Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/12-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/12-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/11-08-2016.htm

10-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/10-08-2016.htm

09-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/09-08-2016.htm

08-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/08-08-2016.htm

06-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/06-08-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 


 

 

 

 

 

 

Filhos alheios

 

 

“(...) Com Jesus aprendemos que o amor deve enfrentar os desafios da dificuldade, robustecendo-se na fé e servindo com as mãos da caridade até a plenitude, quando o homem, rege­nerado, estará numa Terra feliz que ele mesmo edificará.

Contemplarás, então, a gleba humana ditosa e te ale­grarás pelo quanto contribuíste para que ela se fizesse plena.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  SOS Família , 18ª ed. - p. 134 -editora, LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Hijos  ajenos

 

 

...Con Jesús, aprendemos que el amor debe enfrentar los desafíos de la dificultad para fortalecerse en la fe, y servir con las manos de la caridad hasta la plenitud, cuando el hombre -rege­nerado- estará en una Tierra feliz que él mismo edificará.

 

Contemplarás, entonces, la gleba humana dichosa, y te ale­grarás por todo lo que hayas contribuido a que ella se tornase plena.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco - Libro SOS Familia - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

...................................

.............................

.....................

Continuação

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Touro Ápis do Serapeum de Saqqara. 30ª. Dinastia. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

Vida abundante

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Quando criança, conta o escritor Ardis Whitman, vivia numa aldeia da Nova Escócia, no Canadá. Certa feita uma senhora, mãe de família, morreu. O marido, alcoólatra irresponsável, cuidava pessimamente dos filhos. Passavam até fome!

            Compadecida daquela situação, piedosa mulher resolveu ajudar. Com autorização paterna, recolheu o filho mais débil e doente.

            Era uma viúva pobre e inculta, mistura precária para a heroica empreitada de salvá-lo. Não obstante, possuía o mais importante – amor e energia! Em pouco tempo o menino literalmente desabrochou, sustentado por seu zelo e carinho, mas algo o perturbava. Estranho e tímido, as crianças zombavam dele! Um dia ela encontrou a garotada brincando, enquanto o filho, discriminado, choramingava num canto. Disse-lhe que fosse para casa. Depois falou com as crianças:

            – Neste exato momento está sendo decidido se meu menino será alguém ou não. Estou fazendo tudo por ele, porém cada vez que consigo empurrá-lo um bocadinho para frente, vocês o mandam de volta! Não querem que ele viva?! Que cresça, que seja forte e feliz?!

A criançada a olhava, aturdida. Jamais alguém lhes falara assim! Um dos garotos perguntou-lhe o que queria que fizessem.

– Conversem com ele! Brinquem! Não o deixem de lado!

Comenta Whitman que nunca esqueceu o episódio. Foi seu primeiro contato com algo espantoso: todos possuímos o poder de edificar ou destruir as pessoas de nossa convivência. Influenciamo-nos uns aos outros como o sol e a geada sobre um campo verde. Há pessoas com o talento infeliz de sugerir uma existência sem finalidade nem esperança. São severas e frias. Matam o sonho, paralisam a esperança e mutilam a alegria.

            O marido que zomba dos esforços da mulher para aprender a cozinhar: – Está horrível! Você não vai aprender nunca! Desista!

            A mulher que critica acremente o marido desempregado: – Você não tem jeito! É um fracassado congênito. Não presta para nada!

O professor mordaz diante do aluno: – Sua redação está horrível. Falta conteúdo. Há erros primários, letra de debilóide.

            Esses agentes do pessimismo e da má vontade projetam horizontes sombrios. Diante deles sentimo-nos incompetentes para enfrentar a vida, menores e menos capazes do que julgávamos.

            Mas há também pessoas maravilhosas e inesquecíveis que doam vida. Com elas crescemos e nos renovamos.  Transmitem poderosa energia. O teatrólogo Edward Sheldon, figura lendária nos palcos de Nova York, era assim. Tinha o dom de doar vida! Aos trinta anos foi atacado por uma artrite progressiva que o paralisou por completo e acabou por torná-lo cego.

