Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 24 de dezembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/24-12-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/24-12-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/23-12-2016.htm

22-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/22-12-2016.htm

21-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/21-12-2016.htm

20-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/20-12-2016.htm

19-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/19-12-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Vale Chajoux, La Bresse, Vosges, França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vallee-chajoux.jpg

A Côte d’Or perto de Meursault. França.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/C%C3%B4te_d'Or_(escarpment)#/media/File:Meursault,Burgundy.jpg

 

 

 

 Amanhã em email especial:

Biografia de D. Zaira Junqueira Pitt

 

Zaira Junqueira Pitt

Foto do acervo do Grupo Socorrista Zaira Pitt, São Paulo, Brasil.

 

Neste domingo (25) estaremos dedicando o email de Noticias do Movimento Espírita, em edição extra,  ao vulto de escol do movimento espírita brasileiro: Zaira Junqueira Pitt.

A data coincide com a comemoração dos 116 anos de seu nascimento ocorrido na cidade de Rio Claro, SP.

Zaira foi uma mecenas de Jésus Gonçalves no período em que este esteve internado no colônia-asilo de Pirapitingui e de muitas outras pessoas e entidades espíritas e não espíritas que tiveram a honra e a felicidade de contar com seu concurso na prática da caridade e amor incondicional ao próximo à luz do Evangelho de Jesus.

Divaldo Pereira Franco privou da amizade de D. Zaira e foi graças à iniciativa desta que o ilustre orador baiano proferiu  sua primeira conferência na cidade de São Paulo.

Também Francisco Cândido Xavier foi amigo pessoal de D. Zaira  e era através dela que Chico mantinha intercâmbio epistolar com Jésus Gonçalves  que não chegou a conhecer pessoalmente.

A biografia estará aberta a sugestões para possíveis acréscimos, inclusive com fotos e documentos que possam enriquecê-la. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=6ed4d4a370&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Congresso marcará 70 anos de história da USE

 

 

 

 

 

 

Solenidade de abertura terá lançamento de Selo dos Correios, edição comemorativa e Conferência de Divaldo Franco

 

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) divulgou a programação oficial do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que a entidade fará realizar de 23 a 25 de junho de 2017, no Tauá Hotel, na bela estância turística de Atibaia.

Embora seja uma prática tradicional no âmbito da entidade — a própria USE nasceu de um Congresso, em junho de 1947 —, este 17º Congresso reveste-se de significado especial, pelo contexto histórico em que é realizado. “Estaremos comemorando 70 anos de serviços em prol da Unificação dos espíritas em solo paulista”, observa Julia Nezu Oliveira, presidente.

Além da presença de grandes conferencistas, como Divaldo Franco, Haroldo Dutra, Alberto Almeida e André Luiz Peixinho, a programação inclui 12 oficinas e seis rodas de conversa, cujos temas são de interesse do trabalhador e estimulam a renovação e aprimoramento das práticas adotadas na casa espírita.

Inscrições a 870 reais só até 15 de janeiro

Esta “imersão” por três dias no Tauá Hotel visa também oferecer mais conforto ao congressista, que poderá levar a família para o Congresso e desfrutar, com ela, algumas horas de descanso e das atrações de lazer e diversão. Além disso, o congressista desfrutará de algumas vantagens importantes: a taxa de inscrição já estará incluída na reserva do apartamento duplo ou triplo, que é de apenas R$ 870 por pessoa, para os três dias.

 “Esse valor, na atualidade, não cobriria nem duas diárias em hotel da mesma categoria”, destaca Rosana Gaspar, responsável pela subcomissão de Finanças do 17º Congresso. “Isso significa também comodidade e segurança para o congressista, que não precisará fazer traslados, nem sair para almoçar ou jantar fora do ambiente do Congresso. Ao fazer o check-in, o participante estará automaticamente confirmando sua inscrição. O crachá e kit do congressista já estarão no apartamento reservado”, acrescenta Rosana. A diretora alerta, no entanto, que a oferta de reservas no valor acima será mantida só até 15 de janeiro.

