Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 30 de julho de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/30-07-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/30-07-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/29-07-2016.htm

28-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/28-07-2016.htm

27-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/27-07-2016.htm

26-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/26-07-2016.htm

25-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/25-07-2016.htm

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.

Imagem/fonte: http://visaoespiritabr.com.br/wp-content/uploads/2014/09/corpo-espirito-perispirito-3.jpg

 

 

 

Comemoração dos 70 anos da Instituição Beneficente Nosso Lar. São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Clodoaldo de Lima Leite, [email protected])

 

 

 

Evento da FEB homenageando Dr. Bezerra de Menezes

Brasília, DF

 

Bom dia!
Solicitamos a gentileza de divulgar este Evento da FEB em sua Casa Espírita.
Agradecemos por seu auxílio.

Muita paz.

​​

​​

Agende-se: dia 21 de agosto ocorrerá mais uma exposição do Projeto Efeméride da FEB, com homenagem ao nascimento de Bezerra de Menezes e ao mês dos pais, abordando ainda tema de O evangelho segundo o Espiritismo. Com exposição de Carmelita do Brasil, o evento se iniciará às 17h, antecedido por apresentação musical.

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-noticias/homenagens-a-bezerra-de-menezes-e-aos-pais-na-efemeride-de-agosto/

 

/ 

Federação Espírita Brasileira
Stela Bertolino - Assessoria de Comunicação e Marketing
[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

​​

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

XVII Semana Espírita de

Cristalina, GO

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected] e site Febnet)

 

 

 

30º. Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de C.E. Dr. Bezerra de Menezes  [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Coreto “Silvio Caldas”  na Praça Aprigio de Toledo. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 XVII Encontro Espírita de

Cassilândia, MS

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

 I Simpósio de Cuidados Paliativos e

Espiritualidade em Oncologia.  Curitiba, PR

 

 


 

 

Gostaríamos de convidar você para o I Simpósio de Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Oncologia do Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr Bezerra de Menezes.

 

​O que são Cuidados Paliativos e onde os espíritas se encaixam neste novo modelo de assistência.

Constituem um modelo de assistência oferecidos por diversos profissionais de saúde e por voluntários que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

Entre estes voluntários  os espíritas,podem aprimorar seus conhecimentos, principalmente os que trabalham em conversas/atendimento fraterno,  que realizam visitas a hospitais, os que estão vivendo um momento de vida com pessoa querida doente e os que gostam de estar atualizados no contexto médico-espírita. O Dr Luis Gustavo Mariotti, médico da Associação Médico Espírita de São Paulo e do Brasil, vai expor sobre o A contribuição do Paradigma Médico-Espírita ao modelo de atenção à saúde em cuidados paliativos- abordando entre outros temas-

- a visão integral do Ser Humano

-  a questão da morte e do morrer

-  efeitos da terapia complementar espírita

-  o Evangelho do Cristo como ferramenta para o enfrentamento e acolhimento do doente e sua família.

 

Os cuidados paliativos buscam prevenir e cuidar do sofrimento através da identificação precoce e avaliação da dor e de outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
O termo paliativo deriva da palavra latina pallium, que significa manto, uma antiga referência aos antigos viajantes que usavam uma vestimenta de proteção contra o frio e as intempéries. Alguns historiadores apontam que a filosofia paliativista começou na antiguidade, com as primeiras definições sobre o cuidar. Na Idade Média, durante as Cruzadas, era comum achar hospices (hospedarias, em português) em monastérios, que abrigavam não somente os doentes e moribundos, mas também os famintos, mulheres em trabalho de parto, pobres, órfãos e leprosos. Esta forma de hospitalidade tinha como característica o acolhimento, a proteção, o alívio do sofrimento, mais do que a busca pela cura.
De forma geral as pessoas e a medicina se preocupam muito com os cuidados para o nascimento e os cuidados durante a vida, muitas vezes, deixando o preparo para a morte de lado.
Os cuidados paliativos, vem como uma evolução da medicina, pois, se presta a olhar de forma madura para o fenômeno da morte. Os cuidados paliativos trazem para a medicina um novo paradigma e concretamente passam a olhar o ser humano de forma integral deixando de se preocupar só em curar o indivíduo revertendo o processo patológico, mas também preocupados com o bem estar do paciente e a partir daí expande o campo de atuação para outras dimensões do ser como a dimensão social, dimensão psicológica e dimensão espiritual. Abre a visão também da necessidade uma equipe multidisciplinar para atender estas diversas dimensões do indivíduo e por último e não menos importante, passa a olhar a família como parte do atendimento, percebendo e valorizando que quando o paciente adoece, a família adoece com ele. O paciente precisa da família e vice versa.
Uma das finalidades do Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes (CAPO Bezerra de Menezes) é a de ajudar na dimensão espiritual dentro dos Cuidados Paliativo acolhendo tanto o doente como seus familiares.
Venha conhecer nosso trabalho, palestras públicas às terças feiras às 20 hs e estudos nos sábados às 15 hs. Estamos na rua Cel Pretextato Taborda Ribas, 2048 – Portão, Curitiba – Pr.

