Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 26 de agosto de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/26-08-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/26-08-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/25-08-2017.htm

24-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/24-08-2017.htm

23-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/23-08-2017.htm

22-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/22-08-2017.htm

21-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/21-08-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

.............................................

..................................

..........................

 

 

CONCLUSÃO NO PROXIMO EMAIL

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Estela funerária em madeira pintada da senhora Taperet diante do deus com  cabeça de falcão Re-Horakhty que

a abençoa. Séc. X ou IX a.C., 22ª. dinastia. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo.

 

A partir do primeiro milênio, pequenas estelas de madeira brilhantemente pintada sobre as quais o falecido foi retratado adorando uma deidade - geralmente uma das formas tomadas pelo sol - apareceram entre os itens funerários encontrados em túmulos. A senhora Taperet, vestida com um elegante vestido de pregas, é mostrada rezando para o deus de cabeça de falcão Re-Horakhty, coroado por um disco solar emitindo raios em forma de flores.(Informações do Museu do Louvre)

Cena da Pesagem da Alma do morto  (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido.

Foto Ismael Gobbo

Acidente de trabalho. Encáustica sobre tela por Eugênio Sigaud (1944)

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Foto do filme Nosso Lar gentilmente cedida por Wagner de Assis.

 

Jesus, Pedro, Tiago e João numa sessão espírita na Bíblia

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG, 21/08/17.

José Reis Chaves

 

Durante séculos, a Igreja Católica e as demais Igrejas Cristãs combateram ferozmente, até meados do século XX, a comunicação com os espíritos desencarnados. A Igreja, inclusive, através da CNBB, até 1950, excomungava as pessoas que frequentassem, durante mais de seis meses, os centros espíritas. E, no finalzinho do século XIX, uma bula do Vaticano conclamava todo o mundo católico a lutar, com todas as armas, contra o espiritismo dizendo que ou a Igreja acabava com ele ou ele acabaria com a Igreja!

Mas a Igreja, pouco depois, notou que a grande maioria dos católicos de cidades grandes e de porte médio frequenta casas espíritas, acontecendo o mesmo, em menor quantidade, com os protestantes e os evangélicos. E ela, aos poucos, de um modo geral, parou de atacar o espiritismo. E como constatamos em nossas palestras e seminários pelo Brasil e Portugal, às vezes, nesses eventos espíritas, há mais pessoas de outras religiões do que mesmo espíritas!

Kardec não é o criador do espiritismo, mas apenas o seu codificador (organizador), pois os fenômenos espíritas existem desde que o mundo é mundo! Kardec era um cientista linguístico católico de tradição familiar, inclusive, quando ainda jovem, casou-se na Igreja Católica. Mas interessou-se pelas pesquisas dos fenômenos espíritas, pesquisas essas que se tornaram uma coqueluche de muitos cientistas contemporâneos dele, em vários países europeus e nos Estados Unidos. E Kardec, pelo seu grande trabalho de experiências e pesquisas na área dos fenômenos mediúnicos, pode-se dizer que é o criador da nova ciência chamada, hoje, de espiritologia. E é, com razão, que “O Livro dos Médiuns”, de Kardec, é tido como o primeiro manual de parapsicologia do mundo.

Não se devem confundir as leis divinas ou naturais bíblicas com as leis mosaicas também bíblicas. As mosaicas são somente uma espécie de constituição do povo judeu feita por Moisés. Já as leis divinas ou naturais são as do Decálogo ou dos Dez Mandamentos, que são também, geralmente, universais, constando, pois, das outras escriturais sagradas e não somente da Bíblia. E os fanáticos pregadores contra o espiritismo, que ainda existem, perderam e perdem seu tempo em ficar doutrinando as pessoas simples que os seguem, dizendo-lhes que o espiritismo é feitiçaria e contra a Bíblia. É que eles misturam as leis mosaicas com as divinas ou naturais. E Moisés proibiu o contato com os espíritos por causa da ignorância dos judeus sobre a mediunidade, na época em que ele os dirigia. Mas defendeu também esse contato (Números 11: 24 a 30), em que ele elogia Heldade e Medade que recebiam espíritos profetizando.

