Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 04 de dezembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/04-12-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/02-12-2017.htm

01-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/01-12-2017.htm

30-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/30-11-2017.htm

29-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/29-11-2017.htm

28-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/28-11-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

..........................................................

...........................................

.............................

Continuação do email anterior

 

 

 

 

 

 

 

Conclui no próximo email.........................

..........................................................

...........................................

.............................

 

(Texto copiado de Febnet)

 

 

Obelisco Manishtushu. Museu do Louvre, Paris. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Obelisco Manishtushu é uma estela de diorite e quatro lados . A estela está em forma de obelisco , bem como ela se estreita para cima do seu topo (danificado), em uma forma piramidal . O obelisco foi feito por Manishtushu , filho de Sargon the Great , do Império Akkadian , que governou cerca de 2270-2255 aC. (Wikipedia)

 

 

O Obelisco Manishtusu é de 1,4 m de altura e 0,6 m de largura [1] nos quatro lados. É feito de diorite preto profundo e inciso em linguagem Akkadiana cuneiforme em linhas horizontais em todos os lados. O cuneiforme é escrito dentro de 1519 caixas, como registros alinhados . O diorite é de Omã, localizado ao sul, e em comprimidos de argila , Manishtusu registrou: "De montanhas além do" mar baixo "( Golfo Pérsico ), ele pegou pedras pretas, carregou-os em barcos e os ancorou [ no cais de Akkad . Ele formou sua estátua [e] dedicou-se a Enlil . [2]

O texto do obelisco é um registro legal que registra a distribuição de quatro parcelas de terra, em grandes propriedades e sua atribuição aos seus oficiais, para seu controle de Kish . [3]   (Wikipedia)

 

 

A nostalgia do Natal

Richard Simonetti

[email protected]

Um amigo dizia:

– Não sei por que, o Natal traz-me indefinível nostalgia, relacionada com algo importante, es­quecido no passado... Talvez uma ligação afe­tiva, uma situação mais feliz ou – quem sabe? – a própria pureza perdida...

Embora estejamos diante de um paradoxo, já que a gloriosa mensagem natalina deve inspirar sempre alegrias e esperanças, muitos experimentam esse sentimento, associado a situações do pretérito, na existência atual ou em existências anteriores, mas, basi­camente, trata-se da melancolia por um ideal nunca realizado.

O magnetismo divino que emana da manjedoura, nas comemorações natalinas, estabelece o confronto entre as propostas do Evangelho e a realidade de nossa vida. Do distanciamento entre o que somos e o que Jesus recomenda, sustenta-se a nostalgia.

O simples fato de se comemorar o Natal com fes­tas ruidosas, regadas a álcool, com desperdício de di­nheiro e de saúde, em detri­mento dos que não têm o que comer, demonstra como estamos longe dos valores de fraternidade preconizados pela mensagem cristã. Curiosa situação essa, em que se festeja um ani­versário esquecendo o aniversariante e, sobretudo, o sig­nificado de seu natalício.

Lembram-se dele os fiéis nas horas difíceis, espe­rando por suas providências salvadoras, e até mesmo que opere o prodígio de fazê-los felizes, mesmo sem o mere­cerem.

É preciso superar semelhantes equívocos e assu­mir nossas responsabilidades, a partir da compreensão de que Jesus veio para nos ensinar a viver como filhos de Deus. Como o fazem os professores eficientes, exem­plificou suas lições, vivendo-as integralmente, desde a humildade, na manjedoura, ao sacrifício, na cruz. Usando imagens claras e objetivas, retiradas do cotidiano, Jesus fala-nos com a simplicidade da sabedo­ria autêntica e a profundidade da verdade revelada.

Aos que condenam, demonstra, na inesquecível passagem da mulher adúltera, que ninguém pode atirar a primeira pedra, porque todos temos mazelas e imper­feições...

