Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/13-01-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/13-01-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/12-01-2016.htm

11-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/11-01-2016.htm

09-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/09-01-2016.htm

08-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/08-01-2016.htm

07-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/07-01-2016.htm

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 (Texto Copiado do site Febnet)

A volta do filho pródigo.  Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/93/Rembrandt_Harmensz_van_Rijn_-_Return_of_the_Prodigal_Son_-_Google_Art_Project.jpg/785px-Rembrandt_Harmensz_van_Rijn_-_Return_of_the_Prodigal_Son_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

    

Rumo Perdido

“(...) Renasceste para construir o mundo melhor.

Desarma-te em relação aos agressores, aos sofredores, aos trânsfugas do dever, e ama-os.

Abre-lhes o coração, irradiando ternura e fraternidade.

Faculta-lhes amizade, ofertando-lhes a face em sorrisos em vez da carantonha de reproche ou mágoa.”

Fala-lhes sem preconceito, não os excluindo dos teus relacionamentos, quando te buscarem."

(Joanna de Ângelis /Divaldo Franco - livro – Rejubila-te em Deus – 1ª  ed. - p. 27 - Editora  LEAL).      

 

 

 

 

 

    

 

Rumbo perdido

...Has renacido para edificar el mundo mejor.

Despójate de animosidad en relación con los agresores, los sufrientes, los tránsfugas del deber, y ámalos.

Ábreles tu corazón, irradiante de ternura y fraternidad.

Bríndales amistad, ofréceles el rostro sonriente en vez de la mueca de reproche o disgusto.

Háblales sin prejuicio; no los excluyas de tus relaciones, cuando te busquen.

Joanna de Ângelis / Divaldo Franco -

Libro Regocíjate en Dios – Editora  LEAL

(Creación: Fátima Oliveira)      

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Propriedades

 

 

Emmanuel​

 


 

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. – Jesus.

​ 

(Mateus, 6:21)

 

“O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo”.

​ 

(ESE, Cap. 16, 9.)

 
Em tudo o que se refira à propriedade, enumera, acima de tudo, aquelas que partilhas, por dons inexprimíveis da Infinita Bondade, e que, por se haverem incorporado tranquilamente ao teu modo de ser, quase sempre delas não fazes conta.


Diariamente, recolhes, com absoluta indiferença, as cintilações da coroa solar a se derramarem, por forças divinas, no regaço da terra, transfigurando-se em calor e pão, no entanto, basta pequeno rebanho de nuvens na atmosfera para que te revoltes contra o frio.


Dispões das águas circulantes que, em mananciais e poços, rios e chuvas, te felicitam a existência, sem que te lembres disso, e, ante o breve empecilho do encanamento no recinto doméstico, entregas-te sem defesa a pensamentos de irritação.


Flores aos milhares, na estrada e no campo, convidam-te a meditar na grandeza da Inteligência Divina, conversando contigo pelo idioma particular do perfume e, em muitas circunstâncias, não hesitas esfacelá-las sob os pés, deitando reclamações se pequenino seixo te penetra o sapato.


Correntes aéreas trazem de longe princípios nutrientes, sustentando-te a vida e lhes consomes as energias, à feição da criança que se rejubila inconsciente e feliz no seio materno e se o vento agita leve camada de pó, costumas acusar desagrado e intemperança.


Possuis no corpo todo um castelo de faculdades prodigiosas que te enseja pelas ogivas dos sentidos a contemplação e a análise do Universo, permitindo-te ver e ouvir, falar e orientar, aprender e discernir, sem que lhe percebas, de pronto, o ilimitado valor, e dificilmente deixas de clamar contra os excedentes que assinalas no caminho dos semelhantes, sem refletir nos aborrecimentos e nas provas que a posse efêmera disso ou daquilo lhes acarreta à existência.


Não invejes a propriedade transitória dos outros.


Ignoras por que motivo a fortuna amoedada lhes aumenta a responsabilidade e requeima a cabeça.


Sobretudo, nunca relaciones a ausência do supérfluo.


Considera os talentos imperecíveis que já reténs na intimidade da própria alma e lembra-te de que transportas no coração e nas mãos os recursos inefáveis de estender, infinitamente, os tesouros do trabalho e as riquezas do amor.
 
