Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/13-12-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/13-12-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/12-12-2016.htm

10-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/10-12-2016.htm

09-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/09-12-2016.htm

08-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/08-12-2016.htm

07-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/07-12-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

                      

Mensagem do Dia  

 

Carências

 

“(...) Reserva qualquer espaço de tempo para diminuíres a carência vigente. Não alegues cansaço, nem te apresentes desanimado. O que tens, escasseia noutras pessoas. Conforme gostarias de receber um pouco daquilo que eles possuem em quantidade, começa por seres tu aquele que oferece primeiro.”

                     (Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco, livro - Momentos de Renovação – 4ª edição, p 118 - Editora LEAL)

 

                                                                Desenho: Fátima Oliveira

                                                  Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

Mensaje para este día

 

Carencias

 

...Reserva algún espacio de tiempo para aliviar la carencia vigente. No alegues cansancio ni te muestres desalentado. Lo que tú tienes escasea en otras personas. Así como te gustaría recibir un poco de lo que ellos poseen en cantidad, comienza por ser tú quien ofrezca primero.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Momentos de renovación - Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Erupção do Vesúvio em 1944 vista de Nápoles, Itália.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vesuvio#/media/File:Eruzione_del_Vesuvio_del_1944b.jpg

Interior da cratera do Vesúvio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:044_vulcani_vesuvio_07_07_08.jpg

Fonte hidrotermal em Alto Mar ou “fumador preto”

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Abiogenesis

 

O respiradouro do mar profundo, ou alcalino hidrotermal, a teoria postula

que a vida pode ter começado em respiradouros hidrotermais submarinos.

 

 

Mais informações no link.

 

 

 

 

O papa Francisco não tornou menos grave o pecado do aborto

 

 

José Reis Chaves

 

Publicado originalmente em

O Tempo, BH, MG, em12/12/16

O papa Francisco, com sua autorização para que os padres possam dar também absolvição, no ritual da Confissão ou Sacramento da Reconciliação, às pessoas responsáveis por aborto, não quis dizer, de forma alguma, que ele e a Igreja abrandaram o pecado desse assassinato. Ela, a Igreja, é muito prudente em suas atitudes, e ela não iria jamais mudar um seu ensinamento milenar tão importante como o é o da condenação do aborto.

É que, de fato, o aborto provocado é uma condenação à pena de morte de um ser humano, totalmente inocente e indefeso. Desde o momento da fecundação, o embrião humano já se torna, realmente, uma pessoa. Costumo dizer que um grão de feijão quando começa a germinar na terra, ele já é um pé de feijão. Igualmente, o embrião humano já é um tenro ser humano. Só não vê essa verdade quem não a quer ver!

Quando alguém comete um aborto que é contra as leis de Deus ou naturais, ele faz sofrer os católicos e os espíritas que ficam muito tristes com essa prática, pois ela é contra, também, às suas crenças. Mas Deus quer que perdoemos os que praticam abortos, e podemos até dizer que os perdoamos em nome de Deus que quer que pratiquemos sempre o perdão. “Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes, meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Lucas 18: 21 e 22).

Francisco está, pois, certo, ao ampliar os meios de perdão da Igreja para os envolvidos em abortos. E, relembrando o que já foi dito, como Deus não sofre com os nossos pecados, e só pode perdoar quem é ofendido, Deus mesmo não perdoa os pecados, já que Ele nunca é ofendido! “Se pecas, que mal lhe podes causar tu?” (Jó 35: 6). É verdade que a Bíblia diz muito que Deus perdoa, mas isso é para nos ensinar que devemos também perdoar!

Mas a maior vítima do aborto é o espírito encarnado no corpo abortado, o qual se não for bem evoluído, não vai perdoar facilmente os autores do seu aborto. E se ele for um espírito ainda muito atrasado, por um longo tempo, ele não vai mesmo perdoar a sua mãe assassina e nem os que participaram do seu assassinato. E ai dessa mãe e dos seus colaboradores nesse grave pecado, pois eles vão ser atormentados e obsidiados, nesta vida mesmo e em outras reencarnações pelo espírito, ainda muito atrasado, e que teve sua iniciante reencarnação interrompida por eles! Em outras palavras, por ser esse espírito o maior sofredor, ele, como ensina a doutrina espírita, é realmente a maior vítima do aborto, portanto, é o perdão dele que é mais importante!

