Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 09 de agosto de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/09-08-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/08-08-2018.htm

07-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/07-08-2018.htm

06-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/06-08-2018.htm

04-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/04-08-2018.htm

03-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/03-08-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

 

................................................

........................................

..................................

 

(Este tema será concluído na próxima postagem)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Juan I, rei de Castilla. Óleo sobre tela por Vicente Arbiol y Rodriguez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:JuanIdeCastilla.JPG

 

Batalha de Aljubarrota.  Os portugueses vencedores estão à direita.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/John_I_of_Castile#/media/File:Batalha_de_Aljubarrota_02.jpg

 

Estátua de Jean Froissart diante da Pirâmide no Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Froissart.jpg

Museu do Louvre com a Pirâmide. Paris, França. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

Males pequeninos

 

 

Pelo Espírito Albino Teixeira.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 02. Página 15.

 

Guardemos cuidado para com a importância dos males aparentemente pequeninos.

Não é o aguaceiro que arrasa a árvore benemérita. É a praga quase imperceptível que se lhe oculta no cerne.

Não é a selvageria da mata que dificulta mais intensamente o avanço do pioneiro. É a pedra no calçado ou o calo no pé.

Não é a cerração que desorienta o viajor, antes as veredas que se bifurcam. É a falta da bússola.

Não é a mordedura do réptil que extermina a existência de um homem. É a diminuta dose de veneno que ele segrega.

Assim, na vida comum.

Na maioria das circunstâncias não são as grandes provações que aniquilam a criatura e sim os males supostamente pequeninos, dos quais, muita vez, ela própria escarnece, a se expressarem por ódio, angústia, medo e cólera, que se lhe instalam, sorrateiramente, por dentro do coração.


 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cobra Cascavel em serpentário do Instituto Butantan em São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo

Dr. Vital Brasil e auxiliar extraindo veneno no ano de 1940. Painel exposto no Instituto Butantan, São Paulo, Brasil.

Foto Ismael Gobbo.

 

Notas da USE/SP

Logo USE.jpg

VALORIZAÇÃO DA VIDA

A sociedade brasileira está diante de um tema de muita gravidade. O Supremo Tribunal Federal, nos dias 3 e 6 de agosto, discutiu a ação ADPF 442 que trata da descriminalização completa do aborto até a 12ª semana de gestação.

É dolorido saber que mulheres, em momentos de muitas angústias e temores, procurem procedimentos abortivos que exponham sua vida a sérios riscos. Cala-nos fundo na alma pensar que há ali um coração feminino, com muitos sonhos e projetos para a vida, que sente a tristeza de vê-los frustrados.

A mulher sofre em muitos casos porque o companheiro que deveria apoiá-la e ampará-la partiu ou sequer esteve verdadeiramente ao seu lado, nunca a olhou com carinho e decência. Em outros casos, sofre pelo temor da reação dos familiares e amigos, pela incompreensão e intolerância dos que convivem com ela. Contudo, essa realidade não deve nos enregelar o coração para uma outra vida que também tem o direito de viver. Falamos aqui da criança em vias de formação.

Caso o aborto dissesse respeito apenas à mulher, o papel das leis seria somente o de zelar pela integridade física e mental da mesma. No entanto, apoiados na ciência, sabemos que a questão envolve, sim, um outro ser, o embrião1, com código genético único, o que o torna um outro indivíduo e que por isso deve ter o direito à vida preservado. Sendo o abortamento2 um assassinato, a decisão por realizá-lo redunda em grave prejuízo a outrem.

Muito se fala sobre a laicidade do Estado. O Estado de fato não está comprometido com as crenças particulares de cada religião, porém, ele só pode existir em função de alguns valores fundamentais que permitem a vida em sociedade e o direito à vida é um deles.3 Sendo assim, a defesa da vida, além de uma concepção pessoal ou religiosa, é um pilar que sustenta a organização social.

