Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 04 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/04-09-2015.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/04-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/03-09-2015.htm

02-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/02-09-2015.htm

01-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/01-09-2015.htm

31-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/31-08-2015.htm

29-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/29-08-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

“O Pensador”, de Auguste Rodin. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Bem e mal

 

 

Além do Espírito protetor, haverá também um mau Espírito ligado a cada indivíduo com o objetivo de impeli-lo ao erro e de lhe proporcionar ocasiões de lutar entre o bem e o mal?

Ligado, não é bem o termo. É verdade que os maus Espíritos procuram desviar o homem do bom caminho, quando encontram ocasião para isso. Quando, porém, um deles se liga a um indivíduo, o faz por si mesmo, porque espera ser ouvido. Então haverá luta entre o bom e o mau, vencendo aquele por quem o homem se deixe influenciar (O livro dos espíritos, q. 511).

*

Um índio norte-americano, já ancião, certa vez descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:

– Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mal. O outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando.

Quando lhe perguntaram qual cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu:
– Aquele que eu alimento mais frequentemente…

*

Na condição de Espíritos em evolução, é comum nos debatermos com tendências negativas que ainda se manifestam em nossa intimidade.

O conhecimento da preciosa informação espírita já nos desperta para a necessidade da aquisição dos reais valores que irão compor nosso patrimônio espiritual. Tais recursos são, conforme registrado em O evangelho segundo o Espiritismo, as virtudes, a inteligência, a moralidade que levaremos conosco, desta para a outra vida, como verdadeira propriedade.

Mas até que superemos nossas inferioridades, enfrentaremos os desafios de educar a inteligência e os sentimentos, que demonstram a tendência negativa e o temporário domínio de instintos inferiores a se exteriorizarem de nossa natureza animal.

André Luiz nos ensina que vivemos no presente, com os olhos no futuro, mas ainda temporariamente presos às amarras do passado. Isso porque já vislumbramos um futuro melhor e de felicidade. Porém, na condição de prisioneiros ao pretérito de erros e de infelicidades, temos à frente grande luta para vencer o maior de todos os inimigos: nós mesmos.

Nesse contexto, a batalha entre o bem e o mal faz-se inevitável. O bem é tudo o que nos aproxima de Deus. E quando seguimos as suas leis, no cumprimento dos desígnios divinos, estamos a caminho da realização interior e de amplas conquistas espirituais.

Por outro lado, o mal é tudo o que nos distancia de Deus. Quando não cumprimos as suas leis, afastamo-nos do que é certo, causamos prejuízos a nós mesmos e também poderemos prejudicar os outros com quem mantemos algum tipo de relação.

O Evangelho de Jesus é um tratado de ensinos que nos convidam a refletir e a agir com firmeza, serenidade e constância no bem. É um exercício que precisamos fazer até adquirirmos o hábito de praticar a caridade no cotidiano de nossa existência.

Uma vez adquirido o hábito do bem, não há mais que “fazer força” para a realização das boas práticas, pois naturalmente teremos permitido a manifestação de Deus, da intimidade de nossos corações para o comportamento diário.

Extratos do livro Anotações espíritas, ditado por Espíritos diversos e psicografado por Divaldo Pereira Franco. Ed. FEB.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Dejair Santos [[email protected]])

Estátua de cão de caça. Cópia romana do periodo imperial a partir de original helenístico.

  Museu Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nossas preces ao querido Nestor João Masotti

Pindorama (SP) -  21/6/1937 -  Brasília (DF) - 03-09-2014)

 

Nestor querido, receba nossas preces com as homenagens por tudo que fez e continua fazendo pelo movimento espírita do Brasil e do mundo.

Aos familiares e amigos as nossas homenagens.

 

Nestor Masotti ao lado da nossa saudosa e querida irmã de ideal espírita Marlene Nobre.

 

 

 

Divaldo Franco - Temporada 2015 Rio de Janeiro FEB

Rio de Janeiro, RJ

 

 

29/08/2015

 

Na manhã do último sábado, 29 de agosto, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco esteve presente na sede histórica da Federação Espírita Brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, onde proferiu uma conferência pública para 600 pessoas.  

