Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/11-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/11-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/10-11-2015.htm

09-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/09-11-2015.htm

07-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/07-11-2015.htm

06-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/06-11-2015.htm

05-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/05-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

 

Duelo entre Afonso Costa e o conde de Penha Garcia, em 1908.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Duelo_entre_o_conde_de_Penha_Garcia_e_Afonso_Costa%2C_1908-07-14.png

 

SOBRE O DUELO DE AFONSO COSTA E O CONDE DE PENHA GARCIA LEIA AQUI:

http://cronicas-portuguesas.blogspot.com.br/2007/12/monrquicos-vs-republicanos-ii-o-duelo.html

 

O espírito da maldade

 

 

Pelo Espírito Neio Lucio. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Alvorada Cristã. Lição nº 48. Página 191.

 

O Espírito da Maldade, que promove aflições para muita gente, vendo, em determinada manhã, um ninho de pássaros felizes, projetou destruir as pobres aves.

A mãezinha alada, muito contente, acariciava os filhotinhos, enquanto o papai voava, à procura de alimento.

O Espírito da Maldade notou aquela imensa alegria e exasperou-se.

Mataria todos os passarinhos, pensou consigo.

Para isto, no entanto, necessitava de alguém que o auxiliasse. Aquela ação exigia mãos humanas.

Começou, então, a buscar a companhia das crianças. Quem sabe algum menino poderia obedecê-lo?

Foi a casa de Joãozinho, filho de Dona Laura, mas Joãozinho estava muito ocupado na assistência ao irmão menor, e, como o Espírito da Maldade somente pode arruinar as pessoas insinuando-se pelo pensamento, não encontrou meios de dominar a cabeça de João.

Correu à residência de Zelinha, filha de Dona Carlota. Encontrou a menina trabalhando, muito atenciosa, numa blusa de tricô, sob a orientação materna, e, em vista de achar-lhe o cérebro tão cheio das idéias de agulha, fios de lã e peça por acabar, não conseguiu transmitir-lhe o propósito infeliz.

Dirigiu-se, então, à chácara do senhor Vitalino, a observar se o Quincas, filho dele, estava em condições de servi-lo. Mas Quincas, justamente nessa hora, mantinha-se, obediente, sob as ordens do papai, plantando várias mudas de laranjeiras e tão alegre se encontrava, a meditar na bondade da chuva e nas laranjas do futuro, que nem de leve percebeu as idéias venenosas que o Espírito da Maldade lhe soprava na cabeça.

Reconhecendo a impossibilidade de absorvê-lo, o gênio do mal lembrou-se de Marquinhos, o filho de Dona Conceição.

Marquinhos era muito mimado pela mãe, que não o deixava trabalhar e lhe protegia a vadiagem.

Tinha doze anos bem feitos e vivia de casa em casa a reinar na preguiça.

O Espírito da Maldade procurou-o e encontrou-o, à porta de um botequim, com enorme cigarro à boca.

As mãos dele estavam desocupadas e a cabeça vaga.

- “Vamos matar passarinhos?” - disse o espírito horrível aos ouvidos do preguiçoso.

Marquinhos não escutou em forma de voz, mas ouviu em forma de idéia.

Saiu, de repente, com um desejo incontrolável de encontrar avezinhas para a matança.

O Espírito da Maldade, sem que ele o percebesse, conduziu-o, fàcilmente, até à árvore em que o ninho feliz recebia as carícias do vento.

O menino, a pedradas criminosas, aniquilou pai, mãe e filhotinhos.

O gênio sombrio tomara-lhe as mãos e, após o assassínio das aves, levou-o a cometer muitas faltas que lhe prejudicaram a vida, por muitos e muitos anos.

Somente mais tarde é que Marquinhos compreendeu que o Espírito da Maldade somente pode agir, no mundo, por intermédio de meninos vadios ou de homens e mulheres votados à preguiça e ao mal.

 

 

Periquitos em seus ninhos. Araçatuba, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

A morte do João-de-barro.  Areado, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Centro de Convenções de Brasília lotado para receber Divaldo Franco

 

Mais de 4 mil espectadores no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, prestigiaram, neste domingo (8/11) o Encontro com Divaldo Pereira Franco. O médium e orador espírita finalizou a reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira (FEB) em evento que também antecipou o Movimento Você e a Paz que ocorrerá no ano de 2016, na Capital Federal.