Ao entendermos que junto à gestante há um outro ser que também tem direitos, somos obrigados a buscar caminhos mais adequados para o amparo à mulher, que não é a única responsável pelo abortamento. Esperamos dos homens que sejam mais conscientes de seu papel enquanto pais, no comprometimento com o cuidado dos filhos e com a mulher. Das autoridades, esperamos que trabalhem em projetos de educação sexual de viés mais ético e moral, trazendo valores como respeito ao próximo e discernimento perante a vida. A responsabilidade pelo abortamento é de todos.

Como espíritas, nosso dever é também olhar esse problema sob outro ponto de vista. O que sabemos verdadeiramente sobre a vida?

Há dois milênios, um doutor de Israel, ao perguntar a Jesus sobre a necessidade de nascer de novo para alcançar o Reino de Deus, recebeu a seguinte resposta: “Tu és Mestre em Israel, e não sabes isto?”4. E hoje, alguns doutores modernos, representados nas figuras de médicos e cientistas, advogados e sociólogos, mesmo após o advento do Espiritismo, prosseguem duvidando da existência do Espírito. Em verdade duvidam se eles próprios existem.5

Nós, espíritas, não temos dúvidas porque as provas já se deram aos milhares em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Nós, espíritas, não cremos, mas sabemos que o Espírito é imortal e que ele regressa para a existência terrena em um novo corpo. E quando Allan Kardec, na questão 358 de O Livro dos Espíritos, fez a pergunta aos Espíritos Superiores “constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?”, eles responderam:

“Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja,cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o

corpo que se estava formando.”6

Reforçamos aqui que a pergunta é clara e específica quando diz: “Em qualquer período da gestação”. Não importa se na 12ª semana ou em qualquer outro momento, o abortamento constitui um crime perante as Leis Divinas. A única exceção, capaz de justificar a interrupção do processo de retorno à vida corporal do ser, é apresentada na questão 359 de O Livro dos Espíritos, quando a mãe corre grave risco de morrer caso a gestação continue.

Em vista disso, trazemos uma reflexão sobre o papel do Centro e do movimento espírita diante desse quadro social, onde a discussão do aborto é apenas a ponta do iceberg, cujas dimensões estamos longe de contemplar. O aborto é consequência da ignorância humana no que se relaciona à realidade espiritual. É a resultante de uma sociedade materialista, carente de educação espiritual e por consequência, egoísta e sensual.

Torna-se necessário um trabalho sério e de profundidade no estudo da Doutrina Espírita. É preciso trabalhar os fundamentos do Espiritismo com adultos, jovens e crianças. Porém, ainda mais importante é estimular a reflexão sobre a nossa conduta moral nos relacionamentos afetivos a partir desses fundamentos.

É relevante a missão dos Centros Espíritas nesse cenário social, esclarecendo quanto à importância da vida, na compreensão de quem somos, de onde viemos, para onde iremos e o porquê de estarmos aqui. Com a finalidade de que homens e mulheres saibam dos objetivos sagrados da vida, das consequências de suas ações na vida presente e nas futuras.

Espíritas, não podemos nos eximir do nosso compromisso de esclarecimento espiritual da humanidade. Dessa forma, relembramos a Missão dos Espíritas para encorajarmo-nos, mesmo quando a Verdade for desprezada e hostilizada pelo mundo:

“Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas não

importa. Faz-se mister regueis com os vossos suores o terreno onde tendes de

semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes

da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!”7

Diretoria Executiva da

USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Notas:

1) Por definição chama-se o concepto de embrião até a 10ª semana e a partir de então, chama-se de feto até o nascimento. A fim de conferir maior acessibilidade à nota, preferimos manter o texto em termos o menos técnico possível para o correto entendimento.

2) Abortamento: Ato de abortar. Aborto: embrião ou feto retirado após um abortamento

3) Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

4) Evangelho de João 3:10.

5) Caminho Verdade e Vida, cap.111 – Orientadores do Mundo, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.

