Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 05 de junho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/05-06-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/04-06-2015.htm

03-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/03-06-2015.htm

02-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/02-06-2015.htm

01-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/01-06-2015.htm

30-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/30-05-2015.htm

 

 

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  75-76

Coletânea de preces espíritas

 

 

IV – Preces pelos que já não são da Terra

 

Pelos Espíritos endurecidos

 

     75. Prefácio. Os maus Espíritos são aqueles que ainda não foram tocados de arrependimento; que se deleitam no mal e nenhum pesar por isso sentem; que são insensíveis às reprimendas, repelem a prece e muitas vezes blasfemam do nome de Deus. São essas almas endurecidas que, após a morte, se vingam nos homens dos sofrimentos que suportam, e perseguem com o seu ódio aqueles a quem odiaram durante a vida, quer obsidiando-os, quer exercendo sobre eles qualquer influência funesta. (Cap. X,item  6; cap. XII, itens 5 e 6.)

     Duas categorias há bem distintas de Espíritos perversos: a dos que são francamente maus e a dos hipócritas. Infinitamente mais fácil é reconduzir ao bem os primeiros do que os segundos. Aqueles, as mais das vezes, são naturezas brutas e grosseiras, como se nota entre os homens; praticam o mal mais por instinto do que por cálculo e não procuram passar por melhores do que são. Há neles, entretanto, um gérmen latente que é preciso fazer desabrochar, o que se consegue quase sempre por meio da perseverança, da firmeza aliada à benevolência, dos conselhos, do raciocínio e da prece. Por meio da mediunidade, a dificuldade que eles encontram para escrever o nome de Deus é sinal de um temor instintivo, de uma voz íntima

da consciência que lhes diz serem indignos de fazê-lo. Nesse ponto estão a pique de converter-se e tudo se pode esperar deles: basta se lhes encontre o ponto vulnerável do coração.

     Os Espíritos hipócritas quase sempre são muito inteligentes, mas nenhuma fibra sensível possuem no coração; nada os toca; simulam todos os bons sentimentos para captar a confiança, e felizes se sentem quando encontram tolos que os aceitam como santos Espíritos, pois que possível se lhes torna governá-los à vontade. O nome de Deus, longe de lhes inspirar o menor temor, serve-lhes de máscara para encobrirem suas torpezas. No mundo invisível, como no mundo visível, os hipócritas são os seres mais perigosos, porque atuam na sombra, sem que ninguém disso desconfie; têm apenas as aparências da fé, mas fé sincera, jamais.

     76. Prece. – Senhor, digna-te de lançar um olhar de bondade sobre os Espíritos imperfeitos, que ainda se encontram na treva da ignorância e te desconhecem, particularmente sobre N...

     Bons Espíritos, ajudai-nos a fazer-lhe compreender que, induzindo os homens ao mal, obsidiando-os e atormentando-os, ele prolonga os seus próprios sofrimentos; fazei que o exemplo da felicidade de que gozais lhe seja um encorajamento.

     Espírito que ainda te comprazes no mal, vem ouvir a prece que por ti fazemos; ela te há de provar que desejamos o teu bem, conquanto faças o mal.

     És desgraçado, pois não se pode ser feliz fazendo o mal. Por que então te conservarás no sofrimento quando de ti depende evitá-lo? Olha os bons Espíritos que te cercam; vê quão ditosos são e se te não seria mais agradável fruir da mesma felicidade.

     Dirás que te é impossível; porém, nada é impossível àquele que quer, porquanto Deus te deu, como a todas as suas criaturas, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, isto é, entre a felicidade e a desgraça, e ninguém se acha condenado a praticar o mal. Assim como tens vontade de fazê-lo, também podes ter a de fazer o bem e de ser feliz.

     Volve para Deus o teu olhar; dirige-lhe por um instante o teu pensamento e um raio da divina Luz virá iluminar-te. Dize conosco estas simples palavras: Meu Deus, eu me arrependo, perdoa-me. Tenta arrepender-te e fazer o bem, em vez de fazer o mal, e verás que logo a sua misericórdia descerá sobre ti, que um bem-estar indizível substituirá as angústias que experimentas.

     Desde que hajas dado um passo no bom caminho, o resto deste te parecerá fácil de percorrer. Compreenderás então quanto tempo perdeste de felicidade por culpa tua; mas um futuro radioso e pleno de esperança se abrirá diante de ti e te fará esquecer o teu miserável passado, prenhe de perturbação e de torturas morais, que seriam para ti o inferno, se houvessem de durar eternamente. Dia virá em que essas torturas serão tais que a qualquer preço quererás fazê-las cessar; porém, quanto mais te demorares, tanto mais difícil será isso.

