Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 01 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/01-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/01-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

29-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/29-04-2017.htm

28-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/28-04-2017.htm

27-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/27-04-2017.htm

24-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/24-04-2017.htm

20-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/20-04-2017.htm

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

 Cristo em pintura de Heinrich Hofmann

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cd/Christ%2C_by_Heinrich_Hofmann.jpg

 

As energias da alma

 

 

O quarto dele mais parecia um depósito. Sobre um móvel havia quadros, fotos, tudo amontoado, sem ordem alguma.

Pelo chão, estavam espalhadas caixas de aparelhos eletrônicos, há muito tempo sem utilidade.

Pastas, cadernos, livros, papéis faziam pilhas pelos cantos, em cima de mesas e cadeiras.

Numa grande estante, estavam fitas cassete, de vídeo, DVDs e CDs. Notava-se, além da desorganização, o desleixo, porque uma grossa camada de poeira podia ser vista.

O armário, por sua vez, mal podia ter as portas encostadas, abarrotado que estava de roupas, casacos, sapatos, chinelos.

Interessante que a quase totalidade desses itens já não lhe servia. No entanto, tudo ficava ali guardado para ser utilizado, algum dia.

A casa toda era uma grande confusão, demonstrando que organização e limpeza, andavam longe dali, há muito tempo.

*   *   *

A organização do ambiente em que vivemos ou no qual trabalhamos, dos móveis, objetos, roupas, retratam o nosso mundo interior.

Por causa disso, importante aprendamos a renovar a energia dos ambientes em que nos encontramos, abrindo janelas, permitindo que os raios do sol a tudo invadam e que o vento realize a sua visita benfazeja, varrendo para longe os miasmas acumulados.

Da mesma forma, nos disciplinarmos para manter estantes e armários organizados, descartando ou doando a terceiros tudo o que não mais nos seja de utilidade.

Roupas que permanecem o verão, primavera, outono e inverno sem deixarem as gavetas, as prateleiras, estão exigindo doação.

Quando abrimos espaços em caixas, baús, estantes, ao mesmo tempo estamos dilatando nossas próprias percepções mentais.

Arejando a casa, o escritório, igualmente arejamos a mente.

E se nos dispomos a doar roupas e utensílios que não nos estão sendo úteis, pensemos em quantos benefícios poderemos proporcionar a quem deles necessita.

Dilatando espaços físicos, nos sentiremos mais leves, com um ar de renovação a nos envolver.

*   *   *

Com o nosso ambiente externo organizado, é igualmente importante analisar mais profundamente outra situação.

Na maioria das vezes, também costumamos guardar entulho dentro de nós mesmos.

São mágoas, desgostos, tristezas, sofrimentos passados, lembranças de dores vividas e revividas que vamos arquivando na intimidade.

E se objetos amontoados se enchem de poeira e roupas encerradas em armários tendem a ficar emboloradas e se tornarem alimento para traças, esses sentimentos e emoções retidos em nossa intimidade, somente nos causam incômodos, desconforto, gerando doenças.

E, da mesma forma que a luz solar fica impedida de adentrar um local abarrotado de coisas, a luz do amor fica impossibilitada de adentrar um coração cheio de sentimentos negativos.

Para nosso próprio bem, façamos circular as energias, as boas energias.

Ventilemos os ambientes externos, organizando e retirando o que não usamos, e renovemos nossos sentimentos, deixando o amor fluir.

A higiene física nos auxilia a ter boa saúde. As boas energias da alma nos auxiliam a manter o equilíbrio interior.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 29.4.2017.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

A bem cuidada cidade histórica de Paraty, RJ. Foto Ismael Gobbo.

 

Registro. Conferência por Divaldo Pereira Franco na FEESP

São Paulo, SP

 

28-04-2017

 

A cidade de São Paulo, na noite do dia 28 de abril de 2017, apresentava-se marcada pela garoa que a tipifica, fato que tornava a sensação térmica mais acentuada do que os 15° C. Todos os que podiam buscavam seus lares para se abrigarem do frio e da umidade, outros ainda deixavam a Capital Paulista para aproveitar, na praia ou no campo, o descanso propiciado pelos feriados prolongados. 

Naquele recanto da Metrópole, porém, uma verdadeira multidão apressava-se para se acomodar no auditório da Federação Espírita do Estado de São Paulo que se tornou pequeno para acomodar tantos interessados. Salas de apoio com telões foram disponibilizadas.

Cerca de 2.500 pessoas, com frio, mas movidas pela decisão de se aquecerem com a mensagem de amor, se juntaram expectantes e esperançosas para acompanhar a abertura do Congresso Espírita FEESP 2017 – com o tema O Grão de Mostarda -  realizada pelo tribuno Divaldo Franco

Assomando à tribuna Divaldo inicia sua abordagem apresentando Joseph Ernest Renan (1823-1892) escritor, filósofo, teólogo e historiador Francês que publicou em 1861 a Obra “A Vida de Jesus” livro no qual Renan não chama a atenção somente pela grandiosa e intensa pesquisa histórica nele envolvido, mas também pela maneira com que expõe a biografia de Jesus, apresentando, no transcurso da leitura, não o Jesus crucificado mas, o Jesus cheio de vida do Sermão da Montanha.