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura contará com a presença de Divaldo Pereira Franco, convidado de honra deste do 17º Congresso, que fará a conferência magna sob o tema “Prossigo para o Alvo”. Divaldo estará completando 70 anos de oratória na divulgação do Espiritismo, com mais de 13 mil palestras proferidas nos cinco continentes. Desse total, boa parte foi ministrada em solo paulista, com dezenas de títulos de Cidadão concedidos ao orador baiano pelas câmaras municipais. Amigo da USE, Divaldo participou de grandes eventos organizados pela entidade, incluindo seis congressos.

Antes da palestra inaugural, a Banda Municipal de Atibaia fará a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o violinista Clayton Prado, acompanhado do Grupo Magia do Som, de Americana, fará um miniconcerto para os congressistas. A programação abrirá então espaço para algumas homenagens a USE, alusivas aos seus 70 anos, com o lançamento de carimbo e selo emitido pela Empresa Brasileira de Correios, que constará das postagens e correspondências no mês de aniversário da USE.

A cerimônia prevê ainda o lançamento do livro USE 70 Anos – Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos. Em fase revisão, a edição comemorativa tem formato 21 x 28 centímetros, em capa dura, e contará 300 páginas aproximadamente. 

Oficinas, debates e palestras

As atividades do 17º Congresso Estadual de Espiritismo serão desenvolvidas todas no Tauá Hotel Atibaia. Os trabalhos no sábado (24) serão abertos pelo grupo Toque na Alma (Araras), preparando o ambiente para o palestrante da manhã, André Luiz Peixinho (Salvador, BA), que falará sobre O Espírita frente aos Desafios Atuais.

Na sequência, têm início as Oficinas (primeiro horário) e as Palestras USE, tudo ocorrendo simultaneamente 15 salas do Tauá Hotel. Estas palestras estarão a cargo de Antonio Cesar Perri de Carvalho, que falará sobre a história da entidade federativa; Merhy Seba, que vai discorrer sobre as campanhas e trabalho de divulgação, e Neli Del Nery Prado, assessora de Unificação na macrorregião de Bauru, Assis, Presidente Prudente, Marília e Nova Alta Paulista, que apresentará uma “radiografia” da USE atual, mostrando sua estrutura e modelo de atuação.

Na parte da tarde, paralelamente às oficinas (que serão repetidas às 14h e às 16h), têm início as Rodas de Conversa, em seis salas, simultaneamente, onde estarão em debate temas controversos e efervescentes na atualidade do movimento espírita paulista e nacional, os quais vêm sendo “trabalhados” em prévias por todo o Estado, pelo professor Marco Milani e outros facilitadores. Após o jantar, os congressistas poderão relaxar com as belas canções do grupo Vozes do Amanhã (Campinas), que abrirão outro grande momento do Congresso — a conferência de Haroldo Dutra sobre os 160 anos de O Livro dos Espíritos, quando o orador destacará a atualidade da obra primeira da Codificação Kardequiana.

Solenidade de Encerramento

No domingo (25), os congressistas terão uma síntese das Rodas de Conversa com os seis coordenadores — Cesar Perri, Alexandre Fontes da Fonseca, Luiz Fernando Penteado, André Luiz Peixinho, Haroldo Dutra Dias e Marco Milani. Em seguida, Julia Nezu Oliveira, presidente da USE, falará sobre “Desafios: O Futuro em Nossas Mãos”, antecedendo a conferência de encerramento do orador paraense Alberto Almeida, a quem foi confiado o tema “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”. A parte artística, desta vez, estará a cargo do Departamento de Arte, da USE, que promete algumas surpresas e novas emoções também.

