Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 03 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/03-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/03-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/31-10-2015.htm

30-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/30-10-2015.htm

29-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/29-10-2015.htm

28-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/28-10-2015.htm

27-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/27-10-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 Ilustração de Lázaro à porta do homem rico. Obra de Fyodor Bronnikov de 1886.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rich_man_and_Lazarus#/media/File:Fedor_Bronnikov_007.jpg

 

 

É com a morte ou o evangelho

que Jesus resgata os pecados de muitos?

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

  Os primeiros discípulos de Jesus, os autores do Novo Testamento e o próprio Jesus eram todos judeus. Por isso, não foi fácil, com exceção Dele, eles livrarem-se da doutrina judaica de sacrifícios para pagar pecados a Deus e, por influência dela, da morte vicária (pagadora) de Jesus na cruz. Paulo foi quem mais a difundiu. Como seus escritos são os mais antigos do Novo Testamento, eles influenciaram os demais autores. Mas Jesus ensinou contra ela: “Misericórdia quero, e não sacrifícios” (Mateus 9: 13).

Eis como é essa doutrina de que sacrifícios são agradáveis a Deus e de que, pois, paga pecados: Deus ficou muito aborrecido com a humanidade por causa dos pecados dela, mas voltou a sorrir para nós quando aconteceu o sacrifício da morte de Jesus na cruz, sacrifício esse que teria agradado tanto a Deus que substituiria todos os outros sacrifícios. Eu a chamo de “teologia do sangue”. Mas será que Deus gosta mesmo de sangue e até de pessoas? Essa doutrina é mesmo uma blasfêmia contra Deus, pois ela iguala-O a espíritos vampiros atrasadíssimos.

A palavra grega “lutron” foi traduzida por resgate no texto bíblico: “Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10: 45). Mas essa palavra grega pode ser traduzida também por “libertação”. E não se pode negar que o que nos liberta (salva) de fato é a vivência do Evangelho, sem o que poderiam morrer na cruz 300 Jesus, e ninguém se salvaria. Sim, porque a missão de Jesus foi verdadeiramente a de trazer-nos a Boa Nova, em consequência disso, O assassinaram, o que foi mais um grande pecado. Realmente, se Jesus ensinou que Deus não quer sacrifícios, mas misericórdia, ficou claro para nós que sacrifício é mesmo desagradável a Deus, e principalmente no caso de Jesus, pois foi o assassinato dum enviado de Deus todo especial: o Messias prometido. Além disso, como pode esse pecado gravíssimo pagar os pecados da humanidade? Isso seria semelhante à compra de uma coisa com dinheiro falso!

Realmente, o que nos salva mesmo é a doutrina da vivência do Evangelho. Ou Jesus perdeu seu tempo em no-la trazer? E ela tem por pedra angular o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. E Jesus foi taxativo sobre isso. Daí Ele ter dito que seus discípulos são conhecidos por se amarem uns aos outros (João 13: 35). Ensinou também que a cada um será dado segundo suas obras (Mateus 16: 27); amai-vos uns aos outros como eu vos amei (João 13: 34); perdoados lhe são seus muitos pecados, porque ela muito amou (Lucas 7: 47).

A lei universal, bíblica e divina de causa e efeito é uma grande verdade que discorda dos teólogos defensores do sacrifício da morte vicária (pagadora) de Jesus na cruz. Ele próprio disse a Tiago e a João, que queriam sentar-se um à sua direita e outro à sua esquerda (Marcos 10: 35), que isso competia a Deus determinar, isto é, à lei de Deus de causa e efeito ou da semeadura e da colheita. E isso está também de acordo com o fato de Jesus ter dito que deu sua vida em resgate para muitos, ou seja, apenas dos que já têm méritos (Marcos 10: 45), ficando a libertação dos outros para depois, quando eles tiverem vivenciado o evangelho para, aí sim, poderem passar igualmente pela porta estreita!

 

(Informação recebida em email de Jose Reis Chaves [[email protected]])

 

Sagrada Família. Quadro de Cândido Portinari, exposto na Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Batatais, SP.