E vejamos um exemplo bíblico em que o próprio Jesus, em companhia dos grandes médiuns Pedro, Tiago e João, fazem uma verdadeira sessão espírita na Transfiguração, pois Elias e Moisés que viveram aqui no nosso planeta, já havia séculos, comunicaram-se com os quatro (Mateus 17: 3). Se isso não for uma sessão espírita, ou seja, uma comunicação com espíritos desencarnados, o que seria, então, o espiritismo? E observe-se que o próprio Moisés veio anular a sua proibição (Deuteronômio capítulo 18) de contato com os espíritos!

 

Sibila Tiburtina* na Capela Marciac da igreja Santíssima Trinità dei Monti. Roma.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/59/Sibilla_Tiburtina_Cappella_Marciac_Roma_curavit_Roberto_Borgia_2011.jpg/458px-Sibilla_Tiburtina_Cappella_Marciac_Roma_curavit_Roberto_Borgia_2011.jpg

 

Sibila:

entre os antigos, mulher a quem se atribuíam o dom da profecia e o conhecimento do futuro. (Wikipedia)

 

* Sobre a Sibila Tiburtina leia em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sibila_Tiburtina

 

Árvore de Natal  e a a  igreja “Santíssima Trinità dei Monti”. Praça de Espanha, Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Episódio da Transfiguração em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/Brooklyn_Museum_-_The_Transfiguration_%28La_transfiguration%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Com mais de 47 milhões de livros publicados, FEB Editora

marca presença na Bienal do Rio

 

Jornalista André Trigueiro, Anna Cláudia Ramos, Adeilson Sales, Lucy Dias e Geraldo Campetti serão alguns dos autores que estarão presentes no estande da FEB Editora ao longo da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Com mais de 600 títulos no catálogo, a Editora conceitua-se como uma das maiores editoras espíritas do mundo, já tendo publicado mais de 47 milhões de livros.

Dia 2/9 – Lucy Dias Ramos. Horário: das 15h às 16h30

Dia 7/9 – André Trigueiro. Horário: das 16h às 17h30

Dia 8/9 – Geraldo Campetti. Horário: das 15h às 17h

Dia 8 e 9/9 – Adeilson Salles. Horário: das 16h às 17h30

Dia 10/9 – Anna Cláudia Ramos. Horário: das 11h às 17h

 

Destaques da FEB Editora na Bienal

 

2017 é muito especial para o Movimento Espírita por ser o ano em que se comemoram os 160 anos de lançamento de O Livro dos Espíritos. Primeiro dos cinco livros da Codificação da Doutrina, esta obra contém a essência dos ensinamentos dos espíritos superiores com respostas que abordam, de forma lógica e racional, sobre os aspectos científico, filosófico e religioso questões essenciais para compreensão da vida. É um dos livros destaque do estande da FEB Editora, que também conta com a participação dos seguintes autores:

 

Lucy Dias: Autora dos livros como Lar, Alicerce de Amor e Folhas de Outono começou a escrever artigos espíritas na década de 1970 e desde então colabora publicando artigos em jornais e revistas além de livros do gênero. As obras desta autora ressaltam a importância do lar construído tendo o amor como base, contendo uma mensagem consoladora e edificante.

 

André Trigueiro: Especialmente para esta Bienal do Livro será feito o lançamento da edição revista e ampliada de Espiritismo e Ecologia. André Trigueiro, é atualmente repórter da TV Globo e colunista do Jornal da Globo, associa nesta a publicação as afinidades entre a visão de espíritas e ecologistas para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente entre outros temas que inspiram novas ideias e atitudes.

 

Geraldo Campetti: Vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), coordenador da Comissão Editorial da FEB Editora e responsável pela Biblioteca de Obras Raras e Museu da Federação. Coordenou as publicações: A Vida no Mundo Espiritual: Estudo da Obra de André Luiz que apresenta estudos das obras desta coleção psicografada por Chico Xavier e o Espiritismo de A a Z glossário com aproximadamente dez mil conceitos e definições compilados das obras de diversos autores sob o olhar da Doutrina Espírita. É também autor do livro Biblioteca Espírita, obra voltada aos interessados em organizar suas bibliotecas por meio de método simples e eficaz.