            Normalmente, um doente em tão desoladora situação ficaria entregue a uma existência vegetativa, ansiando pela morte. Mas em Sheldon havia muito amor à vida! Tanto amor que transformou sua provação em glorioso ensejo para transmitir preciosa lição: É possível enfrentar com serenidade a adversidade, por mais terrível pareça.

            Atraídos por aquele espírito indômito, disposto a viver embora, aparentemente, só lhe restasse morrer, muitos o visitavam, em peregrinação constante. Sheldon a todos escutava com absoluta atenção, interessado, animador. Censurava, quando necessário. Sofria com as tristezas dos visitantes, alegrava-se com suas menores alegrias… Sobretudo, exigia deles o melhor de que eram capazes, ensinando-os a amar a vida e a viver intensamente, fazendo o melhor. Alguém disse a seu respeito:

            – Saíamos revigorados e estimulados do quarto de Sheldon, com cem novos caminhos abertos ao espírito e a tranquila certeza de que dispúnhamos de tempo infinito que chegava para percorrer a todos.

            Pessoas assim livram-nos do ceticismo, do enfado, do desinteresse. Derrubam a apatia que toma conta de nós com o passar do tempo. São abençoadas doadoras de vida, aquela vida abundante a que se referia Jesus, característica do verdadeiro cristão.

 

Edward Sheldon.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edward_Sheldon_cph.3b12047.jpg

 

 

Registro. Agradecimiento 1º Encuentro Regional Sudamericano Oeste - Lima 2016

 

 

Queridos hermanos:

Profundamente agradecidos a la Espiritualidad Superior por el espíritu de fraternidad que se vivió el pasado fin de semana durante el 1º Encuentro Regional Sudamericano Oeste, "Fortaleciendo las bases del Centro Espírita", les hacemos llegar imágenes en una breve presentación, que ilustran momentos memorables del evento.

Asimismo, reiteramos nuestro agradecimiento a los Coordinadores del CEI Sudamérica, Fabio Villarraga y Eduardo Dos Santos, así como a las monitoras Anyela Núñez y Claudia Silva, por los esclarecimientos brindados.

Con votos de paz,

Unión Espírita Kardecista

(Informação recebida em email de  Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

 Palestra no Grupo Espírita União Fraterna

Ribeirão Preto, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 Homenagem para Dr. Bezerra de Menezes

Três  Lagoas, MS

 

 

 

DR. BEZERRA DE MENEZES SERÁ HOMENAGEADO NO Grupo DA FRATERNIDADE ESPÍRITA  JOSÉ GROSSO E MARIA JOÃO DE DEUS
                                         
O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas (MS), promoverá na sexta- feira. dia 26 de agosto, às 19 horas, palestra

 com Fiscal tributário Paulo Cesar Rodrigues.
A palestra será toda ela voltada para os postulados  da Doutrina espírita, lembrando a vida e a missão do Médico dos Pobres, Dr. Bezerra de Menezes.
No início da parte artística, o professor Luís Otávio vai fazer a apresentação musical, com suas flautas mágicas,.
Paulo Cesar Rodrigues nasceu   em Três Lagoas, em 22 de novembro de 1957, Filho do saudoso casal Sebastião Rodrigues Sandovete e Afonsina Freitas Rodrigues (Pioneiro no transporte de Três Lagoas),palestrante é Formado em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas) e Ciências Econômicas pela Universidade de Marília (SP). Ele  reside na Rua Sebastião dos Santos, 123, Santos Dumont, Tês Lagoas. É pai de Paulo Cesar Rodrigues Júnior, Bruno Freitas Rodrigues e Angélica Rodrigues da Silva.
É fiscal tributário estadual junto à Secretaria da Fazenda de Mato Grosso do Sul desde 1979, e agora aposentado desde maio passado.
Paulo Cesar Rodrigues é também coordenador da União Regional Espírita de Três Lagoas, órgão vinculado à Federação Espírita de Mato Grosso do Sul
 
