Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 19 de abril de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/19-04-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/19-04-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/18-04-2016.htm

16-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/16-04-2016.htm

15-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/15-04-2016.htm

14-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/14-04-2016.htm

13-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/13-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

                              

 

Indiferença Espiritual

 

“(...) A fé religiosa, mesmo quando ingênua, transforma-se em ponte de luz que permite ao crente alcançar os píncaros da Espiritualidade, fruindo de paz e de esperança.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Libertação do Sofrimento 2ª ed. P.38   – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

  

 

 

 

 

 

 

                              

 

Indiferencia espiritual

 

...La fe religiosa, aunque sea ingenua, se transforma en un puente de luz que permite al creyente alcanzar los pináculos de la espiritualidad, gozando de paz y de esperanza.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Liberación del sufrimiento – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

  

 

 

 

 

  (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

...........................................

...............................

..........................

 

 

(Copiado de Febnet)

 

 

Alegoria representando o médium Chico Xavier psicografando mensagem do Espírito Emmanuel

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Chico_Psicografia_Emmanuel.jpg

 

 

Saudando Allan Kardec

 

 

“Kardec é o hífen de luz unindo os repositórios sagrados de todas as gerações. O seu esforço ainda é o trabalho permanente da evolução de toda a cultura humana no Evangelho de Cristo”. (Chico Xavier)

 

SAUDANDO ALLAN KARDEC

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 13. Página 69.

 

"Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a Verdade". Jesus João: 16-13.

 

Não ignorava Jesus que a Sua Mensagem padeceria o assalto das trevas.

Sabia que ao contato da poeira terrestre, converter-se-ia a fonte da sublime revelação em viciada corrente.

Não desconhecia que os homens se Lhe apropriariam do verbo santificante para situá-lo a serviço de paixões subalternas.

Anteviu as multidões enganadas e sofredoras, para as quais não mais se multiplicaria o pão do amor puro, confundidas pela penúria e pela discórdia.

Ele que rogara: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", pressentia as guerras de ódio que se desencadeariam na Terra, em nome do Evangelho Renovador.

E Ele que ensinara: "Perdoai setenta vezes sete", adivinhava que os homens acenderiam fogueiras de perseguição, trucidando-se reciprocamente, acreditando exaltar-Lhe a memória.

Quase ao despedir-se dos companheiros simples e fervorosos que o seguiriam mais tarde até à dilaceração e ao sacrifício, percebeu que os cérebros vigorosos da sombra viriam nos passos do tempo senhorear-Lhe o rebanho de corações singelos, estabelecendo entre eles dolorosa escravidão espiritual.

Previu que o nevoeiro da perturbação humana Lhe abafaria transitoriamente a Sementeira Divina e que, um dia, em Seu Nome, o forte oprimiria o fraco e o fraco revoltar-se-ia contra o forte, que muitos dos melhores trabalhadores do mundo coroar-se-iam de vaidade, à frente dos infelizes, e que os infelizes, sem exemplo para a regeneração necessária, desmandar-se-iam na loucura e na delinquência.

Foi por isso que, em marcha inquietante para o supremo testemunho de lealdade a Deus, apiedou-se de quantos Lhe estenderiam a Obra de Redenção e prometeu-lhes a vinda do Consolador "O Espírito da Verdade" que Lhe restabeleceria a esperança e aclararia a palavra.

Dezenove séculos caíram na cinza das horas e, fiel ao compromisso assumido, enviou Jesus à Terra o Explicador Anunciado na Doutrina Espírita, cuja bandeira libertadora vem partindo as algemas da incompreensão e do fanatismo no campo da Humanidade.

