Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 27 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/27-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/27-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/26-08-2016.htm

25-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/25-08-2016.htm

24-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/24-08-2016.htm

23-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/23-08-2016.htm

22-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/22-08-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

O rio de luz. Pintura de Frederic Edwin Church

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Frederic_Edwin_Church#/media/File:Frederic_Edwin_Church_El_Rio_De_Luz.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Delinqüência

 

    Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

    Livro: Escrínio de Luz. Lição nº 45. Página 119.

 

    Examinando de frente os erros e deficiências que ainda nos

caracterizam a tela social no caminho humano, o delinquente confesso é, quase sempre, o fruto envenenado que advertidamente ajudamos a surgir e amadurecer, na plantação de nossos próprios desajustes.

    Antes de sentenciá-lo a penas de efeitos imprevisíveis, deixa que a compaixão te inspire o juízo inseguro, para que te não falte a bênção da piedade no dia em que a sombra te venha bater à porta.

    Lembra-te de que, diante da Lei, a criminalidade não é apenas aquela que comparece à barra dos tribunais que o mundo improvisa...

    Recorda quantas vezes, aniquilamos a esperança do companheiro com a palavra insensata, em quantas ocasiões teremos eliminado a lavoura promissora da fé no espírito dos semelhantes com a lâmina do mau exemplo e rememora as múltiplas estradas em que a alegria dos outros terá desaparecido ao contato dos raios destruidores de nossa intemperança mental.

    Não olvides o furto impensado que em muitas circunstâncias impomos a quem trabalha na fraternidade e na paz, subtraindo-lhe o tempo; relaciona o roubo da tranquilidade e do pão que infligimos a todos os que nos sofrem a pressão do egoísmo e não te esqueças da lama invisível que, em tantas ocasiões, arremessamos, inconscientes e irresponsáveis, ao nome alheio, quando aderimos sem perceber ao propósito escuso de quantos navegam na corrente lodosa de que se derramam injúria e maledicência.

    Diante do irmão que a penitenciária corrige ou que o cárcere acolhe, meditemos na Misericórdia Divina que nos impediu a delinquência direta, sempre viva em potencial nas nossas emoções enfermiças e, em testemunho de gratidão e de entendimento, sejamos para o amigo na prova do reajuste, o Cirineu que ajuda e compreende, para que sejamos, em verdade, com a lição de Jesus.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio; Belo Horizonte, MG)

 

Barrabás em aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Barabbas#/media/File:Barabbas_(James_Tissot).jpg

 

 

 

Você é uma Boa Notícia em sua família?

 

 

 

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Extraído do livro Ser feliz em família, de Wellington Balbo e Pedro Camilo.

 

 

Allan Kardec ensinou que “Fora da caridade” não há salvação. Pois bem, entenda-se salvação aqui não no sentido literal, mas como uma maneira leve de se viver, que permite a paz de consciência e fé no futuro. Logo, aquele que pratica a caridade está salvo, portanto, com sua consciência em paz, podendo, aliás, dormir o “sono dos justos”.

Mas, o que seria caridade, já que ela estende-se ao infinito e vai desde doar uma cesta básica ao necessitado até um simples e terno sorriso dirigido ao amigo aflito. E, mais: a quem praticar esta caridade para sermos salvos?

Encontramos belo e farto material pertinente a caridade em O Evangelho segundo o Espiritismo. Basicamente são duas formas de caridade: material e moral. A caridade material é a mais simples de ser feita, porém, não menos valorosa. Um dinheiro que ofertamos ao pedinte, uma carona a quem necessita, um lanche oferecido ao faminto são maneiras de praticar a caridade material.

Já a caridade moral é um pouco mais complexa, porquanto mexe com pontos mais densos de nosso ser. Como calar em face da acusação impiedosa? Como deixar de comentar sobre as impertinências de alguns familiares nos famosos churrascos de família? Teríamos a generosidade necessária para orar por aqueles que nos prejudicaram?

Perceberam porque a caridade moral é a mais difícil de ser praticada?

Já respondemos, então, o que é caridade, esta abençoada capacidade que nos proporciona a paz de consciência.