RESUMO BIOGRÀFICO:Dr.Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti
Dr.Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Em 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade. Diplomou-se, em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No dia 6 de novembro de 1858, casou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda, que faleceu em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos (em de 3 anos e um de 1 ano).
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.
A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.
Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita.
Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil
BEZERRA DE MENEZES - BIOGRAFIA
Nome: Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.
Natural: Riacho do Sangue - CE
Nascimento: 29 de agosto de 1831
Desencarne: 11de abril de 1900
Profissão: Médico, Redator e político (vereador, prefeito, deputado e senador)
Família: 1ª esposa - Maria Cândida de Lacerda (desencarnou em 24 de março de 1863) com quem teve dois filhos; 2ª esposa - Cândida Augusta de Lacerda Machado com quem teve sete filhos.
Obras literárias: A casa assombrada; A loucura sob novo prisma; A Doutrina Espírita como filosofia teogônica (Uma carta de Bezerra de Menezes); Casamento e mortalha; Pérola Negra; Evangelho do Futuro. Também traduziu o livro Obras Póstumas de Allan Kardec.
Descendente de família antiga no Ceará ligada à política e ao militarismo, foi educado segundo padrões rígidos e princípios da religião católica. Aos sete anos de idade entrou para a escola pública da Vila Frade, aprendendo os primeiros passos da educação elementar. Em 1842 sua família muda-se para o Rio Grande do Norte, em conseqüência de perseguição política. Matriculou-se na aula pública de latinidade na antiga vila de Maioridade. Em dois anos preparou-se naquela língua de modo a substituir o professor.
Em 1846, a família novamente se muda para o Ceará, fixando residência na capital. Entrou para o Liceu, ali existente, e completou seus estudos preparatórios como o primeiro aluno do Liceu. No ano de 1851, o mesmo da morte de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando no ano seguinte, como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Para poder estudar, dava aulas de Filosofia e Matemáticas. Doutorou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina, defendendo a tese: "Diagnóstico do cancro". Candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória "Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento", sendo empossado em 1º de junho de 1857. Em 1858 foi nomeado "cirurgião-tenente" . Também sendo, no período de 1859-61, redator dos "Anais Brasilienses de Medicina" da Academia Imperial de Medicina.
Casou-se com Maria Cândida de Lacerda, em 6 de novembro de 1858, que faleceu a 24 de março de 1863, deixando-lhe 2 filhos.
Em 1861 inicia sua carreira política, foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro, tendo que demitir-se do Corpo de Saúde do Exército. Na Câmara Municipal da Corte desenvolveu grande trabalho em favor do "Município Neutro", na defesa dos humildes e necessitados. Foi reeleito para o período de 1864-1868. Retornou à política no período de 1873 à 1881, ocupando várias vezes as funções de presidente interino da Câmara Municipal da Corte, efetivando-se em julho de 1878, cargo que corresponderia ao de prefeito nos dias atuais, nunca obtendo favores do governo para as suas candidaturas. Foi eleito deputado geral do Rio de Janeiro de 1867, no entanto a Câmara foi dissolvida no ano seguinte e o Dr. Bezerra só exerceria o papel de deputado no período de 1878 à 1885, sem jamais ter contra ele qualquer ato que desabonasse sua vida pública.
Criou a Companhia de Estradas de Ferro Macaé a Campos, e construiu aquela ferrovia vencendo inúmeras dificuldades. Empenhou-se na construção da via férrea de Santo Antônio de Pádua, foi diretor da Companhia Arquitetônica e presidente da Carris Urbanos de São Cristóvão. Ao longo da vida acumulou inúmeros títulos de cidadania.
Durante a campanha abolicionista com espírito prudente e ponderado escreveu "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extinguí-la sem danos para a Nação". Expôs os problemas de sua terra, no estudo "Breves considerações sobre as secas do Norte". Escreveu ainda biografias sobre homens célebres. Foi redator de "A Reforma" órgão liberal na Corte, e redator do jornal "Sentinela da Liberdade", concluindo sua carreira política no ano 1885.
Conheceu o Espiritismo no ano 1875, através de um exemplar de O Livro dos Espíritos, oferecido pelo seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos. Lançado em 883 o "Reformador", tornou-se seu colaborador escrevendo comentários judiciosos sobre o Catolicismo. No dia 16 de agosto de 1886, ante um auditório de pessoas da "melhor sociedade", proclamava solenemente a sua adesão ao Espiritismo, tendo inclusive direito à uma nota publicada pelo jornal "O Paiz" em tons elogiosos.
Passou então a escrever livros que se tornariam célebres no meio espírita. Em 1889, como presidente da FEB, iniciou o estudo metódico de "O Livro dos Espíritos". Traduziu o livro "Obras póstumas". Durante um período conturbado do movimento espírita manteve-se afastado do meio tendo hábito somente a freqüência ao Grupo Ismael no qual eram estudadas obras de Kardec e Roustaing., enquanto a FEB declinava por problemas financeiros. Foi convidado a assumir a presidência FEB, cuja conseqüência foi a vinculação da Federação ao Grupo Ismael e a Assistência aos Necessitados. Nesta ocasião foi redator-chefe do Reformador. Defendeu o direitos e a liberdade dos espíritas contra certos artigos do Código Penal. Presidiu outras instituições espíritas e terminou esta existência no dia 11 de abril de 1900, recebendo na primeira página de "O Paiz" um longo necrológico, chamando-lhe de "eminente brasileiro", e honras da Câmara Municipal da Corte pela conduta e pelos serviços dignos.

