Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 15 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/15-09-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/15-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/14-09-2015.htm

12-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/12-09-2015.htm

11-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/11-09-2015.htm

10-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/10-09-2015.htm

09-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015.htm

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Estátua O Bom Pastor. Catacumbas de S. Calixto. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Catador de papel acha R$ 13 mil e devolve o dinheiro

https://www.youtube.com/watch?v=KXz8sePRw9Q

 

 

 

 

Quando a bíblia se refere á palavra espírito,

é de um desencarnado

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   Os anti-espíritas baseiam-se na proibição de Moisés (não de Deus) de contato com os espíritos (Deuteronômio 18), porque os judeus faziam comércio e chantagem com a mediunidade, além de haver entre eles muita ignorância sobre ela.

  Por que esses anti-espíritas não mandam matar a pedradas seus filhos adolescentes rebeldes contumazes, pois é também das leis mosaicas? (Deuteronômio 21: 21). Por que não fazem a circuncisão? Por que consomem carne suína? E por que eles querem obedecer rigorosamente apenas à proibição mosaica da comunicação com os espíritos? Ademais, essa própria proibição prova que existe mesmo essa comunicação? Sim, pois Moisés não era doido para proibir uma coisa inexistente! E na Transfiguração no monte Tabor, Jesus presidiu a uma verdadeira sessão espírita, pois Ele comunicou-se com os espíritos de Moisés e Elias. E dessa sessão espírita participaram também os médiuns ostensivos Pedro, Tiago e João, que sempre eram convidados por Jesus para participarem com Ele dos seus feitos mediúnicos.

 Vejamos um exemplo, que já apareceu em outras matérias minhas, mas que o repito para os leitores novos, para que se previnam contra as interpretações erradas de textos bíblicos por parte de seus líderes religiosos, com a intenção de esconderem os fatos espíritas bíblicos: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1 João 4: 1).  As profecias são feitas por espíritos. Daí Paulo ter-nos ensinado que os espíritos dos profetas são subordinados aos profetas (1 Coríntios 14: 32), que, hoje, são chamados de médiuns. É claríssimo que João se refere a espíritos. Se ele falasse de pessoas (profetas), ele diria: Examinai os profetas, para saberdes se suas profecias são verdadeiras ou falsas. Mas não, ele se refere a espíritos desencarnados manifestantes, que, às vezes, são denominados de fantasmas. Onde está nesse texto que espíritos nele significam pessoas (profetas)? Se ele cair no vestibular para interpretação, e o vestibulando interpretar a palavra espíritos como sendo as pessoas (profetas), sem dúvida que ele vai ser desclassificado no vestibular. E observe-se que Heldade e Medade recebiam espíritos e profetizavam. (Números 11: 24 a 30).

  E a prova de que o texto de 1 João 4: 1 fala mesmo de espíritos e não de pessoas levou a Assembleia de Deus a adulterá-lo totalmente, não mencionando sequer a palavra espíritos: “Mui queridos amigos, não creiam em tudo que vocês ouvem, só porque alguém diz que é uma mensagem de Deus: examinem primeiro, para ver se realmente é. Porque há muitos falsos mestres por aí.” (“A Grande Descoberta” -  Novo Testamento). E estão fazendo outras falsificações deste texto bíblico espírita.

  Realmente, não só um autor bíblico, mas qualquer outro, quando usa a palavra espírito, está referindo-se a um espírito desencarnado. Para que se entenda que se trate de pessoa, é necessário que isso esteja claro. Um exemplo: Joaquim é um espírito aventureiro. Aqui se entende, claramente, que se trata da pessoa chamada Joaquim, pois está expressa essa ideia na frase, o que não ocorre com a passagem joanina citada, que se refere mesmo, claramente, a espíritos!

  E não foi Kardec, “o bom senso encarnado”, mas foram essa e outras passagens bíblicas que me levaram ao espiritismo!