 

I Simpósio de Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Oncologia do Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes (CAPO BEZERRA DE MENEZES)

 

Dia 26 de agosto das 19:30 às 22:00hs

Dia 27 de agosto das 09:00 às 13:00hs

Local: Rua Cruz Machado, 282 – Centro -  Curitiba - Paraná

 

 

Para efetuar sua inscrição copie e cole na sua caixa de buscas da internet

Inscrições:  http://migre.me/uj1TO

 

Preencha o formulário, faça o depósito no de valor de R$50,00 referente a adesão no Banco Santander agencia 4296 na conta corrente 010787857 – CPF 01633715981

A comprovação do depósito deve ser enviada para o e-mail [email protected]

Após isso você irá receber sua ficha de adesão

 

Ajude na divulgação: https://www.facebook.com/events/1627972640864098/

 

 

 

 

Unidos seremos força, separados meros pontos de vista

Bezerra de Menezes

 

 

Conteúdo Do Simpósio


Sexta-Feira (26/08)

 

Apresentação do Centro de Apoio a Paciente Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes

Osnin Nunes Soares

 

Fundamentos do Cuidado Paliativo

Dra. Maria Goretti Sales Maciel

 

-  definição

-  a quem se destina

-  princípios

-  curso natural das doenças que ameaçam a continuidade da vida

-  atenção aos problemas físicos, emocionais, sociais e espirituais

-  onde pode ser oferecido

-  papel da equipe multiprofissional

 

 Espiritualidade no contexto do Cuidado Paliativo: Como abordar?

Dr. Luis Gustavo Langoni Mariotti

 

-  definição de espiritualidade

-  diferenças entre religião, religiosidade e espiritualidade

-  efeitos positivos e negativos das crenças religiosas e espirituais na saúde

-  necessidades espirituais dos doentes

-  como realizar uma anamnese espiritual

 

Sábado (27/08)

 

Cuidados ao final de vida: necessidades dos doentes, familiares e equipe de saúde

Dra. Maria Goretti Sales Maciel

 

-  reconhecimento da fase de fim de vida

-  controle dos sintomas físicos

-  suporte psicológico, social e espiritual ao paciente e familiares/cuidadores

-  necessidades da equipe de saúde

-  experiências na prática - relato de casos

 

A contribuição do Paradigma Médico-Espírita ao modelo de atenção à saúde

Dr. Luis Gustavo Langoni Mariotti

-  a visão integral do Ser Humano

-  a questão da morte e do morrer

-  efeitos da terapia complementar espírita

-  o Evangelho do Cristo como ferramenta para o enfrentamento e acolhimento do doente e sua família.

 

Expositores

Osnin Nunes Soares

Fundador do Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes

Maria Goretti Sales Maciel

Médica da Família e Comunidade

Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos ANCP

Coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPM) de São Paulo

Luis Gustavo Langoni Mariotti

Médico Geriatra

Membro do Departamento de Cuidados Paliativos da AME Brasil

Assistente do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPM) de São

 

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

Encontro “Fortalecendo as bases do Centro Espírita”

Lima, Perú

 

ENCONTROS TAMBÉM EM

BOGOTÁ, COLOMBIA

BARQUISMETO, VENEZUELA

 

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

CEJA. Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 Registro. Realizada a IV Jornada Médico-Espírita Paraibana

João Pessoa, PB

 

Abaixo o registro fotográfico do evento realizdo entre os dias 22 e 24 de julho de 2016, enviado por Marcos Paterra.