Em 1862 foi nomeado professor de hebraico no Collège de France, mas, após a primeira aula seu curso foi cancelado pelo Imperador Napoleão III, pela simples razão de ter chamado Jesus de “um homem incomparável”, pois ao considerar Jesus um homem contrariava os dogmas da religião que considera Jesus parte da Santíssima Trindade e a manifestação de Deus na Terra.

Anos mais tarde, foi Jesus – uma vez mais – trazido ao palco da literatura mundial sob a luz que lhe ampliava a mensagem de amor e de libertação. Era a vez do insigne escritor russo Leon Tolstoi (1828 —  1910) um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX e que publicou os romances Guerra e Paz e Anna Karenina obras que o consagraram no meio literário mundial, mas que não conseguia, contudo preencher o vazio que ele sentia e em um gesto inesperado, abdicou de seus títulos e passou a viver de forma simples junto dos agricultores de sua antiga propriedade, levando uma existência simples e em proximidade à natureza, pois buscava o Reino de Deus e Sua justiça.

Dessa experiência transcendental publicou em 1.894 aquela que lhe seria a grande obra de não ficção de Tolstói: O Reino de Deus Está em Vós, obra em que Tolstói defende a ideia de que o cristianismo não é uma doutrina abstrata, mas uma proposta prática para a vida.

À semelhança da ação de intolerância de Napoleão III na França em relação a Ernesto Renan, o livro gerou tanta polêmica que foi proibido pelo czar da Russia, e seu autor excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa e por essa razão foi publicado pela primeira vez na Alemanha, pois fora banido em seu país de origem, a Rússia.

Anos mais tarde esse livro foi lido por Mohandas Karamchand Gandhi (1869—1948) que viu confirmada pela atitude de Jesus que a libertação sem violência e derramamento de sangue era sim possível e nele encontrou a motivação para seguir sua missão e, pacificamente, libertou o povo da subjugação inglesa, utilizando-se da “Satyagraha” a política da Não-Violência.

Jesus é esse homem incomparável que os Espíritos Superiores que participaram da Codificação do Espiritismo afirmam ser Ele o Modelo e Guia enviado por Deus para auxiliar a Humanidade.

Divaldo, então, encanta-nos a todos com uma anamnese histórica do povo Israelita situando-nos no clima político, social, religioso e militar da época em que Jesus surge para iluminar – perenemente – a Humanidade. Divaldo foca as palavras de Jesus no Sermão da Montanha e nas Bem-aventuranças base dos ensinamentos do Mestre (“Se o Evangelho de Jesus é o coração da Bíblia, o Sermão da Montanha é a alma do Evangelho”. Huberto Rohden). Revelando a importância do Sermão da Montanha para a Humanidade, o Mahatma Gandhi afirmou: “Se se perdessem todos os livros sagrados da humanidade, e só se salvasse O Sermão da Montanha nada estaria perdido”. 

É no evento das Bem-aventuranças que Jesus nos ilumina com as qualidades que devemos desenvolver para obtermos o Reino dos Céus: HUMILDADE (Bem-aventurados os humildes porque será deles o reino dos céus); MANSUETUDDE (Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra); MISERICÓRDIA (Bem-aventurados os misericordiosos porque obterão misericórdia); PAZ (não violência) (Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus); PUREZA DE CORAÇÃO (Bem-aventurados os puros de coração porque  eles verão a Deus) e o desenvolvimento da RESIGNAÇÃO (Bem-aventurados os que choram porque  serão consolados; Bem-aventurados os  que têm fome de justiça porque serão saciados; Bem-aventurados os perseguidos porque  será deles o Reino dos Céus).

Jesus vem nos falar de um sentimento antes nunca abordado pelos expoentes das diversas religiões: o AMOR.

Jesus vem nos apresentar a proposta superior para a vivência da vida em sua plenitude mediante a eleição de um propósito superior para a vida: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Podemos viver em harmonia apesar dos problemas que nos acontecem mediante a concentração de nossos esforços em torno de um objetivo existencial. Divaldo ilustrando a significação dessa atitude cita o exemplo de vida de Viktor E. Frankl, autor do livro Em Busca de Sentido e sobrevivente dos campos de extermínios nazista, que afirma: Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida. Procure o seu objetivo psicológico, seja ele qual for.

As aflições sem tamanho que a Sociedade moderna defronta advém da adoção de objetivos imediatistas em detrimento de aspirações mais sublimes para a existência e reforçando a necessidade de elegermos um objetivo existencial Divaldo cita o pensamento do psicólogo existencialista norte americano Rollo Reece May, (1909 —1994) que afirma ter a sociedade elegida como parâmetros para a felicidade:

Individualismo: Doutrina moral  e social cujo conceito é o de valoriza a autonomia individual na busca da liberdade e satisfação das inclinações naturais e que se traduz na liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou às pessoas

Sexualismo: Comportamento ligado à sociedade mercantilista e consumista, na qual o ato sexual é priorizado e banalizado, desvirtuando sua razão natural.

