Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 30 de janeiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/30-01-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/30-01-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/29-01-2016.htm

28-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/28-01-2016.htm

27-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/27-01-2016.htm

26-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/26-01-2016.htm

25-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/25-01-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem para este dia

     

 

 

                  

“(...) Disse Jesus a Jairo, o chefe da Sinagoga que Lhe rogava socorro para a filha considerada morta: “Não temas, crê somente”, e chegando à casa da enferma, despertou-a para a saúde e a vida.

Busca Jesus nos momentos difíceis, quando bruxuleiem os fulgores da tua fé e reveste-te da necessária humildade, a fim de submeter-te aos impositivos da evolução, embora o tributo de aflição e lágrima que seja necessário oferecer.

Não duvides, porém, do auxílio divino, em todos os dias da tua vida.

A fé é uma necessidade  imprescindível para a felicidade, fator essencial para as conquistas íntimas nos rumos da evolução.”

 

  

Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco 

Libro Rumos liberadores – Editora LEAL 

 

 

Creación: Fátima Oliveira.

  

 

 

Mensaje para este día

 

 

                   

 

...Dijo Jesús a Jairo, el jefe de la sinagoga, que le rogaba socorro para su hija, que era considerada como muerta: No temas, cree solamente; y cuando llegó a la casa de la enferma, la despertó a la salud y la vida.

Busca a Jesús en los momentos difíciles, cuando vacilen los fulgores de tu fe, y revístete de la necesaria humildad, a fin de someterte a los deberes de la evolución, pese al tributo de aflicción y lágrimas que te sea necesario ofrecer.

No dudes, mientras tanto, del auxilio divino todos los días de tu vida.

La fe es necesaria e imprescindible para la felicidad, un factor esencial para las conquistas interiores con rumbo a la evolución.

 

 

Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco

Libro Rumbos liberadores – Editora LEAL 

 

Creación: Fátima Oliveira

 


 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

Umas das cinco obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec (1804-1869),

lançada em janeiro de 1861.

Guillon Ribeiro (1875- 1943)

Imagem internet

 

O senador Ruy Barbosa, de pé, discursando diante da mesa diretora do senado no ano de 1915.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa#/media/File:Plenariosenado1915.jpg

 

 

Biografia

Luiz Olímpio Guillon Ribeiro (17/01/1875 – 26/10/1943)

 

Guillon Ribeiro

Foi presidente da FEB por duas vezes:

1920/1921 e de 1930- até sua desencarnação em 10-1943)

 

Luís Olímpio Guillon Ribeiro nasceu de pais pobres, no estado do Maranhão, a 17 de Janeiro de 1875. Desde os verdes anos começou a conhecer as asperezas da existência, e tanto, que foi internado gratuitamente no Seminário de S. Luís do Maranhão, onde cursou as primeiras letras.

Aos 7 anos ficou órfão de pai. Aumentaram as dificuldades na família, com a perda irreparável do chefe, e a sua querida genitora transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Porque minguassem os meios de subsistência, teve ela ainda que procurar colocar o filho, gratuitamente, numa escola, e assim conseguiu que ele ingressasse como aluno gratuito da antiga Escola Militar, na Praia Vermelha.

Ótimo estudante, bom discípulo, acatado pelos mestres, querido dos camaradas, parece que o seu gênio, entretanto, não era de feitio militar e desse modo, não levou mais de três anos na carreira das armas.

Pediu e obteve baixa. Aproveitou, então, os conhecimentos do curso que houvera seguido, e já com sólida base matriculou-se diretamente no 2º ano da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Para poder custear os seus estudos e prover a manutenção da sua extremosa mãe, desde cedo já se entregava a árduos labores, entre outros, trabalhava à noite como redator do Jornal do Comércio, escrevia para os mais importantes jornais da época e estudava até alta madrugada. Quase que esgotava no estudo e no trabalho as 24 horas do dia.

Formou-se em engenharia civil. Mas a necessidade premente de angariar o sustento levou-o a aceitar o cargo de 2º oficial da Secretaria do Senado Federal, para daí transferir-se a outro mais condizente com a sua profissão. Ali, porém logo se tornou admirado e querido por quantos lidavam com ele, de sorte que o retiveram até que se aposentou no mais alto cargo da carreira.