Após a prece inicial e algumas palavras do Brigadeiro Jorge Godinho, presidente daquela instituição, Divaldo iniciou sua palestra comentando uma das epístolas do apóstolo Paulo, falando da necessidade de mantermos contato com a divindade e com os Espíritos nobres e de nos impregnarmos da mensagem libertadora do Espiritismo.  

Nesse conferência, foi abordado o tema "mediunidade", sob a ótica da Doutrina Espírita. 

Conforme elucidou o orador, o momento da reunião mediúnica nos centros espíritas representa a comunhão dos encarnados com as forças espirituais superiores. 

Fazendo uma viagem através dos fatos ao longo da história da Humanidade, Divaldo demonstrou, com base nos estudos da Paleontologia, que os fenômenos mediúnicos são de todos os tempos e sociedades, surgindo já nos primeiros momentos da razão humana. Se analisadas as escritas rupestres, ali estão retratados os contatos com o mundo transcendente. A mediunidade também estava presente nas civilizações ancestrais do Egito, da Caldeia, da Índia, da Síria, do Japão, da China etc. Foi destacado que na filosofia dos pré-socráticos, como de Anaxímenes, ou nos ensinamentos de Sócrates, na doutrina de Platão, ou na teoria de Aristóteles, as afirmativas sobre a imortalidade da alma, a comunicabilidade dos Espíritos e a reencarnação eram seus princípios constitutivos.  

Foram narrados fatos sobre a vida do rei Creso da Lídia, do escritor italiano Dante Alighieri, do Papa Pio V, de Emanuel Swedenborg, polímata sueco, do Papa Pio XII, que evidenciavam a interferência de seres espirituais na vida física. 

Propondo o questionamento "qual seria o sentido da vida sem que houvesse a imortalidade da alma e a reencarnação?", o palestrante discorreu sobre a justiça e a misericórdia divinas, que nos proporcionam os meios hábeis para que possamos nos reabilitar de nossas faltas, reencontrando o equilíbrio em nós e realizando a nossa autoiluminação espiritual.  

A mediunidade, portanto, seria aquela luz a ser derramada sobre todos e prometida pelo Cristo, sendo, no entanto, necessário que os médiuns deixassem-se impregnar por essas luzes da espiritualidade superior.  

Explicando sobre o que é a mediunidade, seus mecanismos e fisiologia, benefícios e perigos, com base nas lições contidas na obra O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, Divaldo ressaltou que o que diferencia um médium de outro é o caráter moral do portador da faculdade mediúnica, que oferece qualidade ao fenômeno. Portanto, a mediunidade só poderia florescer e oferecer bons frutos quando exercida com Jesus, isto é, dentro dos preceitos do seu Evangelho.  

Evocando os 150 anos da vida missionária de Fernando de Lacerda, foi-lhe feita uma homenagem pela dedicação cristã à mediunidade enobrecida, com um apelo a todos os médiuns para que exerçam a mediunidade com simplicidade, unção, dignidade, total desinteresse pessoal, em regime de renúncia e amor.  

Afirmou Divaldo, no encerramento de sua conferência, que a mediunidade é uma porta de serviços para o amor e o bem e que todos podemos adentrá-la, na condição de médiuns dos Espíritos, de médiuns da boa palavra, do pedaço de pão ofertado aos famintos, do copo de água oferecido aos sedentos, do agasalho entregue aos que tem frio, do sorriso concedido aos que estão tristes...

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Luismar Ornelas de Lima

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

FEEB realiza 16º Congresso Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

 

 

 

- com vídeo a assistir com muito amor

 

FEEB realiza 16º Congresso Espírita da Bahia

 

O evento faz parte das comemorações do centenário da instituição e está com inscrições abertas a valores promocionais até 15 de setembro

 

 

Amigos queridos, vocês clicando com muito amor na figura abaixo, vocês assistirão o vídeo do Amoroso Congresso Espírita da Bahia. 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=P7k7tLrQzBI

 

 


 

 

A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) inscreve para o 16º Congresso Espírita da Bahia, que ocorrerá de 30/10 a 02/11/2015 no Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador – BA). O evento faz parte das comemorações do centenário da instituição e reunirá representantes do movimento espírita em âmbito nacional e internacional em quatro dias de atividades. As inscrições podem ser realizadas no site da FEEB (www.feeb.org.br) com valores promocionais até o dia 15 de setembro.