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

A Sibila tiburtina e o imperador Augusto. Gravura de Antonio da Trento.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Sibilla_Tiburtina#/media/File:Antonio_da_Trento_-_The_Tiburtine_sibyl_and_the_Emperor_Augustus.jpg

Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades

de Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Conferência programada para o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 18 de setembro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ANOREXIA, BULIMIA, JUVENTUDE E ESPIRITISMO.

Serão desenvolvidos os temas na óptica da doutrina espírita.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

FEB- Federação Espírita Brasileira.

Programação Cine-Debate. Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Comunicação [[email protected]])

 

 

Oficina vai tratar Como melhorar a gestão da Casa Espírita

Lima, Perú

 

De: Union Espírita Kardecista [mailto:[email protected]]
Enviada em: segunda-feira, 14 de setembro de 2015 15:17
Para: Union Espírita Kardecista
Assunto: Taller de Gestión de la Casa Espírita en Lima

 

Queridos hermanos:

Los invitamos a participar el viernes 25 de Setiembre al Taller "Herramientas para Mejorar la Gestión de la Casa Espírita", a cargo de los Hnos. Isabel Loo Fernández, Presidenta del C.E. Joanna de Angelis, y David Ochoa Jara, Presidente del C.E. Padre Germán.

 

Esta actividad, de vital importancia para todos los trabajadores espíritas del país, ser desarrollará a las 7pm. en las instalaciones del C.E.J.A., Manuel A. Fuentes 903 San Isidro. El ingreso gratuito.

 

La siembra del Espiritismo en el país se va fortaleciendo con el aporte de cada uno de los miembros y simpatizantes de cada casa espírita. Unámonos para mejorar y crecer en esta valiosa tarea.

 

Con Dios, Jesús y Kardec, siempre.

Unión Espírita Kardecista

 

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

CONFECOL - Encontro de Educadores Espíritas para

 infância, juventude e família. Bogotá, Colômbia

 

 

(Informações recebidas em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Congresso Espírita de Jataí-2015

Jataí, GO

 

Vídeo em youtube video:     https://www.youtube.com/watch?v=2cecNTFgVjs

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Use Matão promove pintura mediúnica

Matão, SP

 

 

Valdelice Salum pintou obras assinadas por Renoir, Monet, Picasso e Van Gogh.

Texto e fotos: Cássio Leonardo Carrara

            O Centro Espírita O Clarim recebeu, na tarde do dia 13 de setembro do corrente ano, evento de pintura mediúnica com Valdelice Salum, médium baiana residente no interior de São Paulo e conhecida nacional e internacionalmente pelas obras que executa. O evento foi uma realização da União das Sociedades Espíritas de Matão – USE Matão.

Valdelice iniciou o trabalho de pintura mediúnica há cerca de 40 anos por orientação de Francisco Cândido Xavier, que a aconselhou a exercer a mediunidade latente que nela começara a manifestar-se como forma de equilíbrio interior. Sem experiência anterior com qualquer atividade artística, ela desenvolveu e treinou sua coordenação motora por seis anos antes de efetivamente começar o trabalho mediúnico. Desde então, e sem nunca ter utilizado pincéis, Valdelice já pintou telas assinadas por Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Henri Matisse, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Henri de Toulouse-Lautrec, Amedeo Mongliani, Paul Cèzanne, Alfred Sisley, entre outros artistas renomados.

Antes de iniciar as pinturas no C. E. O Clarim, Valdelice explicou que a pintura mediúnica tem um objetivo terapêutico, através da cromoterapia, que ela define como “evangelização das cores”: “Ao serem pintadas, as telas recebem energias benéficas que nelas ficam impregnadas”, explicou.

No total foram criadas sete obras de arte, quatro delas em giz pastel e três em tinta a óleo, assinadas por Renoir, Monet, Picasso e Van Gogh. Além destas, a médium trouxe outras pinturas feitas anteriormente, que ficaram expostas ao público presente. Mais informações sobre o trabalho de Valdelice podem ser encontradas no site: www.pinturamediunica.com.br.