Aos que se perturbam com dificuldades do pre­sente e temores do futuro, recomenda que procurem o Reino de Deus, cumprindo a sua justiça com empenho por levar a sério seus deveres, agindo com retidão de consciência e “tudo mais lhes será dado por acréscimo”...

Aos que se apegam aos bens materiais, recorda que não se pode servir a dois senhores – a Deus e às rique­zas – e relata a experiência de um homem ambicioso que ergueu muitos celeiros e amealhou muitos bens, mas morreu em seguida, sem poder desfrutá-los, nada levan­do para o Além senão um comprometedor envolvimen­to com os enganos do Mundo...

Aos que usam de violência para fazer prevalecer, seus interesses, esclarece que “quem com ferro fere, com ferro será ferido”...

Em todos os momentos, em qualquer difi­culdade ou problema, temos no Evangelho o roteiro pre­cioso a definir a melhor atitude, o comportamento mais adequado, a iniciativa mais justa.

Consumimos rios de dinheiro à procura de con­forto, prazer, distração, buscando o melhor para nossa casa, nossa aparência, nossa saúde, e deixamos de lado o recurso supremo, que não custa absolutamente nada: as lições de Jesus.

Se o fizéssemos saberíamos que muitas vezes te­mos procurado a felicidade no lugar errado, à distância do que ensinou e exemplificou o Cristo, colhendo, inva­riavelmente, desilusões.

Como reflexão natalina, consideremos o desafio que Jesus nos propõe: encararmos a realidade, compreendendo que a jornada terrestre tem objeti­vos específicos de renovação e progresso que não podem ser traídos, sob pena de colhermos frustrações e desenga­nos, em crônica infelicidade Para vencê-lo é indispensável que nos disponhamos a seguir o Cristo, imprimindo suas marcas em nós, a fim de que sejamos marcados pela redenção.

 

Adoração dos pastores. Óleo sobre tela por  Luca Giordano. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Jesus Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre tela de um anônimo de Veneza, anteriormente atribuído a El Greco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_and_the_adulterous_woman_mg_0002.jpg

A orelha de Malco. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte :

https://en.wikipedia.org/wiki/Malchus#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Ear_of_Malchus_(L%27oreille_de_Malchus)_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

 51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:51-53    (Wikipedia)

Calvário. Óleo sobre ardósia por Jacopo da Ponte dito Jacopo Bassano.

Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

 

 Movimento “Você e a paz”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

 

 Revista “Reformador” da FEB

Dezembro de 2017

 

Na edição do mês de dezembro, a revista Reformador, editada pela FEB Editora, traz artigo acerca do tema “A Reforma”, além dos textos “Gesto de gratidão”, “Crônica de Natal” e “A renovação do homem e da sociedade”. A edição traz também o Brasil Espírita, agenda dos principais eventos do movimento espírita pelo país. Confira e faça sua assinatura: www.souleitorespirita.com.br/reformador

 

(Informações FEBNET)

 

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

PALESTRA: CASAMENTO OU TORMENTO?

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento ou tormento?".

Será feita uma análise espírita do casamento na sociedade.


Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 8 de Dezembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - 
www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

 

*********************************

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA

QUE O

 

ANTONIO CARLOS RODRIGUES

DA CIDADE DE

ARAÇATUBA

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 06-12-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA: " SOMOS FRATERNOS? "

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 Palestras no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Evangelho Musical no Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Programação da APES-

Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que l'Equipe de direction de notre centre spirite - APES vous présente son programme d'activités pour le mois de DECEMBRE 2017. 

 

Dans la tradition de notre centre spirite, à chaque mois de décembre nous organisons une petite fête pour commémorer le Noël. Lors de celle-ci, nous plaçons notre souvenir sur l'homme Jésus et son enseignement moral qu'il a laissé pour l'Humanité. La mise en application de ces enseignements permettront aux Hommes de vivre en paix et dans la bienveillance. 

