Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 02 de dezembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/02-12-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/02-12-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/01-12-2015.htm

30-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/30-11-2015.htm

28-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/28-11-2015.htm

27-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/27-11-2015.htm

26-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/26-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

São Paulo,  O Eremita. Óleo sobre tela de Mattia Preti.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mattia_Preti_-_Saint_Paul_the_Hermit_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Monumento vivo

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Comandos do Amor. Lição nº 08. Página 56.

 

Conta-se que, em seguida ao regresso do Cristo às Esferas Superiores, quantos, do espaço, lhe assessoravam o apostolado imaginaram o melhor modo de perpetuar-lhe os ensinamentos na memória dos homens, conquanto prosseguisse o Mestre em ligação com eles pelas vias do espírito.

Lembrou-se a glória de Quéops e cogitou-se nomear alguém com a capacidade do notável soberano para reencarnar-se na Terra e consagrar, de maneira permanente, à vitória do Senhor. O poderoso faraó mobilizara legiões de obreiros para ajuntar aproximadamente dois milhões e quinhentos mil blocos de pedra, de duas e meia e quinze toneladas cada um, a fim de imortalizar-se através de pirâmide gigantesca, no planalto de Gizé... Entretanto, seria razoável pensar num colosso, assim materializado, para honorificar o Mestre Inesquecível, se Ele era a Própria Luz destinada a penetrar os corações?!...

E, se descesse ao Planeta um gênio dominador, semelhante àquele que se conhecera na pessoa de Alexandre da Macedônia, com o objetivo de presidir a expansão do Evangelho? Impunha-se, no entanto, recordar que o grande comandante renascera para governar amando e desviara-se do próprio roteiro, conquistando e destruindo...

Um Templo? Não seria justo erguer-se-lhe um santuário, designando-se artífices resolutos, habilitados a tomar o envoltório físico e atender à majestosa edificação? Mas... a Casa de Deus, em Jerusalém, patenteava-se por verdadeira maravilha ma face do globo e o nome de Deus não impedia os abusos que a transformavam num ninho de intrigas e ambições...

Um centro filosófico? Talvez fosse o empreendimento adequado... Uma escola ricamente sediada num dos pontos mais importantes do orbe, onde se eternizasse os clarões da Boa Nova!... A Acrópole, em Atenas, todavia, levantava-se por resplandecente bandeira de cultura intelectual e as discussões preciosas surgiam ali, quase infindáveis...

Como instalar a obra do Excelso Benfeitor num sítio onde o cérebro cintilasse, cercado de multidões em penúria, aguardando debalde leve mostra de amor?!...

E se a Revelação estivesse confiada a certo grupo de almas denodadas na fé e heróicas no trabalho, que se revezassem no plano físico, reencarnando-se alternadamente, para se encarregarem de lhe guardar a pureza com a abnegação das vestais de outras eras? As tribos de Israel, porém, conquanto fiéis e valorosas, haviam recebido a incumbência de zelar pelo Santo dos Santos e jaziam isoladas no orgulho, a ponto de ignorarem Jesus em sua condição de Emissário Celeste...

Os elevados colaboradores do Embaixador Sublime examinaram o assunto, por muitos e muitos anos e, depois de longas marchas e contramarchas, assentaram entre si que o Monumento capaz de conservar as Lições do Divino Mestre, ao dispor de todas as criaturas e ao alcance de todas as inteligências, era precisamente O Livro, o Único Instrumento apto a preservar os tesouros do espírito, acima dos séculos, na moradia dos homens!...

E é por isso que fundamentalmente ao Livro, essa Bênção, é que devemos na Terra, até hoje a presença imarcescível do Cristo, orientando o caminho das nações, em perenidade de amor e luz.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Estátua do Cristo Redentor, no Corcovado,  vista desde o bairro de Botafogo. Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

XXII Congresso Espírita Nacional

Calpe (Alicante), Espanha

Querido Ismael:

desde el Centro Espírita "Ana Franco" de Benidorm, España, te enviamos la información de nuestro próximo Congreso Espírita que se realizará en la ciudad de Calpe, provincia de Alicante, España los días 6,7 y 8 de diciembre del corriente año.

Está organizado por nuestra Federación Espírita Española y el lema es "EVOLUCIÓN EN DOS MUNDOS". 

Entre los conferenciantes cotaremos con la presencia de Divaldo Pereira Franco.

Te enviamos, también, imágenes de la ciudad.

