Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 06 de setembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/06-09-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/06-09-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/05-09-2016.htm

03-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/03-09-2016.htm

02-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/02-09-2016.htm

01-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/01-09-2016.htm

31-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/31-08-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

   

 

COMPREENSÃO

 

 “(...) Compreendendo o teu próximo e relacionando-te com ele, serás mais bondoso para contigo; percebendo-lhe a fragilidade, serás mais atencioso para com os teus limites e buscarás crescer, amando e amando-te mais.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  Momentos de saúde e de consciência, 1ª   ed. - p. 85 -editora, LEAL)



Desenho: Fátima Oliveira
Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

COMPRENSIÓN

 

 

 

 ...Al comprender a tu prójimo y relacionarte con él, serás más bondoso contigo; al percibir su fragilidad, estarás más atento a tus límites y buscarás crecer, amando y amándote más.



 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Momentos de salud y de conciencia - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Público apreciando o quadro  Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Museu do Louvre, Paris.

Foto Laura Emilia Michelin Gobbo

 

 

 

 

Perda de tempo

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

            Se você perguntar-me, prezado leitor, qual o móvel das ações humanas, não serei nem um pouco original ao responder que é o anseio de felicidade. Também não é nenhuma novidade que raros a encontram, não que esteja aquém das possibilidades humanas, mas, simplesmente porque as pessoas parecem ter perdido seu endereço.

            Voltaire (1694-1778), o irreverente filósofo francês, definia bem essa situação: “Os homens que procuram a felicidade são como bêbedos que não conseguem encontrar a própria casa, mas sabem que têm uma”.

            A felicidade deveria ser um estado natural, como uma casa aconchegante que nos abriga, proporcionando-nos proteção e bem-estar. Afinal, por que nos sentirmos infelizes, se temos por Pai um Deus de infinito Amor e Misericórdia, que trabalha incessantemente por nós? Que representam percalços, dores e atribulações da existência humana, senão instrumentos de depuração, preparando-nos para gloriosa destinação?

            O problema é que nos perdemos em desvios de entendimento. Prevalece, na sociedade humana, com raras exceções, um comportamento que engloba duas concepções:

            Hedonismo. A existência orientada para a busca do prazer, envolvendo gastronomia, cinema, televisão, sexo, viagens, álcool, cigarro…

            Utilitarismo. O empenho por ganhar dinheiro em atividades comerciais e profissionais para atender às exigências do… prazer.

      Tudo o que fuja dessa orientação é considerado perda de tempo. Impensável retornar aos bancos escolares, cogitar de reciclagem e aprendizado, a não ser que o objetivo seja ampliar a própria eficiência e produzir mais e melhor, de forma utilitária, em benefício do hedonismo.

      Por isso, quando convidado a participar de uma atividade de caráter espiritualizante, há quem refugue, alegando falta de tempo, para não cometer a indelicadeza de exprimir a equivocada convicção de que é pura perda de tempo.

      Interessante, neste particular, uma observação de Rousseau (1712-1778) em sua obra maior, O Emílio: “Ousarei expor aqui a mais importante , a maior, a mais útil regra de toda a educação. É não ganhar tempo, mas perdê-lo.”.

      Considerando que a educação é, basicamente, o aperfeiçoamento integral de todas as aptidões humanas, diríamos que é preciso aprender a perder tempo, mesmo sob o ponto de vista utilitário. Somente assim conseguiremos desenvolver algo que costumamos negligenciar, mas que é fundamental, em favor de nosso bem-estar: a conquista dos valores espirituais.

Acima do homem físico, envolvido com a dimensão material, contida nos estreitos limites do imediatismo terrestre, há o Espírito imortal, que não mergulhou na carne para atender a simples objetivos utilitários ou hedônicos.

            Há um motivo bem mais importante. Estamos aqui para evoluir! Poderíamos definir esse objetivo como o aprimoramento de nossas faculdades intelectuais e morais, partindo do homo sapiens para o homo angelicus, do ser pensante para o ser angélico. Para que isso aconteça é preciso perder tempo, mergulhando nos porquês da Vida, definindo os caminhos que devemos trilhar, avançando nos domínios da virtude e do conhecimento.

