Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 20 de setembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/20-09-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/20-09-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/19-09-2016.htm

17-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/17-09-2016.htm

16-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/16-09-2016.htm

15-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/15-09-2016.htm

14-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/14-09-2016.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 


 

 

 

 

 

 

 

 

  

O teu Cristo

 

“(...) És, antes de tudo, o teu mundo interior, e porque aí Ele habita, todo te renovas e dás margem a que estuem as tuas potencialida­des para a realização do programa de paz e vida a que estás vinculado.”

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Filho de Deus, 10ª ed. p.   66  – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

  

 

Tu Cristo

 

...Eres, ante todo, tu mundo interior, y como allí habita Él, te renuevas por completo y das lugar a que fluyan tus potencias, para la realización del programa de paz y vida al que estás vinculado.

 

 

 



Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – Libro Hijo de Dios – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

  

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 A morte do avarento em  pintura de Hieronymus Bosch.  

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

 

 

Compreendendo melhor Maria, a mãe de Jesus, biblicamente

 

 

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH,MG, 19/09/16.

 

José Reis Chaves

 

Parte dos adeptos de várias religiões, com razão, trata a Mãe de Jesus com muito carinho, porque depois dele, ela é o espírito mais iluminado que já houve em nosso planeta, daí que ela é considerada também por muitos religiosos a mãe da humanidade. Entre os católicos e espíritas, ela é chamada de Maria Santíssima. Assim se referiam a ela, frequentemente, Chico Xavier, Eurípedes Barsanulfo e Bezerra de Menezes, o médico dos pobres (desencarnado em 1900), que, em sua derradeira prece em homenagem a ela, teve como suas últimas palavras “Maria Santíssima”!

Um dos padres mais sábios da Igreja atual, o francês François Brune, representante do Vaticano em transcomunicação instrumental (contato com os espíritos através de aparelhos eletrônicos), diz que gostaria muito que os católicos amassem a Jesus como o amam os espíritas. E cremos que podemos dizer a mesma coisa com relação a ela, pois os espíritas, realmente, a amam também muito, por justamente ser ela a Mãe do nosso Redentor e nosso irmão maior.

Temos plena convicção de que o que vamos dizer agora não diminui a importância e a honra de Maria Santíssima. E quem for contra o que vamos dizer, é porque está dominado por preconceitos relativos aos meios criados por Deus para a procriação; e relativos também às ideias mitológicas milenares erradas, que, infelizmente, influenciaram os autores da Bíblia e os teólogos cristãos antigos, seus intérpretes. E esse assunto que vamos tratar é o da polêmica concepção virginal de Jesus.

Nos tempos antigos, os avatares e outros importantes seres humanos ganhavam os títulos de filhos de Deus. E eles eram tidos como sendo de concepção divina. Assim foi com Krishna, Buda, Zoroastro. Com Jesus jamais poderia ser diferente. Foi, pois, com a melhor das intenções, que os autores bíblicos e os teólogos cristãos primitivos adotaram essas ideias mitológicas a que já nos referimos.

E vejamos como essas ideias da concepção divina, virginal e mitológica de Jesus começaram na Bíblia, e viraram dogma. A palavra hebraica “almah” significa mulher jovem e não mulher virgem e consta do Velho Testamento (Isaías 7: 14). Mas aparece traduzida para o grego na Septuaginta (250 a. C.) com o significado de “partenos” (virgem). Trata-se de uma referência a Ezequias, filho do rei Acaz, cujo nome deveria ser Emmanuel (Deus conosco), referência essa que foi tomada indevidamente como uma profecia da concepção virginal de Jesus por Maria (Mateus 1: 23), que seguiu a tradução errada (“partenos” da Septuaginta) já mencionada. (Quem quiser saber mais, recomendo o artigo “Nascido de uma virgem”, de Paulo Neto, na internet).

Conhecido é o ensino de que Maria foi virgem antes e depois do parto, mas convenhamos que depois do parto é impossível!

É estranho que as traduções de algumas Bíblias tragam o significado correto de “jovem” para “almah” no Velho Testamento (Isaías 7: 14), mas errado de “virgem” no Novo Testamento (Mateus 1: 23). E porque o clero católico é celibatário, talvez até inconscientemente, ele tem apoiado como correto esse erro de tradução da palavra hebraica “almah” para “virgem” em vez de “jovem”! Mas há uma corrente de teólogos que ensina hoje que “almah” significa também honesta, adjetivo esse muito apropriado também para a Mãe de Jesus!

 

A Virgem com o Menino. Madeira policromada de autor anônimo do século XVII.

Museu da Catedral de Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo.

Quadro representando Maria amamentando o Menino.

Gruta do Leite, Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Apresentação do Menino ao Templo. Óleo sobre tela de Ludovico Carracci.

