Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/17-12-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/17-12-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/16-12-2015.htm

15-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/15-12-2015.htm

14-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/14-12-2015.htm

12-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/12-12-2015.htm

11-12-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/11-12-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

Emilia Santos (1896- 1964). Abnegada trabalhadora do movimento espirita de Araçatuba, SP.

 Arquivo Ismael Gobbo

Dona Emilia Santos ministrando evangelização na Instituição Nosso Lar ao

lado de outro  trabalhador abnegado,  Abílio Fernandes da Silva. Arquivo Nosso Lar.

 

Leia a biografia de d. Emilia Santos escrita por César Perri.

Acesse:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/emilia_santos.htm

 

 

 

 

Ante o Natal

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 – Tradicionalmente, evoca-se no Natal a fraternidade, apresentando-se a mensagem de Jesus como gloriosa convocação à edificação de uma sociedade solidária. Não obstante, estamos longe de semelhante realização. Por quê?

            A mensagem de Jesus ainda é, para a maioria dos homens, uma bela história que não se cansam de apreciar, particularmente o comovente episódio da manjedoura. Raros percebem tratar-se, sobretudo, de um roteiro de renovação para a Humanidade.

2 –       O que está faltando para a vivência do Evangelho?

            Usando um termo atual, falta-nos empatia. Segundo o Aurélio, é a tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. É à nossa insensibilidade que devemos debitar o prodígio de convivermos numa boa com a miséria da periferia, com os indigentes dos hospitais, com a carência das crianças de rua, como se tudo isso fizesse parte de um mundo distante, e não da cidade onde moramos, da comunidade onde vivemos.

3 –       Qual o termo equivalente no Evangelho?

            É a solidariedade, que se exprime na compaixão pelas misérias alheias. Quem não se compadece, não se envolve, não se empenha, não se dispõe àquela doação permanente de seu tempo, de sua vida, em favor dos necessitados de todos os matizes, onde está a força maior do Evangelho.

4 –       O Evangelho estaria mais na cabeça das pessoas do que no coração?

            Exatamente. Sabemos que a miséria deve ser combatida. É preciso socorrer o necessitado, alimentar o faminto, educar o analfabeto… Talvez até contribuamos com uma parcela de nossos recursos, de nosso tempo. Não obstante, sem solidariedade, o sentir a dor do outro, o fazemos em proporção ínfima diante do que somos capazes. Um mentor espiritual costumava nos dizer que, no esforço do Evangelho, o que fazemos está sempre muito distante do que podemos fazer.

5 –       Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) seria um exemplo dessa empatia misericordiosa?

            Sem dúvida! Foi por senti-la que dedicou a vida aos sofredores de todos os matizes, lamentando ser o seu esforço uma gota d’água no oceano das misérias humanas. Num mundo orientado pelo egoísmo, Madre Teresa é reverenciada por tratar-se do espantoso fenômeno de uma mulher decidida a vivenciar em plenitude o Evangelho e, por isso, dedicada integralmente ao próximo. Certa feita um homem, vendo-a banhar um leproso, disse-lhe que nem por um milhão de dólares faria aquilo, ao que ela respondeu: eu também não; só por amor se pode dar banho num leproso.

6 –       O voto de pobreza, o total despojamento em relação aos bens materiais, como vemos em Madre Teresa, seria o caminho para essa empatia misericordiosa?

            Não necessariamente. Não é pecado ter dinheiro, bens materiais. Se o homem servir-se da riqueza, sem se tornar seu servo, poderá realizar prodígios em favor de multidões carentes.

7 –       Poderia dar um exemplo?

            A princesa Diana (1961-1997), cuja morte comoveu o mundo, foi dotada dessa empatia. Mais de cem associações assistenciais, cujos representantes foram convidados para as cerimônias que precederam seu sepultamento, testemunham que ela exercitou largamente a solidariedade. As imagens mais emocionantes, imorredouras na memória popular, são aquelas em que ela aparece abraçando aidéticos, mutilados de guerra, crianças e velhos, com aquela espontaneidade própria das pessoas solidárias.

8 –       Tendo em vista o grande movimento desenvolvido pelas entidades espíritas no campo social, podemos dizer que os espíritas são solidários?