--

Cássio Leonardo Carrara

Jornalista - MTB 73452/SP

 

 

 

Programação do C.E. Jésus Gonçalves

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Programação no Núcleo Espírita “Amor e Paz”

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Registro. Gérson Simões Monteiro na Bienal do

Rio de Janeiro, RJ

 

O Escritor Gerson Monteiro autografando seus livros na 17ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO,

no RioCentro, Rio de Janeiro, no dia 13 de setembro de 2015.  

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Convidamos para a palestra com

 

DEJAIR BOSELLI,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 16 de setembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Seminário com Rossevelt A. Tiago

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação de Voluntários de Itú

Itú, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

XXIII CREME com palestra de Cosme Massi

Batatais-SP

 

 

 


​Apesar de ser um evento de Mocidades Espíritas, o encontro é aberto à comunidade espírita. Quem quiser pode participar, basta fazer inscrição antecipada.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação em email da USE Franca)

 

 

XIX Semana Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de CONSELHO ESPÍRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO [[email protected]]; em nome de; CONSELHO ESPÍRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO [[email protected]])

 

 

1ª. Jornada de Estudos da Associação Jurídico-Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de AJEABC [[email protected]]; em nome de; AJEABC [[email protected]])

 

 

Esgotados convites para a palestra com

 Haroldo Dutra Dias no NECX. Niterói, RJ

 

Palestra com Haroldo Dutra Dias - NECX - CONVITES ESGOTADOS

 

Prezado(a),

 

Informamos que encontram-se ESGOTADOS os convites para a palestra de Haroldo Dutra Dias, a ser realizada em 9 de outubro às 19h30.

 

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10

Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ

Mapa de acesso

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

LELA/TCC Festa da Primavera

Diadema, SP

 

Festa da Primavera 2015.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Além do intelecto

 

 

Nos dias atuais, existem aqueles que acreditam que oração, fé e religiosidade são questões próprias de pessoas simplórias e crédulas.

Pessoas que se permitem convencer por qualquer coisa, que acreditam em tudo e todos. Pessoas sugestionáveis.

No entanto, o Dr. Alexis Carrel, que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1912, por seus trabalhos sobre sutura vascular e transplante de vasos sanguíneos e órgãos, realizou estudos sérios a respeito da prece.

Em seu livro A oração, seu poder e efeitos, publicado em 1944, escreveu:

A oração é uma elevação da alma até Deus. É um ato de amor e adoração para com Aquele a quem se deve esta maravilha a que se chama vida.

De fato, a oração representa o esforço do homem para se comunicar com um ser invisível, Criador de tudo o que existe, suprema sabedoria, força e beleza, Pai e salvador de cada um de nós.

Longe de consistir numa simples recitação de fórmulas, a verdadeira oração representa um estado místico em que a consciência se absorve em Deus.

Este estado não é de natureza intelectual e, por isso, conserva-se inacessível para filósofos e sábios. Da mesma forma que o sentido do belo e do amor, não exige qualquer conhecimento livresco.

As almas simples sentem Deus tão naturalmente como sentem o calor do sol ou o perfume duma flor. Mas esse Deus, tão abordável para aquele que O sabe amar, se oculta àquele que O não sabe compreender. O pensamento e a palavra sentem-se impotentes para descrevê-lO.

Doutor Alexis Carrel estudou ainda o efeito da prece nas curas e afirmou: A oração tem, por vezes, um efeito que poderemos chamar explosivo. Há doentes que têm sido curados quase instantaneamente.

Em alguns segundos ou, quando muito, em algumas horas, os sintomas desaparecem e as lesões orgânicas cicatrizam.

Por tal motivo, o médico que vê o seu doente orar deve-se regozijar com isso, pois a calma proveniente da oração é uma poderosa ajuda para a terapêutica.

Se a oração é tão eficiente, de tão salutares resultados, indagam alguns qual será a melhor forma de orar, qual o local mais adequado.