     Não creias que permanecerás sempre no estado em que te achas; não, que isso é impossível. Duas perspectivas tens diante de ti: a de sofreres muitíssimo mais do que tens sofrido até agora e a de seres ditoso como os bons Espíritos que te rodeiam. A primeira será inevitável, se persistires na tua obstinação, quando um simples esforço da tua vontade bastará para te tirar da má situação em que te encontras. Apressa-te, pois, visto que cada dia de demora é um dia perdido para a tua felicidade.

     Bons Espíritos, fazei que estas palavras ecoem nessa alma ainda atrasada, a fim de que a ajudem a aproximar-se de Deus. Nós vo-lo pedimos em nome de Jesus Cristo, que tão grande poder tinha sobre os maus Espíritos.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Episódios gravados na famosa Coluna de Trajano, em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Evangelho e trabalho

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 17. Página 75.

 

A Glorificação do Trabalho é Serviço Evangélico.

Antecedendo a influência do Mestre, a Terra era vasto latifúndio povoado de senhores e escravos.

O Serviço era considerado desonra.

Dominadas pelo princípio da força, as nações guardavam imensa semelhança com as tabas da comunidade primigênia.

O destaque social resultava da caça.

Erguiam-se os tronos, quase sempre, sobre escuros alicerces de rapinagem.

Os favores da vida pertenciam aos mais argutos e aos mais poderosos.

Qualquer infelicidade econômica redundava em compulsório cativeiro.

Trabalho era sinônimo de aviltação.

Os espíritos mais nobres, na maioria das vezes, demoravam-se na subalternidade absoluta, suando e gemendo para sustentar o carro purpúreo dos opressores.

Em todas as cidades, pululavam escravos de todos os matizes e somente a eles era conferido o dever de servir, como austera punição.

Roma imperial jazia repleta de cativos tomados ao Egito e à Grécia, á Gália e ao Ponto. Só na revolução de Espártaco, no ano de 71, antes da era cristã, foram condenados à morte trinta mil escravos na Via Ápia, cuja única falta era aspirar ao trabalho digno em liberdade edificante.

Com Jesus, no entanto, nova época surge para o mundo.

O Ministério do Senhor é, sobretudo, de Ação e Movimento.

Levanta-se o Mestre com o dia e devota-se ao bem dos semelhantes pela noite a dentro.

Médico - não descansa no auxílio efetivo aos doentes.

Professor - não se fatiga, repetindo as lições.

Juiz - exemplifica a imparcialidade e a tolerância.

Benfeitor - espalha, sem cessar, as bênçãos do amor infinito.

Sábio - coloca a ciência do bem ao alcance de todos.

Advogado - defende os interesses dos fracos e dos humildes.

Trabalhador Divino - serve a todos, sem reclamação e sem recompensa.

O Exemplo do Cristo é sublime e contagiante.

Cada companheiro de apostolado ausenta-se, mais tarde, do comodismo para ajudar e ensinar em Seu Nome, rasgando horizontes mais vastos à compreensão da vida, em regiões distantes do berço que os vira nascer.

Mais tarde, em Roma, o desejo de auxílio mútuo entre os cristãos atinge inconcebíveis realizações no capítulo do trabalho.

Pessoas convertidas ao Evangelho se consagram, inteiramente, ao serviço como o objetivo de amparar os companheiros necessitados.

Espalham-se aprendizes da Boa Nova nas atividades da indústria e da agricultura, das artes e das ciências, da instrução e do comércio, da enfermagem e da limpeza pública, disputando recursos para o auxílio aos associados de ideal, na servidão ou na indigência, no sofrimento e nas prisões.

Há quem jejue por dois e três dias seguidos, a fim de economizar dinheiro para os serviços de assistência ao próximo, sob a direção do pastor.

O Trabalho passa, então, a ser interpretado por Benção Divina.

Paulo de Tarso, transferindo-se da dignidade do Sinédrio para o duro labor do tear, confeccionando tapetes para não ser pesado a ninguém e garantindo, por esse modo, a sua liberdade de palavra e de ação, é o símbolo do cristão que educa e realiza, demonstrando que à claridade do ensino deve aliar-se a glória do exemplo.