Agora respondamos: a quem praticar esta caridade?

Qualquer um em sã consciência diria que esta resposta é mamão com açúcar. Claro, a caridade deve ser praticada a todos, sem distinção. E concordo. Contudo, convenhamos: muito mais simples praticar a caridade para aqueles que estão longe, distantes, porquanto desconhecemos suas limitações, falhas e dificuldades, logo, não colocamos tantos empecilhos.

Um pouco mais complicado praticar a caridade, principalmente a moral, para quem está perto, ou seja, ao próximo mais próximo, porque conhecemos sua história de vida, sabemos de suas imperfeições e impertinências.

Perdoar a palavra áspera do irmão, lavar a louça para a mãe, orar pelo marido que, segundo analisamos, não dos dá atenção necessária, constituem-se em interessante exercício de caridade e faz-nos trabalhar o orgulho e a vaidade que ainda estão em nós.

Eis que, praticar a caridade ao próximo mais próximo além de trabalhar a harmonia no seio familiar é oportunidade de melhor nos conhecermos, pois nossas reações em face das ações dos outros revelam muito de nós mesmos.

Veja quem tem ouvidos para falar...

Com o próximo distante temos um pouco mais de tolerância, como não estamos sempre juntos somos gentis, educados, temos o verniz social.

Mas com nossos familiares, não raro, esquecemos da gentileza, da boa palavra, de compreender suas inconveniências. Esquecemos de calar, de emprestar nossos ouvidos e de sermos em suas vidas uma Boa Notícia, uma Boa Nova.

Vale analisarmos se somos uma Boa Nova para nossos familiares. Quando chegamos num evento de família, ou numa roda de conversa, o que será que dizem a nosso respeito?

 - Puxa, lá vem o Wellington, esse cara é legal, bacana, sempre uma palavra amiga e confortadora.

Ou:

 - Puxa, lá vem o Wellington, esse cara é um chato, está sempre desanimando os outros, só o tolero porque é meu irmão.

Será que somos uma Boa Nova ou uma Má Notícia?

Ser feliz em família, portanto, é um enorme desafio. Exercitar a caridade com nossos familiares é uma tarefa urgente, até porque pode ser que, por trás daquela rusga, daquele mal humor constante estejam nossas marcas do passado, nossa “colaboração” para a falência daqueles que hoje estão mais próximos a nós. Aliás, quem pode, com segurança, afirmar que fulano, sicrano ou beltrano foram ou não nossos afetos ou desafetos do passado?

Então, diante do esquecimento temporário vale optar pela educação no trato em família, pelo respeito aos que estão mais próximos, não deixando que a convivência estreita venha azedar a relação.

Sendo educados, cordatos, compreensivos, enfim, sendo caridosos com nossos familiares teremos maiores chances de eliminar mal entendidos do passado remoto ou não, e assim sermos felizes em família, porque, definitivamente, isto é possível.

Aliás:

Você é uma Boa Notícia em sua família?

 

O portador de más notícias. Quadro de  Pieter de Hooch

Museu Nacional de Artes da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Vida, direito e epístolas em

Niterói e Rio de Janeiro

 

 

 

No dia 25 de agosto ocorreram dois eventos do XV Encontro Fluminense da Doutrina Espírita com o Direito, promovido pela Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro, contando com palestras de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB, e desenvolvendo o tema “Valorização da Vida”. No período da tarde, o expositor falou na sede do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, em Niterói , tendo integrado a mesa o dirigente deste Instituto, Geraldo Cadili, o  vice presidente da AJE Brasil Hélio Ribeiro Loureiro e a representante da OAB de Niterói. No mesmo dia, à noite, o visitante proferiu palestra na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, e estando a mesa com a presença de Hélio Loureiro e a coordenação do diretor do CEERJ Francisco de Paula Costa. Nos dois locais, o expositor autografou seu livro “Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo” (Ed. O Clarim). Na véspera – dia 24, Perri proferiu palestra sobre o tema deste livro no nonagenário Centro Espírita Irmã Rosa, em Niterói. Na sequência, o visitante ainda cumprirá roteiro de palestras, em Niterói e cidades do interior do Estado. Informações: http://www.iebm.org.br/; http://www.ceerj.org.br/