Eis porque, diante do primeiro centenário de "O Livros dos Espíritos", a chave sublime do Cristianismo Restaurado, reverenciamos Allan Kardec, o Apóstolo da Verdade e Mensageiro da Luz.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

Lião, França, 03-10-1804/ Paris 31-03-1869

 

 

 

Publicação preparada pela 13ª. URE em homenagem aos 159 anos de O Livro dos Espíritos. Curitiba, PR

 

 

(Recebido em email de Maria Helena Marcon)

 

 

Registro. Divaldo Franco - 12º Seminário Beneficente do MAP

 Rio de Janeiro, RJ

 

 

17 de abril  de 2016

 

 

    TEXTO: Maria Rachel Coelho Pereira

    FOTOS: Luismar Ornelas de Lima

 

O 12º Seminário Beneficente do MAP

 

O 12º Seminário Beneficente do MAP – Movimento de Amor ao Próximo – foi realizado no dia 17 de abril de 2016 na Casa de Espetáculos, Metropolitan, no Rio de Janeiro, e recebeu um público de mais de 4.300 pessoas, além dos  que assistiram pela TV FEB e Rádio Rio de Janeiro.

O Seminário também teve uma especial importância porque deu início às comemorações do centenário do nosso irmão,  Dr. Jorge Andréa. Foi anunciado um grande Encontro no dia 13 de agosto do corrente ano com o CEJA-Barra , às 14h , onde se fará oficialmente a comemoração desses 100 anos e o lançamento do  livro “ O Outro Lado da Matéria” desse grande cientista pioneiro da medicina do futuro. 

No início do Seminário foi transmitido um vídeo em homenagem aos irmãos recém desencarnados Jorge Viana e Heráclito.

Com o tema: “Conquista da Imortalidade”, o maior médium e orador espírita da atualidade, Divaldo Pereira Franco abriu o Seminário, dividido em dois módulos.  

Referindo-se ao Professor e Doutor Harry Price, de Oxford, que estabeleceu a parapsicologia como sendo a maior pesquisa da humanidade, pela audácia de penetrar nos escaninhos da vida transcedental, um dos mais notáveis pesquisadores na área dos fenômenos parapsíquicos, a humanidade estava saindo inevitavelmente das doutrinas mais avançadas para aquela que diz respeito ao ser verdadeiramente integral. Poderíamos dizer que o ser contemporâneo está saindo da astronáutica para a psiconáutica, através do nosso pensamento, na fonte geradora diretriz da vida, que é o cérebro, o grande decodificador, estamos diante de um desafio que faz parte do processo antroposociopsicológico da nossa evolução.

 

Divaldo Franco, recordou que desde os tempos mais remotos que a criatura humana se pergunta: A morte mata a vida? Num período remoto, onde a vida apresentava-se apenas no seu aspecto biológico, onde a criatura humana vivia dos três extintos básicos: comer, dormir e procriar até passarmos pelo nascimento da emoção e o medo que acercou o cérebro humano, para estabelecer os paradigmas da melhor maneira de viver, a interrogação  procurava uma resposta que ainda não se adequava a realidade. E hoje, graças as doutrinas mais avançadas das neurociências vamos constatar que a vida é de natureza imortal.

Divaldo citou que a Organização Mundial de Saúde há quatro anos que definia a saúde  como estado de bem estar fisiológico, emocional e mental, acrescentou o bem estar espiritual e há dois anos a Academia de Psiquiatria dos EUA, fazendo uma revisão no Código das doenças internacionalmente reconhecido constatou que o transe, até então, considerado de natureza patológica, na esquizofrenia, na epilepsia, e outros estados traumáticos, merece hoje estudos apurados da ciência, porque a vida não se restringe a massa cerebral. 

O mesmo, Dr. Price, estabeleceu que a matéria não é tudo. Que muito do que nós constatamos não é de natureza material e que a maioria das coisas em que nós acreditamos não é visível. Desta forma, existe um grande enigma entre a apresentação material e a realidade transcendente do ser. Divaldo relembra, então, o pensamento do notável filósofo latino Cícero, “ A história é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”.  O que levaria dezesete séculos depois, o notável cientista Lord Bacon, afirmar que uma filosofia superficial leva a mente humana ao materialismo, mas uma filosofia profunda conduz a mente humana a verdadeira religião.