 

Pour cette année nous proposons une réflexion original sur la prière vue par les enfants. Nous vous invitons à partager avec l'après-midi du samedi - 09 décembre 2017 à partir de 15 heures. Cette invitation est extensive à votre famille et à vos amis.

 

NOËL A L'APES

Venez nombreux partager avec nous une après-midi en famille

o Une réflexion originale sur le thème :

« Comment prier ? La prière vue par les enfants »

o Un goûter pour les petits et les grands, à partager entre les participants

o D'autres surprises encore à partager ...

 

L'exposé du vendredi - 29 décembre 2017, sur le thème "L'ENSEIGNEMENT MORAL de JÉSUS : l'AMOUR pour tous et la FRATERNITÉ dans la vie et dans la mort" si situe dans la continuité de cette commémoration.

 

Lors de nos réunions publiques de ce mois de DECEMBRE 2017, d'autres exposés vont se porter sur des thèmes importants de l'enseignement spirite à savoir  : 


- Le Livre des Esprits (Allan Kardec) : un exposé sur "Les trois règnes" et un autre sur "Peines et jouissances terrestres" 

- L’Évangile selon le Spiritisme (Allan Kardec) : un exposé sur "Une autre manière de présenter les Lois divines"

Une exposé sur la biographie d'Allan Kardec, écrite par Henri Sausse

Une exposé sur la Reforme Intime : la nécessité de bien se connaître.

 

Le RDV du 3e samedi du mois, de 11 à 13 heures, le 16 décembre 2017 : Si vous avez des questions sur le Spiritisme et la Médiumnité de médiums de l’APES sont à la disposition de personnes présentes pour répondre à leurs interrogations. 

 

Veuillez trouver en pièce jointe le programme de l'APES pour le mois de DECEMBRE 2017.

 

Un grand merci, à tous ceux et celles que, d'une façon ou d'autre ont contribué, ou vont contribuer encore, que les portes de notre centre spirite restent ouvertes pour accueillir à tous tout au long de ce mois de DECEMBRE 2017.  

 

La direction de l’Association Parisienne d’Etudes Spirites – A.P.E.S. vous remercie de la confiance que vous lui avez accordée en 2017 et vous présente ses meilleurs vœux pour la nouvelle année, sous le symbole de la paix et de l’espoir pour tous.

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publique de notre centre spirite - APES

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

Confraternização de Natal no Cesak

Bruxelas, Bélgica

 

Le Cesak Bruxelles vous invite

chaleureusement à sa traditionnelle
 


Fraternisation de Noël

  

Le dimanche 10 décembre 2017

15h00 ouverture des portes
15h30 évangile
16h00 rassemblement chaleureux autour de quelques délicieuses petites spécialités culinaires 

Entrée libre et gratuite
Amenez si possible une petite spécialité à manger ou à boire (sans alcool)

Au 134 rue Louis Hap
1040 Bruxelles
Tel: 0491 / 749 234

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/6ddcb916-35a8-47d9-934a-ec02578edfa6.jpg

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
Vous êtes intéressés par le spiritisme et/ou avez participé un jour à nos activités

Our mailing address is:

Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL

Rue Louis Hap, 134

Bruxelles 1040

Belgium


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

https://cesak.us11.list-manage.com/track/open.php?u=c2d90d8a5ecdfb6aff3402178&id=2883c451cd&e=293b2c887b

 

 

 

 Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.

 
 
Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

 

(Informações recebidas em emails de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Atualização do site:

Autores Espíritas Clássicos

 

Acesse:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Spirite%20de%20Metz/spirite%20de%20Metz.htm

 

 

Revista semanal eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

                                           

Informativo:  Observatório do Movimento Espírita

João Pessoa, PB

 

Amigo (a),

Boa Noite.

 

Saindo do forno o nosso informativo eletrônico de Dez. 2017. Leia e compartilhe com os amigos em suas redes sociais.