Abrazos fraternales de: sol, rosa y adriana

 

Amanhecer. Calpe, Espanha

Calpe vista desde o Peñón

 

(Informação recebida em email de Solveig Nordstrom [[email protected]])

 

 

30º. Aniversário de fundação do CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de Sta. Terezinha de Itaipu (STI), PR

 

 

 

Queridos amigos de Foz e região:

        Sempre em Paz com Jesus!

 

    1) Temos a imensa satisfação de convidá-los ao CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de Sta. Terezinha de Itaipu (STI), por ocasião do seu 30º aniversário de fundação (1985-2015), que vai ser comemorado o dia sábado 12 de dezembro de 2015, às 20h, em nossa própria Instituição (Rua Padre Bernardo, 1444 - Centro de STI, ao lado do Bosque dos Pioneiros).

 

    Será uma grande alegria compartilhar com todos Vocês a palestra comemorativa que nós próprio iremos proferir, sendo que logo após acontecerá a confraternização habitual que o CEAK realiza com todas as Casas Espíritas da região, que sempre prestigiam os nossos eventos.

 

    2) O tema que será abordado, conforme o cartaz anexo, é o seguinte: "Perturbações Espirituais", com base no livro homônimo do médium, educador e orador Divaldo Pereira Franco, obra ditada neste mesmo ano pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda (LEAL, 2015), de grande importância doutrinária, sendo principalmente um alerta grave para todos nós, os espíritas, seja nas reuniões mediúnicas, seja nos Grupos de Estudos. Este precioso livro foi lançado recentemente em nossa região, na vinda de Divaldo Franco a Foz.

 

    Os esperamos no CEAK, então, no sábado 12/12, às 20h, com o carinho e o afeto de sempre,

 

    Enrique Eliseo Baldovino

      Deptº. Doutr. do CEAK

 

-------------------------

 

        Queridos amigos del Paraguay:

        ¡Siempre en Paz con Jesús!

 

    1) Tenemos la inmensa satisfacción de invitarlos al CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de Sta. Terezinha de Itaipu (STI), por ocasión de su 30º aniversario de fundación (1985-2015), que va a ser conmemorado el sábado 12 de diciembre de 2015, a las 20h, en nuestra propia Institución (Rua Padre Bernardo, 1444 - Centro de STI, al lado del Bosque dos Pioneiros).

 

    Será una gran alegría compartir con todos Ustedes la conferencia conmemorativa que nosotros mismos iremos a proferir, y después la confraternización habitual que el CEAK realiza con todas las Casas Espíritas de la región, que siempre prestigian nuestros eventos.

 

    2) El tema que será abordado, conforme el cartel adjunto, es el siguiente: "Perturbaciones Espirituales", con base en el libro homónimo del médium, educador y orador espírita Divaldo Pereira Franco, obra dictada este mismo año por el Espíritu Manoel Philomeno de Miranda (LEAL, 2015), de gran importancia doctrinaria, siendo principalmente un grave alerta para todos nosotros, los espiritistas, ya sea en las reuniones mediúmnicas o en los Grupos de Estudios. Este valioso livro foi lançado recentemente em nossa região, en la venida de Divaldo Franco a Foz.

 

    Los esperamos en el CEAK, entonces, el sábado 12/12, a las 20h, con el cariño y el afecto de siempre,

 

    Enrique Eliseo Baldovino

     Deptº. Doutr. del CEAK

 

 

(Informação em email de Enrique Baldovino)

 

 

Informativo Semanal do Centro Espírita  Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

AVISOS

 ·       Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·       Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

01/12/2015 – Hoje                                        20h – Reunião Pública

Oradora: Luciana Rocha                                    Seac

Tema: Reconcilia-te com teu inimigo

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

02/12/2015 – Próxima Quarta                     20h – Reunião Pública

Oradora: Silvia Ricci e grupo da melhor idade    CE Zilda Gama    

Tema: A Paz está dentro de mim

 

05/12/2015 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Orador: Manolo Quesada                                   Seara Bendita   

Tema: Livre

 

08/12/2015 – Próxima Terça                        20h – Reunião Pública

Orador: Daniel Ferreira                                      CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Casa Lar “Luz do Caminho”

Curso Princípios da Metodologia Pikler. Florianópolis, SC.