 

O Congresso deste ano abordará o tema Ampliando a Consciência de Imortalidade e apresenta o Espiritismo como o saber capaz de superar o materialismo e os problemas decorrentes da sua prática, mediante a reformulação de crenças e a aquisição de novos hábitos.

 

André Luiz Peixinho, diretor presidente da FEEB, afirma, em seu artigo homônimo (disponível no site da instituição) que, mesmo decorridos um século e meio da codificação da Doutrina Espírita e suas revelações referentes à vida espiritual, a sociedade cada vez mais está impregnada de concepções materialistas, ao negar progressivamente antigas lições espirituais, religiosas e filosóficas, e se deleitar com os avanços tecnológicos. “Por desconhecer realidades espirituais, a sociedade centra-se na busca das posses materiais, da exaltação da juventude corporal, ou desce os despenhadeiros comportamentais através do uso de drogas. Persistentemente, luta por direitos pessoais, mas mantêm preconceitos de raça, cor, sexo, religião, além de experimentar a afirmação de seu poder, mediante a destruição individual ou coletiva dos outros”, analisa Peixinho.

 

16º Congresso Espírita da Bahia, de forma inédita, promoverá durante sua programação o I Colóquio de Espiritismo da Bahia, que reunirá pesquisadores, estudiosos e interessados da área de espiritualidade e da própria Doutrina Espírita.

 

Palestrantes: 16º Congresso Espírita da Bahia contará com a participação de representantes do movimento espírita nacional e internacional. O evento já tem confirmado nomes como Divaldo Pereira Franco (BA), espírita e médium com forte atuação em obras assistenciais no estado e publicações de livros psicografados da Doutrina Espírita em todo o mundo; Charles Kempf (Paris/ França), secretário geral do Conselho Espírita Internacional (CEI);Haroldo Dutra (MG), conferencista espírita, paleontólogo e estudioso dos textos da Bíblia; Margaret Áquila (SP), musicista e psicanalista, pesquisadora em estudos metafísicos, espíritas e de autoconhecimento, dentre outros.

 

Sobre a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) - A FEEB é órgão federativo de âmbito estadual, fundado por José Petitinga em 25 de dezembro de 1915 com o nome de União Espírita Baiana. A instituição tem como objetivo congregar as sociedades espíritas do Estado e promover e incentivar a difusão e a prática do Espiritismo, codificado por Allan Kardec. A FEEB representa a Bahia no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (FEB), bem como na Comissão Regional Nordeste do mesmo Conselho.

 

16º Congresso Espírita da Bahia – Ampliando a Consciência de Imortalidade

Quando: De 30 de outubro a 02 de novembro de 2015.

Onde: Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador – BA).

Inscrições: www.feeb.org.br

Quanto: a partir de R$ 100.

Mais informações: FEEB: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas, Salvador.

Telefone: 71 3359-3323

Realização: FEEB

 

Assessoria de Comunicação - Federação Espírita do Estado da Bahia

Endereço: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas Salvador - BA
Email: [email protected] / [email protected]

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 

 

PALESTRAS DE SETEMBRO

PALESTRANTES:

 

02 – Silvia Pinho – Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA 

07 – Sávio de Souza Moreira – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT 

09 – Alberto Leitão Rosa – Centro Espírita Irmã Rosa – CEIR

14 – Douglas Coutinho – Casa Maria de Magdala – CMM 

16 – Thelma de Barros Lopes – Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA 

21 – Luzia Cisne – Grupo Espírita da Fé – GEFE

23 – Floriano Peixoto – Centro Espírita Regeneração – CER 

 28 – José Franklin dos Santos – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT

30 – Alcione Tavares – Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas Allan Kardec – CEPEAK

 

AS PALESTRAS SÃO REALIZADAS AS 20 h

RUA MARTINS TORRES, 46 – SANTA ROSA – NITERÓI.