Lembrando: confirme o recebimento desta edição. Muito obrigado e um ótimo fim de semana com a família.

 

Carlos Barros,

editor.

 

LINK PARA LEITURA

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxtZXVzYXJxdWl2b3N1bmlmaWNhZG9zfGd4OjJjMjJmYTIzM2I0ZGQ2YTQ

 

 

(Informação recebida em email de Raymundo Espelho, Campinas, SP)

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 261 - 02 de dezembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/mayse.jpg

Passando a limpo é o tema da palestra de Mayse Braga neste sábado (2)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/rumo_aos_60.jpg

Comunhão visita Mansão do Caminho e lança Projeto Rumo aos 60

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/jack_transicao.jpg

Jack Darsa comenta o momento político do Brasil à luz do livro Transição Planetária


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/ead_2018.jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia já estão abertas

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/alexandre.jpg

Alexandre Paredes é o convidado do Cantando a Doutrina de sábado (2)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/maysenoitefeliz.jpg

Especial de Natal traz Mayse Braga

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/cantata_blog.jpg

Comunhão realiza Cantata de Natal


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151218266331705000/comunhaoespirita.jpg

Aviso: Estacionamento fechado no dia 10 de dezembro


Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

Os animais ante o Natal

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Antologia Mediúnica do Natal. Lição nº 50. Página 140.

 

Entretecíamos animada conversação, em torno dos abusos da mesa nas comemorações natalinas, com o parecer do grave Jonathan ben Asser, que asseverava a conveniência de ater-se o homem ao sacrifício dos animais apenas quanto ao estritamente necessário, quando o velho Ebenezer ben Aquim, orientador de grupos hebraicos do Mundo Espiritual, tomou a palavra e se exprimiu conciso:

- Talvez não saibam vocês quanto devemos aos bichos na manifestação do Evangelho...

E, ante a nossa curiosidade, narrou, comovido:

- Há muitos anos, ouvi do rabi Eliúde, que se encontra agora nas esferas superiores, interessantes minudências em torno do nascimento de Jesus. Contou-nos esse antigo mentor de israelitas desencarnados que a localização de José da Galiléia e da companheira nos arredores de Belém de Judá não foi assim tão fácil. O casal, que se compunha da jovem Maria, tocada de singular formosura, e do patriarca que a recebera por esposa, em madureza provecta, entrou na cidade quando as ruas e hospedarias se mostravam repletas.

Os descendentes do ramo de David reuniam-se aos magotes para atender ao recenseamento determinado pelo governo de Augusto.

Bronzeados cameleiros do deserto confraternizavam com vinhateiros de Gaza, negociantes domiciliados em Jericó entendiam-se com mercadores residentes no Egito.

Acompanhados por benemérita legião de Espíritos sábios e magnânimos, a cuja frente se destacava o abnegado Gabriel, que anunciara a Maria a vinda do Senhor, José e a consorte bateram primeiramente às portas da estalagem de Abias, filho de Sadoc, que para logo os rechaçou com a negativa; entretanto, pousando os olhos malevolentes na jovem desposada, ensaiou graçola irreverente, o que fez que José, apreensivo, estugasse o passo para diante.

Recorreram aos préstimos de Jorão, usurário que alugava cômodos a forasteiros. O ricaço considerou, de imediato, a impossibilidade de acolhê-los, mas, ao examinar a beleza da moça nazarena, chamou à parte o enrugado carpinteiro e indagou se a menina era filha de escravos que se pudesse obter a preço amoedado... José, mais aflito, demandou a frente para esbarrar na pensão de Jacob, filho de Josias, antigo estalajadeiro, que declarou impraticável o alojamento dos viajantes; no entanto, ao fixar-se na recém chegada, perguntou desabridamente como é que um varão, assim velho, tinha coragem de exibir uma jovem daquela raridade na praça pública. Deprimido, o ancião diligenciou alcançar pousada próxima; contudo, as investidas de Jacob atraíram curiosos e vadios que cercaram o par, crivando-o de injúrias.