Consumismo: Compulsão e modo de vida que leva o indivíduo a consumir de forma ilimitada bens, mercadorias e/ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade).

O Individualismo produz como uma das consequências o medo de amar uma vez que AMAR significa “aprisionar-se” conflitando com o conceito individualista de liberdade, mas que na realidade não passa de libertinagem.

Para emoldurar o conteúdo moral da conferência Divaldo encerra com a página do Espírito Irmão X e psicografada por Chico Xavier intitulada “No Caminho do Amor” (do livro Contos e Apólogos, Ed. FEB) que narra o encontro de uma vendedora de ilusões em Jerusalém, nos arredores do Templo  que ao deparar-se com um jovem Nazareno encantou-se e tomada de grande paixão e arrebatada na onda de simpatia a irradiar-se dele, acercou-se do desconhecido e convidou o viajante de tão longe para acompanhá-la até seu palácio.

Constrangido por aquele olhar esfogueado, o forasteiro – olhando-a com ternura inexcedível  -apenas murmurou:

-Agora, não. Depois, no entanto, quem sabe?!

A mulher sentindo-se desprezada retirou-se agastada.

Mais dois anos se passaram e de volta a Jerusalém Jesus vista um casebre onda jaz uma mulher devorada pela hanseníase.

Aproxima-se da enxerga onde a doente repousa às portas da morte e de braços estendidos, tocados de intraduzível ternura convidou:

— Vem a mim, tu que sofres! Na Casa de Meu Pai, nunca se extingue a esperança.

A infeliz reuniu todas as forças que lhe sobravam e perguntou, em voz reticenciosa e dorida:

— Tu, o Messias nazareno? O Profeta que cura, reanima e alivia?! Que viste fazer, junto de mulher tão miserável quanto eu?

Ele, contudo, sorriu benevolente, respondendo apenas:

— Agora, venho atender ao convite que outrora me fizeste.

Divaldo encerra com as recomendações finais. Hoje, nesses dias tão atormentados e atormentadores, devemos buscar Jesus, refletir sobre Suas palavras e vivenciá-los mantendo nossas mentes a Ele vinculadas pelos pensamentos de teor elevado.

Busquemos encontrar um sentido psicológico para nossas existências, pratiquemos o bem.

Mesmo nesses dias difíceis deixemos brilhar a luz de Jesus a iluminar os nossos dias e todos os nossos momentos e optemos pela alegria de viver e, principalmente, de nos amarmo-nos a nós próprios.

Saiamos daqui com a certeza de que a vida é aquilo que dela fazemos.

As palmas que se seguiram ao poema da Gratidão traduziam o reconhecimento de todos pela mensagem de consolação e de esperança como luzes a balizar nossos passos nas sombras que buscam envolver a humanidade nos dias atuais.

Um pensamento repercutia no recôndito das almas, luarizadas pelas bênçãos que a todos envolviam:

— Não vos deixarei órgãos. Voltarei para vós.

      Fotos: Sandra Patrocinio                      Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

Atualização do site

Autores Espíritas Clássicos

 

Olá

Caros amigos

Saudações Kardequianas

 

Primeiramente queremos agradecer o Sr. Abílio Ferreira...Por ter traduzido este tesouro perdido no tempo...

 

O site... Vem trazer mais uma obra rara de 1859 que foi publicado pela casa de Kardec...Aonde enfoca o Médium Adrien... Que vem dos Círculos dos Médiuns de Kardec...

 

A obra se chama... Médium Adrien - À França - Comunicação Espírita (1859)...

 

Na realidade esta obra e uma psicografia... De Adrien... Que é um espécie... De clarinada... Um treino...Do plano espiritual... Da grande invasão espiritual... A 3 revelação prometida por Cristo... Foi publicada e vendida por 11 Euros no exterior... Uma obra ainda publicada no exterior....

 

O Trabalho:

- Médium Adrien - À França - Comunicação Espírita... (Obra) ---- JUNTAMENTE COM A OBRA EM FRANCÊS

O Jorge Hessen elaborou o prefácio...

Montagem da obra...Correção, formatação, pesquisa, diagramação, inserção de temas da R.E etc...

 

- Médium Adrien (Compilação das Revistas Espíritas publicadas por Allan Kardec do ano de 1858 e 1859) (Obra)

O Documento foi uma pesquisa e compilação de todos os materiais que foram publicados na R.E.... Sobre o Médium Adrien... Material de grande valor...

 

- NA PÁGINA DA NET.... Montagem, pesquisa, compilação, temas da R.E., Links, videos do youtube etc....

 

Todos os materiais... Podem ser vistos... Na página...E baixados... ESTAMOS ENVIANDO EM ANEXO NO ARQUIVO ZIPADO...

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Adrien/Adrien.htm

- Diversão para este feriado...NO CANAL DO YOUTUBE...