Vejam vereadores históricos – câmera rio de janeiro RJ
Jornalista Luiz Correa

(Informação recebida em email de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 

 

57ª. Semana Espírita de

Nilópolis, RJ

 

(Informação em  https://www.facebook.com/148996958546009/photos/gm.1726639260929096/932413900204307/?type=3&theater )

 

 

I Encontro de Jovens Espíritas de

Diadema, SP

 

Encontro de Jovens.png

 

 

 

(Informação recebida em emails de Divulgação Luz e Amor [[email protected]] e de Ademir Mendes)

 

 

Programação do Mês Espírita de

Americana, SP

 

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/t31.0-8/q81/s960x960/13925563_1156986097695049_2617051718712003918_o.jpg

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

 

 

 2º. Encontro Acadêmico de Saúde & Espiritualidade

Aracajú, SE

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Palestra com Dr. Andrei Moreira

Santos, SP

 

 

 

A Associação Médico Espírita de Santos (AME-Santos) convida, no dia 13 de agosto, sábado, a partir das 14h, para a palestra Cura e Autocura: uma visão médico-espírita, com Dr. Andrei Moreira, na Universidade Santa Cecília. Na ocasião, o palestrante aborda o desafio das doenças de qualquer natureza e aos que buscam a conquista da saúde, ansiando a responsabilização pessoal perante a vida, bem como àqueles que trabalham curando a si mesmos por meio do auxílio à cura dos outros, em um caminho terapêutico de auto-encontro e desenvolvimento pessoal.
    “Cura e autocura – uma visão médico-espírita”, também título de um livro escrito pelo palestrante, estará à disposição para aquisição do público e fala da grandeza do homem como filho de Deus, em sua busca de encontro consigo mesmo e com o Pai, em si e em torno de si. Apresenta-nos a leitura do processo de saúde e adoecimento à luz da reencarnação, da lei de causa e efeito e da lei do progresso. Nessa visão, saúde e doença atestam estágios de aprendizado no processo evolutivo, que refletem o grau de consciência do espírito imortal e seu nível de integração ao amor, síntese das leis divinas.

            Andrei Moreira é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerias. Especializado em Homeopatia. Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG), desde 2007. Preceptor do Internato em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Alfenas, campus BH, desde 2008. Integra, desde 2005, uma equipe do Programa de Saúde da Família, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Participa ativamente do movimento espírita nacional e internacional, proferindo palestras e seminários. Integra equipes de atendimento a pacientes com a metodologia médico-espírita na AMEMG.

 

Mais informações pelo email: [email protected] // Facebook: AME-Santos // Twitter: ame_santos

Site: www.amesantos.net.br.