A sua ascensão no Senado foi rápida. Talvez não fosse esse o seu maior desejo, mas o seu acendrado amor ao trabalho em qualquer dos ramos de sua profícua atividade, o seu trato amável e bom, a retidão do seu proceder, a integridade do seu caráter, a sua grande competência, a habilidade e inteligência com que se desincumbia de qualquer mister, por árduo e difícil que fosse, o escrúpulo com que estudava todas as questões, o alto critério que sempre mostrava, levaram-no a galgar rapidamente todos os postos, até que foi nomeado Diretor Geral da Secretaria do Senado, cargo em que se aposentou em 1921, deixando em todos a quem prestou os mais relevantes serviços, sentimentos de gratidão e de saudade.

Desde cedo, dizia ele, sentira inclinação pelo Espiritismo; é que, no seu subconsciente, já estava traçado o plano da missão de que fora incumbido. Só mais tarde, porém, se aproximou de amigos espíritas, começou a ler e a meditar sobre assuntos espíritas, abraçando definitivamente a doutrina em 1911. Durante muito tempo, levou palavras de consolo e de fé aos detentos, na Casa de Correção, e muitos dos presidiários que de lá saíram, cumprida a pena, tornaram-se seus verdadeiros amigos.

O Dr. Guillon Ribeiro casou-se em 11 de abril de 1910 com D. Raimunda Portela e deste consórcio teve 5 filhos.

Durante vinte e seis anos consecutivos foi Diretor da Federação Espírita Brasileira, tendo exercido quase todos os cargos.

Em 1937, o então presidente da FEB, Dr. Guillon Ribeiro, demonstrou a necessidade inadiável da instalação de oficinas tipográficas próprias. A idéia, a princípio combatida, foi evoluindo com o tempo e firmou-se em fins de 1938.

Finalmente, a 4 de novembro de 1939, a pequena oficina gráfica da FEB entrava a funcionar, justamente na sala hoje ocupada pela Biblioteca.

Guillon Ribeiro foi tradutor impecável de várias obras estrangeiras, das línguas francesa, inglesa e italiana. Conhecedor profundo de vários idiomas e cultor, entre os melhores, do português escorreito e castiço, deixou inúmeros livros e artigos traduzidos.

Homem de acrisoladas virtudes, de grande saber em quaisquer ramos da cultura, profundamente evangélico, vibrante tribuno de voz firme e serena, tornou-se respeitado e querido em todo o Brasil espírita.

Foi o mais sincero dos crentes, o mais convicto dos missionários. No seu sublime apostolado, não conhecia o desânimo, a fraqueza, o desalento. As tempestades passavam pela sua fronte trazendo-lhe grandes mágoas, porém não o abatiam nunca.

Não sabia dizer não e, por isso mesmo, teve grandes sangrias nos seus recursos materiais e esgotou-se espiritualmente, porque era um trabalhador incansável do espírito, que a tudo provia, tudo previa, e tombou por assim dizer, nos trabalhos da seara.

Alma sensível a todas as dores alheias, coração que se compadecia de todos os sofredores, ele deixou um sulco profundo de saudade em toda a família espírita e de quantos dele se acercaram.

Aos 26 de outubro de 1943, fechava os olhos ao mundo a figura veneranda do Dr. Luís Olímpio Guillon Ribeiro.

 

Fonte: Grandes Espíritas do Brasil, Zeus Wantuil

 

(O texto foi copiado do site Febnet)

 

Ruy Barbosa elogiou  Guillon Ribeiro no Senado Federal  por ocasião do trabalho de revisão do Projeto do Código Civil nos seguintes termos:

Devo, entretanto, Sr. Presidente, desempenhar-me de um dever de consciência — registrar e agradecer da tribuna do Senado a colaboração preciosa do Sr. Dr. Guillon Ribeiro, que me acompanhou nesse trabalho com a maior inteligência, não limitando os seus serviços à parte material do comum dos revisores, mas, muitas vezes, suprindo até a desatenções e ne- gligências minhas. (Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB)

 

 

Estátua em homenagem a Ruy Barbosa (1849- 1923). Vale do Anhangabaú, São Paulo, Brasil.

