Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 04 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/04-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015.htm

30-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

29-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/29-04-2015.htm

28-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/28-04-2015.htm

27-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/27-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  8-10

Coletânea de preces espíritas

 

 

Para os médiuns

 

      8. Nos últimos tempos, diz o Senhor, difundirei do meu Espírito sobre toda carne;  vossos filhos e filhas profetizarão; vossos jovens terão visões e vossos velhos, sonhos. Nesses dias, difundirei do meu Espírito sobre os meus servidores e servidoras, e eles profetizarão. (Atos, 2:17 e 18.)25

     9. Prefácio. Quis o Senhor que a luz se fizesse para todos os homens e que em toda parte penetrasse a voz dos Espíritos, a fim de que cada um pudesse obter a prova da imortalidade. Com esse objetivo é que os Espíritos se manifestam hoje em todos os pontos da Terra e a mediunidade se revela em pessoas de todas as idades e de todas as condições, nos homens como nas mulheres, nas crianças como nos velhos. É um dos sinais de que chegaram os tempos preditos.

     Para conhecer as coisas do mundo visível e descobrir os segredos da Natureza material, outorgou Deus ao homem a vista corpórea, os sentidos e instrumentos especiais. Com o telescópio, ele mergulha o olhar nas profundezas do espaço, e, com o microscópio, descobriu o mundo dos infinitamente pequenos. Para penetrar no mundo invisível, deu-lhe a mediunidade.      Os médiuns são os intérpretes incumbidos de transmitir aos homens os ensinos dos Espíritos; ou, melhor, são os órgãos materiais de que se servem os Espíritos para se expressarem aos homens por maneira inteligível. Santa é a missão que desempenham, visto ter por fim rasgar os horizontes da vida eterna.

     Os Espíritos vêm instruir o homem sobre seus destinos, a fim de o reconduzirem à senda do bem, e não para o pouparem ao trabalho material que lhe cumpre executar neste mundo, tendo por meta o seu adiantamento, nem para lhe favorecerem a ambição e a cupidez. Aí têm os médiuns o de que devem compenetrar-se bem, para não fazer mau uso de suas faculdades. Aquele que, médium, compreende a gravidade do mandato de que se acha investido, religiosamente o desempenha. Sua consciência lhe profligaria, como ato sacrílego, utilizar por divertimento e distração, para si ou para os outros, faculdades que lhe são concedidas para fins sobremaneira sérios e que o põem em comunicação com os seres de além-túmulo.

     Como intérpretes do ensino dos Espíritos, têm os médiuns de desempenhar importante papel na transformação moral que se opera. Os serviços que podem prestar guardam proporção com a boa diretriz que imprimam às suas faculdades, porquanto os que enveredam por mau caminho são mais nocivos do que úteis à causa do Espiritismo. Pela má impressão que produzem, mais de uma conversão retardam. Terão, por isso mesmo, de dar contas do uso que hajam feito de um dom que lhes foi concedido para o bem de seus semelhantes.

     O médium que queira gozar sempre da assistência dos bons Espíritos tem de trabalhar por melhorar-se. O que deseja que a sua faculdade se desenvolva e engrandeça tem de se engrandecer moralmente e de se abster de tudo o que possa concorrer para desviá-la do seu fim providencial.

     Se, às vezes, os Espíritos bons se servem de médiuns imperfeitos, é para dar bons conselhos, com os quais procuram fazê-los retomar a estrada do bem. Se, porém, topam com corações endurecidos e se suas advertências não são escutadas, afastam-se, ficando livre o campo aos maus. (Cap. XXIV, itens 11 e 12.)

     Prova a experiência que, da parte dos que não aproveitam os conselhos que recebem dos bons Espíritos, as comunicações, depois de terem revelado certo brilho durante algum tempo, degeneram pouco a pouco e acabam caindo no erro, na vertigem, ou no ridículo, sinal incontestável do afastamento dos bons Espíritos.

     Conseguir a assistência destes, afastar os Espíritos levianos e mentirosos, tal deve ser a meta para qual convirjam os esforços constantes de todos os médiuns sérios. Sem isso, a mediunidade se torna uma faculdade estéril, capaz mesmo de redundar em prejuízo daquele que a possua, pois pode degenerar em perigosa obsessão.

     O médium que compreende o seu dever, longe de se orgulhar de uma faculdade que não lhe pertence, visto que lhe pode ser retirada, atribui a Deus as boas coisas que obtém. Se as suas comunicações receberem elogios, não se envaidecerá com isso, porque as sabe independentes do seu mérito pessoal; agradece a Deus o haver consentido que por seu intermédio bons Espíritos se manifestassem. Se dão lugar à crítica, não se ofende, porque não são obra do seu próprio Espírito. Ao contrário, reconhece no seu íntimo que não foi um instrumento bom e que não dispõe de todas as qualidades necessárias a obstar a imiscuição dos Espíritos maus. Cuida, então, de adquirir essas qualidades e suplica, por meio da prece, as forças que lhe faltam.

     10. Prece. – Deus onipotente, permite que os bons Espíritos me assistam na comunicação que solicito. Preserva-me da presunção de me julgar resguardado dos Espíritos maus; do orgulho que me induza em erro sobre o valor do que obtenha; de todo sentimento oposto à caridade para com outros médiuns. Se cair em erro, inspira a alguém a ideia de me advertir disso e a mim a humildade que me faça aceitar reconhecido a crítica e tomar como endereçados a mim mesmo, e não aos outros, os conselhos que os bons Espíritos me queiram ditar.