Museu Nacional de Arte  da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

O encontro do salvador no Templo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt

Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Holman_Hunt_-_The_Finding_of_the_Saviour_in_the_Temple.jpg

 

 

 

 

 

Registro. VII Congresso CEJA

Rio de Janeiro, RJ  

 

 

 

 

18/09/2016

 

Um domingo tomado pelo Amor. Com a presença de mais de 3000 pessoas o Metropolitan – Shopping Via Parque na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, foi palco do Sétimo Congresso Centro Espírita Joanna de Ângelis - Barra (CEJA-Barra), com o tema central AMOR: TERAPIA QUE CURA E LIBERTA mostrando o mais sublime sentimento vivenciado por Jesus em sua trajetória na Terra.

Como tradição em seus eventos, a música iniciou a programação do congresso. A cantora Leila Pinheiro preparou a audiência com belas melodias, para que recebessem os aprendizados e as bênçãos enviadas pela espiritualidade.

A atriz Ana Rosa, Mestre de Cerimônias em todas as edições dos Congressos do CEJA-Barra, recebeu da presidente da Casa, Iraci Campos, uma justa e carinhosa homenagem pela divulgação da doutrina espírita em filmes, novelas e no teatro, por todo o Brasil.

O renomado jornalista André Trigueiro, incansável propagador do espiritismo no Brasil, abordou o tema o Movimento do Amor na Transição Planetária. De forma vibrante e emocionada, Trigueiro discorreu sobre as várias formas de interação na evolução do amor, desde a aglutinação de moléculas até os sentimentos mais nobres: Temos necessidade de refletir sobre a distância que separa o conhecimento da real prática do amor. Mas de qual amor? Que estamos falando? Amor altruísta, amor aos animais, convidou à reflexão.

O grupo teatral Amigos da Luz permeou a tarde com seu humor inteligente, apresentando esquetes sobre os postulados do Espiritismo com leveza objetiva, possibilitando oportunas reflexões.

Regina Rodrigues, representando a Federação Espírita Brasileira (FEB) falou sobre a organização do movimento espírita brasileiro e mundial; e a presença de Jesus na formação do planeta Terra há bilhões de anos. Com uma certeza que nos leva à paz: a de que o Mestre está no leme da humanidade terrestre.

O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey discursou sobre a Superação da Culpa Através do Amor. Em uma palestra recheada de citações de casos interessantes, Klinjey emocionou a plateia ao dar exemplos por meio de canções; ressaltou que a construção da história cabe a cada um, e lembrou docemente que, apesar das nossas culpas, o Amor de Deus é incondicional e inesgotável.

Em seguida, o pesquisador em saúde e física quântica, André Ramos, falou sobre O Salto Quântico do Amor no Processo da Cura. A troca de partículas entre as pessoas e o sentimento que temos ao nos encontrar repercute em nosso corpo. Ramos trouxe objetivas reflexões e completou: “Já recebemos tudo de conhecimento para nos fazer mais felizes. Agora é hora de fazer”.

Um momento de oração na voz dos anjos preparava o ambiente para o principal palestrante do tarde. Juliano Ravanello apresentou duas belas peças de canto gregoriano com Ariadne.

E o momento mais esperado chegou. Pelo quinto ano consecutivo, o padrinho e co-fundador do CEJA-Barra, Divaldo Franco, foi recebido com muito carinho e a suavidade que perpetrava o ambiente. Divaldo, com seu jeito único de discursar, contando fatos e histórias, presenteou a plateia com uma história cheia de amor. A história de Ananda, uma menina indiana, que foi abandonada pela família após o diagnóstico de lepra. Vivendo na pior condição humana possível, encontrou exatamente o que queria ao conhecer o trabalho de Madre Tereza de Calcutá.

Divaldo conta que “Madre Tereza não tinha interesse em curar, mas em salvar as almas.” Porém, exposta às mais contagiosas doenças, Ananda cuidou devotadamente de pessoas em vários países. Mas não contraiu nenhuma das doenças a que fora exposta. O amor incondicional de Ananda foi o antídoto.

O querido Médium exortou: quem ama não adoece. Estamos, todos, entrando nesta época, a do amor. Feliz daquele que ama. Com amor se vence todos os desafios. O amor, vivenciado na vida, cura a alma. E que seremos felizes assim que decidirmos.

Divaldo termina sua palestra com a gratidão de sempre. Foi, aplaudido de pé, com respeito e gratidão devolvida por todos os presentes, pela chuva de bênçãos que inebriava o centro de convenções sem divisarmos até onde ia.

Iraci Campos agradeceu a todos e, com uma linda prece, levou o pensamento a Deus, em gratidão por mais um evento, que já faz parte do calendário do movimento espírita do Rio de Janeiro.

Nós, já com saudade, aguardamos o próximo encontro.

                       Texto de Maria Claudia Souza Rodrigues
                        Fotos Luismar Ornelas de Lima

 

(Texto em português recibo em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

 

 

VII CONGRESO CEJA - Rio de Janeiro, 18/09/2016.

    Un domingo sustentado por el Amor. Con la presencia de más de 3.000 personas, el Metropolitan – Shopping Via Parque, en la Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, fue el escenario del Séptimo Congreso del Centro Espírita Joanna de Ângelis - Barra (CEJA-Barra), cuyo tema central fue: AMOR: TERAPIA QUE CURA Y LIBERA, mostrando el más sublime sentimiento, experimentado por Jesús durante su trayectoria en la Tierra.