 

Adeilson Salles: Publicou mais de 40 livros para diversos públicos. Pela FEB Editora possui 12 livros publicados voltados para jovens e crianças alguns traduzidos para o inglês e português. A Cura do Cego de Jericó, Fugindo Para Viver, O Menino Chico, Paulo e Estevão para Jovens Leitores, Um Por Todos e Todos Por Um estão entre as obras deste autor.

 

Anna Cláudia Ramos: Autora com mais de 70 livros publicados no seguimento da literatura infantil e juvenil, oferece cursos, oficinas e palestras sobre a formação de leitores, presta assessoria para projetos de incentivo à leitura e participa de feiras do livro em todo o mundo. Traz para esta bienal o livro Que história é essa? Voltado para o público infantil trata de forma simples e ilustrada questões muito importantes da Doutrina Espírita.

 

Livro Memórias de um Suicida: obra do autor espiritual Camilo Castelo Branco e psicografada pela médium Yvonne A. Pereira contém um importante relato sobre os sentimentos e experiências de um Espírito que desencarnou pelo suicídio. Demonstra a imortalidade da alma e a grandeza da Misericórdia divina para com os suicidas arrependidos.  Tema importante para o mês conhecido como Setembro Amarelo, quando várias entidades do segmento público e privado realizam campanhas para a valorização da vida e prevenção do suicídio. Neste mês também é celebrado no dia 10 o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar para este grave problema de saúde.

 

Sobre a FEB Editora

 

A FEB Editora é uma das maiores editoras espíritas do mundo. Possui 627 títulos de referência e estudo, sendo que 90 foram traduzidos para outras línguas. Soma 47.821.510 exemplares de livros publicados até o momento, entre estes estão: Nosso Lar, Paulo e Estevão, as obras da Codificação Espírita além de diversos títulos de grande importância para a história, estudo e compreensão da Doutrina. 

 

Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias, André Trigueiro, Adeilson Salles, Suely Caldas Schubert, Yvonne A. Pereira, Arthur Conan Doyle estão entre os autores que contribuem para a divulgação, estudo e prática da Doutrina Espírita.

  

Informações:

FEB Editora: www.febeditora.com.br

Departamento Editorial

Telefone: (61) 2101-6198

E-mail: [email protected]

 

Sala de Imprensa

Telefone: (61) 2101-6175

E-mail: [email protected]

 

--

/ 

Federação Espírita Brasileira
Tel. (61) 2101-6161

(Informação recebida em email de Patrícia Cabri [[email protected]])

 

 

Programação da Mocidade Joanna de Ângelis

Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Informativo FEBtv

Brasília, DF

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

64ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

De 02 a 10 de setembro de 2017, no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, Bahia.

O evento contará com a presença de Décio Iandoli Jr, Sandra Mussi, Max Lânio, Wesley Caldeira, Carlos Campetti, Marta Antunes, Lacordaire Faiad, Oscar de Lira Carneiro, Geraldo Campetti, José Mauro Mussi, André Luiz Peixinho, José Raul Teixeira, Jorge Godinho, Simão Pedro, Leonardo Machado, Alberto Almeida e Divaldo Franco.

Transmissão ao vivo pelo canal 20 da FEBtv.


Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção e expansão da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

Divaldo Franco em Santa Catarina - CANAL 8
Dia 24/08, das 19h às 22h, em Florianópolis
Dia 25/08, das 20h às 22h, em Lages
Dia 26/08, das 16h às 18h, em Chapecó
Realização: Federação Espírita Catarinense

6ª Jornada Espírita de Coromandel - CANAL 4
De 24 a 27 de agosto de 2017
Realização: Aliança Coromandel Espírita
Coromandel - Minas Gerais

Semana Espírita de Vitória da Conquista - CANAL 20
De 2 a 10 de setembro de 2017
Realização: União Espírita de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista - Bahia

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

64ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

Minha Nada Mole Encarnação
O homem de bem

Livros que Iluminam
Vida e Sexo

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 30/08/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.