O papa Francisco, simplesmente, autorizou os padres, no Sacramento da Reconciliação, a darem também absolvição às pessoas responsáveis por aborto, absolvição esta que era, antes, autorizada apenas aos cardeais, arcebispos e bispos. Mas essa ampliação da absolvição, de fato, não diminui em nada a gravidade do pecado do aborto.

A intenção de Francisco foi, pois, tão somente de dotar a Igreja de mais um gesto de caridade para com as pessoas atormentadas e arrependidas de terem cometido aborto que já lhes traz tantos sofrimentos e até traumas, principalmente para as mães que cometeram esse gravíssimo ato insano do aborto!

 

Papa Francisco.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pope_Francis_in_March_2013.jpg

Imagem de autoria da Casa Rosada,  governo da Argentina.

 

 

Em inglês.

Como fazer o Evangelho no Lar

 

BUSS oferece a todos os irmaos e irmãs de fala inglesa, um presente único.. Jesus nos corações de todos, com o CD áudio "How to do the Gospel in the Home" - Como fazer o Evangelho no Lar...na voz de Christopher Kinghorn - produzido em Londres no studio de Mark Zhero. 

Pode ser ouvido no youtube no canal da BUSSAUDIOVISUALS.  https://www.youtube.com/watch?v=5EaCu8hEDnM

FELIZ NATAL DE AMOR COM JESUS EM SEU LAR, O ANIVERSARIANTE AMADO, E UM ANO DE MUITA LUZ E REALIZAÇÕES EM 2017.

Elsa Rossi


 

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.

PPlease do not print this unless you really need to.

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

 

XXIII Congreso Espírita Nacional,

Calpe, Espanha

 

 

ESPANHOL

 

6 de diciembre de 2016

 

“El Mensaje de Jesús a la Humanidad” fue el título escogido de la Conferencia de Divaldo, que puso fin a las actividades del Congreso Espírita celebrado este año.

El médium bahiano principió su discurso poniendo de manifiesto las palabras del jurista, político, filósofo y escritor Marco Tulio Cicerón que afirmaba que la historia es la piedra de toque que desgasta el error y que hace brillar la verdad.

Posteriormente uno de los máximos exponentes del romanticismo anglosajón, Lord Byron indicó que una filosofía superficial conduce a la mente al materialismo, y que una filosofía moral a la verdadera religión.

Siguiendo su discurso histórico-filosófico-científico, Divaldo Franco se detiene en el año 1905 cuando al presentar Albert Einstein sus teorías fue preguntado por la creencia de Dios. El científico respondió que al conocer de la realidad cósmica llegó a la conclusión de que no sólo creía sino que sabía de su existencia.

Resulta asimismo importante la revelación ofrecida desde el museo de Tel Aviv en Israel, cuando fueron cedidos miles de escritos epistolares por parte de su hija, y que en uno de estos escritos, Einstein establece la quinta fuerza que mueve el Universo, la Fuerza del Amor.

El Amor, cuyo mensaje indiscutiblemente se escribió sobre roca imborrable por Jesús en su venida, pues el Universo es regido por un orden moral que el ínclito Codificador de la Doctrina Espírita, Allan Kardec, en El Libro de los Espíritus presenta en su Libro III una Ley Universal, la Ley Natural o Divina integrada por las leyes físicas y las morales, por tanto, por el Amor que en un futuro deberá inspirar al código de leyes humanas.

Maravillada la platea seguía, cuando este “pablo de tarso” discurría por el Decálogo Mosaico en el que fue establecido por dos veces la existencia del amor: Amar a Dios como a sí mismo por un lado y, por otro, el amor al padre y a la madre.

Pero sin duda Jesús fue el que histórica, psicológica y antropológicamente nos ofreció un mensaje único para constituir una sociedad saludable. Previamente a su venida, el pueblo de Israel estuvo esperando estoicamente a lo largo de 400 años su llegada, años que supusieron un verdadero desierto en las almas y esperanzas de aquellas gentes. A pesar de los deseos fervientes de la venida de un “rey” en carruaje, Jesús pisó sigilosamente y con discreción para dirigirse a su Nazareth que contaba con a penas 200 almas.