    Como es tradicional en sus actos, la música dio comienzo a la programación del Congreso. La cantora Leila Pinheiro predispuso a la audiencia con bellas melodías, para que recibiesen las lecciones y las bendiciones enviadas por la espiritualidad.

    La actriz Ana Rosa, Maestra de Ceremonias en todas las ediciones de los Congresos del CEJA-Barra, recibió de la presidenta de la Casa, Iraci Campos, un justo y cariñoso homenaje por la divulgación de la Doctrina Espírita en filmes, novelas y en el teatro, por todo el Brasil.

    El renombrado periodista André Trigueiro, incansable propagador del Espiritismo en el Brasil, abordó el tema El Movimiento del Amor en la Transición Planetaria. En forma vibrante y emocionada, Trigueiro aludió a las diversas formas de interacción en la evolución del amor, desde la aglutinación de moléculas hasta los sentimientos más dignos: Tenemos la necesidad de reflexionar sobre la distancia que separa el conocimiento de la verdadera práctica del amor. Pero, ¿de cuál amor? ¿De qué estamos hablando? Amor altruista, amor a los animales; invitó a la reflexión.

    El Grupo Teatral Amigos de la Luz impregnó la tarde con su humor inteligente, al presentar escenas relativas a los postulados del Espiritismo, con una sutileza objetiva que propició oportunas reflexiones.

    Regina Rodrigues, en representación de la Federación Espírita Brasileira (FEB) aludió a la organización del movimiento espírita brasileño y mundial; y a la presencia de Jesús en la formación del planeta Tierra, hace billones de años. Con una certeza que nos conduce a la paz: la de que el Maestro está en el timón de la humanidad terrestre.

    El psicólogo y escritor Rossandro Klinjey discurrió sobre La superación de la culpa a través del Amor. En una disertación colmada de citas sobre casos interesantes, Klinjey emocionó a la platea cuando dio ejemplos por medio de canciones; destacó que la construcción de la historia le cabe a cada uno, y recordó dulcemente que, a pesar de nuestras culpas, el Amor de Dios es incondicional e inagotable.

    Seguidamente, el investigador en salud y física cuántica, André Ramos, habló sobre El salto quántico del Amor en el proceso de la cura. El intercambio de partículas entre las personas y el sentimiento que experimentamos al encontrarnos repercute en nuestro cuerpo. Ramos aportó objetivas reflexiones y concluyó: Ya hemos recibido todo en cuanto a conocimiento para ser más felices. Ahora es el momento de obrar.

    Un momento de oración en la voz de los ángeles preparaba el ambiente para el principal disertante de la tarde. Juliano Ravanello presentó dos agradables temas de canto gregoriano con Ariadne.

    Y llegó el momento más esperado. Por quinto año consecutivo, el padrino y co-fundador del CEJA-Barra, Divaldo Franco, fue recibido con mucho cariño y con la delicadeza que impregnaba el ambiente. Divaldo, con su estilo particular de pronunciar un discurso, relatando acontecimientos y anécdotas, regaló a la platea una historia colmada de amor. La historia de Ananda, una niña hindú que fue abandonada por su familia, luego de que le diagnosticaran lepra. Vivía en la peor condición humana posible, y encontró exactamente lo que quería al conocer la labor de la Madre Teresa de Calcuta.

    Divaldo cuenta que la Madre Teresa no tenía interés en curar, sino en salvar a las almas. Mientras tanto, expuesta a las más contagiosas enfermedades, Ananda cuidó devotamente a personas en varios países, pero no contrajo ninguna de las enfermedades a las que estuvo expuesta. El amor incondicional de Ananda fue el antídoto.

El querido Médium expresó: quien ama no se enferma. Estamos, todos, ingresando en esta época, la época del amor. Feliz aquel que ama. Con amor se triunfa sobre todos los desafíos. El amor, experimentado en la vida, cura el alma. Seremos felices tanto como lo decidamos.

Divaldo finaliza su disertación con la gratitud de siempre. Fue aplaudido de pie, con respeto y gratitud que le devolvieron todos los presentes, por la lluvia de bendiciones que envolvía al centro de convenciones, sin que divisáramos hasta dónde llegaba.

Iraci Campos agradeció a todos y, con una hermosa plegaria, elevó el pensamiento a Dios, en agradecimiento por otro acto, que ya forma parte del calendario del movimiento espírita de Rio de Janeiro.

Nosotros, con nostalgia, ya estamos aguardando el próximo encuentro.

