Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/17-12-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/15-12-2018.htm

14-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018.htm

13-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018.htm

12-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018.htm

11-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/11-12-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Louis Jourdan. Foto de Nadar.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cc/Louis_Jourdan_Nadar_vers_1860.jpg

 

 

Embora o jornalista Louis Jourdan em seus comentários demonstra não ter conhecimentos aprofundados da Doutrina Espírita, ao menos os fez de forma respeitosa e com interesse, ao contrário de alguns outros que os fizeram de forma leviana, em tom jocoso e demonstrando total ignorância. Ismael Gobbo.

O Livro dos Espíritos em edição de 1860.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França.

Fonte: https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

 

Hora do Natal

 

Pelo Espírito Maria Dolores.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Preito de Amor. Lição nº 06. Página 29.

 

Glória a Deus!...

Paz na Terra e bondade entre os homens!...

Natal!...

Brilha Natal em júbilo divino!...

Luzes, vozes e mãos, enlaçando-se em prece, cânticos de afeição, renovando o destino!...

Mas ouve, coração...

Enquanto a mesa farta lembra extenso jardim que te acena e sorri, enquanto a fé te envolve o teto em reconforto, não digas que Jesus não precisa de ti.

O Excelso Benfeitor, cujo amparo louvamos, ilumina-Te o passo e aguarda-Te, inda agora, para estender no mundo as fontes da alegria, para lenir a dor da multidão que chora!...

Escuta!...

Rente a nós, lá fora, há muita gente, em plena solidão, entregue à ventania, há quem contemple o céu, mendigando consolo, quem suporte a penúria exposta à noite fria..                              

Quantos rogam debalde o afeto que perderam, quantos gritam na estrada em desespero vão!...

Orfandade, viuvez, desalento, amargura, rebeldia, abandono, angústia, privação...

Alguém te bate à porta e te repete o nome!...

Desce, para ajudar, da altura a que elevas...

Como outrora, Jesus vem buscar-te a bondade e Te pede socorro aos que vagam nas trevas.

Traze aos irmãos em sombra o apoio e a simpatia, que os arranquem do fel e soergam do pó...

O sorriso, uma flor, um bolo, o braço amigo, um gesto de ternura, uma palavra só...

Quantos possas, esparze a bênção da esperança, que suprima a tristeza e a revolta na Terra...

Sê a força do bem que enalteça o caminho, o auxílio de quem sofre, o perdão a quem erra...

Natal!...

Em meio à festa, as emoções te afligem, sentes fome de luz, anseias regressar à pureza da infância, às promessas da escola, às primeiras canções no refúgio do lar!...

É a verdade mostrando a própria singeleza, nas trilhas de ascensão em celeste esplendor!...

É a paz do Céu que nos abraça a vida, a presença do criador e a vitória do amor!...

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Presépio em Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo.

Árvore de Natal em Piazza Venezia.  Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Vícios físicos e morais

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Vícios físicos e morais".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 21 de Dezembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

 

- - 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, C. Rainha, www.cceespirita.wordpress.com faz 16 anos de actividade ininterrupta no dia 3 de Janeiro de 2019.

Para o efeito, durante o mês de Janeiro de 2019 terá 4 convidados que virão com temas diferenciados dar um contributo para o estudo e prática do espiritismo:

 

Palestrantes convidados:

4 Janeiro - Helena Correia (Profª)

11 Janeiro - João Peças e João Paulo (contra-tenores)

18 Janeiro - Leonor Leal (R. Humanos)

25 Janeiro - Reinaldo Barros (Prof.)

 

As conferências são às 21H00, com entrada livre e gratuita.

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

www.facebook.com/antonioluisremax

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=195Kl0OO3oexUSIXpLFyC8-3QR9WrPwzS&revid=0BxOLofvfqktYSTg4QW1BNjNLbDVxbTl5RU5qUDV6VDhXNkFNPQ

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Divaldo Franco em Salvador

Movimento Você e a Paz

Divaldo Franco em Salvador

Movimento Você e a Paz

14 de dezembro de 2018

A paz é o combustível do amor. (Divaldo Franco)

 

O Movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo Franco, está em sua 21ª edição, de sucesso crescente. No dia 14 de dezembro de 2018 o Movimento Você e a Paz foi realizado no Farol da Barra, tradicional ponto turístico de Salvador/BA. O momento artístico esteve sob ação musical de Assis Diomar e sua filha Luana, de Sorriso/MT; da Soprano Andrea Alves, do Barítono Henrique Moraes e da Pianista Débora Limeira. A Banda de Música da Academia de Polícia Militar da Bahia abriu o cerimonial executando o Hino Nacional, apresentando em seguida outras melodias, encantando o público.

