Necessidade da encarnação

 

     25. É um castigo a encarnação e somente os Espíritos culpados estão

sujeitos a sofrê-la?

     A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que eles possam cumprir, por meio de uma ação material, os desígnios cuja execução Deus lhes confia. É-lhes necessária, a bem deles, visto que a atividade que são obrigados a exercer lhes auxilia o desenvolvimento da inteligência. Sendo soberanamente justo, Deus tem de distribuir tudo igualmente por todos os seus filhos; assim é que estabeleceu para todos o mesmo ponto de partida, a mesma aptidão, as mesmas obrigações a cumprir e a mesma liberdade de proceder . Qualquer privilégio seria uma preferência, e toda preferência, uma injustiça; mas a encarnação, para todos os Espíritos, é apenas um estado transitório. É uma tarefa que Deus lhes impõe, quando iniciam a vida, como primeira experiência do uso que farão do livre-arbítrio. Os que desempenham com zelo essa tarefa transpõem rapidamente e menos penosamente os primeiros graus da iniciação e mais cedo gozam do fruto de seus labores. Os que, ao contrário, usam mal da liberdade que Deus lhes concede retardam a sua marcha e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem prolongar indefinidamente a necessidade da reencarnação e é quando se torna um castigo. – São Luís . (Paris, 1859.)

 

     26. Nota. Uma comparação vulgar fará se compreenda melhor essa diferença. O escolar não chega aos estudos superiores da Ciência, senão depois de haver percorrido a série das classes que até lá o conduzirão. Essas classes, qualquer que seja o trabalho que exijam, são um meio de o estudante alcançar o fim, e não um castigo que se lhe inflige. Se ele é esforçado, abrevia o caminho, no qual, então, menos espinhos encontra. Outro tanto

não sucede àquele a quem a negligência e a preguiça obrigam a passar duplamente por certas classes. Não é o trabalho da classe que constitui a punição; esta se acha na obrigação de recomeçar o mesmo trabalho.

     Assim acontece com o homem na Terra. Para o Espírito do selvagem, que está apenas no início da vida espiritual, a encarnação é um meio de ele desenvolver a sua inteligência; contudo, para o homem esclarecido, em quem o senso moral se acha largamente desenvolvido e que é obrigado a percorrer de novo as etapas de uma vida corpórea cheia de angústias, quando já poderia ter chegado ao fim, é um castigo, pela necessidade em que se vê de prolongar sua permanência em mundos inferiores e desgraçados. Aquele

que, ao contrário, trabalha ativamente pelo seu progresso moral, além de abreviar o tempo da encarnação material, pode também transpor de uma só vez os degraus intermédios que o separam dos mundos superiores.

     Não poderiam os Espíritos encarnar uma única vez em determinado globo e preencher em esferas diferentes suas diferentes existências? Semelhante modo de ver só seria admissível se, na Terra, todos os homens estivessem exatamente no mesmo nível intelectual e moral. As diferenças que há entre eles, desde o selvagem ao homem civilizado, mostram quais os degraus que têm de subir. A encarnação, aliás, precisa ter um fim útil. Ora, qual seria o das encarnações efêmeras das crianças que morrem em tenra

idade? Teriam sofrido sem proveito para si, nem para outrem. Deus, cujas leis todas são soberanamente sábias, nada faz de inútil. Pela reencarnação no mesmo globo, quis Ele que os mesmos Espíritos, pondo-se novamente em contato, tivessem ensejo de reparar seus danos recíprocos. Por meio das suas relações anteriores, quis, além disso, estabelecer sobre base espiritual os laços de família e apoiar numa lei natural os princípios da solidariedade, da fraternidade e da igualdade.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Vencendo os degraus da Cachoeira Três Quedas. Santa Rita do Passa Quatro, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

O Próximo

 

Emmanuel

          O próximo, em cada minuto, é aquele coração que se acha mais próximo do nosso, por divina sugestão de amor no caminho da vida.

          No lar, é a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hóspedes.

          No templo do trabalho comum, é o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro.

          Na via pública, é o irmão ou o amigo anônimo que nos partilham a mesma estrada e o mesmo clima.

          Na esfera social, é a criança e o doente, o desesperado e o triste, as afeições e os laços da solidariedade comum.

          Na luta contundente do esforço humano, é o adversário e o colaborador, o inimigo declarado ou oculto ou, ainda, o associado de ideais que nos surgem por instrutores.

          Em toda parte, encontrarás o próximo, buscando-te a capacidade de entender e de ajudar.

          Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor.

          Os santos e os heróis ainda não residem na Terra.

          Somos espíritos humanos, mistos de luz e sombra, amor e egoísmo, inteligência e ignorância.

          Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma auréola incompleta de rei e uma espada de tirano.