 

http://www.casalarluzdocaminho.org/

 

 

(Informação recebida em email de Casa Lar Luz do Caminho [[email protected]])

 

 

Prossegue  1ª. Mostra Cultural no LELA

Diadema, SP

 

1ª MOSTRA CULTURAL

O Departamento de Infância, Juventude, Mocidade e Pais do LELA irá realizar

de 28 de novembro a 05 de dezembro a sua

1ª MOSTRA CULTURAL

dos trabalhos feitos pelas crianças e jovens.

O principal conceito da mostra é EVANGELIZAR!

No decorrer do ano toda a equipe está muita empenhada em desenvolver as ações com muito carinho e amor. Dessa vez, queremos mostrar nossas ações a você que frequenta e faz parte desse Lar de Luz e Amor!

Esperamos você!!!

VEJA ABAIXO O PROGRAMA E ALGUMAS FOTOS

Lar Espírita Luz e Amor (salão João de Deus),

localizado na Rua Castro Alves, 165, Jardim Marão, Diadema.

Divulgação LELA

1ª MOSTRA CULTURAL.jpg

IMG-20151128-WA0011.jpg

IMG-20151128-WA0010.jpg

IMG-20151128-WA0016.jpg

IMG-20151128-WA0012.jpg

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Wanderley Alves

Rio de Janeiro, RJ

 

Queridos irmãos, boa noite.

 

O nosso irmão Wanderley Alves, expositor espirita e trabalhador do Grupo Espírita Maria Vaz, levara a Palavra do nosso irmão Jesus Cristo aos bairros da Vila Valqueire e da Vila da Penha.

 

No dia 03/12, as 19:30, é a vez da Casa de Caridade Rita de Cassia, localizada na Rua Quiririm, 998, Vila Valqueire, Rio de Janeiro (RJ), com o tema "Jesus: Nosso Guia e Modelo"

 

No dia 04/12, também as 19:30, teremos o mesmo tema no Centro Espírita Casa do Caminho, na Travessa da Confiança, 91, Vila da Penha, Rio de Janeiro (RJ).

 

Que Jesus abençoe o nosso irmão, dando-lhe as clarezas de raciocínio e das palavras, ajudando a todos os presentes a aprenderem mais um pouco sobre o nosso maior irmão: Jesus Cristo.

 

Um fraterno abraço a todos

 

André Luiz Gadelha

 

(Informação recebida em email de André Gadelha)

 

 

Palestra no Centro Espírita Mário Fernandes Barreira

Cândido Mota, SP

 

Imagem inline 1

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Rádio Boa Nova. Programa Novos Rumos

 

 

(Informação recebida em email de ABRAPE)

 

 

Site da USE/SP

Acesse no Link abaixo

 

http://usesp.org.br/

 

 

 

 

Movimento pela paz

 

 

Muitos homens têm dedicado suas vidas para uma cultura de paz e não violência.

Instituições religiosas e escolas têm promovido concursos, caminhadas, encontros em prol da paz.

Muita gente pensa que isso é coisa de sonhador, uma missão impossível.

Contrariando o pessimismo desses, o mundo de paz vem sendo construído a pouco e pouco.

Multiplicam-se pelo planeta homens, mulheres e crianças decididos a realizar o sonho.

A UNESCO, criada em 1945, e cujo objetivo é a promoção da paz e dos direitos humanos, prescreve, em seu ato constitutivo: Se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz.

No ano 2000 lançou o manifesto, de cuja elaboração participaram reconhecidos defensores da paz e que formaliza o convite ao seguinte compromisso:

Eu me comprometo em minha vida cotidiana, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha região, a:

Respeitar a vida – respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;

Praticar a não violência de forma ativa, rejeitando a violência em todas as suas expressões: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;

Ser generoso - compartilhar o meu tempo, meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

Ouvir para compreender – defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo;

Preservar o planeta – promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

Redescobrir a solidariedade – contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar novas formas de solidariedade.

A fórmula não é nova, somente revestida de roupagem atual. O convite à paz se faz insistente, desde os dias da Galileia.

A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou. Eu não a dou como a dá o mundo...

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.

Não resistais ao mal que vos queiram fazer...

*   *   *

Ainda sonho, dizia Martin Luther King, Jr., que um dia a guerra chegará ao fim, que os homens transformarão as espadas em arados e as lanças em machados.

As nações não mais se levantarão contra outras nações, nem se estudará mais a arte da guerra.

Sonho que com fé, apressaremos a chegada do dia em que haverá paz na Terra e boa vontade para com todos os homens.

Será um dia de glória.