Os recém vindos de Nazaré, vendo-se alvo de chufas e zombarias, tropeçavam humilhados...

Gabriel, no entanto, recorreu à prece, rogando o Amparo Divino, e diversos emissários do Céu se manifestaram, em nome de Deus, deliberando que a única segurança para o nascimento de Jesus se achava no estábulo, pelo que conduziram José e Maria para a casa rústica dos carneiros e dos bois...

Ebenezer, a seguir, comentou, bem humorado:

- Não fossem os anfitriões da estrebaria e talvez a Boa Nova tivesse seu aparecimento retardado...

E terminou, inquirindo:

 - Não será isso motivo para que os animais na Terra sejam poupados ao extermínio, pelo menos no dia do Natal?

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio, Belo Horizonte, MG)

O Censo em Belém. Óleo sobre Carvalho por Pieter Bruegel “o Velho”

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Census_at_Bethlehem_-_WGA03379.jpg

 

Santuário do Campo dos Pastores localizado em Bet Sahur (Casa dos vigias)

 a cerca de 3 km do centro de Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Afresco no Santuário do Campo dos Pastores em  Bet Sahur,  Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Estátua  de César Augusto em bronze. Encontrada no mar Egeu entre as ilhas de Eubeia e Agios Efstratios

Imperador romano que determinou o recenseamento  à época do  nascimento de Jesus.

Museu Arqueológico Nacional de Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

Cultivando o silêncio

 

Há um provérbio chinês que diz que a palavra é prata, o silêncio é ouro. Significa que é preferível silenciar antes de falar o que não tem importância, ou até que venha a prejudicar a pessoas ou instituições.

Silêncio é, em verdade, atitude necessária e importante na vida.

Significando a cessação de barulho, ruído ou inquietação, promove a paz de espírito.

Muitas situações se resolvem, de modo mais construtivo e pacífico, quando fazemos alguns segundos de silêncio, em vez de discutir, criticar ou agredir.

No silêncio é possível asserenar o ânimo, refletir com calma, observar os fatos e situações com lucidez e tomar decisões com acerto.

É um recurso valioso quando verdadeiramente compreendido.

Em diversas circunstâncias converte-se em porta-voz da verdade, do amor e da sabedoria.

Na atualidade, observamos que poucos sabemos valorizar o silêncio, tão condicionados nos encontramos ao excesso de sons variados. Ou em comentar a respeito de tudo que nos aconteça ou que presenciamos.

Vivendo constantemente em ambientes barulhentos, apresentamos, por vezes, dificuldades em focar o essencial.

Dessa forma, a mente não consegue se equilibrar, e conflitos diversos nos atormentam.

A tendência é que a situação se faça mais complicada a cada momento. Em desarmonia acabamos por contaminar, de forma negativa, os lugares onde nos encontramos.

Por outro lado, quando em paz, nossos próprios pensamentos nos proporcionam calma e melhores condições de discernimento.

Nessas circunstâncias, é possível refazer-se dos problemas, refletir, relaxar e orar.

A oração e a meditação visam, justamente, restabelecer e manter a quietude para que o Divino se reflita em nós.

No silêncio se pode ouvir melhor a voz da consciência. Na quietude interior se consegue perceber, com maior clareza, as instruções dos Espíritos superiores.

*  *  *

O estado de quietude é mais uma atitude interna do que externa.

O homem sábio vive em quietude, e só rompe o silêncio íntimo para falar o que é verdadeiro, útil e bom.

As tarefas importantes e elevadas, muitas vezes, ocorrem no silêncio e no anonimato.

Silenciando, na grande maioria das situações, estaremos lucrando em paz e em saúde mental.

Discussões envenenam o corpo e infelicitam a alma.

Reclamar não resolve impasses e situações críticas.