 

Estudo do Evangelho à Luz do Espiritismo... Uma série com participação de César Perri... Um material de vasto valor....

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLbBAXq8ij9EzwsGrEdFaJ_VBvN5IJ5fys

 

Histórias de Vidas Passadas | Documentário Discovery)

Documentário da Discovery Channel sobre casos comprovados de Reencarnação e Vidas Passadas.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=hMMAfgyu_Zg&index=32&list=PLbBAXq8ij9EwkXY5oRbROx3KFmMD4XuH1

REENCARNAÇÃO CASO JAMES LEININGER EVIDÊNCIAS CONTUNDENTES

Link: 

https://www.youtube.com/watch?v=QxcBZG7cwqU&index=2&list=PLbBAXq8ij9EwkXY5oRbROx3KFmMD4XuH1

 

Fiquem com Deus

 

A luta segue

 

Wanderlei

 

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Livro e Exposição facalizando Dona Benedita Fernandes

Araçatuba, SP

 

 

Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes.

E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’…

 

O ano de 2017 engloba quatro datas marcantes na história de Benedita Fernandes. Por esse motivo, associado ainda aos 160 anos de nascimento da Doutrina Espírita, com o lançamento de ‘O Livro dos Espíritos’, em 18 de abril de 1857, na França, por Allan Kardec, uma edição comemorativa da biografia da benemérita será lançada. Em Araçatuba e no Brasil.

No dia 6 de maio (sábado), a partir das 10h30, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), o biógrafo dela, araçatubense Antonio Cesar Perri de Carvalho, fará o lançamento oficial da obra ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’. “É edição comemorativa – ampliada, atualizada e revisada – inspirada na obra intitulada ‘Dama da Caridade’. A primeira edição foi lançada pela União Municipal Espírita de Araçatuba há 35 anos (1982) e, depois, pela Editora Radhu, de São Paulo, em 1987. A publicação de agora é, efetivamente, uma nova obra”, diz o autor.

Perri destaca que “a primeira versão de ‘Dama da Caridade’ atingiu vários rincões, motivando interesse dos leitores pela biografada e estímulo à criação de núcleos de trabalho espírita com o nome dela. Companheiros espíritas, de várias regiões do País, há muito solicitam a reedição desta obra biográfica. Como se encontra esgotada há anos, e já passados 30 da última edição, entendemos que a elaboração de uma nova versão seria mais adequada”.

Além dos 35 anos da primeira publicação e dos 30 anos da segunda edição, dois outros estímulos nortearam a empreitada literária: 85 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs, por Benedita Fernandes, em 6 de março de 1932, e 70 anos da desencarnação dela, em 9 de outubro de 1947. “São datas relevantes, que justificam a publicação, principalmente porque possibilitará que mais e mais pessoas conheçam a história surpreendente de superação de Benedita Fernandes: a mulher que revolucionou a própria vida para se transformar em pioneira do serviço de saúde mental no interior do Estado. E no próprio Brasil”, acrescenta o autor.

Ele morou durante 41 anos em Araçatuba. “Após nossa mudança da cidade, eventos relacionados à dona Benedita Fernandes foram mantidos pelos órgãos da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo sediados na cidade – USE Regional e Intermunicipal. Vários destes contaram com a ação e o entusiasmo do jornalista Sirlei Nogueira, atual presidente da USE Regional de Araçatuba, responsável pelo lançamento de ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’, uma parceria da USE, de Cocriação Editora, que inicia atividades e de Face Espírita”.

Segundo o jornalista Sirlei Nogueira, “a biografia reflete a proposta de trabalho da editora: cocriar. ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’ nasce nesse contexto, com apoios de várias instituições espíritas, da cidade e região, principalmente. Mas, já com reflexos pelo Brasil. A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes é uma das cocriadoras”.

 

OLHAR À DAMA. OLHAR A CARIDADE

 

Em 2013, em comemoração aos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes (27 de junho de 1883), o espaço dedicado às artes plásticas, em Araçatuba, foi ocupado por quadros e fotografias da época do trabalho pioneiro realizado por ela. O lançamento do novo livro, no dia 6 de maio, também marcará a abertura da segunda versão da Exposição ‘Olhar à Dama. Olhar a Caridade’, que ficará aberta ao público até o dia 27 de maio.

“A ideia da exposição, naquele ano, foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isso, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico ‘Dama da Caridade’, de Cesar Perri, então presidente da Federação Espírita Brasileira. Foi oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social”, explica Nogueira. A exposição ocorreu entre 25 de junho e 27 de julho de 2013.