 

Extraído de:

http://www.usesp.org.br/Publicacoes/artigo/detalhe/289

 

 

 

********************************************

 

 

(Recebidos em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Leia notícia da mídia sobre a  ADPF 442

 

ADPF 442: tudo que você precisa saber sobre a audiência de aborto no STF

Acesse:

https://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2018/08/adpf-442-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-audiencia-de-aborto-no-stf.html

 

 

 

Mais detalhes sobre o EAC 2018

Matão, SP 

 

Mais detalhes do EAC 2018=Matão

1 - Presença da FEB-Federação Espírita Brasileira (DF) e dos Presidentes das USEs estadual, regional e local para o Momento de Unificação.

2 - Surpresa internacional (mais de uma)

3 - Abertura surpreendente (não perca a abertura)

4 - Já somos 6 estados, mais de 50 cidades.

5 - Para os que desejarem visitar o MEMORIAL CAIRBAR SCHUTEL, durante o evento, no sábado de manhã (dia 22) ou no domingo pós encerramento (dia 23), ou mesmo na sexta 21, será necessário fazer agendamentos em contatos com o CLARIM. = (16) 3382 1066 de segunda a sexta , das 8 às 17h ou pelo e-mail [email protected]

6 - Na sexta 21, às 20h, na pré-abertura, teremos lançamento dos livros O IMORTAL CAIRBAR SCHUTEL (de David Liesenberg) e O SOM DA NOVA ERA (de Cássio Carrara), na COMUNIDADE ESP C SCHUTEL,com gravação ao VIVO para o programa REPENSAR da TV MUNDO MAIOR (e presença da apresentadora do programa, MARIA IZILDA).

7 - Grupos (mínimo de 5 pessoas) igualmente podem se inscrever a 25,00 por pessoa, com lanches incluídos. Havendo dificuldade com hospedagem, podem vir apenas no sábado ou só no domingo.

8 - Recordamos que crianças terão intensa atividade e monitores. Apenas a partir de 5 anos e isentas até 12 anos. Jovens terão diálogos com expositores.

9 - Inscrevam-se, ainda há tempo....

 

Acesse www.institutocairbarschutel.org

Data: 22 e 23 de setembro em Matão-SP

 

(Com informações de Orson Peter Carrara)

Encontro Cairbar Schutel em 2015.

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

      10ª. Unificarte- Mostra de Arte da Unificação Espírita em

Nova Iguaçu, RJ

 

(Facebook [[email protected]])

 

Sérgio Thiesen - Viagem Espírita ao Uruguai

De 17 a 21 de agosto, estarei em Montevidéu, Atlántida e Punta del Este, para palestras e seminários, promovidos pelo Estudios Uruguay Allan Kardec, pelo Medicina Espírita Uruguay, Doctrina Espírita Atlántida, Ateneo Espírita de Uruguay. 
As atividades se destinam a estudantes de Medicina, médicos e profissionais de saúde, além dos espíritas do país vizinho.

"Los caminos de la cura, del cuerpo y del alma", 
"Medicina, Física Cuántica y Espiritualidad", 
"Medicina, Neurociencias, Genética humana y el Alma inmortal", 
"Cirugías espirituales" y "El valor terapéutico de las experiencias de casi muerte" 
"Jesús, el terapeuta".

 

(Com informações no Facebook)

 

 Programação de palestras nesta semana no GEBEM

Guarulhos, SP



Tema: A Arte de Ser Pai

Terça às 19h e às 20h30

Quarta - às 14h50

Quinta às 19h e às 20h30 com Norberto Gaviolle - Tema: Amai os vossos inimigos (ESE cap XII)

Sábado às 16h e às 18h

📌 Assistência Familiar, quinta-feira, dia 09 de Agosto às 20h no Salão 2. Tema: Desigualdades Sociais

📌 O Departamento de Infância e Juventude do GEBEM informa que suas atividades retornam sábado dia 11 de Agosto.