No palco estavam Francisco Ferraz, da Federação Espírita Brasileira, representando as caravanas presentes; Ruth Brasil Mesquita, oradora; Marcel Mariano, orador; Demétrio Ataíde Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção e Mansão do Caminho; e Divaldo Franco, Embaixador da Paz e da Bondade, coordenados pelo Mestre de Cerimônia João Araújo.

Ruth Brasil Mesquita destacou a excelência do amor ao explanar sobre a dúvida de uma filha que se questionava se sua mãe a amava tanto quanto aos seus irmãos. Em um episódio, a filha se sentiu envolvida por uma onda de amor que partia de sua mãe, sustentando-a em sua dor momentânea, ficando em paz. O perdão é como uma bússola, onde o amor aponta para a paz, destacando que todos os indivíduos são potências de paz.

Marcel Mariano ressaltou os exemplos deixados por Jesus de Nazaré, bem como as Suas atitudes nas mais diversas passagens. Ele veio para semear a esperança e o amor. Asseverou que a formação do Seu colégio apostólico incluiu, entre eles, criaturas toscas e iletradas, confiando-lhes o exercício e a divulgação do perdão, da paz e do amor. Jesus se dedicou a pacificar as massas, falava-lhes de uma paz que o mundo não poderia oferecer, a paz interna.

Divaldo Franco, Embaixador da Paz no Mundo, narrou a comovente e inspiradora história real acontecida na Armênia e contida na obra “Perdão Radical”, de Brian Zahnd. O episódio aconteceu durante o genocídio do povo armênio, provocado pelos turcos otomanos, na guerra ocorrida entre 1915 e 1916, entre a Armênia e a Turquia, dizimando cerca de um milhão e quinhentos mil seres humanos. Esse genocídio ocorreu em paralelo a I Guerra Mundial. É a demonstração da poderosa força de transformação da mensagem de Jesus, quando bem compreendida e vivenciada, despertando o verdadeiro amor na criatura humana. Esse amor levou aquela jovem armênia a perdoar radical e incondicionalmente o algoz que a havia desventurado e exterminado sua família impiedosamente.

A jovem, então com 15 anos, viu a família ser cruelmente destruída pelo exército turco, seus pais foram mortos de súbito, impiedosamente, sua irmã menor, com 12 anos, foi jogada aos soldados que a violentaram até a morte, e ela foi feita escrava sexual do comandante da tropa. Após fugir das atrocidades que lhe foram impostas, diplomou-se como enfermeira, pois declarava que havia nascido para amar e salvar vidas, também tornou-se cristã. Assim, por volta do ano de 1927, deparou-se outra vez com o seu algoz implacável, tendo oportunidade de lhe salvar a vida, apesar de o ter reconhecido desde o primeiro momento no hospital em que trabalhava, em Istambul. O algoz, então comandante daquela força exterminadora, estava preste a morrer, suas carnes estavam pútridas, era um farrapo humano. O enfermo foi colocado sob os cuidados da jovem enfermeira para que o assistisse na morte. Ela, porém, dedicadamente tratou-o, por cerca de seis meses, restituindo-lhe a saúde.

Por ocasião de sua alta hospitalar, e porque eram um oficial de destaque, foi agradecer ao diretor do hospital. Esse lhe disse que o mérito era da enfermeira que o havia cuidado diuturnamente, internando-se com ele, a fim de lhe prestar um excelente serviço. Ao dirigir-se a enfermeira, o oficial notou que ela tinha um sotaque que lhe lembrava o povo armênio, onde estivera durante a guerra. Ela confirmou sua origem, declarando que o conhecia, e que ele o havia escravizado sexualmente, torturando-lhe a alma, após dizimar a sua família. O oficial, tomado de inusitada surpresa, perguntou-lhe porque não o havia deixado morrer. Ela, então, redarguiu-lhe que havia aprendido a perdoar, que Jesus é o seu Mestre, que aprendeu a amar até mesmo os inimigos, e que sua profissão é dedicada a salvar vidas, jamais extingui-las.