Quanto ao hedonismo, há uma observação genial, de Barbey d’Aurevilly, novelista francesa (1808-1889): “O prazer é a felicidade dos loucos. A felicidade é o prazer dos sábios”.

A sabedoria que faz a verdadeira felicidade consiste em procurar o prazer em atividades que representem benefício para a nossa alma, não importando a idade, sem comprometimentos físicos ou espirituais.

A propósito, leitor amigo, convidando-o à reflexão sobre a felicidade, o substrato do prazer, um provérbio chinês:

Se você quiser ser feliz por uma hora, tire uma soneca.

Se quiser ser feliz por um dia, vá pescar.

Se quiser ser feliz por um mês, case-se.

Se quiser ser feliz por um ano, herde uma fortuna.

Mas, se quiser ser feliz pela vida inteira, ajude o próximo.

 

Estátua de Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Raio de sol

 

 

Ninguém totalmente só neste planeta. Mesmo os que não constituímos família, os que não casamos, nem temos filhos.

Não estamos sós. Há sempre uma alma querida que Deus coloca em nosso caminho para nos amar, para nos dizer que Ele não nos esqueceu.

Que Ele sabe das nossas lutas, do plano de progresso que estabelecemos na Espiritualidade, antes de nascer.

E que, para o concretizar em totalidade, necessitamos de uma mão que nos acaricie, um ombro que se nos ofereça como apoio nos dias de desânimo, braços que nos envolvam, uma voz que diga:Siga em frente! Estou contigo!

Por vezes, é um amigo esse amor que se doa e nos sustenta. Basta nos perceba o cansaço, e ele vem para nos insuflar novo ânimo.

E, mesmo que não pronunciemos palavras, ele parece descobrir o de que necessitamos, chegando a prover recursos materiais de que carecemos para que não sucumbamos ante o peso das lutas.

É esse amigo que se faz presente no dia do nosso aniversário e nos envia uma mensagem, um cartão, uma flor. Algo do mais profundo da sua alma.

E, com isso, plenifica de alegria a data.

De outras vezes, é um colega de trabalho, alguém do nosso âmbito profissional. É o que nos incentiva a ir em frente, a não nos entregarmos ao desalento.

Ele nos ajuda em tarefas mais difíceis, nos orienta em caminhos que ainda não percorremos e sua experiência já palmilhou.

Enfim, ele sempre surge, na manhã nublada, com sua presença irradiante e seu estímulo revigorante.

Assim é ela. Uma jovem que nem chegou aos vinte anos. Quando chega, é como um raio de sol entrando pela casa.

Ela sorri e parece que ilumina o ambiente. Ela abraça e a fortaleza dos seus braços tem o dom de nos passar segurança.

Possivelmente, ela nem saiba o quanto sua presença significa.

Tem tal respeito pelos sentimentos alheios que, admiradora de rock e outras músicas barulhentas da atualidade, quando nos leva em seu carro, desliga o som.

Sei que você não gosta desse tipo de música! – Confessa. E, também, sei que você gosta de conversar, de contar as coisas do seu dia a dia.

E, como boa ouvinte, escuta e argumenta, faz perguntas. Depois, por sua vez, conta as suas peripécias: a prova difícil na faculdade, os desajustes com um dos professores, ações que acredita injustas.

Atenciosa, telefona para saber notícias, antes que a soma dos dias resulte em uma semana.

Companheira de sessões de cinema, de espetáculos de ballet, agenda tudo, de forma impecável, para que não percamos a estreia.

Disposta a nos acompanhar ao mercado, ao banco, onde queiramos ir.

E, com um quase orgulho, sentencia: Eu sou a sua motorista. Não vou lhe deixar sem carona. Conte comigo.

Raio de sol. Não é filha da nossa carne. Mas, alguém que Deus mandou para iluminar os nossos dias, tornar mais suave nossa jornada.

Todos temos esses anjos, vestidos de amigos, colegas, parentes.

Chegam de mansinho como quem nada quer. Mas assinalam sua presença com uma aura de paz e tranquilidade.

Espancam a solidão, enriquecem nossos dias.

Anjos de guarda revestidos de corpos humanos.

Guardiães humanos que se transformam em pilares de sustentação de nossos dias.

Raios de sol.

