Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 25 de outubro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/25-10-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/25-10-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-10-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/24-10-2016.htm

22-10-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/22-10-2016.htm

21-10-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/21-10-2016.htm

20-10-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/20-10-2016.htm

19-10-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/19-10-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO

 

“(...) Renova-te no Bem a cada momento, de forma que a tentação da agressividade e os vícios morais comprometedo­res sejam enfrentados e vencidos, propiciando-te uma vida harmônica, uma caminhada saudável.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco  – livro, Desperte e Seja Feliz ,   12ª  ed. - p. 45    -editora, LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

ARREPENTIMIENTO Y REPARACIÓN

 

...Renuévate en el Bien a cada momento, de modo que enfrentes y superes la tentación de la agresividad y de los vicios morales comprometedores, lo que te propiciará una vida armoniosa, con una trayectoria saludable.

 

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Despierte y sea feliz - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 Igreja em Harfleur. França.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/01/Harfleur2.jpg

Harfleur na região Le Havre. Casa de pescadores do século XV

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Harfleur#/media/File:Harfleur3.jpg

 

 

 

 

 Artigo: Divaldo Pereira Franco

“Domingo de Paz em Ibirapuera”

 

 

DOMINGO DE PAZ EM IBIRAPUERA - Artigo de Divaldo Franco no jornal A Tarde em 21-10-2016
 

 

 

DOMINGO DE PAZ EM IBIRAPUERA

 

Divaldo Franco

Professor, médium e conferencista

 

 

A necessidade da paz interior na criatura humana faz-se cada vez mais urgente. O vazio existencial devora a cultura contemporânea, atormentando as suas vítimas.

 

Vemos o desfilar dos sorrisos na máscara do prazer, que já não consegue ocultar os conflitos que convulsionam o indivíduo. O sexismo, o consumismo, o individualismo traíram os seus adeptos que não se encontram realizados, antes, mais aturdidos, ansiosos quanto insatisfeitos.

 

A falta de objetivos elevados, de sentidos existenciais psicológicos profundos tem sido responsável pelas crises de toda ordem, que se avolumam. O ser das estrelas e das micropartículas perdeu o endereço de si mesmo.

 

Pensando nas guerras e na violência, criamos o Movimento Você e a Paz há 19 anos, visitando bairros periféricos de Salvador, onde grassam a miséria, a revolta, a violência... Passamos a visitar cidades interioranas da Bahia e fomos mais longe, apresentando-o em Paris, em Londres, em Viena, em Winthertur (Suíça), Bogotá, Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Lagos, Coimbra (Portugal) e outras cidades.

 

No último domingo, porém, com o apoio da nobre Instituição Reencontro, realizamos o segundo ano em São Paulo, dessa vez no Parque do Ibirapuera. Com uma programação excelente, foram homenageadas instituições que fazem, pessoas que realizam, entidades que ajudam e oferecemos nosso troféu a nove delas, inclusive à Fundação Roberto Marinho, pelos benefícios prestados à humanidade.

 

Tivemos presentes entre 8.500 a 9.500 pessoas numa tarde/noite abençoadas pela temperatura amena e pelo interesse de todas em torno do ideal. Representantes de várias religiões estiveram presentes, tais como os da Igreja Católica, do Judaísmo, do Islamismo das doutrinas Afro-brasileiras, do Espiritismo e nós. Todos usamos a palavra estimulando os presentes a construirmos a cultura da paz.

 

No dia 19 de dezembro próximo, na Praça Dois de Julho, em Salvador, estaremos encerrando o ano com a nossa programação e construindo a paz.

 

 

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em  21-10-2016.

                                                                                        

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

 Redação:  (71) 3340 - 8800

E-mail - [email protected]

 

 

 

 

ESPANHOL
 

 

DOMINGO DE PAZ EN IBIRAPUERA
Artículo de Divaldo Franco en el periódico A Tarde, el 21-10-2016.


 

 

DOMINGO DE PAZ EN IBIRAPUERA

 

Divaldo Franco

Profesor, médium y conferencista

 

 

La necesidad de la paz interior, en la criatura humana, se hace cada vez más urgente. El vacío existencial devora la cultura contemporánea, y atormenta a sus víctimas.

 

Vemos el desfile de las sonrisas en la máscara del placer, que ya no consigue ocultar los conflictos que convulsionan al individuo. El sexismo, el consumismo, el individualismo, han traicionado a sus adeptos, que no se encuentran realizados sino más aturdidos, ansiosos e insatisfechos.