No dia 25 de agosto ocorreram dois eventos do XV Encontro Fluminense da Doutrina Espírita com o Direito, promovido pela Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro, contando com palestras de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB, e desenvolvendo o tema “Valorização da Vida”. No período da tarde, o expositor falou na na sede do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, em Niterói , tendo integrado a mesa o dirigente deste Instituto, Geraldo Cadili, o  vice presidente da AJE Brasil Hélio Ribeiro Loureiro e a representante da OAB de Niterói. No mesmo dia, à noite, o visitante proferiu palestra na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, e estando a mesa com a presença de Hélio Loureiro e a coordenação do diretor do CEERJ Francisco de Paula Costa. Nos dois locais, o expositor autografou seu livro “Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo” (Ed. O Clarim). Na véspera – dia 24, Perri proferiu palestra sobre o tema deste livro no nonagenário Centro Espírita Irmã Rosa, em Niterói. Na sequência, o visitante ainda cumprirá roteiro de palestras, em Niterói e cidades do interior do Estado. Informações: http://www.iebm.org.br/; http://www.ceerj.org.br/

 

IEBM-Niterói. Mesa diretora IEBM, AJE e OAB. Palestra César Perri.

CEERJ. Dirigentes AJE-Rio,  CEERJ, César Perri e apresentação musical.

César Perri ladeado por dirigentes do CEIR,  Niterói, RJ

 

 

 

Transmissões ao vido da FEBtv

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

Transmissões ao vivo na FEBtv.
Programe-se!

5ª Jornada Espírita de Coromandel
De 25 a 28 de agosto de 2016
Realização: Centro Espírita Paulo de Tarso

26º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte
De 26 a 28 de agosto de 2016
Realização: Federação Espírita do Rio Grande do Norte

63ª Semana Espírita de Vitória da Conquista
De 03 a 11 de setembro de 2016
Realização: União Espírita de Vitória da Conquista

Acesse: www.febtv.com.br


Vida em outros planetas

Este é o tema do programa ENTRE DOIS MUNDOS que vai ao ar neste sábado, 27 de agosto de 2016, pela Rede Brasil de Televisão. Sintonize em rede aberta em sua cidade. Informações: www.febtv.com.br/entredoismundos

 


 


Vídeos sugeridos

Minha Nada Mole Encarnação
2 Evangelhos para 22 lares

Livros que Iluminam
Lar, alicerce de amor

O Amor pede Passagem
Amor e poder

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 31/08/2016 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Eleição. Composição da USE/Jales eleita

Jales, SP

 

Diretoria Oficial da USE Jales, conforme ultima eleição. Também os seus diretores:
Presidente. Durval T. Moraes
Vice: Marco Aurélio F Garcia
1° Sec: Errivaine Ferreira
2° Sec. Luciano Giacometti
1° tesoureiro. Ivan C A Rosa
2° tesoureiro. Joao Galdino
DEP de doutrina. Adelvair David
Dep de Divulgação e Eventos. Maria Celia Araujo Conceição.
Dep de evangelização. Sônia Belinello
Dep de mocidade. Luiz Antônio Maiolo


 

(Recebido em email de Adelvair David)

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 418

TRÊS LAGOAS/MS – 27 A 29/AGOSTO/2016

VEJA ESSE INFORMATIVO COMPLETO EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/08/26/info-pan-418-27-a-29agosto2016/

TODOS EVENTOS POR REGIÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/  

ENVIE EVENTOS: [email protected]

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – ISMAEL GOBBO  - http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html

 

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

Programação de Curso Diretivo no C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Curso diretivo - início em 30 de agosto

 



Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

 35ª. CONEAN- Confraternização Espírita da Alta Noroeste. 09/2016

Araçatuba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 12º. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

São Paulo, SP

 

 

 

LANÇAMENTO DE LIVRO

 

 

 

(Informações em email s de Marco Milani e de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 Programação da CEA – Confederação Espírita Argentina

Buenos Aires, Argentina

 

Presentación libro de Jason de Camargo

 