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo [[email protected]])

 

 

Encontro com Jesus

Franca, SP

 

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

 

Mensagem de Natal do Correio Espírita

 

O Correio Espírita deseja a todos os amigos e assinantes um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias, paz, amor e prosperidade.

 

 

(Recebido em email de Correio Espírita [[email protected]]; em nome de; Correio Espírita [[email protected]])

 

 

XIX Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

A sua presença somente abrilhantará o evento.

Informações a respeito de hotéis e detalhes adicionais, acesse http://www.conferenciaespirita.com.br/

 


TEATRO FEP

 

 

 

(Informação recebida em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

 

Programação de palestras pela BUSS

Londres, Reino Unido

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

11º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Orlando, Flórida

 

 

Save the Date

 

11th U.S. Spiritist Symposium

in Orlando, Florida 

May 06, 2017

 

at UCF Rosen College of Hospitality Management

 

 

Registrations soon to be opened at

www.spiritistsymposium.org

 

 

 

 

 

 

 

United States Spiritist Federation, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

 

(Informação repassada por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acessar :

http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/12/fala-de-natal-do-presidente-da-feb-lota.html

 

 

 

 

 

 

 

Programação do IEEF-Instituto Espírita de Estudos Filosóficos. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 

 

 

Resenha Espírita no line

Acesse nos links abaixo

 

https://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_138

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-138

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/HvD6SctZba?

https://pt.scribd.com/document/334876802/Resenha-Espirita-on-Line-138

 

 

 

 

 

 

O menino do Natal

 

Ele foi aguardado pelo casal por mais de um ano. Considerados portadores de infertilidade, marido e mulher se inscreveram numa fila de adoção.

Com seis dias de vida ele chegou. E porque fosse próximo ao Natal, logo foi chamado de nosso menino do Natal.

Em seguida, o casal foi surpreendido com dois filhos biológicos.

O menino do Natal, contudo, era muito especial. Natal era mesmo com ele.

Era ele que se esmerava na decoração da árvore, que elaborava a lista de presentes, não esquecendo ninguém.

Era pura felicidade. Natal era família, era orar e entoar cânticos.

No seu vigésimo sexto Natal, ele se foi, tão inesperadamente quanto chegou. Morreu num acidente de carro, logo depois de estar na casa dos pais e decorar a árvore de Natal.

A esposa e a filhinha o aguardavam em casa. Ele nunca voltou.

Abalados pelo luto, os pais venderam a casa e se mudaram para outro Estado.

Dezessete anos depois, envelhecidos e aposentados, resolveram retornar à sua cidade de origem.

Chegaram à cidade e olharam a montanha. Lá estava enterrado seu filho. Lugar que jamais conseguiram visitar.

O filho do casal morava em outro Estado. A filha viajava, em função de sua carreira.

Então, próximo do Natal, a campainha da porta soou. Era a neta. Nos olhos verdes e no sorriso, via-se o reflexo do menino do Natal, seu pai.

Atrás dela vinham a mãe, o padrasto, o meio-irmão de dez anos.

Vieram decorar a árvore de Natal e empilhar lindos embrulhos de presentes sob os galhos.

Os enfeites eram os mesmos que ele usava. A esposa os havia guardado, com carinho, para a sogra.

Depois foi convite para a ceia e para comparecerem à igreja. A neta iria cantar um solo.

A linda voz de soprano da neta elevou-se, fervorosa e verdadeira, cantando Noite feliz. E o casal pensou como o pai dela gostaria de viver aquele momento.

A ceia, em seguida, foi cheia de alegria. Trinta e cinco pessoas. Muitas crianças pequenas, barulhentas.

O casal nem sabia quem era filho de quem. Mas se deu conta de que uma família de verdade nem sempre é formada apenas pelo mesmo sangue e carne.

O que importa é o que vem do coração. Se não fosse pelo filho adotado, eles não estariam rodeados por tantos estranhos, que se importavam com eles.

Mais tarde, a neta os convidou para irem com ela a um lugar.