          Se chamas o fidalgo, encontrarás um servidor.

          Se procuras o guerreiro, terás um inimigo feroz pela frente.

          Por isso mesmo, reafirmou Jesus o antigo ensinamento da Lei: - “ama o próximo, como a ti mesmo”.

          É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial.

 

Livro: Assim Vencerás – Emmanuel – Chico Xavier

(Texto recebido em email de Regina Bachega)

Pedinte (1904). Bronze de autor não identificado, exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Viseu, Portugal

 

24-10-2014

 

No dia 24, sexta-feira, as atividades tiveram lugar em Viseu.

 Merece recordar que no ano de 1967, quando Divaldo visitou Portugal pela primeira vez, durante o regime salazarista, que proibia a prático do Espiritismo, falou na aldeia de Encoberta (em Viseu), à meia-noite, para apenas 20 pessoas corajosas que o foram ouvir às escondidas.

Desde então tem voltado com frequência e hoje existem várias instituições, inclusive a extraordinária Associação Espiritualista de Viseu, que o recebeu mais uma vez, sob a presidência do Cel. Arnaldo Costeira e o auditório de quase mil pessoas que o superlotaram.

Após a abertura da reunião e a parte artística, Divaldo abordou o tema sobre A descida pelo telhado, na qual o paralítico Natanael Bem Elias foi curado por Jesus.

Analisando o problema das curas físicas, Divaldo referiu-se que a missão do Espiritismo é a cura interior, a do Espírito, de onde procedem todos os acontecimentos que envolvem o ser na jornada redentora. Durante uma hora Divaldo manteve o auditório comovido, face aos paralelismos feitos sobre Jesus e o Espiritismo, culminando com a Oração da gratidão.

Ovacionado demoradamente, conviveu com os amigos queridos e, seguiu em viagem ao Porto, onde chegou às 12h30, para viajar com Vitor Féria, ao Funchal, a partir das 4h45, num esforço hercúleo.

 

Vitor Féria

Abraços, Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Funchal, Portugal

 

25 de outubro de  2014

 

No dia 25, Divaldo e Vitor chegaram ao Funchal onde foram recebidos pela nossa irmã Manuela e mais um membro da Instituição que lhes patrocinava a jornada, realizando um Mini-Seminário entre 15h às 18h30 na bela sala de uma Escola, para um público de 240 pessoas que a repletavam.

A lotação esgotou-se há duas semanas, havendo uma enorme fila de espera...

O tema debatido foi As bênçãos da mediunidade, ensejando ao nosso Divaldo fazer um panegírico em torno dessa faculdade na História da humanidade, após o advento do Espiritismo e a sua missão na atualidade.

                    Com dois módulos de 1h30 e um intervalo de 30 minutos, Divaldo comoveu o auditório que o ouviu quase em êxtase.

 Ao terminar, foi aplaudido de pé demoradamente, após cuja tarefa, seguiu ao jantar e ao repouso, afim de despertar, novamente às 4h45 da manhã, para seguir à cidade do Porto.

    

Vitor Féria

 

  Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

 

Eventos espíritas programados para

Leiria, Portugal

 

bcvxvn

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Registro. Fotos de encerramento do 7º. Entremédiuns de

Votuporanga, SP

 

Foi com grande alegria que Votuporanga reliizou seu 7º Entremédiuns onde caravanas de muitas cidades   confraternizaram com o aprendizado dos oradores: Marcão, Wanderly Oliveira, Ivan Cunha, Deusa Samu, Agnaldo Paviani e Lindomar Coutinho.  Nossa banda Benção de Paz nos proporcionou o baile 'voltando a ser criança", onde a alegria contagiou a todos. A parte musical ficou com Paula Zamp, Gabriel e Vansan , terminando com a participação de todos os oradores no pinga fogo. Esperamos todos no proximo ano  nessa união fraterna a  que propõe a nossa doutrina.

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Ciclo de palestras por José Ricardo Canto do Lírio

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Seminário no Grupo Espírita Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

NILVA  ZAMBON.

 

DA CIDADE DE

PROMISSÃO

 

Fará  nesta quarta-feira dia 29-10-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  BRASIL  CORAÇÃO  DO  MUNDO  PÁTRIA  DO EVANGELHO "

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestras programadas para o NEOVE

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Olá Amigos.

Muito boa noite!!

A Festa da Primavera está chegando...