Redação do Momento Espírita.
Em 5.9.2016
.

 

 (Copiado do site Feparana)

 Primavera. Óleo sobr tela de Claude Monet.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Claude_Monet_-_Springtime_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

Video promocional da AME Estados Unidos

 

Video promocional da AME Estados Unidos

 

Vídeo convite para o 6th U.S. & 2nd International Spiritist Medical Congress -The Dawn of a New Era in Medicine. Evento acontece no Jack Morton Auditorium - George Washington University em Washington, DC, nos dias 1 e 2 de outubro, 2016. Organizado pela the U.S. Spiritist Medical Association . Inscrições em: http://www.sma-us.org 

 

Queridos amigos, divulguem se puderem

Aqui vai o link 6th U.S. & 2nd International Spiritist Medical Congress - Event TRAILER

 

 

 

 

 

6th U.S. & 2nd International Spiritist Medical Congress - Event TRAILER

Event Trailer for the 6th U.S. & 2nd International Spiritist Medical Congress -The Dawn of a New Era in Medi...

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

43ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

 

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo - RBN [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

39ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

Imagem inline 2

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Atividades programadas pela USE/Campinas

Campinas, SP

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

 

 

Programação de  aniversário do C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

BOA TARDE.

 

CONVITE PARA PALESTRA MUSICADA SOBRE O 66º ANIVERSÁRIO DO C.E. FRANCISCO DE ASSIS.

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

66º  ANIVERSÁRIO

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA

MUSICADA QUE A

MARGARETE APARECIDA BORGHI

E O

EDINHO NASCIMENTO

 

 

DA CIDADE  DE

AVANHANDAVA

 

FARÃO NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 07-09-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

 (Informação recebida em email de João Marcchesi Neto)

 

 

 

 

Programação do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

JOSÉ TEODORO,

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 07 de Setembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

 

Conareli- Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz. São Paulo, SP

André Marouço. Foto Ismael Gobbo

 

A Fundação Espírita André Luiz participará da Conareli- Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz, dias 17 e 18 de Setembro

 

Entre os convidados para esse diálogo interreligioso no evento está o jornalista, palestrante e conferencista, André Marouço, diretor da TV Mundo Maior e Mundo Maior Filmes, ambas unidades de comunicação da Fundação Espírita André Luiz.

 

Para mais informações acesse: www.conareli.com.br

 

 

 

Fundação Espírita André Luiz participa da Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz

 

A contribuição do Espiritismo para o fim da violência e a construção do diálogo interreligioso

 

Uma foto registrada por duas atletas coreanas durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro correu o mundo, selando um pacto paz entre a Coreia do Sul e do Norte, territórios divididos pela guerra e unidos por simples gesto.

 

Com esse mesmo espírito por uma cultura de paz, será realizada nos dias 17 e 18 de setembro em São Paulo a Conareli- A Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz, na qual a Fundação Espírita André Luiz estará presente, através da Rádio Boa Nova, TV Mundo Maior e Mundo Maior Editora, representando o Espiritismo e a visão desta filosofia para o fim da violência em meio a um cenário de conflitos e desigualdades pelo qual passa o Planeta Terra.

 

Entre os convidados para esse diálogo interreligioso no evento está o jornalista, palestrante e conferencista, André Marouço, diretor da TV Mundo Maior e Mundo Maior Filmes, ambas unidades de comunicação da Fundação Espírita André Luiz.

 

No dia 17 de setembro, às 13 horas André Marouço será um dos mediadores na programação de abertura abordando o tema: CHAMADO UNIVERSAL PARA A PAZ - A ESPERANÇA DIVINA PARA O FIM DA VIOLÊNCIA.

 

Sobre a causa das Guerras e o caminho para a transformação, a Doutrina Espírita esclarece que sua origem se encontra na predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual, por conhecerem apenas o direito do mais forte. Esclarecem ainda que as guerras só desaparecerão do planeta quando os homens compreenderem a justiça e praticarem as leis de Deus.

 

Ainda no dia 17 de setembro às 15 horas, no auditório 3, André Marouço falará sobre o tema Nos Passos do Mestre, título do filme lançado pela Mundo Maior Filmes no cinema no mês de março desse ano, que apresentou pela primeira vez uma análise da jornada de Jesus na Terra sob o ponto de vista do Espiritismo.