Emmanuel

Livro da Esperança

​Psicografia

Francisco Cândido Xavier

 

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

Vaso de flores em via pública. Viña del Mar, Chile. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Divaldo Pereira Franco. VI Congresso Espírita Paraibano

João Pessoa, PB

 

 

Divaldo Franco, VI Congresso Espírita Paraibano - 10/01/2016

 

Encerrando o VI Congresso Espírita Paraibano em João Pessoa, na Paraíba que se realizou dos dia 8 a 10 de janeiro de 2016 o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco proferiu, na manhã deste domingo, dia 10, o Seminário O Despertar do Espírito, no Teatro A Pedra do Reino, para mais de duas mil pessoas presentes e 35 mil que acompanharam pela internet que transmitiu, ao vivo, pela TV da FEB.
O seminário foi realizado em dois módulos e um intervalo.
Divaldo citou a obra "O Cavaleiro da Armadura Enferrujada", de autoria de Robert Fisher, e sugeriu a todos uma “viagem” interior, em busca da nossa realidade. Referindo-se à alguns conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, que confrontou-se com os grandes conflitos da criatura humana como: o inconsciente coletivo e o individual, os arquétipos, que toda a criatura humana tem: o ego e o Self.


Arquétipos , que são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo; marcas antigas porque todos nós temos conflitos de nascença mas também outros do insconsciente profundo, lembranças das encarnações. A problemática do ego que para Kardec era o egoísmo e “outros venenos” e da necessidade de lutarmos contra nossas tendências negativas (ego) e caminhar até o self, podendo, assim, nos transformar em criaturas humanas melhores, alterando nossa conduta moral até, um dia chegarmos a plenitude.
Em seguida, Divaldo analisou a estória do Cavaleiro da Armadura Enferrujada” de forma poética e com extraordinária capacidade de provocar mudanças profundas em nossas vidas nos revelando de forma simples, verdades de uma sabedoria profunda. O primeiro passo do cavaleiro na sua viagem iniciática e alquímica é também o nosso primeiro passo no caminho misterioso da Verdade e da Vida. Suscita a expansão da nossa mente e nos transforma, libertando-nos do egoísmo, das paixões e de todas as barreiras que nos impedem de nos conhecer e amarmos a nós mesmos.

Na estória, o cavaleiro mantem-se muito tempo vestido com sua armadura de ferro. Lutava contra inimigos reais e imaginários, salvando donzelas mesmo quando não queriam ser resgatadas. Corria para as cruzadas e não parava nunca. E embora casado com uma esposa fiel e poetiza, Juliet, e com um filho de cabelos dourados, Chistopher, eles pouco se viam. Quando Chistopher queria saber como era o pai, Juliet o mostrava fotografias.
O cavaleiro começa, então a ter dificuldades para comer, beber e dar abraços por causa da armadura e conversar com ele só era possível através da viseira fechada. Juliet pede que ele remova a armadura ameaçando afastar-se cada vez mais. O que não foi fácil, a armadura estava muito enferrujada, nem mesmo o ferreiro conseguiu.


O cavaleiro resolve afastar-se e faz uma viagem, conhece outros personagens, com os quais se relaciona e que o ajudaram a refletir sobre a própria existência. É quando descobre que tem que atravessar uma trilha e que vai se deparar com três castelos: o do silêncio, o do conhecimento e o da vontade e ousadia. Precisou viver um pouco em cada um deles para aprender as lições e continuar sua viagem em busca de sua libertação.
Ele procura Merlin. Merlin é um mago, profeta e conselheiro do rei Artur, criador da Távola Redonda, símbolo dessa parte boa que encontramos no céu. Que o mostra que a vida não é como a queremos mas que já está elaborada.
O cavaleiro vai então refletindo sobre a própria vida, conhecendo-se mais e passa a mudar seus pensamentos e comportamentos, e , com isso, a armadura, começa a cair aos poucos de seu corpo até que se vê totalmente livre dela.
Divaldo esclareceu que a viagem do cavaleiro é também a nossa viagem em busca do autodescobrimento e de autoiluminação, nos libertando das máscaras, as personas a que se referia Carl Gustav Jung.


Durante nosso processo evolutivo criamos tendências negativas, mudamos nossa própria natureza, passamos a usar máscaras que revelam a nossa personalidade, tudo em nome de convenções sociais, egoísmos, vaidades, ciúmes, invejas... Dessa forma perdemos a percepção de nós mesmos, com o nosso ser profundo, com a nossa realidade espiritual.
Divaldo ensina que precisamos todos fazermos essa viagem interior para que nos desarmemos! O conhecimento é a luz através da qual encontraremos nosso caminho, que somos Espíritos imortais e a grande dificuldade na busca pela felicidade é que a procuramos no lugar errado. O caminho da felicidade está no Evangelho de Jesus e precisamos amar, vencendo os nossos medos e dúvidas,nos livrando de todos esses venenos, tirando o peso da culpa, eliminando as nossas imperfeições morais e estabelecendo-se, assim, a conexão entre o ego e o Self.
Divaldo menciona frases que marcam nossos corações como: ...”A beleza salva o mundo, (da obra O Idiota de Dostoievski). Não devemos temer ou ter vergonha da beleza, da gentileza, da suavidade, da doçura e do amor. Ninguém mais suave que Jesus. A verdade é tão grandiosa que Jesus a nos deu por etapas, por parábolas. Lembremos dos nossos irmãos invisíveis. As dores são processos de purificação e não processos punitivos. Se sentirmos saudades, em memória daqueles, façamos aquilo que os fariam felizes”...