Desesperar só acarreta sombras. Irritação só demonstra nossa reação ainda instintiva.

Para a grande maioria dos males que nos alcançam, a fórmula mais eficiente é silenciar e meditar para proceder de forma correta.

Manter o silêncio, compreender melhor a situação e agir ajudando, nos traz a certeza de que, no tempo certo, tudo se resolverá.

Estando sóbrio e sereno o pensamento, melhor se poderá colaborar para o equilíbrio de qualquer dissabor.

Portanto, quando tivermos a certeza de que a palavra pode ajudar, falemos com sabedoria.

Caso tenhamos dúvidas se devemos falar e o que dizer, optemos pela manutenção do silêncio.

Redação do Momento Espírita.
Em 2.12.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Silêncio. Pintura a óleo por Fernand Khnopff. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fernand_Khnopff,_Silence,_1890,_Royal_Museums_of_Fine_Arts,_Brussels,_Belgium.jpg

 

OUÇA A MÚSICA DE GRANDE SUCESSO

“SILENCE IS GOLDEN” (THE TREMELOES)

https://www.youtube.com/watch?v=n03g8nsaBro

 

 

 

 

Histórico Sintético do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO (NEPE da FEB)

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Fatos preliminares:

Os contatos iniciais entre a FEB e equipe da UEM – União Espírita Mineira, iniciaram-se na gestão do presidente Nestor João Masotti. Alguns episódios:

– I Seminário Revivescência do Cristianismo Primitivo, realizado pela Coordenação de Ação Espírita da OSCAL, em 19/11/2005, com apoio da UEM – União Espírita Mineira, e presença de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM, e equipe Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão; participação da FEB – Federação Espírita Brasileira, com presença do presidente Nestor João Masotti e alguns diretores. Aconteceu na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, em Brasília-DF.

– Setembro de 2007 – Visita à FEB de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM – União Espírita Mineira, acompanhado de uma equipe, tendo se reunido separadamente com o presidente Nestor João Masotti, vice-presidente Cecília Rocha e diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho.

– Em 2008 – Apoio da FEB, através do presidente Masotti, a viagem a Israel feita por Haroldo Dutra Dias para obtenção de fontes bibliográficas.

– Abril de 2010 – Lançamento pela EDICEI de O Novo Testamento, traduzido por Haroldo Dutra Dias (1), conforme prévia definição entre os citados presidentes da UEM e da FEB, com o tradutor.

Em junho de 2012, intensificaram-se diálogos entre o presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e Haroldo Dutra Dias, que ficou incumbido de elaborar uma proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho.

Criação do NEPE da FEB:

Com base em tratativas acima citadas, Haroldo Dutra Dias elaborou um Projeto que o presidente interino apresentou ao Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da FEB. Este foi aprovado conforme registro da “ATA N.59 – Ata da Reunião do Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da Federação Espírita Brasileira, realizada em 02 de outubro de 2012, em Brasília. […] Item 4. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO. Dando prosseguimento aos estudos relativos ao projeto de criação na FEB do núcleo em epígrafe, apresentando na reunião de 27 de julho de 2012, o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva passaram a examinar a proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Após ampla discussão da matéria, o Regimento foi aprovado, com alterações, conforme anexo.” Reunião dirigida pelo presidente interino Antonio Cesar Perri de Carvalho; secretariada por José Carlos da Silva Silveira, assessor da presidência.

Em seguida foi divulgada a Portaria GP No. 08/2012, de designação da equipe do NEPE, publicada à época no Portal da FEB.

 

Lançamento do NEPE da FEB:

O lançamento do NEPE da FEB ocorreu na sede da instituição, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, com o auditório lotado. Houve atuação da Comissão do NEPE: coordenação de Haroldo Dutra Dias; membros: Ricardo Mesquita, Simão Pedro de Lima, Wagner Gomes da Paixão, Afonso Chagas, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Presença na mesa e participação na oficina de estudo da vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura. Presidente na época (interino): Antonio Cesar Perri de Carvalho. (2,3) O evento foi gravado e transmitido ao vivo.