Foi em direção às montanhas, ao túmulo do seu pai. Ao lado da lápide, havia uma pedra em formato de coração, meio quebrada, pintada pela filha do casal.

Ela escrevera: Ao meu irmão, com amor.

Em cima do túmulo, uma guirlanda de Natal, enviada, como todos os anos, pelo outro filho.

Então, em meio a um silêncio reconfortante, a jovem soltou a voz, bela como a de seu pai.

Ali, nas montanhas, ela cantou Joy to the world. E o eco repetiu diversas vezes.

Quando a última nota se ouviu, o casal sentiu, pela primeira vez desde a morte do filho adotado, um sentimento de paz, de continuidade da vida.

Era a renovação da fé e da esperança. O real significado do Natal lhes havia sido devolvido.

Graças ao menino do Natal...

*   *   *

A verdadeira família é a que se alicerça em laços de afeto.

Não importa se os filhos são gerados pelos pais ou se chegam por vias indiretas.

O que verdadeiramente importa é o amor. Esse suplanta o tempo, a morte. Existe sempre.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Nosso menino do Natal,
 de Shirley Barksdale, do livro  Histórias para aquecer o coração das mulheres,
 de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jennifer Read Hawthorne  e 
Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 23.12.2016.

 

(Copiado do site Feparana)

Igreja Santíssima Trindade em noite de neve. Stevenage, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Ítens da fraternidade em Jesus

 

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: União em Jesus. Lição nº 03. Página 27.

Mensagem recebida em Uberaba, em 16 de agosto de 1983.

 

Filhos, o Senhor nos abençoe!...

O trabalho de conscientização em Cristo é serviço pioneiro no plano físico, porquanto relaciona atividades, ou melhor, as atividades fundamentais do espírito desencarnado quando se reconhece defrontado pela grandeza da vida, perante o mais além.

O Tempo é o principal fator de aferição de quaisquer aquisições que se façam nesse terreno, de vez que o tempo é o agente silencioso que preside o crescimento, a evolução e a maturação das sementes de renovação do mundo interior de cada um de nós, para que nossos recursos se descerrem plenamente ao sol do trabalho para o engrandecimento da vida em nós e fora de nós.

Em vista do exposto, comecemos por apresentar as figurações ou idéias-sínteses, destinadas a acordar as nossas consciências à plena luz da imortalidade.

Enumeraremos algumas dessas indicações básicas para nosso aproveitamento:

01 - Em toda questão difícil, indagar de nós mesmos o que faria Jesus em nosso lugar.

02 - Aceitar-nos por parte da família universal de Deus, na mesma moradia terrestre, moradia que permanece integrada no Plano Cósmico, à maneira de um conjunto residencial, renteando com inúmeros outros na Criação Divina.

03 - Cada criatura é um mundo por si, com leis e movimentos próprios, que nem sempre se harmonizam com os nossos.

04 - Ser-nos-á obrigação clara e simples aceitar os outros tais quais são, tanto quanto desejamos ser aceitos como somos, ante a consideração alheia.

05 - Reconheçamos a verdade de que todo bem e todo mal de que nos façamos autores para os que nos cercam, apresentarão, hoje, amanhã ou depois de amanhã, o somatório das bênçãos ou dos males de que tenhamos sido a causa.

06 - Atendendo-se à realidade de que somos psicologicamente diferenciados no campo geral da existência, respeitar sempre as necessidades ou os problemas do próximo, já que, por enquanto, não conseguimos desvencilharmo-nos dos nossos, no sentido imediato dessas palavras.

07 - Cada qual de nós neste justo momento está no melhor lugar, na melhor posição, na melhor tarefa e com os melhores companheiros que sejamos capazes de usufruir com o necessário proveito.

08 - As condições do berço e da família, do grupo social e dos compromissos que venhamos a assumir com outra pessoa ou com outras pessoas são áreas de dever a cumprir que não nos será lícito esquecer ou menosprezar sem danos para nós mesmos.