Divaldo encerrou o VI Congresso Espírita Paraibano parabenizando a Federação Espírita Paraibana pelo seu centenário.
Incansável, o Semeador de Estrelas retornou ao palco do Teatro A Pedra do Reino às 15h para receber carinhosamente a todos que fizeram uma fila interminável para receber o autógrafo nas obras do médium e tirar fotos. E depois ainda presenteou o público com mais uma brilhante e bem humorada palestra onde enfatizou a necessidade de educarmos nossas crianças, dando amor e exemplo e explicando como surgiu A Mansão do Caminho e também o Movimento Você e a Paz que foi lançado oficialmente na cidade de João Pessoa. Concluiu pedindo que cada um de nós comecemos trabalhar a paz em nós mesmos e só assim mudaremos o mundo!

 

    Fotos e texto: Maria Rachel Coelho

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Texto em Espanhol

 

DIVALDO FRANCO: VI CONGRESO ESPÍRITA PARAIBANO - 10/01/2016.
 
Para dar por finalizado el VI CONGRESO ESPÍRITA PARAIBANO, en João Pessoa, Paraíba, que se realizó entre los días 8 y 10 de enero de 2016, el médium y orador espírita Divaldo Pereira Franco pronunció, durante la mañana del domingo -día 10-, el Seminario EL DESPERTAR DEL ESPÍRITU, en el Teatro La Piedra del Reino, para más de 2.000 personas presentes, y unas 35.000 que lo siguieron por Internet, transmitido en vivo por la TV de la FEB -Federación Espírita Brasileña.
El seminario se dividió en dos módulos, con un intervalo. Divaldo citó la obra El caballero de la armadura cubierta de herrumbre del autor Robert Fisher, y propuso a todos un viaje interior, en busca de nuestra realidad. Hizo referencia a algunos conceptos de la Psicología Analítica de Carl Gustav Jung, a los que cotejó con los grandes conflictos de la criatura humana, como lo son: el inconsciente colectivo y el individual, los arquetipos -que toda criatura humana tiene-, el ego y el Self.


Los arquetipos son conjuntos de imágenes primordiales originadas por la repetición progresiva de una misma experiencia durante muchas generaciones, almacenadas en el inconsciente colectivo; marcas antiguas, porque todos tenemos conflictos de nacimiento pero también otros del inconsciente profundo, reminiscencias de las encarnaciones. El problema del ego, que para Kardec era el egoísmo, y otros venenos, y de la necesidad de que luchemos contra nuestras tendencias negativas (ego) y avancemos hasta el Self, pudiendo de tal modo transformarnos en criaturas humanas mejores, al modificar nuestra conducta moral, hasta que un día lleguemos a la plenitud.

A continuación, Divaldo analizó la historia de El caballero de la armadura cubierta de herrumbre de un modo poético, y con una extraordinaria capacidad para provocar cambios profundos en nuestras vidas, revelándonos en forma sencilla, verdades de una sabiduría profunda. El primer paso del caballero en su viaje iniciático y alquímico es también nuestro primer paso en el camino misterioso de la Verdad y de la Vida. Suscita la expansión de nuestra mente y nos transforma, liberándonos del egoísmo, de las pasiones y de todas las barreras que impiden que nos conozcamos y nos amemos a nosotros mismos.

En el relato, el caballero permanece mucho tiempo vestido con su armadura de hierro. Luchaba contra enemigos reales e imaginarios, salvando a doncellas aun cuando ellas no querían ser rescatadas. Corría hacia las cruzadas y nunca se detenía. Y aunque estaba casado con una esposa fiel, una poetisa, Juliet, con quien tenía un hijo de cabellos dorados, Christopher, ellos se veían poco. Cuando Christopher quería saber cómo era su papá, Juliet le mostraba fotografías. El caballero comienza, entonces, a tener dificultades para comer, beber y dar abrazos, por causa de la armadura, y conversar con él sólo era posible a través de la visera cerrada. Juliet le pide que se quite la armadura, amenazando con alejarse cada vez más, pero no fue fácil porque la armadura estaba muy oxidada, y ni siquiera un herrero lo consiguió.