Tocando suavemente los corazones de todos los que configuraban el gran auditorio, el médium Divaldo los transportó a todos a la antigua Cafarnaúm, en la histórica Galilea, bañada por un mar vivo y floreciente donde convidó a dos pescadores para que abandonaran sus redes y saliesen con Él a pescar almas…iniciando así toda la predicación del hombre del que la biblioteca del congreso de los Estados Unidos posee un millón de libros acerca de su vida y obras, siendo igualmente el más biografiado de la historia con más de medio millón de biografías.

Trátase de un ser impar, que enseñó con la Oración Dominical a orar a fin de que la humanidad entera pudiera tener sus necesidades absolutamente cubiertas, iniciando la plegaria con la loanza, siguiéndola con la petición y terminando por la acción de gratitud.

El “Quo vadis, homine?” que pronunció Simón Pedro a Jesús, en la vía Apia cerca de Roma, cuya respuesta hizo reflexionar profundamente a este excelso discípulo del Maestro para retornar a la labor y no desistir, aún encontrándose en los momentos previos de su martirio, es un capítulo extrapolable para todos aquellos que nos sentimos trabajadores de la Obra.

El Sembrador de estrellas, aquél que según Chico Xavier tiene una estrella en la boca, continuaba su discurso deleitando los oídos de toda la platea al afirmar que en estos momentos la mediumnidad es ejercida no sólo con religiosidad sino con cristiandad a fin que el Maestro retorne entre nosotros y, gracias al Espiritismo, la criatura humana logrará adquirir su verdadera cristianización.

La historia de la vendedora de ilusiones que quiso convidar al Nazareno pero que éste se negó indicándole a ella que retornaría en el momento oportuno, siendo así cuando todos los hombres le regalaron la lepra y Él fue a su encuentro, determinaba el punto culminante de la exposición del querido Divaldo, para demostrar que Jesús siempre aparece ante las necesidades humanas cuestionando el médium bahiano ante todos de forma textual: “¿Cuántas veces Maestro has tenido que venir”?, cuya respuesta encontramos en las venidas de San Agustín, de Joanna de Ángelis, de Teresa de Ávila, de Francisco de Asís o con el Consolador trayendo de vuelta el Mensaje del Amor, finalizando su discurso con un prédica: “Vuelve Señor, vuelve para disminuir nuestra ansiedad, transformando nuestro dolor en sonrisas, vuelve porque es tan difícil Amar…”.

Las lágrimas discurrían por las mejillas de los presentes al tiempo que recitaba el Poema de Gratitud. Aplausos demorados y la gente en pie, despedía emocionada a este Cantor del Amor en su trayectoria por las tierras que tantos otros portaron la palabra del Señor.

Dios te bendiga, Divaldo.

 

Texto: Xavier Llobet

Fotos: Milciades Lezcano

 

 (Recebido em emails de Jorge Moehlecke e de Marta Gazzaniga)

 

 

Divaldo Franco - Movimento Você e a Paz

Salvador, BA

 

 

Texto e fotos: Paulo Salerno

Salvador, 11 de dezembro de 2016

O Movimento Você e a Paz – MVP -, fundado em 1998 pelo incansável Professor Divaldo Pereira Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, encontra-se em plena atividade. Em sua XIX edição, com atividades em diversos municípios baianos ao longo do ano, apresenta-se em alguns bairros de Salvador/BA no período de 11 a 19 de dezembro, quando alcança a sua culminância na Praça do Campo Grande.

O local selecionado para iniciar as atividades do MVP, no dia 11 de dezembro, foi a orla de Salvador, no Bairro Rio Vermelho, nas proximidades da Rua da Paciência. Tudo preparado com esmero, o público alegremente foi tomando conta da praça, demonstrando o desejo de contribuir para a conquista da paz, pacificando-se. O pôr do sol emoldurava a paisagem. A brisa acariciava as ondas mansas, em um intercâmbio de serenidade. Esta composição também era experimentada pelos indivíduos ali presentes, que sensibilizados, se mantinham em harmonia, desfrutando alegria e felicidade.

Após bela apresentação musical realizada pela dupla Cássia Aguiar e Cléber Wilson, que encantou o público participativo, foi iniciada a fase dos pronunciamentos. Com destacada apresentação de João Araújo, mestre de cerimônias, o microfone foi franqueado para Ruth Brasil Mesquita que enfatizou o amor e o direito a vida, inclusive a pré-natal, incentivando as mulheres a não cometerem o aborto, incriminando-se por extinguir uma vida, haja vista que ela verdadeiramente existe no embrião. Em nome da paz, diga sim a vida, reverenciando-a, frisou a lúcida psicóloga.