 

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Convite especial: Cine-debate Nosso Lar

FEB. Brasília, DF 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Programação de palestras na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

 

Rua Péricles Pimentel,1010–B. Umuarama

 ARAÇATUBA/SP–CGC 51.093.250/0001

 

ESCALA DE EVANGELHO, TERÇAS-FEIRA NA CASA DA CARIDADE, AS 20 H

SETEMBRO/2015

 

Dia – 01/09/2015 – Maderlene Yamada – Capítulo VII, itens 11 a 13

 

Dia - 08/09/2015 – Maria Ignes Li Neiva – capítulo VIII, itens 1 a 10

 

Dia – 15/09/2015 – Carmem R.Esgalha – capítulo VIII, itens 11 a 21.

 

Dia - 22/09/2015 – Aparecido Gimael – Capítulo IX

 

Dia – 29/09/2015 – João Elias R.Silva  - Capítulo X , itens do 1 ao 13

 

(Informação recebida em email de Pedro Henrique Gasparini)

 

 

Seminário em Defesa da Vida. Capacitação de multiplicadores.

Brasília, DF

 

OBS: A ADIRA é a entidade jurídica formal do Movimento Brasil Sem Aborto

Frat.

Nazareno Feitosa

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Palestra na Sociedade de Estudos Espíritas Vida

Pelotas, RS

 

A Sociedade de Estudos Espíritas Vida realizará na sexta-feira, dia 11/09, às 20 horas, em sua sede na Rua Santa Cruz, nº 601, palestra com o pesquisador e trabalhador espírita Ivan Costa Sousa, de porto Itabuna/BA, Engenheiro Agrônomo, pesquisador sobre os efeitos do passe magnético.


A palestra abortará o tema A MEDICINA DO FUTURO.


Prestigie o evento, a entrada é franca.

 


(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Soc Est Espiritas Vida [[email protected]])

 

 

Palestras programadas para o CEPAT

Niterói, RJ

 

 

 

 

PALESTRAS DE SETEMBRO

PALESTRANTES:

 

02 – Silvia Pinho – Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA 

07 – Sávio de Souza Moreira – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT 

09 – Alberto Leitão Rosa – Centro Espírita Irmã Rosa – CEIR

14 – Douglas Coutinho – Casa Maria de Magdala – CMM 

16 – Thelma de Barros Lopes – Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA 

21 – Luzia Cisne – Grupo Espírita da Fé – GEFE

23 – Floriano Peixoto – Centro Espírita Regeneração – CER 

 28 – José Franklin dos Santos – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT

30 – Alcione Tavares – Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas Allan Kardec – CEPEAK

 

AS PALESTRAS SÃO REALIZADAS AS 20 h

RUA MARTINS TORRES, 46 – SANTA ROSA – NITERÓI.

 

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Joana D’Arc

Rancharia, SP

 

Palestra em Rancharia (SP) - 05/09/2015

 

 

Imagem inline 2

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Teatro: Paulo e Estêvão

Campinas, SP

A Seara convida para a peça de teatro PAULO e ESTEVÃO           

Dia 10 de setembro, quinta-feira, às 20 horas

Rua Dr. João Keating, 107 Jd. Novo Botafogo Campinas

Realização da USE – Campinas.

Ingressos à venda na  BANCA DO LIVRO ESPÍRITA “CHICO XAVIER”

Rua Barão de Jaguara, 1205- Centro – Campinas

Telefone de contato: 3241-1148


Seara Espírita Joanna de Ângelis
  
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Paula Zamp no GEBEM – Grupo Espírita Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Valeriano [[email protected]])

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: carnes, frango, feijão, óleo vegetal, bolacha, açúcar,

alho, cebola, suco em pó, chás, frutas, leite, shampoo, cuecas,

calcinhas, toalhas de banho, detergente, desinfetante, água sanitária,

sandálias tipo havaianas, copos 200 ml, aparelho de barbear descartável

e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de

feijão, óleo vegetal, bolacha, açúcar, alho, cebola, suco em pó, chás,

frutas, leite, shampoo, cuecas, calcinhas, toalhas de banho, detergente,

desinfetante, água sanitária, sandálias tipo havaianas, copos 200 ml,

aparelho de barbear descartável e desodorante spray para os 123

pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Informativo Elo Fraterno

Editado por Décio Bressanin

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 323

TRÊS LAGOAS/MS – 5 a 7/setembro/2015

Envie eventos: [email protected]

 

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ 

 

ESTE INFORMATIVO ESTÁ NA ÍNTEGRA EM:

http://www.infopanespirita.wordpress.com   

 

 

 

Perdão e vida

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Esperança e Luz. Lição nº 15. Página 73.