--

Esta mensagem foi enviada para [email protected] por [email protected]

 

Palestra com Dr. César Geremia

Porto Alegre, RS

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

IX JAMEC- Jornada Médico-Espírita de

Campina Grande, PB

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra no C.E. Estrela da Paz

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 Palestra no G.E. Allan Kardec

Alvorada, RS

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 6ª. Jornada Espírita de

Coromandel, MG

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

União Espírita João de Camargo recebe Christiane Munhos

Marília, SP

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

Evento espírita aborda “Campanha de prevenção ao suicídio”

São Paulo, SP 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Palestras programadas com Deusa Samú em

Promissão, SP

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 Vídeo de palestra espírita no G.F.E. José Xavier

Três Lagoas, MS

 

Palestra Espírita proferida em 24/08/2017, no Grupo da Fraternidade Espírita "José Xavier", Três Lagoas, MS

Cesar Crispim (Transformação moral, renuncia e amor)


Link:  https://www.youtube.com/watch?v=Y_ZCIK5yTWI

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Delbone)

 

Programação do G.E. Casa do Caminho

Campinas, SP

 

Grupo Espírita CASA DO CAMINHO

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 945 - Jd. Chapadão
Tel. (19) 32411964. CEP: 13070-551 Campinas (SP)

http://grupocasadocaminho.org.br/

 

 

(Informação recebida em email de Clovis Lima)

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Teatro. Peça "O Cândido Chico Xavier"

São Paulo, SP


"O Cândido Chico Xavier", com direção de Ana Rosa. Apresentações no Teatro APCD - Sábado 02/Set às 21h - Domingo 03/Set às 19hs.
Teatro APCD, Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana (Estação de Metrô Portuguesa-Tietê) - São Paulo.

Acesse: https://www.bilheteriaexpress.com.br/agendas/o-candido-chico-xavier-sao-paulo.html

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Minicurso sobre saúde e vida

 

Olá! Boa tarde!

 

Tudo bem? Espero que esteja!

 

 

Espero que você tenha gostado da primeira aula do David Monducci sobre os vários modelos médicos, neste nosso interessante minicurso sobre saúde e vida.

 

Se você não assistiu, a aula ainda está disponível na mesma página do segundo vídeo, que apresento agora.

 

O assunto abordado é também de extrema relevância. Você sabe por que adoecemos? www.correiofraterno.com.br/saudeevida/aula2

 

Você vai aprender com o neurocirurgião David Monducci que a doença, quando se manifesta, está na verdade nos fazendo um bem, mandando o recado de que algo precisa ser mudado na nossa maneira de encarar a vida.

 

Qual seria, afinal, a causa das nossas doenças? Será que já não poderíamos evitá-las conhecendo a sua origem?

 

São tantos desafios que enfrentamos todos os dias, que nem percebemos como o estresse, a correria, a ansiedade e tantas outras dificuldades acabam afetando o nosso organismo.

 

Neste vídeo você vai conhecer uma análise diferente: o homem numa visão integral, que envolve emoção, sentimento, mente e corpo. Aí vai começar a ficar mais claro como podemos evitar muitas doenças.

 

Aproveite e assista AGORA: www.correiofraterno.com.br/saudeevida/aula2

 

Deixe também suas dúvidas e comentários na página.

 

Até o próximo vídeo!

 

Abraço,

 

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Correio Fraterno)

 

Agenda Espírita FEDA

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite por email para André Luiz Gadelha:

[email protected]

 

 

 Palestras com Oceano  Vieira de Melo

Guararapes e Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 Palestra no Centro Espírita Allan Kardec

Lucélia, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Edson Luis da Silva)

 

 I Simpósio de Cuidados Paliativos e Espiritualidade

São Paulo, SP



(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Informações do 13º. ENLIHPE

São Paulo, SP

 

Estimados dirigentes e colaboradores das Instituições Espíritas:

 

Ainda dá tempo de se inscrever para participar do Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que este ano estudará o tema PRECE E CURAS ESPIRITUAIS. Ligar para a secretaria da USE-SP: 11 - 2950.6554 com Cilene ou [email protected]. Veja a programação abaixo.