 

Palestra com Dr. Andrei Moreira – Cura e Autocura: uma visão médico-espírita

Data: 13 de agosto de 2016 (sábado)

Horário: 14h

Local: Universidade Santa Cecília

           Rua Osvaldo Cruz, 266 – Bloco D – 4 ºandar (anfiteatro)

            Boqueirão – Santos

Entrada gratuita

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Lançamento do livro da AME Brasil em

Campo Grande,  MS

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 I Seminário Médico-Espírita de

Mossoró, RN

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Palestras programadas para

Matão,   SP

 

 

(Informação recebida em email de  [email protected])

 

 

 

Saúde e espiritualidade em Pernambuco

Recife, PE

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário no Templo Espírita Vicente de Paulo

Franca, SP.

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Cobem Play - O Novo Canal da Cobem

Salvador, BA

 

 

VOCÊ é o nosso convidado a acessar e se inscrever no Cobem Play

 

Cliquem no link - www.youtube.com/c/CobemPlay

 


 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 

 

 Pinga Fogo com Dr. Andrei Moreira

Santos, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 4º. Encontro de Saúde e Espiritualidade

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Programação de palestras com Cosme Massi  - Europa 2016

Londres,  Oslo,  Zurique


 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

15º. Encontro Espírita Nacional

Amsterdã, Holanda

 

Queridos amigos,

 

É com grande alegria que o Conselho Espírita Holandês lhes convida a participar do nosso 15o Encontro Espírita Nacional.

 

Nesse ano teremos a honra de receber o senhor Godinho - atual presidente da Federação Espírita Brasileira. Ele trabalhará o tema - A Vivencia da Caridade - numa palestra pela manhã e uma dinâmica no período da tarde.

 

Como sempre procuramos trazer temas atuais, que nos ofereça mais ferramentas para melhor viver e conviver no mundo e momento/contexto em que estamos inseridos. Temas para toda a família e para todos aqueles que procuram se desenvolver e melhorar como seres humanos.

 

Portanto, venham participar conosco nesse momento único de luz e aprendizado. Tragam os familiares, amigos e aqueles interessados. E, divulguem essa oportunidade. Em paralelo teremos também atividades para crianças e jovens de 5 a 18 anos trabalhando o mesmo tema dos adultos.

 

Para mais informações vejam os folders em anexo ou visite o nosso site www.nrsp.nl para informações e inscrições.

 

Aguardamos vocês!

 

Abraços fraternos,

Equipe NRSP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de  Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

26º. Feirão Beneficente pró Mansão do Caminho

Rio  de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de  Helena Alves [[email protected]])

 

 

 

Almoço na Creche Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Diadema, SP

 

cid:image001.jpg@01D1EF4F.70CDB7C0

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Na fonte do b em

 

 

 

 

NA FONTE DO BEM

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Palavras de Vida Eterna. Lição nº 129. Página 274.

 

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos...” Paulo – Gálatas, 6:19.

 

Muita gente só admite auxílio eficiente, quando o dinheiro aparece.

Entretanto, há serviços que o ouro não consegue remunerar.

Há vencimentos justos para os encargos do professor; todavia, ninguém

pode estabelecer pagamento aos sacrifícios com que ele abraça os

misteres da escola.

Existem honorários para as atividades do médico; no entanto, pessoa

alguma logrará recompensar em valores amoedados o devotamento a que se

entrega o missionário da cura, no socorro aos enfermos.

Não se compra estímulo ao trabalho.

Não se vende esperança nos armazéns.

O sorriso fraternal não é matéria de negócio. Gentileza não é artigo de mercado.

Onde a vida te situe, aí recolherás, todo dia, múltiplas ocasiões de

fazer o bem.

Nem sempre movimentarás bolsa farta para mitigar a penúria alheia, mas

sempre disporás da frase confortadora, da oração providencial, da

referência generosa, do gesto amigo.

O Apóstolo Paulo reconhece que, às vezes, atravessamos grandes ou

pequenos períodos de inibições e provações, pelo que nos recomenda:

“enquanto temos tempo, façamos o bem a todos”; contudo, mesmo nas

circunstâncias difíceis, urge endereçar aos outros o melhor ao nosso

alcance, porque segundo as Leis da vida, aquilo que o homem semeia,

isso mesmo colherá.

