Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/22-09-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/22-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/21-09-2017.htm

20-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/20-09-2017.htm

19-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/19-09-2017.htm

18-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/18-09-2017.htm

16-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

.....................................

.........................

..............

 

Continuação do email anterior

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Um Evangelista. Óleo sobre tela por El Greco.

Museu Municipal de Belas Artes “Juan B. Castagnito”, Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo 21/09/2017.

“A virgem e o menino Jesus”. Óleo sobre tela atribuído a Gérard David.

Museu Municipal de Belas Artes “Juan B. Castagnito”. Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo 21/09/2017.

Estátua de Beethoven no Parque Independência. Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 Dizes-te

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 13. Página 39.

Reunião pública de 23/02/1959.

 

Dizes-te pobre; entretanto, milionários de todas as procedências dar-te-iam larga fortuna por ínfima parte do tesouro de tua fé.

Dizes-te desorientado; contudo, legiões de companheiros, cujo passo a cegueira física entenebrece, comprar-te-iam por alta recompensa leve migalha da visão que te favorece, para contemplarem pequena faixa da natureza.

Dizes-te impedido de praticar o bem; todavia, multidões de pessoas algemadas aos catres da enfermidade oferecer-te-iam bolsas repletas por insignificante recurso da locomoção com que te deslocas, de maneira a se exercitarem no auxilio aos outros.

Dizes-te desanimado; sem te recordares, porém, de que vastas fileiras de mutilados estariam dispostos a adquirir, com a mais elevada quota de ouro, a riqueza de teus pés e a bênção de teus braços.

Dizes-te em provação; mas olvidas que, na triste enxovia dos manicômios, inúmeros sofredores cederiam quanto possuem para que lhes desses um pouco de equilíbrio e de lucidez.

Dizes-te impossibilitado de ajudar com a luz da palavra; no entanto, mudos incontáveis fariam sacrifícios ingentes para deter algum recurso do verbo claro que te vibra na boca.

Dizes-te desamparado; entretanto, milhões de criaturas dariam tudo o que lhes define a posse na vida para usar um corpo harmônico qual o teu, a fim de socorrerem os filhos da expiação e do sofrimento.

Por quem és, não lavres certidão de incapacidade contra ti mesmo.

Lembra-te de que um sorriso de confiança, uma prece de ternura, uma frase de bom ânimo, um gesto de solidariedade e um minuto de paz não têm preço na Terra.

Antes de censurar o irmão que traz consigo a prova esfogueante das grandes propriedades, sai de ti mesmo e auxilia o próximo que, muita vez, espera simplesmente uma palavra de entendimento e de reconforto, para transferir-se da treva à luz.

E, então, perceberás que a beneficência é o cofre que devolve patrimônios temporariamente guardados a distância das necessidades alheias, e que a caridade, lídima e pura, é amor sempre vivo, a fluir, incessante do amor de Deus.
 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio)

 

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Good_Samaritan#/media/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Buritama, SP

 

Quarta-feira, 27-09-2017, às 20 horas.

Local: Recinto de Exposições Odilon Ferreira de Almeida

Av. Daniel Luis Guerbas, s/no.

Buritama, SP

 

 

 

(Outdoor em Araçatuba, SP, Foto Ismael Gobbo)

 

 Palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP



(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 Seminário em comemoração aos 61 anos da SERTE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 Informações do C.E. Allan Kardec

Campinas, SP

 

 

Campinas sedia 10º Festival do Livro do Centro Espírita Allan Kardec

 

Livros, CDs e DVDs terão descontos de até 60%, com mais de 1.800 títulos à venda

 

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, promove, no dia 7 de outubro, o tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema “Ler para conhecer, estudar para transformar”, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto.

A grande atração dessa edição é a banca de saldão com promoções bem atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema Sexo e Sexualidade na Visão Espírita, Orson Peter Carrara, com o tema Preparando-se para uma Vida de Paz, Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a Casa Espírita e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia.

Entre os objetivos do festival estão a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

Haverá programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço “Café Literário”, destinado para uma pausa e encontros com os amigos.