Esperamos por você!

Abraços fraternos com votos de paz.

Julia Nezu - USE-SP/CCDPE-ECM

 

 

PROGRAMAÇÃO – 26/08/17

 

Sábado

 

8h30    Recepção, credenciamento e entrega de material

 

8h55    Prece de Abertura

 

9h00    Palavras iniciais: LIHPE / CCDPE-ECM / USE

 

9h10    Palestra 1 – Como trabalham os pesquisadores (Jáder Sampaio)

 

9h40    Perguntas e comentários

 

10h00  Intervalo

 

10h30  Trabalho 1: Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação. (Raphael Vivacqua Carneiro e Clóvis Aurélio Vervloet)

 

11h00  Perguntas e comentários

 

11h20  Palestra 2 - Tema: Efeitos do passe espírita em pacientes internados em hospitais (Élida Mara Carneiro)

 

11h50  Perguntas e comentários

 

12h10  Orientações gerais e intervalo para o almoço

 

13h30  Atividade artística

 

14h00  Roda de Conversa – Tema: Teorias Científicas e Espiritismo (coordenação: Alexandre Fontes da Fonseca)

 

14h30  Perguntas e comentários

 

14h50  Trabalho 2– Tema: Uma exploração inicial em análise semântica latente de cartas psicografadas (Ademir Xavier Jr.)

 

15h20  Perguntas e comentários

 

15h50  Intervalo

 

16h00  MesaAnálise de pesquisas sobre trabalhos científicos relacionados a prece e curas espirituais (Jáder Sampaio e Gilmar Trivelato)

 

16h30  Perguntas e comentários

 

16h50  Encerramento das atividades do dia

 

 

PROGRAMAÇÃO – 27/08/17

Domingo

 

 

8h00    Assembleia da LIHPE

 

9h00    Prece de Abertura e comentários gerais

 

9h10    Atividade artística

 

9h30    Pesquisa em andamento – Tema: Pomadas, cirurgias e curas espirituais: práticas estranhas versus prática espírita. (Adolfo de Mendonça Jr.)

 

10h00  Perguntas e comentários

 

10h20 Intervalo

 

10h40 Trabalho 3 – Tema: Identificação de água fluidificada/energizada por médium vidente: Um experimento piloto. (Janaina Dantas e Sandro Fontana)

 

11h10 Perguntas e comentários

 

11h30 Trabalho 4 – Tema: Magnetismo ou Espiritismo? (Alexandre Fontes da Fonseca)

 

12h00 Perguntas e comentários

 

12h20 Homenagem a Lamartine Palhano Jr. (Raphael Vivacqua Carneiro)

 

 

12h30 Comentários finais e prece de encerramento 

 

 

LOCAL: UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - USE

            Rua Dr. Gabriel Piza, 433 (próximo à estação Santana do metrô) - S.Paulo/SP

 

 

Apoio

 

 

 

 

(Informação repassada por Adelvair David)

 

Teatro: Muito Além da Janela

São Bernardo do Campo, SP

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Gepar. 2ª. Corrida e Caminhada Solidária pela Paz

Niterói, RJ

 

Acesse as informações aqui:

http://www.geparpromocaointegral.org.br/so/7LuEmBru?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

 

 Jantar Beneficente do Maria Dolores

Jales, SP

 

NÃO ESPERE MAIS
reserve o seu convite para este momento especial.
Ligue para 17-3632.5095, ou envie e-mail para:
[email protected] e retire na hora do jantar conosco. (David) 
 

 

 

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp



 

--

do menor servidor e irmão

Adelvair David

-------------------------------

http://davidesp.weebly.com/

www.madoespirita.org.br

www.facebook.com/MadoEspirita

www.instagram.com/MadoEspirita

www.twitter.com/MadoEspirita

 

 

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Emoções reprisadas

 

Possivelmente, uma das questões mais tristes para quem ama é ver os seus amados deixarem esta vida enquanto ainda estão a caminho.