            Caminhamos nessa direção, orientados pela Doutrina Espírita. Estamos conscientes de que é preciso fazer todo bem ao semelhante, como recomendava Jesus. O empenho de servir, ainda que por mera consciência de dever, é a antessala da solidariedade.

 

            VEJA EM “CINCO MINUTOS DE ESPIRITISMO”

            09 – Doenças Cármicas

            https://www.youtube.com/watch?v=61C8mBwlyyo

 

Presépio da coleção de Paolo Salomoni

Exposto na Igreja  “San Rocco All’Augusteo”. Roma, Itália. 12/2012. Foto Ismael Gobbo

Madre Teresa de Calcutá (1910- 1997)

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7f/Mother_Teresa.jpg

Diana Frances Spencer (posteriormente Diana, Princesa de Gales).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lady-diana-101757_w1000_(cropped).jpg

Dentro do túnel sob a  Ponte de l’Alma,  em Paris, França, ocorreu o acidente onde faleceu a Princesa de Gales,

Diana,  em 31 de agosto de 1997.  Devido a proximidade os fãs de Diana colocam flores e lembranças

e fazem orações nesse monumento chamado de “Flamme de la liberte”,  datado de 1989,  uma réplica da

chama carregada pela  Estátua da Liberdade,  de Nova Iorque, EUA.  Foto Ismael Gobbo 

 

 

 

Registro. Centro Espírita Caminho da Redenção - Marcelo Netto

Salvador, BA

 

 

 

15 de dezembro de 2015

 

O Centro Espírita Caminho da Redenção, dentro de sua programação normal, recebeu Marcelo Netto, líder e dirigente espírita na Flórida/EUA, onde desempenha suas atividades profissionais e espíritas. Após expressiva prece proferida por Divaldo Franco, o anfitrião ímpar, e estando formando a mesa diretiva com Demétrio Lisboa, Presidente da Instituição, Marcelo Netto reflexionou sobre o natal de Jesus, destacando Sua grandeza, sabedoria e amor aos homens. Ele é o grande cirurgião da intimidade de cada um.

Sendo Jesus uma figura incomparável, sua moral evangélica é inigualável, capaz de colocar em funcionamento os mecanismos para a autoiluminação que se encontram latentes na intimidade de cada criatura humana. Destacou, Marcelo, a importância de se descobrir qual é tipo e a qualidade da relação que cada um estabelece com Jesus, para que, de futuro, possa ser um com Ele. Para se alcançar essa descoberta é necessário identificar a qualidade de pensamentos e sentimentos que nutre e produz. Vive-se no mundo que se constrói a partir dos pensamentos, dos sentimentos e das ações.

Enaltecendo a profundidade e a ação benfazeja da caridade, Marcelo narrou a história de uma senhora muito pobre, que na sua pobreza, e já sendo mãe, adotou várias crianças abandonadas, cuidando-as com desvelo, amor e carinho, apesar de sua condição paupérrima. Estando sua prole com fome, e nada tendo para oferta-lhes, saiu a procura de alimentos. Encontrou-os na forma de uma oferenda a entidades desencarnadas depositada em uma encruzilhada. Reverente, recolheu o frango e a farofa, levou-os para a casa, limpou retirando algumas formigas, preparando uma bela refeição às esfaimadas crianças.

Muitos anos se passaram. De evangélica, tornou-se espírita. Em uma reunião no centro espírita em que exercia a sua mediunidade, teve a oportunidade de receber o reconhecimento e a gratidão daquelas entidades a quem era dirigida a oferenda de então. Essas entidades entenderam o verdadeiro sentido da caridade e o de utilidade daquela oferenda. Assim, o expositor ressaltou as influenciações espirituais que impactam mutuamente a encarnados e desencarnados.

Analisando partes do Sermão da Montanha, o inspirado orador destacou que o mesmo é um código de ética seguro, é uma proposta de mansuetude, de pacificação, de brandura. É uma proposta terapêutica. A humanidade aspira por paz, contribua, portanto, com a paz, sendo pacífico, como ensinou o Mestre Galileu. O reino de Deus é obra divina erguido e estabelecido no coração dos homens.