Marcel Mariano, na sequência, apresentou dados sobre a vida de Maria da Penha e a sua tenaz persistência pela vida e pela paz. Embora paraplégica, após sofrer a terceira tentativa de homicídio, tomou a si a responsabilidade de mobilizar as autoridades legislativas a promoverem mudanças nas leis, propiciando uma proteção mais eficaz às mulheres que sofrem agressões. Maria da Penha não se calou ante a violência, principalmente a que ocorre dentro dos lares, com suas vítimas dolorosamente marcadas por toda a existência.

O momento, sempre muito aguardado, chegou. Divaldo Franco fez breve narrativa da experiência autobiográfica de Ruth Stout (1884-1980), escritora norte-americana, que aos quatro anos de idade presenciou seus irmãos chorando pela morte do cãozinho estimado. Triste, ela se solidarizou chorando. Seu avô, terno e amoroso, levou-a pela mão apresentando-lhe uma janela que permitia visualizar belíssimo roseiral florido produzindo perfume e beleza. Apreciando o panorama, de pronto sorriu. Então disse-lhe o avô: Ruth, na vida de cada indivíduo sempre existem duas janelas. Uma para a dor, o sofrimento, para a tristeza, e a outra para a alegria, o amor, a felicidade.

Reforçando a assertiva de Ruth Stout, Divaldo destacou, conforme a obra O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, ou O Médico e o Monstro na versão brasileira, de Robert Louis Stevenson (1850 – 1894), que para cada porta que se fecha há outras noventa e nove que se abrem. A verdadeira felicidade consiste em saber se movimentar de uma para outra janela. Estando na janela da tristeza, lembrar-se que está disponível a da felicidade e vice-versa. Pelo esforço próprio, cada indivíduo poderá mergulhar em seu mundo interior e buscar a janela que descortine a beleza da vida. O objetivo essencial da criatura humana é autorrevelar-se, sentenciou o preclaro orador espírita.

É tarefa de cada indivíduo construir o equilíbrio, desenvolvendo a resignação dinâmica trabalhando para uma vida harmônica, sem esmorecimento. A paz não é uma proposta tão desafiadora quanto parece, basta procurar viver em equilíbrio emocional, disse o médium e orador espírita. Trabalhando para construir uma cultura de paz, Divaldo Franco visitou vários presídios, no Brasil e no Exterior, destacando que em um deles, no Rio de Janeiro, encontrou um homicida que o convidou a voltar para outros encontros daquele jaez. Acolhido e incentivado, o prisioneiro sentenciado dedicou-se aos estudos, laureando-se em direito. Adquirindo paz, e tendo sua divida paga para com a justiça, constituiu um escritório dedicado a atender aos presos desassistidos nos presídios. É a força do amor reconduzindo à vida e à dignidade os equivocados.

A educação é a única forma de progresso. A vida possui um sentido, assim, vale a pena viver. Estão em paz todos os indivíduos que se transformam moralmente. As imperfeições humanas, os vícios de toda ordem são os adversários sutis, perversos, que necessitam serem vigiados com muita atenção. A humanidade vive dias de degradação moral, urge, portanto, que cada criatura humana se autoanalise, indagando-se sobre as suas metas, quais são os seus sentimentos, as suas emoções e paixões. É fundamental para a construção da paz não revidar o mal com o mal.

Construir a paz é fazer o bem indistintamente, principalmente aos invisíveis da sociedade humana, aqueles que olhos físicos veem, mas o coração não sente. Quem ama não pode se sentir em posição confortável ante o desafortunado, a caridade não pode ser discutida, pois que o socorro torna-se tardio. Todo o cristão deve lembrar-se dos ensinos do Mestre Nazareno, socorrendo e trabalhando em favor de todos, principalmente aos mais sofridos.

Com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo finalizou a sua conferência, quando, então, todos cantaram uníssonos a canção de Nando Cordel, Paz pela Paz. Com aplausos e queima de fogos de artifício, o emocionante evento foi encerrado.

Abraço, Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

ESPANHOL

 

Salvador/BA en el período que abarca del 11 al 19 de diciembre, fecha en que llega a su culminación en la Plaza del Campo Grande.