Dados das quantidades dos acessos das transmissões ao vivo da TVCEI e Rádio Fraternidade:

TVCEI: 2.972 visitas reais (obs. não confundir com visualizações); 28 países; 27 Estados do Brasil; 310 cidades no mundo.

Rádio Fraternidade: 3093 visualizações; países: 19; cidades: 181;

 

Principais eventos:

Após o lançamento do NEPE da FEB, na sede da FEB, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, algumas Federativas Estaduais acordaram a realização de eventos promovidos pelo NEPE da FEB.

Por proposta da FERGS (Circular 18/2013, de 23/05/2013), houve o primeiro Seminário Regional (região Sul do CFN da FEB), em Porto Alegre, no dia 14 de julho de 2013. Seguiram-se eventos:

– Seminário em Maceió (Al) – setembro de 2013;

– Seminário de comemoração dos 60 anos do livro Ave, Cristo! e 70 anos do livro Renúncia, no Centro Cultural Chico Xavier, na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG) – julho de 2013;

– Seminário em Parnaíba – Comissão do NEPE – Piauí – setembro de 2013;

– Seminário em Goiânia (Go) – Comissão do NEPE – novembro de 2013;

– Seminário em Volta Redonda (RJ) – Afonso Chagas – janeiro de 2014;

– Seminário em Vitória (ES) – Comissão do NEPE – julho de 2014;

– Visita da Comissão Administrativa do NEPE ao NEPE da FEEGO (Congresso Estadual – março de 2014), Goiânia (GO);

– Goiânia (GO) – Palestra Flávio Rey de Carvalho – janeiro de 2014;

– João Pessoa (PB) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEPb e de Campina Grande – 2014;

– Recife (PE) – Visita do presidente da FEB à equipe do NEPE da FEPe – 2014;

– Maceió (AL) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEAL e dos três Centros Espíritas de Maceió – 2014;

– Seminário internacional: com Célia Maria Rey de Carvalho no Toronto Spiritist Society (Toronto – Canadá) em junho de 2014, sobre o NEPE.

 

Renovações na Comissão:

Atendendo ao Regimento Interno do NEPE, ocorreram substituições parciais da Comissão Administrativa do NEPE, aprovadas pelo Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB, nos anos de 2013 e 2014, respectivamente, ingressando Saulo Cesar Ribeiro da Silva em substituição a Simão Pedro de Lima, e Ismael Maia em substituição a Ricardo Mesquita.

 

NEPEs nos Estados:

Entre 2013 e início de 2015 foram criados NEPEs em Federativas Estaduais e instituições de diversos Estados, por iniciativa destes e mantendo-se a autonomia dos mesmos, existindo apenas intercâmbio com o NEPE da FEB.

Produção de vídeo-aulas:

Vídeo-aulas “Espiritismo à luz do Evangelho”, gravados pela equipe do NEPE e convidados, com produção da TVCEI e FEBtv, entre 2012 e fevereiro de 2015:

– 50 vídeo-aulas de livre acesso e disponíveis no Youtube, com muitos milhares de acessos;

– 09 vídeo-aulas, gravadas em fevereiro de 2015, porém divulgadas posteriormente, depois de março de 2015, com acesso pago, no Canal de assinantes “Gotas de Luz” da FEBtv.

 

Reuniões de estudo:

Membros da equipe do NEPE, convidados e colaboradores da FEB, atuaram no programa do curso "O Evangelho Segundo o Espiritismo", desenvolvido na sede da FEB, entre 2012 e março de 2015, sob a coordenação de Célia Maria Rey de Carvalho, e, em dois dias por semana, quartas à noite e domingo pela manhã. Também ocorreram reuniões de estudo sobre o Novo Testamento, mensalmente, na sala do NEPE.