 

 

 

 

 

 Seminário com Anete Guimarães no CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Adriano R. Barroso [[email protected]])

 

 

 

 Curso “Educação Espiritual” no C.E. Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

 

 

O curso mostra como podemos superar nossas limitações, potencializando forças para atingir transformações positivas. Com ele conseguimos estabelecer objetivos de vida, definindo metas mais claras em nossa rotina através do desenvolvimento de atitudes práticas que aprimoram a autoestima. Participe do curso Educação Espiritual e conheça como podemos aperfeiçoar nossos recursos morais e emocionais.

 

 

Realização: Centro Espírita Casa do Caminho

Endereço: Rua Itapeva, 131, Bela Vista, São Paulo

Datas: 06/08/2016 e  27/08/2016

Horário: 10h00 às 11h30

 

 

 

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

 

Supere limitações

           Potencialize forças

                    Atinja transformações positivas.

                            Estabeleça objetivos de vida

                                   Defina metas mais claras em sua rotina

                                             Desenvolva atitudes práticas que aprimoram a autoestima.

 

Participe do curso Educação Espiritual e conheça como podemos aperfeiçoar nossos recursos morais e emocionais.

 

 

Realização: Centro Espírita Casa do Caminho

Endereço: Rua Itapeva, 131, Bela Vista, São Paulo

Datas: 06/08/2016 e 27/08/2016

Horário: 10h00 às 11h30

 

 

(Informação recebida em email de Eliana Thomé)

 

 

 

Entrevista sobre Epístolas de Paulo

Na noite do dia 27 de julho, a Fraternidade Espírita Gina, no bairro da Saúde, na capital paulista, foi o espaço para a gravação de entrevista com Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), feita por André Marouço (TV Mundo Maior). O tema da entrevista foi o conteúdo do livro "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo" (Ed. O Clarim). A dirigente da instituição anfitriã Ombretta Gori Sacco e várias colaboradoras estavam presentes. Informações: https://www.facebook.com/fraternidadeginahttp://tvmundomaior.com.br/

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Gravação de César Perri por André Marouço  no F.E. Gina. sobre o livro "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo"

Regina, César e Ombretta com André Marouço e equipe.

 

 

 

 XX Semana Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 III Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 Coluna Espírita do “Diário de Taubaté”

Taubaté, SP

 

29/07/2016

 

 

 

(Recebido de Giovana Campos)

 

 

 

Herculano Pires e o Evangelho

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

     Mais uma obra de autoria de José Herculano Pires (1914-1979) - professor, filósofo, jornalista e escritor - veio a lume nos primeiros meses de 2016: "O evangelho de Jesus em espírito e verdade", pela Editora Paidéia.(1)

     Trata-se de obra inédita, organizada por Célia Arribas, e resultante do trabalho de degravação da parte dos comentários sobre o Evangelho, de 100 programas radiofônicos selecionados de Herculano Pires, intitulados "No Limiar do Amanhã", semanalmente transmitidos pela Rádio Mulher, de São Paulo, durante os anos 1970, e retransmitidos pela Rádio Morada do Sol, de Araraquara (SP), e Rádio Difusora Platinense, de Santo Antonio da Platina (Pr).

     O autor trabalha a essência pura e vigorosa da mensagem de Jesus com um linguajar simples, pois se apresenta no estilo da linguagem falada e em programas destinados ao público em geral. Como sempre, muito lúcido e com abordagens profundas e com base no Codificador Allan Kardec.

     Entre os capítulos: A universalidade da mensagem de Jesus; A Bíblia, o Evangelho e o Espiritismo; O nascimento de Jesus; Religião em espírito e verdade; A crucificação do Cristo e sua ressurreição; O nascimento da igreja cristã; Paulo e Estêvão; O consolador prometido; vários capítulos sobre Paulo e sobre manifestações espirituais.

     Para o autor, "O espiritismo se confirma, portanto, ao contrário do que dizem os seus adversários, nas próprias palavras e nos próprios ensinos dos evangelhos". Referindo-se aos princípios e cuidados no movimento espírita, pondera: "O que nos deve interessar não é nosso opinião nisso ou naquilo, mas sim a firmeza com que pudermos seguir os princípios da doutrina espírita. E esses princípios estão firmados, como nós sabemos na codificação de Allan Kardec. E estes princípios, por sua vez, têm a sua base mais profunda, as suas raízes mais penetrantes nos próprios evangelho de Jesus."