Os resultados obtidos com a venda dos produtos serão destinados às obras assistenciais do CEAK e seus departamentos. O evento é bienal, sua última edição aconteceu em 2015, atraiu mais de 3 mil pessoas e atingiu a marca de 8 mil exemplares vendidos.

A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

 

Mais Informações: (19) 2514-8763 ou www.ceak.org.br/festivaldolivro

 

SOBRE O CEAK

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), instituição fundada em 1938, em Campinas, e filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), tem por finalidade o estudo e a prática do espiritismo. Possui três núcleos de trabalhos assistenciais e de estudos: Alvorada de Cristo, no Jardim Proença, Vila Nova, no bairro Vila Nova e o Núcleo Sousas, no mesmo Distrito. É responsável pelas creches Mãe Luiza, no Educandário Eurípedes e Gustavo Marcondes, em Sousas; pelo Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece, desde a sua fundação, escolaridade básica a crianças e jovens, além de todo atendimento socioeducativo; e também pela Casa de Apoio à Vida, uma das entidades vencedoras do 4º ODM Brasil (Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio), em reconhecimento ao seu trabalho de atendimento às adolescentes grávidas.

Também faz parte da instituição a Panificadora Bambini, fundada em 1975, com a finalidade de fornecer parte dos recursos necessários para a manutenção das obras sociais. E para realizar a divulgação da doutrina espírita, através de obras selecionadas, em 1999, foram iniciadas as atividades da Editora Allan Kardec.

 

Como o CEAK se mantém?

Através da panificadora Bambini, sua maior mantenedora, da editora, com a venda de livros, doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias, eventos e campanhas, transferências de recursos de órgão públicos e também da contribuição mensal dos seus associados.

 

Trabalhos realizados pelo Centro Espírita Allan Kardec e seus Núcleos, em números!

·                     270 gestantes/ano (adolescentes e adultas) recebendo orientações de uma equipe multidisciplinar sobre parto, pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, métodos contraceptivos, noções de cidadania, além de oficinas para geração de renda;

 

·                     490 crianças/ano, em período integral, com atendimento psicossocial, pedagógico, médico e odontológico e alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;

 

·                     400 adolescentes que contam com orientação psicossocial e educadores sociais. São orientados ainda em oficinas de cidadania, preparação de pães, doces e salgados, elétrica e introdução à robótica, trabalho, força e autonomia, esporte, cultura e lazer e comunicação digital. Além disso, são encaminhados ao mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional – “Jovem Aprendiz”;

·                     200 alunos adultos em cursos de qualificação profissional, prioritariamente aos membros das famílias dos assistidos: panificação e pizzaiolo; NR10 (Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho); eletricista e instalador.

 

Conheça essas e outras atividades realizadas pelo CEAK e seus Núcleos. Faça-nos uma visita. Esperamos por você!

 

www.ceak.org.br

    /CEAKCampinas

 

****************************************

 

Centro Espírita Allan Kardec – Rua Irmã Serafina, 674 – Centro – Campinas / SP

Instituto Popular Humberto de Campos, Av. Irmã Serafina, 674 – Centro

Casa de Apoio à Vida (CAVI) – Av. Irmã Serafina, 687 – Centro

Núcleo Vila Nova/Educandário Eurípedes/Creche Mãe Luíza: Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 750 – Vila Nova

Núcleo Alvorada de Cristo: Rua do Professor, 292 – Jardim Proença

Núcleo Sousas/Creche Gustavo Marcondes: Rua Maria Franco Salgado, 881– Sousas

 

 

 

 Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Imagem inline 1

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

24/set

Domingo

15h

Sarau Zilda Gama “Abrace a Arte, Abrace a Vida

Música, Teatro, contação de histórias e poesia e muito mais nesta tarde de alegria e reflexão em torno da oportunidade da vida, para você, sua família e seus amigos.