 

La falta de objetivos elevados, de sentidos existenciales psicológicos profundos, ha sido responsable de las crisis de toda índole, que crecen en volumen. El ser de las estrellas y de las micropartículas ha perdido la dirección de sí mismo.

 

Con el pensamiento puesto en las guerras y en la violencia, hemos creado el Movimiento Tú y la Paz hace 19 años, visitando barrios periféricos de Salvador, donde prosperan la miseria, la rebeldía, la violencia... Hemos visitado ciudades del interior de Bahia, y fuimos más lejos, para presentarlo en París, en Londres, en Viena, en Winthertur (Suiza), en Bogotá (Colombia), en Santa Cruz de La Sierra (Bolivia), en Lagos, en Coimbra (Portugal), y en otras ciudades.

 

El domingo pasado, mientras tanto, con el apoyo de la digna Institución Reencontro, concretamos el segundo año en San Pablo, en esta ocasión en el Parque do Ibirapuera. Con una programación excelente se homenajeó a instituciones que realizan, a personas que concretan, a entidades que ayudan, e hicimos entrega de nuestro trofeo a nueve de ellas, incluso a la Fundação Roberto Marinho, por los beneficios prestados a la humanidad.

 

Tuvimos presentes entre 8.500 y 9.500 personas en una tarde/noche bendecidas por la temperatura agradable, y por el interés de todos acerca del Ideal. Representantes de varias religiones estuvieron presentes, tales como los de la Iglesia Católica, del Judaísmo, del Islamismo, de las doctrinas Afro-brasileñas, del Espiritismo y nosotros. Todos hicimos uso de la palabra estimulando a los presentes a que construyamos la cultura de la paz.

 

El día 19 de diciembre próximo, en la Plaza Dois de Julho, en Salvador, estaremos concluyendo el año con nuestra programación y edificando la paz.

 

 

Artículo publicado en el periódico A Tarde, columna Opinión, el  21-10-2016.

                                                                                        

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

 Redação:  (71) 3340 - 8800

E-mail - [email protected]

 

 

  

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

A fé em Jesus Cristo salva; entretanto, fé não é só crença

 

 

José Reis Chaves

 

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG, em 24/10/16.

 

É muito conhecida a frase: “Quem tiver fé em Jesus Cristo está salvo”. Por essa frase se entende que a salvação ou libertação é muito fácil. Mas será que é mesmo assim tão fácil?

Caberia aos líderes religiosos que estudam grego levar a seus fiéis melhor esclarecimento no entendimento dos textos bíblicos. O de que vamos tratar é um exemplo de que, lamentavelmente, esse esclarecimento não acontece, quando já deveria ter acontecido há muitos séculos.
Os evangelhos foram escritos em grego. E a palavra grega evangélica “pistis”, traduzida por fé no português, significa também fidelidade.

E são Jerônimo, em sua Vulgata Latina, traduziu-a para o latim por “fides”. E “fides” em latim significa também “fidelidade”, além de “fé”. Quem tiver fé em Jesus Cristo se salva, às vezes, melhor se diria: Quem tiver fidelidade a Jesus Cristo, se salva. Ora, quem tiver fidelidade a Jesus Cristo, estudando e pondo em prática o seu evangelho, realmente, se liberta ou se salva.

Porém, ser fiel mesmo a Jesus Cristo, na fase atual de nossa evolução humana, não é fácil. Poderíamos dizer que quem é fiel a Ele de fato são as pessoas que são desapegadas em todo o sentido da palavra, o que acontece com aquelas pessoas que até renunciam a si próprias. E eis dois exemplos que nos deixam essa questão bíblica bem clara: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14: 33); e “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome sua cruz e siga-me” (Luca 9: 23). A expressão “pegar sua cruz” significa aceitar ou colher o sofrimento do carma ou do mal feito no passado desta encarnação ou de outra. Sim, pois, ninguém consegue escapar da lei evangélica e cósmica de causa e efeito. Se alguém semear o mal, tem que colher o mal. “Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo” (São Mateus 5: 26). O maior Mestre nos ensina nessa passagem que somos nós mesmos é que pagamos nossos pegados, desde o primeiro até o último.