Falamos dos portadores do Mal de Alzheimer, essa enfermidade insidiosa que ocasiona a perda da memória, da atenção, da linguagem e da orientação.

Os seres estão ao nosso lado mas é como se não estivessem, porque não interagem conosco. Falamos com eles, dividimos alegrias, acontecimentos, que eles esquecem no minuto seguinte.

Não podemos aguardar que se alegrem com nossas conquistas senão pelo momento exato em que as comunicamos. Depois, tudo fica relegado ao profundo poço do esquecimento.

Por vezes, isso gera conflitos de relacionamento, considerando que, repetindo e repetindo as mesmas coisas, várias vezes ao dia, rapidamente nos cansamos.

Então, esquecidos da problemática que envolve em névoas os que amamos, desabafamos: Será que não dá para prestar atenção no que eu falo? Preciso ficar repetindo a toda hora?

São momentos decorrentes do nosso cansaço, pelos afazeres e preocupações que a vida nos exige. Logo, nos arrependemos, lembrando que o nevoeiro do esquecimento tomou de assalto as lembranças dos nossos amados.

No entanto, existem exemplos de pessoas que superam essas fases, exercitando a paciência. Pessoas que descobrem fórmulas mágicas de tornar menos duros esses anos de alienação da memória.

E não são poucas. Possivelmente, elas mesmas recordam que, na infância, por uma questão de aprendizagem, exigiram dos seus pais a constante repetição das mesmas respostas, reprisadas dezenas de vezes: Por quê? Mas, por quê?

Uma dessas pessoas se chama Christine Stone, cuja mãe sofre de Alzheimer.

Ao se descobrir grávida, Christine contou para ela, que abriu um largo sorriso, iluminando a face e até bateu palmas.

Na sucessão dos meses, enquanto a barriga ia denunciando a nova vida se desenvolvendo em sua intimidade, Christine tornou a contar e a recontar para sua mãe.

Finalmente, no intuito de eternizar aquele fugaz momento de alegria, de quem se descobre a caminho de ser avó, ela resolveu gravar.

E assim, dia a dia, foi contando a novidade e se surpreendendo com a reação da velha mãe.

Setsuko Harmon sorriu a cada vez e se deixou emocionar.

Grávida? Você, Christine?

Palmas efusivas de uma vez, um acariciar da barriga denunciadora da gravidez de meses de outra.

Gravado... para não ser esquecido por quem veja e reveja as emocionantes cenas.

*   *   *

Nenhum de nós pode ter certeza do seu amanhã, de como concluirá seus dias, se conseguirá manter a lucidez até o final dos seus anos.

Por isso mesmo, a sabedoria nos diz que devemos aproveitar cada momento, nos relacionamentos humanos, de forma irrestrita, ampla.

Jamais deixar de abraçar, beijar, comemorar. Estar presente em cada vitória, em cada conquista.

Tudo isso enquanto estamos com nossos amados e eles prosseguem conosco. Lúcidos. Presentes.

O amanhã somente a Divindade o conhece. E pode ser que ele nos surpreenda com reviravoltas em nossas vidas, algo que nos impeça de estarmos verdadeiramente junto aos amores.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com relato de fato
noticiado pelo www.estadao.com.br, em 7.6.2017.
Em 25.8.2017.

(Copiado do site Feparana)

 

VEJA IMAGENS DO ESTADÃO AQUI:

http://emais.estadao.com.br/noticias/gente,filha-conta-diversas-vezes-para-mae-com-alzheimer-que-esta-gravida-e-filma-suas-reacoes,70001830077

 

Mulher idosa dormindo. Óleo sobre tela por Nicolaas Maes.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolaas_Maes_-_Oude_slapende_vrouw.jpg

 

Materialismo e Espiritismo

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estante da Vida. Lição nº 21. Página 99.