O evento contou a presença do presidente da FEB, Jorge Godinho, do presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Paulo Maia e de Raul Teixeira, entre outros convidados que compuseram a mesa representando quatro regiões do País. 

 

(Informação recebida em email de Comunicação [[email protected]])

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Fóz do Iguaçú, PR

 

 

Divaldo Franco em Foz do Iguaçu/PR.

09 de novembro de 2015

 Divaldo Franco, após atividades múltiplas em Brasília nos dias 07 e 08 de novembro, no Conselho Federativo da Federação Espírita Brasileira e outras, desembarcou em Foz do Iguaçu para proferir uma conferência no Centro de Convenções do Hotel Recanto Cataratas, às 20h00min. O tema foi O Sofrimento perante o Espiritismo. O evento foi promovido pela 13ª URE - União Regional Espírita, de Foz do Iguaçu e região, com apoio da FEP - Federação Espírita do Paraná. Essas instâncias do Movimento Espírita foram representadas pelas lideranças espíritas paranaenses presentes. Entre as mais de duas mil e quinhentas pessoas presentes se encontrava uma caravana de quase setenta participantes de espíritas do Paraguai.

O médium, educador e orador espírita Divaldo Pereira Franco, de renome nacional e internacional, abordando o atualíssimo tema, principalmente pelo momento conturbado que passa o País e mundo de uma forma geral, discorreu sobre Mohandas Karamchand Gandhi que afirmava que se um único homem alcançasse a mais elevada qualidade de amor, seria capaz de anular o ódio de milhões. A proposta de Gandhi foi a do amor, esse sentimento que ecoa na intimidade do ser humano.

Albert Einstein, matemático e físico, afirmou em uma carta à sua filha que a lei do amor é a mais extraordinária força que o Universos conhece. Os grandes sábios da humanidade jamais ousaram falar sobre o amor, com exceção de Moisés que falou sobre o amar a Deus e aos pais. Porém, Jesus, o maior vulto da história da humanidade, na assertiva de Ernest Renan, que dividiu a História em antes e depois Dele, falou e exercitou o amor como ninguém. É considerado por Hanna Wolff como o maior psicoterapeuta que a humanidade já conheceu.

Discorrendo sobre as qualidades do amor, O Semeador de Estrelas afirmou, com base em estudos, que quem ama não adoece, pode sofrer acidentes fisiológicos, ou problemáticas de saúde, porém, não é doente. Ter doença é um fenômeno normal, ser doente é patológico.  Fazendo uma análise filosófica da criatura humana, da evolução antropológica, apresentou as conclusões do Dr. John B. Watson, psicólogo, onde afirma que a primeira emoção do ser humano foi o medo; a segunda a ira; e a terceira emoção o amor, desenvolvida bem mais tarde na caminhada evolutiva.

Apresentando ligeiramente o pensamento dos filósofos pré-socráticos sobre a vida e seus desdobramentos e indagações, Divaldo apresentou também as formulações socráticas do atomismo grego, e assim, essas duas correntes influenciaram a vida de muitos. Mais tarde, Jesus apresentou a proposta inigualável do amor como a solução para todo o mal, afirmando que a criatura humana é lucigênita. O amor é a solução para as mazelas humanas.

O sofrimento existe porque as criaturas humanas fazem jus a ele, em virtude de seu descumprimento aos postulados divinos. De acordo com Carl Gustav Jung é necessário que o ser humano atinja o estado numinoso, a plenitude. O sofrimento é uma consequência do não amor. É fundamental que os indivíduos se doem, que sejam abnegados, solidários, que desenvolvam a compaixão e o sentimento do perdão.

Com base no livro Estes dias Tumultuosos, do Pastor anglicano, de origem holandesa, Pierre Van Paassen, Divaldo Franco narrou a instigante e comovente história de Ugolin e sua irmã Marie, transcorrida na Normandia e em Paris. (Essa fenomenal história sobre Ugolin está registrada no livro Divaldo Franco e o Jovem, da Editora LEAL).