     Ao comentar a vida e obra do apóstolo Paulo, Herculano destaca que: "Ele libertava a religião da política e do negócio. Para ele, a religião tinha que ser vivida em si mesma e vivida com toda a independência moral".  A propósito de trecho de Atos sobre "muitos milagres e prodígios entre o povo pelas mãos dos apóstolos" o autor aponta que ali se encontra "uma das mais belas confirmações evangélicas da realidade e da verdade do Espiritismo e das suas práticas como continuação do cristianismo em espírito e verdade aqui na terra."

     Para Herculano Pires o problema fundamental do cristianismo é o mandamento do "amai-vos uns aos outros". Conclui: "este é o princípio fundamental do evangelho que Jesus nos oferece para a nossa compreensão espiritual."

     Herculano Pires é autor de dezenas de livros. Ficaram muitos conhecidos os publicados pela Editora GEEM, em que ele comenta mensagens psicografadas por Chico Xavier, como "Chico Xavier pede licença", "Diálogos dos vivos" e "Somos seis". Várias obras do autor, em geral publicadas pela Editoria Paidéia, estão relacionadas com religião e o Evangelho, como: "Lázaro" (trilogia "A conversão do mundo"), "Madalena" (trilogia "A conversão do mundo"), "O espírito e o tempo", "O reino", "O ser e a serenidade", "Revisão do cristianismo", "Agonia das religiões" e outros.(2)

     Consideramos muito elucidativa e oportuna a obra postumamente publicada de Herculano Pires, e que deve merecer espaço nos estudos dos centros espíritas.

Fontes:

1) Pires, José Herculano. Org. Arribas, Célia. O evangelho de Jesus em espírito e verdade. 1.ed. São Paulo: Editora Paidéia. 2016. 385p.

2) Editora Paidéia: https://paideia.lojavirtualfc.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=9461&IDCategoria=71595

(*) - Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

 

 

 

 

Voltar os olhos para a luz

 

Narra-se que uma das cunhadas do médium mineiro Francisco Cândido Xavier teve um filho com sérias dificuldades físicas e mentais.

Braços e pernas atrofiados. Os olhos, cobertos por uma espessa névoa, mantinham-no mergulhado na mais completa escuridão.

Inspirava medo às pessoas que o viam. Era tão deformado que a mãe, ao vê-lo, teve um choque e foi internada num hospital psiquiátrico.

Chico ficou sozinho com o sobrinho.

Cuidar dele não era fácil. Medicá-lo, banhá-lo e aplicar-lhe um clister diariamente.

O menino não deglutia e, para alimentá-lo, Chico tinha que formar uma pequena bola com a comida, colocar em sua garganta e empurrar com o dedo.

Isto, durante onze anos, aproximadamente.

Quando o sobrinho piorava, Chico orava muito por ele. Já o amava como um filho.

Um dia, porém, o Espírito de Emmanuel lhe disse:

Ele só vai desencarnar quando o pulmão começar a desenvolver e não encontrar espaço. Aí, então, qualquer resfriado pode se transformar numa pneumonia e ele partirá.

Quando estava próximo dos doze anos, foi acometido de uma forte gripe e começou a definhar.

Na hora da desencarnação, seus olhos voltaram a enxergar. Ele olhou para Chico e procurou traduzir toda a sua gratidão naquele olhar.

Emmanuel, presente e emocionado como Chico, explicou:

Graças a Deus. É a primeira vez, depois de cento e cinquenta anos, que seus olhos voltam para a luz. As suas dívidas do passado foram aniquiladas. Louvado seja Jesus.

Chico Xavier sempre teve seus olhos voltados para a luz, e este é mais um dos inúmeros exemplos disso.

O sobrinho, necessitado de acerto com as Leis maiores, encontrou no amor do tio o estímulo necessário para deixar as trevas.

*   *   *

Enquanto não acertamos as dívidas do passado, enquanto não cumprimos os compromissos assumidos até o fim, não conseguimos nos libertar da escuridão.

A expiação é mecanismo infalível da Lei Divina.

Diz-nos ela que cada um de nós é responsável pelos equívocos realizados, nesta ou noutra existência, e que sempre assumimos o compromisso de resgate perante a vida.

Assim é que as vicissitudes da vida corpórea constituem expiação das faltas do passado e, simultaneamente, provas com relação ao futuro.

Depuram-nos e elevam-nos, se as suportamos resignados e sem murmurar.

Para voltar os olhos para a luz, novamente, faz-se necessário o arrependimento sincero, o aprendizado e o resgate.

É assim que a Justiça Divina opera, dando a cada um o que é seu, de acordo com sua necessidade.