     Se for tentado a cometer abuso, no que quer que seja, ou a me envaidecer da faculdade que te aprouve conceder-me, peço que ma retires, de preferência a consentires seja ela desviada do seu objetivo providencial, que é o bem de todos e o meu próprio avanço moral.

 

________________________

 

N. E. de 1947: Confrontando o v. 18 de Atos, cap. 2, com o correspondente de Joel, 2:29, notamos que, na transcrição da profecia para o Novo Testamento, há uma diferença: Pela profecia, trata-se de servos e servas (escravos e escravas) dos homens, e não de Deus, como se acha na transcrição. Eis o texto dos versículos, nas duas traduções mais modernas e fiéis: a Brasileira e a do Esperanto, as quais estão de acordo também com a Inglesa: Joel, 2:29: “Também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” – Atos,

2:18: “E, sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e

profetizarão.”

Na tradução em Esperanto está ainda mais claro que se trata até dos escravos e escravas dos homens, e não de servos de Deus. Ei-la: “Joel, 2:29: Eĉ sur la sklavojn kaj sur la sklavinojn Mi en tiu tempo elverŝos Mian spiriton!” – Atos, 2:18: “Kaj ĉ sur Miajn sklavojn kaj Miajn sklavinojn en tiu tempo Mi elverŝos Mian spiriton, kaj ili profetos.” Até os escravos e escravas (dos homens) receberão o Espírito, não somente os servos e servas de

Deus (sacerdotes e sacerdotisas). A profecia em sua forma original está se cumprindo em nossos dias, porque a mediunidade brota em todas as classes, até nas pessoas mais humildes e obscuras, e não somente, como faz supor o texto de Atos, entre os sacerdotes (servos de Deus).

 

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Quadro retratando o episódio da Transfiguração. Obra de Cândido Portinari exposta na

Paróquia Bom Jesus da Cana Verde.  Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Três conclusões

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estude e Viva. Lição nº 22 - Página 129.

 

O tempo concedido ao Espírito para uma reencarnação, por mais longo, é sempre curto, comparado ao serviço que somos chamados a realizar. Importante, assim, o aproveitamento das horas. Meditemos no gasto excessivo de forças em que nos empenhamos levianamente no trato com assuntos da repartição de outrem.

Quantos milhares de minutos e de frases esbanjamos por década, sem a mínima utilidade, ventilando temas e questões que não nos dizem respeito?

Para conjugar essa perda inútil, reflitamos em Três Conclusões de interesse fundamental.

O que os outros pensam: Aquilo que os outros pensam é idéia deles. Não podemos usufruir-lhes a cabeça para imprimir-lhes as interpretações que são capazes diante da vida. Um indígena e um físico contemplam a luz, mantendo conceitos absolutamente antagônicos entre si. Acontece o mesmo na vida moral. Precisamos nutrir o cérebro de pensamentos limpos, mas não está em nosso poder exigir que os semelhantes pensem como nós.

O que os outros falam: A palavra dos amigos e adversários, dos conhecidos e desconhecidos, é criação verbal que lhes pertence. Expressam-se como podem e comentam as ocorrências do dia a dia com os sentimentos dignos ou menos dignos de que são portadores. Efetivamente, é dever nosso cultivar a conversação criteriosa; contudo, não dispomos de meios para interferir na manifestação pessoal dos entes que nos cercam, por mais caros nos sejam.

O que os outros fazem: A atividade dos nossos irmãos é fruto de escolha e resolução que lhes cabe. Sabemos que a Sabedoria Divina não nos criou para cópias uns dos outros. Cada consciência é domínio à parte. As criaturas que nos rodeiam decerto que agem com excelentes intenções, nessa ou naquela esfera de trabalho, e, se ainda não conseguem compreender o mérito da sinceridade e do serviço ao próximo, isso, é problema que lhes compete e não a nós.

Fácil deduzir que não podemos fugir da ação nobilitante, a benefício de nós mesmos, mas não nos compete impor nas decisões alheias, que o próprio Criador deixa livres.

À vista disso, cooperemos com os outros e recebamos dos outros o auxílio de que carecemos, acatando a todos, mas sem perder tempo com o que possam pensar, falar e fazer.

Em suma, Respeito para os Outros e Obrigação para Nós.

 

 

 

Desencarnou d. Cidália

Cidália Xavier, uma grande trabalhadora do Cristo

 

Desencarnou no dia 01 de maio, nesta sexta-feira, por volta das 20:30 horas a última irmã de Chico Xavier, a amiga e companheira de Ideal Cidália Xavier de Carvalho. O sepultamento ocorreu no cemitério da cidade de Pedro Leopoldo, neste sábado, às 16:00 horas.

Tive a felicidade de conhecer Chico Xavier em 1981 na casa de nossa estimada irmã e do nosso também saudoso Francisco Carvalho (mais conhecido como Chiquinho Carvalho, seu marido). São lembranças e recordações que permanecerão eternamente em nossas lembranças mais raras.