“As telas e retratos de época focalizam momentos antes de 1932 até 1947. Na atual versão, novos enfoques serão incluídos, traduzindo as recentes mudanças nos serviços prestados pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. O objetivo é mostrar que ‘o Benedita’ não fechou; mudou formatos de atendimento”, conclui o organizador. A Prefeitura de Araçatuba apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

 

O BIÓGRAFO

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho é espírita desde os oito anos de idade, com mais de 53 anos de atuação em direção de instituições espíritas. Participou da fundação e como dirigente de Mocidade e de Centro Espírita, em Araçatuba, onde presidiu Órgão Municipal da USE (União das Sociedades Espíritas). Também foi presidente da USE-SP, da FEB (Federação Espírita Brasileira) e membro da Comissão Executiva do CEI (Conselho Espírita Internacional). Articulista de periódicos espíritas desde 1971, é autor e organizador de dezenas de livros espíritas.

Profissionalmente, Perri foi professor-titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unesp, doutor em ciências e livre-docente, pró-reitor da Unesp. Atuou na USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), universidades privadas, Ministério da Educação e foi presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Ele é autor de mais de uma centena de artigos científicos e de livros profissionais.

 

SERVIÇO

 

Dia 6 de maio, sábado, 10h30

Lançamento do livro

Abertura da exposição | 6 a 27 de maio

Maap | Rua Duque de Caixas, 29

Araçatuba.SP

INFO | [email protected] | 18 99709.4684

 


(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

Programação no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Na sexta-feira, dia 5 de Maio de 2017, às 21H00, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, terá lugar uma palestra pública alusiva ao tema "Sofrer, porquê?".

 

Partindo do princípio de que Deus é justo, qual o motivo de tanto sofrimento no nosso planeta?

A Doutrina Espírita eminentemente consoladora tem a explicação para a desigualdade das existências, dando-nos um roteiro de vida que nos ajuda a ser mais felizes, ajustando-nos assim à realidade e aos verdadeiros valores que nos permitem ser mais felizes e mais justos.

Ninguém nasce fadado ao sofrimento e todos temos, aos olhos de Deus, o mesmo valor.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.


Este centro tem página na Internet em 
https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   ELIANA MÁRCIA DAS NEVES GALVÃO

 

DA CIDADE  DE

PROMISSÃO

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 03-05-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

VII Jornada da AME- ABC

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pelo que se agradece.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK  e de João Marchesi Neto)

 

Palestras com Geraldo Lemos Neto

Tóquio, Japão

 

Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier de Tóquio organiza em teatro da capital japonesa palestra de Geraldo Lemos Neto em torno da obra de Chico Xavier, com tradução simultânea para o público japonês a partir do dia 16 de Maio de 2017.

Maiores informações no telefone indicado no cartaz com Sonia Sumi.

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 Programação no F.E. Irmã Maria

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

10º. Encontro Espírita sobre Francisco de Assis

Campo Grande, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 Evento programado para a SEETO

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

10ª. Marcha Nacional da Cidadania pela vida contra o aborto

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 Programações do CEECAL

Florianópolis, SC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 14º. Encontro de Espiritismo de

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Carlos Monteoliva e de Claudio Palermo)

 

 Palestra Cura e Autocura com Divaldo Franco

Rijswijk, Holanda

 

(Informações recebidas em email de Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 Feira do Livro em

Descalvado, SP

21ª. FEIRA DO LIVRO  - CASA ESPÍRITA SEARA DE LUZ – DESCALVADO

REALIZAÇÃO : DE 05 A 07 DE MAIO 2017

 

 

05/05/2017:

19:00 HS.  -  ABERTURA DA FEIRA

20:00 HS. -  PALESTRA COM  ADRIANO RUNHO-   

22:00 HS -   ENCERRAMENTO

 

 

06/05/2017:

09:00 HS.  – ABERTURA DA F.L.E.

11:00 HS. -  HORA DO AUTÓGRAFO COM O Sr. JOSÉ BRAGEROLLI – livro : “ DEVANEIOS ESPIRITUAIS “

20:00 HS. -  PALESTRA COM NAZIL CASARIN JUNIOR –

22:00 HS.  – ENCERRAMENTO

 

 

07/05/2017:

09:00 HS.  -  ABERTURA DA FEIRA

09:30 HS.  – GRUPO DE PINTURA MEDIUNICA

17:00 HS.  -  ENCERRAMENTO DA F.L.E.

 

     Vitor Hugo Pio

email : [email protected]
       cel:  19- 99841-7040

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes [[email protected]])

 

Brasileira Espírita em Encontro inter-religioso

Viena, Áustria

 

A Presidente do Grupo em alemao Emmanuel da cidade de Viena , Daniela escreveu: Uma honra Recebemos hoje esse convite para Falar em Alemão sobre o Espiritismo em 17 minutos em Vienna dia 6 de Maio num encontro inter-religioso. Conto com sua prece.