Vejam a programação 

 

Imagem inline 1

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Programação de palestras na União Espírita Trilha da Verdade

Vera Cruz, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos o ciclo de palestra em comemoração ao nascimento de Allan Kardec, na

União Espírita Trilha da Verdade, localizada na rua XV de Novembro, 299, na vizinha

cidade de Vera Cruz, com a seguinte programação:

 

27/10, 2ª-feira - Epaminondas Pinheiro da Silveira

28/10, 3ª-feira - Edgar Miguel

29/10, 4ª-feira - João Cega Filho

 

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

XVI Semana Espírita de

Muritiba, BA

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Evento de lançamento no Centro Espírita Pátria do Evangelho

São Bernardo do Campo, SP

 

O CENTRO ESTÁ NA SEDE DO LAR EMMANUEL, NO ENDEREÇO ABAIXO.

 pensamento_hp_lancamento_sbc.jpg

 (Informação recebida em email de Raymundo Espelho)

 

 

Site do “Light and Peace Spiritist Centre”

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Kardec rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

Transmissão ao vivo pelo canal EEJA

Cartagena, Colômbia

 

 

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

LogoCEEJA

 

(Informaçao recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Rodízio de Pizzas no Fraternidade Espírita “O Bom Samaritano”

Águas Claras, DF

 

Rodízio de Pizzas - Favor divulgar!

 



 

--

 Alexandre Magno
  (61)   9694-4899 (Vivo)

           9116-5051 (Claro)

           8598-3432  (Oi)
           8218-5411 (Tim)
           3401-2653 (FEBOS)

Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

 

 

(Informação recebida em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

O importante é não desistir

 

 

Ele foi reprovado em todas as matérias na sétima série. Foi reprovado em Física no ensino médio, com nota zero. Sparky também foi reprovado em latim, em álgebra e em inglês.

Nos esportes, Sparky não foi nada melhor. Conseguiu entrar para o time de golfe da escola, mas perdeu o único jogo importante da temporada.

Quando promoveram um jogo de consolação, ele também perdeu.

Na escola, Sparky teve problemas com sociabilidade. Os outros alunos nem chegavam a não gostar dele, porque ninguém lhe dava importância suficiente para isso.

Se algum colega lhe desse bom dia, fora do horário de aula, era uma surpresa para Sparky. É como se ele não existisse.

Não se sabe como foi sua vida sentimental, mas ele nunca convidou uma garota para sair, durante todo o tempo do ensino médio. Tinha medo de ser rejeitado.

Ele era um perdedor. Todo mundo sabia disso. Até ele mesmo. Mas havia uma coisa muito importante para ele: desenhar. Seus desenhos eram seu orgulho.

Certo é que ninguém, além dele mesmo, gostava dos desenhos. No último ano, ele ofereceu alguns quadrinhos para os organizadores do livro de formatura. Os quadrinhos foram rejeitados.

Mas Sparky estava convencido de seu talento e resolveu se tornar um artista profissional.

Escreveu uma carta para os estúdios Walt Disney. Pediram que mandasse umas amostras do seu trabalho e sugeriram um tema para ele desenvolver. Ele desenhou os quadrinhos propostos. Trabalhou durante largo tempo.

Esmerou-se tanto que acrescentou uma série de outros quadrinhos, além dos solicitados.

Finalmente, quando recebeu a resposta dos estúdios Disney, descobriu que fora rejeitado.

Mais uma derrota para o perdedor.

Ele decidiu então, escrever sua própria autobiografia em quadrinhos. Descreveu a si mesmo quando criança – um garoto perdedor e que nunca conseguia se sobressair.

Logo, o personagem de quadrinhos se tornaria famoso no mundo todo. Isto porque Sparky, o garoto para quem tudo dava errado, cujo trabalho fora rejeitado vezes sem conta, era Charlie Schulz.

Isso mesmo: o criador da tira Peanuts, do cachorro Snoopy e do pequeno personagem Charlie Brown. Um garotinho cuja pipa nunca voava e que nunca conseguia chutar uma bola de futebol.

Uma tira que encantou e continua encantando gerações.

Sparky perseguiu seu sonho e não se deixou intimidar pelas opiniões dos outros. Foi assim que ele se transformou num vencedor.

*   *   *

Cuida-te para que o pessimismo não se agasalhe nos teus sentimentos, anestesiando-te a vontade.

Reveste-te de bom ânimo e prossegue, imperturbável.

O teu estado de ânimo contribui para o resultado das tuas aspirações e dos teus atos.

Em todos os teus empreendimentos coloca o sol da esperança com o calor do otimismo e o êxito te será inevitável.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
Sparky, de Bits & Pieces, do livro Histórias para
aquecer o coração dos adolescentes, de Jack
Canfield, Mark Victor Hansen, Kimberly Kirberger,
ed. Sextante e no cap. 93, do livro 
Vida feliz, pelo
Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, 
ed. LEAL.
Em 25.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Charles Schulz 

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_M._Schulz#mediaviewer/File:Charles_Schulz_NYWTS.jpg

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]