E elucidando diversos  fatos mediúnicos ocorridos na História, o orador, demonstra que em todas as épocas da humanidade, os espíritos se comunicaram com os que se encontravam reencarnados.

Recorrendo a Heródoto de Halicarnasso, narrou a primeira pesquisa parapsicológica a respeito da imortalidade da alma, no século VII a.C.  na Lídia, país que hoje corresponde à Turquia, o homem mais rico do mundo, Creso, teve a  idéia de reunir os embaixadores no palácio e mandá-los a diferentes países para que entrassem nos templos, adquirissem intimidade com os sacerdotes e dentro de 100 dias apartir da data da saída de Sardes consultassem os deuses. A consulta era para saber se aqueles deuses eram autênticos ou não e sobre uma prática exótica realizada por Creso e impossível de se advinhar.  Os embaixadores foram voltando e narrando ao rei as respostas dos deuses. Somente os que voltaram do Templo de Delfos lograram obter dos deuses a resposta certa, coincidindo com o que fez o rei. Este é o primeiro fato paranormal da história.  

O conferencista continuou discorrendo sobre a mediunidade e descreveu o assassinato do Imperador Tito Lívio Domiciano, em Roma e o desencarne de Dante Aliguieri, em 1321. Fez um pequeno histórico sobre fatos mediúnicos ocorridos com relação à sua obra “A Divina Comédia”, quando um mês depois seu filho mais jovem, dormindo em outra cidade e lhe apareceu em sonho, seu pai, pedindo que fosse a  casa em que ele desencarnara e na parede encontraria um cofre onde estava a parte mais bela da Divina Comédia, quando, de fato, seu filho se deparou com os 13 cantos da Obra.

 Outra ocorrência mediúnica destacada pelo emérito orador foi a previsão do Papa Pio V no dia 5 de outubro de 1571 sobre a Batalha de Lepanto, considerada a mais notável Batalha de toda a humanidade até a 1ª Guerra Mundial. Os mouros que são vencidos e expulsos perpetuamente da Europa e agora os vemos retornando à Europa, pela Lei de Causa e Efeito. Se a causa é boa o efeito é edificante mas aquilo que fez o Papa Pio V  gerou um carma do ocidente em relação ao oriente. Roma entra em festa e só chegam notícias da vitória, 20 dias depois. A Batalha de Lepanto foi no porto de Corinto na Grécia e o papa estava em Roma. A Igreja Católica Apostólica Romana é que noticia o fato demonstrando a imortalidade da alma  e a paranormalidade da criatura humana.

 Mas se não fosse suficiente, em setembro de 1756, Emanuel Swedenborg, cientista sueco vê um incêndio devorando Estocolmo e as multidões desesperadas gritando em chamas. E ele estava na cidade de  Gotemburgo, distante de Estocolmo 508 km. O que se confirmou dois dias depois, pelos correios, a grande tragédia que quase destruiu Estocolmo. E apartir desse fato, Swedenborg transforma-se em clarividente e funda uma religião, a Nova Jerusalém.

 Não há na história quem possa duvidar, inclusive, Kant, grande filósofo, pesquisa arduamente para ver se não havia uma interpretação falsa e chega a conclusão que existem realidades que nos escapam e que há muita coisa que nós ignoramos em nosso conhecimento superficial da vida.

Divaldo lembra, ainda, que o Presidente americano Abraham Lincoln teve um sonho sobre sua própria morte e a visão que teve o Cardeal Eugênio Paccelli, do Papa Pio X, que lhe disse: venho em nome de Deus dizer-lhe que vais ser papa dentro de dias e se tornaria, por unanimidade de votos, o Papa Pio XII.  

Fatos notáveis, históricos, incontestáveis. E ignorados pelo Professor Price.

