Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 28 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/28-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/28-06-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

27-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/27-06-2017.htm

26-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017.htm

24-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/24-06-2017.htm

23-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/23-06-2017.htm

22-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/22-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

................................

.........................

................

 

Continuação do email anterior

 

 

 

 

 

 

 

Biografia- continua no próximo email

................................

.........................

................

 

(Texto copiado de Febnet)

Busto de Allan Kardec em seu túmulo no Cemitério Pére Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Stonehenge. Amesbury, Salisbury,  Reino Unido. Foto Matheus Gobbo.

Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que  em média

 tem 5,49 metros de altura e peso de cerca de 25 toneladas cada. Estas são de um terceiro periodo de construção

que datam do  2º. Milênio a.C.  Algumas evidências sugerem que em periodo posterior os Druidas encontraram os

 círculos de pedra e os utilizaram com fins religiosos. (wikipedia)

Túmulo de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França, concebido em forma de dólmen druida.

Segundo informações dos espíritos que trabalharam na Codificação do Espiritismo,  Hippolyte Léon Denizard Rivail

em uma reencarnação à época dos druidas  tivera o nome de Allan Kardec, pseudônimo que adotou  para

 assinar as obras espíritas. Foto Ismael Gobbo.

Notre Dame de Paris. França. Óleo sobre tela por Armand Guillaumin. Exposto no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Armand_Guillaumin_-_Notre_Dame_de_Paris,_MNBA.jpg

 

A Mocidade Espírita, a USE e minha vida

 

Adolfo de Mendonça Junior (Franca, SP)

 

          Hoje resolvi fazer uma limpeza em meu escritório e no meio da bodega, encontrei um folder antigo sobre mocidade espírita, com um conceito de mocidade, elaborado em um EEDEME (Encontro Estadual de Dirigentes de Mocidade Espírita), hoje EECDME (Encontro Estadual de Comissão Diretora de Mocidade Espírita), se não for traído pela memória, o encontro aconteceu no ano de 1986. E eu estava lá. Na época, fomos divididos em grupos, distribuídos em sala de aula, com o objetivo de conceituar o que é mocidade espírita, debatemos exaustivamente. Depois, em plenária do encontro, votamos pelo texto que melhor denotava nosso objeto de estudo.

Então definimos que "Mocidade Espírita é um grupo de jovens que se reúnem com o objetivo de estudar a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, e temas atuais à luz do Espiritismo, contribuindo, assim, para a informação e formação moral do jovem. Este grupo denominado Mocidade é um Departamento do Centro Espírita, no qual realiza suas reuniões de estudo e desenvolve tarefas. Praticando os preceitos de Jesus, a Mocidade interage no meio-social. Estrutura atividades que atendam aos interesses e necessidades do jovem que dela participa. Através do Movimento de Unificação busca seu aperfeiçoamento”. Esse é o texto que aprovamos na época e que foi divulgado por meio de folder.

Foi na mocidade que eu conheci a USE, a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, a entidade federativa que coordena o Movimento Espírita no Estado. A USE está comemorando neste ano, 70 anos de serviços prestados aos centros espíritas e ao movimento espírita. Do período de novembro de 1992 a março de 1994, fui diretor do Departamento de Mocidades da USE Estadual, na gestão de Antônio César Perri de Carvalho, onde além do apoio recebido, viajei pelo Estado, conheci melhor a USE e sua estrutura democrática. Representei-a em diversos eventos da FEB (Federação Espírita Brasileira) em Brasília, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo, por exemplo; também fui assessor do bloco norte (USE Regional Franca e USE Regional Ribeirão Preto), na última gestão do saudoso Attilio Campanini, no triênio 2003 a 2006, além de ter sido presidente da USE Intermunicipal e da USE Regional de Franca. Eu diria que nosso maior legado, foi a aproximação dos jovens ao Movimento Espírita, demonstrando que é possível o trabalho em equipe, entre jovens e adultos, pela união e unificação. Me apaixonei pela USE e pela máxima: a USE "[...] não impõe nem interfere nas atividades do Centro Espírita, mas sugere, orienta, aproxima e divulga experiências". Participando das reuniões do Depto de Mocidade e das reuniões do CDE (Conselho Deliberativo Estadual) e do CDI (Conselho Deliberativo da USE Intermunicipal), aprendi o que é democracia participativa e sua importância.