 

Integrar imagen

-- 

Gustavo N. Martínez
Presidente de la CEA

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
sitio web: www.ceanet.com.ar

Facebook: facebook.com/confederacion

Personería Jurídica N° 1464
Entidad de Bien Público N° 3016
Fichero de Cultos N° 2

 

 

(Informação recebida em email de  Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

Flores em Puerto Madero. Buenos Aires. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Encontro da Família na FEC

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

 

2º. Simpósio Paranaense de Saúde, Ciência e Espiritualidade. Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

1ª. Mostra de Filmes Espíritas

Rio de Janeiro, RJ

 

No site http://mostradefilmesespiritas.org/

Tem 57 slides com os filmes, dia a dia, com nome, diretor, horário de 

exibiçaõ e imagens, além de uma entrevista com o Oceano Vieira.

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

10º. Seminário sobre Dependência Química

Brasília, DF

 

 

 

 

 

E

​vento aberto ao público em geral. Entrada franca. Participe​ e Compartilhe em suas redes sociais.

Os DVDs e CDs de MP3 dos seminários anteriores estão disponíveis para venda na livraria da Comunhão.

www.comunhaoespirita.org.br

Av. L2 Sul, Quadra 604, Asa Sul, Brasília/DF.

​Assista a um mini-seminário com o Dr. Wesley Assis (Congresso AJA em Goiânia-2014): https://www.youtube.com/watch?v=gR4w4KSFJtI

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Bate-papo sobre Maus Tratos

Salvador, BA

 

 

Amigos segue convite da Sociedade Espírita O Semeador:

 

 

 

BATE PAPO SOBRE MAUS TRATOS

Em nossa próxima atividade do Grupo de Apoio à Família teremos a presença da Promotora Eliana Elena Portela Bloizi.

Participem e divulguem!

Horário: das 15h às 16h30min

Informações via WhatsApp:

(71) 99141-6621

 

(Informação repassada em email por João Marchesi Neto)

 

 

9º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

Goiânia, GO

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

4º. Encontro de Saúde e Espiritualidade

Santos, SP

 

Associação Médico-Espírita, Franca-SP, Divulgação

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 Programação com Marthinha em

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

 Teatro: encontros (im)possíveis

Lins, SP

Ismael

Peço divulgar a apresentação da peça teatral que o CEIA - Centro Espírita Irmãos Aprendizes, trará para Lins (SP) no dia 11/09/2016, e que se apresentará no Espaço Drilass as 19 horas.

 

Segue em anexo um cartaz, porém como poderá ocorrer de alguem necessitar de mais informaçoes, peço que divulguem o nosso e-mail? [email protected].

 

Estamos a disposição para outras informações. 

 

--

Abraço Fraterno

José Roberto Andrade Cavalcante

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Irmãos Aprendizes [[email protected]])

 

 

14ª. mostra brasileira de teatro transcendental

Ceará:  Fortaleza e interior.

 

 

 

(Informação recebida em email de Associação Estação da Luz [[email protected]])

 

 

 

Os mansos herdarão a Terra

 

 

Em seu famoso Sermão da Montanha, Jesus enunciou uma série de bem-aventuranças.

Uma delas se refere aos mansos, que herdarão a Terra.

É interessante observar que os bens do mundo são habitualmente tomados pelos espertos e violentos.

Ao longo da História, há inúmeros exemplos de rapinagem, escravização e violência cometidos pelos chamados fortes.

Os povos mais pacatos e ordeiros sempre são as vítimas preferidas.

No âmbito individual, quem não é muito dado a violências e arbitrariedades também é mais visado pelos espertalhões.

Até agora, essa felicidade dos mansos não foi corretamente entendida e percebida.

O Espiritismo lança luz sobre a questão, ao ensinar a respeito da pluralidade dos mundos habitados.

Segundo essa lição, o nível evolutivo dos mundos guarda relação com o dos Espíritos que neles vivem.

Há os mundos primitivos, nos quais ocorrem as primeiras encarnações.

Há os de provas e expiações, em que renascem seres já intelectualmente evoluídos, mas ainda viciosos.