 

Conta-se que o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes orientava, no Rio de Janeiro, uma reunião de estudos espíritas, com a palavra livre para todos os circunstantes, quando, após comentários diversos, perguntou, se mais alguém desejava expressar-se nos temas da noite.

Foi então que renomado materialista, seu amigo pessoal, lhe dirigiu veemente provocação:

- Bezerra, continuo ateu e, não somente por meus colegas, mas também por mim, venho convidá-lo a debate público, a fim de provarmos a inexpugnabilidade do materialismo contra as pretensões do espiritismo. E previno a você que o materialismo já levantou extensa lista de médiuns fraudulentos; de chamados sensitivos que reconheceram os seus próprios enganos e desertaram das fileiras espíritas; dos que largaram em tempo o suposto desenvolvimento das forças psíquicas e fizeram declarações, quanto às mentiras piedosas de que se viram envoltos; dos ilusionistas que operam em nome de poderes imaginários da mente; e, com essa relação, apresentaremos outro rol de nomes que o materialismo já reuniu, os nomes dos experimentadores que demonstraram a inexistência da comunicação com os mortos; dos sábios que não puderam verificar as factícias ocorrências da mediunidade; dos observadores desencantados de qualquer testemunho da sobrevivência; e dos estudiosos ludibriados por vasta súcia de espertalhões. Esperamos que você e os espíritas aceitem o repto.

Bezerra de Menezes concentrou-se em prece alguns instantes, e, em seguida, respondeu, aliando energia e brandura:

- Aceitamos o desafio, mas tragam também ao debate aqueles que o materialismo tenha soerguido moralmente no mundo; os malfeitores que ele tenha regenerado para a dignidade humana; os infelizes aos quais haja devolvido o ânimo de viver; os doentes da alma que tenha arrebatado às fronteiras da loucura; as vítimas de tentações escabrosas que haja restituído à paz do coração; as mulheres infortunadas que terá arrancado ao desequilíbrio; os irmãos desditosos de quem a morte roubou os entes mais caros, a cujo sentimento enregelado na dor terá estendido o calor da esperança; as viúvas e os órfãos, cujas energias terá escorado para não desfalecerem de saudade, ante as cinzas do túmulo; os caluniados aos quais terá ensinado o perdão das afrontas; os que foram prejudicados por atos de selvageria social mascarados de legalidade, a quem haverá proporcionado sustentação para que olvidem os ultrajes recebidos; os acusados injustamente, de cujo espírito rebelado terá subtraído o fel da revolta, substituindo-o pelo bálsamo da tolerância; os companheiros da Humanidade que vieram do berço cegos ou mutilados, enfermos ou paralíticos, aos quais terá tranquilizado com princípios de justiça, para que aceitem pacificamente o quinhão de lágrimas que o mundo lhes reservou; os pais incompreendidos a quem deu força e compreensão para abençoarem os filhos ingratos e os filhos abandonados por aqueles mesmos que lhes deram a existência, aos quais auxiliou para continuarem honrando e amando os pais insensíveis que os atiraram em desprezo e desvalimento; os tristes que haja imunizado contra o suicídio; os que foram perseguidos sem causa aparente, cujo pranto terá enxugado nas longas noites de solidão e vigília, afastando-os da vingança e da criminalidade; os caídos de toda as procedências, a cujo martírio tenha ofertado apoio para que se levantem...

Nesse ponto da resposta, o velho lidador Bezerra de Menezes, fez uma pausa, limpou as lágrimas que lhe deslizavam no rosto e terminou:

- Ah! meu amigo, meu amigo!... Se vocês puderem trazer um só dos desventurados do mundo, a quem o materialismo terá dado socorro moral para que se liberte do cipoal do sofrimento, nós, os espíritas, aceitaremos o repto.

Profundo silêncio caiu na pequena assembleia, e, porque o autor da proposição baixasse a cabeça, Bezerra de Menezes, em prece comovente, agradeceu a Deus as bênçãos da fé e encerrou a sessão.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG

  A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes conhecido como “O Médico dos Pobres”.

Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]