                       Texto de Maria Claudia Souza Rodrigues
                        Fotos Luismar Ornelas de Lima

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

 Palestra programada com Divaldo Pereira Franco

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 Marcha pela vida contra o aborto

Fortaleza, CE

 


(Informação recebida em emails de Associação Estação da Luz [[email protected]] e  de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

 II Congresso Internacional RePacificar

Brasília, DF

 

 

II Congresso Internacional RePacificar, dias 22 e 23 de setembro, 9 hs, Auditório Parla Mundi, Brasília
Vamos dá mais essa chance à cultura de Paz no Planeta!

http://www.repacificar.com/congresso-internacional/

Mais informações: Henriqueta - 981880703

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

MATEUS LUCATTO,

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 21 de Setembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

 

 

 

Registro. Palestras em Centros de Aracaju


Após o encerramento do 6o. Congresso Espírita de Sergipe, promovido pela FEES, o convidado Antônio Cesar Perri de Carvalho  (ex presidente da FEB), proferiu palestras no 18 de setembro. No período da tarde abordou o tema "Chico Xavier - vida e obra" na Instituição Beneficente Emmanuel, que mantém intensas atividades doutrinárias e assistenciais e completava 17 anos de fundação. No mesmo dia, à noite, o expositor fez palestra no Grupo Espírita Trabalhadores do Bem, tradicional instituição no centro de Aracaju e discorreu sobre as "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo". Informações: www.ibem.org.br

 (Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

IBEM, Aracajú. Palestra César Perri, dirigentes e público.

Trabalhadores do Bem. Aracajú. César Perri, dirigentes e público.

 

 

 

 

 Palestra com Edson Sardano no Obreiros da Caridade

Santo André, SP

 

“OBREIROS DA CARIDADE”

CONVIDA PARA PALESTRA

 

EDSON SARDANO

 

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2016 – TERÇA                                                                       

HORA:   20:00

RUA ITAQUERA, 332 – VL. APIAÍ

SANTO ANDRÉ- SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

 Palestra no Grupo Espírita Abrigo de Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

 

 Instituto Espírita de Educação: Convite para palestras

São Paulo, SP

 

Convite para as Palestras de 19 a 24 de Setembro


 


 

 


PALESTRANTE

Alexandre Caldini Neto

No dia 04/10/2016, terça feira às 20hrs, teremos a palestra especial com Alexandre Caldini Neto sobre: 

A Morte na Visão do Espiritismo.
 

 

Alexandre Caldini Neto, nasceu em Sorocaba (SP) em 1962. Antes, nasceu em muitos outros lugares e datas. Como ao final de cada uma de suas encarnações anteriores acabou morrendo, acredita que tem boas chances de morrer nesta também. Então, estudou um pouco sobre a morte e arriscou escrever sobre o assunto.

Escreveu um livro para quem quer compreender o que acontece no momento em que morremos e depois.



Caro (a) Norbeto Zucas
 
Informamos a seguir a programação das palestras da semana de 19 a 24 de Setembro. 

2a-feira, 19/09  - 20h
Ação e Trabalho
Oswaldo Coltri

4a-feira, 21/09 - 12h
Ajuda-te que o Céu te Ajudará
Lucia Andrade

5a-feira, 22/09 – 20h
Interação e Encadeamento das Leis Morais
Luis Fernando Lopes
 
Sábado, 24/09 – 10h
Passagem do Plano Corporal para o Plano Espiritual
Anna Marina Cagnacci




Instituto Espírita de Educação
 www.ieesp.org.br

 

 

Copyright © 2016 *Instituto Espírita de Educaçao*, All rights reserved.


Our mailing address is:
Aos cuidados do Instituto Espírita de Educação
Rua Atílio Inoccenti, 669
São Paulo, SP 04538-001
Brasil

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra de encerramento da 39ª Jornada de

Confraternização Espírita de Assis, SP.

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

 28ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Rancharia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

 Palestra no C.E. Evangelho em Ação

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo - RBN [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 Mês de Kardec. 2016

Itapeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

 

 Palestra com Mara Sucena no Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

 

    PALESTRA COM

 

MARA SUCENA

 

 

 

DIA 22 de SETEMBRO 2016 – QUINTA

HORA: 20:30 h      

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420 – JD. DO SOL

SANTO ANDRÉ- SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

 Ciclo de Palestras em Comemoração aos 212 anos de nascimento de Allan Kardec. Lins e região.

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

 Segundo boletim de setembro - FEB.

Brasília, DF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

 Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?m=1115737685645&ca=ba37ce47-ef16-429e-9dd4-7136dae2123f

 

 

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 422

TRÊS LAGOAS/MS – 20 A 26/SETEMBRO/2016

VEJA ESSE INFORMATIVO COMPLETO EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/09/19/info-pan-422-20-a-26setembro2016/

TODOS EVENTOS POR REGIÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/  

ENVIE EVENTOS: [email protected]

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Decio Bressanin [[email protected]])

 

 

 

 

 

 Newsletter do Dirigente Espírita

USE-SP

 

Acesse:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=3f2a6f95d5&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 Leia o jornal da USE de Piracicaba

O Arauto

 

Acesse aqui:

http://neticombrasil.smartpost.com.br/mpview.php?ln=xwF5NPeht7Qpft8mbSacnL-XF88Z8T-4q5546s28BP4,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

SOLICITE POR EMAIL PARA

[email protected]

 

 

 

 

 Crianças carentes recebem brinquedos e amor, no seu dia

Três Lagoas, MS

 

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas (MS), em meio às homenagens aos 212 anos do nascimento de Allan Kardec (3 de outubro de 1804, em Lião, França), comemorará o mês de Kardec e  Dia das Crianças, com festa e presentes.