Foto Ismael Gobbo 

 

 

Informes da Associação Doutrina Espírita Allan Kardec

Principado de Liechtenstein

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Divaldo Pereira Franco

Fóz do Iguaçú, PR

 

        Estimados amigos:

        Jesus sempre conosco!

 

    Temos o renovado júbilo de receber em nossa Terra das Cataratas ao querido educador, médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, de renome nacional e internacional.

 

    A conferência pública acontecerá na segunda-feira, 9 de novembro/15, às 20h, no centro de convenções do HOTEL RECANTO CATARATAS, em Foz do Iguaçu/PR (Avenida Costa e Silva, 3500 - Trevo de entrada da cidade).

 

    O tema da palestra será: O sofrimento perante o Espiritismo, assunto tão atual, neste momento tão conturbado pelo qual passa o nosso país e o mundo, em geral.

 

    O evento é promovido pela 13ª URE - União Reginal Espírita, de Foz e região, com apoio da FEP - Federação Espírita do Paraná, conforme dados gerais detalhados no cartaz anexo.

 

    Sejam todos muito bem-vindos ao magno evento com DIVALDO PEREIRA FRANCO!!! 

 

    Enrique Eliseo Baldovino.

    Deptº Divulgação do CEAK

    Centro Espírita Allan Kardec

 

 

(Informação recebida em email de Enrique Baldovino [[email protected]])

 

 

Conferência com Carlos Campetti

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 6 de novembro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE (EQM's) EM PORTUGAL.

Serão apresentados alguns casos documentados de EQM's ocorridas em Portugal, as possíveis explicações e o ponto de vista da doutrina espírita .


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis)

 

 

UEK: Semana de Conferências Espíritas Novembro 2015

Lima, Perú

 

 

¡Mucha paz!

La fraternidad espírita en Lima, Perú, se prepara para una nueva semana de esclarecimiento y consuelo esperanzador a la luz de la Doctrina Espírita. El próximo domingo 8 de Noviembre, la Unión Espírita Kardecista dará inicio al ciclo de conferencias a cargo de los Hnos. Jorge Berrío Bustillo y John Rhenals de Colombia.

 

Esta fiesta espiritual se realiza con motivo de la celebración de los 10 años de vida institucional de el Centro Espírita Joanna de Angelis, miembro fundador de la UEK.

 

El programa de actividades, que se extenderá hasta el sábado 15 de Noviembre, comprende además un taller dirigido a todos los trabajadores espíritas del país. Todas las actividades son gratuitas, y se desarrollarán en el local del CEJA, en Manuel Fuentes 903 San Isidro, Lima. Los horarios aparecen en la publicidad que adjuntamos.

 

Esta es una nueva oportunidad de reencuentro en torno al mensaje evangélico del Maestro Jesús, y las directrices que permitirán fortalecer nuestro caminar de la mano de la Doctrina Espírita.

 

Los esperamos con inmensa alegría.

Fraternalmente,

Unión Espírita Kardecista

Lima-Perú

 

Imagen integrada 1

 

 

 

Palestras de novembro do GECC

Campinas, SP

 

Olá amigos do GECC

Segue anexo as palestras de novembro

Muita paz, saúde equilíbrio e amor

Visite nosso site e nos dê a sua opinião para torná-lo melhor :  

http://grupocasadocaminho.org.br/
Grupo Espírita CASA DO CAMINHO

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 945 - Jd. Chapadão
Tel. (19) 32411964. CEP: 13070-551 Campinas (SP)


(Informações recebidas em email de Clóvis Lima)

 

 

 

Projeto Fale Bem. Fundação Joanna de Ângelis

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM  A PALESTRA QUE O

 

DR. PAULO HENRIQUE SANT'ANA DA COSTA

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 04-11-2015

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"O JUGO DE JESUS. 