Com essa majestosa narrativa Divaldo Franco evidenciou que o sofrimento acompanha o ser humano que se afasta da Lei de Amor. O sofrimento é necessário para que a criatura humana possa transitar do Ego ao Self, deixando o orgulho para alcançar a humildade, para desenvolver a solidariedade, a compaixão. Este é o momento do perdão. O ódio é o vetor de aniquilamento do ser humano, destacou o Arauto do Evangelho e da Paz. A crise atual é moral. É necessário que cada um comece a amar. O amor dulcifica quem ama. Finalizando com o Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo Franco foi efusivamente aplaudido de pé. E como gratidão pela magnífica conferência, os aplausos se estenderam por mais alguns instantes. 

    Texto: Paulo Salerno 

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

Divaldo Pereira Franco em Foz do Iguaçu junto da delegaçao paraguaia.

Divaldo em Foz do Iguaçu.

Várias delegações comparecerem à Conferência de Divaldo Pereira Franco em Foz do Iguaçu.

Grande delegação do Paraguai prestigiou a Conferência de Divaldo Pereira Franco em Foz do Iguaçú.

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira. Reunião do CFN

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/reuniao-anual-do-conselho-federativo-nacional/

 

 

 

 

Palestra musicada com Margarete Áquila no CEAC

Bauru, SP

 

 

 

(Informações recebidas em emails de de Leopoldo Zanardi e de Ademir Mendes)

 

 

Curso de Passe no Centro Espírita Luz e Verdade

Marília, sp

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

Palestra com Marlon Reikdal

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos [[email protected]])

 

 

Palestra mensal no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/11/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: “DEGRAUS DA EVOLUÇÃO”

PALESTRANTE: “UBIRAJARA T. TEDERICHE”

MUSICAL: “GRUPO VOCAL CANTARES”

Nova Imagem.png

 

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA e da TCC no Facebook:

http://www.lela.org.br

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/leladiadema

https://www.facebook.com/tccdiadema

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

 

(Informação Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

III Fórum Ceecal

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

COBEM – V Seminário DIJ

Salvador, BA

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 

Informações:

Assessoria Recepção Meimei - (71) 33560256

 Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 Visitem o site da Cobem com muito amor

 www.cobem.org.br

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

 

XX Encontro Luiz Sérgio

Brasília, DF

 

 



 

--

 Alexandre Magno
  (61)   9694-4899 (Vivo)

           9116-5051 (Claro)

           8598-3432  (Oi)
           8218-5411 (Tim)
           3401-2653 (FEBOS)

Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

 

 

(Informação recebida em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

 

SEOS - Seminário – Seminário com Marcel Mariano

Salvador, BA.

 

Sociedade Espírita O Semeador

 

Rua Pedro Américo, nº 43, Campo da Pólvora - Bairro Nazaré -  Salvador (BA)

Ponto de referência: ao lado do Edf. Forum Empresarial

 facebook.com/SemeadorBa

 [email protected]

 ​

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

D:\Documentos\Pictures\Centro Espirita\jamiro.jpg

 

CONVITE DE PALESTRA COM

JAMIRO DOS SANTOS  FILHO

De

ARAGUARI-MG.

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA DIA  25/11/2015

Às  20,00  horas

Tema:  “  LIVRE  “

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Informes do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Informativo Semanal CE Zilda Gama

 

Imagem inline 1 
Centro Espírita Zilda Gama

Informativo Semanal

  • Juventude Espírita Zilda Gama – Domingos às 10h (não haverá estudo neste domingo, dia 15/11).
  • Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, às 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!
  • Paella do Bem – Em 29/11. Convites em nossa secretaria. Instituições beneficiadas: CE Zilda Gama e Lebem.

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

11/11/2015 – Próxima Quarta [20h – Reunião Pública]

Orador: Cleia Lopes [CE Zilda Gama]

Tema: Jesus, ontem, hoje e sempre!

 

14/11/2015 – Próximo Sábado [15h – Reunião Pública]

Oradora: Arthur Macien [Fraternidade dos Humildes]

Tema: Bem-aventurados os que São brandos e Pacíficos

 

17/11/2015 – Próxima Terça [20h – Reunião Pública]

Orador: Paulo Bomfim [CE Seara do Mestre]

Tema: Livre

 

10/11/2015 – Hoje  [20h – Reunião Pública]

Orador: Fabio Levi [Gebem – Guarulhos]

Tema: Afinal...O que é o amor?!

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Pacote de viagem para o Congresso Espírita em

Belém, PA

 

 

 

cid:image001.jpg@01D118D0.894AF430

 

III Congresso Espírita Paraense

- Belém -

 

 

Pacote de 15/01 (sexta-feira) a 23/01/2016 (domingo)

- 9 dias e 8 noites -

 

 

 

Aproveitando nossa passagem por Belém, em dois dias de muito aprendizado, seguiremos por mais alguns dias para um programa de lazer e cultural.

