Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/19-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/19-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/18-11-2015.htm

17-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/17-11-2015.htm

16-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/16-11-2015.htm

14-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/14-11-2015.htm

13-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/13-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Quadro a destruição de Sodoma e Gomorra. Óleo sobre tla de Jhon Martin.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/John_Martin_-_Sodom_and_Gomorrah.jpg

 

 

Inquietação

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Hoje. Lição nº 10. Página 53.

 

Existem na vida social determinados tipos de inquietação que permanecem estanques conosco, de vez que o espírito de compreensão e tolerância não nos permite exteriorizá-los.

Exemplos:

- A pessoa querida que sabemos em caminhos indesejáveis.

- Alguém que estimamos profundamente, a mergulhar-se em atividades clandestinas.

- A companheira que se afasta dos próprios deveres, comprometendo-se em aventuras inconfessáveis.

- O esposo que se envolveu em obrigações incompatíveis com as responsabilidades que abraça.

- O amigo que se entregou a costumes infelizes.

- A maioria das criaturas pertencentes ao grupo afetivo a que nos achamos vinculados, quando se prepara, a fim de dar um golpe de enormes proporções sobre os interesses alheios.

- O irmão que nos mente, a fim de alcançar objetivos escusos.

- O parente amado que deserta de casa, lançando culpas indébitas sobre outrem.

Justo observar que daríamos quanto se nos fizesse possível para socorrer semelhantes corações que se nos fazem extremamente estimáveis, entretanto, o respeito por todos eles nos faz emudecer.

Ainda assim, compete-nos lembrar que dispomos de possibilidades valiosas a fim de auxiliá-los:

- a primeira é o silêncio, com que lhes manifestamos o nosso apreço;

- e a segunda é a oração, porquanto, na oração ser-nos-á possível entregá-los a Deus, cujo amor por todos esses amigos é infinitamente maior do que o nosso.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus carregando a cruz consola as mulheres. VIII Estação da Via Sacra.

Obra de Cândido Portinari exposta na Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

SEJA faz campanha para arrecadar água para mineiros das cidades atingidas pelo rompimento das barragens

 

 

 

(Informação recebida em emails de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Registro. Roteiro de Divaldo Pereira Franco no

 Estado de São Paulo. São José do Rio Preto

 

 

17-11-2015

 

O médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco realizou na noite desta terça-feira, 17/11, uma palestra pública na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no espaço do Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Mesmo sob forte temporal, o evento teve um público de cerca de 4000 pessoas.

 

Evocando a teoria do físico britânico Peter Higgs e a sua recente comprovação a demonstrar a existência do denominado “bóson de Higgs”, também conhecido como a partícula de Deus, Divaldo discorreu sobre a jornada da Ciência ao longo da História, ressaltando que, se no século XVII a Ciência apartou-se da religião, retomando a proposta do atomismo grego – e desse contexto teriam participado cientistas e filósofos como Thomas Hobbes, Pierre Gassendi, John Locke e Francis Bacon – após séculos de avanços do conhecimento humano, a Ciência e a Religião, finalmente, estariam fazendo as pazes, sendo Deus compreendido como o ente supremo do Universo e a causa primária de todas as coisas.

 

Seguindo, ainda, com a filosofia do século XVII, o palestrante destacou o pensamento de Blaise Pascal, físico e matemático francês, que asseverou que a Humanidade de seu tempo encontrava-se em uma grande e perigosa encruzilhada. Segundo esse pensador, a conduta humana teria dois guias fundamentais: o primeiro, denominado espírito de geometria, que seria a razão, a lógica; o segundo, o espírito de finesse, que seria a gentileza, a bondade. O equilíbrio do indivíduo e, por via de consequência, a harmonia social, dependeriam do equilíbrio entre esses dois elementos, a formar o espírito do coração. Pascal afirmara mais: que se o espírito de geometria prevalecesse, as pessoas passariam a se entredevorar. O panorama de sofrimentos, iniquidades, violência e guerras do século XXI, conforme concluído pelo orador, seria o cumprimento daquela profecia.

 

Referindo-se ao fato de que tudo é, essencialmente, energia e que vivemos num mundo de pensamentos, ondas, raios e vibrações, foi recordada a carta de Albert Einstein à sua filha, na qual o eminente físico alemão fala a respeito do amor como sendo a maior e mais poderosa força do Universo, superando o eletromagnetismo, a gravidade e as forças quânticas forte e fraca.