    El lugar elegido para el comienzo de las actividades del MVP, el día 11 de diciembre, fue el borde de Salvador, en el Barrio Rio Vermelho, en las cercanías de la Rua da Paciência. Todo se preparó con esmero; el público fue llenando la plaza alegremente, y daba muestras del deseo de contribuir a la conquista de la paz, mediante su propia pacificación. La puesta del sol enmarcaba el paisaje. La brisa acariciaba las olas mansas, en un intercambio de serenidad. Esta composición también era experimentada por los individuos allí presentes, quienes, sensibilizados, permanecían en armonía, y disfrutaban la alegría y la felicidad.

    Después de una grata presentación musical, realizada por el dúo Cássia Aguiar y Cléber Wilson -que encantó al público participante-, dio comienzo la fase de los discursos. Con una destacada presentación de João Araújo, maestro de ceremonias, el micrófono se le cedió a Ruth Brasil Mesquita, quien exaltó el amor y el derecho a la vida, incluso la vida previa al nacimiento, e incentivó a las mujeres a que no cometan el aborto, pues se comprometerían por haber segado una vida, cuando se ha comprobado que esta verdaderamente existe en el embrión. En nombre de la paz, diga a la vida, reverenciándola -destacó la lúcida psicóloga.

    Marcel Mariano, a continuación, presentó datos sobre la vida de Maria da Penha y su tenaz persistencia a favor de la vida y de la paz. Aun siendo parapléjica, después de sufrir el tercer intento de homicidio, asumió la responsabilidad de estimular a las autoridades legislativas a que promuevan cambios en las leyes, propiciando una protección más eficaz para las mujeres que padecen agresiones. Maria da Penha no se calló ante la violencia, principalmente la que ocurre dentro de los hogares, cuyas víctimas quedan dolorosamente marcadas para toda su existencia.

    El momento siempre muy aguardado, llegó. Divaldo Franco hizo una breve narración de la experiencia autobiográfica de Ruth Stout (1884-1980), una escritora norteamericana que a los cuatro años de edad presenció cómo sus hermanos lloraban, por la muerte del perrito al cual estimaban. Apenada, se solidarizó mediante el llanto. Su abuelo, tierno y amoroso la condujo, tomándola de la mano, para mostrarle una ventana que permitía observar un bellísimo rosal en flor, que producía un grato aroma y belleza. Al observar el panorama, de pronto sonrió. Entonces le dijo el abuelo: Ruth, en la vida de cada individuo, siempre existen dos ventanas. La una para el dolor, el sufrimiento, para la tristeza, y la otra para la alegría, el amor, la felicidad.

    Ratificando lo manifestado por Ruth Stout, Divaldo destacó, según la obra El Extraño caso del Dr. Jekyll y Mr. Hyde, o El médico y el monstruo según la versión brasileña, de Robert Louis Stevenson (1850-1894), que por cada puerta que se cierra hay otras noventa y nueve que se abren. La verdadera felicidad consiste en saber trasladarse de una ventana a otra. Si se está en la ventana de la tristeza, tener en cuenta que está disponible la ventana de la felicidad, y viceversa. Mediante el esfuerzo personal, cada individuo podrá sumergirse en su mundo interior y buscar la ventana que despliegue la belleza de la vida. El objetivo esencial de la criatura humana es autorevelarse, expresó el ilustre orador espírita.

    Constituye una tarea inherente a cada individuo edificar el equilibrio, desarrollar la resignación dinámica, de modo de trabajar a favor de una vida armoniosa, sin decaer. La paz no es una propuesta tan desafiante como parece; alcanza con proponerse vivir en equilibrio emocional, dijo el médium y orador espírita. Trabajando para edificar una cultura de paz, Divaldo Franco visitó varios presidios, en el Brasil y en el exterior, destacando que en uno de ellos, en Rio de Janeiro, encontró un homicida que lo invitó a que volviera, para realizar otros encuentros de similar naturaleza. Acompañado e incentivado, el prisionero, sentenciado, se dedicó al estudio y se graduó en Derecho. Al adquirir la paz, habiendo saldado su deuda con la justicia, instaló una oficina, dedicada a atender a los presos que requerían asistencia en los presidios. Esa es la potencia del amor, que vuelve a conducir a la vida y a la dignidad a los equivocados.