 

 

Programa de Viagem Inclui:

Ø       Passagem aérea ida e volta GOL.

Ø       Traslado de chegada: aeroporto/ hotel – privativo para Grupo.

Ø       Hospedagem por 3 noites no Hotel Soft Inn Hangar, localizado dentro do complexo onde ocorrerá o Congresso, com café da manhã.

Ø       Traslado do Hotel Soft Inn para Hotel Princesa Louçã (antigo Hilton), onde nos hospedaremos por mais 5 noites, com café da manhã.

Ø       Passeio de 4 horas - city tour - por pontos turísticos pela cidade de Belém.

Ø       Passeios e visitas diárias, privativos, por mais 4 dias, conforme descrito no roteiro.

Ø       Traslado de saída: hotel/ aeroporto – privativo para o grupo.

Ø       Não inclui refeições (apenas café da manhã).

Ø       Em todos os passeios estará incluído Guia de Turismo local.

Ø       Seguro viagem – Plano Nacional.

 

DATA

PROGRAMA – 15 a 23JAN2016

15/01

Embarque em bloqueio aéreo GOL para Belém:

G31590 - 15JAN16 - Guarulhos/ Belém - 10h10 / 12h50

G31595 - 23JAN16 - Belém/ Guarulhos - 18h02 / 22h50

Traslado de chegada – aeroporto/ hotel SOFT INN HANGAR (100m do local do Congresso)

Neste hotel ficaremos de 15/01 a 18/01/2016.

Tempo livre.

16/01

Dia dedicado ao Congresso

17/01

Dia dedicado ao Congresso

18/01

 

Após café da manhã, check-out no Hotel Soft Inn.

Traslado para HOTEL PRINCESA LOUÇÃ – em localização melhor adequada e de melhor categoria. Sairemos direto para o passeio de 4horas pela cidade, incluindo: Mercado Ver o Peso; Santuário de Nossa Senhora de Nazaré; Museu; etc.

No final, seguiremos para o hotel. Check-in. Restante do dia livre.

19/01

Após café da manhã, passeio a Vila de Icoaraci (4 horas).

Icoaraci se destaca como importante pólo de Artesanato em cerâmica, produzindo réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, principalmente Marajoara e Tapajônica, a partir de peças catalogadas pelo Museu Paraense Emílio Goeld.

20/01

Após café da manhã, passeio ao Parque Ecológico Mangal das Garças (4 horas).

Resultado da revitalização de uma área de 40.000m2, o local reproduz num espaço naturalístico as diferentes macro-regiões da flora paraense: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. O parque harmoniza aspectos de prazer e comodidade.

21/01

Após café da manhã, passeio a Ilha do Mosqueiro (7 horas). A ilha de mosqueiro, situada a 70 km de Belém, possui praias belíssimas de água doce que atraem turistas brasileiros e estrangeiros.

22/01

Saída às 14h para passeio de 4 horas na Orla de Icoaraci (Icoaraci é um distrito de Belém, capital do estado do Pará, distante aproximadamente 20km, possui cerca de 300 mil habitantes. Localiza-se próximo da Ilha de Marajó) para ver o por do sol. Visita ao Espaço Cultura Coisas de Nego.

23/01

Manhã livre. Em horário adequado, traslado ao aeroporto para embarque (+/- 15:30h).

 

A - Preços por pessoa, com os serviços descritos acima – aéreo e terrestre

ð      Apartamento duplo: R$ 2.976,00

ð      Pagamento: 3 parcelas de R$ 992,00 sem juros

ð      Vencimentos das parcelas: 10/11/15 + 10/12/15 + 10/01/16

 

B - Preços por pessoa, com os serviços descritos acima – aéreo e terrestre

ð      25% Entrada a vista: R$746,00

ð      Pagamento: em 9 parcelas de R$ 282,00, com cartão de crédito

 

 

Falar com Wanda e Marcia

RW_logo-01

RW – Viagens e Turismo e Eventos

Tel.: 11-3667-3506/ 3664-9600 – Fax: 11-3825-1562

E-Mail: [email protected]

Site: www.rwturismo.com.br

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Peça teatral “Há dois mil anos”

Agendamento de apresentaçoes

 

 

  Peça Teatral Espírita "HÁ DOIS MIL ANOS" 

 5 Anos em Cartaz ! Emocionante e Grande Elenco,

está agendando apresentaçãoes para todo Brasil. 