El caballero resuelve marcharse y hace un viaje: así conoce a otros personajes, con los cuales se relaciona, que lo ayudaron a reflexionar sobre su propia existencia. Es así que descubre que debe atravesar una senda, mediante la cual llega, inesperadamente, hasta tres castillos: el del silencio, el del conocimiento y el de la voluntad y la osadía. Le fue necesario vivir durante algún tiempo en cada uno de ellos, para aprender las lecciones y continuar el viaje en busca de su liberación.
Él va en busca de Merlín. Merlín es un mago, un profeta y consejero del rey Arturo, creador de la Mesa Redonda, símbolo de esa parte buena que encontramos en el cielo. Él le muestra que la vida no es como la queremos, sino que ya está elaborada.
El caballero se pone entonces a reflexionar sobre su propia vida, para conocerse más y comienza a modificar sus pensamientos y su comportamiento; con eso, la armadura poco a poco se va separando de su cuerpo, hasta que se ve completamente libre de ella.
Divaldo explicó que el viaje del caballero es también nuestro viaje en busca del autodescubrimiento y de la autoiluminación, para liberarnos de las máscaras, las personas a las que se refería Carl Gustav Jung.


Durante nuestro proceso evolutivo creamos tendencias negativas, cambiamos nuestra propia naturaleza, comenzamos a usar máscaras que revelan nuestra personalidad, todo en nombre de convenciones sociales, egoísmos, vanidades, celos, envidias... De esa forma, perdemos la percepción de nosotros mismos, con nuestro ser profundo, con nuestra realidad espiritual.
¡Divaldo enseña que a todos nos es preciso hacer ese viaje interior, para liberarnos de la armadura! El conocimiento es la luz a través de la cual encontraremos nuestro camino; que somos Espíritus inmortales, y que la gran dificultad en la búsqueda de la felicidad, es que la buscamos en el lugar equivocado. El camino de la felicidad está en el Evangelio de Jesús, y precisamos amar, superando nuestros temores y dudas, liberándonos de todos esos venenos, quitándonos el peso de la culpa, eliminando nuestras imperfecciones morales y estableciendo, de ese modo, la conexión entre el ego y

el Self. Divaldo alude a frases que quedan en nuestros corazones, como por ejemplo: ...La belleza salva al mundo, de la obra El Idiota de Dostoievski.

No debemos temer ni tener vergüenza de la belleza, de la gentileza, de la delicadeza, de la ternura ni del amor. Nadie más suave que Jesús. La verdad es tan grandiosa que Jesús nos la dio por etapas, mediante parábolas. Recordemos a nuestros hermanos invisibles. Los dolores son procesos de purificación y no procesos punitivos. Si sintiéramos nostalgia, al recordarlos, hagamos aquello que los haría felices...

Divaldo concluyó el VI Congreso Espírita Paraibano felicitando a la Federación Espírita Paraibana por su centenario. Infatigable, el Sembrador de Estrellas retornó al escenario del Teatro La Piedra del Reino a las 15:00, para atender cariñosamente a todos los que hicieron una fila interminable, para recibir un autógrafo en las obras del médium, y sacar fotos. A continuación, agasajó al público con otra disertación brillante y de buen humor, en la que enfatizó la necesidad de que eduquemos a nuestros niños, dándoles amor y buen ejemplo. Explicó cómo surgió la Mansión del Camino, y también el Movimiento Tú y la Paz, que fue lanzado oficialmente en la ciudad de João Pessoa. Para concluir, pidió que cada uno de nosotros comencemos a elaborar la paz en nosotros mismos, ¡y sólo así cambiaremos al mundo!

 

    Fotos y texto: Maria Rachel Coelho

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Palestras com Antonio César Perri de Carvalho

Limeira, São Carlos e Rio Claro, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação GEBEM 40 anos

Guarulhos, SP

 

 

 

40 anos do Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes – GEBEM 

 

Fundado em 25 de janeiro de 1976, o Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes – GEBEM como é conhecido em Guarulhos e na comunidade espírita de todo o Brasil tem, desde a sua fundação, um histórico de ajuda a comunidade onde está inserido.

A sede da entidade fica na Vila Barros em Guarulhos e oferece uma programação diversificada com cursos da doutrina espírita, atendimento ao público por meio das palestras públicas e psicografia, atendimento às famílias do entorno, da comunidade e frequentadores com doação de cestas básicas, atendimento psicológico, visitas a asilos e entidades filantrópicas, engajamento em campanhas sociais.

Desde o ano passado, o GEBEM desenvolve com sucesso e em iniciativa inédita  o projeto de Assistência Familiar com encontros voltados às dificuldades que afetam as relações familiares.

No GEBEM, o Galera – a nossa mocidade espírita  reúne uma garotada a partir dos 11 anos. Durante os encontros na entidade e em todo o estado de São Paulo, a mocidade  discute temas atuais sob a ótica espírita de forma lúdica e descontraída.