Destacando a força da fé, da caridade e do amor ao próximo, Marcelo Netto narrou a história onde os protagonistas foram César Soares dos Reis e um presidiário do complexo penitenciário do Bangu, no Rio de Janeiro, ocorrida em dezembro de 1973, em data próxima ao natal. Havia um grupo de espíritas, entre os quais se encontrava César dos Reis, que visitava e levava o Evangelho de Jesus aos encarcerados e atormentados de espírito.

Naquela ocasião o expositor seria César. Não lhe ocorria um tema que lhe parecesse adequado a apresentar na visitação. Na véspera surgiu-lhe a ideia de falar sobre as Bodas de Canaã. Sugestão estranha, pensava. Como falar aos prisioneiros sobre uma festa de casamento? Não lhe parecia lógico. Contudo, persistindo a sugestão, na data aprazada, falou à massa carcerária, seguindo a inspiração.

Finalizando o tema, César dos Reis enfatizou que todos os que desejam aceitar a proposta de Jesus, necessitam transformar a sua intimidade. De água para vinho, como fez Jesus na narrativa evangélica. No recinto da palestra, um prisioneiro taciturno sempre se sentava no fundo do salão, costumeiramente. Naquele dia ele esperou a saída dos demais e dirigiu-se ao expositor, agarrou-lhe os braços, sob a vigilância dos guardas, e indagou, olhando profundamente nos olhos de César Reis: Você acredita em tudo isso que disse? A resposta foi sim, acompanhada de uma orientação: transforme a tua vida da água para o vinho! O prisioneiro era Ribamar de Jesus.

Passados trinta anos, César dos Reis foi proferir uma palestra em um modestíssimo centro espírita localizado em área de alta pobreza. Ali reconheceram-se. Ribamar falou-lhe sobre a sua vida na prisão e fora dela, na fome e na miséria que enfrentou, recordando as palavras que ouvira de César, orientando-lhe a mudar o sentido da sua vida. Ribamar de Jesus, agora, era espírita, estando desempenhando a função de Presidente daquele centro. Havia feito a sua transformação.

Quem é esse homem que se chama Jesus, o pacificador por excelência? Ele é o Pastor de um só rebanho. Jesus quer a união, a concórdia, a solidariedade, o amor mútuo. Enquanto uma alma chorar, Jesus não repousará. Jesus é o grande motivador das mudanças íntimas de cada criatura humana. Marcelo Netto fazendo vibrar as mais íntimas fibras do coração, sensibilizou o público que lhe assistia, sorvendo-lhe os ensinamentos. Marcelo conseguiu diminuir a abissal distância psicológica que existe entre o coração e a razão. Com gratidão, o público reconhecido, aplaudiu-o vibrantemente.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

Fala de Divaldo Pereira Franco

O orador Marcelo Netto.

 

 

 

Palestras no Centro Espírita “Casa de Emmanuel”

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 19 de dezembro, sábado, 20 horas

Expositor: Edson Toledo Silvério

Tema: "Jesus, Divino Amigo"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete​ 

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

Adoração dos pastores. Pintura de Gerard van Honthorst.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Gerard_van_Honthorst_001.jpg

 

 

 

 

USE-São Paulo: planos de ação e palestra

 

No dia 13 de dezembro de 2015 (domingo), a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo reuniu seu Conselho Deliberativo Estadual em sua sede, em São Paulo. Ocorreram definições de planos de trabalho para 2016 e sobre o 17º Congresso Estadual da USE, programado para a cidade de Atibaia, de 23 a 25/6/2017. Como convidado, compareceu Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da FEB e atual membro da Comissão Executiva do CEI e do GEECX (DF). Abordou o tema solicitado: “Orientações ao trabalho de unificação”, atendeu a perguntas e recebeu homenagens dos dirigentes da USE. Houve almoço de confraternização. Informações: http://usesp.org.br/

 (Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

USE/SP. Reunião do CDE. Apresentação de César Perri

CDE. USE/SP. Mesa e apresentação de César Perri.

 

 

Musical: O Carpinteiro de Nazaré

Campinas, SP

 

 

INFORMAÇÃO À IMPRENSA 062/2015. 