    La educación es la única forma de progresar. La vida posee un sentido, de modo que merece ser vivida. Están en paz todos los individuos que se transforman moralmente. Las imperfecciones humanas, los vicios de todo tipo, son los adversarios sutiles, perversos, que deben ser vigilados con mucha atención. La humanidad vive días de degradación moral; urge, por lo tanto, que cada criatura humana se autoanalice, preguntándose acerca de sus metas, cuáles son sus sentimientos, sus emociones y sus pasiones. Es fundamental, para la edificación de la paz, no devolver el mal con el mal.

    Edificar la paz es hacer el bien sin distinciones, principalmente a los invisibles de la sociedad humana, aquellos a quienes los ojos físicos ven, pero el corazón no siente. Quien ama no puede sentirse en una posición confortable ante el desafortunado; la caridad no se puede discutir, pues el socorro se vuelve tardío. Todos los cristianos deben tener en cuenta las enseñanzas del Maestro Nazareno, para dispensar socorro, y trabajar en favor de todos, principalmente de quienes más sufren.

    Con el Poema de la Gratitud, de Amélia Rodrigues, Divaldo finalizó su conferencia, y entonces todos cantaron al unísono la canción de Nando Cordel, Paz pela Paz. Con aplausos y con la quema de fuegos de artificio, el emocionante acto se dio por finalizado.

 

    Abrazo, Jorge Moehlecke

Texto y fotos: Paulo Salerno

 

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA), Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Eventos programados com Margarete Aquila

Ribeirão Pires e Santo André, SP

 

 

 

**********************************************8

 

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Evento programado pela AME-Lagos

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra programadas pelo Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. André Luiz

Assis, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Teatrinho de Natal no CEAK

Penápolis, SP

 

em 17-12-2016 às 20 horas

 

Imagem inline 1

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Programação no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra programada para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com

 

SIDNEI DA SILVA FREITAS,

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 14 de dezembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Assista conferências por Divaldo Pereira Franco – 23-24/11/2016

Buenos Aires, Argentina

 

Vea las conferencias de Divaldo Franco en la Argentina

 

Conferencias completas de Divaldo Franco en la Argentina

View this email in your browser

 

 

Conferencias de Divaldo Franco en la Argentina

 

Conferencia de Divaldo Franco en la Argentina el 23 de noviembre de 2016

 

 

 

 

Conferencia de Divaldo Franco en la Argentina el 24 de noviembre de 2016

 

 

 

 

Copyright © 2016 CEA, © 2016 Todos los derechos reservados. 
Estás inscripto en nuestra newsletter

preferencia o cancelar mails

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 16 de Dezembro de 2016, às 21H00, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, decorrerá uma palestra espírita alusiva ao tema "Há dois mil anos", sendo feita uma abordagem em torno do livro de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito Emmanuel.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís Silva)

 

 

 

Palestra por Maria Helena Marcon

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida da FEPARANA)

 

 

 

35ª. Feira do Livro Espírita

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

 

Boletim do SEI – Serviço Espírita de Informações

Dezembro/2016

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/12/boletim-sei-de-dezembro.html

 

 

 

 

 

Saiu o vídeo institucional da KARDECPEDIA!

 

Saiu o vídeo institucional da KARDECPEDIA!

Resultado de muito trabalho e dedicação de uma EQUIPE QUE AMA O ESPIRITISMO E AMA O QUE FAZ!

Obrigado Cosme Massi pelo trabalho incansável na explicação e divulgação das obras e pensamento de Allan Kardec! 

Obrigado a todos os colaboradores que estão surgindo no mundo todo e contribuindo para que a KARDECPEDIA seja um meio cada vez mais completo para estudo do Espiritismo.

Use! Estude! Compartilhe! É GRÁTIS!

www.kardecpedia.com

Você também pode assistir por aqui: https://youtu.be/D2L2FWZcNvA
#kardec #allankardec #mediuns #espiritismo #espirita #instaespírita

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=1c9741db52&e=bce6fbd28f

 

 

 

Jornal « O Farol ». Acesse no link

Getulina, SP

 

Bom dia

 

Que a paz do Mestre Jesus possa nos envolver.

 

Enviando o último número do ano:

Se Possível:

Repassem!

Divulguem!

 

Segue endereços para baixá-lo:

Dezembro/2016: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita102.pdf

Todas as edições: https://dabunjr.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=3716&action=edit

Vai anexo também!

 

Desejo a todos os amigos que estão sempre conosco um Natal maravilhoso e um 2017 esplendido!