É verdade que são Paulo nos diz que o sangue de Jesus lava ou anula nossos pecados, influenciado que ele foi pelos rituais de purificação do judaísmo e outras religiões da Palestina e de outras nações vizinhas dela. Devemos respeitar as ideias paulinas, mas aceitemos a verdade maior do Mestre dos mestres, que tinha até ojeriza para rituais de sacrifícios. “Misericórdia quero e não sacrifícios” (São Mateus 9: 13). Mas reitero que devemos respeitar o pensamento paulino de sacrifícios, pois ele acreditava na eficácia dos sacrifícios de sangue derramado, que, às vezes, denomino de teologia do sangue. E esse pensamento de Paulo foi levado, inclusive, para os evangelhos, pois as cartas dele foram os primeiros textos escritos do Novo Testamento, cujos autores se basearam muito nesses textos paulinos.

Quem tem mesmo fidelidade a Jesus Cristo, obviamente, acredita de fato no ensino Dele. Assim, nesse caso, a fidelidade a Ele vem até à frente da fé Nele. Pode-se dizer, portanto, que essa fé verdadeira em Jesus Cristo salva mesmo, mas não uma simples fé ou crença Nele. Tal fé seria, pois, igual ou semelhante àquela conhecida de são Tiago: “A fé sem obras é morta” (Tiago: 2: 26). A fé, pois, só no sentido de acreditar não salva mesmo ninguém. Aliás, até o “diabo” crê em Jesus Cristo, e como crê!

 

Jesus carregando a cruz em quadro das Estações da Via Sacra. Obra de Cândido Portinari.

Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

LEANDRO FREITAS,

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 26 de Outubro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informações recebidas em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Cine Abrape: Cisne Negro

Evento gratuito. São Paulo, SP

 

 

(Informação em email da Abrape e site)

 

 

 

 Filme Deixe-me Viver

Continua em cartaz em todo Brasil

 

"DEIXE-ME VIVER" CONTINUA EM CARTAZ! NÃO PERCA!

 

O filme DEIXE-ME VIVER de Luiz Sérgio estreou em 13 de outubro e, devido ao sucesso, continua em cartaz em todo o Brasil!

São mais de 40 cidades pela Rede Cinépolis.
Em Porto Alegre, Criciúma, Joinville e Balneário Camboriú está sendo exibido pela Rede GNC.
No Rio de Janeiro, pela Rede UCI.
Também em Bragança Paulista e demais cidades pela Rede Cine A.
Dia 27 chega em Brasilia pelo Cine Kinoplex UCI.
Programado para Nova Friburgo em breve.
É muito importante que o público se organize e vá logo ao cinema pois, se houver bilheteria, haverá probabilidade de ainda mais tempo de prorrogação.

Vamos nos mobilizar para que esta mensagem de Amor à Humanidade se propague!
Foram quatro anos de filmagens e finalizações até o lançamento!


Lista Cinépolis (PS: SE O LINK FOR ABERTO NO CELULAR, NÃO APARECE A LISTA MAS SIM A PÁGINA PRINCIPAL DA VERSÃO MOBILE DO SITE. PARA VER A LISTA DIRETAMENTE, ACESSE PELO COMPUTADOR):

http://www.cinepolis.com.br/programacao/busca.php?cf=8986

 

Para as outros redes e localidades, pesquise nos sites respectivos.

* * * * *

Imagens e entrevistas na pré-estreia (São Paulo - SP):

https://www.youtube.com/watch?v=hLdJ9Yehxgo

Imagem removida pelo remetente.

Cobertura da pré-estreia do filme DEIXE-ME VIVER de Luiz Sérgio

www.youtube.com

Créditos no vídeo

Entrevista com o ator Fernando Peron sobre o filme, etc:

http://www.saberemudar.com.br/index.php?q=entrevistafpblogomundoqe

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 Palestra programada para Casa de Caridade “Vovô Pedro”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Programação da 53ª. Commetrim

Araguari, MG

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 Eventos programados para

Franca, SP

 

 

 

**************************************************

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

**************************************

 

 

 


Rodolfo Moraes Silva é Médico Clínico e plantonista do Hospital Regional de Franca, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca e São Joaquim Hospital e Maternidade - Unimed Franca. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Clinica da dor e cuidados paliativos. Coordenador Nacional do comitê de dor oncológica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor-SBED. Articulista, orador e Presidente da Associação Médica Espírita da cidade de Franca. Professor tutor no curso de Medicina da Universidade de Franca - UNIFRAN.

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 Informações do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Boa tarde!