As estrelas da manhã cantarão em coro e os filhos de Deus gritarão de alegria.

Transformemos o sonho em realidade.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Paz, um tema sempre atual,
de Éder Favaro, da Revista Harmonia, setembro/2003 e cap. Um sermão
de Natal sobre a paz, do livro  O grito da consciência,  de Martin Luther King, Jr.,
ed. Expressão e Cultura.
Em 1.12.2015.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Movimento “Voce e a Paz” com Divaldo Pereira Franco. São Paulo, 26-09-2015. Foto Jorge Moehlecke

 

 

A grande verdade bíblica da comunicação

entre nós e os Espíritos

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

A mediunidade, ou o dom espiritual de uma pessoa para servir de instrumento de ligação entre os espíritos e nós, existe desde que o mundo é mundo (1 Coríntios 12: 10); e ela, cada vez mais, vem sendo estudada em grandes universidades. Um fenômeno paranormal é mediunidade apenas quando há envolvimento de um ou mais espíritos.

O espiritismo, que é também uma ciência empírica, experimental, nós poderíamos chamá-lo também – sem querer mudar seu nome –, de espiritologia, pois é uma ciência dos fenômenos que envolvem espíritos. E Kardec foi o primeiro cientista a estudar os espíritos e a mediunidade. Daí que se diz que seu famoso livro “O Livro dos Médiuns” é o primeiro manual de parapsicologia do mundo.

A obra de Kardec, como ele disse, não é para destruir nenhuma religião, pelo contrário, é para fortalecer todas elas, pois defende a existência de Deus e comprova-nos que existe o espírito imortal. Com sua obra, pois, Kardec fortaleceu o espiritualismo e deu um golpe mortal no materialismo, além de acabar com muitas superstições. Por isso, Kardec acabou também com o conflito entre a ciência e as religiões para quem estuda a fundo o espiritismo. Os adversários dessa doutrina são pessoas que não a conhecem em profundidade ou têm interesses incompatíveis com ela a serem defendidos. E alguns de seus adversários são tão comprometidos com seus interesses materiais que fazem as mais absurdas interpretações da Bíblia para tentar manter suas ideias excêntricas e renegadas pela grande maioria das pessoas sensatas que buscam com seriedade, humildade e sinceridade a verdade. Por isso, eles vão ter que reencarnar muitas vezes, até que se libertem de suas ideias trevosas! Oremos por eles!

O texto seguinte trata do nascimento de Sansão, cuja mãe era estéril. “Apareceu o anjo do Senhor a essa mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca tiveste filho; porém conceberás, e darás à luz um filho” (Juízes 13: 3). “Então a mulher foi ao seu marido, e lhe disse: Um homem de Deus veio até mim, cuja aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse seu nome” (Juízes 13: 6). E sabe-se, hoje, não só pela doutrina espírita, que anjos, mensageiros ou enviados (“aggelos”) são espíritos humanos de alto nível de evolução.

Por ocasião da morte de Jesus, vários espíritos humanos apareceram a muitas pessoas que estavam em Jerusalém, confirmando-nos que, de fato, os espíritos dos mortos manifestam-se, realmente, a nós, espíritos encarnados aqui, no nosso mundo físico: “e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (são Mateus 27: 53).
Mais um caso bíblico de comunicação de espíritos que aparecem a nós, desta vez ao apóstolo Paulo: “À noite, sobreveio a Paulo uma visão, na qual um homem macedônio estava em pé e lhe rogava dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos” (Atos 16: 9).

E a verdade de que os espíritos desencarnados manifestam-se a nós foi e é confirmada também por dezenas de cientistas do passado e atuais, entre estes, até dois de Prêmio Nobel: o inglês William Crokes, em 1919, e o francês Charles Richet, em 1913. E é por isso, e por ser a própria Bíblia um livro mediúnico, que o espiritismo tem crescido tanto!

 

Texto da Coluna Opinião, JORNAL O TEMPO, BH

PUBLICADO EM 30/11/15 - 03h00

http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/jos%C3%A9-reis-chaves/a-grande-verdade-b%C3%ADblica-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-entre-n%C3%B3s-e-os-esp%C3%ADritos-1.1181108

Licurgo consultando a Pitonisa conforme concepção artistica em óleo sobre tela  de Eugène Delacroix

https://en.wikipedia.org/wiki/Pythia#/media/File:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Lycurgus_Consulting_the_Pythia_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]