Biblioteca:

Biblioteca do NEPE, que funcionou até março de 2015 com espaço próprio para reuniões e estudos, reunindo centenas de obras adquiridas sobre: livros espíritas sobre os temas centrais; textos bíblicos, Bíblias de estudo, Novo Testamento, Obras de Referência e Consulta, Livros sobre Antigo e Novo Testamento, Contexto Histórico-cultural, Personagens, Exegese bíblica, Língua hebraica, Livros em idioma Iídiche (160 volumes adquiridos pela FEB, entre 2008-2009, sob os cuidados de Haroldo Dutra Dias.

 

Revista digital:

Pelo portal da FEB foi mantida entre maio de 2013 e março de 2015 a revista digital Lei Divina e um fórum.(4) O site do NEPE está indisponível no Portal da FEB.

Elaboração de livro:

O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo, Edição FEB, co-autoria de membos da Comissão do NEPE e convidados. (5)

 

Explicações na Apresentação do livro:

“APRESENTAÇÃO

Com a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho – Nepe, na Federação Espírita Brasileira em 2012, organizou-se seminários para explicar seu funcionamento e estimular o Movimento Espírita a trabalhos voltados à pesquisa e estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo.

Um dos temas abordados nesses seminários foi a experiência da FEB no desenvolvimento do Curso para o Estudo Interpretativo de O Evangelho segundo o Espiritismo. Houve muita procura durante e após a realização dos eventos, com pedidos de orientações sobre como se estruturar um curso para o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo. Claramente percebemos que este livro – muito lido e comentado-, deve merecer um estudo regular nos Centros Espíritas.

Daí surgiu a ideia de se elaborar um livro que contemplasse parte dos temas abordados nos seminários do Nepe da FEB e mais alguns que consideramos pertinentes para complementar essas orientações. Com esse objetivo convidamos alguns expositores e membros da Comissão Administrativa do Nepe da FEB, bem como estudiosos do Evangelho de Jesus – ligados a este projeto de trabalho -, para escreverem os capítulos.

No ano comemorativo aos 150 anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, disponibilizamos essa singela publicação na expectativa que contribua para o estudo, reflexão e divulgação dessa importante obra do Codificador Allan Kardec.

Célia Maria Rey de Carvalho

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Brasília (DF), fevereiro de 2014.”

(Transcrito da 1a edição, 1a impressão, 4/2014)

Reunião Virtual:

No final de 2014, a FEB adquiriu um equipamento para reuniões virtuais para uso do NEPE. Em fevereiro de 2015 a Comissão do NEPE realizou reunião virtual experimental com os NEPEs da FEEGo e da Federação Espírita da Paraíba. Doravante, pretendia-se realizar estudos virtuais, facilitando o diálogo em tempo real com os diversos NEPEs.

 

Notas:

1) Depois publicado pela FEB, 1a edição em 2013.

2) Link: https://youtu.be/PJvv9rd2wIE (acesso em 01/12/2017).

3) Link: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/agora-ao-vivo-seminario-jesus-a-porta-kardec-a-chave/ (acesso em 01/12/2017).

4) Link: http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-noticias/revista-lei-divina-nepe-da-feb/ (acesso em 01/12/2017).

5) Carvalho, Célia Maria Rey; Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB, 2014.

(*) – Presidente da FEB (interino de maio de 2012 a março de 2013; efetivo de março de 2013 a março de 2015).

 

DE: http://grupochicoxavier.com.br/historico-nepe-feb/

 

 

 

(Brasília: participantes e ministradores do Seminario; Seminário: Nestor Masotti ladeado por Honório Abreu e Célio Allan Kardec; Seminário na FEB de instalação do NEPE, Presidente abre o evento e a Comissão do NEPE em 03/2013; gravação do programa “Evangelho à Luz do Espiritismo”.

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]