Contacto: [email protected]

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

 

(Informação recebida em emails deVerein für spiritistische Lehre Emmanuel [[email protected]] e  de Elsa Rossi)

                                            

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 452

TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 8/MAIO/2017

INFO PAN 452 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE: https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL 

ACLIMAÇÃO / AGUÁ RASA / ARTUR ALVIM / BELA VISTA / BUTANTÃ / CAMPO GRANDE / CHÁCARA MAFALDA / CHÁCARA SANTO ANTONIO / CIDADE DUTRA / CIDADE PATRIARCA / JAGUARÉ / JARDIM BRASILIA / JARDIM IMPERADOR / JARDIM IPANEMA / JARDIM JAU / JARDIM SANTO ELIAS / JARDIM UMARIZAL / LAPA / MORUMBI / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE PAULISTANO / SANTANA / SANTO AMARO / SÃO JOÃO CLÍMACO / SÃO MIGUEL PAULISTA / VILA ARICANDUVA / VILA CARRÃO / VILA FORMOSA / VILA INDUSTRIAL / VILA MAFRA / VILA MARIANA / VILA PORTUGUESA / VILA TALARICO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / ARARAQUARA / ARUJÁ / ASSIS / AVANHANDAVA / BAURU / BIRIGUI / BIRITIBA MIRIM / CAMPINAS / CARDOSO E REGIÃO / CATANDUVA / CONCHAL E REGIÃO / DESCALVADO / DIADEMA / EMBÚ DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GETULINA / GUARULHOS / IBIUNA / JABOTICABAL / JACAREÍ / LINS / MARÍLIA / MATÃO / MIRANDÓPOLIS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PENÁPOLIS / PRESIDENTE PRUDENTE / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO PEDRO / SÃO VICENTE / SOROCABA / TAUBATÉ / UBATUBA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BELFORD ROXO / BENTO RIBEIRO / BOTAFOGO / BRÁS DE PINA / CENTRO / COLÉGIO / INHAUMA / PECHINCHA / RECREIO DOS BANDEIRANTES / RICARDO DE ALBUQUERQUE / RIO COMPRIDO / TIJUCA / VILA LEOPOLDINA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > BARRA DO PIRAÍ / JAPERI / MENDES / MESQUITA / NITERÓI / NOVA IGUAÇU / SÃO GONÇALO / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > CARIACICA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ARAÇAI / BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO E REGIÃO / CATAGUASES / GUARANÉSIA / GUAXUPÉ / POUSO ALEGRE / PRATINHA / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / BALSA NOVA / CAMBÉ / CAMPO MOURÃO - FÊNIX - PEABIRU  / CASCAVEL / CIANORTE - TERRA BOA  / CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / GOIOERÊ - UBIRATÃ / LONDRINA / MARINGÁ / NOVA ESPERANÇA / PALOTINA / PARANAVAÍ - PARANACITY /  PATO BRANCO / RIO NEGRO / WENCESLAU BRÁZ

RIO GRANDE DO SUL > CANOAS / CAPIVARI DO SUL / CAXIAS DO SUL / PEDRO OSÓRIO / PELOTAS / PORTO ALEGRE / SANTA CRUZ DO SUL / SÃO BORJA / SÃO LEOPOLDO

SANTA CATARINA > ARARANGUÁ / BLUMENAU / CHAPECÓ / CONCÓRDIA / FLORIANÓPOLIS / ITAPEMA / JOINVILLE / SÃO JOSÉ / TURVO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > APARECIDA DE GOIÂNIA / GOIÂNIA

MATO GROSSO > CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL > AQUIDAUANA / BATAYPORÃ / DOURADOS / PARANAIBA / SÃO GABRIEL DO OESTE / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > ARAPIRACA

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > CABO DE SANTO AGOSTINHO / IGARASSU / JABOATÃO DOS GUARARAPES / OLINDA / PAULISTA / RECIFE

SERGIPE

ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA

PARAÍBA > JOÃO PESSOA

PIAUI > TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / NATAL / PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

RONDÔNIA > ARIQUEMES

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > BAD HONNEF / FRANKFURT / KÖLN

ARGENTINA > BUENOS AIRES

AUSTRALIA > ADELAIDE

AUSTRIA > VIENA

ESTADOS UNIDOS > BOCA RATON / DANBURY / LONG BRANCH / NEWARK / NEW YORK / ORLANDO / STRATFOR CT

FRANÇA > PARIS

HOLANDA > RIJSWIJK

PORTUGAL > ANGRA DO HEROÍSMO / CALDAS DA RAINHA / COIMBRA / FIGUEIRA DA FOZ / MARINHA GRANDE / SANTARÉM

ROMÊNIA > BUCARESTE

SUIÇA > ZURIQUE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Resenha espírita on line

Acesse nos links

 

https://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_142

https://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-142

https://pt.scribd.com/document/346738745/Resenha-Espirita-on-Line-142

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

https://issuu.com/ceac/docs/jme_maio_2017

 

 

 

Obsessão e cura

 

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 48. Página 134.

                                                                                  

A reencarnação solicita nove meses de base no claustro materno, a fim de que venha a estabelecer domínio sobre o corpo e não se requere do espírito nada menos de sete anos sucessivos de esforço, e de ensaio, para que se lhe consolide a segurança na experiência física.

Um certificado de competência nas profissões liberais custa habitualmente quase quatro lustros de estudos incessantes.

Uma árvore frutífera deve aguardar a passagem de muitas estações, até que consiga fornecer os frutos da própria espécie.