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi:,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

 

SETEMBRO AMARELO

Acompanhe nossas postagens no Facebook, curta e compartilhe com as hashtags #setembroamarelonozg e #abraceavida

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

20/set

Quarta

20h

Jobert Costa

CE Julio DE Abreu

Livre

23/set

Sábado

15

Maria Nanci Vieira

Casa Maria de Nazaré

Livre

26/set

Terça

9h

Inês J. Gonçalves

Irmãos da Nova Era

Livre

20h

Marcos Zanardi

CE Zilda Gama

Não vos canseis pelo ouro

27/set

Quarta

20h

Maria Nanci Vieira

Casa Maria de Nazaré

Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

 A Visão Espírita do Suicídio

Aula final com André Trigueiro

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que esteja!

 

Que bom que estivemos juntos até aqui, nessa jornada de informações sobre a valorização da vida.

Chegamos com esta quinta aula ao final do minicurso sobre prevenção do suicídio, do jornalista André Trigueiro, autor do livro Viver é a melhor opção.

O Trigueiro desta vez vai abordar a visão espírita do suicídio: www.correiofraterno.com.br/viver/aula5

Há um aspecto bastante interessante logo de início, para refletirmos juntos nessa última etapa do minicurso. Fala-se tanto em reencarnação, em lei de causa e efeito, em livre-arbítrio, justiça divina... Será que alguém pode vir predeterminado a se matar? E, no mundo espiritual, o que acontece com os suicidas? Sofrem? São acolhidos, perdoados?

“Precisamos fazer um exercício de transcendência, útil e filosoficamente necessário”, comenta o jornalista, citando outros pensadores que consideram o suicídio como a grande questão filosófica do nosso tempo: decidir se a vida merece ou não ser vivida.

www.correiofraterno.com.br/viver/aula5

Ele lembra também que as religiões podem divergir sobre vários aspectos, mas convergem quando assunto é suicídio, dizendo que ele jamais é um alivio, uma solução para os nossos problemas. “É importante ter essa informação e, no caso do espiritismo, é interessante ver a forma pormenorizada com que essa doutrina tenta explicar a realidade do suicida no plano espiritual.”

Esta aula como conclusão do minicurso é realmente imperdível. Você vai ficar sabendo por que o livre-arbítrio é soberano, por que somos donos dono dos nossos destinos e sempre respondemos por nossos atos. Também vai se sensibilizar com a forma como o Trigueiro convida para que fiquemos espertos: “O que podemos fazer para melhorar a dor do outro? É preciso prestar atenção no que acontece à nossa volta.”

www.correiofraterno.com.br/viver/aula5

 

Obrigada por ter participado conosco, celebrando a vida nesse Setembro Amarelo!

Que possamos nos encontrar em novas iniciativas!

Um grande abraço e até a próxima,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

 

Mutirão do Bem 

Acesse no link

 

MUTIRÃO NO BEM

 

Emmanuel diz que “os administradores do mundo são, na maioria das vezes, veneráveis prepostos da Sabedoria Imortal, amparando os potenciais econômicos, passageiros e perecíveis do mundo; todavia, não te esqueças das recomendações traçadas no Código da Vida Eterna, na execução das quais devemos edificar o Reino Divino, dentro de nós mesmos.”

No livro Vinha de Luz, ao examinar o registro de Lucas (22:27) este Espírito cria o título “Política Divina”, diante do que disse Jesus.

São muitas as iniciativas políticas, em favor das crianças que se encontram em situações de vulnerabilidade social, dentre aquelas que consideram a “Política Divina” me permito apresentar ao leitor um projeto nascente, na Cidade de São Paulo. Creio que tem tudo para dar bons frutos e inspirar ações semelhantes.

https://youtu.be/ec23VfBy9Og

Ação e Cidadania | Mutirão no Bem

youtu.be

Conheça o trabalho da ONG Mutirão no Bem, que apoia famílias em comunidades onde há vulnerabilidade social. Acompanhe as novidades da Câmara: http://facebook...