Desenvolve programas de incentivo ao estudo da doutrina espírita na Livraria e Biblioteca Professor Maurício. Dispõe de Sala Multimídia e os Projetos Inglês para Todos – com abrangência grandiosa em quatro salas de estudo do idioma e Laços com Amor, grupo de tricô e crochê com confecção de enxovais para bebês da comunidade de Cumbica e Vila Barros.

Há 35 anos mantém em Cumbica o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes – Irmão Francisco com atendimento a 120 crianças em sistema de creche. Entidade referência no ensino em Guarulhos e em sua comunidade, o Núcleo possui um Bazar que atende os moradores do entorno, além de desenvolver inúmeros projetos por meio de apoios e parcerias.

Aos 40 anos,  o GEBEM é hoje uma entidade referência na comunidade espírita e na cidade de Guarulhos também pelas atividades que realiza, como a sua tradicional Macarronada, que em 2016 chega a sua 30ª edição e reúne um público de mais de 1. 200 pessoas.

Além da Macarronada, o GEBEM realiza com sucesso a conceituada Feira de Livros Espíritas, Festa do Dogão, Festa Julina, entre outras atividades.

 

Programação especial de 40 anos – De 19 a 24 de janeiro

Dia 19, terça,  19h: Margarete Áquila (palestra musical) – Tema: A casa mental

Dia 20, quarta, 15h:  Leonardo Kurcis  –  Tema: A família ensina pelo exemplo

Dia 21, quinta, 19h:  Dr. Aldeniz Leite – Tema: Os dez mandamentos atualizados para os nossos dias

Dia 23, sábado, 18h: Paulo Sérgio dos Reis e Leya (palestra musical) – Tema: A caminho da luz

Dia 24, domingo, 16h: Dupla Ricardo e Eduardo – Tema: Show: Encontros de amor

Psicografia (excepcionalmente no domingo – Solicitação de mensagens das 15 às 16h)

Bolo dos 40 anos em comemoração ao aniversário

 

VENHA COMEMORAR CONOSCO, AFINAL, VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA E AJUDOU A CONSTRUÍ-LA! 

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"!

 

O GEBEM fica na Rua Castelo Branco, 279 – Vila Barros – Guarulhos/SP – tel.: 2405-4597, [email protected];  www.gebem.com.br

Facebook: GEBEM Guarulhos Oficial

Fanpage: GEBEM – Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes

 

O Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes – Escola Irmão Francisco e o Bazar ficam na Av. Régis, 186, Jd. Cumbica em Guarulhos. Telefone: (11) 2481-3575.

e-mail:  [email protected].br

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Valeriano)

 

 

9º. Encontro – JENA.  Mansão do Caminho

Salvador, BA

 

JENA - 9º Encontro de Reflexões Espíritas - 100 Anos Nina Arueira

 

OLÁ AMOROSOS IRMÃOS QUERIDOS

FELIZ 2016 COM O AMOR DO CRISTO

 

A Amorosa Jena (Juventude Espírita Nina Arueira) convida com muito amor a todos vocês para:

 

9º Encontro de Reflexões Espíritas - Compromissos de Amor

 

Data: 06 a 9 de fevereiro de 2016

 

Amorosos Irmãos em Cristo, na segunda Imagem abaixo está direitinho com o texto aos Amorosos 100 anos Á Amorosa e Querida Irmã Nina Arueira

 


Mansão do Caminho, Salvador - Ba

 

Endereço: Rua Jayme Vieira Lima, 104 - Pau da Lima, Salvador - BA, 41235-000

 

Informações: (71) 98638-9354 ou 99161-2024

E-mail: [email protected]

 

 

 



NINA ARUEIRA

Nina Arueira nasceu em Campos, Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1916, e desencarnou em 18 de março de 1935. Desencarnou ainda jovem, aos dezenove anos de idade. Nina era jornalista, poeta e escritora. Foi noiva do escritor espírita Clóvis Tavares, com quem conviveu, dividindo um aprendizado inesquecível para ambos. Veemente em suas convicções, defendendo com entusiasmo uma sociedade mais justa e igualitaria iniciou-se na politica, mas viveu o suficiente para compreender que so em Jesus temos a verdadeira justica!