 

Lembramos que os livros da Mundo Maior Editora estarão presentes no evento, oferecendo ao público obras da literatura espírita. Participação também da Rádio Boa Nova, que transmitirá o evento.

 

Estande Editora e Rádio: Rua A 045

 

Serviço

Sobre a Conareli- A Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz

Palestras gratuitas sobre espiritualidade, Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, terapias holísticas, venda de livros e produtos metafísicos, presença de autores e muito mais!

Data: 17 e 18 de setembro 2016 das 10h às 22h

Local: São Paulo Expo

Transporte Gratuito Direto do Metrô Jabaquara

Ingressos e Programação em: www.conareli.com.br  ou (11) 2865-7364

Participe e ajude a construir um mundo melhor!

 

Atenciosamente

Erika Silveira

 

--

Erika Silveira

Marketing FEAL

11- 20864360

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Assessoria Feal [[email protected]])

 

 

 

11ª Feira do Livro Espírita do GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Valeriano [[email protected]])

 

 

 

 

42º. Mês de Kardec- outubro/2016

Franca, SP

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca


(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

IV Fórum Acadêmico de Saúde e Espiritualidade

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

18ª. Semana Espírita de

Diadema, SP

 

panfleto_21x15_frente.png

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Atividades programadas pelo CVV

São Paulo, SP

 

Olá

​Caros(as), Paz e Bem  !

 

 

Solicitamos a sua colaboração

​​

em divulgar ​ e participar​ ​das atividades que o CVV - Centro de Valorização da Vida, vai realizar no mês de setembro em razão do dia 10/09/2016 ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e também pelo fato que setembro é o mês dedicado a se falar sobre este assunto, que é um tabu para a sociedade e para imprensa..

 

Para marcar o mês de setembro, alguns monumentos e prédios da cidade de São Paulo, vão estar iluminados  na cor amarela, os locais são : Monumento as Bandeiras (Parque do Ibirapuera), Estatua do Borba Gato( Av. Santo Amaro), Palácio 9 de Julho ( Assembleia Legislativa) e Sede da  Seads(Secretaria Estadual de Assistencia e Desenvolvimento Social).

 

Estaremos também desenvolvendo a nossa 10 ª Semana de Valorização da Vida, que visa levar para a sociedade informação sobre doenças emocionais e cultura de paz, dentro das atividades destacamos: Dia 12/09/2016 a partir das 14 horas, Ciclo de palestra sobre saúde emocional na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que contara com vários profissionais de saúde emocional. (veja cartaz).

 

No dia 15/09 realizaremos mais uma Caminhada Noturna pelo centro de São Paulo, saindo de frente ao teatro Municipal as 20 horas e no dia 18/09 temos outra caminhada, sendo esta diurna, saindo da Av. Paulista esquina com Augusta, a parir das 10 horas ( Veja Cartaz em Anexo).

 

​Informamos que para os

​ que solicitarem estaremos fornecendo certificado de participação.​

 

 

Um Abraço Fraterno

Tino Perez

CVV Comunidade

Fone : 9.

​9124-0784​

 

​Veja mais informações:

 

www.cvv.org.br

[email protected]

fanpage do Facebook. do CVV (https://www.facebook.com/cvv141)  

(https://www.facebook.com/setembroamarelo).

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; CVV Comunidade SP [[email protected]])

 

 

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 9 de Setembro de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema "VALE A PENA VIVER".

 

A reencarnação é oportunidade sublime para a evolução do Espírito. Muitas vezes, nas provas terrenas a que o Ser Humano está sujeito, surge a questão se vale a pena viver. As orientações que a Doutrina Espírita nos traça, mostram-nos a importância da existência física, e do quanto as dificuldades são degraus na evolução do Homem.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 

 

 

 23º. Encontro de Mocidades Espíritas do

C.E. Humberto de Campos. Votuporanga, SP

 

 

23º Encontro Regional de Mocidades Espíritas do Centro Espírita “Humberto de Campos”, Votuporanga/SP

 

A MEHC - Mocidade Espírita "Humberto de Campos", de Votuporanga/SP, promoverá nos próximos dias 17 e 18 de setembro o seu 23º EncontroRegional de Mocidades Espíritas.