 

Divaldo trouxe inúmeras demonstrações no sentido de que a Ciência, realmente, está abrindo-se para a exploração do transcendente e, por meio dessas investigações, provando a realidade imortalista, corroborando, mesmo que involuntariamente, os postulados espíritas. O programa Genoma Humano, as descobertas do Dr. Dean Hamer, geneticista americano, as experiências pessoais do Dr. Eben Alexander III, neurocirurgião americano, as revelações da Astrofísica e da Física Quântica, são alguns exemplos dessa reaproximação da Ciência com a Religião e, portanto, com Deus.

 

De acordo com o palestrante, constitui-se um grande paradoxo esse estado calamitoso da Humanidade, nas áreas moral, emocional, psicológica e espiritual, face ao expressivo progresso científico-tecnológico por ela alcançado, inclusive considerando esses avanços nos estudos da transcendência.

 

A depressão, conforme mencionado e com base nas declarações da Organização Mundial de Saúde, é a segunda maior causa de mortes no mundo e alcançará a primeira posição até o ano de 2025, notadamente por meio do suicídio, o que denota que algo não está bem na criatura humana.

 

Para abordar essa crise individual, de natureza ético-moral - gênese de todas as outras crises no mundo-, Divaldo discorreu sobre o ser denominado fisiológico, isto é, aquele cujo nível de consciência, ainda adormecida, estabelece como metas exclusivas a alimentação, o sexo e o repouso. Falou, também, sobre os aspectos comportamentais predominantes das pessoas: o individualismo, a sexolatria e o consumismo.

 

Avançando em sua análise, recordou a proposta do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que defendia a necessidade imperiosa de o ser humano estabelecer um sentido profundo para a sua existência, um ideal nobre, e de vivenciá-lo, sob pena de experimentar os efeitos nefastos do vazio existencial, como a própria depressão.

 

E, evidenciando o perfeito diálogo entre a Ciência e o Espiritismo, apontou a missão consoladora e libertadora de consciências da Doutrina Espírita, a nos responder as indagações fundamentais sobre quem somos, de onde viemos, qual a nossa destinação e qual o sentido profundo de nossa existência, que é amar, dentro daquele padrão proposto por Jesus na Sua exortação: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”.

 

O amor, explicou o médium, é psicoterapêutico e liberta-nos de todos os conflitos que jazem em nosso mundo íntimo, promovendo-nos a um estado de equilíbrio e saúde integral, devendo ser vivenciado tanto na manifestação dirigida ao próximo, especialmente dentro do lar, como no autoamor e autoperdão.

 

Concluindo sua dissertação, Divaldo afirmou que somos todos bem-aventurados pela simples oportunidade da reencarnação e, como exaltação de agradecimento, declamou os versos do Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.

 

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Edgard e Sandra Patrocínio

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Miguel de Jesus Sardano fazendo a apresentação

Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco

 

 

Palestra com Izaías Claro no SEOB

São Carlos, SP

 

Palestra com Izaias Claro
Tema: As aflições humanas e a Filosofia Espírita
Data: 05 de dezembro (sábado), 15h30min-16h30min
Local: Associação Espírita Obreiros do Bem - São Carlos/SP
Endereço: R. Vivaldo Lanzoni, 200 - Lagoa Serena 

Dez 2015

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Seminário Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

ICEB - festa de encerramento do ano letivo de 2015

Rio de Janeiro, RJ

 

Encerramento do ano letivo 2015 - ICEB

 

 

Prezado Companheiro,

 

É com grande alegria que o Instituto de Cultura Espírita do Brasil convida você a participar da festa de encerramento do ano letivo de 2015, no dia 12/12/15, das 14:00h às 17:00h, na rua Ibituruna, 53.

Na oportunidade teremos a mesa redonda “O Despertar da Consciência na Conquista da Saúde Integral”, com a síntese do conteúdo discutido no semestre, harmonizada pelo o teclado de Roberto Oliveira e voz de Anatasha Meckenna, seguida da apresentação do programa do próximo ano e comemoração do aniversário de nosso Instituto. O programa detalhado segue em anexo.