E recordamos Jesus, em Sua orientação: Entra em teu quarto e fechada a porta, ora ao Pai em segredo.

Ou seja, recolha-se para sua intimidade, onde esteja, na rua, no escritório, no lar, e dialogue com o Pai. Desnude a sua alma e diga das suas necessidades.

*   *   *

Dizem que, certa feita, um homem do povo, muito simples, entrou em um templo religioso, postou-se bem ao fundo e ali ficou.

O que o senhor está esperando? – Perguntou alguém.

A resposta foi surpreendente:

Eu olho para ele. Ele olha para mim.

A sua sentida prece, na qual ele se permitia penetrar pela Divindade, e a Deus enviava o que havia de mais puro em sua alma, não precisava de palavras.

Oração é sentimento. Oração é ação. Oração é diálogo do filho com o Pai. Por isso mesmo, não precisa de fórmulas especiais, preparadas, rebuscadas.

Diálogo simples, que é agradecimento, louvor ou gratidão.

Redação do Momento Espírita, com base no livro 
A oração, seu poder e efeitos, de Alexis Carrel,
 ed. Tavares Martins.
Em 14.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Dr. Alexis Carrel

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/Alexis_Carrel_02.jpg

Dr. Alexis Carrel em 1912

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexis_Carrel_(1912).jpg

 

 

A mulher e a ressurreição

 

Do livro Boa Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

 

 

     As águas alegres do Tiberíades se aquietavam, lentamente, como tocadas por uma força invisível da Natureza, quando a barca de Simão, conduzindo o Senhor, atingiu docemente a praia.

     O velho apóstolo, abandonando os remos, deixava transparecer nos traços fisionômicos as emoções contraditórias de sua alma, enquanto Jesus o observava, adivinhando-lhe os pensamentos mais recônditos.

      — Que tens tu, Simão? — perguntou o Mestre, com o seu olhar penetrante e amigo.

      Surpreendido com a palavra do Senhor, o velho Cefas deu a perceber, por um gesto, os seus receios e as suas apreensões, como se encontrasse dificuldade em esquecer totalmente a lei antiga, para penetrar os umbrais da idéia nova, no seu caminho largo de amor, de luz e de esperança.

     — Mestre respondeu com timidez —, a lei que nos rege manda lapidar a mulher que perverteu a sua existência.

     Conhecendo, por antecipação, o pensamento do pescador e observando os seus escrúpulos em lhe atirar uma leve advertência Jesus lhe respondeu com brandura:

     — Quase sempre, Simão, não é a mulher que se perverte a si mesma: é o homem que lhe destrói a vida.

     — Entretanto — tornou o apóstolo, respeitosamente —, os nossos legisladores sempre ordenaram severidade e rispidez para com as decaídas. Observando os nossos costumes, Senhor, é que temo por vós, acolhendo tantas meretrizes e mulheres de má vida, nas pregações do Tiberíades...

     — Nada temas por mim, Simão, porque eu venho de meu Pai e não devo ter outra vontade, a não ser a de cumprir os seus desígnios sábios e misericordiosos.

     Assim falou o Mestre, cheio de bondade, e, espraiando o olhar compassivo sobre as águas, levemente encrespadas pelo beijo dos ventos do crepúsculo, continuou, num misto de energia e doçura:

     — Mas, ouve, Pedro! A lei antiga manda apedrejar a mulher que foi pervertida e desamparada pelos homens; entretanto, também determina que amemos os nossos semelhantes, como a nós mesmos. E o meu ensino é o cumprimento da lei, pelo amor mais sublime sobre a Terra. Poderíamos culpar a fonte, quando um animal lhe polui as águas? De acordo com a lei, devemos amar a uma e a outro, seja pela expressão de sua ignorância, seja pela de seus sofrimentos. E o homem é sempre fraco e a mulher sempre sofredora..