A minha juventude foi laureada com o estudo e a vivência de princípios que até hoje norteiam minha vida. Numa época de transição da infância à vida adulta, no momento em que a Alma assume a sua verdadeira personalidade, a mocidade foi muito importante em minha adolescência e em minha vida. Nela tive uma orientação segura. Reconhecendo minhas tendências negativas, sei que a mocidade contribuiu para que eu me tornasse um homem de bem ou melhor, um homem que luta contra suas más tendência.

Foi uma época de muita felicidade e de muito trabalho: as caminhadas com o médium Zé Paulo, da Casa da Prece no Jardim Centenário; as visitas aos velhinhos do Lar de Ofélia,  no Jardim Planalto; as reuniões do Departamento de Mocidade, no Judas Iscariotes; as monitorias da COMENESP (Confraternização das Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo);os estudos do Grupão, no Centro Espírita Esperança e Fé, aos domingos á noite; as reuniões festivas no último sábado do mês, onde cumprimentávamos os aniversariantes; as campanhas contra o aborto e pena de morte, temas ainda hoje tão sensíveis aos jovens; as gincanas da MEMB (Mocidade Espírita Maria Barini); as festas juninas e o GEFA (Grande Encontro de Final de Ano).

O ponto forte da mocidade espírita é o estudo em grupo, onde aprendemos ao manusear os livros, nesse caso, as obras fundamentais de Allan Kardec. O estudo em grupo, ainda é um desafio para o movimento espírita. Temos que aprender com os jovens essa prática tão importante e libertadora, que nos possibilita estudar e refletir sobre a obre de Allan Kardec. "Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque nós não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo (XAVIER, 1975, p.28)". Para os centros espíritas interessados, indico o livro "Preparar aulas de evangelização a partir de O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec: crianças, jovens e adultos, vol.1", de Thermutes Lourenço.

 

Fonte bibliográfica:

XAVIER, Francisco Cândido. A terra e o semeador. Pelo Espírito Emmanuel. Araras-SP: IDE, 1975. Disponível em: [http://www.institutochicoxavier.org.br/wp-content/uploads/2015/03/aterraeosemeador.pdf]. Acesso em 30 de maio de 2017.

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

Imagens da 10ª. COMJESP que completou 50 anos em 2017 na cidade de Bauru, SP

Imagens/fonte: https://www.facebook.com/pg/Xcomjesp/photos/?tab=album&album_id=1367366023310186

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

·        Assembleia Geral Ordinaria – Comunicamos a todos os nossos associados que de acordo com o previsto no Estatuto realizaremos no dia 29/06 quinta feira às 19h em primeira chamada e as 20h em segunda chamada Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2016. A presença na Assembleia é franqueada a todos, porém o direito a voto é apenas para os associados que se encontrem em situação de adimplência.

·        Campanha de Fraldas Geriátrica – Doações de fraldas geriátricas durante o mês de junho para o asilo Madre Teodora. Quem preferir pode adquirir uma cota de contribuição no valor de R$14,00, que equivale a 14 fraldas. Informações na recepção

·        Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

27/06/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                         CEAK

Tema: Limpando ideias

 

28/06/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Família e Planejamento da Reencarnação

 

01/07/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade         CE Zilda Gama

Tema: Solidão Interativa

 

04/07/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Rogério Toledo                                        CE Seara de Jesus

Tema: Livre

 

04/07/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Aguardando confirmação                        

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Lançamento do CEEJA

Cartagena, Colômbia

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

 

(Recebido em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 Eventos Espíritas programados para

Jales, SP

 

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/faa0561b-bf98-4864-9267-27ae79889ee6.png

 

anúncio importante

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/00f8358a-f21d-4bba-a86b-a99b4e5515d9.png

 

Apenas uma breve pausa em nosso curso

Excepcionalmente nesta primeira quinzena de julho, não haverá aulas de "O Espírito em Foco", nosso curso de sábado ministrado por Adelvair David.