 

O Carpinteiro de Nazaré

  

No CIS-Guanabara, grupo encena musical inspirado 

na ópera-rock Jesus Christ Superstar, sucesso nos palcos 

e no cinema na década de 70.

 

 

A canção de G. Moustaqui, vertida ao português por Nara Leão e que se tornou sucesso na voz de Rita Lee e outros artistas, foi a inspiração inicial para o musical O Carpinteiro de Nazaré, que irá aos palcos, neste sábado (19), no CIS-Guanabara, em Campinas (SP).

 

Com roteiro do jornalista Rubens Toledo, que também assina algumas das canções, o espetáculo dirigido por Helenice Vitorino reúne elenco de atores da Federação Campineira de Teatro Associativo (Fecamta). “A ideia é envolver o máximo de artistas neste projeto”, assinala a diretora. “Já fizemos uma montagem em 2012, muito bem sucedida, na Casa da Cultura, em Poços de Caldas. Agora esperamos mostrar nosso trabalho a Campinas e região’, completou.

 

O musical começou como conto infantil, que era apresentado nas festas de Natal ou na Páscoa. Com o tempo, o texto foi ampliado, com a introdução de novos temas musicais, “mantendo, porém, a figura de José, como apelo central da narrativa’, observa Rubens Toledo. “A intenção é resgatar a importância desse personagem, que aparece discretamente nos textos evangélicos, e instigar uma reflexão mais profunda sobre os verdadeiros laços de família”, acrescenta o jornalista.

 

Da trilha de O Carpinteiro de Nazaré constam ainda as adaptações de “Jerusalém de Ouro” (Yerushalayim Shell Zahav) e “Ho-Sanna-Hey”, da ópera-rock Jesus Cristo Superstar (Weber/Tim Rice), que é cantada durante o Sermão do Monte. 

 

"Este é um espetáculo aberto a todos os públicos, encenado por atores que, independentemente de suas convicções religiosas, se deixaram embriagar desta mensagem que é, certamente, a mais bela história que o mundo conheceu", completou o autor. .

 

SERVIÇO

O Carpinteiro de Nazaré

Data: 19 de dezembro

Local: CIS-GUANABARA – Rua Mário Siqueira, 928 - Botafogo

Horário: às 20h00 (Duração 65 minutos)

Direção: Helenice Vitorino

Entrada franca

---------------------------------------------------------

(Veja Release completo anexo).

 

Assessoria de Imprensa –

BASESPOP – Serviços Editoriais e Comunicação

Tel. (19) 3837-2035 – Cel. 19 9 9705-9059.

E-mail: [email protected]/[email protected]

 

 

 

 

INFORMAÇÃO À IMPRENSA 062/2015.

 

Ousadia ou Coragem?

 

C:\A-USE\ARTE ESPÍRITA\O CARPINTEIRO\IMAGENS\Banner Carpinteiro de Nazaré.jpg

 

No CIS-Guanabara, grupo encena musical inspirado na ópera-rock
Jesus Christ Superstar, sucesso nos palcos e no cinema na década de 70.

 

 

São Paulo, SP 12/12/2015. A canção do francês G. Moustaqui, vertida ao português por Nara Leão e que se tornou sucesso na voz de Rita Lee, foi o mote de inspiração para o musical “O Carpinteiro de Nazaré”, que irá aos palcos, em nova montagem, neste sábado (19), no CIS-Guanabara (Rua Mario Siqueira, 829 – Botafogo).

C:\A-USE\ARTE ESPÍRITA\O CARPINTEIRO\ENSAIOS\DSC_0866.JPG

Com roteiro do jornalista Rubens Toledo, que também assina algumas das canções, o espetáculo dirigido por Helenice Vitorino reúne elenco de atores da Federação Campineira de Teatro Associativo (Fecamta). “A ideia é envolver o máximo de artistas neste projeto”, assinala a diretora. “Já fizemos uma montagem em 2012, muito bem sucedida, na Casa da Cultura, em Poços de Caldas. Agora esperamos mostrar nosso trabalho a Campinas e região’, completou.