O professor Luis Otávio vai iniciar a noite  com a apresentação musical, com suas flautas mágicas.

A festa terá farta distribuição de bolo, refrigerante e muitos  brinquedos,  e também balas e doces. A empresária de energias dona Maria Lima, de Três Lagoas, é quem fará a palestra.

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus é dirigido pelo casal espírita Jornalista  Luiz Corrêa da Silveira filho e a assistente social  Elzi Garcia Corrêa, que realizam esta festa há mais de 22 anos ininterruptos

Sempre com o coração bondoso  no bem,  Luizinho e Elzi   realizam também,  há mais de 22 anos, a festa de Natal, da Páscoa e do  Dia das Mães.

Muitas outras atividades são também desenvolvidas pelo casal durante o ano inteiro, visando o desenvolvimento da Doutrina Espírita, o ensinamento do Evangelho segundo as lições de Allan Kardec e a expansão da prática da caridade.

(Informação recebida em email de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 

 

 Contratação de funcionários- Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONARIOS.

 

A Casa Lar Luz do Caminho está contratando:

 

Uma vaga para AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Duas vagas para PROJETOS E CAPTADOR DE RECURSOS (Editais e Projetos)

 

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Organização de agenda

Controle e organização de almoxarifado

Autonomia na redação de documentos

Atendimento ao publico

Conhecimento de informática,

Dinamismo para articular grupo de voluntários

Oferece:

Salário: R$ 1.300,00

Vale alimentos: 200,00

VT

Almoço e lanche no local de trabalho

 

PROJETOS E CAPTADOR DE RECURSOS

Serviços administrativos

Autonomia na redação de projetos e outros documentos

Desenvoltura para buscar parceiros, investidores

Conhecimento de informática para pesquisa de editais para captação de recursos

Curso superior completo ou cursando

Jornada de segunda a sexta-feira das 9 às 18h (intervalo de uma hora para almoço)

Oferece:

Salário: R$ 1.300,00

Vale alimentos: 200,00

VT

Almoço e lanche no local de trabalho

 

As interessadas devem encaminhar currículo para [email protected] com o título contratação Casa Lar até o dia 30 de setembro de 2016.

Favor dar ampla divulgação.

 

Fraternalmente,

Maurício

 

(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Vento oportuno

 

 

A origem das palavras, por vezes, carrega tesouros inestimáveis.

Os romanos, nos tempos antigos, tinham o hábito de dar nome aos ventos.

Um vento que eles apreciavam era o vento ob Portus. Ele levava os navios em direção ao porto e, por isso, foi chamado de vento oportuno.

Acabamos, assim, descobrindo a origem de uma palavra que utilizamos com certa frequência:oportunidade.

Em sua origem romana, oportunidade nos remete à ideia de ventos favoráveis que nos levam à segurança de um porto.

O vento inoportuno, por sua vez, é aquele que nos conduz para longe do cais, das realizações, dos objetivos.

Assim como na vida, nem sempre os melhores ventos para navegação são os que nos atingem a popa, os que chamamos de ventos a favor. Esses, por vezes, causam uma instabilidade muito grande na nau, tornando-a incontrolável.

O vento ob Portus não era um vento totalmente a favor. Exigia certa habilidade do navegador. Posicionar e ajustar as velas, virar o leme no ângulo perfeito e perceber o que acontecia ao redor.

O vento da oportunidade também não era uma garantia de que o barco iria chegar sozinho ao porto, sem esforço algum de seus tripulantes. O trabalho era intenso e constante.

Isso nos remete a pensar nas oportunidades que surgem em nossos dias.

A primeira delas, a maior de todas, é sem dúvida, a própria existência terrena. A oportunidade da vida, a oportunidade de crescer; de voltar e acertar; de se perdoar; de acertar as contas; de seguir adiante.

As múltiplas existências são ventos oportunos que nos levam ao porto de nossa felicidade futura.

Caberá à nossa habilidade posicionar as velas alvas da compreensão, o timão seguro do esforço, os mastros grandiosos da fraternidade para que cheguemos lá, mais cedo ou mais tarde.

E depois seguem outras, muitas e muitas, as que percebemos e as que não nos damos conta. Por vezes, a tripulação está adormecida e os bons ventos simplesmente passam sem serem aproveitados.

Em outras nos falta habilidade, paciência, sabedoria ou calma.

Ainda há vezes em que desprezamos ventanias, acreditando que de nada nos servirão, que só irão tirar a nau de seu prumo. e lá se vai outro vento oportuno desperdiçado.

As oportunidades nem sempre são óbvias, não vêm com rótulo, instruções ou avisos luminosos. Caberá à nossa sabedoria decifrá-las.