Retornaremos no dia 15 de julho, às 09h00, em nossa Casa - cujo endereço é Rua Dezenove, 768, Bairro São Judas, Jales/SP. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal MadôTV no Youtube (
bit.ly/madotvaovivo).

Aproveite este intervalo para revisar as últimas aulas deste curso em 
https://www.youtube.com/playlist?list=PL6OXFA4arUf5cXMg0zG15dMkEZJ4pznr2

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-facebook-48.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-twitter-48.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-instagram-48.png

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-link-48.png

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp

http://madoespirita.us7.list-manage.com/track/open.php?u=a52caddf551d02ce62ff3b2e6&id=5990b5bc95&e=fa0a9b33de



 

--

do menor servidor e irmão

http://i1125.photobucket.com/albums/l587/gif-mania/album176/x_3e3d98bf_zps45b3448b.gif

www.addavid.blogspot.com

 

 

*****************************

 

 

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/edd009d5-93fa-451e-90c9-e10e511f880f.png

 

Encontro de Mocidades Espíritas

A nossa Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque estará presente recepcionando todos os participantes de mais um importante encontro da União das Sociedades Espíritas de Jales em nossa Casa.

Façam já suas inscrições com Denise Merighe!
(17) 3621.6530 | 99704.5572 /
[email protected]

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp

 

Evangelização Espírita

Santo Ângelo, RS

Olá amigos,

Solicitamos a divulgação do endereço do site e do facebook de evangelização espírita entre os seus contatos que possam se interessar - evangelizadores, professores, pais, mães...

 

Vinculado ao site de evangelização (com apostilas gratuitas, histórias separadas por temas, aulas, ideias, técnicas, material para capacitação de evangelizadores e muito mais)

 

www.searadomestre.com.br/evangelizacao

 

foi criado no facebook um endereço com dicas, técnicas, ideias e aulas para a evangelização espírita

 

www.facebook.com/evangelizacaoseara

 

Conheça, curta e divulgue o site e o face de evangelização Evangelização Espírita!

 

Para colaborar com a divulgação da  evangelização espírita,  enviem para o e-mail [email protected] sugestões de técnicas e aulas que deram certo e que podemos compartilhar com outros evangelizadores através do site e facebook.

 

Evangelização é o amor em ação!!!

 

Com carinho,

Equipe site/facebook de evangelização espírita vinculados ao Grupo Espírita Seara do Mestre – Santo Ângelo/RS   -  www.searadomestre.com.br


 

Na evangelização infantil do Grupo Espírita Seara do Mestre, em Santo Ângelo/RS, temos utilizado bonecos de pano que representam Jesus (embora não cultuemos imagens, o boneco traz Jesus para mais perto das crianças, que precisam do concreto ainda). Já vimos tamanhos variados, feito por lojas de artesanato ou confeccionados em casa. Tem feito sucesso nas aulas. Felipe, 5 anos de idade, ganhou de presente um "Jesus, meu amigo" que o acompanha sempre nas preces antes de dormir. Presenteie nossas crianças com o verdadeiro super-herói, o que sempre nos protege, o mais poderoso de todos... Jesus!


 

             Evangelização é o amor em ação!!!

Acredite e colabore na evangelização de almas!!

 

(Informações recebidas em email de Evangelização Espírita Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Palestra e música no C.E. Allan Kardec

Lucélia, SP

 

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

Adquira vídeos do

Mednesp-2017

http://www.gapcongressos.com.br/correio/MEDNESP2017_palestras2.jpg

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

*********************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

Programação do SEJA

Campinas, SP

 

 

 

***************************

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Registro. "Espiritualismo e Espiritismo" foi tema em São Paulo

 