Divaldo passa a analisar a importância das crises e da dor, necessárias para as grandes transformações. Para que sobre elas edifique-se novos prédios de esperanças. Recorda dos danos que seu pai sofreu da grande crise de Wall Street, de 1929. Embora tenha nascido dois anos antes, seu pai era exportador da folha de tabaco e foi vítima  da crise de Nova Iorque, de uma hora para outra foi quase reduzido à miséria mas gerou uma família de lutadores: ...” aqui estou há 88 anos, lutando, porque a luta fortalece! O coqueiro que não quer ser arrancado pela ventania, dobra-se, a ventania passa e ele recupera a postura! É necessário sabermos dobrar-nos para permanecermos vivos!”...

 E concluindo o 1º módulo do Seminário, destacou  que no dia 18 de abril de 1857 nasce a nova aurora do mundo novo, e Allan Kardec, cientista emérito, porque realizou experiências  com aproximadamente mais de mil médiuns, que não dispunham de watsapp, telefone celular, nenhum meio de comunicação. Ele mandava a mesma pergunta a 50 médiuns e depois  cotejava as 50 respostas constatando a originalidade e a causa fundamental de onde venha aquela contestação, declarando que a morte não mata a vida e que o Espiritismo é uma ciência, que estuda a natureza, o destino dos espíritos e as relações que mantemos com eles aparece para enfrentar a crítica da cultura de então.

Essa ciência extraordinária, traz em seu bojo a investigação de laboratório e Allan  Kardec foi um eminente e frio investigador, não se deixando ludibriar pela astúcia dos mistificadores ou pela tendência daqueles que querem aparecer para satisfazerem seus egos. Ele omitiu seu nome, como grande educador, discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, para no anonimato apresentar a ciência que um dia uniria as pessoas na psiconáutica, na mediunidade que é uma faculdade que todos nós somos portadores em graus levemente diferenciados. Nasce a Filosofia Espírita que vai além da parapsicologia, que não tem uma filosofia de comportamento ético. A Filosofia Espírita diz: ao analisarmos o fato e constatarmos a origem, nós temos uma conseqüência filosófica, ético moral, que é a vida. Qual é o sentido da vida? Porque estamos aqui? Como escreveu o notável  Dostoiewski, na sua obra, O Idiota: A beleza salvará o mundo! Então Allan Kardec trouxe a beleza para o mundo colocando essa mensagem no Evangelho Segundo o Espiritismo: A dor é a benção que Deus reserva aos seus eleitos! Temos que agradecer as dores, das noites não dormidas, da incompreensão, do desgaste material, do dia a dia porque viver é desgastar o combustível, é gastar esse fluído cósmico que  nos dá beleza e sem qualquer masoquismo, ser feliz na dor!

Divaldo termina contando ao público que semana passada estava aplicando um passe numa senhora portadora de neoplasia maligna com metástase e ela chorava de dor quando lhe apareceu o filho desencarnado, pedindo-lhe: fale para mamãe que seja feliz agora sem os cravos da cruz, os cravos da cruz pertenceram a Jesus por nós e nós vamos nos encontrar e Divaldo lhe disse: a senhora chorou tanto pelo filho que viajou e agora que ele lhe espera com um ramalhete de flores, porque os cravos da cruz? Retire-os. E parta, alegre, pois que ele está aqui esperando pela senhora. Seja feliz! E ela desencarnou, e ele lhe estendeu as mãos e feliz foi com o filho.