Criatura de um coração amigo e generoso. Viveu de bem com a vida. Pessoa extremamente bem humorada. Médium de excelentes faculdades mediúnicas. Trabalhou por muitos anos no Grupo Meimei, onde atuou como médium psicofônica.

Desencarnou no Dia do Trabalho, pois, de fato, foi uma grande trabalhadora do Cristo. Fiel a Jesus, Kardec e Chico Xavier.

Querida amiga e irmã receba os nossos melhores pensamentos de gratidão e reconhecimento.

Aonde estiver: Deus te abençoe! Deus te ampare! Deus te abençoe!

 

Jhon Harley

 

Entrada do C.E. Meimei em Pedro Leopoldo, MG. Foto Jhon Harley M. Marques

Guilherme, Cidália e Jhon Harley. Foto do arquivo de Jhon Harley.

Jhon Harley e d. Cidália Xavier Carvalho

 

 

Republicação: Homenagem para d. Cidália desencarnada em 01/05/2015

 

Entrevista com Dona Cidália Xavier Carvalho, irmã de Chico Xavier

 

Ismael Gobbo

 

PUBLICADA NA FOLHA ESPIRITA

SÃO PAULO, EDIÇÃO FEV. 2009.

 

No mês passado, completou-se 50 anos da mudança de Francisco Cândido Xavier da cidade de Pedro Leopoldo para Uberaba (1), ambas no grande e acolhedor Estado de Minas Gerais. A Folha Espírita foi a Pedro Leopoldo, cidade onde Chico Xavier nasceu,  em 2 de abril de 1910,  e na qual daria inicio à gloriosa caminhada que o converteria numa das maiores expressões do Movimento Espírita brasileiro e mundial. Uma das alegrias foi poder ver e ouvir dona Cidália Xavier Carvalho, irmã de Chico, que, com muita emoção, lucidez e alegria incontida,  relembrou os dias venturosos do  grande missionário na famosa cidade mineira. No jardim florido que Chico tanto gostava, ela se deixou fotografar ao lado da bela rosa que carinhosamente lhe ofertou. 

 

 

FE. Primeiramente,  agradecemos pela oportunidade de nos conceder esta entrevista...

Cidália Xavier Carvalho - “Eu confiei muito no senhor. Às vezes as pessoas me acham estranha por não aparecer, ser meio retraída, não gostar de falar. Embora alguns possam pensar que não ligo para as coisas de Chico, na realidade  acredito que tenha sido e  sou uma das que mais se preocupam. Fui uma pessoa que estava doente e encontrei um Chico Xavier para me ajudar”.

 

FE. Como é composta a sua família?

Cidália - “Fui casada com Francisco Teixeira Carvalho, o “Chiquinho”,    do qual sou viúva. Tivemos os filhos William, já desencarnado, e  Mary Rose que também é viúva e  mora comigo. Do William tenho um neto,  que mora na Austrália”.

 

FE. A senhora se emociona muito ao falar do esposo?

Cidália -  “Chiquinho foi um marido maravilhoso. Era muito bom e inteligente. Engraçado que ele era católico, não perdia uma missa  e acabou se tornando um bom  espírita. O Chico gostava demais do meu marido. Eles trocavam muitas idéias. Quando Chico  era convidado para ir à casa de alguém, sempre levava o Chiquinho de companhia”.

 

FE. E  a  família Xavier?

Cidália - “Papai, João Cândido Xavier, que  se casou com Cidália, minha mãe,  já tinha nove filhos do primeiro casamento, com dona Maria João de Deus, entre eles o Chico. Mamãe teve seis filhos: André, o mais velho, depois, Lucília, Neuza, eu, Dóris (Doralice) e João,  o caçula. Vivos somos eu e o André, que mora em São Paulo.  Mamãe era um sonho. O Chico,  que tinha apanhado muito depois da morte da sua mãe, encontrou nela o carinho que precisava. A história é bonita.  Ficamos sabendo que, logo depois do casamento com papai,  mamãe colocou um banco e enfileirou todas as canequinhas para servir o café e o bolo  para  cada um dos filhos que recebia com todo amor e carinho.  Ela era muito calma, muito meiga. Papai já tinha um temperamento meio nervoso, principalmente em relação ao Chico,  porque ele ficava até tarde nos trabalhos de psicografia e de atendimento. Era quando ele falava: “Esse povo não dá sossego pro Chico. Será que não vê que ele precisa dormir para acordar cedo e ir  trabalhar?”.   

 

FE. João freqüentava os trabalhos espíritas?

Cidália - “Ele não freqüentava, mas o filhos todos iam ao centro espírita. José, que dos homens era o mais velho e muito alegre,   foi o braço direito de Chico Xavier. Quando ele desencarnou o Chico ficou  numa tristeza  enorme porque sempre trabalharam juntos”.

 

FE. Como era o Chico no dia-a-dia?

Cidália - “Ele era maravilhoso, brincalhão, trabalhador, lindo. Não era vaidoso,  mas sempre gostava de andar bem arrumado. Tinha um paletó xadrez que amava! Nunca me esqueço que à noite,  quando a gente se preparava para dormir,  ele marcava um horário para ser chamado de manhã porque tinha de ir para o serviço. E assim a gente fazia. Se era para chamar às 7 horas,  a gente o chamava pontualmente. Ai ele dava uma acordadinha e falava para nós: “Me dá mais cinco minutinhos? ”. Passados os cinco minutos a gente o acordava de novo e ai não tinha jeito.  “Já passáramos  cinco minutos, então vou levantar”, dizia”. 