Voltar os olhos para a luz é desprender-se, através do amor ou da dor, do passado de desvarios ao qual muitos ainda estamos aprisionados.

É tempo de caminhar com passos seguros, mirando-se na caridade-doação de um Chico Xavier, que mostra o caminho do amor para o encontro com a luminosidade que espera todos nós.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Dívida e resgate,
 do livro Chico, de Francisco, de Adelino da Silveira, ed. CEU e no
 item 399, de 
O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 29.7.2016.

 

(Texto copiado do site Feparana)

Monte das Tentações em Jericó, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Homenagem

 

Leopoldo Cirne

1870- 1941

 

 

 

Leopoldo Cirne exerceu o cargo de Presidente da Federação Espírita Brasileira no período de 1900 a 1914.

 

Nasceu em 31 de Abril de 1870, na Paraíba do Norte, criando-se, porém, na cidade do Recife. Desencarnou no Rio de Janeiro, na manhã de 31 de Julho de 1941.

 

Desde cedo, nele se revelou acentuado pendor pelos estudos e, favorecido por viva inteligência, avançava, com real proveito, em seu curso de humanidades. Dificuldades financeiras obrigaram-no a abandonar os estudos e a ingressar no comércio, quando contava onze anos de idade. Os comerciários atualmente desfrutam regalias e liberdades que aos de seu tempo não eram concedidas. Mal despontava a aurora, até a calada da noite , estava o empregado no serviço ativo. Só uma pequena parte do domingo podia o comerciário de então respirar mais livremente e dispor da sua vontade.

 

Quis, porém, o destino que o nosso biografado, apenas de ter a alma cheia de belos sonhos, se visse na contingência de enfrentar, ainda menino, as lutas e a rude disciplina comercial, sacrificando, assim, seus mais caros ideais de formação intelectual!

 

Ignoramos se em chegando ao Rio de Janeiro, pelo ano de 1891, trazia já sua crença firmada na Terceira Revelação. O certo, porém, é que em pleno desabrochar da sua juventude, pois contava mais ou menos vinte e dois anos de idade, já ao lado do inolvidável Bezerra de Menezes trabalhava tão sincera e entusiasticamente em prol do Espiritismo que, desde logo, granjeou a confiança de seus confrades que lhe sufragaram, em 1895, o nome para Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira.

 

Despontava o dia 11 de Abril de 1900 e a família espírita brasileira recebeu a notícia de que Adolfo Bezerra de Menezes, o grande Presidente da Federação Espírita Brasileira - FEB, partira para as regiões sublimes do Além!

 

Foi, pois, a uma personalidade dessas que coube a Leopoldo Cirne substituir na suprema direção da FEB. E a sua atuação nesse alto posto foi tão marcante que, por cerca de catorze anos, o exerceu com verdadeiro amor evangélico e dentro daquele espírito de sincera humildade de que o Cristo nos deu edificante exemplo.

 

Apesar de ter sido obrigado a interromper seu curso de humanidades, com esforço próprio, conseguiu Leopoldo Cirne ser um dos mais puros vernaculistas, deixando-nos artigos e obras que até hoje merecem a nossa admiração.

 

À sua perseverante força de vontade e de confiança na misericórdia do Alto, deve a FEB a sede na Avenida Passos, no Rio de Janeiro, ter sido inaugurada a 10 de dezembro de 1911.

 

Consagrou-se no campo da literatura filosófico-religiosa como um dos grandes pensadores do Movimento Espírita do País, sendo mesmo cognominado  o Léon Denis brasileiro.

 

Conhecia profundamente a Bíblia e tinha de cor muitos trechos da Imitação do Cristo. As melhores obras de religião, filosofia, ciência, arte e literatura em geral lhe eram familiares.

 

Traduziu vários livros para o nosso idioma, entre eles No Invisível Cristianismo e Espiritismo, ambos de Léon Denis, e organizou, em 1904, o opúsculo Memória Histórica do Espiritismo.

 

Fonte: WANTUIL, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil. FEB.
Em 9.9.2013.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Busto de Leopoldo Cirne. Exposição Centenário sede histórica da FEB/RIO. Foto Ismael Gobbo

Exposição Centenário sede histórica da FEB/RIO.  Foto Ismael Gobbo

Sede histórica da Feb no Rio de Janeiro (prédio ocre á esquerda), na Avenida Passos. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]