Sobrevivendo os tormentos a ela impostos pelo algoz, ela decidiu dar à sua vida um sentido, um objetivo, dignificando-a, apesar de, inicialmente, haver desejado matá-lo, vingando-se e vingando a sua família brutal e covardemente exterminada naquele belo domingo ensolarado, porém, sem paz. O amor e o perdão foram os seus objetivos a serem conquistados. Alcançando-os, pacificou-se. Sentia-se grata pela oportunidade de salvar a vida de seu algoz, ao tempo em que o perdoava.

O perdão, destacou o nobre orador, é a base sólida onde a humanidade deve se erguer. Jesus de Nazaré ensinou o amor, decantou-o intensamente. A verdadeira felicidade está no ato de amar. A paz é o resultado do amor. O ser humano necessita de paz, tanto quanto necessita de ar para continuar vivendo, asseverou o Arauto do Evangelho. Fazendo uma breve abordagem sobre a solidão, a depressão e o suicídio, Divaldo evidenciou, do autor Andrew Solomon, jornalista, escritor nascido em Nova Iorque, o seu livro, O Demônio do meio-dia: um atlas de depressão.

A humanidade vive um momento lamentável, uma crise moral, onde as incertezas são evidentes e a violência, urbana ou familiar, deve ser enfrentada com amor. Divaldo Franco, tomando por exemplo o estoicismo de Mahatma Gandhi, que asseverava que se um único homem alcançar a mais elevada qualidade de amor, isso seria suficiente para neutralizar o ódio de milhões, destacou, também, que Gandhi afirmava não existir um caminho para paz, porque a paz é o caminho. Somente o amor é antítese da violência. É dever de todos irradiar a paz onde se encontrar, em qualquer circunstância. Deve, igualmente, desenvolver a fé em um mundo melhor, a fé nas pessoas e nas circunstâncias da vida. Após narrar o Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, todos, irmanados e de mãos dadas cantaram a canção Paz pela Paz, de nado Cordel. Assim se encerrou a bela e suave noite de paz na orla de Salvador, banhada pela luz da lua em fase crescente.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Divaldo Pereira Franco

Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA

 

15 de dezembro de 2018

Grupo Ação Comunitária Lygia Banhos

Na tarde do dia 15 de dezembro de 2018 houve o encerramento das atividades do ano em curso do Grupo Ação Comunitária Lygia Banhos, evento realizado no Cenáculo do Centro Espírita Caminho da Redenção – CECR, comemorando com as crianças e seus pais o nascimento de Jesus. O Grupo está integrado ao Departamento Social do CECR. Edilton Silva coordenou as atividades da tarde, onde a música natalina e a lembrança forte do sentimento de homenagem a Jesus irmanou os presentes em suave congraçamento.

Edilton destacou que esta é uma época importante para, com mais ênfase, se prestar homenagens ao Mestre de Nazaré, onde o amor deve ser doado uns aos outros, pois as vidas são imortais, asseverando que Deus e Jesus Cristo se fazem presentes no cotidiano de cada um. A Mansão do Caminho é a escola de almas que Jesus e seus seguidores se utilizam para as doações de alimentos espirituais, saciando a sede dos Espíritos. Divaldo Franco, disse Edilton, é semelhante a um grande representante de Jesus na Terra, e na Mansão do Caminho, Jesus de Nazaré atua através das obras de benemerência.

Divaldo Franco asseverou que esse é um momento de muita alegria, recordando a mensagem de Jesus, esse homem incomparável que está no coração de todos. Narrando uma bela história escrita por Eça de Queiroz, que se passa na cidade de Siquém, já desaparecida na Cisjordânia, destacou a presença de Jesus na vida de todos os que O buscam verdadeiramente. Jesus não está longe, está no coração daqueles que suplicam a Sua ajuda, como nesta bela e comovente história, onde um menino, doente e muito pobre, anelava por um encontro com Jesus, certo de alcançar a cura, embora sua mãe, mais racional, lhe dizia que isso seria impossível de acontecer. A criança tinha a certeza de que se visse Jesus ficaria curada. Naquela noite a porta de sua casa se abriu e Jesus se apresentou ao menino dizendo: Aqui estou!