 

FE. Chico assumiu muitos encargos com a morte de dona Cidália, sua mãe?

Cidália - “O Chico foi,  ao mesmo tempo,  irmão, pai e mãe. Com a morte de mamãe (2)  ele assumiu muitas responsabilidades e, embora moço,  soube distribuir atenção e zelar por todos nós.  Lembro-me que eu trabalhava com minha irmã Neuza na fábrica  até meia noite,  e ele ficava nos esperando enquanto fazia as suas  psicografias. Quando a gente chegava,  ele parava de psicografar e nos perguntava como tinha sido o dia de trabalho, se tudo tinha corrido bem, queria saber das novidades, das pessoas. Às vezes,  a gente falava que fulano estava gostando de cicrana, que outro estava  namorando beltrana. Ele ficava contente e dizia: “É verdade?. Que coisa boa!”.   No meu caso, lembro-me que ele  dava os conselhos: “Olha, Dália, você precisa encontrar um moço bom, mais velho que você, que seja responsável e que lhe faça feliz”. Ao conhecer o Chiquinho, que era chefe na fábrica,  fui falar com ele e disse: “Acho que estou gostando do Chiquinho, ele parece ser muito bom,  mas estou achando-o meio idoso, mais velho que eu.” E  Chico respondeu:  “Ah, esse vai ser muito bom para você!”.  E realmente foi.”

 

FE. Do que o Chico mais gostava?

Cidália -  “As pessoas as vezes pensam que o Chico era tão diferente dos outros...  Ele era uma pessoa normal. Chico gostava de cinema, de televisão, de teatro e muito de música. Achava interessante o povo sair para as ruas cantando em serenatas”. 

 

FE. Na música,  o que ele apreciava?

Cidália - “Ele gostava demais de musicas clássicas. O Geraldo Leão, nosso grande amigo aqui de Pedro Leopoldo,  fez muitas fitas para ele. Uma do Waldo de Los Rios,  o Chico gostou demais. Era muito linda,  ele tinha mesmo razão.  Mas o Chico gostava dos cantores também. Amava ouvir Roberto Carlos,  Vanusa e muitos outros. Quando Elis Regina morreu,  ele ficou arrasado.  Uma música que o marcou muito  foi  Hi-Lilli Hi-Lo (3). Eu tenho tantas coisas dele que em um dia, dois dias... não dá pra contar...”  

 

FE O Chico continua recebendo muitas homenagens...

Cidália -  “Fizeram um memorial na região do Açude através da Câmara e da Prefeitura quando era prefeito o sr.  Ademir Gonçalves (4). Mas o povo quebrou tudo. Deus permita que as homenagens alegrem o Chico. Ele era uma pessoa muito simples e humilde. A gente precisa se fazer uma pergunta quando vai fazer alguma coisa para ele: será que o Chico ficará contente? Será que isso o deixa alegre?. Temos de fazer as coisas pensando em dar alegrias para ele”

 

FE  Nste ano, em abril,  teremos aqui,  em Pedro Leopoldo , novo Encontro dos Amigos de Chico Xavier.

Cidália - “Deus permita que isso aconteça. Temos o interesse do Geraldinho que é uma pessoa muito especial. Ele  é o nosso sucesso. Apesar de não ter tido muito contato com ele,  digo que é uma pessoa maravilhosa. O Chico dedicava a ele a  maior consideração.  Se a minha saúde estiver boa,  irei ao encontro para retribuir aos amigos as alegrias que proporcionam ao Chico”.

 

FE. Uma mensagem para os Espíritas.

Cidália “Quem sou eu para dar mensagem aos espíritas... Diria apenas que fico muito feliz por amarem o Chico da forma como amam,  dentro dos princípios da Doutrina Espírita”.

 

 

Dona Cidália Xavier Carvalho em sua casa em Pedro Leopoldo e o cartão que Chico Xavier lhe

enviou no dia 4 de maio de 1981, assinalando os 50 anos da partida da mãe Cidália Batista,

ocorrida no dia 19 de abril de 1931. Foto e reprodução Ismael Gobbo

d. Cidália Xavier Carvalho em seu jardim: “Uma rosa para Chico Xavier”. Foto Ismael Gobbo

Mary Rose com a mãe d. Cidália Xavier Carvalho. Foto Ismael Gobbo

d. Cidália Xavier Carvalho em frente de sua casa em Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

A família de Chico Xavier. Pedro Leopoldo, MG. Chico, o terceiro a partir da esquerda,  ao lado do pai.

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques.