Página recebida em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, Minas, na noite de 21 de novembro de 1992.

 

Em verdade, o nosso tempo, na atualidade terrestre, é de muitos conflitos e manifestas perturbações.

Anotemos, no entanto, que a ausência do perdão reúne as parcelas de nossas reações negativas, e apresenta-nos a soma inquietante que se transforma em caminho para a guerra.

Os atritos do lar, as reclamações que se espalham, resultam da incompreensão, em que se especifica, entre os homens, a dureza dos corações de uns para com os outros.

Aqui, é a irritação que prepara ambiente à enfermidade, ali, é a falta de aceitação com que nos desligamos da humildade, é a prepotência pessoal favorecendo o orgulho de quantos intentam ser um fator de poder mais forte do que aqueles outros irmãos que lhes partilham a vida.

Lemos, sensibilizados, algo em torno das reuniões notáveis dos nossos homens de orientação ou de Estado, quando se congregam para discutirem os problemas da Paz. É natural nos emocionemos com as primorosas declarações deles e com a grandeza de suas promessas e decisões.

Acontece, porém, que no desdobramento das horas, eles não são os personagens de nosso convívio...

Longe deles, angariamos, com a benção de Deus, o nosso pão de cada dia e sem eles é que nos vemos uns aos outros, nos modos diversos em que nos mantemos no cotidiano.

Admiramos as personalidades da televisão e das mostras de valores artísticos, entretanto, necessitamos aprender como tratar as nossas crianças e jovens na intimidade. Muita gente gaba os feitos de grandes desportistas, como aconteceu à frente daqueles que venceram as distâncias e foram até a Lua.

Sucede, contudo, que não vivemos com eles, conquanto mereçam a nossa melhor consideração.

Somos chamados a saber de que maneira minimizar as dificuldades de grandes incidências entre as paredes de nosso mundo doméstico.

Sejamos benevolentes para com todos aqueles que nos compartilham a vida.

Toleremo-nos, sabendo que hoje desculpamos a falta de alguém e talvez amanhã sejamos nós os necessitados de benevolência e tolerância.

Diz o texto desta noite: - “Perdoemos para que Deus nos perdoe.” Coloquemos nossa atenção nessa máxima e desculpemos uns aos outros, tantas vezes quantas se façam necessárias.

E que o Pai Misericordioso a todos nos releve em nossas falhas e, compadecidamente, nos abençoe...

 

 

(Texto em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Jesus Cristo e a mulher adúltera. Óleo em painel de Pieter Bruegel

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_and_the_woman_taken_in_adultery#/media/File:Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery_Bruegel.jpg

 

 

Jesus na Samaria

 

Do livro Boa Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Psicografia Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

 

 

     Descendo Jesus, de Jerusalém para Cafarnaum, seguido de alguns dos discípulos, nas suas habituais jornadas a pé, alcançou a Samaria, quando o crepúsculo já se fazia mais sombrio.

     Filipe, André e Tiago, estando com muita fome, deixaram o Mestre a repousar junto de urna pequena herdade e demandaram o lugarejo mais próximo, em busca de alimentos.

     O Messias, olhando em torno de si, reconheceu que se encontrava ao lado da fonte de Jacó. Envolvida nos revérberos do Sol que ia ceder lugar às sombras da noite que se aproximavam, uma mulher acercou-se do antigo poço e observou que o Mestre lhe ia ao encontro, com a bela e costumeira placidez do seu semblante, e lhe pedia de beber.

     —Como, sendo tu judeu, me pedes um favor a mim, que sou samaritana? — interrogou, surpreendida.

     Jesus descansou na interlocutora o olhar tranqüilo e redargüiu:

     — Os judeus e samaritanos terão, porventura, necessidades diversas entre si? Bem se vê que não conheces os dons de Deus, porquanto, se houvesses guardado os mandamentos divinos, compreenderias que te posso dar da água viva.

     — Que vem a ser essa água viva? — inquiriu a samaritana, impressionada. — Onde a tens, se a água aqui existente é apenas a deste poço?! Acaso serias maior do que o nosso pai Jacó que no-lo deu desde o princípio?