Porém, elas não cessam de chegar, como esta agora, aqui, neste momento. Você, ouvindo algumas palavras de incentivo, de ânimo, de despertamento.

O que você fará com isso logo após? Que mudanças irá propor para você mesmo? Não será esse mais um vento oportuno?

Pense nisso.

*   *   *

Dia novo, oportunidade renovada.

Cada amanhecer representa divina concessão, que não podemos nem devemos desconsiderar.

Mantenhamos, portanto, atitude positiva em relação aos acontecimentos que devem ser enfrentados.

Otimismo diante das ocorrências que surgirão; coragem nos confrontos das lutas naturais; recomeço de tarefa interrompida; ocasião de realizar o programa planejado.

Cada amanhecer é convite sereno à conquista de valores que parecem inalcançáveis.

Redação do Momento Espírita, com citação do cap. 1, do livro
 
Episódios diários, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia
 de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 19.9.2016.

 (Copiado do site Feparana)

O Vento Oeste. Óleo sobre tela de Tom Thomson.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:West-wind.jpg

A Torre dos Ventos. Atenas, Grécia.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Ath%C3%A8nes_Tour_des_Vents.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Perante as revelações do passado e do futuro

 

 

Do livro “Conduta Espírita”

Ditado pelo espírito André Luiz;

Médium Waldo Vieira;

FEB.

 

Observar o maior critério em tudo o que se refira a revelações do pretérito, fugindo ao reerguimento infrutífero de cadáveres que devem prosseguir sepultados na cinza do tempo.

O passado é a causa viva, mas não soluciona o presente.

Convencer-se de que, por enquanto, ninguém se inteirará de acontecimentos anteriores à encarnação atual, por motivos banais ou frívolos.

A Sabedoria Superior, em revelando o passado de alguém, cogita do bem de todos.

Afugentar preocupações com existências transcorridas, de vez que qualquer informação nesse sentido deve ser espontânea por parte do Plano Superior, que julga acertadamente quanto ao que mais convém à responsabilidade.

O que passou está gravado.

Tranqüilizar-se quanto a sucessos porvindouros, analisando com lógica rigorosa todos os estudos referentes a predições.

A profecia real tem sinais divinos.

Jamais impressionar-se com prognósticos astrológicos desfavoráveis, na certeza de que, se as influências inclinam, a nossa vontade é força determinante.

Temos conosco a vida que procuramos.

Guardar em mente que muitas almas regressam à Vida Maior carregando consigo enormes frustrações pelos equívocos a que se afeiçoaram, por terem aceitado revelações destituídas de crédito.

Somos herdeiros de nossos próprios atos.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm.” — Paulo. (I CORÍNTIOS, 6:12.)

 

 A Pitonisa de Endor em pintura de Nikolay Ge..

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Witch_of_Endor#/media/File:Witch_of_Endor_(Nikolay_Ge).jpg

 

 

 

 

 

Homenagem

 

Julien Ochorowicz

1850 -

 

 Biografia de Julian

Exerceu a cátedra na Universidade de Lemberg.

Em 1882 foi para Paris onde passou vários anos, pesquisando o fenômeno da “sugestão mental” ou “telepatia” e hipnotismo, bem como fenômenos mediúnicos que já havia iniciado desde 1881. Estes experimentos sobre a mediunidade de efeitos físicos foram levados a efeito com a médium Eusápia Palladino e, mais tarde com a médium polonesa Stanisława Tomczyk.

Na Itália, teve oportunidade de constatar os extraordinários fenômenos produzidos por Eusápia Paladino. Declarou na "Gazeta Semanal Ilustrada", o seguinte:

"Quando me recordo de que, numa certa época, eu me admirava da coragem de William Crookes em sustentar a realidade dos fenômenos espíritas; quando reflito, sobretudo, que li as suas obras com o sorriso estúpido que iluminava a fisionomia dos seus colegas, ao simples enunciado destas coisas, eu coro de vergonha por mim próprio e pelos outros."

O doutor Julian Ochorowicz (1850 - 1918), psicólogo e filósofo polaco, lente de Psicologia e Filosofia na Universidade de Lemberg, co-director desde 1907 do Institut Général Psychologique de Paris, foi um dos mais ilustres e competentes investigadores da "sugestão mental". A sua obra, A Sugestão Mental, é um clássico da literatura parapsicológica. Nela o doutor Ochorowicz faz extenso e minucioso relato das suas investigações acerca dos fenômenos de telepatia. O seu trabalho divide-se em diversas secções conforme as diferentes modalidades de telepatia por ele encontradas em sua extensa experiência pessoal. Vamos enumerar algumas delas: Sugestão mental aparente; sugestão mental provável; sugestão mental verdadeira; simpatismo orgânico; simpatismo e contágio; transmissão dos estados emotivos; transmissão das idéias; transmissão direta da vontade; ação da vontade e a questão da "relação"; ação sem que o sonâmbulo saiba, ou contra a sua vontade; sugestão mental a prazo; sugestão mental à distância. Infelizmente é impossível tratar de todas estas modalidades em tão curto espaço, mas faremos o possível para expor pelo menos alguns exemplos interessantes.