No final da tarde do dia 24 de junho, o Núcleo de Estudos Espíritas Apóstolo Mateus, no bairro Jardim Cachoeira, em São Paulo, houve o lançamento do livro "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade" (Editora Porto de Ideias), seguido de autógrafos e palestras de André Ricardo de Souza (organizador do livro e docente da UFSCar) e de Flávio Rey de Carvalho, um dos autores do capítulo "Espiritismo como religião: algumas considerações sobre seu caráter religioso e seu desenvolvimento no Brasil"; um participantes da fundação do GEECX (DF) e do antigo NEPE da FEB. O livro reúne autores da área acadêmica vinculados à sociologia e ciência da religião. Informações sobre livro: http://grupochicoxavier.com.br/espiritualidade-e-espiritismo-reflexoes-para-alem-da-religiosidade/

 

(Flávio Rey de Carvalho e  André Ricardo de Souza)

 

 Eventos Espiritas programados para

Franca, SP

 




***********************

 

 

 

***********************

 

 

 

***********************

 

 

 

 

 

*******************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia-nos a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Palestra programada para a A.F. A Caminho da Luz

Assis, SP  

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Cobem – Cine debate

Salvador, BA

Imperdível!!! A Cobem vai passar o Filme Nos Passos Do Mestre Jesus!!!

 

 Excelente filme que na época do seu lançamento, no ano passado em 2016, não passou nas salas do cinema aqui em Salvador.

 

 Essa é a oportunidade de vocês poderem assistir na Cobem!!!

 

Cine Debate Filme Nos Passos Do Mestre Jesus Segundo O Espiritismo

Data:29/07/2017 - Sábado - 14h30min

Faciltador: Marquito - Diálogo com o Público depois do filme ser passado

Ingresso: 25 notas fiscais

Venha você também assistir!!! Estamos lhe esperando!!!

Amorosamente

Cobem

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-Ba

Informações:(71)3356-0256

 


(Informações recebidas em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 Leia a revista Visão Espírita

Barcelona, Espanha

 

Acesse:

http://shoutout.wix.com/so/0LnvX018?cid=f2ffab95-df6c-406a-a7eb-871922224902#/main

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Divulgação do site O Clarim

Matão, SP

 

Acesse:

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/vida_apos_morte/vida_apos_morte.html

 

 

 

 

CONEAM 2017- Confraternização dos Espíritas do Amazonas

Manaus, AM

 

Programação e inscrição acesse:

http://site.feamazonas.org.br/index.php/fea/154-coneam/1884-coneam-2017-programacao

 

 

 

II Seminário Médico-Espírita de

Mossoró, RN

 

 

 

 

(Informações em http://www.fern.org.br/)

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

Conferências com Divaldo Pereira Franco no Paraná

Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino [[email protected]])

 

A nota da esperança

 

 

Foi num jornal de grande circulação que lemos a incrível história do violinista Isaac Perelman.

No dia 18 de novembro de 1995, ele se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque.

Às oito horas daquela noite, pisou o palco.

O que para a maioria das pessoas seria uma tarefa simples, para Isaac esse momento sempre representava um tremendo esforço.

Apoiado por aparelhos ortopédicos presos às suas pernas e em duas muletas, Isaac caminhou, como sempre fazia, lentamente, em passos penosos, porém sem perder a majestade.

O público já estava acostumado a essa cena, fruto de uma poliomielite que o atingiu ainda em sua infância.

Isaac se aproximou da cadeira, se sentou, desatou os aparelhos ortopédicos, deixou as muletas ao seu lado, no chão.

Com o auxílio das mãos, encolheu uma perna para trás, esticou a outra para a frente.

Em seguida, retirou seu precioso violino da caixa, colocou-o sobre o ombro, apoiado em uma das mãos.

Com a outra mão segurou o arco, e apontou para o regente da orquestra, indicando que ele começasse.

O que se viu em seguida, como de hábito, foi a genialidade de um homem através de seu violino, embalando o público com acordes de talentosa maestria.

De repente se ouviu um estalo!

Uma das quatro cordas do violino havia se rompido!

Todos olharam, em silêncio absoluto, para Isaac.

Ele fechou os olhos, respirou profundamente, levantou o arco, pedindo ao regente que continuasse no exato ponto em que haviam parado.

E Isaac tocou com incrível paixão, criando em sua mente, em sua alma, notas e acordes, de forma a produzir os mesmos sons da partitura original.