09 - Admitirmos sem discussão o imperativo de tolerância para com os outros, tanto quanto precisamos ou desejamos ser tolerados em nossa estrada comum.

10 - O trabalho, seja na condição de atividade profissional ou na prestação de serviço desinteressado aos nossos irmãos do caminho diário, é a nossa escola permanente, de cujos ensinamentos não nos será lícito desertar.

11 - Desculpar quaisquer ofensor de que nos julguemos vítimas, esquecendo esse ou aquele atrito que nos tenha colhido em más regiões de influência, com absoluto esquecimento dos desajustes havidos, para que a espontaneidade na prática do bem, seja em nós ou fora de nós, não sofra qualquer prejuízo.

12 - Entendendo-se que cada criatura se encontra no lugar que lhe é próprio, não nos permitirmos apreciações apressadas ou errôneas em torno dessa ou daquela pessoa.

13 - Abolir a queixa da conversação, na certeza de que se, porventura, tivermos alguma razão para essa ou aquela reclamação quanto aos outros, é possível que aqueles de quem nos queixamos, talvez possuam motivos mais fortes para se queixarem de nós.

14 - Ajustar-se à família à maneira do ouro entregue ao cadinho, para que se lhe promova a purificação.

15 - Regozijarmo-nos com o progresso alheio, na convicção de que o êxito nos visitará igualmente, na medida em que nos esforcemos por obtê-lo.

16 - Nunca olvidarmos, em matéria de afeição, que a renúncia a quaisquer alegrias decorrentes de conjunções prematuras será sempre superior a qualquer vitória passageira nos domínios da posse.

17 - Fixar o lado melhor das pessoas e dos acontecimentos, para que o lado sombrio desapareça naturalmente.

18 - Rejubilarmo-nos com aquilo que tenhamos ao nosso dispor, sem preocupação por obter o que talvez quiséssemos.

19 - Saber sorrir tanto nas horas de contentamento, quanto naquelas outras em que as inquietações estejam conosco.

20 - Abstermo-nos de gastar com a irritação, o tempo e os recursos da vida com reações desnecessárias e incompatíveis com o nosso dever de acompanhar o Divino Mestre.

21 - Não desconhecer que, muitas vezes, contra nós próprios, ser-nos á necessário ouvir as opiniões de companheiros e acatá-las, considerando o benefício geral e não os nossos próprios interesses pessoais que nos cabe sofrear, para que a felicidade dos outros nos favoreça com a alegria de ver os outros felizes e abrindo, com isso, novas estradas no campo íntimo que nos visem a melhoria e a paz, a compreensão e o bom ânimo.

22 - Habituarmo-nos a enxergar nos companheiros de experiência terrestre a parte melhor que apresentem, a fim de que nenhum deles perca o incentivo de agir e servir, trazendo a quota de seus esforços no bem para a felicidade do grupo a que nos vinculamos.

23 - Auxiliar para o bem geral em todo tempo, mas escolher o tempo adequado para tratar dos problemas difíceis e dos casos graves com os irmãos neles envolvidos.

24 - Exerçamos a paciência sem limites.

25 - Aceitar o amor que Jesus nos ensinou e nos legou por esquema a ser cumprido nas menores ocorrências do nosso campo de ação.

26 - Começar de nós mesmos o serviço de conscientização, transferindo-o em seguida às pessoas que nos sejam particularmente queridas e, logo após, transmiti-lo aos grupos humanos em geral.

Estes são alguns dos itens que, em outra ocasião, ser-nos-á possível desenvolver em nosso próprio benefício.

Que o Senhor nos ampare e nos abençoe sempre são os votos reconhecidos...

Bezerra de Menezes.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

“Ecce homo”. Óleo sobre madeira por Mihály Munkácsy

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Munk%C3%A1csy-Ecce_homo.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]