 

Campanha faça uma Criança Feliz nesse Natal!!

 

Sacolas de Natal. Quem tiver interesse em adotar:

Crianças de 0 meses a 7 anos.

Itens:

- um conjunto de roupa;

- peças intimas;

- um par de calçados;

- um brinquedo e

- artigos de higiene pessoal.

 



 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 Conferência programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 28 de Outubro de 2016, às 21H00, no Centro de Cultura Espirita de Caldas da Rainha, haverá uma palestra pública alusiva ao tema "O Centro Espírita do futuro, agora!".

Um centro espírita é um local à disposição das comunidades, sem qualquer distinção ou preconceitos de qualquer natureza. Como deve ser o centro espírita hoje, como um local de cultura e fraternidade? Como deve ser no futuro?.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 

 XVIII Encontro Estadual de Espiritismo FEEB

Salvador, BA

 

 

 



(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 

 

 

 Urgente:

Mudança de endereço do 3º. Festival de Música Espirita de São Bernardo do Campo, SP

 

 

URGENTE! 3º FEMESBC - MUDANÇA DE LOCAL

View this email in your browser

o Festival terá que mudar o local da apresentação devido a problemas técnicos no local anterior. Estaremos no Teatro Elis Regina, que fica na Rua João Firmino, 900, B. Assunção, SBC.
No local anterior, Teatro Cacilda Becker, haverá plantonistas para informação e ônibus gratuito para levar ao novo teatro, que fica a menos de 15 minutos.

 

 

 

Copyright © 2016 FEMESBC, All rights reserved.
Você está recebendo este email para divulgação do 2º Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo

Our mailing address is:

FEMESBC

São Bernardo do Campo

Sao Bernardo Do Campo, Sp 09700-000

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

(Informação recebida em email de Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo [[email protected]]; em nome de; Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo [[email protected]])

 

 

 

 6º. Encontro Espírita para as crianças no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

 

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     http://bruxelles.cesak.org/

 

 

6ème Rencontre Spirite pour les enfants
 

Dimanche 20 novembre
de 14h00 à 17h00


Les centre spirites CESAK et NEECAFLA ainsi que L'Union Spirite Belge ont le plaisir de vous inviter, vos enfants et vous
à 

La 6ème rencontre spirite pour les enfants

Depuis 6 ans, nous organisons des journées inoubliables pour tous les enfants. Des sujets moraux profonds y sont abordés avec joie, jeux et amusements.


Cette année, le thème abordé sera: 
So-Li-Da-Ri-Té

Entrée gratuite
réservation jusqu’au 6 novembre
Nombre de places limitées



Au Cesak, 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles
Info et réservation : 
[email protected] ou 0491 / 749 234


 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2016 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

Bruxelas, Bélgica. Imagens/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/TE-Collage_Brussels.png

 

 

 

 Seminários sobre Medicina e Espiritualidade

Praga, Brno, Bratislava

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 Leia o Boletim SEI-Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=520

 

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 426

TRÊS LAGOAS/MS – 25 A 31/OUTUBRO/2016

ENVIE EVENTOS: [email protected]

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

AEROPORTO / BELA VISTA / BROOKLIN / BUTANTÃ / CAMPO BELO / CHÁCARA MAFALDA / CIDADE DUTRA / ITAIM BIBI / JABAQUARA (2 EVENTOS) / JARDIM BRASIL / JARDIM HOLLYWOOD / JARDIM SANTA TEREZINHA / MOOCA / MORUMBI / PARQUE DA MOOCA / PENHA / PERDIZES / PINHEIROS / SANTO AMARO / TATUAPÉ / TUCURUVI / VILA EMA / VILA FORMOSA / VILA MAZZEI / VILA MUNHOZ (2 EVENTOS) / VILA RÉ / VILA VITÓRIA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/13/sao-paulo-capital-a-a-n/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ADAMANTINA / AMERICANA / ANDRADINA / ARAÇATUBA (2 EVENTOS) / ASSIS / AVANHANDAVA / BARRA BONITA / BILAC / BIRITIBA MIRIM / BORBOREMA / CAÇAPAVA / CAMPINAS (2 EVENTOS) / CAPÃO BONITO / CARDOSO / CHAVANTES / COTIA / DRACENA / EMBU DAS ARTES / ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA (2 EVENTOS) / GARÇA / GETULINA / GUARARAPTINGA / ITAPIRA / ES / GUARUJÁ (2 EVENTOS) / GUARULHOS (3 EVENTOS) / HOLAMBRA / IGARAÇU DO TIETÊ / ITAPEVA / ITAPIRA / ITARARÉ / JABOTICABAL / JACAREÍ / JALES / LINS / MARÍLIA (3 EVENTOS) / MAUÁ (2 EVENTOS) / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO (2 EVENTOS) / PENÁPOLIS / PONGAÍ / RANCHARIA / RIBEIRÃO PIRES / RIO CLARO / SANTA ADÉLIA / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ (6 EVENTOS) / SANTOS (3 EVENTOS)