     — Mulher, a água viva é aquela que sacia toda sede; vem do amor infinito de Deus e santifica as criaturas.

     E, envolvendo a samaritana no doce magnetismo de seu olhar, continuou:

     — Este poço de Jacó secará um dia. No leito de terra, onde agora repousam suas águas claras, a serpente poderá fazer seu ninho. Não sentes a verdade de minhas afirmativas, ante a tua sede de todos os dias? Não obstante levares cheio o cântaro, voltarás logo mais ao poço, com uma nova sede. Entretanto, os que beberem da água viva estarão eternamente saciados. Para esses não mais haverá a necessidade material que se renova a cada instante da vida. Perene conforto lhes refrescará os corações, através dos caminhos mais acidentados, sob o Sol ardente dos desertos do mundo!...

     A mulher escutava, presa de funda impressão, aquelas palavras que lhe chegavam ao santuário do espírito, com a solenidade de uma nova revelação. sada.

     — Senhor, dá-me dessa água! - exclamou interesada.

     — Mas, ouve! — disse-lhe Jesus. E o Mestre passou a esclarecê-la sobre fatos e circunstâncias íntimas de sua vida particular, explicando-lhe o que se fazia necessário para que a sagrada emoção do amor divino lhe iluminasse a alma, afastando-a de todas as necessidades penosas da existência material.

     Observando que não havia segredos para Jesus, a samaritana chorou e respondeu:         

     — Senhor, agora vejo que és de fato um profeta de Deus. Meu espírito está cheio de boa vontade e, desde muito, penso na melhor maneira de purificar minha vida e santificar os meus atos. Entretanto, é tal a confusão que observo em torno de mim, que não sei como adorar a Deus. Os meus familiares e vizinhos afirmam que é indispensável celebrar o culto ao Todo-Poderoso neste monte; os judeus nos combatem e asseveram que nenhuma cerimônia terá valor fora dos muros de Jerusalém. As discórdias nesta região têm chegado ao cúmulo. Ainda há pouco tempo, um judeu feriu um dos nossos, por causa das suas opiniões acerca da comida impura. Já que tenho a felicidade de ouvir as tuas palavras, ensina-me o melhor caminho.

     O Mestre observou-a, compadecido, e exclamou:

     — Tens razão. As divergências religiosas têm implantado a maior desunião entre os membros da grande família humana. Entretanto, o Pastor vem ao redil para reunir as ovelhas que os lobos dispersaram. Em verdade, afirmo-te que virá um tempo em que não se adorará a Deus nem neste monte, nem no templo suntuoso de Jerusalém, porque o Pai é Espírito e só em espírito deve ser adorado. Por isso, venho abrir o templo dos corações sinceros para que todo culto a Deus se converta em íntima comunhão entre o homem e o seu Criador!

     Suave silêncio se fez entre ambos. Enquanto Jesus parecia sondar o invisível com o seu luminoso olhar, a samaritana meditava.

 

***

 

      Daí a alguns instantes, acompanhados de grande número de populares, chegavam os discípulos, admirando-se todos de encontrarem o Messias em conversação íntima com uma mulher. Nenhum deles, todavia, aventurou qualquer observação menos digna ou imprudente. Observando que o Messias se preparava para retirar-se em busca da aldeia mais próxima, a samaritana, eminentemente impressionada com as suas revelações, solicitou a presença de todos os seus familiares e vizinhos, a fim de que o conhecessem e lhe ouvissem a palavra.

     Tiago e André haviam trazido pão e algumas frutas e insistiam com Jesus para que se alimentasse. O Mestre, porém, aproveitou o instante para mais uma vez ensinar o caminho do Reino, com as suas palavras amigas, compondo parábolas singelas. Muita gente se aglomerara para ouvi-lo. Eram viajantes que demandavam regiões diferentes, a par de grande grupo de samaritanos de opiniões exaltadas. A enorme assembléia se pôs a caminho, mas o Messias continuou espalhando as suas promessas de esperança e de consolação.

     Nesse ínterim, Filipe consultou os companheiros e, aproximando-se de Jesus, rogou-lhe carinhosamente:

     — Mestre, por favor, aceitai um pouco de pão! É  indispensáveL cuidardes do sustento! Descansai e comei!...