Contando com sua participação nos colocamos à disposição para o que se fizer necessário.

Muita paz

Instituto de Cultura Espírita do Brasil - ICEB


(Informação recebida em email de Giovana Ccampos)

 

 

16ª. Semana Espírita Alberto Ferrante

Franca, SP

 



--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email da Use Franca)

 

 

Roteiro de palestras com Roosevelt A. Tiago

Rio Grande do Sul

 

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Seara Espírita A Caminho do Mestre

Birigui, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

Atividade no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida de Wellerson Santos)

 

 

Informativo da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=f5f6b8ad-31c3-462c-9ec7-905e6c6339ed&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8 

 

 

 

 

 

Bazar de Artesanato de Natal – SEOB

São Carlos, SP

 

Bazar de Artesanato 2015

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

FEBOS. Rodízio de Pizzas

Distrito Federal.

 

Image

 

 

 

(Informação recebida em email de Bom Samaritano [[email protected]]; em nome de; Bom Samaritano [[email protected]])

 

 

Jantar Fraterno Beneficente do C.E. Aurélio Agostinho

Uberaba, MG

 

CONVITE JANTAR 14NOV2015.jpg

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Almoço do Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Boa tarde Amigos!

 

Venha participar do nosso Almoço das Massas, que será dia 29/11.

 

Traga a Família para passar uma tarde super agradável...

 

Esperamos todos vcs...

 

Maiores informações na secretaria do Seara do Mestre.

 

 


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Verdadeira infelicidade

 

 

Há muitas situações que têm servido de justificativa para que as pessoas se entreguem à dor e à infelicidade.

Para alguns é a distância do ser amado, ou a ausência de um verdadeiro amor.

Para outros é o desemprego, a falta de recursos materiais, que afasta o conforto e o bem-estar, deixando-os à mercê da sorte e da caridade alheia.

Há aqueles que sofrem porque têm o corpo tomado por inclemente enfermidade, que sentem a vida física esgotar-se diária e paulatinamente, de modo irreversível.

Outros, ainda, consideram-se miseráveis pela traição de que foram vítimas ou pela calúnia ardilosa que os levaram à solidão e ao abandono.

Alguns se entregam à apatia quando se veem afastados dos seres amados, em virtude do transe da morte.

São circunstâncias dolorosas que atingem os seres de modo inevitável.

No entanto, por mais cruéis que possam parecer, não podem, verdadeiramente, ser consideradas desgraças reais.

São tidas como desgraças por aqueles que só veem o presente.

A verdadeira desgraça está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato.

Por vezes, um acontecimento considerado feliz num primeiro momento, acaba acarretando consequências infelizes logo em seguida.

Por outro lado, fatos que, inicialmente, causam viva contrariedade, com o passar do tempo, acabam produzindo algum bem.

Tal, por exemplo, a tempestade que arranca árvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte.

Para julgar qualquer fato é necessário antes ver quais são as suas consequências.

Para bem apreciar o que é, em realidade, ditoso ou inditoso para o homem, precisamos nos transportar para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir.

Tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

Sob este novo aspecto constata-se que a verdadeira infelicidade está no tumulto, na vã agitação, na satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência e oprimem a ação do pensamento.

A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente se procura conseguir.

*   *   *

Diante das dificuldades da vida não nos cabe cair no desânimo nem nos entregar à melancolia.

São inatas no Espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor.

Porém, a felicidade não é deste mundo, como asseverou Jesus, mas começa aqui.

Durante o nosso estágio na Terra, enquanto cumprimos as missões que Deus nos confiou, sejamos fortes e corajosos para enfrentar as tribulações que se apresentem.

Nossas dores, em verdade, duram pouco e, se enfrentadas com bravura, serão capazes de nos conduzir à companhia dos amores pelos quais choramos.

Tais batalhas íntimas, se travadas com resignação e fé, serão para nós a garantia de, em um futuro mais ditoso, encontrarmo-nos em região já livre das aflições da Terra.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. V,
 itens 24 e 25, de 
O Evangelho segundo o Espiritismo, 
de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 18.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O Rio Nilo (E) visto do espaço à noite. NASA. Imagem obtida pela Estação Espacial Internacional.

 http://www.nasa.gov/mission_pages/station/images/index.html?id=370953

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]