 

Hoje apelo para a divulgação do “Mutirão no Bem”

http://www.mutiraonobem.org.br/

 

ESFUERZO EM EL BIEN

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2017/

https://issuu.com/merchita/docs/esfuerzo_en_el_bien._acepto_y_agrad

MUTIRÃO NO BEM

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/09/mutirao-no-bem-aceito-e-agradeco.html

 

 

(Informações recebidas em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 VII Simpósio de Saude e Espiritualidade do NUSE

São Paulo, SP

 

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você?

Espero que tenha aproveitado o minicurso do jornalista André Trigueiro sobre prevenção do suicídio. A última aula foi liberada na quarta-feira.

Quero aproveitar hoje para apresentar o VII Simpósio de Saúde e Espiritualidade do NUSE – Núcleo de Saúde e Espiritualidade da Unifesp/EPM, com o tema “Transformação do ser sob o paradigma biopsicossocial”.

O evento vai acontecer de 29 a 30 de setembro de 2017, em São Paulo (SP), e contará com a participação do André Trigueiro. Veja abaixo a programação completa.

Você pode se inscrever no dia do evento, ou então AGORA pelo e-mail [email protected]. Participe!

Um abraço e até,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

VII Simpósio de Saúde e Espiritualidade - NUSE (Núcleo de Saúde e Espiritualidade - UNIFESP/EPM)

 

 

 Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Filme: Chico Xavier, um amigo

Acesse no link

 

---------- Mensagem encaminhada ----------

De: cleiton freitas <[email protected]>
Data: 21 de setembro de 2017 08:20

Amigos segue o link do filme

 

Chico Xavier, um amigo

 

https://www.youtube.com/watch?v=6jwQQtHtI6U&t=333s

 

um filme feito sem recursos, sem equipe, mas com muito amor e carinho por Chico Xavier.

 

feito em metalinguagem, um filme explicando como fazer um filme.

 

Abraços, aguardo suas avaliações..

 

 

 

 

Em 19 de setembro de 2017 15:18, cleiton freitas <[email protected]> escreveu:

Filme Chico Xavier, um amigo

 

Convido todos a assistirem na quinta-feira dia 21/09 no sitewww.artespirita.com.br

Amigos é com satisfação que apresento a vocês um trabalho diferente, um filme documental sobre a vida de Chico Xavier, mas usando os recursos da metalinguagem. Mostrando como foi feito.

O filme mostra através da ótica da metalinguagem alguns detalhes da vida do médium mineiro Chico Xavier, de origem simples que conquistou o coração de pessoas no Brasil e no mundo com seu exemplo de amor e com sua mediunidade.

{Metalinguagem. Tipo de linguagem cujo propósito é descrever ou falar da própria linguagem; Um filme que se explica como foi feito}

ficha técnica:

Direção/roteiro/edição/direção/filmagem: Claiton Freitas
tempo: 33'49''
filmagens: Pedro Leopoldo (MG)
Documentário/Brasil

Participações:
Haroldo Dutra Dias
Renato Prieto
Aldo Motelevicz
Janete Dias 
Jack Simões
Helena Freitas

Estreia: quinta-feira dia 21/09 no site www.artespirita.com.br

 

--

"Seja você a mudança que que ver no mundo" Gandhi

 

Cleiton de Freitas
cel.
(61) 8288-2725 (watsup)

blog: www.deolhogrande.blogspot.com

facebook: cleiton.freitas.90

 

(Informação repassada por Nazareno Feitosa)

 

Campanha de Prevenção ao Suicídio

São Paulo, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

 Seminário organizado por “A Verdade e Luz- Editora”

Lisboa, Portugal

Seminário A Mediunidade e
o Paradigma Quântico

 

28 de outubro de 2017 | Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa



A NÃO PERDER!

A Verdade e Luz – Editora tem o prazer de vos anunciar que vai realizar um seminário, no dia 28 de outubro deste ano, subordinado ao tema acima mencionado.

Como sempre, iremos ter a nossa livraria com mais de 1600 títulos espíritas e espiritualistas e com preços muito aliciantes.


Contamos consigo! Não falte!

Preço: 12,50 euros/pessoa

 

Inscrições abertas.