     — Não te preocupes, Filipe — disse o Messias, com reconhecimento —, não tenho fome. Aliás, recebo um alimento que talvez os meus próprios discípulos ainda não puderam conhecer.

     — Qual? - atalhou o apóstolo, com interesse.

     — Antes de tudo, meu alimento é fazer a vontade daquele Pai misericordioso e justo que a este mundo me enviou, a fim de ensinar o seu amor e a sua verdade. Meu sustento é realizar a sua obra.

     — È verdade — observou o discípulo, olhando a multidão que os acompanhava —, vedes melhor os corações e não podemos perder esta oportunidade de divulgação da  Boa Nova. Levaremos para Cafarnaum mais este triunfo, porque é incontestável que obtivestes aqui, entre os samaritanos, um dos nossos maiores êxitos!...

     Tiago e André ouviam, silenciosos, o diálogo.

     Às palavras entusiásticas do Apóstolo, o Mestre sorriu e acrescentou:

     — Não é isso propriamente o que me interessa. O êxito mundano pode ser uma ondulação de superfície. O de que necessitamos, em todas as situações, é entender o que o Pai deseja de nós. Como todo o seu anelo é o do bem, eu trabalho, mas sem me prender ao anseio das vitórias imediatas.

     E, dirigindo o olhar para a turba compacta de seus seguidores, exclamou para os companheiros:

     — Acaso poderemos admitir que já somos compreendidos? Calemo-nos por alguns instantes, a fim de ouvirmos a opinião dos que nos seguem os passos.

     Fez-se silêncio entre ele e os três discípulos, de modo que podiam ouvir distintamente os diálogos travados entre os que os acompanhavam.

     — Acreditas que seja este homem o Cristo prometido? — perguntava um samaritano de boa figura aos seus amigos. — De minha parte, não aceito semelhante impostura. Este nazareno é um explorador da piedade popular.

     — É certo — concordava o interpelado —, mesmo porque, em sua terra, não chega a valer um denário. Pelos próprios parentes é tido como inimigo do trabalho e há quem duvide da sua preguiçosa cabeça.

     — É um louco de boa aparência — dizia uma mulher idosa para a filha —, pelo menos essa é a opinião que já ouvi de habitantes de Cafarnaum; entretanto, cá para mim, acredito seja um grande velhaco. Por que se meteu com pescadores, quando alega ser tão sábio? Por que não se transfere para Jerusalém, ou mesmo para o Tiberíades? Bem sabe a razão disso. Lá encontraria homens cultos que lhe confundiriam a presunção.

     Mais próximo de Jesus, um rapaz sentenciava em voz discreta:

     — Quando chegamos, foi ele achado sozinho com uma mulher. Que te parece esta circunstância? — perguntava a um companheiro de caminhada.

     — Certamente desejava salvá-la a seu modo... — replicou com malicioso riso o inquirido.

     Num grupo vizinho, falava-se acaloradamente:

     — Este homem é um espertalhão orgulhoso — dizia, convicto, um velhote —, só faz milagres junto das grandes multidões, para que sintam virtudes sobrenaturais nas suas mágicas.

     — E não tem caridade — acrescentou outro —, pois ainda há pouco tempo, quando o procuraram em Cafarnaum para um sinal do céu, fugiu para o monte, sob o pretexto de fazer orações.

     A noite começava a cair de todo. No alto já brilhavam as primeiras estrelas. Jesus sentou-se com os discípulos, à margem do caminho, para um momento de repouso.

 

***

 

     André, Tiago e Filipe estavam espantados com o que tinham visto e ouvido. Aparentemente o Mestre fora aureolado de imenso êxito; entretanto, verificaram a profunda incompreensão do povo. Foi então que Jesus, com a serenidade de todos os instantes, os esclareceu cheio da sua bondade imperturbável:

     — Não vos admireis da lição deste dia. Quando veio, o Batista procurou o deserto, nutrindo-se de mel selvagem. Os homens alegaram que em sua companhia estava o espírito de Satanás. A mim, pelo motivo de participar das alegrias do Evangelho, chamam-me glutão e beberrão. Esta é a imagem do campo onde temos de operar. Por toda parte encontraremos samaritanos discutidores, atentos aos êxitos e referências do mundo. Observai a estrada para não cairdes, porque o discípulo do Evangelho não se pode preocupar senão com a vontade de Deus, com o seu trabalho sob as vistas do Pai e com a aprovação da sua consciência.