O carvalho ou a peroba para oferecerem material de construção necessitam de muitas décadas de trabalho silencioso, na organização da própria estrutura.

O carvão para converter-se em diamante requisita séculos de apoio no laboratório da natureza.

Em qualquer progresso ou desenvolvimento de aquisições do mundo, nada se obtém sem paciência, amor, educação e serviço; como quereis, meus irmãos da Terra, que a obsessão - que é frequentemente desequilíbrio cronificado da alma, - venha a desaparecer sem paciência, amor, educação e serviço, de um dia para o outro?

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

 Aquarela de James Tissot retratando Jesus curando um cego e mudo no fenômeno chamado de Possessão.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Brooklyn_Museum_-_The_Blind_and_Mute_Man_Possessed_by_Devils_%28Le_d%C3%A9moniaque_aveugle_et_muet%29_-_James_Tissot.jpg

 

Eurípedes Barsanulfo

01-05-1880 / 01-11-1918.

 

 

colegio30042007busto de euripedes

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

Nascido em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais, e desencarnado na mesmo cidade, aos 38 anos de idade, em 1º de novembro de 1918.

 

Logo cedo manifestou-se nele profunda inteligência e senso de responsabilidade, acervo conquistado naturalmente nas experiências de vidas pretéritas.

 

Era ainda bem moço, porém muito estudioso e com tendências para o ensino, por isso foi incumbido pelo seu mestre-escola de ensinar aos próprios companheiros de aula. Respeitável representante político de sua comunidade, tornou-se secretário da Irmandade de São Vicente de Paula, tendo participado ativamente da fundação do jornal "Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano". Logo viu-se guindado à posição natural de líder, por sua segura orientação quanto aos verdadeiros valores da vida.

 

Através de informações prestadas por um dos seus tios, tomou conhecimento da existência dos fenômenos espíritas e das obras da Codificação Kardequiana. Diante dos fatos voltou totalmente suas atividades para a nova Doutrina, pesquisando por todos os meios e maneiras, até desfazer totalmente suas dúvidas.

 

Despertado e convicto, converteu-se sem delongas e sem esmorecimentos, identificando-se plenamente com os novos ideais, numa atitude sincera e própria de sua personalidade, procurou o vigário da Igreja matriz onde prestava sua colaboração, colocando à disposição do mesmo o cargo de secretário da Irmandade.

 

Repercutiu estrondosamente tal acontecimento entre os habitantes da cidade e entre membros de sua própria família. Em poucos dias começou a sofrer as conseqüências de sua atitude incompreendida.

 

Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas da cidade, sendo procurado pelos pais dos alunos, que chegaram a oferecer-lhe dinheiro para que voltasse atrás quanto à nova matéria e, ante sua recusa, os alunos foram retirados um a um.

 

Sob pressões de toda ordem e impiedosas perseguições, Eurípedes sofreu forte traumatismo, retirando- se para tratamento e recuperação em uma cidade vizinha, época em que nele desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. Um dos primeiros casos de cura ocorreu justamente com sua própria mãe que, restabelecida, se tornou valiosa assessora em seus trabalhos.

 

A produção de vários fenômenos fez com que fossem atraídas para Sacramento centenas de pessoas de outras paragens, abrigando- se nos hotéis e pensões, e até mesmo em casas de famí1ias, pois a todos Barsanulfo atendia e ninguém saía sem algum proveito, no mínimo o lenitivo da fé e a esperança renovada e, quando merecido, o benefício da cura, através de bondosos Benfeitores Espirituais.

 

Auxiliava a todos, sem distinção de classe, credo ou cor e, onde se fizesse necessária a sua presença, lá estava ele, houvesse ou não condições materiais.

 

Jamais esmorecia e, humildemente, seguia seu caminho cheio de percalços, porém animado do mais vivo idealismo. Logo sentiu a necessidade de divulgar o Espiritismo, aumentando o número dos seus seguidores. Para isso fundou o "Grupo Espírita Esperança e Caridade", no ano de 1905, tarefa na qual foi apoiado pelos seus irmãos e alguns amigos, passando a desenvolver trabalhos interessantes, tanto no campo doutrinário, como nas atividades de assistência social.

 

Certa ocasião caiu em transe em meio dos alunos, no decorrer de uma aula. Voltando a si, descreveu a reunião havida em Versailles, França, logo após a I Guerra Mundial, dando os nomes dos participantes e a hora exata da reunião quando foi assinado o célebre tratado.

 

Em 1o. de abril de 1907, fundou o Colégio Allan Kardec, que se tornou verdadeiro marco no campo do ensino. Esse instituto de ensino passou a ser conhecido em todo o Brasil, tendo funcionado ininterruptamente desde a sua inauguração, com a média de 100 a 200 alunos, até o dia 18 de outubro, quando foi obrigado a cerrar suas portas por algum tempo, devido à grande epidemia de gripe espanhola que assolou nosso país.