 

Beijos no coração

 

Junior

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 433

TRÊS LAGOAS/MS – 12 A 19/DEZEMBRO/2016

ENVIE EVENTOS: [email protected]

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE

INFO PAN 433 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/12/11/info-pan-433-12-a-19dezembro2016/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 BELA VISTA / CANINDÉ / CHÁCARA MAFALDA / ITAQUERA / JAÇANÃ / JARDIM BOA VISTA / JARDIM SANTA TEREZINHA / JARDIM SÃO RICARDO / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE SANTA MADALENA / PENHA / TUCURUVI / VILA AURORA / VILA CÍSPER / VILA GRANADA / VILA GUILHERMINA / VILA GUSTAVO / VILA VELEIROS

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/13/sao-paulo-capital-a-a-n/

SÃO PAULO INTERIOR

 AMERICANA / ANDRADINA / ARAÇARIGUAMA / ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / ASSIS / AVANHANDAVA / BEBEDOURO / CAMPINAS / CARAPICUIBA / CHARQUEADA / DIADEMA / EMBÚ DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / FRANCA /  FERRAZ DE VASCONCELOS / GUARULHOS / IBIUNA / IRACEMÁPOLIS / JACAREÍ / JALES / MARÍLIA / MATÃO / MOGI MIRIM / MONTE AZUL PAULISTA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PALMEIRA D’OESTE / PALMITAL/ PATROCÍNIO PAULISTA / PEDRANÓPOLIS / PENÁPOLIS / PINDAMONHANGABA / POÁ / PROMISSÃO / RAFARD / RIO CLARO / RIO DAS PEDRAS / SALESÓPOLIS / SANTANA DE PARNAÍBA / SANTA TEREZINHA / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL/ SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO PEDRO / SEVERÍNIA / SOROCABA / SUZANO / TURMALINA / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-sao-a-v/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BOTAFOGO / COLÉGIO / MADUREIRA / SANTA CRUZ

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > CABO FRIO / MESQUITA / NITERÓI / SÃO GONÇALO / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > SERRA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / GUAXUPÉ / VARGINHA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/espirito-santo-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CAMBÉ / CASTRO / CURITIBA / LONDRINA / PATO BRANCO / TERRA RICA

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > PENHA / FLORIANÓPOLIS / PINHEIRA / SÃO BENTO DO SUL

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/parana-rg-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > CALDAS NOVAS / GOIÂNIA

 MATO GROSSO > CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL \. ANAURILÂNDIA / BATAGUASSU / BATAYPORÃ / DOURADOS / IVINHEMA / LADÁRIO

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIO

BAHIA > BARREIRAS / ITABUNA / SALVADOR

CEARÁ > FORTALEZA

MARANHÃO > SÃO LUIS

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/alagoas-bahia-ceara-maranhao/

 

PARAIBA > JOÃO PESSOA / TAPEROÁ

PERNAMBUCO > OLINDA / PAULISTA / RECIFE

PIAUÍ > TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > NATAL

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/paraiba-pernambuco-piaui-rg-norte-sergipe/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > SANTARÉM E REGIÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/acre-amapa-amazonas-para-rodnonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

 AUSTRÁLIA > ADELAIDE

ESPANHA > BARCELONA

FRANÇA > PARIS

INGLATERRA > LONDRES

PORTUGAL > ÍLHAVO

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/americas-europa-asia-africa/

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected]

 

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

 

 Revista eletrônica semanal  O Consolador 

Londrina, PR

 

Acesse :

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 Revista digital Rastros de Luz

Acesse nos links

 

Rastros de Luz - Nova Revista digital (r17)

 

https://issuu.com/resenh/docs/rastros_de_luz_01

http://pt.slideshare.net/MRS/rastros-de-luz-01

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/DP8eRLvKce?

https://pt.scribd.com/document/333826032/Rastros-de-Luz-01

(Informação recebida em email de Nova Edição [[email protected]])

 

 

 

Mensagem de Natal

 

mensagem de natal ME2.jpg

 

 

 Indicações de paz

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara de Fé. Lição nº 01. Página 08.

 

Faça o bem que puder.

Não se irrite.

Não censure a ninguém.

Conserve a paciência.

Desculpe sem condições.

Não crie adversários.

Adquira amigos por onde passe.

Não atrase o socorro possível a quem sofre.

Converse auxiliando para o bem.

Esqueça o mal, seja ele qual seja.