 

 

INSCRIÇÕES LIMITADAS E LUGARES MARCADOS*

*Os lugares serão marcados por ordem de inscrição. No caso de ir acompanhado, as inscrições têm que ser feitas em simultâneo.

 

Para mais informações, contacte:
Email: [email protected]
Telefone:  
[+351] 21 412 1062
Telemóvel: 
[+351] 21 412 3337[+351] 91 694 3625[+351] 96 905 5762
Fax: 
[+351] 21 412 3338

 

 

(Informação repassada em email por Nuno Emanuel)

 

 2º. Encontro Regional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra. Torres, RS

 

 

Assista o vídeo com programação:

https://www.youtube.com/watch?v=K2Nf4D83WF0&list=PLPIhIU8ZrAb4O58pZQTfSi76RXA0AaYSn

 


http://www.amigosdechicoxavier.org

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image070.jpg


Imagem inline 1

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image072.jpg

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Seminário na ACEA -Associação de Cultura Espírita de

Alcobaça, Portugal

CONVITE

 

No próximo sábado, dia 23 de setembro de 2017, celebramos o nosso 5º aniversário e teremos connosco ANTERO RICARDO!

 

Com formação em Astronomia e Astrofísica pelo Observatório Astronómico de Lisboa, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, e trabalhador no Centro Espírita Perdão e Caridade, colaborando na área de formação doutrinária em cursos, palestras, grupos de estudo, e trabalhos práticos, abordará o tema:

 

MECANISMOS ESPIRITUAIS DA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.

 

O seminário decorrerá entre as 14h30m e as 18h00m, na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na Rua da Padeira, n.º 4, no lugar de Casal do Rei - Alcobaça.

 

Venha celebrar connosco!

 

Todas as atividades são livres e gratuitas.

 

Espiritismo é cultura!

 

 

Fonte: Associação de Cultura Espírita de Alcobaça

Coordenadas GPS: 39º 32’ 09.4”N - 008º 55’ 06.4 “W 
Tlm: 966 460 878 
www.acealcobaca.blogspot.pt
[email protected]
https://www.facebook.com/acealco

 

 

Coordenadas GPS:  39º 32’ 09.4”N  -  008º 55’ 06.4 “W 

Tlm: 966 460 878  

www.acealcobaca.blogspot.pt

[email protected]

https://www.facebook.com/acealco

 

«As boas ações são a melhor prece, por isso os atos valem mais do que as palavras.»

  O Livro dos Espíritos

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Eventos Espírita programado para

Franca, SP

 

 

*****************************

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

40a. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Conferências especiais sobre Saude e Espiritismo

Barcelona, Espanha

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse pelos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Informativo FEBtv

Brasília, DF

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

Programa "Entre Dois Mundos"
Tema: Escolho Viver

Neste mês de setembro em que se fala sobre a valorização da vida, o apresentador Geraldo Campetti recebeu, nos estúdios da FEBtv, os convidados André Trigueiro e Paulo Maia para uma reflexão sobre o tema.

Para assistir, clique aqui.


Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção e expansão da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

3º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul - CANAL 22
Dias 22 a 24 de setembro de 2017
Realização: Federação Espírita de Mato Grosso do Sul
Campo Grande - Mato Grosso do Sul

13º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo - CANAL 20
De 22 a 24 de setembro de 2017
Realização: Federação Espírita do Estado do Espírito Santo
Vitória - Espírito Santo

39ª Semana Espírita de Feira de Santana - CANAL 10
De 16 a 24 de setembro de 2017
Realização: CR-3 / FEEB
Feira de Santana - Bahia

Congresso Espírita de Jataí 2017 - CANAL 23
De 22 a 24 de setembro de 2017
Realização: Conselho Espírita Local de Jataí
Jataí - Goiás

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

Entre Dois Mundos
Escolho Viver (com André Trigueiro e Paulo Maia)

Minha Nada Mole Encarnação
Saudade

Livros que Iluminam
A crise da morte

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 30/09/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.



 

O manacá

 

O manacá é uma planta conhecida da Mata Atlântica e espalhada por todo o Brasil.