Há os de regeneração e paz, os felizes e os celestes ou divinos.

A Terra da atualidade figura entre os de provas e expiações.

Isso significa que nela encarnam Espíritos com significativa evolução intelectual, mas com moralidade vacilante, revelada por inúmeros vícios e paixões.

A experiência terrena se destina a promover expiações e provas.

Expiações são trânsitos dolorosos voltados a fazer surgir o arrependimento no íntimo de quem se fez vicioso.

Provas são testes para aferir a constância no bem e o vigor na luta.

Nesse contexto, é normal que a vida seja trabalhosa e difícil.

Fora o caso dos missionários do amor, os habitantes do planeta lutam contra si mesmos no processo de aprendizado e sublimação.

Mas o importante é que a transição para mundo de regeneração e paz está próxima.

Trata-se do fim dos tempos de angústia.

Por ora, os Espíritos mais rebeldes se encontram misturados aos demais.

É por intermédio deles que são aplicados os testes mais duros aos candidatos à paz.

No contato com criaturas difíceis, estes desenvolvem paciência, compaixão, serenidade e fé em Deus.

Ao final, os mansos realmente herdarão a Terra.

Porque quem persistir no mal, quem teimar em ser violento e esperto será degradado.

Passará a viver em mundos inferiores, nos quais sua inteligência será preciosa.

Neles, ao contato com seres primitivos, aprenderá a lição do amor que rejeitou aqui.

Quando se regenerar, retornará ao convívio de seus amores que permaneceram na Terra.

Ciente dessa realidade, preste atenção em seu viver.

Você figura entre os candidatos à paz ou entre os que, por seu egoísmo, servem à purificação dos mansos?

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 10, ed. FEP.
Em 26.8.2016.

 

 

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Maria Dolores, a poetisa baiana

 

Maria Dolores veio ao mundo como Maria de Carvalho Leite, na cidade sertaneja de Bonfim de Feira (BA), no dia 10 de setembro de 1900, filha de Hermenegildo Leite, escrivão da Prefeitura, e da doméstica Balbina de Carvalho Leite. Em Bonfim passou a infância. Do casal Hermenegildo e Balbina nasceram, com Dolores, três homens e duas mulheres. Os  biógrafos, sem exceção, desconheceram o fato de que a grande poetisa baiana possuía dotes mediúnicos.

Em 1916, diplomou-se professora pelo Educandário dos Perdões, considerada pelas colegas e professores como adolescente prodígio, graças à rara inteligência.

A poesia, Dolores começou a senti-la na cidade natal, ainda quase criança, a transformar-se, mais tarde, na poetisa de bons versos que todos conhecemos.

Lecionou no Educandário dos Perdões e no Ginásio Carneiro Ribeiro, em Salvador. Além disso, também ministrava aulas particulares. Daí por que entendemos seu modo todo especial de ensinar, por meio dos versos, às almas aflitas.

Seu Espírito não se limitou somente aos versos. Ela tocava piano, pintava, gostava da costura e da arte culinária. Humana por excelência, viveu desenvolvendo em si qualidades inatas.

Sua vida não poderia, porém, ser somente flores: estava-lhe reservada uma prova de sofrimentos morais.

Casada com o médico Odilon Machado, suportou o infeliz consórcio durante alguns anos, o qual se interrompeu finalmente pela solução do desquite. Não houve filhos dessa união, como nunca os teria Maria Dolores.

Em sua peregrinação, morou em várias cidades da Bahia e foi em Itabuna que conheceu Carlos Carmine Larocca, italiano radicado no Brasil, de quem se tornou companheira ajudando-o, ombro a ombro, em suas atividades. Proprietário do Café Baiano e de uma tipografia denominada A Época. Por ocasião da II Guerra Mundial, o Sr. Larocca foi prisioneiro político devido à sua nacionalidade. Em 1947, mudou-se para Salvador, onde Maria Dolores continuou com suas sessões mediúnicas. 

Notamos em seus versos o quanto sofrera, buscando algo que não encontrava: a sua complementação afetiva, tal como fora planejado pela Providência, para que buscasse o Amor Maior, que ela soube encontrar um dia: Jesus! Tanto sofrimento, contudo, não foi capaz de torná-la indiferente ao sofrimento humano.