 

 

Atenção

Novo evento Homenagem a Divaldo Franco

Londres, Reino Unido

 

Prezado Ismael

A BUSS cancelou o aluguel do local para 600 pessoas no Centro de Londres. BUSS manterá um evento dia 20 de Maio, em Londres, no salão para 250 pessoas, no mesmo endereço: 235, Shaftesbury Avenue, WC2H 8EP - London. (quase na New Oxford Street, entre Holborn Station e Tottenham Court Road Station) (acompanhem a novidade pelo website: www.buss.org.uk   ou  facebook:  https://www.facebook.com/UK.BUSS

Aproveitaremos a ocasião do dia 20 de Maio, para nos unirmos e orarmos para amenizar as dores no mundo, por Divaldo Franco, sua pronta recuperação que será em breve. Na programação, estamos pensando em termos música ao piano; parte do filme legendado com Inglês - DIVALDO FRANCO HUMANISTA de Oceano Vieira de Melo produzido pela DVD Versatil-Video Spirite, palestra com Anne Sinclair - Divaldo Franco - 30 anos de visitas ao Reino Unido; (Anne Sinclair é a interprete de Divaldo em língua inglesa), palestra de Janet Duncan, etc. Montaremos uma banca de livros da LEAL Editora-Divaldo Franco, a preços super-super-super promocionais neste dia (acabamos de receber da Mansão do Caminho)...serão momentos de luz, de alegria pela VIDA. Manteremos a mesma programação cancelada, para a futura visita a UK, de nosso Divaldo Franco.

Façamos de nossos dias, horas de vivencias com amor, renúncia e consideração. A nossa parte é hoje - amanhã a Deus pertence. 
Ismael, em poucos dias enviarei o cartaz do novo evento. Sempre grata pela divulgação. Elsa Rossi



​.

Kind Regards

Elsa Rossi

BUSS Chairperson

"Let us approach and understand each other, thus becoming united." - Bezerra de Menezes.

This is a message from the British Union of Spiritist Societies:  If you received this in error, please contact the sender immediately and delete the material from any computer.

 

BUSS is a Registered Charity in England and Wales No. 1136512

Subscription to BUSS News & Events:  http://bit.ly/BUSSmail

https://twitter.com/ukbuss

Image result for facebookhttps://www.facebook.com/UK.BUSS

 

(Informações recebidas em email de BUSS British Union of Spiritist Societies [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita “Mário Fernandes Barreira”

Cândido Mota, SP

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no CEPAT

Niterói, RJ

 

 

Resultado de imagem para imagens dia das mães

 

PALESTRAS DE MAIO

 

PALESTRANTES:

 

04 – PAULO MIGUEL VELASCO – Centro Espírita Antônio de Pádua – CEAP

06 – ROSÁRIO VIEIRA – Sociedade Espírita Fraternidade – SEF

11 – EDUARDO SÃO THIAGO – Centro Espírita Emmanuel – CEEM

13 – VÍCTOR HUGO BUSTILLOS – União da Mocidade Espírita de Niterói – UMEN 

18 – ALEXANDRE DE FARIA – Centro Espírita Roberto Amaro Lima de Barros – CERALB

20 – RAUL MUNIZ – União da Mocidade Espírita de Niterói - UMEN

25 – SÁVIO DE SOUZA MOREIRA – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT

27 – MARCO ANTÔNIO CASTRO – Casa Maria de Magdala – CMM

 

AS PALESTRAS SÃO REALIZADAS AS 20 h

 

RUA MARTINS TORRES, 46– SANTA ROSA – NITERÓI.

     

   

                                    

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

FEEB E GEPEC - Parceria Centenária - O Desenvolvimento Humano à Luz do Espiritismo. Salvador, BA

 

 

Amigos,

 

A pareceria centenária entre o Grêmio Espírita Perseverança e Caridade e a Federação Espírita do Estado da Bahia, Instituições fundadas no ano de 1915, tem sido uma maravilhosa oportunidade para a realização de eventos repletos de belos e significativos ensinamentos e importantes reflexões.

 

No dia 24 de maio de 2015, às 8 h,  na sede da FEEB, será realizado o seminário "O Desenvolvimento Humano à Luz do Espiritismo", com os confrades Flávio Santos e Pedro Camilo.

 

Inscrições gratuitas. 

 

Participe! Divulgue!

 

Segue informativo.

 

Maiores informações pelo Telefone 3261-8828 ou no site www.gepec.org.br.

 

"Fora da Caridade não há Salvação." Allan Kardec

 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestras com Sérgio Villar

Portugal

 

 

 

 

(Informações em email de Nuno Emanuel)

 

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Orson Peter Carrara no C.E. “Fé e Caridade”

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. “Amor e Esperança”

Bragança Paulista,  SP

 

 

(Informação recebida de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Palestra do mês de maio no Centro Cultural Espírita Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

FRANCISCO  ORTOLAN.

 

DA CIDADE DE

FERNANDÓPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 06-05-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" LIVRE "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

Informativo do Centro Espírita “Zilda Gama”

São Paulo, SP

 

INFORMATIVO 02/05/2015 a 09/05/2015

 

INFORMATIVO DE 02/05 a 09/05

 AVISOS

Agenda lotada, muitos compromissos, não sobra tempo para nada! Não estamos falando dos altos executivos, estamos falando dos nossos jovens. Queremos que nossos filhos tenham sucesso e para isso não medimos esforços, mas será que nessa vida super conectada e agitada dos jovens não faz falta um contato maior com o seu Eu interior e com Deus? Um tempo para discutir a finalidade de nossa existência, a importância das nossas escolhas, as angustias e dúvidas tão frequentes nesse momento? Venha discutir esses assuntos e cultivar as sementes do amor na Juventude Espírita Zilda Gama. A juventude do corpo passa. A da alma, nunca.

 Juventude Espirita Zilda Gama – sábado às 18h30.