MEU JUGO É SUAVE E MEU FARDO É LEVE"

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra na ACEF - Associação Cultural Espírita Fraternidade

Ourinhos, SP

 

P A L E S T R A   E S P Í R I T A

 

 

TEMA:

 

O ESPIRITISMO, A DOUTRINA CRISTÃ E A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

 

O R A D O R:

 

ADAUTO ELIAS MOREIRA

(de Paraguaçu Paulista)

 

07/11/2015  -  SÁBADO  -  20:00 HORAS

 

 

ENTRADA FRANCA

 

LOCAL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPÍRITA FRATERNIDADE

                       RUA VALENTIM GENTIL, 44  -  OURINHOS (SP)

 

“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E SOBRECARREGADOS QUE EU VOS ALIVIAREI. POIS SUAVE É O MEU JUGO E LEVE O MEU FARDO.”

 

 

USE INTERMUNICIPAL DE OURINHOS -  “A USE SOMOS TODOS NÓS

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra musicada no CEB

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 Palestra com Marco Milani na

Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marco Milani)

 

 

COBEM – Sarau literário

Salvador, BA

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 

Informações:

Assessoria Recepção Meimei - (71) 33560256

Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Visitem o site da Cobem com muito amor

www.cobem.org.br

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Seminário Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

Seminário: Psiquiatria, Mediunidade e Espiritualidade

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected] e de João Marchesi Neto)

 

 

Visita Fraterna do CEACE ao Hospital Pedro de Alcântara

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

 

Dia:           15 de Novembro de 2015 (3º domingo)

 

Local:    HOSPITAL PEDRO DE ALCANTRA, Associação Espírita Obreiros do Bem

 

Endereço: Rua Santa Alexandrina, 667/695,  Rio Comprido

 

Horário de Saí­da do CEACE13:00 horas

 

INFORMAÇÕES:

 Instituição que abriga 60 pacientes femininas, de 18 a 60 anos, com transtornos mentais e comportamentais.

O que mais necessitam no momento:

        - Absorvente Geriátrico;

        - Sucos Concentrados,

 

 

Pedimos aos que possuam carros que dêem “carona” aos demais.

LANCHE:
                
 Salgadinho, Doces, Biscoitos, Refrigerantes (Gelados).

 

             A Bondade cresce por meio do exercício, tornando-se um hábito de vida ou desaparecendo por falta de ação.”

                                                                   (Joana de Ângelis)

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

VI Semana Cultural Espírita

Jeriquara, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email  da Use Franca)

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Boletim eletrônico da

Ame Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2015/news/novembro_2015.html

 

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acessar aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_novembro_2015

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 340

TRÊS LAGOAS/MS – 3 A 6/NOVEMBRO/2015 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

NOVOS EVENTOS ESTÃO RELACIONADOS, EM AZUL,  LOGO ABAIXO DOS EVENTOS, AQUI, PUBLICADOS, CITANDO AS LOCALIDADES. BASTA CLICAR NO LINK RESPECTIVO QUE OS ENCONTRARÃO, NA ÍNTEGRA, EM http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

 

(Informações em email de Décio Bressanin)

 

 

Informações do jornal Correio Espírita

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://www.mensagex.com.br/envios/7710/67740_ABED6B41AD.html?contato.id=155616976&envio.id=67740

 

 

 

 

Desafios ou esforços?

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Muito se fala em desafios nestes tempos atuais.

É bom meditar-se a respeito. A maquinaria emocional humana, tem como pressuposto reagir aos estímulos da forma como os entende. Os desafios propriamente falando, seriam os impositivos oferecidos pela vida, situações que surgem sem que nada se tenha feito para adquiri-los, situações que aparecem inusitadamente e que mexem com os sentimentos provocando um necessário posicionamento.

Muita vez, e isto não é tão incomum assim, o que o homem chama de desafio nada mais é do que situações ou emoções que lhe surgem na ordem normal das coisas e que a sua falta de estrutura emocional, material e espiritual faz com que não esteja tão disposto assim em solucioná-los, havendo uma tendência natural em a natureza humana de se buscar o que é o mais cômodo, mais tranquilo e menos dispendioso em todos os sentidos para não se sair de certa zona de conforto, até certo ponto, não tendo de fazer nenhum esforço.