 

No Dia 17 (Sábado) a programação terá inicio às 20 horas, com apresentação, pela Mocidade Espírita "Humberto de Campos", da peça teatral "Paulo e Estevão", com base no livro do mesmo nome, de autoria de Emmanuel/Chico Xavier, em seguida será servido um lanche.

 

Dia 18 (Domingo), às 8h30 horas estará à disposição dos presentes um café da manhã. Às 9h horas, teremos abertura Musical e às 9h30, palestra a cargo do Dr. Luiz Carlos Barros Costa, versando sobre o mesmo tema.

Às 12h, encerramento do Encontro com um almoço fraternal ao público presente.

 

Não haverá cobrança de taxa. Programação completa e inscrições: www.mehc.com.br

 

Contato para maiores informações [email protected] ou WhatsApp (17) 98111-5225

O convite é extensivo a todos os interessados. ​​

 

--

Marcelo Cuin  |  twitter: @marcelocuin
[email protected]

facebook.com/marcelocuin

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Marcelo Cuin [[email protected]])

 

 

 

 NEU/UERJ- Palestra Comemorativa de 18 anos de atividades. Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

 

15º. Encontro Espírita Nacional

Amsterdã, Holanda

 

Queridos amigos,

 

É com grande alegria que o Conselho Espírita Holandês lhes convida a participar do nosso 15o Encontro Espírita Nacional.

 

Nesse ano teremos a honra de receber o senhor Godinho - atual presidente da Federação Espírita Brasileira. Ele trabalhará o tema - A Vivencia da Caridade - numa palestra pela manhã e uma dinâmica no período da tarde.

 

Como sempre procuramos trazer temas atuais, que nos ofereça mais ferramentas para melhor viver e conviver no mundo e momento/contexto em que estamos inseridos. Temas para toda a família e para todos aqueles que procuram se desenvolver e melhorar como seres humanos.

 

Portanto, venham participar conosco nesse momento único de luz e aprendizado. Tragam os familiares, amigos e aqueles interessados. E, divulguem essa oportunidade. Em paralelo teremos também atividades para crianças e jovens de 5 a 18 anos trabalhando o mesmo tema dos adultos.

 

Para mais informações vejam os folders em anexo ou visite o nosso site www.nrsp.nl para informações e inscrições.

 

Aguardamos vocês!

 

Abraços fraternos,

Equipe NRSP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de  Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

26º. Feirão Beneficente pró Mansão do Caminho

Rio  de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de  Helena Alves [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com Cosme Massi  - Europa 2016

Londres,  Oslo,  Zurique


 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

USE/SP- Newsletter Dirigente Espírita

Acesse no link abaixo

 

Clique aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=94bbc98fd8&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Perante o passe

 

 

Do livro “Conduta Espírita”

Ditado pelo espírito André Luiz;

Médium Waldo Vieira;

FEB.

 

Quando aplicar passes e demais métodos da terapêutica espiritual, fugir à indagação sobre resultados e jamais temer a exaustão das forças magnéticas.

O bem ajuda sem perguntar.

Lembrar-se de que na aplicação de passes não se faz precisa a gesticulação violenta, a respiração ofegante ou bocejo de contínuo, e de que nem sempre há necessidade de toque direto no paciente.

A transmissão do passe dispensa qualquer recurso espetacular.

Esclarecer os companheiros quanto à inconveniência da petição de passes todos os dias, sem necessidade real, para que esse gênero de auxílio não se transforme em mania.

É falta de caridade abusar da bondade alheia.

Proibir ruídos quaisquer, baforadas de fumo, vapores alcoólicos, tanto quanto ajuntamento de gente ou a presença de pessoas irreverentes e sarcásticas nos recintos para assistência e tratamento espiritual.

De ambiente poluído, nada de bom se pode esperar.

Interromper as manifestações mediúnicas no horário de transmissões do passe curativo.

Disciplina é alma da eficiência.

Interditar, sempre que necessário, a presença de enfermos portadores de moléstias contagiosas nas sessões de assistência em grupo, situando-os em regime de separação para o socorro previsto.

A fé não exclui a previdência.

