Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/13-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/12-02-2018.htm

10-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/10-02-2018.htm

09-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/09-02-2018.htm

08-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/08-02-2018.htm

07-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/07-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

Se desejar ler o Artigo anterior ao do abaixo,  em continuação,  acesse:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/16-01-2018.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/17-01-2018.htm

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/16-01-2018_arquivos/image007.jpg

Frédéric Soulié.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Souli%C3%A9,_Fr%C3%A9d%C3%A9ric.jpg

 

 Sherasade. Óleo sobre tela por Sophie Gengembre Anderson.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sophie_Gengembre_Anderson_-_Scheherazade.jpg

 

O sultão.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/One_Thousand_and_One_Nights#/media/File:Sultan_from_arabian_nights.jpg

Visão artística dos Jardins Supensos da Babilônia

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia_(cidade)#/media/File:Hanging_Gardens_of_Babylon.jpg

File:Rembrandt 169.jpg

O batismo do eunuco etíope  pelo apóstolo Filipe. Pintura de Rembrandt

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_169.jpg

Veja em  “Atos dos Apóstolos”, Cap. VIIII, 26 a 40

 

Preocupações

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Sinal Verde. Lição nº 25 - Página 60.

 

Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.

Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.

Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível de Deus.

Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para lembrar injúria ou ingratidão.

Disse um notável filósofo: "uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acrescentar: "e de enfermidade também".

Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.

Conte as bênçãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.

Geralmente, o mal é o bem mal interpretado.

Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nas mãos.

Por maior lhe seja o fardo do sofrimento, lembre-se de que Deus, que aguentou você ontem, aguentará também hoje.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 Cristo repousando no barco durante a tempestade. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Christ_Endormi_pendant_la_Temp%C3%AAte.jpg

 

 É teu irmão!

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

         Residiam os três, marido, esposa e filhinha, num casebre si­tuado em zona rural. O sítio era do patrão e o salário irrisório, ganho com muito suor, mal atendia as necessi­dades prementes.

Certa tarde, enquanto o chefe da casa trabalhava no cafezal distante, a mulher, trazendo a menina nos braços, aproximou-se das margens de largo rio, à procura de arbustos medicinais. No barranco alto foi acometida de vertigem. Mãe e filha precipita­ram-se nas águas caudalosas...

Horas mais tarde, o pobre homem, transido de dor, viu os corpos serem retirados do rio e transportados para o cemitério. Dominado pelo desespero, colheu ervas venenosas e preparou be­bida fulminante que ingeriu sem vacilar. No entanto, socorrido a tempo, foi internado num hospital onde permaneceu longos dias.

Restabelecido, não regressou à fazenda. Desorientado, assumiu a condição do viajor intranquilo, como se pretendesse fugir de si mesmo, mas sempre perseguido pela sombra da tragé­dia, incapaz de retornar à normalidade. Para agravar seus padeci­mentos, passou a sofrer estranhas convulsões, à maneira de crises epilépticas. Com semelhante mal, era sistematicamente despedido dos raros empregos que surgiam, descendo à indigência.

Um dia, esteve no Albergue Noturno, em Bauru. O assistente encarregado de orientar e confortar os viajores, que por ali transitavam ouviu o relato de sua desdita, após o que o infeliz concluiu:

— Sou um desgraçado!... Minha existência está perdida!... A saudade é fel que me amargura os dias! E as atribulações que venho sofrendo!... Tenho passado fome e sido acusado de malfei­tor!... Não quero continuar no mundo!...

Notando que a perigosa ideia de auto aniquilamento o estava rondando, o assistente comentou a loucura do suicídio e suas funestas consequências para quem entra por essa porta falsa. Mostrou-lhe magnífico desenho mediúnico de Jesus, que havia no refeitório, e o exortou a confiar no Mestre Supremo. Falou-lhe longamente, envolvendo-o e vi­brações balsâmicas e alentadoras de sincera compaixão. O ex-sitiante ouviu atento, contemplou a figura do meigo Rabi e, sentindo-se possuído de novo ânimo, ponderou:

— O senhor tem razão... É um pecado desesperar-se as­sim, quando o Filho de Deus, que tanto sofreu, nunca perdeu a coragem. É que a gente é fraca e há momentos em que tudo fica tão escuro, parece tão difícil, que só se pensa em loucuras. Muito obrigado por suas palavras. Deus o abençoe pelo conforto que me proporcionou. Sabe moço? Eu tenho muita fé em Jesus. Ele há de ajudar-me a encontrar um caminho...

Experiências dolorosas como a desse homem advertem-nos de que, diante da adversidade, a inconformação e o desespe­ro são agentes terríveis que complicam o destino.