Manifesto - Quando contava com apenas quinze anos de idade, Nina Arueira escreveu um manifesto aos jovens de sua época:

À Mocidade de Minha Terra

Acordai, gente de minha terra, porque o dia se alevanta por sobre tudo, a noite dos sonhos e das insônias se diluiu na luz; cortejos brancos de fulgores venceram as trevas e sobre elas implantaram sua vitória...
Despertai para o trabalho; despertai para a vida... Vossas almas são capazes; estirai vossos membros, distendei vossos nervos, firmai vossa vontade, cantai vosso hino de alegria e entusiasmai-vos com o sol, com os pássaros, com as flores...
A criação palpita; a natureza canta; os elementos rumorejam...
E vossos corações palpitam inutilmente, moços de minha terra? E vossos espíritos não se expandem em vós?
Sonhai sonhos de glórias, de altitudes e caminhai valentes para os vossos ideais; parti como bandeirantes sobre o destino e mostrai ao mundo vossos esforços...
Tende consciência de que sois homens; homens úteis; homens fortes; homens sábios.
Odiai o tédio; odiai a inutilidade, odiai o pessimismo... Tudo que é humano vos é possível.
Não sejais nunca fracos, parasitas e imprestáveis. Criai uma lei para o vosso culto: o Dever. Uma sabedoria para o vosso exemplo: a Disciplina. Não vos orgulheis de vossas vitórias, mas orgulhai-vos de vosso fito.
Envergonhai-vos de não serdes espiritualmente poderosos; o raciocínio, o espírito, o engenho, o corpo evoluído sobre todos os irracionais, vos dizem que não deveis ser pequenos; caminhai para o sol; para as luzes; procurai a Beleza, embelezai vossas vidas; amai o Belo; impressionai-vos com a estética; o que é feio não vos atraia; que o Feio vos horripile; que o Feio vos cause náuseas, e porque não vos é possível desdenhar o corpo deformado, procurai a beleza do espírito, muito mais impressionante que as deformidades da matéria.
Cantai a alegria, glorificai a vida,; sede otimistas, porque sereis fortes, sereis bons. Não vos deixeis prender por preconceitos e por idéias alheias; conveicei-vos de que deveis ser os reformadores da civilização, os implantadores de um novo mundo. Nada vos detenha; sereis sábios, Hércules, semi-deuses se quiserdes adotar este princípio da teosofia: “os homens são deuses em evolução”.
Olhai na história antiga; porque não podeis ser mais sábios que Salomão, quando Salomão era humano? Por que não podeis ser mais artistas que Praxíteles, maiores que Júlio César, que Platão, que Horácio, que toda essa constelação antiga de antias civilizações?
Vós que nascestes num mundo mais propício por que não sois grandes, maiores que os maiores?
Tendes asas; por que não voais? Tendes poder; por que não governais?
Que estranha sucuri vos tolhe os membros que não vos moveis, que não vos agitais?
Que houve de tão extraordinário que vossas vozes não retumbam?
Envergonhai-vos de não serdes... Levantai-vos e sede. Que a Morte não vos desfaleça o ânimo; vossos filhos serão vossos continuadores; a posteridade lembrar-se-á de vós.
Não temais a grandeza de vossos ideais. Se os não realizardes todos, o amanhã terminará vossas obras.
Cantai a alegria de viver; não sejais “compassivos” para com os fracos e os desiludidos; sede enérgicos para com eles; a energia desperta a energia.
Não vos embriagueis com os vossos feitos; se vencerdes um degrau, outro vos estará esperando. Sede maiores que o momento, estai além de toda fama; que a possibilidade não se extinga para vós.
Não estacioneis; caminhai sempre; em planícies ou ascenções, ide até o fim... porque sois homens, homens para quem todos os projetos são realizáveis porque tudo o que o espírito vos oferta já foi trabalhado, como em um serviço fotográfico: o espírito labora a prova; vós copiareis no papel próprio.
Não vos arreceeis de rugidos; as feras rugem, mas podeis domá-las para não serdes vencidos por elas.
Não vos desanimem os obstáculos; os obstáculos são fatais; convencei-vos de que sois mais fortes que as barreiras e arredai-as.
Tende por obrigação realizar o melhor em cada dia; formai vossos métodos diários e segui fiéis, a disciplina que houverdes adotado em vossos hábitos. Não digais nunca que “não tendes tempo”; procurai dividir vossas horas de ocupações e recreio e sempre tereis uma hora para outra coisa; cantarolai em vossos descansos; fantasiai vossos momentos de folga; ride, ride de tudo e para tudo; procurai a música; não vos é difícil encontrar essa grande amiga do espírito, esse seio amigo onde vossos cérebros podem repousar, deliciosa e confiantemente.
Procurai a arte; deleitai vossos olhos na harmonia das cores ou na pureza das linhas; cercai-vos do Belo, criai-o em vós.
Deixai vossos corações evoluírem já com vossos cérebros; amai pois , amai a vida, as crianças, as flores e as coisas; amai, que o amor espiritualiza a matéria; o amor é a base sólida da fraternidade; o amor vos iluminará o mundo; quanto mais amardes, menos maus sereis, quanto mais amardes mais bem tereis semeado. Mas, vede: amar não é desejar; amar é divino, desejar é humano e grosseiro. E vós, deixai-vos progredir, não só por vós, mas para que sejais o despontar de uma raça forte, de uma civilização mais firme.
Idealizando e realizando sereis homens superiores; amando, sereis espíritos tocados da pureza do Nirvana. Não permitais que vos enraiveçam, colocai-vos acima dos pequenos vermes e répteis para que seu veneno não vos alcance; se vos quiserem ferir o bom humor, cantai e sorri.
Assim sereis grandes, assim sereis fortes, assim tereis uma moral sem hipocrisia... Sobretudo, não finjais humildade, nunca; seríeis antes grutas escuras onde se esconderiam víboras.
Caminhai, pois mocidade de minha terra; caminhai liberta de idéias alheias; firme no propósito de galgar as maiores altitudes; certa de que nada vos cortará o vôo; caminhai moços de minha terra e fazei da mocidade campista a primeira mocidade do mundo...
Segui; se a vaidade vos sussurrar que já alcançastes muito, perguntai a vossos feitos e eles vos apontarão a ânsia que substitui cada descoberta vossa; quanto mais caminhardes para a curva do infinito, tanto mais distante ele vos seduzirá, e instante a instante mais belo, de novos cambiantes e de outros mistérios.
Enchei vossos sonhos de altitudes; enchei vossos olhos de sonhos e parti; alcançareis vitórias, mas que elas não apaguem da vossa mente o ideal da última vitória...
A última glória é a geração dinâmica que preparais... Avante!