Autoria de José Cucé (1900- 1961). Foto Ismael Gobbo

Sede histórica da FEB. Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

Matéria da RIE- 01/2016.

“O valor de dez verdades”

 

 

ASSINE:  RIE e O CLARIM

www.oclarim.com.br

 

 

 

Agenda de Divaldo Pereira Franco

Fevereiro/2016

 

Fevereiro de 2016

08 a 09/02/2016
Congresso Espírita em Goiânia (GO)

10/02/2016
Jataí – GO

11/02/2016
Seminário em Itumbiara – (GO)

12/02/2016
Uberlândia (MG)

13/02/2016
Seminário em Franca (SP)

21 a 23/02/2016
Encontro no Hotel Jaraguá, capital de São Paulo, em favor da Creche Amélia Rodrigues em Santo André (SP)

27 a 28/02/2016
Palestra e seminário em Natal (RN).

 

 

(Informações de http://www.mansaodocaminho.com.br/divaldo-franco/agenda/)

 

 

Site da Federação Espírita do Rio Grande do Norte

Natal, RN

 

Acesse:

http://www.fern.org.br/

 

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

Workshop “Tesouros Libertadores” com Divaldo Pereira Franco

Natal, RN

 

 

Workshop “Tesouros Libertadores”



  • Dia 28/02
  • Horário: Das 7h30 às 13h.
  • Senhas na livraria da FERN-Federação Espírita do Rio Grande do Norte.
  • Valor R$ 60,00 (sessenta reais).
  • As primeiras 700 (setecentas) senhas adquiridas ganharão de cortesia o livro tema do Workshop “Tesouros Libertadores”.

Mais informações

 

 

(Informações de http://www.fern.org.br/divaldofranco/)

 

 

Palestra programada para o Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE O

 

 

SEBASTIÃO  CAMARGO.

DA CIDADE  DE

TRÊS  LAGOAS-MS .

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 03-02-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"  A  MENTE  É  O  ESPELHO  DA  VIDA  "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Curso ESDE no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação Espírita “Obreiros do Bem”

São Carlos, SP

 

 

 

(Informação recebida email de Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco. Maio/2016

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

(Informação em emails de Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf [email protected] e de  nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

XVIII Cônferência Estadual Espírita em Pinhais, PR (região metropolitana de Curitiba)  e cidades do interior do Paraná

 

.Momento Espírita

 

 

 

Esta é a programação da Conferência, nos dias 4 a 6 em Pinhais.

Site com todas as informações – http://www.conferenciaespirita.com.br/



.

Momento Espírita

 

 

 

 

 

 

Confira a Programação da Conferência Estadual Espírita pelo Interior do Estado do Paraná

 

.

Momento Espírita

 

 

(Informações recebidas em emails de

assinatura malena email.jpg

 

 

FEDF. 1º. Educar para melhor semear. Curso de Formação de Evangelizadores. Brasília, DF

 

 

 

(Informação recebida em email de Lisieux Bittencourt [[email protected]])

 

 

Palestra comemorativa dos 70 anos da UEPG

Araraquara, SP

 

 

 

(Colaboração repassada em email por Laurindo [[email protected]])

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: suco em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha

de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango,

bolacha, alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de

banho, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de suco

em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha de trigo,

fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha,

alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de banho,

desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os

123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou

alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_fev_16

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 362

TRÊS LAGOAS/MS – 29/JANEIRO a 1º/FEVEREIRO/2016

Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM:

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

(estamos com dificuldades neste site)

ou

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

Biografia: Cairbar Schutel 22-09-1868 / 30-01-1938

 

A vida de Cairbar

 

 

Cairbar Schutel

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

 