     O velho pescador recebia a exortação com um brilho novo nos olhos, como se fora tocado nas fibras mais íntimas do seu espírito.

     — Mestre — retrucou, altamente surpreendido —, vossa palavra é a da revelação divina. Quereis dizer, então, que a mulher é superior ao homem, na sua missão terrestre?

     — Uma e outro são iguais perante Deus — esclareceu o Cristo, amorosamente — e as tarefas de ambos se equilibram no caminho da vida, completando-se perfeitamente, para que haja, em todas as ocasiões, o mais santo respeito mútuo. Precisamos considerar, todavia, que a mulher recebeu a sagrada missão da vida. Tendo avançado mais do que o seu companheiro na estrada do sentimento, está, por isso, mais perto de Deus que, muitas vezes, lhe toma o coração por instrumento de suas mensagens, cheias de sabedoria e de misericórdia. Em todas as realizações humanas, há sempre o traço da ternura feminina, levantando obras imperecíveis na edificação dos espíritos. Na história dos homens, ficam somente os nomes dos políticos, dos filósofos e dos generais; todos eles são filhos da grande heroína que passa, no silêncio, desconhecida de todos, muita vez dilacerada nos seus sentimentos mais íntimos ou exterminada nos sacrifícios mais pungentes. Mas, também Deus, Simão, passa ignorado em todas as realizações do progresso humano e nós sabemos que o ruído é próprio dos homens, enquanto que o silêncio é de Deus, síntese de toda a Verdade e de todo o Amor.

     “Por isso, as mulheres mais desventuradas ainda possuem no coração o gérmen divino, para a redenção da Humanidade inteira. Seu sentimento de ternura e humildade será, em todos os tempos, o grande roteiro para a iluminação do mundo, porque, sem o tesouro do sentimento, todas as obras da razão humana podem parecer como um castelo de falsos esplendores.”

     Simão Pedro ouvia o Mestre, tomado de profundo enlevo e santificado fervor admirativo.

     — Tendes razão, Senhor! — murmurou, entre humilde e satisfeito.

     — Sim, Pedro, temos razão — replicou Jesus, com bondade. E será ainda à mulher que buscaremos confiar a missão mais sublime na construção evangélica dentro dos corações, no supremo esforço de iluminar o mundo.

     O apóstolo do Tiberíades ouvira as derradeiras palavras do Divino Mestre, tomado de surpresa. Conservou-se, no entanto, em silêncio, ante o sorriso doce do Messias.

     Muito distante, o último beijo do Sol punha um reflexo dourado no leque móvel das águas que as correntes claras do Jordão enriqueciam. Simão Pedro, fatigado do labor diário, preparou-se para descansar, com sua alma clareada pelas novas revelações da palavra do Senhor, as quais, cheias de luz e esperança divinas, dissipavam as obscuridades da lei de Moisés.

 

***

 

     Dois dias eram passados sobre o doloroso drama do Calvário, em cuja cruz de inominável martírio se sacrificara o Mestre, pelo bem de todos os homens. Penosa situação de dúvida reinava dentro da pequena comunidade dos discípulos. Quase todos haviam vacilado na hora extrema. O raciocínio frágil do homem lutava por compreender a finalidade daquele sacrifício. Não era Jesus o poderoso Filho de Deus que consolara os tristes, ressuscitara mortos, sarara enfermos de doenças incuráveis? Por que não conjurara a traição de Judas com as suas forças sobrenaturais? Por que se humilhara assim, sangrando de dor, nas ruas de Jerusalém, submetendo-se ao ridículo e à zombaria? Então, o emissário do Pai Celestial deveria ser crucificado entre dois ladrões?!

     Enquanto essas questões eram examinadas, de boca em boca, a lembrança do Messias ficava relegada a plano inferior, olvidada a sua exemplificação e a grandeza dos seus ensinamentos. O barco da fé não soçobrara inteiramente, porque ali estavam as lágrimas do coração materno, trespassado de amarguras.