 
PRÓXIMAS PALESTRAS
 
05/05/15 – Terça                          20hs – Reunião Pública
Orador: Sérgio dos Santos              
Tema: Apego e Desapego
 

06/05/15 – Quarta                       20h – Reunião Pública
Orador:   Maria Nanci                      Caminhando
Tema:   Ação da Prece – Transmissão do Pensamento                      

 
09/05/15 – Sábado                      15h – Reunião Pública
Orador: Silvia Távares                     Centro de Tratamento Bezerra de Menezes (Sbc)
Tema:  Dependência química e seus reflexos familiares e espiritual

  
Palestra de hoje                           15hs – Reunião Pública
Orador: Arthur Macien                    Fraternidade dos Humildes
Tema: Mediunidade Gratuita

 

 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade “Eurípedes Barsanulfo”

Marilia, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 02 de maio, sábado, 20 horas

Expositor: Edson Toledo Silvério

Tema: "Eurípedes, o amigo de Jesus"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

3º Encontro Espírita de Presidente Prudente - 29 a 31 de maio

Presidente Prudente, SP

 

 

 

Local: APEA Prudentina 

           Avenida Coronel José Soares Marcondes, 601, Vila Maristela, Presidente Prudente - SP

 

INSCRIÇÃO: R$ 15,00


LINK PARA INSCRIÇÃO:

http://www.useipresidenteprudente.org.br/saiba_mais.html

 

Imagem inline 1

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no Grupo Espírita “Casa do Caminho”

Campinas, SP

 

Grupo Espírita Casa do Caminho‎

Avenida Francisco José de C Andrade, 945 – Jardim Chapadão

Campinas, 13070-051

(19) 3241-1964

Sítio: http://grupocasadocaminho.org.br/

 

 

(Informação recebida em email de Clovis Lima [[email protected]])

 

 

Programação da Sociedade Espírita “Redenção”

Buritama, SP

 

(Informação recebida em email de Marlene Rosa [[email protected]])

 

 

3º. Congresso de Juventudes Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Araruama, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Programações do Grupo Espírita “Nosso Lar” de

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

********************************

 

 

GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR.

R: CLARA NUNES, S/N-BALNEÁRIO-S.PEDRO DA ALDEIA-RJ.

 

ALMOÇO BENEFICENTE.

 

DATA: 17/05/2015

 

CARDÁPIO: STROGONOFF

 

HORAS: 13:00H

 

PREÇO: 15,00.

 

SOBREMESA E REFRIGERANTE `A PARTE.

 

Contato: 022 99057829

 

 

A beneficência é um instinto natural no homem já civilizado.

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

12º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

 

 

 

Programações do Centro Espírita Jésus Gonçalves

São Paulo, SP

 

http://2.bp.blogspot.com/_iQL2j3UaIDw/TIg9iMebBDI/AAAAAAAABgI/r7-IqvkoQV4/s1600/jesus+gonlaves.jpg  Centro Espírita Jésus Gonçalves

Rua Tapirapés, 75-Balneário Mar Paulista – SP-capital

 

Palestra Especial

Dia 11 de maio de 2015

2ªf - Início : 20 horas

R:\Arquivos pessoais\Maria Cassia Anselmº.JPG

Mª de CÁSSIA ANSELMO

Tema: Sentimento,     Razão e Evolução.

O que fazer para nossos sentimentos e razão serem instrumentos de nossa Evolução?

 

Musical e Palestra

Dia 12 de maio de 2015

3ªf - Início : 20 horas

 

C:\Users\leslie\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.999\2014-12-07 15.43.26.jpg

Márcio A.F.Guimarães

 

Tema: A Música como Harmonização Espiritual

 

 

 

Palestra Especial

Dia 13 de maio de 2015

4ªf - Início : 20 horas

http://www.centroespiritafxs.com.br/Imagens/pessoa%20Americo%20Luis%20Suscena%202.jpg

 

Américo Sucena

Tema: Mediunidade

Todos somos médiuns.

Ser médium para quê?

Mediunidade vem pronta?

Não precisa acrescentar nada?

E na próxima vida, o que eu faço com a mediunidade?

 

Palestra Especial

Dia 14 de maio de 2015

5ªf - Início : 20 horas

 

C:\Users\leslie\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.898\casamento karem 2.jpg

Thais C.N.Velecico

 

Tema: A Educação  Espiritual

 

 

Musical

Dia 15 de maio de 2015

6ªf - Início : 20 horas

Com

http://www.institutochicoxavier.com/images/stories/paula%20zamp.jpg

Paula Zamp

 

 

 

 

 

 

Teatro Infantil

CORAÇÃO

de

pALHAÇO

http://flexmetal.vteximg.com.br/arquivos/ids/159367-1000-1000/Balao-metalizado-Flexmetal-Palhaco-coracao.jpg?v=635170995485800000

Dia 16 de maio de 2015

SÁBADO- Início : 9h30 horas

 

 

 

 

 

 

 

Dia 17 de maio de 2015

Domingo - Início : 15 horas

Pintura Mediúnica com Claudia Rosa

R:\Foto-0067.jpg

&

Musical e Palestra

com Toninho Barros

C:\Users\leslie\Desktop\i.jpg

 

 


Tema: O Corpo e o Espírito

 

 

http://www.candeia.com/imagens/bd/19496.jpg Centro Espírita Jésus Gonçalves

Rua Tapirapés, 75 – Bairro: Balneário Mar Paulista

Depto. de Divulgação

 

Semana Espírita no Jésus – Maio/2015

 

 

Semana

Dia

Horário

Convidado

Atividade

2ªf

11

20h

Mª de Cássia

Anselmo

Palestra: "Sentimento,

Razão e Evolução"

 

3ªf

12

20h

Marcio A.F.