Ela se adapta bem aos solos pobres, por isso mesmo recomendável para o povoamento de áreas devastadas.

Possui considerável valor ornamental, podendo ser usada em maciços ou isoladamente, na composição dos jardins.

De um modo geral, a coloração das flores ao abrir é branca, alterando depois para o lilás e o roxo-violáceo.

Um manacá em flor proporciona um verdadeiro show natural, que merece admiração.

Possivelmente por esse motivo aquele projeto de árvore, miúdo, baixinho, nos chamou a atenção.

Na sua pequenez, apresentava-se carregado de flores. Não se sabia, de imediato, se era um arbusto florido ou um ramalhete de flores coloridas que alguém plantara na terra.

Ele mostrava todo seu viço ao sol da manhã e nos detivemos alguns minutos contemplando-o.

Como podia aquela árvore minúscula assim se mostrar rica de flores? Ela mal colocara o caule reduzidos centímetros acima do solo...

E, olhando-o, entre o espanto e a admiração, é como se ouvíssemos o manacá nos dizer: Eu sou um manacá. Fui plantado para florir, para embelezar este lugar.

Então, veja o que eu fiz. Eu floresci. Não importa que eu seja minúsculo, eu fiz a minha parte, eu cumpri a minha missão.

Sou flores, cores, beleza.

*   *   *

Deveríamos ser como o manacá: atender nossa missão, não nos considerando pequenos, ou inúteis.

Importante é que façamos aquilo para o qual viemos para este mundo. Ou seja, progredir.

E para progredir temos que estudar, reflexionar, ler, meditar.

Aprender e executar. Realizar a parte que nos toca no concerto da Criação.

Viemos ao mundo para cumprir um plano. E ninguém é pequeno demais para atender o que lhe foi estabelecido ou escolheu, por vontade própria, antes de nascer.

Podemos não conquistar o primeiro lugar no curso em que nos matriculamos, mas podemos conclui-lo com honra, extraindo dele o melhor.

Podemos não ser o funcionário número um em desempenho, mas podemos realizar a função que nos cabe com seriedade, disciplina, da melhor forma que nos permitam nossas habilidades.

Podemos não falar várias línguas mas podemos utilizar palavras preciosas do nosso idioma, como obrigado, por favor, é possível?

Podemos não ter o QI mais elevado da equipe profissional, mas podemos desenvolver a consciência do dever retamente cumprido.

Podemos ser os únicos a atravessar a rua na faixa de pedestres, a ceder nosso lugar no coletivo a quem reconhecemos ter alguma dificuldade na sua mobilidade.

Podemos ser os únicos a cumprir todos nossos deveres, a pagar todas as nossas contas, a honrar nossos compromissos.

Podemos, enfim, ser como o manacá. Um ser minúsculo que acredita não será jamais notado.

Mas, exatamente imitando-o, podemos surpreender a quem se aproxime de nós pela nossa gentileza, nossa disposição de servir, nossa vontade de ajudar.

Permitamos, pois, que qualquer que se nos aproxime receba o perfume da nossa boa vontade, as cores da nossa fraternidade, a beleza da nossa solidariedade.

Pensemos nisso. Sejamos no mundo, o manacá minúsculo, na aridez das pedras, explodindo em cores e perfumes, embelezando as veredas, surpreendendo as pessoas.

 Redação do Momento Espírita.
Em 21.9.2017.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Manacá-de-jardim.

Imagem/fonte:

 

 

Biografia: Cairbar Schutel 22-09-1868 / 30-01-1938

 

A vida de Cairbar

 

 

Cairbar Schutel

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

 