 

 AGENDE  DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO

PARA SUA CASA ESPÍRITA 

 

 

RESTITUI-SE PARTE DO VALOR DA VENDA DOS INGRESSOS

PARA A CASA ESPÍRITA LOCAL

 

   C O N T A T O S

   11-997142039 : Op. TIM 

 

José Ramos 

São Paulo-SP 

 

                                           TEMOS DATAS EM ABERTO PARA NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015

 

N Ã O     P E R C A... 

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Feira de Artesanato do NAEJA

São Manuel, SP

 

 

(Informação  recebida em email de [email protected])

 

 

 

Tico-tico e pardais

 

 

O tico-tico é uma ave que pertence a uma família imensa. Variando em tamanho, uns maiores, outros menores, do México à Terra do Fogo, ele é conhecido.

No Brasil, já fez história. Foi nome de famosa revista infantil que era leitura até de Ruy Barbosa.

Foi e continua sendo motivo para muitas lendas, que alimentam a imaginação.

Em muitos recantos do Brasil, era encontrado em abundância. Na cidade maravilhosa, não era diferente.

Certa feita, no entanto, um prefeito do Rio de Janeiro adquiriu, em Portugal, alguns pares de pardais. O objetivo era colocá-los em seus viveiros, no paço municipal.

Não se sabe bem o porquê, mas as pequenas aves acabaram não sendo liberadas pela aduana do porto. Questões alfandegárias.

Então, ele tomou uma decisão. Foi ao cais e abriu as portas das gaiolas onde estavam os pardais, concedendo-lhes a liberdade do voo em céus cariocas.

Libertos, os pardais se reproduziram de forma prodigiosa. E sabe por que? Porque a fêmea, de forma astuta, como age a do chupim, ia para os ninhos dos tico-ticos, destruía seus ovos e colocava os dela no lugar.

A mamãe tico-tico acabava por chocar os ovos alheios. Não se passou muito tempo, e o Rio de Janeiro observou diminuir o número de tico-ticos e crescer o número daquela família de pardais.

*   *   *

Na vida, há muita gente que age como esses pardais e os chupins, isto é, coloca as suas obrigações nas costas de outros, esperando que eles realizem aquilo que lhes compete.

Dentro do lar, são as crianças que deixam os pequenos afazeres caírem sobre os ombros de mães sobrecarregadas ou empregados contratados para outras tarefas.

Acabam por se tornar irresponsáveis, crescendo entre linhas de acomodação e autoritarismo, onde os outros lhes devem providenciar tudo.

Adultos, vão engrossar as fileiras dos que somente desejam da vida desfrutar as venturas, sem esforço algum.

Nas repartições, empresas e indústrias são os funcionários relapsos, que deixam o que lhes seja possível para os colegas.

São incapazes de colocar uma cadeira no lugar, desligar um computador, acionar os interruptores das luzes ao final do expediente, desligar ventiladores.

Alguém fará. Se são subordinados, aguardam que as chefias o façam. Se são os superiores, reclamam se os seus comandados não o fazem.

Nas ruas, praças, jardins e estradas são aqueles que veem o obstáculo impedindo a passagem, mas aguardam que outros tomem providências para a sua retirada.

Reclamam do buraco perigoso, do qual conseguiram se esquivar, mas não se dignam avisar a outros, que virão em seguida.

São os que observam um cano rompido em plena rua, mas não se dão ao trabalho de telefonar ao setor competente, a fim de solicitar o conserto.

Esperam que alguém o faça. Não se importam se a água está escasseando, se o desperdício se fará por horas.

São os que desviam da lata vazia jogada, dos papéis dispersos pelo chão, mas não se dignam juntar e colocar no lixo, colaborando com a limpeza.

Nada, que não se refira a si próprios, os afeta. Esquecem, os que assim procedem, que o único ser perfeito que já andou por este planeta, afirmou: O meu Pai trabalha incessantemente. E Eu trabalho também.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo 
O tico-tico, de Carmen Imbassahy, da revista Harmonia,
número 107, de setembro/2003.
Em 10.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Pássaros no ninho. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]