Galerinha das 16h às 17h Tema: Sexualidade.
Galera - GEBEM das 17h30 àsr 19h Tema: Os médiuns.

📌 Domingo Especial de Dia dos Pais

Venha curtir a manhã de domingo de Dia dos Pais no GEBEM! Teremos harmonização Musical de Amauri Falabella e apresentação da Equipe de Pintura Mediúnica.
Domingo, 12 de Agosto, das 09h45 às 11h

📌 O GEBEM convida à todos os voluntários e tarefeiros da casa para o Evangelho Geral com Harmonização Musical de Wilson Pinheiro. Sexta-feira, 17 de Agosto, das 20h às 20h40

📌Vem ai a 13ª Feira de Livros Espíritas do GEBEM 📚📀🙏

De 21 a 25 de Agosto de 2018
Venda de livros, cd's e dvd's com descontos especiais.
Confira a programação completa em nosso evento!

📌 Curso para a capacitação de Tarefeiros para o Atendimento Fraterno. 🤝

Inscrições até 22 de Agosto na Secretaria do GEBEM.
Público Alvo: alunos do COEM II e do MEPII e tarefeiros da casa que já tenham concluído todos os cursos.

Palestras desta semana no GEBEM 🙏

Tema: A Arte de Ser Pai

Terça às 19h e às 20h30
...

(Com informações de Viviane Pereira [[email protected]])

 

 40ª Semana Espírita de Barreiras (BA

 

De 23 a 29 de setembro será realizada a 40ª Semana Espírita de Barreiras (BA), no Espaço Fortíorí. O encontro tem como tema central “Vida: Desafios e Soluções” é uma realização da União Espírita de Barreiras (UEB), com o apoio cultural da Federação Espírita Brasileira (FEB), da Prefeitura de Barreiras e do Conselho Regional Barreiras (CR20).
Informações: Jenni (77) 98101-6821

 

(Copiado do site http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/40a-semana-espirita-de-barreiras/)

 

Palestra na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem

Araraquara, SP  

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasíleira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.;Se, não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

Palestra com Manolo Quesada na SAKEE

Birigui, SP

 

A Sociedade Allan Kardec convida a todos para assistirmos palestra com nosso convidado Manolo Quesada, no próximo domingo, dia doze de agosto, dias dos pais, ás 09:00 horas.
Lembrando que será na parte da manhã, pois não temos mais palestras aos domingos a noite. Vamos aproveitar a oportunidade de aprendizado. Sejam bem vindos.

 

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1833252923426796&set=a.102468126505293.5046.100002263180178&type=3&theater

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

13ª. Feira de Livros Espíritas do GEBEM

Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Osvaldo Cruz, SP


--

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros." (Allan Kardec)

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

Palestra no Fraternidade Espírita Auta de Souza

São Paulo, SP 

Você é nosso(a) convidado(a) para Palestra Pública com Cássio Branco de Araújo

É nesta próxima 6ª feira, dia 10 de agosto, das 20 as 21 horas

Abraços,

 

 

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

[email protected]

[email protected]

[email protected]

www.feas.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Estação História{Marsulo} [[email protected]])

 

Programação no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Documentário Espírita

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo um documentário espírita, seguido de debate.

 

Este evento terá lugar na 6ª feira, dia 10 de Agosto de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

- Informamos também que se encontram abertas as inscrições para as novas actividades que se iniciam já em Setembro. Poderá inscrever-se on-line aqui:

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – inscrições em http://bit.ly/2u7Qt1C

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – inscrições em http://bit.ly/2tGV5vH

ESTUDO “MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO” – inscrições em http://bit.ly/2uySaRn

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Eventos com

Vania Mugnato de Vasconcelos

 

Evangelho no lar virtual: "Modo de Orar"

https://youtu.be/hAV70e9gfU0

Para receber atualizações, inscreva-se no canal.