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1868. Era filho de Antero de Souza Schutel e de D. Rita Tavares Schutel. Frequentou o Colégio D. Pedro II. No Rio praticou em diversas farmácias e aos 17 anos veio para o Estado de São Paulo, exercendo sua profissão em Piracicaba, Araraquara e depois em Matão, onde residiu 42 anos. Foi um dos fundadores de Matão e seu primeiro Prefeito, trabalhando incansavelmente pelo progresso desta localidade, onde militou na política por alguns anos. Matão deve-lhe relevantes serviços. Católico romano por tradição, Cairbar Schutel muito fez pelo brilho dessa religião, com a sinceridade que caracterizou Saulo de Tarso. Mas como essa religião não respondia às perguntas íntimas que Cairbar fazia com respeito ao seu falecido pai, procurou outras fontes de informação fora da Igreja. Nesse tempo residiam em Matão seus amigos Calixto Prado e Quintiliano José Alves, que convidados por Cairbar Schutel, fizeram com ele sessões de tiptologia com a trípode pequena mesa com três pés). Foi então que, conhecendo que a vida continuava além do túmulo, estudou e abraçou o Espiritismo e dele se tornou um dos maiores propagandistas. Seu trabalho logo começou a aparecer: Fundou em 15 de julho de1905, o Centro Espírita Amantes da Pobreza*. Logo a seguir, a 15 de agosto desse ano, lançou à luz da publicidade "O Clarim", em formato pequeno, que logo se ampliou, atingindo sua tiragem a 10.000 exemplares nos últimos anos. Além disso fazia propaganda da doutrina por meio de boletins e panfletos, fazendo ainda palestras doutrinárias nas cidades circunvizinhas, inclusive programas radiofônicos na antiga PRD-4 de Araraquara. Sua atividade não parou. Assim foi que, a 15 de fevereiro de 1925, fundou A Revista Internacional de Espiritismo dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas. Este mensário conta com a colaboração de eminentes mentalidades mundiais, circulando não só entre as suas congêneres. Seu trabalho não se resumiu nessas duas publicações. Apareceram de sua brilhante pena, os seguintes livros: Espiritismo e Protestantismo, setembro de 1911; Histeria e Fenômenos Psíquicos , dezembro de 1911; O Diabo e a Igreja , dezembro de 1914; Médiuns e Mediunidades, agosto de 1923; Gênese da Alma, setembro de 1924; Materialismo e Espiritismo, dezembro de 1925; Fatos Espíritas e as Forças X..., maio de 1926; Parábolas e Ensinos de Jesus; janeiro de 1928; O Espírito do Cristianismo, fevereiro de 1930; A Vida no Outro Mundo , outubro de 1932; Vida e Atos dos Apóstolos, fevereiro de1933;Conferências Radiofônicas , setembro de 1937. Cairbar não dava só a sua inteligência em proveito do seu próximo. Oferecia o seu coração socorrendo os pobres e os enfermos com grande dedicação. Após curta enfermidade faleceu em Matão, dia 30 de janeiro de 1938, às 16:15 horas, o "Bandeirante do Espiritismo"- Cairbar Schutel.

 

www.oclarim.com.br

 

O menino Cairbar Schutel. Imagem do acervo de O Clarim.

 

Farmácia de Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto O Clarim.

Cairbar Schutel na Farmácia. Crédito da foto - O Clarim, Matão, SP.

Equipamentos da farmácia de Cairbar Schutel. Foto Ismael Gobbo

Oficinas de O Clarim.  Crédito da foto “O Clarim”, Matão, SP

Crianças na redação de O Clarim, Matão, SP. Foto O Clarim

Cairbar Schutel em seu carro. Foto do acervo de O Clarim.

Cairbar Schutel com os Volpe. Foto do acervo de O Clarim

 

Centro Espírita O Clarim. Foto do acervo de O Clarim

Cairbar Schutel em trabalho de Tiptologia.  Foto do acervo de O Clarim

Cairbar Schutel um imortalista por excelência se deixava fotografar  junto aos túmulos do cemitério.

Foto do acerto de O Clarim.

Cairbar Schutel distribuindo jornais no Dia de Finados.

Foto do acervo de O Clarim.

O túmulo singelo de Cairbar Schutel no cemitério de Matão, SP. Foto O Clarim.

Há registros de que Cairbar Schutel se comunicou  mediunicamente quando seu corpo ainda estava sendo velado.

Pediu aos amigos  que a lápide tumular trouxesse a legenda: “Vivi, vivo e viverei, porque sou imortal”

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]