Jesus sempre está com os seus irmãos, visita a todos. Quando Ele vem, os seres O sentem em sua suave presença benfazeja. Para tal será necessário a prática da oração sincera e sentida, Lhe falando com os sentimentos elevados, com o coração, rogando coragem, resignação, pois o ser humano ainda é muito insignificante ante a figura magistral do Mestre, distribuindo amor, conhecimento e esperança. É importante o cumprimento da Lei de Amor, dando o testemunho através da transformação moral para melhor.

A vida na Terra é breve, e, de um momento para outro, Deus arrebata o seu filho para a vida espiritual. É necessário que cada qual se mantenha preparado para o retorno ao mundo dos Espíritos, cultivando a alegria, a esperança, transformando-se em alguém melhor moralmente, devotando a sua vida para bem servir ao próximo, rejeitando os convites infelizes para os vícios de qualquer ordem. É dever de todo ser humano amar, viver intensamente amando e servindo em nome de Jesus Cristo sem prejudicar a ninguém, não aceitando o apelo das ilusões, construindo uma vida cheia de alegria, convivendo com todos, em memória de Jesus.

Divaldo Franco confessou ser feliz por ter, aqueles que ali estavam, como irmãos em humanidade. Disse mais, o próximo é o seu tesouro, sabendo que Deus toma conta de todos e que Jesus é a companhia permanente na vida de cada qual. Jesus é a luz nos corações dos homens. Abraçando a todos, Divaldo disse que conta com o auxílio que virá de seus irmãos em humanidade tão logo necessite. Suplicou que orem por ele e em favor dele, encerrando o seu colóquio com aquelas crianças e seus pais, que a seguir receberam seus presentes, acompanhados de um farnel.

 

Confraternização de Gratidão

Como de hábito, e por devotar imenso amor e reconhecimento aos que de qualquer forma contribuem para que a sua vida seja melhor, Divaldo Franco recebeu os seus convidados, congratulando-se com o contato fraternal. Exteriorizando alegria e muito júbilo, ofertou aos visitantes um excelente lanche primorosamente preparado. Na oportunidade, reunindo as pessoas em sua volta, apresentou várias considerações a respeito da mediunidade com Jesus, destacando a necessidade constante do aprimoramento moral, procurando tornar-se exímio servidor do Cristo.

 

Conferência no Centro Espírita Caminho da Redenção

Em sua atividade doutrinária, o Centro Espírita Caminho da Redenção abriu as suas portas para receber um sem número de participantes para ouvirem o Arauto do Evangelho e da Paz, Divaldo Franco, buscando o conforto para a alma e o saber para iluminar-se. Divaldo dedicou a atividade em favor póstumo a Nestor João Masotti (1937-2014), ex-presidente da Federação Espírita Brasileira. A viúva, a Senhora Maria Euni, em visita a Mansão do Caminho, estava presente na conferência.

Após bela apresentação musical realizada por Juan Danilo Rodríguez, que arrancou calorosos aplausos, Divaldo Franco destacou que a morte do corpo físico chega sem anúncios e, de um momento para outro, esse fenômeno pode ocorrer com qualquer um, por isso, todos devem se preparar para voltar ao mundo dos Espíritos, abandonando o seu corpo biológico. Na sequência desenvolveu uma peroração sobre os fatos marcantes da mediunidade de grandes nomes da história humana, para destacar a importância do fenômeno mediúnico, notadamente o conhecimento enfeixado em O Livro dos Médiuns, codificado por Allan Kardec.

O Espiritismo passou a explicar tudo o que a ciência tinha dificuldades de esclarecer. Adentrando-se pelo campo das obsessões, destacou a importância dos pensamentos e do seu controle, do autoconhecimento, do perdão e da vida retamente moral, antídotos às influenciações e injunções de natureza obsessiva. Sabendo-se que os Espíritos influenciam os que se encontram encarnados, todo o cuidado deve ser tomado para evitar a ação dos Espíritos maus, buscando aproximar-se dos bons, imunizando-se, ou diminuindo as vibrações más com que alcançam as criaturas a que buscam se vincular, pois que a lei de afinidade provoca os encontros com os afins, bons ou maus.

As obsessões são muito mais numerosas, e vários transtornos de natureza psicótica são, em muitos casos, obsessões de variados matizes, produzindo oportunidades para reflexões profundas sobre a vida. A obsessão, disse o notável conferencista, é uma pandemia na atualidade. A Doutrina Espírita é ferramenta importante para evitar as obsessões, adquirindo, o profitente, virtudes, condutas morais elevadas, comportamentos mentais equilibrados, o hábito da oração, da meditação, o estímulo a conversas edificantes, evitando os comentários maliciosos.