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

33ª. Feira do Livro Espírita de

Teófilo Otoni, MG

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Teatro: “Há dois mil anos”

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

                                                           

 Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Lançamento de música clássica com Clayton Prado

Americana, SP

Amigos é com muita alegria que coloco para a apreciação de vocês, mais uma Obra minha, instrumental, com Piano e violino!

 

Atenciosamente,

Clayton Prado

Músico, Cantor e Compositor.
Professor particular com formação superior em música

(19) 34051960 e 9 91589682 - Americana, SP.

 

 

 Ante os dias de tempestades...

 

Quando os problemas nos chegam, como agimos? Ou reagimos?

Nosso país vive dias de muita complexidade. Enquanto em alguns pontos, a violência extrapola tudo que se possa imaginar, alcançando crianças nas escolas, homens comuns a caminho do trabalho, donas de casa na fila do supermercado;

enquanto a imprensa noticia, através de todas as mídias, a corrupção que anda solta, cada dia evidenciando outro político, um alto executivo, um industrial, um comerciante;

enquanto se estabelecem greves de classes aqui e acolá, como nos comportamos?

Somos daqueles que aderimos à onda de desânimo e reclamamos de tudo, na fila do banco, do mercado, no posto de combustível?

Gritamos, engrossamos o rol dos insatisfeitos, enchendo as ruas com protestos?

Aumentamos a onda de intranquilidade, enviando notícias, nem sempre verídicas, através das redes sociais, encharcando o dia de nuvens escuras?

Sim, como cidadãos, temos o direito de protestar, desde que não violemos o direito alheio de ir e vir, do doente ser atendido, da pessoa idosa chegar ao local que precisa, do alimento chegar às prateleiras.

Temos o direito de protestar pelo que acreditamos legítimo, temos o direito de dizer aos nossos políticos que temos olhos de ver e ouvidos de ouvir, com clareza.

E temos poder de decisão. Também temos o direito de comparecer nas assembleias de classe, votando, de forma lúcida, a favor daquilo que acreditamos seja o melhor. Tudo isso temos direito. Mas, perguntemo-nos, como cristãos, como está sendo a nossa atitude? Coerente com o que aprendemos nos evangelhos?

A mensagem de Jesus nos serve nesses momentos de revolta, de decisões difíceis?

Tenhamos consciência de que a lição imortal não deve se restringir aos templos, onde nos reunimos, lemos e interpretamos as letras do Novo Testamento.

A mensagem do Mestre é para todos os dias e todas as horas de nossa vida. O cristão tem o dever de ser o cidadão lúcido, coerente, formador de opinião através de sua palavra, de suas atitudes.

Se aprendemos que, com nossos pensamentos, alimentamos a onda mental do mundo, cabe-nos vigiar o que pensamos.

Enquanto outros estão vibrando dizendo que o país não tem jeito, que tudo vai acabar mal mesmo, sejamos aqueles que temos a certeza de que Jesus está no leme.

De que após a tempestade, por pior se faça, chegarão os dias de bonança.

Encontramo-nos em momentos muito próprios de um mundo em transição. Um mundo que grita e se desespera porque não deseja mudar.

Mas que pode mudar pelas nossas atitudes. Sejamos nós a palavra ponderada, o pensamento positivo.

Unamo-nos para orar, em família, no templo religioso, na comunidade em que vivemos.

Oremos pelos que nos lideram, oremos pelas melhores decisões nas mesas de negociação.

Oremos...

Afinal, somos ou não somos os seguidores daquele que disse: Tudo que pedirmos a meu pai, em meu nome, vos será concedido?

Não lemos a promessa do Batei e abrir-se-vos-á; pedi e recebereis; buscai e achareis?

Que buscamos, então? A paz, a concórdia ou a adesão ao descomprometimento?

Pensemos nisso. A hora exige de cada um de nós, enquanto cristão e cidadão lúcido, o melhor.

Qual é o nosso melhor?

 Redação do Momento Espírita.
Em 8.8.2018.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

A Luz do Mundo. Óleo sobre tela por William Holman  Hunt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hunt_Light_of_the_World.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]