O público quase não podia acreditar. Isaac estava tocando a mesma sinfonia em um violino com três cordas.

Quando terminou, o público se ergueu e não parava mais de aplaudir.

Finalmente, os aplausos cessaram a pedido do violinista. As palavras que ele pronunciou tinham a doçura da convicção e continham uma grande lição:

Um músico deve produzir sonoridade com aquilo que lhe resta.

*   *   *

Todos somos músicos no concerto da vida. Mesmo com o coração dilacerado, as cordas dos sentimentos quebradas, é preciso continuar a executar as notas musicais.

Podem ser notas simples, isoladas, mas que aos poucos formarão uma melodia.

E embalados pela melodia da nossa própria dor haveremos de encontrar forças para executar a bela sinfonia da vida.

Mesmo que os dias amanheçam chuvosos e frios. Mesmo que o amor tenha partido. Mesmo que tenhamos ontem acompanhado os corpos dos nossos amores ao cemitério.

Continuemos tocando a melodia e descobrindo as notas de esperança que a vida nos oferece, no sorriso de uma criança, na mão de um amigo, no abraço carinhoso de um companheiro.

Esperança. Doce melodia que nos diz que, após o inverno rigoroso, chegará a primavera outra vez. E que, novamente, poderemos nos encantar com a harmonia dos botões desabrochando como numa grande apresentação sinfônica.

Música que nos chega aos ouvidos, pelas vozes das árvores que balançam, sussurrando a cada dia: Espera. Espera. O sol voltará a brilhar. 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
A nota da esperança, assinado por Edmond Fatuch,
publicado no Jornal Gazeta do Povo, em agosto. 2000.
Em 27.6.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Itzhak Perlman

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Itzhak_Perlman_violinist_1984.jpg

 

OUÇA ITZHAK PERLMAN EM APRESENTAÇÃO NO CHILE

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZLCCnIKQyFI

 

 

 

No crediário da vida

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Alma e Coração. Lição nº 08. Página 25.

 

Deixa que a compaixão te aclare os olhos e lubrifique os ouvidos, a fim de que possas ver e escutar em louvor do bem.

Quantas vezes geramos complicações e agravamos problemas, unicamente pelo fato de exigir dos outros, aquilo de santo ou de heróico que ainda não conseguimos fazer!

À frente das incompreensões ou perturbações do cotidiano, procuremos reagir como estimaríamos que os demais reagissem, se as dificuldades fossem nossas.

A Terra está repleta dos que censuram e acusam.

Amparemo-nos mutuamente.

Às vezes, pronuncias palavras menos felizes, nas horas de irritação ou desanimo, que apreciarias reaver a fim de inutilizá-las, se isso fosse possível, e agradeces a bondade do ouvinte que se dispõe a atirá-las no cesto do esquecimento.

Por que não agir, de modo análogo, quando registras o comentário de ordem negativa, partido de alguém, no clima do desespero?

Nos atos injustos, nas decisões impensadas ou nos erros que perpetramos, somos gratos à misericórdia daqueles que nos acolhem com brandura e entendimento, extinguindo no silêncio os resultados de nossas falhas involuntárias.

Como não esposar norma idêntica, quando algum de nossos irmãos escorregava na sombra?

Proclamamos a necessidade do progresso da alma, afirmamos o impositivo de nosso próprio aperfeiçoamento...

Iniciemos esse esforço meritório a favor de nós, reconhecendo que os outros carregam provações e fraquezas semelhantes às nossas, quando não sejam problemas e obstáculos muito mais aflitivos.

Admiremos nossos companheiros quando se aplicarem ao bem ou quando se harmonizarem com o bem: entretanto, sempre que resvalarem no mal, busquemos tratá-los na base do amor que declaramos cultivar com Jesus, de vez que todo investimento de tolerância que fizermos hoje, em benefício do próximo no crediário da vida, ser-nos-á amanhã precioso depósito que poderemos sacar no socorro àqueles a quem mais amamos, ou mesmo no auxílio a nós.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

DSC03956

Mosaico em azulejos simbolizando o Ouvido. Estação de metrô Saldanha, Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]