Finalizando o enriquecedor encontro, Divaldo Franco, o Trator de Deus, nas palavras do médium do século XX, o saudoso Chico Xavier, agradeceu a Deus as oportunidades de crescimento espiritual e todos os esforços que lhe foram solicitados como estímulos ao seu aprimoramento, rogando compaixão e orações para si, suplicando bênçãos em favor de Nestor Masotti.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Assista vídeo da Fundación Remanso de Amor

Cartagena, Colombia

 

APOYA A ESTOS NIÑOS, PARA QUE TENGAN UNA  FELIZ NAVIDAD.

 

Dona tu Óbolo en la página www.fundacionremansodeamor.org (PSE) o en las cuentas Bancolombia.

 

 

https://www.gstatic.com/youtube/img/branding/youtubelogo/2x/youtubelogo_60.png

 

 

https://yt3.ggpht.com/-Gj9BrucJTAk/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAAA/0-gPvIZCd-k/s50-c-k-no-mo-rj-c0xffffff/photo.jpg

 

 

 

https://i.ytimg.com/vi/dRL5DDyomlw/mqdefault.jpg

 

 

 

Recuerdos de las experiencias educativas de los niños del grado Jardin de la Fundación Remanso de Amor 2016 -2018

©2018 YouTube, LLC 901 Cherry Ave, San Bruno, CA 94066, USA

 

Concluído estudo sobre o Evangelho e preparo

para Epístolas de Paulo

 

Na noite do dia 14 de dezembro ocorreu a última reunião de estudo de O evangelho segundo o espiritismo, na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro - CCDPE, em São Paulo, que teve como facilitadores: Antonio Cesar Perri de Carvalho, Celia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey Carvalho. Um grupo coeso e fraterno frequentou as reuniões durante todo o ano. Ao final houve jantar de confraternização e promoção de livros espíritas, como "amigo secreto". A presidente e o diretor do CCDPE, Júlia Nezu e Paulo Francisco, compareceram ao evento.

Para 2019, os mesmos facilitadores desenvolverão reuniões de estudo sobre "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo", iniciando-se no dia 19 de fevereiro, em todas as terças feiras, durante o primeiro semestre. O estudo seguirá o livro de mesmo título de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, editado por O Clarim.

 

 

(Encerramento do curso sobre o Evangelo: facilitadores: Cesar, Célia e Flávio; participantes com a presença de Júlia Nezu; Epístolas de Paulo, capa)

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Site Autores Espíritas Clássicos

Acesse no link

 

Clicar aqui:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/A%20Genese/Allan%20Kardec%20-%20A%20G%C3%AAnese.htm

 

 

 

Livraria da USE de

Ribeirão Preto, SP

 

(Com informações de Mário Gonçalves [[email protected]])

 

Programação do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

1ª. Roda de Conversa

Araraquara, SP  

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

 Programação do Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Jornal Mundo Maior

Acesse pelos links  

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 535

TRÊS LAGOAS/MS – 17 A 24/DEZEMBRO/2018

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BALNEÁRIO MAR PAULISTA / BELA VISTA / BROOKLIN / CARANDIRU /

CASA VERDE / CHÁCARA MAFALDA / ITAQUERA / MORUMBI / PQ EDU CHAVES /

PQ VILLA LOBOS / PQ VITÓRIA / VL ARICANDUVA / VL EMA / VL GRANADA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ASSIS / BOITUVA / CARAGUATATUBA /

CLEMENTINA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / GETULINA / GUARULHOS / MATÃO / MAUÁ /

NOVA ODESSA / NOVO HORIZONTE

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

PENÁPOLIS / PRESIDENTE PRUDENTE / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO /

SALTO DE PIRAPORA / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO MANUEL /

SOROCABA / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > CENTRO / COLÉGIO / MEIER / SEPETIBA / VL ISABEL

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / CABO FRIO / RIO DAS OSTRAS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > CARIACICA / SERRA / VL VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO / CONTAGEM /

JUIZ DE FORA / JUSTINÓPOLIS / PATOS DE MINAS / SANTA RITA DO SAPUCAÍ /

SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CASCAVEL / CURITIBA / LONDRINA / ROLÂNDIA

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES

SANTA CATARINA > BARRA VELHA / PENHA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

MATO GROSSO DO SUL > TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > JABOATÃO DOS GUARARAPES / RECIFE

SERGIPE > LAGARTO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA

MARANHÃO > TIMON

PIAUÍ > FLORIANO / TERESINA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

PARÁ > BELÉM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

DINAMARCA > GENTOFTE

ESTADOS UNIDOS > DANBURY

PERU > LIMA

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

REVISTA O CONSOLADOR

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html

 

solicitar exclusão:

[email protected]

 

Acontecimentos imprevistos

 

Enquanto a barca da vida navega em águas tranquilas, tudo se reveste de alegria de viver.