Certamente fazia parte do quadro de suas provações a perda da esposa e da filha em tão trágicas circunstâncias. Eram naturais o sofrimento intenso e a angústia da separação. Mas, fal­tando-lhe no momento crucial a confiança plena nos desígnios divinos, perdeu o controle de si mesmo e tentou desertar da vida.

A partir de então, começou a sofrer as convulsões, fruto da extremada excitação a que se entregou, a qual, agravada pela tentativa de suicídio, terá favorecido o assédio de entidades infe­riores e a evolução de distúrbios nervosos que abriram campo à epilepsia. Daí à indigência foi um passo.

— A provação foi muito grande! — dirá alguém.

Todavia, uma das primeiras lições que a Doutrina Espí­rita ensina é que Deus não nos sujeita a sofrimentos superiores às nossas forças, e, se santos não somos, estejamos certos de que teremos programado atribulações que chegarão no tempo certo, por ensejo de resgate e reajuste. Então testemunharemos nossa confiança no Pai celeste, nossa crença, nossa fé.

E aquele homem, onde estará agora? Bem, no dia seguinte deixou o albergue e talvez fosse o visitante humilde que nos soli­citou a bênção de uma refeição, quando fechamos a porta, após comunicar-lhe que não havia sobras...

É possível que fosse a figura solitária e triste que desejava uma informação na via pública, quando estugamos o passo, fin­gindo ignorá-lo... Quem sabe fosse o infeliz de pernas trôpegas que caiu pe­sadamente à nossa frente, quando nos desviamos, sem cogitar de socorrê-lo...  Julgando apressadamente, justificamos a própria omissão proclamando:

— Ora, é um vagabundo!... É um malandro!... É um alcoólatra...

E Jesus, em quem ele disse confiar? Jesus, de quem espera­va amparo? Jesus, que era sua esperança?

Jesus era aquela voz que no íntimo de nosso coração suplicava:

— Atende-o! É teu irmão!

 

Um mendigo na década de 1880 em fotografia de Antoin Sevruguin . Teerã, Irã.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Begging#/media/File:Bettler_in_Teheran_Sevruguin_02.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/16-12-2015_arquivos/image043.jpg

Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Registro. Divaldo Franco em Goiânia:

Conferência e homenagem

Texto: Djair de Souza Ribeiro     -   Fotos: Sandra Patrocínio

 

Enquanto os súditos de Momo preparam-se para as festividades que lhe tipificam a Majestade, mais de 3.000 pessoas escolheram o Centro de Convenções de Goiânia para participarem do 34º Congresso Espírita do Estado de Goiás.

A Federação Espírita do Estado de Goiás – organizadora do evento - escolheu o tema A Gênese Filosofia, Ciência e Religião Em Busca de Deus, uma justa e merecida homenagem aos 150 anos de o livro A Gênese publicado por Allan Kardec em Paris no dia 06.01.1868.

Na edição de 2018 a FEEGO brindou os participantes do Congresso com a presença de renomados expositores espíritas como: Artur Valadares, Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias, Rossandro Klinjey, Sérgio Lopes, Simão Pedro e outros destaques da tribuna espírita.

Dada a significativa importância do Congresso para o Movimento Espírita, o evento está sendo transmitido pelos seguintes meios de comunicação: FebTV e a Radio Fraternidade.

 Na tarde do dia 11 de fevereiro o Teatro Rio Vermelho e o auditório Lago Azul tiveram suas dependências inteiramente tomadas pelos expectantes participantes do Congresso para ouvirem o tribuno Divaldo Franco. Ressaltamos a participação do Sr. Governador do Estado de Goiás Sr. Marconi Ferreira Perillo e também da Secretária de Cultura do Estado de Goiás Sra. Raquel Figueiredo Teixeira.

Divaldo estava acompanhado pelo Dr. Juan Danilo Rodríguez – médico e psicólogo – natural do Equador, fundador da Fundação Luz Fraterna (Fundación Luz Fraterna) que assiste terapeuticamente adolescentes autistas e também fundador do Centro Espírita Francisco de Assis (Francisco de Asís) em Quito, Equador.

Dr. Juan Danilo - autor da obra “Terapia Holística ALLIYANA” (publicada pela Editora LEAL em 2017) – apresentou a sua mais recente obra “NOTAS DO CORAÇÃO” em cujas páginas iluminadas busca o autor, apresentar reflexões sobre a seguinte questão: O que fazemos quando estamos diante da felicidade, da ofensa, da amizade, da dúvida e da calúnia? Por que tenho que passar por isso? A resposta está em nosso próprio de Allan Kardec íntimo e para ouvi-la temos que prestar atenção ao nosso comportamento diante dessas ocorrências.