Não deixemos que os cravos da cruz, as recordações negativas perturbem a beleza da nossa dor. Que soframos integralmente, que nos alegremos integralmente, que tenhamos altivez de viver integralmente, porque é nisso que consiste a vida. A Filosofia Espírita veio trazer essa marca: não existe um Deus em punição mas existe um Deus que é todo amor, que vela por nós. A dor é um fenômeno de desgaste. A dor física. O mal que fizemos a outrem, a nós próprios nos fizemos. E esse mal está vivo em nós como culpa que nos faz reencarnar com timidez, melancolia, transtorno do pânico que são os mecanismos expurgatórios. Quem de nós não sabe que a Lei é de amor, então, para quê o ressentimento? Para quê valorizar quem não nos quer bem? Nós nascemos para sermos felizes, então a proposta do Espiritismo é a proposta do Cristianismo primitivo, a volta do Homem de Nazaré,  esse homem extraordinário que dividiu a história, que a filosofia espírita nos proporciona nos dias de hoje. A nossa meta não é ganhar dinheiro, isso é um meio de chegar a nossa meta. A nossa meta é a imortalidade. Aqueles que nos anteciparam, voltam, vem ter conosco, esperam-nos, choram com nossas lágrimas, sorriem com o nosso bem estar e acima de tudo interferem junto a Deus para que a plenitude tome conta de nossas vidas.

Na segunda parte do seminário, o Semeador de Estrelas, iniciou mencionando as experiências do Dr. Michael Persinger, com tomografias computadorizadas, emissões de ondas eletromagnéticas, de pósitrons, nos lobos temporais. As pessoas submetidas a essas experiências teriam tido “visões” e sentiram presenças espirituais. O Dr. Persinger, descobriu, a existência de peculiar luminosidade, de um ponto de luz no interior do cérebro. O investigador resolveu, então, convidar o Dr. Vilayanur Ramachandran, pesquisador indiano, radicado nos EUA para fazer as suas experiências visando confirmar e ampliar o conhecimento até aquele momento sobre o ponto luminoso. Constatou o Dr. Ramachandran que ao pronunciar a palavra, Oh, my God, ou Deus, no idioma que fosse, aquele ponto luminoso fazia-se mais expressivo. Existe no cérebro humano, numa área próxima a glândula pineal uma certa luminosidade que oscila e deu a essa área o nome de “ O ponto de Deus ou ponto de luz no cérebro”. Dean Hamer, pesquisando a origem da vida humana, descobriu que uma das causas é a presença de Deus.

 Nesse momento do Seminário, Divaldo convida a todos a sonhar e menciona momentos emocionantes da vida de Francisco de Assis, destacando sua abnegação, seu amor ao próximo e à natureza, sua autoiluminação, suas dores. Que não era masoquismo, não era prazer em sofrer mas era prazer em amar, comove o mundo com palavras simples: Senhor, faze de mim um instrumento da tua paz ... e mudou os séculos XII e XIII e a humanidade até hoje. E ao falar da Úmbria fez a ternura tomar todo o auditório: ...” Oh, irmãs aves, não vedes que estou falando sobre Jesus”... E diz a tradição que as aves se calaram... Sentimos a doçura do Cristo!

 Ao final do Seminário, o  embaixador da paz no mundo discorreu sobre buscarmos o estado luminoso, que Jesus colocou de outra forma: O reino de Deus está dentro de vós! A solução do problema está dentro e não fora e não adianta fugir, mas amarmos, abrir-nos, vivermos intensamente mesmo diante da dor. Desenvolvermos o Cristo interno. Abordando a empatia sugeriu-nos que devemos realizar o bem ao próximo, nós cristãos, que sabemos da imortalidade da alma devemos buscar  e enxergar nossos irmãos invisíveis, aqueles que são desconsiderados e marginalizados pelos outros, para lhes tornarmos socialmente visíveis e dignificados. Devemos cuidar dos doentes e dos convalescentes. E a imortalidade da alma nos convida a todos a vivermos esse mundo novo, de uma nova Úmbria, da solidariedade, do respeito humano e do amor e é por isso que a Doutrina Espírita é uma religião, porque religa a criatura ao criador de quem está momentaneamente afastado. Não precisamos abandonar nossos postos para amarmos uns aos outros sempre e em qualquer circunstância. Nunca te arrependerás do bem que fizeres mas  se arrependerá do bem que deixar de fazer e que não lhe custa nada fazer. Após recitar o Poema da Gratidão, Divaldo foi ovacionado pelo público que se postou de pé.