Na imprensa, falava dos direitos humanos e do sofrimento dos menos felizes. Não foi compreendida: tacharam-na de "comunista", pelo que teve de responder às acusações que lhe faziam, pois fora a isso intimada.

Em menina, fora católica; em adulta, o sofrimento fizera-lhe conhecer a Doutrina de Allan Kardec e veio a consolação, a aceitação do sofrimento.

A dor que suportou a fez conhecer o então combatido Espiritismo. De alma caridosa integrou-se à Legião da Boa Vontade, fundada pelo saudoso Alziro Zarur. Era frequente ver-se Maria Dolores dedicando-se aos sofredores dos bairros pobres da cidade de Salvador. Afastando-se das lides literárias, Maria Dolores dedica-se, então, à caridade infatigável, criando meninas, sonhando edificar o Lar das Meninas sem Lar.

Receando a apreciação da crítica especializada, guardou para si sua obra poética durante muito tempo, segundo confessa no prefácio do livro Ciranda da Vida, cuja renda possibilitou a realização de seu antigo desejo. Com isso, Maria Dolores, que não fora mãe biológica, tornava-se mãe espiritual de várias meninas, abrigando em seu próprio lar crianças desvalidas, orientando       e assistindo-as.

Sendo reconhecida na Capital pela sua arte, passou a escrever nos jornais Diário de Notícias e O Imparcial sendo, neste último, redatora-chefe da Página Feminina. Durante 13 anos, escreveu nos jornais citados, mostrando o mundo de ternura que trazia dentro de si, com o pseudônimo de Maria Dolores.

Apelidada pelos amigos e familiares de Madô e Mariinha, era reconhecida pela simpatia e bondade com que a todos cativava.

Fazia campanhas, prendas para os bazares realizados em sua própria casa. Fundou um grupo que se reunia em sua residência todas as semanas, quando saíam para distribuir, nos bairros carentes escolhidos, farnéis, roupas, remédios... Chamavam-se As Mensageiras do Bem. No Natal, faziam campanhas e distribuíam donativos assim como no Dia das Mães.

Dolores costurava enxovais, vendia o que era seu ou os empenhava e, às vezes, contraía dívidas para desse modo ajudar alguém. Uma de suas filhas adotivas relatou certa vez que, quando ela desencarnou, alguém viera com joias que lhe pertenceram, as quais foram dadas por ela para que se tornasse viável uma das campanhas que então se fazia.

No trabalho do Senhor, na dedicação à causa evangélica, foi desenvolvendo diversas faculdades mediúnicas. Isso a ajudou a suportar injúrias, como quando fora acusada de "comunista", e outros sofrimentos que, em vez de abaterem-na, elevavam-na.

Perdoando sempre por cima de suas lágrimas, qual ensinou Jesus, trazia em si um grande sentido maternal e, como não lhe foi dado o direito da maternidade, adotou seis meninas.

Carlos (o esposo) estava na Itália quando Dolores adoeceu. A pneumonia a atacara de forma violenta. Antonieta Bastos foi visitá-la com José e Faustino e, vendo seu estado dispneico e de real abatimento, providenciaram o internamento no Hospital Português. Inúteis foram, porém, os esforços médicos. Poucos dias depois, quatro ou cinco dias, em 27 de agosto de 1959, partiu de volta à Pátria Espiritual. Era 1h40 min. E, como disse Mara, em sua crônica, Partiu-se o Guizo de Cristal. Nilza foi avisar, imediatamente, Antonieta e Maria Alice. Levaram o corpo para a Casa de Tia Sara  sede da LBV  e de lá partiu, com grande acompanhamento, para o Campo Santo.

Numa carta escrita a Maria Alice, Francisco Cândido Xavier narra o seguinte: Maria Dolores lhe aparecera no dia 29 de março de 1964, bela e remoçada. As lágrimas vieram-me aos olhos, de vê-la tão claramente junto a mim. Que emoção!