 

Seu trabalho ficou tão conhecido que, ao abrirem- se as inscrições para matrículas, as mesmas se encerravam no mesmo dia, tal a procura de alunos, obrigando um colégio da mesma região, dirigido por freiras da Ordem de S. Francisco, a encerrar suas atividades por falta de freqüentadores.

 

Liderado a pulso forte, com diretriz segura, robustecia- se o movimento espírita na região e esse fato incomodava sobremaneira o clero católico, passando este, inicialmente de forma velada e logo após, declaradamente, a desenvolver uma campanha difamatória envolvendo o digno missionário e a doutrina de libertação, que foi galhardamente defendida por Eurípedes, através das colunas do jornal "Alavanca", discorrendo principalmente sobre o tema: "Deus não é Jesus e Jesus não é Deus", com argumentação abalizada e incontestável, determinando fragorosa derrota dos seus opositores que, diante de um gigante que não conhecia esmorecimento na luta, mandaram vir de Campinas, Estado de S. Paulo, o reverendo Feliciano Yague, famoso por suas pregações e conhecimentos, convencidos de que com suas argumentações e convicções infringiriam o golpe derradeiro no Espiritismo.

 

Foi assim que o referido padre desafiou Eurípedes para uma polêmica em praça pública, aceita e combinada em termos que foi respeitada pelo conhecido apóstolo do bem.

 

No dia marcado o padre iniciou suas observações, insultando o Espiritismo e os espíritas, "doutrina do demônio e seus adeptos, loucos passíveis das penas eternas", numa demonstração de falso zelo religioso, dando assim testemunho público do ódio, mostrando sua alma repleta de intolerância e de sectarismo.

 

A multidão que se mantinha respeitosa e confiante na réplica do defensor do Espiritismo, antevia a derrota dos ofensores, pela própria fragilidade dos seus argumentos vazios e inconsistentes.

 

O missionário sublime, aguardou serenamente sua oportunidade, iniciando sua parte com uma prece sincera, humilde e bela, implorando paz e tranqüilidade para uns e luz para outros, tornando o ambiente propício para inspiração e assistência do plano maior e em seguida iniciou a defesa dos princípios nos quais se alicerçavam seus ensinamentos.

 

Com delicadeza, com lógica, dando vazão à sua inteligência, descortinou os desvirtuamentos doutrinários apregoados pelo Reverendo, reduzindo- o à insignificância dos seus parcos conhecimentos, corroborado pela manifestação alegre e ruidosa da multidão que desde o princípio confiou naquele que facilmente demonstrava a lógica dos ensinos apregoados pelo Espiritismo.

 

Ao terminar a famosa polêmica e reconhecendo o estado de alma do Reverendo, Eurípedes aproximou-se dele e abraçou-o fraterna e sinceramente, como sinceros eram seus pensamentos e suas atitudes.

 

Barsanulfo seguiu com dedicação as máximas de Jesus Cristo até o último instante de sua vida terrena, por ocasião da pavorosa epidemia de gripe que assolou o mundo em 1918, ceifando vidas, espalhando lágrimas e aflição, redobrando o trabalho do grande missionário, que a previra muito antes de invadir o continente americano, sempre falando na gravidade da situação que ela acarretaria.

 

Manifestada em nosso continente, veio encontrá-lo à cabeceira de seus enfermos, auxiliando centenas de famílias pobres. Havia chegado ao término de sua missão terrena. Esgotado pelo esforço despendido, desencarnou no dia 1o. de novembro de 1918, às 18 horas, rodeado de parentes, amigos e discípulos.

 

Sacramento em peso, em verdadeira romaria, acompanhou- lhe o corpo material até a sepultura, sentindo que ele ressurgia para uma vida mais elevada e mais sublime.

 

Grandes Vultos do Espiritismo

 

(Copiado do site Feparana)

Digitalizar0003

Dona Meca, mãe de Eurípedes

Digitalizar0001

Eurídice Miltan Cunha,  “Sinhazinha”, irmã de Eurípedes Barsanulfo e mãe de Heigorina Cunha

Euripedes-Educador

Colégio Allan Kardec. Sacramento, MG. Eurípedes Barsanulfo, á frente, e alunos.

Imagem/fonte: http://www.casadamaepobre.org/wp/euripedes-barsanulfo/

 

colegio01052007fachadacolegio30042007busto de euripedes

Colégio Allan Kardec e busto de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG. Fotos Ismael Gobbo

ArquivoExibir

Importante obra de Corina Novelino: “Eurípedes O Homem e a Missão”.

 DSC07424

Quartinho de Eurípedes. Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

euripedes barsanulfotumulosacramento

Túmulo de Euripedes Barsanulfo no cemitério de  Sacramento, MG.

Euripedes desencarnou  no dia 1º. de novembro de 1918. Foto Ismael Gobbo

 

Deus

 

Eurípedes Barsanulfo


O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

Rio de Janeiro em vista a partir do Corcovado*.  Fotos Ismael Gobbo

 

*  No alto, Praias de Ipanema e Leblon, no centro, Lagoa Rodrigo de Freitas e, à direita, Hipódromo da Gávea.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]