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (5 EVENTOS) / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOÃO DA BOA VISTA / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SOROCABA (5 EVENTOS) / TAUBATÉ / VALENTIN GENTIL / WENCESLAU BRAZ

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/sao-paulo-interior-sao-a-v/

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BOTAFOGO / BRÁS DE PINA / CENTRO / COLÉGIO / GRAJAU / JACAREPAGUÁ / LARANJEIRAS / PEENHA / TIJUCA / VISTA ALEGRE

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > CAMPOS DE GOYTACAZES / ITAGUAÍ / MARICÁ / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / SÃO GONÇALO (2 EVENTOS) / SÃO PEDRO DA ALDEIA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/rio-de-janeiro-interior/

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > ALEGRE / GUARAPARI / ITATIBA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ARAGUARI / BELO HORIZONTE / SANTOS DUMONT / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/espirito-santo-minas-gerais/

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / CAMBÉ / CURITIBA / IBIPORÃ / LOANDA / LONDRINA (3 EVENTOS) / ROLÂNDIA / WENCESLAU BRAZ

RIO GRANDE DO SUL > PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA > BARRA VELHA / FLORIANÓPOLIS / FRAIBURGO

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/parana-rg-do-sul-santa-catarina/

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I

         GOIÁS > GOIÂNIA

MATO GROSSO > CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL > ANGÉLICA / BATAGUASSU / BATAYPORÃ / IVINHEMA / NOVA ANDRADINA / TRÊS LAGOAS (2 EVENTOS)

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ (5 EVENTOS)

BAHIA > SALVADOR (2 EVENTOS)

CEARÁ > FORTALEZA

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/alagoas-bahia-ceara-maranhao/

PARAIBA > JOÃO PESSOA (3 EVENTOS)

PERNAMBUCO > CABO DE SANTO AGOSTINHO (2 EVENTOS) / RECIFE (7 EVENTOS)

RIO GRANDE DO NORTE > NATAL (2 EVENTOS)

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/paraiba-pernambuco-piaui-rg-norte-sergipe/

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

PARÁ > BELÉM

RONDÔNIA > OURO PRETO DO OESTE / VILHENA

RORAIMA > BOA VISTA

TOCANTINS > FORMOSO DO ARAGUAIA / GUARAÍ

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/acre-amapa-amazonas-para-rodnonia-roraima-tocantins/

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

AUSTRALIA > ADELAIDE (2 EVENTOS)

BÉLGICA > BRUXELAS

CANADÁ > MONTREAL

ESLOVÁQUIA > BRATISLAVA

FRANÇA > PARIS

PORTUGAL > CALDAS DA RAINHA / LISBOA

REPÚBLICA CHECA > BRNO / PRAHA

SUIÇA > LAUSANNE / ZURIQUE

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/01/12/americas-europa-asia-africa/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

 

Ciúme

 

 

Os ciumentos não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce.

William Shakespeare apresenta em sua obra Otelo, uma análise profunda, incômoda e intensa desse grande gigante da alma, o ciúme.

Na clássica peça shakesperiana, o general mouro Otelo é envenenado pela desconfiança, vinda do verbo afiado e sorrateiro de seu alferes, Iago.

Iago, também por ciúme e inveja, procura uma forma de destruir seu amo e sua amada, Desdêmona, e encontra nesse poderoso tóxico a maneira de promover sua vendeta.

Procurando descobrir mais sobre esta fragilidade humana, vamos perceber o ciúme como a inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade nos relacionamentos humanos.

É uma espécie de distorção, um exagero, um desequilíbrio do sentimento de zelo.

Adentrando na intimidade deste sentimento, vamos descobrir que ele é medo. Medo de algum dia sermos dispensáveis à pessoa com a qual nos relacionamos.