Guimarães

Musical

Palestra: A Música como

Harmonização Espiritual

4ªf

13

20h

Américo Sucena

 

Palestra: Mediunidade

5ªf

14

20h

Thaís C.N.

Velecico

 

Palestra: Educação

Espiritual

6ªf

15

20h

Paula Zamp

 

Musical

Sábado

16

9h30

Thiago Souza

Grupo de Teatro Infantil :

“Coração de Palhaço”

Domingo

17

15h

 

Claudia Rosa

 

Toninho Barros

Pintura Mediúnica

 

Musical

Palestra: O corpo e

o Espírito

 

VENHAM, PARTICIPEM DESTA   CONFRATERNIZAÇÃO DE IDEAIS!!!

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Forrobem do Cobem  - Casa de Oração Bezerra de Menezes

Salvador, BA

 

 

AMOROSOS AMIGOS

 

A COBEM CONVIDA A TODOS VOCÊS COM MUITO AMOR, UNIÃO, PAZ E FRATERNIDADE PARA O

 

FORROBEM

 

FESTA FRATERNA JUNINA DE MUITA LUZ DIVINA

 

TODOS NÓS NUTRIDO DE MUITO AMOR NOS CORAÇÕES

 


Local de realização: Quartel de Amaralina

 

Endereço:Avenida Amaralina s/n, Amaralina - Salvador-BA

Ponto de referência: Depois de passar pelo Supermercado BomPreço do bairro do Rio Vermelho (sentido para orla), mais adiante, localiza-se o Quartel de Amaralina

 

Informações: Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA - (71) 3356-0256

Os ingressos estarão na Livraria da Cobem

www.cobem.org.br

 https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]])

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

ACESSE AQUI:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/maio_2015.html

 

 

 

Revista eletrônica semanal  “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

Solicite por email o boletim editado por Décio Bressanin

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 290

1º A 4/MAIO/2015  - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

esse informativo é postado na íntegra em:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

 

Lazanha da Solidariedade do CEAC

Penápolis, SP

 

"Lazanha da Solidariedade" - 17 de Maio - 2015 no Ceak-Penapolis

 

Caros Irmãos e Irmãs da Jornada Terrena. Toda organização precisa sustentar-se para manter seus trabalhos de caridade, e o CEAK não pode fugir dessa necessidade como exceção. Devido isso, no dia 17 de Maio de 2015 estaremos promovendo a entrega da "LAZANHA DA SOLIDARIEDADE" das 11 até as 14 horas.   O Convite deve ser adquirido no CEAK, de forma antecipada.

Toda a Direção é imensamente grata pelo que puder contribuir.

Imagem inline 1

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Chá da Casa “Maria de Magdala”

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

O que nos pertence

 

 

O que verdadeiramente possuímos? O que realmente nos pertence?

A pergunta parece retórica, até mesmo, óbvia.

Afinal, parece claro que tudo aquilo que legalmente adquirimos, juridicamente está sob nossa guarda, nosso nome, nos pertence.

Segundo este conceito, pensamos possuir fortunas.

Quando temos muitas coisas, desenvolvemos a crença de que tudo que é relevante tem um preço. Por isso mesmo, pode ser adquirido, possuído.

Entretanto, chegam os imprevistos, a má administração, as atitudes imprevidentes, e a fortuna passa para outras mãos.

O dinheiro, os imóveis, as propriedades, que eram tão significativos para nós, deixam de nos pertencer.

Pensamos ser proprietários do próprio corpo e nele investimos horas de tratamentos, produtos, buscando deter a velhice, na ânsia de permanecermos jovens.

Enveredamos por exercícios descabidos, até na ingestão de drogas ilegais buscando os padrões estéticos vigentes, escravizando-nos à própria imagem.

Esquecemos de que, em um instante, podemos ser convidados a deixar o corpo para retornar à pátria espiritual.

E, posto que, efetivamente, o corpo que habitamos não nos pertence, seguimos a vida, deixando-o para trás.

Essas reflexões nos levam a entender a relatividade da vida e nos indagarmos: O que, efetivamente, nos pertence?

Reflexionar em torno desta questão nos permitirá dar o devido peso às coisas do mundo.

Nenhum problema há em conseguirmos ganhar dinheiro, construir fortunas, se temos um bom salário, de maneira honesta e honrada.

Entretanto, se o dinheiro que ganhamos é fonte de nossa alegria, satisfação e nele baseamos toda nossa existência, o que acontecerá se um dia não mais o tivermos?

Cuidar do corpo, manter uma vida saudável, praticarmos exercícios e esportes é lícito, recomendável.

Temos a responsabilidade de manter a saúde, não desperdiçando a oportunidade dessa existência.

Mas, quando os cuidados com o corpo passam a ser o centro de nossa preocupação, quando extrapolamos o bom senso em nome do corpo perfeito, da imagem irretocável, algo há de errado.

Isso porque a velhice chega, a doença pode se instalar a qualquer momento, a vida física pode se interromper, em um piscar de olhos.