 

A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Youth_of_Jesus_(Jeunesse_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Jesus aos doze anos discutindo com os doutores da lei

Quadro de Giovanni Serodine. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

Jesus e a samaritana. Obra de Luca Giordano

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_and_the_Samaritan_-_Luca_Giordano_-_Castel_Nuovo_-_Naples_-_Italy_2015.JPG

 

Poço de Jacó em 1912. Nablus, antiga Siquém, Samaria, hoje Cisjordânia.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Nablus_jacob_well_1912.jpg

Nablus, na Samaria, hoje Cisjordância, distante 63 kilômetros de Jerusalém.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nablus#/media/File:Nablus.jpg

 

 

Lição surpreendente

 

 

Manhã de segunda-feira, cedo. Na instituição benemérita, os funcionários iam chegando, aos poucos, e registrando o ponto.

Na recepção, além da funcionária, estava uma pessoa de aspecto singular.

Passara a noite nas proximidades, na rua, a negociar o corpo e experimentar toda sorte de riscos. Aquele homem, travestido de mulher, corpo visivelmente deformado por injeções de silicone industrial, conversava com quem chegava.

A cada um oferecia um bom dia. Mas era visto com indiferença, espécie de mal disfarçada repulsa em face de sua aparência, sua condição, seu modo de vida.

Um voluntário da instituição chegou e se dirigiu à recepcionista, depois de responder rapidamente ao cumprimento daquele estranho.

Ficou preocupado que a recepcionista se sentisse, talvez, intranquila, com aquela presença. Então, num sussurro, enquanto preenchia um formulário que lhe fora dado, disse à jovem:

Trata-se de criatura que parece estar à beira do abismo.  O que devemos fazer com aquele que está à beira do abismo, experimentando a derrocada física e moral: empurrá-la abismo abaixo ou puxá-la, conduzi-la para um terreno firme?

A recepcionista pareceu se tranquilizar. E o voluntário, ainda em voz sussurante, lembrou: Se a pessoa vem até aqui, certamente é para receber alguma ajuda, mesmo que não percebamos.

Estamos em um lugar amparado e protegido, bem assistido espiritualmente.

Nisso, outra funcionária chegou. A cena do Bom dia se repetiu da parte daquele homem. Entretanto, o que sucedeu foi surpreendente e enternecedor.

Ele se dirigiu à recém-chegada, perguntando se ela não se chamava Dóris.

Não, respondeu, de forma espontânea, meu nome é Maria.

Aquela resposta ensejou um diálogo, que se prolongou por alguns minutos.

Então, o inesperado aconteceu. O visitante disse que queria um abraço.

A reação de Maria foi abrir os braços e declarar um sonoro: Não seja por isso!

E abraçou aquela criatura, longa, demoradamente, com um carinho tão particular que lembrou os abraços que se dá aos amigos mais chegados.

Suas mãos envolveram as costas do visitante, naquela atitude de roçar levemente, com os dedos, as costas, como quem deseja amplificar os efeitos do seu ato.

Os olhares dos demais presentes na recepção fixaram-se na cena. Era um misto de estupefação, admiração, espanto, surpresa.

E Maria, tranquilamente, como quem não fez nada mais do que o habitual, despediu-se do visitante e se dirigiu ao seu local de trabalho.

O estranho, tendo recebido o que verdadeiramente desejava, também se foi porta afora.

*   *   *

Quem sabe das dores, das incertezas e das dificuldades pelas quais passava aquela pessoa?

Quem sabe das decisões que adotará, depois de receber tão significativa demonstração de interesse, desprendimento, carinho?

Quem sabe para quantos passos distantes do abismo aquele abraço conduziu aquele ser humano?

E aquela mulher, mãe, esposa, trabalhadora e, acima de tudo, verdadeiramente cristã nem se deu conta de como tornou radioso o dia de um desconhecido um tanto sem rumo.

Tudo por causa de um abraço, um verdadeiro abraço.

Redação do Momento Espírita, com base
 em  fato narrado por João Edson Alves.
Em 3.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Local conhecido por “Cracolândia”, na região central de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]