Desenvolvendo o tema “São chegados os Tempos” (capítulo 18 de o livro A Gênese), Divaldo Franco recorre ao seu vasto repositório de conhecimento histórico, social e político levando-nos a um périplo que tem início pela Israel dos Tempos Bíblicos, com o nascimento de Jesus que viria a dividir a história da Humanidade em dois períodos: antes e depois Dele.

Em um transporte de muita emoção Divaldo cita o Sermão Profético de Jesus anunciando os tempos em que grandes sofrimentos afligiriam a Humanidade vaticinado que o soberbo Templo de Jerusalém seria destruído “não permanecendo pedra sobre pedra” (E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios! E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. Marcos 13:1,2)

A predição de Jesus realizou-se no ano 70 d.C. quando o general romano Tito Flávio Vespasiano Augusto (39-81), recebeu a ordem do Imperador Vespasiano de acabar com os judeus revoltosos durante o conflito conhecido como a 1ª guerra judaico-romana. Tito, após sitiar e destruir Jerusalém bem como o majestoso e imponente templo que foi demolido no incêndio.

 Segue Divaldo a viagem passando pelas perseguições aos mártires cristãos até que em 313 d.C. após a vitória de Constantino sobre Magêncio, na Batalha da Ponte Milvia, o militar vitorioso aboliu a perseguição aos cristãos tornando o cristianismo a religião do Império romano. Os cristãos até a pouco perseguidos passaram a exercer o poder político sufocando a terna voz de Jesus mergulhando Seus ensinamentos na longa noite medieval.

Jesus segue nos amando e para nos auxiliar a relembra e reviver a Sua mensagem imortal envia Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como Francisco de Assis (1182-1226). A luz acesa por Francisco, o pobrezinho de Assis, é obnubilada uma vez mais pelas injunções políticas e da busca pelo poder temporal na figura terrível da “Santa Inquisição”.

Mas a Humanidade segue sua jornada sempre amparada pelo amor do Cristo e surge o Renascimento e logo mais a Revolução Francesa estopim para o Iluminismo e a separação da Ciência do jugo das religiões dogmáticas.

  E no auge da cultura e da ciência envia Jesus o Consolador por Ele prometido e o Espiritismo veem à luz em 18 de abril de1857 com a publicação de O Livro dos Espíritos.

Em que pese o amor do Cristo desvelando ao Mundo a 3ª Revelação segue a Humanidade sua louca busca pelo poder sempre temporário e eclode a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e logo mais a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) que após dizimar mais de 80.000.000 milhões de vidas termina de maneira cruel com as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e depois Nagasaki.

Apesar da paz aparente espoca a Guerra da Coréia manifestação bélica da Guerra Fria entre EUA e URSS levando a uma corrida armamentista sem precedente em toda a História da Humanidade.

A par da violência irrompe a inversão dos valores éticos e morais e parte da Humanidade mergulha no sexualismo e a degradação da família buscando fugir do mundo cada vez mais materialista, individualista e consumista sem falar na banalização do consumo das drogas a verdadeira Besta do Apocalipse do Evangelho (666)

Sinais eloquentes de que os Tempos são Chegados e de que o momento vaticinado por Jesus havia chegado tendo seu ápice com o Tsunami devastador ocorrido na Indonésia em dezembro de 2004 ceifando em poucos minutos mais de 250.000 vidas.

O que temos feito de todos os conhecimentos libertadores que o Espiritismo nos fornece? Qual o sentido da vida? O que buscamos na existência?

Esse deve ser o foco das nossas atenções pois conforme exarado por Allan Kardec em A Gênese, já teve início o Mundo de Transição deixando o mundo de lágrimas e de grandes sofrimentos e ingressando no mundo de esperanças.

Esse Mundo de Transição, cujo início ocorreu ainda no Século XX com a chegada de uma verdadeira legião de Espíritos, moralmente superiores e determinados, oriundos de um dos mundos que orbitam a estrela de Alcyone um dos muitos sóis que formam as Plêiades.

Junto com essas crianças oriundas de mundos onde a dor já foi banida, também encarnam entre nós aportam as venerandas entidades que marcaram sua passagem no passado da Terra com sua abnegação e firmeza de caráter ético.

As luzes da esperança já luarizam nossos corações, enfatizando o convite para a nossa transformação íntima.

Ao invés de reclamarmos dos erros alheios, devemos centrar todos os esforços na identificação dos nossos “demônios” buscando corrigi-los aperfeiçoando-nos.