E, até hoje, honrando no Trabalho Digno a sua norma fundamental de ação, o Cristianismo é a força libertadora da humanidade, nos quadrantes do mundo inteiro.

 

 

Restos do Templo de Trajano. A obra foi dedicada ao imperador romano  Trajano pelo seu sucessor Adriano.

Pérgamo, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]]; de Almir del Prette)

 

Portão de ingresso do Cemitério Pére Lachaise em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Informações do movimento espírita de

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

 

Segue anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA – Edição nº 105 de Junho/2015.

Pedimos que encaminhem o Jornal para seus amigos e familiares.

Se puder, nos indique e-mail’s para o recebimento do nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Você pode ler o Jornal nos sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba.

 

Segue também anexo o cartaz da Reunião Lítero Musical Doutrinária da UMEU do mês de junho.

Pedimos ainda que nos ajudem na divulgação.

 

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 9969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II

 

 

Acesse o jornal on line:

 

 

 

 

******************************

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza; de Suzuko Hashizume e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Jornada de palestras com Marcus de Mário

Araraquara e região, SP

 

 

Jornada de Palestras de Marcus De Mario em Araraquara e Região (segue minha foto).
De 08 a 14 de junho de 2015

Dia 08 – Segunda-Feira – 20h

Itatiba – SP
Centro Espírita Casa de Emmanuel
Rua Luiz Momentel, 366, Loteamento Fernando Momentel (Corintinha)
Tema: O Homem de Bem e Sua Ação no Mundo

Dia 09 – Terça-Feira – 20h

Pedreira – SP
C.E. Caminhos de Luz
Rua Jorge Mari, 76
Tema: O Amor e o Caminho para a Felicidade

Dia 10 – Quarta-Feira – 20h

Itu – SP
Centro Espírita de Itu
Rua Maestro José Vitório, 70 - Centro
Tema: A Família e a Educação dos Filhos

Dia 11 – Quinta-Feira - 20h

Valinhos – SP
Tema: Evangelho, Um Hino de Amor

Dia 12 – Sexta-Feira – 20h
Araraquara – SP

U.E. Paschoal Grossi
R. São Bento, 2395 - Centro
Tema: O Destino da Alma Após a Morte

Dia 13 – Sábado – 08h30 às 12h30

Araraquara – SP
Curso de Capacitação para Evangelizadores
C.E. Obreiros do Bem
Rua Itália, 1935 – Centro - Fone: 3336-1155
Tema: Educação do Espírito

Dia 13 - Sábado - 18h30

São Carlos – SP
Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
R. Sebastião Sampaio Osório, 1.197, Santa Felícia
Tema: Jesus, o Educador de Almas

Dia 13 - Sábado - 20h30

São Carlos – SP
Associação Espírita Obreiros do Bem
Rua Vivaldo Lanzoni, 200 - Lagoa Serena - Tel: 16-3368-5636
Tema: O Jovem e Sua Ação no Mundo

Dia 14 – Domingo – 09h

Araraquara – SP
Sociedade Beneficente Escola do Mestre Jesus
Av. Plínio de Carvalho, 357- Vila Xavier
Tema: Jesus, o Educador de Almas
(Informação recebida em email de Marcus de Mario)

 

 

Palestra com Dr. Andrei Moreira na Casa do Caminho “Ave Cristo”

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Eventos Espíritas programados para a cidade de

Jales, SP

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Vídeos do 9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

 

 

 

 

If you couldn't attend the 9th U.S Spiritist Symposium last May 2nd in Stamford, CT, or if you want to revisit the wonderful activities, no problem! 

 

You may watch all the talks in the following link:

 

9th US Spiritist Symposium Videos

 

 

 

 

USSC Logo

 

IF YOU HAVE ANY QUESTIONS PLEASE EMAIL US AT [email protected]

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

http://institutocairbarschutel.org/wp-content/uploads/2014/03/izaias-claro.jpg

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

Rua Tibiriçá nº 522 – Avanhandava

Convida a todos para assistirem a palestra que o

DR. IZAÍAS  CLARO

Da  Cidade De

OSVALDO CRUZ

FARÁ NA QUARTA-FEIRA DIA 10-06-2015

ÀS 20,00 HORAS

TEMA: “  AMA-TE  “

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

UNIFESP-NUSE. Ciclo de palestras sobre Saúde e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

Vista de São Paulo com o bairro de Santa Cecília em primeiro plano e o Pico do Jaraguá ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

4º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Programação do Núcleo de Estudos Espírita Bom Samaritano

João Pessoa, PB

 