Quando oportuno, adicionar o sopro curativo aos serviços do passe magnético, bem como o uso da água fluidificada, do autopasse, ou da emissão de força socorrista, a distância, através da oração.

O Bem Eterno é bênção de Deus à disposição de todos.

 

“E rogava-lhe muito, dizendo: — Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe

imponhas as mãos para que sare, e viva.” (MARCOS, 5:23.)

 

 

 

Quadro intitulado “Ressurreição da filha de Jairo”. Obra de  Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Raising_of_Jairus%27_daughter

 

 

Homenagem

 

Charles Richet

 

 

Charles Richet Conhecido como o fundador da Metapsíquica, Charles Richet (1850-1935) desempenhou um papel fundamental no processo de desvendar o desconhecido mundo dos fenômenos anímicos. Em 1905, então presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas - Londres propôs o nome de Metapsíquica a este conjunto de conhecimentos. Sua obra mais famosa, Tratado de Metapsíquica, é um verdadeiro arcabouço de fatos e descrições pormenorizadas de experiências psíquicas, descrições históricas e classificatórias que muito colaboraram para o seu desenvolvimento. A sua maior contribuição, sem sombra de dúvida, foi o estudo do ectoplasma, substância responsável pela viabilidade dos fenômenos ditos objetivos. Foi ele quem, pela primeira vez, denominou a substância que emanava dos médiuns de efeitos físicos de ectoplasma, naquele momento referindo-se aos fluidos que emanavam de Eusápia Paladino (uma das maiores médiuns da história do Espiritismo): “são as formações difusas que eu chamo de ectoplasmas; porque elas parecem sair do próprio corpo de Eusápia”. Numa experiência transcorrida com a médium Marthe Béraud, Charles Richet e Gabriel Delanne fizeram com que a “materialização” soprasse o ar de seus pulmões através de uma solução aquosa de barita, usando um pequeno tubo. O resultado foi o turvamento do líquido, revelando a presença do gás carbônico, fenômeno peculiar dos organismos vivos normais. A Metapsíquica de Richet era composta pela composição dos seguintes fenômenos: a Criptestesia, a telecinesia e a ectoplasmia. Para ele, a Metapsíquica estava na flor d’água de uma nova psicologia. No seu Tratado, Richet classificou a história da fenomenologia metapsíquica em quatro períodos: 1°) Período Mítico, que vai das origens históricas até Mesmer, (1776);2°) Período Magnético, que vai de Mesmer às irmãs Fox, ( 1847); 3°) Período Espirítico, que vai das irmãs Fox, passando por Allan Kardec, a William Crookes (1872); 4°) Período Científico, que vai de Crookes até agora. Charles Richet classificou os fenômenos metapsíquicos em dois grupos gerais: Fenômenos Subjetivos, que ocorrem exclusivamente na área psíquica, sem nenhuma ação dinâmica sobre os objetos materiais (anos antes, a estes fenômenos Allan Kardec denominou Inteligentes). E Fenômenos Objetivos, cuja manifestação envolve ação física sobre os objetos materiais (na linguagem espírita, Fenômenos Físicos). Esta classificação é utilizada até os dias de hoje. Charles Richet nunca se declarou espírita, mas sim, um estudioso dos fenômenos metapsíquicos. Não podemos, portanto, classificar Charles Richet como um continuador da obra de Allan Kardec, já que na verdade Richet reserva um espaço de duas páginas em um Tratado de mais 700 àquele que poderia ter sido um de seus mestres. Desvendou um caminho distinto, sem evidentemente desconhecê-lo tanto, e que o classifica na categoria de iniciador romântico da Metapsíquica, reconhecendo em Kardec, a quem se refere como Dr. H. Rivail, algum apreço pela investigação científica, mas que, no entanto, se levou demais a acreditar que as comunicações dos Espíritos através dos médiuns eram destituídas de erros, desde que as mesmas emanassem de bons Espíritos. Esta crítica, a nosso ver, não é muito justa, porém se assemelha à feita por Arthur Conan Doyle em seu A História do Espiritualismo, fazendo-nos, pelo menos, pensar que conhecemos hoje bem melhor a obra de Kardec do que os quase contemporâneos vizinhos e conterrâneos. Foi companheiro de jornada de homens do vulto de um Gustavo Geley, Gabriel Delanne e Ernesto Bozzano. Este último seu grande amigo e com quem duelaria no campo da