 

O musical começou como conto infantil, que era apresentado nas festas de Natal ou na Páscoa. Com o tempo, o texto foi ampliado, com a introdução de novos temas musicais, “mantendo, porém, a figura de José, como apelo central da narrativa’, observa Rubens Toledo. “A intenção é resgatar a importância desse personagem, que aparece discretamente nos textos evangélicos, e instigar uma reflexão mais profunda sobre os verdadeiros laços de família”, acrescentou o jornalista, que também é músico e compositor.

C:\A-USE\ARTE ESPÍRITA\O CARPINTEIRO\ENSAIOS\DSC_0883.JPGC:\A-USE\ARTE ESPÍRITA\O CARPINTEIRO\ENSAIOS\DSC_0894.JPG

Bastidores de O Carpinteiro de Nazaré. Musical inspirado na ópera-rock Jesus Christ Superstar.

Da trilha de O Carpinteiro de Nazaré constam ainda as adaptações de “Jerusalém de Ouro” (Yerushalayim Shell Zahav) e “Ho-Sanna-Hey”, da ópera-rock Jesus Cristo Superstar (Weber/Tim Rice), que é cantada durante o Sermão do Monte. (Veja Elenco na Ficha técnica).

SERVIÇO

O Carpinteiro de Nazaré

Data: 19 de dezembro

Local: CIS-GUANABARA – Rua Mário Siqueira, 928 - Botafogo

Horário: às 20h00 (Duração 65 minutos)

Direção: Helenice Vitorino

Entrada franca

-------------------------------------------------------------------------

Elenco                                                       Personagens

Noilson Pereira.............................................. Jesus

Wagener Kampynas...................................... José

Maria Antonia................................................. Maria

Maria Aparecida............................................. Maria Madalena

Flavinho Orsollan............................................Thiago (irmão de Jesus)

Carlos Eduardo Zacchi.................................. Rufus

Regina Gonçalves.......................................... Ruth 

Fabiane  Alves dos Santos............................. Nair

Catarina Nogueira da Silva............................. Dançaria

Gustavo André................................................ Judas Scariotis e João (Apóstolo)

Andryw Zotarelli.............................................. José de Arimatea 

Vilma Leal....................................................... Abigail (serva)

Herydices Mendes.......................................... Gehna (noiva)

Rubens Toledo................................................ Aref

Helenna Prates.............................................,. “Obsessor” de Judas

Espaço de Dança Cyda (Dança do Ventre) – Campinas.

C:\A-USE\ARTE ESPÍRITA\Bodas de Caná.jpg

Assessoria de Imprensa –

BASESPOP – Serviços Editoriais e Comunicação

Tel. (19) 3837-2035 – Cel. 19 9 9705-9059.

E-mail: [email protected]/[email protected]

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo [[email protected]])

 

 

 

16º Encontro de Educadores Espiritas - Carnaval na FEESP

São Paulo, SP

 

 

Este é um convite para preencher o formulário Carnaval na FEESP - 16o Encontro de Educadores Espíritas . Para preenchê-lo, visite:

 

https://docs.google.com/forms/d/15wvw_gc_TWrUUi8f6d1whfQLYxdlCmP2cbLI0DexHTQ/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

 

 

IMG-20151214-WA0016.jpg

 

Fraternalmente,

____________________________________

FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo

Vera Lucia Leite

Diretora Área de Infância, Juventude e Mocidade

Tel.: (11) 3115-5544 ramal 227  /  3106-7950 direto

 

(Informação recebida em email de Infancia Mocidade - FEESP [[email protected]])

 

 

XXXIV CONRESPI-

Confraternização Regional da Família Espírita. Matão, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

Busto de Cairbar Schutel na praça central de  Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Informativo semanal “Seara do Mestre”

São Paulo, SP

 

Bom dia Amigos!

 

Segue o nosso informativo semanal de 18/12 a 22/12.

 


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

USE/SP

Dirigente Espírita on line

 

Acesse o site aqui:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=7e8950d9f5&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

Cartão de Natal do Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

Pedido de Cestas de Natal  para o Maria Dolores

Jales, SP

 

(email de Adelvair David)

ATENÇÃO.

CAROS IRMÃOS.