Não se lamente.

Ensine a prática da bondade e da tolerância começando da própria casa.

Guarde silêncio, ante qualquer insulto.

Tolere com serenidade a palavra ou o gesto de qualquer agressor.

Aceite os seus problemas, buscando resolvê-los, sem levantar problemas para os outros.

Mantenha o seu sorriso de compreensão e solidariedade.

Dentro da consciência tranquila, transforme, quanto possível, o que lhe apareça na feição do mal em benefício concreto.

Trabalha servindo.

Não esmoreça, diante as provas necessárias, persistindo com o melhor que você possa fazer.

Em qualquer obstáculo ou situação difícil, imagine o que Jesus faria ou não faria em seu lugar, e prefira estar com Jesus, em sua consciência e em seu coração, porque atendendo às indicações de Jesus, nunca perderemos o Tesouro da Paz.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

O mendigo. Bronze por Simón González.

Museu de Belas Artes. Santiago, Chile. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Dias de oportunidades

 

Diz-se que a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.

Sabe-se que um pequeno grão de alegria e esperança no coração, tudo pode transformar.

Comenta-se que cada dia que nasce é como uma página em branco, para registrarmos mais um capítulo de nossas vidas.

Tudo na vida muda de aspecto quando encarado com otimismo.

Deus nos permite, enquanto na Terra, dias de sol e outros de chuva.

Dias de alegria e descontração para nos revigorarmos, e dias de dores e lágrimas, para ponderarmos.

Permite-nos acendermos as nossas luzes interiores, mesmo frente às borrascas morais.

Conforta-nos quando estamos tristes iluminando sempre nossos caminhos.

Porém, é nossa escolha pensar positivo, ou mergulhar nas lamúrias. Proferir palavras de ânimo e esperança, ou falar de maneira a abrir feridas na alma de quem nos ouve.

Hoje é oportunidade de melhorarmos nossa maneira de sentir, pensar e falar, buscando felicidade. De deixar a solidão de lado, buscando nos aproximar de quem precisa de atenção especial.

Fazer um agrado, dar um bom dia, sorrir com simpatia.

Hoje é dia de vencermos a nós mesmos, buscando alegria na prática do amor e da caridade.

Começamos fazendo um pouco e logo realizaremos o muito.

*  *  *

Quando a tristeza invadir nosso coração, levantemos os olhos para o infinito e teremos o espetáculo do sol ou da chuva a nos estimular.

Ouçamos o canto da passarada que, desde os primeiros cicios da manhã, desperta, e louva a Deus com seus gorjeios.

Contemplemos o orvalho que beija as flores, segredando-lhes notícias do dia que se espreguiça, tentando despertar.

Mesmo que o nosso coração esteja enlutado pela ausência de um amor, pela partida de um ser querido, pelo ultraje sofrido, a natureza nos diz que é tempo de abandonarmos os crepes.

O sol é mensageiro de vida, com seus raios de luz, dizendo às trevas que é hora de seu recolhimento.

A chuva generosa penetra a terra e podemos ouvi-la ser sorvida, com sofreguidão.

Cada dia é uma mensagem de renascimento. Cada dia se esmera em ser diferente do anterior, porque Deus é, de tal forma, insuperável, que não se repete.

Por isso Ele não reprisa as cores da madrugada, nem envia as mesmas gotas de chuva para abrandar a sede das matas.

Tudo é novo, a cada dia. Absorvamos, pois, essa mensagem de revigoramento e vivamos.

Se a dor nos atingiu, haverá de passar. Ou, ao menos, amenizar, no transcorrer das horas.

Não permitamos que ela nos abrace e não mais nos deixe. É tempo de viver, de conquistar virtudes, de aprender algo mais, de usufruir das amizades que se nos oferecem, generosas.

Se não nos sentirmos bem conosco mesmos, busquemos quem nos possa oferecer o apoio, a palavra, a sugestão para sairmos dessa condição.

Não nos permitamos perder a chance de viver mais um dia de oportunidades, sobre este bendito planeta azul.

Planeta que o amor de Jesus, sob o comando da Divindade, preparou nos mínimos detalhes para todas as Suas ovelhas. Para nós, as ovelhas do Seu rebanho.

Guardemos a certeza de que nem sempre temos o que desejamos, mas com certeza, temos tudo o de que precisamos.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.12.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 Praia em Tel Aviv, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]