ciência. Bozzano no seu livro “Metapsíquica Humana” dedica no último capítulo, denominado: Respostas a algumas objeções de ordem geral; algumas palavras diretamente contrárias às posições de Charles Richet, são elas: “..não devo ocultar que entre os que assim pensam está o Prof. Charles Richet, a quem sinceramente venero e admiro. No Journal of the American for S.P.R. de setembro de 1923, pag 400, a respeito ele escreve: Sou de opinião que, se a Metapsíquica não tem progredido mais, se deve isto a um defeito de método; quiseram dela fazer uma religião cheia de ardor, em vez de uma ciência serena e modesta.... Penso ser de não pequena utilidade destruir essa deplorável prevenção, filha de uma observação estranhavelmente parcial e superficial do movimento espírita encarado em seu conjunto. Se é verdade que o Espiritismo seja tomado num sentido religioso por uma multidão, aliás muito respeitável, de almas simples, não quer dizer isso que ele seja religioso, mas tão somente que as conclusões rigorosamente experimentais e, portanto, científicas, a que conduzem as investigações medianímicas, tem a virtude de reconfortar grande número de almas atormentadas pela dúvida... “( Ernesto Bozzano, Metapsíquica Humana) e se refere a tantos sábios, homens de ciência que se dedicaram a estudar os fenômenos inicialmente de forma materialista, convertendo-se ao Espiritismo pela conclusão a que chegaram através da pesquisa. Na introdução do seu Tratado de Metapsíquica Richet, em sua segunda edição, chega mesmo a citar os espíritas que já naquela época pouca importância deram a esta obra uma vez que acreditavam que tudo o que importava já havia sido escrito. Richet escreveu - se os espíritas fossem justos, reconheceriam que a minha tentativa de fazer entrar na ordem dos fatos científicos todos os fenômenos que constituem a base de sua fé, mereceria eu verdadeiramente alguma indulgência. Vê-se que na época o movimento espírita francês já estava totalmente dominado pelos ritos, afastando-se dos ensinamentos de Allan Kardec, salvava-se neste tempo Gabriel Delanne, que muito doente insistia com a sua Sociedade Francesa de Estudos de Fenômenos Psíquicos e na revista Le Spiritisme. A rigidez de Richet, com relação à metodologia científica se explica pelo trabalho profissional do mesmo que, como cientista, veio a ser merecedor de um Prêmio Nobel. Allan Kardec, em A Gênese escreve: Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará. Com estas palavras Kardec colocava todo o seu gênio que infelizmente só foi seguido por alguns como Camille Flammarion, Léon Denis, Delanne dentre outros Desta mesma forma, Richet declara que o primeiro Tratado de Metapsíquica irá ter a sina comum. Ele irá logo ficar para trás e cair em desuso, porque os progressos desta nova ciência serão rápidos. Assim como Kardec, os metapsiquistas também acreditavam num rápido progresso das ciências psíquicas, elas de fato tiveram algum alento com o advento da Parapsicologia de Rhine. No começo da década passada, muitos de nós, estudiosos, guardávamos muita esperança de que na União Soviética existissem centros de pesquisa, a cortina de ferro caiu e o que havia em termos de psicobiofísica? A verdade é que pesquisadores do quilate dos grandes metapsiquistas, incluindo no grupo os espiritualistas ingleses, já não aparecem com tanta frequência.Transferimos nossas expectativas para o século que se avizinha, este sim poderá trazer ao público em geral aquilo que Kardec, Richet e tantos outros se empenharam tanto em estudar, classificar e ensinar, mas que não atingiram a universalidade do conhecimento. Fonte: Site www.espiritnet.com.br

 

 

(Texto copiado do site http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Charles-Richet.pdf)

 

Charles Robert Richet

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Robert_Richet#/media/File:Charles_Robert_Richet_nobel.jpg

A médium Linda Gazzera sendo pesquisada por  Charles Richet

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Richet#/media/File:Linda_Gazzera_medium_2.png

A médium Eusapia Palladino.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Richet#/media/File:Eusapia_Palladino_2.jpg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]