Ochorowicz, no cap. I do seu livro, confessa que inicialmente não acreditava na "sugestão mental". Em 1867, em Lublin, pela primeira vez Ochorowicz experimentou verificar a sugestão mental com um rapaz de 17 anos, assaz difícil de adormecer, mas que manifestava, depois de hipnotizado, certos fenômenos curiosos. Ele reconhecia, por exemplo, qualquer pessoa de suas relações que apenas lhe tocasse nas costas com um só dedo. Deste modo ele conseguiu, certa ocasião, distinguir sucessivamente 15 pessoas, algumas das quais haviam entrado na sala depois de estar ele adormecido. Certa ocasião, aconteceu-lhe identificar uma senhora que penetrava na sala sem que ele soubesse e a qual vira pela primeira vez alguns dias antes. Estes fatos, porém, não convenceram Ochorowicz; nem outros mais evidentes ainda, ocorridos com o mesmo sonâmbulo. Ele buscava fatos realmente inexplicáveis. Seu cepticismo era muito acentuado e sua exigência neste sentido muito grande. Ochorowicz procurou investigar mais outros casos e terminou por encontrá-los.

O primeiro caso que ele classificou de "sugestão mental verdadeira" ocorreu ocasionalmente com uma sua paciente.

Sugestão mental verdadeira

Em 25 de Janeiro de 1886, J. Ochorowicz comunicou à Sociedade de Psicologia Fisiológica de Lemberg um relato de suas observações e experiências de "sugestão mental à distância" levadas a efeito com a srª. M., de 27 anos de idade. Em Agosto de 1886, foram publicados alguns excertos dessas experiências.

A srª. M. era cliente do doutor Ochorowicz. Tratava-se de uma mulher jovem, aparentemente forte, bem constituída e de saúde perfeita. Porém, esta senhora sofria, há algum tempo, de uma histero-epilepsia, agravada, mais tarde, por acessos de mania de suicídio.

Uma noite, após tê-la assistido durante um dos seus ataques e declarando-se ela melhor, a seu próprio pedido o doutor Ochorowicz resolveu retirar-se. Ficara apenas uma amiga da srª. M. Apesar de vê-la bem disposta, o doutor Ochorowicz desceu lentamente as escadas (ela morava no terceiro andar), detendo-se várias vezes com o ouvido à escuta, perturbado por um mau pressentimento. Chegado ao portão deteve-se mais uma vez. De repente, a janela abriu-se com ruído, e ele viu o corpo da srª. M. inclinar-se para fora. Ele precipitou-se para o lugar onde ela devia cair. Maquinalmente, concentrou a sua vontade no intuito de opor-se à sua queda. A doente, já inclinada, deteve-se e recuou lentamente por sacudidelas.

A mesma manobra repetiu-se cinco vezes seguidas. Finalmente a doente, como que fatigada, imobilizou-se, encostando-se no parapeito da janela.

Ela não poderia ter visto o doutor Ochorowicz, porque era noite e ele achava-se na parte não iluminada. Naquele momento, a amiga que ficara com a srª. M. acudiu e agarrou-a pelos braços, lutando para afastá-la dali. O doutor Ochorowicz subiu as escadas rapidamente e encontrou a doente num acesso de loucura. Depois de muita luta, foi conduzida ao leito e posta em estado sonambúlico. Uma vez em sonambulismo ela revelou que era seu intuito atirar-se mesmo pela janela, mas que naquele momento, cada vez que tentara fazê-lo, uma força a "reerguera por baixo". Não suspeitava que o médico ainda estivesse presente. Aproveitara, então, a ocasião para tentar o suicídio: "Entretanto pareceu-me por momentos que estáveis ao meu lado ou por detrás de mim e que não queríeis que eu caísse" - disse ela ao doutor Ochorowicz.

Este incidente levou o médico a experimentar com a srª. M. a "sugestão mental à distância". Ele costumava adormecê-la de dois em dois dias. Era a rotina do seu tratamento. Durante esses momentos ele observava-a e tomava notas em seu memorial.

Dia 2 de Dezembro de 1885, Ochorowicz tinha a sua paciente adormecida. Ele encontrava-se a certa distância da sua cama e fingia tomar notas em seu caderno. Porém, interiormente, concentrava sua vontade sobre uma ordem mental dada: "erga a mão direita" - 1º minuto: ação nula; 2º minuto: uma agitação na mão direita; 3º minuto: a agitação aumenta, a doente franze as sobrancelhas e ergue a mão direita!

Animado por este sucesso, o médico deu-lhe outra ordem mental: "Levante-se lenta-mente com dificuldade e vá até ele, com a mão estendida"!

E assim, sucessivamente, Ochorowicz conseguiu que sua paciente obedecesse, com êxito, a várias ordens mentais. Em algumas ocasiões as ordens mentais não eram atendidas imediatamente, e a paciente parecia embaraçar-se ao cumpri-las. Todas as ordens mentais eram dadas silenciosamente e sem gestos.