     O Messias redivivo, porém, observava a incompreensão de seus discípulos, como o pastor que contempla o seu rebanho desarvorado. Desejava fazer ouvida a sua palavra divina, dentro dos corações atormentados; mas, só a fé ardente e o ardente amor conseguem vencer os abismos de sombra entre a Terra e o Céu. E todos os companheiros se deixavam abater pelas idéias negativas.

     Foi então, quando, na manhã do terceiro dia, a ex- -pecadora de Magdala se acercou do sepulcro com perfumes e flores. Queria, ainda uma vez, aromatizar aquelas mãos inertes e frias; queria, uma vez mais, contemplar o Mestre adorado, para cobri-lo com o pranto do seu amor purificado e ardoroso. No seu coração estava aquela fé radiosa e pura que o Senhor lhe ensinara e, sobretudo, aquela dedicação divina, com que pudera renunciar a todas as paixões que a seduziam no mundo. Maria Madalena ia ao túmulo com amor e só o amor pode realizar os milagres supremos.

     Estupefata, por não encontrar o corpo, já se retirava entristecida, para dar ciência do que verificara aos companheiros, quando uma voz carinhosa e meiga exclamou brandamente aos seus ouvidos:

     — Maria!..

     Ela se supôs admoestada pelo jardineiro; mas, em breves instantes reconhecia a voz inesquecível do Mestre e lhe contemplava o inolvidável sorriso. Quis atirar-se-lhe aos pés, beijar-lhe as mãos num suave transporte de afetos, como faziam nas pregações do Tiberíades; porém, com um gesto de soberana ternura, Jesus a afastou, esclarecendo:

     — Não me toques, pois ainda não fui a meu Pai que está nos céus!...

     Instintivamente, Madalena se ajoelhou e recebeu o olhar do Mestre, num transbordamento de lágrimas de inexcedível ventura. Era a promessa de Jesus que se cumpria. A realidade da ressurreição era a essência divina, que daria eternidade ao Cristianismo.

     A mensagem da alegria ressoou, então, na comunidade inteira. Jesus ressuscitara! O Evangelho era a verdade imutável. Em todos os corações pairava uma divina embriaguez de luz e júbilos celestiais. Levantava-se a fé, renovava-se o amor, morrera a dúvida e reerguera-se o ânimo em todos os espíritos. Na amplitude da vibração amorosa, outros olhos puderam vê-lo e outros ouvidos lhe escutaram a voz dulçorosa e persuasiva, como nos dias gloriosos de Jerusalém ou de Cafarnaum.

     Desde essa hora, a família cristã se movimentou no mundo, para nunca mais esquecer o exemplo do Messias.

     A luz da ressurreição, através da fé ardente e do ardente amor de Maria Madalena, havia banhado de claridade imensa a estrada cristã, para todos os séculos terrestres.

 

***

 

     E por isso que todos os historiadores das origens do Cristianismo param a pena, assombrados ante a fé profunda dos primeiros discípulos que se dispersaram pelo deserto das grandes cidades para pregação da Boa Nova, e, observando a confiança serena de todos os mártires que se têm sacrificado na esteira infinita do Tempo pela idéia de Jesus, perguntam espantados, como Ernest Renan, numa de suas obras:

     — Onde está o sábio da Terra que já deu ao mundo tanta alegria quanto. a carinhosa Maria de Magdala?

 

Maria Madalena. Óleo sobre tela de José de Ribera

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jos%C3%A9_de_Ribera_024.jpg

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Descendo o Monte das Bem-Aventuranças às margens do  Lago de Tiberíades. Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Jesus crucificado. XII Estação da Via Sacra. Obra de Cândido Portinari. Foto Ismael Gobbo

Exposta na Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Batatais, SP

Jesus aparece a Maria Madalena. Óleo sobre tela de Alexander Ivanov.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_Ivanov_-_Christ%27s_Appearance_to_Mary_Magdalene_after_the_Resurrection_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]