Caixa de texto:

     Junho/2015

 

TERÇAS-FEIRAS

                                                          Das 20h  às 21h

DIA

EXPOSITOR(A)

DIRIGENTE

PRECE

TEMA

02

SEVERINO CELESTINO

GERALDO

IVETE

TEMA

LIVRE

09

EDVALDO

ANGELO

FÁTIMA

MALAQUIAS

MIRIAM

O ESPIRITISMO

 E A DOR

16

FERNANDO MELO

SANDRA VIRGINEA

ADRIANA

O COMPORTAMENTO DO ESPÍRITA NA HORA DO ADEUS

30

SEVERINO CELESTINO

REGINALDO

GERALDO

TEMA

LIVRE

 

SÁBADOS

Das 20h às 21h

DIA

EXPOSITOR(A)

DIRIGENTE

PRECE

TEMA

06

ROBERTO

NEVES

LAÉLCIO

THOMAZ

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

13

DIEGO

ARISTÓFANES

GERALDO

JOICE

A PARÁBOLA DO

FILHO PRÓDIGO

20

JOSY

HONÓRIO

EDVALDO

SALVINO

TRANSTORNO DEPRESSIVO

SOB A ÓTICA ESPÍRITA

27

RAQUEL

MAIA

FÁTIMA

MALAQUIAS

IVETE

 ANJOS

OU DEMÔNIOS

 

OUTRAS ATIVIDADES DOS SÁBADOS - 19h às 21h:

ESTUDO SISTEMATIZADO DO EVANGELHO (ESE )

EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS (EVANGELHOTERAPIA)

REUNIÃO  MEDIÚNICA  (CARIDADE)

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Receba e leia o informativo editado por Décio Bressanin

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 301

5 A 7/JUNHO/2015  - Envie eventos: [email protected]

TODOS OS EVENTOS ATUAIS

NOVOS E FUTUROS

VEJA EM:

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

 

 

 

Os demônios do Homem...

 

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Nas atividades como docente era muito comum escutar dos pais nas reuniões: Meu filho é bom, pena que está em má companhia.

Esqueciam de uma observação de Jesus: Diga com quem andas que direi quem és.

Entretanto,  esses pais nada fazem diferente do que todos nós fazemos há milênios:

Criar culpados para nossas desditas.

O ser humano ao longo da sua jornada evolutiva teve e continua tendo a necessidade de produzir demônios, fantasmas ou criaturas que vem para tirá-lo do caminho reto.

São todos inocentes, pois a culpa é sempre do vizinho.

Esses demônios, fantasmas, maus espíritos e etc.,  servem para explicar as ações malfadadas, os insucessos e tropeços dos seres humanos.

Mais fácil depositar nas costas do outro, porquanto assumir dá um trabalho danado.

Ao longo do tempo já demonizaram os que se comunicavam com os Espíritos, os pobres, negros... Os ricos também foram demonizados e nem o número 666 escapou.

Culparam também os gays, as pessoas com necessidades especiais, os banqueiros, o PT, as mulheres, o sexo, os políticos e até a Xuxa. Já demonizaram a máquina de escrever, a internet, a pilula contraceptiva, a Boticário, os centros espíritas e a igreja do Edir Macedo.

 Agora demonizam as redes sociais; o facebook é o grande culpado pela dissolução dos casamentos, términos de namoro e etc, etc, etc.

Entretanto, é esquecido o fato de que o Homem é dotado com um bem preciosíssimo: O livre arbítrio. Tem o ser humano a capacidade de raciocinar, refletir, pesar prós e contras e, então, agir... Os demônios criados ao longo do tempo foram e são apenas para que se encontre um culpado pelos infortúnios que, em realidade, são apenas de responsabilidade dos seres humanos.

Em O Livro dos Espíritos, na questão de número 921 os Espíritos explicam que o homem é quase sempre o construtor da sua infelicidade.

Portanto, não são os demônios, fantasmas ou qualquer outro o culpado pela desdita, mas o próprio ser humano que, não raro, cava sua própria cova.

Pode ser que o caminho para o crescimento interior seja encontrar menos culpados, demonizar menos o exterior para assumir uma postura mais responsável ante as escolhas feitas ao longo do percurso por este mundo.

Vale pensar nisso.

 

 

 

 

Grafitagem em piso de uma avenida em  mármore na cidade de Éfeso, antiga capital da Ásia Menor,

atual Turquia. É divulgado como sendo  marketing de uma casa de prostituição. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]