Ochorowicz relatou ao todo 14 sessões levadas a efeito de 2 de Dezembro de 1885 a 5 de Fevereiro de 1886, durante as quais ele fez um número enorme de experiências de sugestão mental, com grande êxito e com a mesma srª. M.

Ochorowicz teve a oportunidade de registrar outros casos semelhantes ocorridos com diversas pacientes tratadas por ele em sua clínica normal. Naquela época, estava muito em voga o hipnotismo, e grande número de psiquiatras usava-o correntemente e com êxito no tratamento das moléstias nervosas. Hoje em dia, infelizmente, generalizou-se o uso de drogas...

As experiências no Havre

Julian Ochorowicz tomou conhecimento através de uma conferência das experiências de sugestão mental à distância que os doutores Pierre Janet e Gibert haviam feito com a srª. Léonie, no Havre. No mês de Novembro de 1885, o doutor Paul Janet, tio do doutor Pierre Janet, leu perante a Sociedade de Psicologia Fisiológica uma comunicação do seu sobrinho, o doutor Pierre Janet, que era professor de Filosofia no Liceu do Havre. A sua tese levava um título um tanto vago: "Sobre alguns fenômenos de sonambulismo". Porém, o conteúdo da tese encerrava assunto muito grave, pois colidia com a posição fisiologista que já imperava em amplos sectores das escolas psicológicas. O nome da Sociedade de Psicologia Fisiológica faz presumir que o título da tese foi propositadamente vago para lá ter entrada. Entretanto, tratava-se de uma série de observações feitas sobre fatos que evidenciavam não só a existência de fenômenos de "sugestão mental" em geral, mas, o que era mais extraordinário, de "sugestão mental à distância de alguns quilômetros e sem que o paciente o soubesse!".

O comunicado de Pierre Janet certamente provocou um impacto na assistência. O auditório, conforme declarou o doutor Ochorowicz, "prestou a isto a maior atenção, não sem uma grande dose de incredulidade. O sr. Janet absteve-se de qualquer teoria; somente relatava os fatos, devia crer-se ou não. A comunicação ouvida em silêncio, foi em seguida passada sob silêncio, salvo algumas considerações de um caráter muito geral, formuladas pelo sr. Charcot.

Ochorowicz já houvera feito inúmeras experiências de "sugestão mental", mas a curta distância, achando-se o paciente sob ação hipnótica, como no caso da srª. M. Em outra ocasião uma nova paciente. A srª. B. estava desperta, mas achava-se a pequena distância e apenas executou algumas ordens mentais em estado de vigília. Porém, os doutores Pierre Janet e Gibert foram bem sucedidos, adormecendo o paciente à distância e dando-lhe ordens mentais que foram obedecidas. O caso interessou vivamente Ochorowicz:

"Eis o que me pareceu estranho" - diz ele - "É este último fenômeno que eu queria verificar desde logo, reconhecendo o seu valor por uma teoria de sugestão e pelo problema do magnetismo em geral. É evidente que uma semelhante constatação seria a morte da teoria exclusiva do hipnotismo contemporâneo, que se gabava de ser o sucessor legítimo do extinto magnetismo animal, e que não deveria de ora em diante ocupar senão um lugar muito modesto ao lado do seu predecessor. (...)".

Interessado em obter pessoalmente, uma confirmação ou negação dos fatos relatados pelos doutores Janet e Gibert, Ochorowicz dirigiu-se ao Havre, acompanhado de alguns colegas entre eles o famoso investigador, F. W. H. Myers, que naquela época estava em plena atividade em busca de fenômenos de telepatia. Myers fez constar o episódio do Havre em sua obra clássica Human Personality and its Survival of Bodily Death. Os outros observadores eram o professor Paul Janet, doutores Jules Janet e A. T. Myers (irmão de F. W. H. Myers) e o sr. Marillier.

Entre 3 e 9 de Outubro de 1885 puderam estes senhores observar inúmeras vezes a srª. Léonie ser hipnotizada à distância de mais de dois quilômetros e receber ordens mentais como, por exemplo, sair à rua e ir até ao consultório dos doutores Janet e Gibert.

Estes fatos colocam a hipnose numa nova categoria de fenômenos e, em parte, restabelece as antigas hipóteses do "magnetismo animal", muito embora não invalidem as hipóteses de Pavlov. Apenas elas sugerem que, ao lado das bases fisiológicas do fenômeno da hipnose, deve cogitar-se da possibilidade de existir algo, ainda não bem conhecido, capaz de provocar a inibição cortical e acionar o paciente, levando-o a obedecer a determinadas ordens telepáticas emanadas do operador.

Fontes: Julian Ochorowicz  - A Sugestão Mental

(Copiado do site http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Ochorowicz/Julian%20Ochorowicz.htm)

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Ochorowicz/Julian%20Ochorowicz%20-%20A%20Sugest%C3%A3o%20Mental.htm

Eusápia Paladino.

Imagem/fonte:

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]