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1868. Era filho de Antero de Souza Schutel e de D. Rita Tavares Schutel. Frequentou o Colégio D. Pedro II. No Rio praticou em diversas farmácias e aos 17 anos veio para o Estado de São Paulo, exercendo sua profissão em Piracicaba, Araraquara e depois em Matão, onde residiu 42 anos. Foi um dos fundadores de Matão e seu primeiro Prefeito, trabalhando incansavelmente pelo progresso desta localidade, onde militou na política por alguns anos. Matão deve-lhe relevantes serviços. Católico romano por tradição, Cairbar Schutel muito fez pelo brilho dessa religião, com a sinceridade que caracterizou Saulo de Tarso. Mas como essa religião não respondia às perguntas íntimas que Cairbar fazia com respeito ao seu falecido pai, procurou outras fontes de informação fora da Igreja. Nesse tempo residiam em Matão seus amigos Calixto Prado e Quintiliano José Alves, que convidados por Cairbar Schutel, fizeram com ele sessões de tiptologia com a trípode pequena mesa com três pés). Foi então que, conhecendo que a vida continuava além do túmulo, estudou e abraçou o Espiritismo e dele se tornou um dos maiores propagandistas. Seu trabalho logo começou a aparecer: Fundou em 15 de julho de1905, o Centro Espírita Amantes da Pobreza*. Logo a seguir, a 15 de agosto desse ano, lançou à luz da publicidade "O Clarim", em formato pequeno, que logo se ampliou, atingindo sua tiragem a 10.000 exemplares nos últimos anos. Além disso fazia propaganda da doutrina por meio de boletins e panfletos, fazendo ainda palestras doutrinárias nas cidades circunvizinhas, inclusive programas radiofônicos na antiga PRD-4 de Araraquara. Sua atividade não parou. Assim foi que, a 15 de fevereiro de 1925, fundou A Revista Internacional de Espiritismo dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas. Este mensário conta com a colaboração de eminentes mentalidades mundiais, circulando não só entre as suas congêneres. Seu trabalho não se resumiu nessas duas publicações. Apareceram de sua brilhante pena, os seguintes livros: Espiritismo e Protestantismo, setembro de 1911; Histeria e Fenômenos Psíquicos , dezembro de 1911; O Diabo e a Igreja , dezembro de 1914; Médiuns e Mediunidades, agosto de 1923; Gênese da Alma, setembro de 1924; Materialismo e Espiritismo, dezembro de 1925; Fatos Espíritas e as Forças X..., maio de 1926; Parábolas e Ensinos de Jesus; janeiro de 1928; O Espírito do Cristianismo, fevereiro de 1930; A Vida no Outro Mundo , outubro de 1932; Vida e Atos dos Apóstolos, fevereiro de1933;Conferências Radiofônicas , setembro de 1937. Cairbar não dava só a sua inteligência em proveito do seu próximo. Oferecia o seu coração socorrendo os pobres e os enfermos com grande dedicação. Após curta enfermidade faleceu em Matão, dia 30 de janeiro de 1938, às 16:15 horas, o "Bandeirante do Espiritismo"- Cairbar Schutel.

 

www.oclarim.com.br

 

O menino Cairbar Schutel. Imagem do acervo de O Clarim.

 

Farmácia de Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto O Clarim.

Cairbar Schutel na Farmácia. Crédito da foto - O Clarim, Matão, SP.

Equipamentos da farmácia de Cairbar Schutel. Foto Ismael Gobbo

Oficinas de O Clarim.  Crédito da foto “O Clarim”, Matão, SP

Crianças na redação de O Clarim, Matão, SP. Foto O Clarim

Cairbar Schutel em seu carro. Foto do acervo de O Clarim.

Cairbar Schutel com os Volpe. Foto do acervo de O Clarim

 

Centro Espírita O Clarim. Foto do acervo de O Clarim

Cairbar Schutel em trabalho de Tiptologia.  Foto do acervo de O Clarim

Cairbar Schutel um imortalista por excelência se deixava fotografar  junto aos túmulos do cemitério.

Foto do acerto de O Clarim.

Cairbar Schutel distribuindo jornais no Dia de Finados.

Foto do acervo de O Clarim.

O túmulo singelo de Cairbar Schutel no cemitério de Matão, SP. Foto O Clarim.

Há registros de que Cairbar Schutel se comunicou  mediunicamente quando seu corpo ainda estava sendo velado.

Pediu aos amigos  que a lápide tumular trouxesse a legenda: “Vivi, vivo e viverei, porque sou imortal”

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]