Assim, no cumprimento do dever existencial há lutas onde os sentimentos e potenciais íntimos serão colocados em exercício para a sua evolução, somente assim, mais evoluído, poderá galgar mundos superiores onde aqueles que fizeram seu crescimento poderão desfrutar de um estado de alma de verdadeira felicidade e paz. O desenvolvimento dos valores éticos e morais, poderá se dar de muitas maneiras, mas não são propriamente desafios, são convites para a tarefa de auto iluminação, onde o amor e a caridade deverão compor as suas escolhas conscientes. Ensinou o venerando Senhor: “a cada um será dado segundo as suas obras”.

Os desafios propriamente ditos, serão aqueles onde as suas forças, entendimento e sentimento serão exigidos além da sua compreensão, não sabendo se realmente triunfará no intento. Onde o seu coração é testado no limite da sua resistência e a sua inteligência é potencialmente exigida, assim, desafiado ele terá de reagir para não perecer ante a penúria exigente.

É preciso então cumprir os deveres de cada dia, servir a causa da sua própria vida, sem esmorecer, atender aos compromissos, mesmo sem tantas forças, pois ninguém as tem plenamente, todos estão neste mundo na mesma condição, e necessitarão se dedicar muito para melhorar a existência, sem que com isso se entenda que se está fazendo qualquer coisa de extraordinário.

É PRECISO AMAR O DEVER DE VIVER BEM, PARA O ÈXITO EXISTENCIAL.

 

Autor: Adelvair David - publicado no Jornal folha Noroeste da regiao de Jales,SP.

 

 

(Texto recebido em email de Adelvair David)

Magnólia Branca. São Paulo, Brasil. Foto Ismael gobbo

 

 

Brando consolo

 

 

Cada mensagem psicografada é antecedida pelas explicações do médium sobre a reunião em que ela foi obtida e os motivos que a determinaram.

Diversas pessoas que nos visitavam pela primeira vez haviam perdido entes queridos, solicitando algo que as consolasse após a desencarnação dos entes amados.

Aberta a reunião, os estudos recaíram no item 21 do capítulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cuja leitura e interpretação foram brando consolo em auxílio de nós todos.

Ao término das tarefas indicadas para a noite, o nosso caro Amigo Espiritual de sempre Emmanuel, por nosso intermédio escreveu a mensagem “Mortos Amados”.

MORTOS AMADOS

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Na Era do Espírito. Lição nº 13. Página 79.

 

Na Terra, quando perdemos a companhia de seres amados, ante a visitação da morte, sentimo-nos como se nos arrancassem o coração, para que se faça alvejado fora do peito.

Ânsia de rever sorrisos que se extinguiram, fome de escutar palavras que emudeceram.

E bastas vezes, tudo o que nos resta no mundo íntimo é um veio de lágrimas estanques, sem recursos de evasão, pelas fontes dos olhos.

Compreendemos, sim, neste outro lado da vida, o suplício dos que vagueiam entre as paredes do lar ou se imobilizam no espaço exíguo de um túmulo, indagando porquê....

Se varas semelhantes sombras de saudade e distância, se o vazio te atormenta o espírito, asserena-te e ora, como saibas e como possas, desejando a paz e a segurança dos entes inesquecíveis que te antecederam na Vida Maior.

Lembra a criatura querida que não mais te compartilha as experiências no plano físico, não por pessoa que desapareceu para sempre e sim à feição de criatura invisível, mas não de toda ausente.

Os que rumaram para outros caminhos, além das fronteiras que marcam a desencarnação, também lutam e amam, sofrem e se renovam.

Enfeita-lhes a memória com as melhores lembranças que consigas enfileirar e busca tranquilizá-los com o apoio de tua conformidade e de teu amor.

Se te deixas vencer pela angústia, ao recordar-lhes a imagem, sempre que se vejam em sintonia mental contigo, ei-los que suportam angústia maior, de vez que passam a carregar as aflições sobretaxadas com as tuas.

Compadece-te dos entes amados que te precederam na romagem da Grande Renovação.

Chora, quando não possas evitar o pranto que se te derrama da alma; no entanto, converte quanto possível as próprias lágrimas em bênçãos de trabalho e preces de esperança, porquanto eles todos te ouvem o coração na Vida Superior, sequiosos de se reunirem contigo para o reencontro no trabalho do próprio aperfeiçoamento, à procura do amor sem adeus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Flor da Noite. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]