Nina Arueira

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra pública por Divaldo Pereira Franco

Belém, PA

 

Palestra Pública de Abertura do III Congresso Espírita Paraense com Divaldo Franco
Na próxima sexta-­feira, 15 de janeiro de 2016, a União Espírita Paraense convida a todos para·participar da abertura do III Congresso Espírita Paraense, que terá a Palestra Pública “O Amanhecer de uma nova Era: trazendo Esperanças e Consolações”, com o conferencista Divaldo Franco, às 19h, no Hangar ­ Centro de Convenções da Amazônia.Não deixe de participar! ENTRADA FRANCA.
SERVIÇOS

Palestra Pública de Abertura do III Congresso Espírita Paraense

Data: 15 de janeiro de 2016Horário: 19h

Local:Hangar Centro de Convenções da Amazônia

End: Avenida Doutor Freitas, S/N, bairro do Marco

 

 

 

(Informação em http://www.paraespirita.com.br/site3/)

 

 

III Congresso Espírita Paraense

Belém, PA

 

 

(Informação em http://www.paraespirita.com.br/site3/images/stories/iiicongressoespirita.jpg)

 

 

Divaldo Pereira Franco no aniversário do CEJA-Barra

Rio de Janeiro, RJ

 

ARTE_niver 9 anos_AGENDA_facebook

 

 

Nosso NIVER DE 9 ANOS está chegando!! 

Querido amigo do CEJA-Barra, vamos comemorar nosso 9º aniversário em 13 de janeiro de 2016 com a presença muito especial de nosso amigo e Patrono Divaldo Pereira Franco

Nesse dia, o cofundador de nossa Casa querida vai proferir uma palestra às 20 horas e você está convidado a participar. 

O convite para o evento será trocado, com antecedência, na secretaria por cinco itens de nossa cesta básica:

– Óleo

– Farinha de Mesa

– Café

– Leite em pó (sachê ou lata)

– Salsicha

– Macarrão

Qualquer dúvida, entre em contato com a secretaria nos telefones 3139-3589 ou 98635-3589 e busque melhores informações.

Grande abraço,

Equipe de Divulgação CEJA-Barra.

 

(Informação em http://www.cejabarra.org/events/aniversario-9-anos-ceja-barra/)

 

 

Informações sobre o 10º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

San Diego, CA, EUA

 

 

REGISTRATIONS FOR THE

10TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritistsymposium.org 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Informativo do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Olá amigos estamos enviando o informativo da semana

Boa semana a todos!

 

·              Em breve estaremos abrindo inscrições para os cursos de Espiritismo aqui na casa – Divulgaremos aqui nas reuniões e pelo mailing da casa. Venham estudar conosco

·              Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Retornam suas atividades dia 08/01 - Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

 PRÓXIMAS PALESTRAS

 12/01/2016 – Hoje                                     20h – Reunião Pública

Orador: Daniel Ferreira                                  CE Zilda Gama

Tema: Lei de Progresso

 

13/01/2016 – Quarta-feira                         20h – Reunião Pública

Oradora: Roni Couto                                     CE Zilda Gama    

Tema: “Legião é o Meu Nome, porque somos muitos.”

 

16/01/2016 – Sábado                                 15h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci                                       CE Maria de Nazaré

Tema: Fidelidade e Infidelidade no casamento: O que o espiritismo diz a respeito.