E o que faremos quando o corpo adoecer, quando a forma física envelhecer?

*   *   *

Pensemos: O que verdadeiramente possuímos, e que levaremos para onde formos, é o que guardamos nos cofres da mente e do coração.

Assim podemos entender a relevância da recomendação de Jesus em não acumularmos tesouros que a traça e a ferrugem destroem e que os ladrões levam.

Dessa forma, que nossas preocupações e nossos tesouros não morem apenas nas paragens terrestres.

Que na vida também possamos nos servir do tempo para amealhar tesouros do Céu, aqueles que o tempo não consome, a traça não come, a ferrugem não corrói e que ninguém pode nos usurpar.

Guardemos a certeza de que, investindo nas coisas do coração e da mente, estaremos ajuntando fortunas que, verdadeiramente nos pertencem, tesouros inalienáveis do Espírito.

Redação do Momento Espírita.
Em 2.5.2015.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

São Francisco de Assis. Obra de Josep Benlliure Gil

Imagem/foto: http://it.wikipedia.org/wiki/Francesco_d%27Assisi#/media/File:Josep_Benlliure_Gil43.jpg

 

 

Belarmino Bicas

 

Do livro “Cartas e Crônicas”,  pelo espírito Irmão X,

através da psicografia de Francisco Cândido Xavier.

 

 

Depois da festa beneficente, em que servíramos justos, Belarmino Bicas, prezado companheiro a que nos afeiçoamos, no Plano Espiritual, chamou-me à parte e falou, decidido: - Bem, já que estivemos hoje em tarefa de solidariedade, estimaria solicitar um favor... Ante a surpresa que nos assaltou, Belarmino prosseguiu: - Soube que você ainda dispões de alguma facilidade para escrever aos companheiros encarnados na Terra e gostaria de confiar-lhe um assunto... - Que assunto? - Acontece que desencarnei com cinquenta e oito anos de idade, após vinte de convicção espírita. Abracei os princípios codificados por Allan Kardec, aos trinta e oito, e, como sempre fora irascível por temperamento, organizei, desde os meus primeiros contactos com a Doutrina Consoladora, uma relação diária de todas as minhas exasperaçãoes, apontandolhes as causas para estudos posteriores... Os meus desconchavos, porém, foram tantos que, apesar dos nobres conhecimentos assimilados, suprimi, inconscientemente, vinte e dois anos da quota de oitenta que me cabia desfrutar no corpo físico, regressando à Pátria Espiritual na condição de suicida indireto... Somente aqui, pude examinar os meus problemas e acomodar-me às desilusões... Quantos tesouros perdidos por bagatelas! Quanta asneira em nome do sentimento!... E, exibindo curioso papel, Belarmino acrescentava: - Conte o meu caso para quem esteja ainda carregando a bobagem do azedume! Fale do perigo das zangas sistemáticas, insista na necessidade da tolerância, da paciência, da serenidade, do perdão! Rogue aos nossos companheiros para que não percam a riqueza das horas com suscetibilidades e amuos, explique ao pessoal na Terra que mau-humor também mata!... Foi então que passei à leitura da interessante estatística de irritações, que não me furto à satisfação de transcrever: Belarmino Bicas – Número de cóleras e mágoas desnecessárias com a especificação das causas respectivas, de 1936 a 1956 1811 em razão de contrariedades em famíla; 906 por indispor-se, dentro de casa, em questão de alimentação e higiene; 1614 por altercações com a esposa, em divergência na conduta doméstica e social; 1801 por motivo de desgostos com os filhos, genros e nora; 37 11 por descontentamento com os netos; 1015 por entrar em choque com chefes de serviço; 1333 por incompatibilidade no trato com os colegas; 1012 em virtude de reclamações a fornecedores e logistas em casos de pouca monta; 614 por mal-entendidos com vizinhos; 315 por ressentimentos com amigos íntimos; 1089 por melindres ante o descaso de funcionários e empregados de instituições diversas; 615 por aborrecimentos com barbeiros e alfaiates; 777 por desacordos com motoristas e passageiros desconhecidos, em viagem de ônibus, automóveis particulares, bondes e lotações; 419 por desavenças com leiteiros e padeiros; 820 por malquistar-se com garções em retaurantes e cafés; 211 por ofender-se com dificuldades em serviços de telefones; 90 por motivo de controvérsias em casas de diversões; 815 por abespinhar-se com opiniões alheias em matéria religiosa; 217 por incompreensões com irmãos de fé, no templo espírita; 901 por engano ou inquietação, diante de pessoas imaginários ou da perspectiva de acontecimentos desagradáveis que nunca sucederam. Total: 16.386 exasperações inúteis. Esse, o apanhado das irritações do prestimoso amigo Bicas: 16.386 dissabores dispensáveis em 7.300 dias de existência, e, isso, por quatro lustros mais belos de sua passagem no mundo, porque iluminados pelos clarões do Evangelho Redivivo. Cumpro-lhe o desejo de tornar conhecida a sua experiência que, a nosso ver, é tão importante quanto as observações que previnem desequilíbrios e enfermidades, embora estejamos certos de que muita gente julgará o balanço de Belarmino por mera invencionice de Espírito loroteiro.

 

 

Cemitério de São Gregório em Padova, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]