Ainda estamos aceitando doações para a CESTA DE NATAL DOS ASSISTIDOS.
Quem desejar fazer pode entrar em contato por e-mail com o David, [email protected] ou por telefone 17- 997799195 (Sônia).
Muitissimo grato a todos

 

 

 

 

 

Notícias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Acessar aqui:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticias.php

 

(Informação de Nuno Emanuel)

 

 

 

Será que veremos as luzes?

 

 

Andamos de cabeça baixa. Fugimos para dentro dos smartphones, tablets, computadores.

Estamos escondidos ali, na maravilhosa tecnologia, que, por vezes, nos aproxima, e outras nos afasta.

Antes aguardávamos numa fila, numa sala de espera, num elevador, e as circunstâncias nos faziam manter um contato visual, ao menos. Os mais ousados até puxavam uma breve conversa, um sorriso.

Os que andamos de cabeça baixa, hipnotizados pelos eletrônicos, nem sequer precisamos mais saber quem está ao nosso lado. Estamos ali, mas não estamos.

Como eram as pessoas que estavam conosco na sala do consultório? Quem entrou no elevador ao nosso lado? Demos bom dia? Sorrimos?

Andamos distraídos. Caminhamos por ruas sem enxergar por onde estamos indo, sem perceber os detalhes do caminho. Estamos ali, mas não estamos. Estamos sempre um passo adiante de nós mesmos – ansiedade.

Naturalmente, a vida mesma responde aos distraídos de uma forma nada agradável: tropeçamos, nos acidentamos, passamos por mal-educados, antipáticos.

Andamos de cabeça baixa. Alguns estamos tristes por não sabermos ao certo aonde queremos chegar, por não entendermos porque estamos aqui ou, ainda, por colocarmos a culpa de nossa infelicidade sempre em tudo lá fora: Se as circunstâncias não mudarem, não serei feliz.

Mas... e quando chegar o Natal?

Quando chegar o Natal será que veremos as luzes?

Será que o olhar já não terá se acostumado com outras tantas coisas, que as luzes não mais nos surpreenderão?

Quando chegar o Natal será que teremos disposição para olhar para o Alto; olhar para o outro; olhar para dentro?

Será que ouviremos as músicas, nos emocionaremos com as histórias, sensibilizaremos nossos corações?

Será que ainda lembraremos dos detalhes daquele nascimento tão grandioso e, ao mesmo tempo, tão simples? Dos pais amorosos, da manjedoura, dos animais, da noite tão feliz?

Será que recordaremos do significado de tudo isso? Que não foi um sonho ou uma invenção de religiosos, mas a chegada de Alguém que iria nos servir de Guia e Modelo para sempre?

Talvez seja preciso voltar, voltar ao início de tudo, pois parece que muitos de nós nos perdemos ao longo da estrada.

Estamos distantes de onde deveríamos estar. Estamos fora de nós mesmos. Estamos vivendo em nossos problemas, em nossos desejos, em nossa cobiça.

E, se não voltarmos a tempo, mais um Natal irá passar e não estaremos aqui para aprender com Jesus. Não estaremos aqui para ouvir a história do nascimento mais uma vez. Não estaremos aqui para ver as luzes.

Andamos de cabeça baixa. Decepcionados com tudo, pessimistas, sem esperança... como se o mundo não tivesse um comando Maior, como se, por trás de tudo, uma Inteligência Suprema não regesse a História de forma perfeita.

Tudo está onde deveria estar, pois nós determinamos assim. Quando quisermos, com toda nossa vontade, que seja diferente, assim será.

*   *   *

O Natal está chegando mais uma vez... Estaremos aqui para recebê-lo?

 Redação do Momento Espírita.
Em 16.12.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Noite de Natal  na Praça de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Artigo do jornal “Verdade e Luz”- 12/2015

O Cristo e eu

 

 

(Do jornal “Verdade e Luz” 12-2015, Ribeirão Preto, SP) recebido em email de José Antonio L. Balieiro)

 

Jesus. Quadro de Maria Tereza Braga, Araçatuba, SP

 

Entrada de Belém, Palestina,  cidade onde Jesus nasceu. Foto Ismael Gobbo

Turistas visitando o local  assinalado como o da  manjedoura.

Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo  

Loja de artesanato típico. Presépio em madeira de oliveira. Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]