 

19/01/2016 – Próxima Terça-feira                   20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                  CE Seara do Mestre

Tema: O Mundo e o Mal

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informativo recebido em emails de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]] e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. Francisco Cajazeiras

Araraquara, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Palestra com Deusa Samu no Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Informações do DIJ do COBEM

Salvador, BA

 

Cobem - DIJ - Departamento De Infância e Juventude Início Inscrições e Atividades Salvador (BA)

 

 

DIJ - DEPARTAMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

INSCRIÇÕES EVANGELIZAÇÃO 2016

Início das inscrições: 13 e 20 de Fevereiro de 2016
Das 14h30 às 16h – Sábado

 

Início das Atividades – 05/03/2016

Sábado: às 14h30



Grupo Infância com faixa etária de 04 a 10 anos

Grupo Pré-Juventude: com faixa etária de 11 e 12 anos

Grupo Juventude com faixa etária de 13 a 21 anos 

Grupo de Família aberta ao Público. 



Cobem - Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA.

Informações: (71) 33560256

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Religião e Deus

 

Quantos são os caminhos para encontrar Deus? De quantas estradas é feito o nosso trilhar para entender as coisas de Deus? Quais são os caminhares que nos levam a Deus?

Não houve na História da Humanidade cultura alguma que não tivesse nos seus valores o entendimento de Deus.

As formas de interpretação da Divindade variaram às centenas, porém, nenhum povo houve que negasse a existência de uma força maior a comandar os desígnios do Universo.

Assim, crer na existência de Deus transcende o aspecto cultural e se insere na essência do sentimento humano de que existe um Criador a gerar a vida, do macro ao microcosmo.

E, ao longo da História, vários foram os ensaios para se explicar e entender Deus.

Seja o Deus castigo e vingança das civilizações antigas, ou o Deus concebido em forma humana, como nas mitologias greco-romanas, ou ainda o Deus natureza dos celtas, sempre foram tentativas do homem de entender Deus.

E hoje, como entendemos Deus?

Provavelmente as suas respostas e explicações acerca da Divindade estão pautadas em uma explicação doutrinária ou religiosa.

E é exatamente para isso que as religiões se estruturam: para nos ajudar a redescobrir Deus, Suas leis, Seus desígnios e para Ele nos voltarmos.

Desta forma, podemos entender a religião não como um fim e sim um meio. O meio que encontramos para entender Deus e tê-lO na nossa vida diária.

E, sendo a religião o meio que usamos para reencontrar Deus, é natural que cada um de nós tenha necessidade de um caminho que seja coerente e próprio em relação ao seu amadurecimento emocional, seus valores e conceitos.

Por isso, cada um de nós escolhe essa ou aquela escola religiosa, esse ou aquele caminho para chegar a Deus.

Porém, para Deus, todos os caminhos que levem a Ele são dignos de respeito. Toda doutrina, toda religião que nos torne melhores, é válida.

Além disso, devemos lembrar que a religião por si só não basta em nossa vida. Como também, para sermos pessoas de bem, a religião não é imprescindível.

Há inúmeras pessoas que, sem professarem nenhuma religião, têm uma vida de respeito ao próximo, de conduta ilibada, de retidão de caráter inquestionável.

E outras, apegadas a essa ou aquela escola religiosa, se mostram só preocupadas com a externalidade da religião, cuidando muito pouco do seu mundo íntimo.

Se a religião que escolhemos nos faz pessoas melhores, nos ajuda a entender as leis de Deus, a nos entender e a entender ao próximo, essa é a melhor religião para nós.

Porém, se ainda nos vinculamos a uma religião, preocupados com o que os outros estão vendo ou pensando, somente para satisfazer vaidades ou expectativas nossas ou de outros, há que se repensar como estamos construindo nossa relação com Deus.

O mais significativo para nós deve ser perceber que a religião que adotamos é o meio que encontramos de construir a religiosidade em nós, do entendimento de Deus, respeitando o próximo nos caminhos que ele escolher para compreender Deus e trazê-lO para dentro de si.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 12.1.2016.

 

(Copiado do site Feparana)

Ao fundo torre do relógio do velho Hospital da Caridade construido em 1622. Era  destinado  a acolher

os pobres de rua. Em 1933  foi demolido dele  restando apenas o campanário da igreja.

 À esquerda  fica a famosa Praça Bellecour.  Lião, França. Foto Ismael Gobbo.

A grandiosa Praça Bellecour com a Colina de Fourvière no alto. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Sócrates e as três peneiras

 

Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

 

 

(Texto copiado de http://pensador.uol.com.br/frase/ODU5NTM1/)

Retrato de Sócrates. Mármore de meados do século I d.C.

Museu Nacional Romano, Roma, Itália. Exposto no Coliseu, Roma. 23/12/2012. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]