 

Antônio Sávio de Resende - Tonhão

email’s: [email protected]; [email protected]; [email protected];

 

*“Não precisas procurar adivinhos para saber o que te espera, nem

necessitas daqueles outros que te descubram o passado que já conheces pelas próprias tendências. A vida é o presente vivo e imperecível. Na tela das horas, somos o ontem que se foi e seremos o amanhã que virá. A semente plantada resume todas as nossas cogitações em torno do porvir. Terás o que cultivas. Não colherás figos na macieira e vice-versa. Ciente de que todos os pensamentos e atos são sementeiras de destino, seleciona o material que consideres adequado à tua felicidade e centraliza-o no serviço do bem aos semelhantes. Do que deres presentemente, recolherás os resultados depois. O futuro começa agora. Cede hoje à vida o que possuas de melhor e, amanhã,aquilo que a vida tenha de melhor te responderá”. Emmanuel & Chico Xavier.

Livro: Jóia. Lição: Em torno do futuro. *

 

 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

 

Gandhi oferecendo 15 minutos de massagem diária a um leproso no “Sevagram Ashram” em 1940.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi#/media/File:Gandhi_leper.jpg

 

 

Os braços de meu pai

 

 

 

Haverá lugar mais seguro no mundo, do que os braços de meu pai?

Haverá abraço mais forte, presença mais certa, do que a certeza de meu pai?

Depois de partir tantas vezes, depois de lutar tantas vezes, haverá outro lar para onde eu possa voltar, senão para a mansão do coração de meu pai?

Haverá professor mais dedicado, médico mais experiente, conselheiro mais sábio do que esse?

Haverá olhos mais zelosos, ouvidos mais atentos, lágrimas mais sentidas, sorrisos mais serenos do que os dele?

Existirá mais alguém no mundo que lute por mim como ele? Que se esqueça de suas necessidades pensando nas minhas? Que esteja lá, em qualquer lugar, a qualquer hora, por seu filho?

Existirá mais alguém no mundo que renuncie a seus sonhos pessoais por mim, e que chegue até a tornar os meus sonhares os seus próprios, por muito me amar, e por muito querer me ver feliz? Existirá alguém?

Raros são os corações como o dele. Raros como a chuva durante a estiagem. Raros como o sol nas noites eternas dos polos terrenos.

*   *   *

Nossos pais são únicos. São dessas almas que Deus, em Sua bondade sem fim, coloca em nossas vidas, para torná-las completas.

Nossos pais são únicos. São as estrelas que permanecem no firmamento, dando-nos a beleza e a luz da noite, sem nada exigir em troca.

São tão valorosos que, mesmo após se tornarem invisíveis aos olhos, e serem vistos apenas em fotografias e sonhos, continuam conosco, com o amor de sempre, com o abraço seguro de todas as horas.

*   *   *

É por tudo isso que preciso lhe dizer, pai, não somente hoje, mas em todas as manhãs que a vida me proporcionar, que se meus passos são mais certos hoje, é porque souberam acompanhar os seus; que se hoje sou mais responsável, é porque minha responsabilidade se espelhou na sua; e que se hoje sonho em ser pai, é porque tive em você a maior de todas as inspirações.

Não sabemos ao certo o tempo que estaremos juntos, aqui, nesta jornada, mas saiba que nada me fará mais feliz no futuro do que reencontrá-lo, tantas e tantas vezes, em tantas e tantas vidas, porque jamais existirá lugar mais seguro no mundo do que os seus braços, meu pai querido.

Minhas preces têm em seus versos o seu nome.

Meu espelho tem as feições que seu semblante me emprestou.

Minha fé tem a sua certeza, a sua confiança.

Meu coração tem as sementes das suas virtudes, e o livro da história de minha felicidade tem, em todas suas páginas, a palavra pai.

Redação do Momento Espírita, com base no poema
 
Os braços de meu pai, de autoria desconhecida.
Em 11.8.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 São José com o Menino Jesus.  Óleo sobre tela de Guido Reni.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/Guido_Reni_-_St_Joseph_with_the_Infant_Jesus_-_WGA19304.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]