TEXTO: Maria Rachel Coelho Pereira

    FOTOS: Luismar Ornelas de Lima

 

 

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

8º. Congresso Espírita Mundial

Lisboa, Portugal

 

 

 

 

EM DEFESA DA VIDA ...

ESTAMOS TODOS CONVIDADOS!

 

Sala Tejo no Meo Arena, Lisboa
capacidade limitada...

 

INSCREVA-SE!

 

 

Conheça Lisboa ...

     VIDEO

 

 

faltam apenas 6 meses ... 

abril 2016 

 

   Companheiro e Amigo,
 

Estamos a aproximar-nos rapidamente do 8º Congresso Espírita Mundial ... 6 meses apenas nos separam desse evento a que temos dedicado o nosso tempo e, de coração, nos entregamos para  concretizarmos os objetivos propostos para este grande encontro de almas afins.

Desta vez,  com o patrocínio do Lisboa Convention Bureau, colocamos ao vosso dispor o link de um vídeo sobre Lisboa, a cidade que acolherá este Congresso Mundial. Estamos certos que irá gostar de conhecer melhor esta bela cidade!

São já 24 o número de países de onde procederam as inscrições  e que perfazem mais de 80% da capacidade da sala.

O Programa abordará as várias temáticas relacionadas com o tema  "em defesa da vida" ... prevêem-se  3 dias de partilha de experiências, amizade e conhecimentos que nos enriquecerão a alma.

Os oradores candidatos que submeteram os trabalhos mais informativos em termos doutrinários, filosóficos e científicosassegurarão uma variedade de conferências e painéis de diálogo com interesse; os momentos culturais, selecionados criteriosamente, pela qualidade dos seus intérpretes e adaptação ao tema do Congresso, acrescentarão as marcas da beleza e dos sentimentos...

Se é sua intenção estar presente, apresse-se a fazer a sua inscrição -  recordamos que o Congresso terá lugar na sala Tejo do Meo Arena e que esta tem uma capacidade limitada;  evite a desagradável surpresa de já não poder participar!

Aguardamo-vos a todos,  neste país de belezas ímpares e tradições comuns a tantos outros cantos do mundo...
Estamos todos convidados!


Vitor Mora Féria  
Coordenador Geral

 

 

(Informações do site http://us11.campaign-archive1.com/?u=42a7d7cbdd3f48669bc4de1c3&id=c86490db45&e=1d0ef637a4)

Jardim da Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

Reuniões Mediúnicas: em busca da qualidade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

USE/SP: Laboratório de Comunicação.

Tema: Jornal Mural e Cartazes. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

XX Semana de Kardec. C.E. André Luiz. Guará I

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 2

Se não desejar receber este boletim semanal, envie-nos a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , que muito agradeceremos.


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e  de João Marchesi Neto)

 

 

XIV Simpósio sobre a Visão Espírita da Família

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araujo)

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ALFREDO FAIM

 

de São José do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 20 de abril, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Há um século

 

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade.

Lição nº 52. Página 125.  

 

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.

Fazia frio.

Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.

A pressão aumentava...

Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.

Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gaby -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.

O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu:

“Sr. Allan kardec:

Respeitoso abraço.

Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.

Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.

Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal.

Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.

Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.

Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...

A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.

Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.

Minhas forças fugiam.

Namorava diversas vezes o Rio Sena e acabei planejando o suicídio.

“Seria fácil, não sei nadar” – pensava.

Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia.

Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a Ponte Marie.

Olhei em torno, contemplando a corrente...

E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.

Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.

Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça de poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso.

“Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. -  A. Laurent.”

Estupefato, li a obra - “ O Livro dos Espíritos” - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver.

Ainda constavam da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.

O Codificador desempacotou, então, um exemplar de “O Livro dos Espíritos” ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme: - “Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier.”

Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...

Conchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.

Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...

Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.

Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...

O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima...  