Medo de sermos abandonados, rejeitados ou menosprezados. Medo de não mais sermos importantes. Medo de não sermos mais amados, enfim, é, de certa forma, medo da solidão.

O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos revela que tal sentimento é totalmente voltado para si mesmo, egocentrado e, por esta afirmação, podemos entender o porquê da frase do personagem Iago, de Shakespeare, dizendo que o ciúme não precisa de causas exteriores, que se gera em si mesmo.

Suas causas interiores, segundo o Espírito Joanna de Ângelis, são encontradas principalmente na insegurança psicológica, na baixa autoestima, no orgulho avassalador que não suporta rivalidades.

E no egoísmo, que ainda nos faz ver aqueles que estão à nossa volta como posses.

O ser inseguro transfere para o outro a causa desta insegurança, dizendo-se vítima, quando apenas é escravo de ideias absurdas, fantasias, ilusões, criadas em sua mente, que ateiam incêndios em ocorrências imaginárias.

Agravado, este sentir leva a psicoses, a problemas neuropsiquiátricos, como diversos tipos de disritmias cerebrais, sendo causador de agressões físicas e crimes passionais.

O ciúme é um sinal de alerta, mostrando que algo não vai bem, que algo precisa ser reparado, repensado.

A terapia para o ciúme passa pelo autoconhecimento, quando percebemos a fragilidade em nós, e tomamos atitudes práticas de autocontrole, autodisciplina, para erradicá-lo gradualmente da vida.

O tratamento também prescreve uma reconquista da autoestima, da confiança em si mesmo, tornando-nos menos sensíveis às investidas cruéis desse vício moral.

Finalmente, as ações no bem, que fazem com que a alma se doe e amplie seu leque de relações, também colabora significativamente para educar o sentimento de posse exacerbado e inquieto.

O amor não precisa do sal do ciúme para temperar as relações. O sabor de todo relacionamento sadio virá da confiança irrestrita e do altruísmo, que pensa sempre no bem do outro.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Ciúme, do livro
O ser consciente, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia
de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 24.10.2016.

 

.

 

(Copiado do site Feparana)

Otelo e Desdemona em Veneza. Óleo no painel de Théodore Chassériau.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Othellopainting.jpg

Otelo e Desdemona em pintura de Antonio Muñoz Degrain.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Otelo_e_Desd%C3%A9mona_-_Antonio_Mu%C3%B1oz_Degra%C3%ADn.jpg

A morte de Desdemona. Pintura de Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Death_of_Desdemona.jpg

 

 

 

Não somente

 

                                  

Do livro Fonte Viva

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xacier

FEB

 

 “Nem só de pão vive o homem...”  Jesus (Mateus, 4:4) 

Não somente agasalho que proteja o corpo, mas também o refúgio de conhecimentos superiores que fortaleçam a alma.

Não só a beleza da máscara fisionômica, mas igualmente a formosura e nobreza dos sentimentos.

Não apenas a eugenia que aprimora os músculos, mas também a educação  que aperfeiçoa as maneiras.

Não somente a cirurgia que extirpa o defeito orgânico, mas igualmente o  esforço próprio que anula o defeito íntimo.

Não só o domicílio confortável para a vida física, mas também a casa invisível dos princípios edificantes em que o espírito se faça útil, estimado e respeitável.

Não apenas os títulos honrosos que ilustram a personalidade transitória, mas igualmente as virtudes comprovadas, na luta objetiva, que enriqueçam a consciência eterna.

Não somente claridade para os olhos mortais, mas também luz divina para o  entendimento imperecível.

Não só aspecto agradável, mas igualmente utilidade viva.

Não apenas flores, mas também frutos.

Não somente ensino continuado, mas igualmente demonstração ativa.

Não só teoria excelente, mas também prática santificante.

Não apenas nós, mas igualmente os outros.

Disse o Mestre: ­ "Nem só de pão vive o homem".

Apliquemos o sublime conceito ao imenso campo do mundo.

Bom gosto, harmonia e dignidade na vida exterior constituem dever, mas não nos esqueçamos da pureza, da elevação e dos recursos sublimes da vida interior, com que nos dirigimos para a Eternidade.

 

 

 (Copiado  em http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

Exortação aos Apóstolos em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Apostle_(Christian)#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Exhortation_to_the_Apostles_(Recommandation_aux_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg

Em primeiro plano o Monte das Bem-Aventuranças e o Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]