Dolores era alva, de cabelos e olhos pretos, alegre e brincalhona, de estatura mediana e robusta de físico. Desencarnara aos 59 anos, mas a sua lira continuou vibrando em benefício do amor, da caridade e do perdão, o seu hino ao Senhor, não diferente dos hinos que tocava e cantava cheia da alegria de servir.

Perguntaram a Chico Xavier qual o primeiro poema que Maria Dolores escreveu por seu intermédio, e ele disse ser o belíssimo Anseio de Amor, inserido nas páginas deAntologia da Espiritualidade.

Desde então, ela nos envia, antes pelas mãos abençoadas do médium mineiro e ainda por intermédio de Divaldo Franco, suas páginas normalmente em forma de poesia e rimas, sendo muito comum enviar as tradicionais mensagens das mães e do Natal, por ocasião dessas comemorações.

Maria Dolores, a poetisa que ressurgiu pelas mãos abnegadas de Francisco Cândido Xavier, quando encarnada quase sempre engavetava os seus poemas. Em seu livroCiranda da Vida ela diz o porquê: O pavor à crítica, cujos apupos são uma das formas mais comuns em que se extravasa a vaidade humana, tem-me feito recuar ante a possibilidade de publicar os meus versos simplórios e passadistas. E, por isso, foi-se a mocidade, chegou a velhice, e eles continuam a entulhar o fundo de velha gaveta. Nunca tive jeito para versejá-lo moderno, atualizado até por alguns poetas da velha guarda. Nem mesmo cheguei a tentá-lo. Agora, porém, com a reforma espiritual que traçou um novo caminho para este meu fim de vida, sinto-me disposta e capaz de enfrentar a crítica, porque este livro se destina, com sua venda, a oferecer pequena ajuda a algumas instituições de caridade. Despretensiosa a minha atitude. Mas sincera. Bem intencionada.

Não tardou, porém, e a poetisa reaparece com seu iniludível estilo depois de uma existência inteira consagrada ao próximo, compondo, sobretudo para os leitores espíritas, os mais belos poemas de encorajamento e reconhecimento da excelsitude de Jesus.

(Copiado do site http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/mariadolores.html

 

Anseio de amor 

Maria Dolores

 

Quando me vi, depois da morte,

Em sublime transporte,

E reclamei contra a fogueira

Que me havia calcinado a vida inteira

Pela sede de amor ...

Quando aleguei que fora, em toda estrada,

Folha ao vento,

Andorinha esmagada

Sob o trator do sofrimento...

Quando exaltei a minha dor,

Mágoa de quem amara sempre em vão,

Farta de incompreensão...

Alguém chegou junto de mim,

E disse assim:

— Maria Dolores,

Você que vem do mundo

E se diz

Tão cansada e infeliz,

Que notícias me dá do vale fundo

De provação,

Onde a criatura de tanto padecer

Não consegue saber

Se sofre ou não?

Você que diz trazer o seio morto,

Que me pode falar

Dos meninos sem pão e sem conforto,

Das mulheres sem lar,

Dos enfermos sozinhos,

Que a febre e a fome esmagam nos caminhos,

Sem sequer um lençol ou a bênção de uma prece,

Dando graças a Deus, quando a morte aparece?!

Você, Maria Dolores,

Que afirma haver amado tanto

E que deve ter visto

O sacrifício e o pranto

De quem clama por Cristo,

Suplicando o carinho que não tem,

Que me pode contar daquelas outras dores,

Daquelas outras aflições

Dos que choram trancados em manicômios e prisões,

Buscando amor, pedindo amor,

Exaustos de tristeza e de amargura,

Como feras na grade,

Morrendo de secura,

De solidão, de angústia e de saudade?!

Bem-querer!... Bem-querer!...

Ai de mim, que nada pude responder!

Que tortura, meu Deus, a verdade, no Além!...

Calei-me, envergonhada...

Eu apenas quisera ser amada,

Não amara a ninguém...

 

Do livro Antologia da Espiritualidade, de Maria Dolores, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier. 

 

 

(Copiado de http://www.oconsolador.com.br/ano7/308/joias_da_poesia_comtemporanea.html )

Rosas em Cusco, Perú. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]