 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, divulgador de Belo Horizonte, MG)

 

 

Ponte Marie e o Rio Sena. Paris, França.  Foto Lucas Gobbo

 

 

 

A regeneração, a misericórdia e o amor de Deus preexistem a nós

 

 

Publicado originalmente no

Jornal O Tempo, de BH, MG.

18/04/16

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

Os atributos e as decisões de Deus são sempiternos, permanentes, sempre presentes e imutáveis. Assim, antes de sermos criados, nossa regeneração, o amor e a misericórdia da parte de Deus para conosco já existiam. Não foi, pois, por obras boas praticadas por nós, mas de fato de graça, pois ainda não existíamos. Porém, podemos receber agora essas benesses gratuitas de Deus bem ou mal, pois isso depende de nosso livre-arbítrio. E para recebê-las bem, temos que vivenciar o evangelho. Sim, pois Jesus não veio perder o seu tempo de trazê-lo para nós.

Sobre isso, vejamos um texto da carta de são Paulo a Tito (3: 5). E, para deixarmos mais claro seu conteúdo, fazemos uns parêntesis: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós (pois ainda não existíamos), mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (nosso que se purificou)”. “Nosso corpo é santuário de um Espírito Santo” (1 Coríntios 6: 19). O lavar regenerador feito pela nossa vivência evangélica leva-nos a nossa regeneração, evolução, aperfeiçoamento por meio da palingenesia (período das reencarnações), por meio do evangelho de Jesus Cristo. E, por oportuno, são Paulo não conheceu o Espírito Santo do dogma trinitário, que só foi criado mais tarde pelos teólogos. (Mais detalhes em meu livro “A Face Oculta das Religiões”, lançado também em inglês nos Estados Unidos).

A nossa regeneração, como já foi dito, já aconteceu. E cabe a nós, agora, fazermos a nossa parte, em nossa peregrinação terrena durante as reencarnações através da vivência do evangelho. Aliás, a nossa regeneração, no citado texto paulino, significa exatamente a concretização da nossa moral cristã baseada no ensino moral do evangelho.

Ora, se a nossa regeneração vem de Deus, mas se completa por meio da prática do evangelho, como acabamos de ver, mas se mais alguma coisa ainda nos falta, para que ela se concretize tornando-se uma realidade atualizada lá no final dos tempos, no juízo final, é a nós mesmos que cabe fazermos o que nos falta, pois, realmente, Deus e Jesus já fizeram tudo o que lhes cabia fazer e do melhor modo possível. E, agora, é mesmo conosco. Ou vamos seguir uma religião da preguiça?

Nós fomos criados por Deus semelhantes a Ele, em espírito e em perfeição. Mas essa perfeição foi só em estado de potencialidade ou de semente. E estamos procurando concretizar essa semelhança, não a igualdade, com Deus, por meio da palingenesia (período das reencarnações), ao longo dos milênios. Mas atentemos para o fato de que, com somente uma vida terrena, nós não conseguiríamos nem começar a construir essa semelhança com Deus, a qual é a nossa longa regeneração. Por isso, precisamos mesmo de muito tempo, ou seja, de muitas reencarnações para realizarmos essa nossa regeneração com o lavar regenerador do nosso próprio Espírito Santo.

E aqui nos vem uma pergunta: Se houvesse uma vida só terrena para o nosso Espírito Santo ser lavado por meio da nossa real vivência do evangelho, como ficaria uma pessoa que morresse ainda criança ou até nascesse já morta? Não vale dizer que se trata de um mistério de Deus, explicação essa dada pelos teólogos para justificar a criação por eles, e não por Deus, de doutrinas misteriosas e confusas!

PS: “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista: www.tvmundomaior.com.br e parabólica digital.

 

 

 

Cristo na casa da Marta e Maria. Óleo sobre tela de Diego Velázquez

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_in_the_house_of_Marthe_and_Marry_V%C3%A9lazquez.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]