Existem alguns períodos que afirmamos viver em verdadeiro paraíso, sem maiores preocupações.

No entanto, por vezes, quando tudo transcorre normalmente, quando temos metas pessoais e familiares assinaladas para o futuro, somos surpreendidos pela desencarnação de um ser querido.

Então, repentinamente, o que eram risos e contentamento se transformam em soledade e amargura.

Planos se tornam sem sentido. Os dias se reprisam tristes e sombrios.

Em outras ocasiões, os negócios que funcionavam em ordem sofrem alteração. A empresa muito bem estruturada entra em declínio, se decompõe ao ponto de fechar as suas portas.

Em outros momentos, a saúde que nos felicita é substituída por enfermidades degenerativas ou simplesmente vigorosas.

E o trabalho, o estudo, os passeios devem ser intercalados com idas e vindas a médicos, clínicas, hospitais, laboratórios, enquanto as forças vão nos abandonando.

A vida afetiva, que nos parecia equilibrada, de repente, apresenta conflitos e transtornos emocionais nos sacodem, ferindo a alegria e perturbando os sentimentos.

Inesperadamente, somos surpreendidos por ocorrências imprevistas. Tomados de surpresa e desencanto, chegamos a nos acreditar desamparados e sem o socorro da Divina Providência.

*   *   *

Dias de alegria. Dias de tristeza, dias de felicidade, dias de luto e dor.

Assim é a vida na Terra, escola que tem por objetivo o progresso intelecto-moral de todos os que nos encontramos dela usufruindo.

Já nos disse o Cristo: No mundo tereis aflições. E são essas que nos alcançam, invariavelmente.

São sucessos imprevistos que objetivam nos convocar para a reflexão a respeito da transitoriedade do corpo e a temporalidade das coisas.

Eles fazem parte do programa de nossa própria iluminação e ninguém se encontra a salvo dessas ocorrências.

Isso porque, enquanto alguns fatos nos desejam chamar a atenção para a realidade da nossa essência espiritual, outros dizem de resgates que nos competem.

De toda forma, ambos proporcionam recursos de transformação moral.

O que nos cabe é exercitar o desapego de tudo quanto nos tente reter na retaguarda.

É começarmos a nos libertar das questões meramente materiais.

É treinar a simplicidade de coração e a fraternidade legítima. Repartir com o próximo tudo quanto tenhamos em excesso e que nosso egoísmo retém, como um mecanismo de precaução para o futuro.

Apego exagerado a coisas ou a pessoas é sempre prejudicial.

Assim, amemos as pessoas, com equilíbrio, desfrutando das suas presenças, enquanto a Divindade no-lo permite.

Esperemos da existência todos os tipos de acontecimentos, não nos deixando surpreender, especialmente pelos que nos desconcertam.

Pensemos nos infortúnios desses acontecimentos imprevistos que nos cheguem como uma convocação a reflexões e eventuais mudanças de conduta para melhor.

Tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir para percebermos esses convites que a vida nos oferece e os atendamos, da melhor forma possível.

Pensemos a respeito.

Redação do Momento Espírita, com base em mensagem homônima,
pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
em Vitry-sur-seine, França, em 5 de junho de 2014.
Em 15.12.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

A Balsa da Medusa. Óleo sobre tela de Théodore Géricault.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/JEAN_LOUIS_TH%C3%89ODORE_G%C3%89RICAULT_-_La_Balsa_de_la_Medusa_%28Museo_del_Louvre%2C_1818-19%29.jpg

Pescadores no mar. Óleo sobre tela por J. M. W. Turner.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Fishermen_at_Sea

The Stonebreaker” (O quebrador de pedras). Óleo sobre tela por Henry Wallis.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wallis_The_Stonebreaker.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]