Esse é o convite que Allan Kardec – especificamente no capítulo 18 de A Gênese – vem nos fazendo desde 1868.

Até quando vamos ficar procrastinando as ações que nos levarão ao aperfeiçoamento intelecto e principalmente moral?

 

Os organizadores reservaram a noite desse dia 11 de fevereiro para homenagear Divaldo Franco pela dedicação de toda uma vida à divulgação doutrinária bem como à exemplificação da prática continuada da Caridade.

Para tanto uniram-se em um esforço monumental grupos de Teatro, de dança, vários corais, coreógrafos, roteiristas, músicos e beletrista para produzirem um Musical – simplesmente emocionante e belo – retratando a trajetória de Divaldo Franco desde à infância em Feira de Santana e percorrendo os principais fatos de sua profícua existência e que recebeu o nome de “Semeador de Estrelas – o Musical”.

O psicólogo paraibano e palestrante espírita Rossandro Klinjey ficou encarregado de apresentar ao enorme público presente as homenagens iniciais a Divaldo. Antecipando as emoções que adviriam a seguir Rossandro convidou a todos os mais de 3000 participantes locais e mais os 32.000 espectadores que acompanhavam pela internet no Brasil e pelo Mundo a cantarem em um coro Global a música de Roberto Carlos “Como é Grande o Meu Amor por você”.

Impossível de conter a forte emoção e as lágrimas que envolveram a todos.

Após essas emoções preliminares coral, atores e bailarinos deram início à performance do espetáculo interpretando várias fases da vida de Divaldo.

A cada uma dessas etapas revezavam-se artistas interpretando as iluminadas personagens dessa história.

Cada fase da vida de Divaldo era acompanhada por uma música composta especialmente por Maurício Keller para esse evento, assim, quando estava sendo encenada a infância de Divaldo era interpretada a música “Menino Surreal”. Depois quando a Mentora de Divaldo se identifica interpreta-se a melodia intitulada “Joanna de Ângelis”. Em seguida o começo da obra assistencial capitaneada por Divaldo e pelo queridíssimo Tio Nilson de tantas saudades foi acompanhada da canção “Mansão do Caminho”. Já quando tem início a tarefa de divulgação e de iluminação de Consciências a plateia emociona-se ouvindo a canção “O Semeador de Estrelas”. Para fechar o espetáculo as músicas “Deus e Eu” e “Vozes da Bondade” arrebatam em uma grande emoção a todos que tiveram a felicidade de assistir a esse lindo espetáculo-homenagem.

Não há como descrever a alegria, a harmonia e a paz que repletavam a psicosfera individual tanto como coletiva.

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP  

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] ,  pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

(Informação recebida em email do CEAK)

 

Chamada de Trabalhos para o 14º. ENLIHPE

Belo Horizonte, MG

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O 14o ENLIHPE

Apresentação

Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (EnLihpe) é um evento para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento sobre a temática espírita. Ele visa atrair pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de seus estudos.

Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato multidisciplinar, que incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de autores de diferentes áreas de formação. O tema central de 2018 são as pesquisas sobre a “sobrevivência da alma”.

Instruções aos autores

A data final para submissão de trabalhos é 30 de ABRIL de 2018. A confirmação do recebimento e o parecer da Comissão Científica sobre o artigo serão enviados eletronicamente ao e-mail do remetente. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por 2 por membros da Comissão Científica do encontro.

Os trabalhos podem ser submetidos em qualquer área do conhecimento, desde que relacionado à temática espírita, em forma de artigo científico, conforme procedimentos definidos a seguir:

Artigo científico:

§  O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos:

§  ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo;
ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria.

Ambos os arquivos deverão ser enviados anexados, simultaneamente, por meio da página Oficial da LIHPE, através do link: [http://www.lihpe.net/wordpress/?page_id=1253

Formato do Trabalho:

§  Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior.

§  Número de páginas: máximo de 15 (quinze).

 

Configuração das páginas:

§  Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.

§  Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)

§  Fonte: Times New Roman, tamanho 12

§  Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm

§  Espaçamento entre linhas: simples.

§  Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12

§  Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)

§  Referências bibliográficas e citações segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

§  Revisão ortográfica a cargo dos autores.

 

Informações: 

Acesse www.lihpe.net ou envie uma mensagem para [email protected].

Local do evento:
União Espírita Mineira – UEM

Avenida Olegário Maciel, nº 1627
Lourdes, Belo Horizonte – Minas Gerais, em frente ao Diamond Mall.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

Formação de voluntários para trabalho no apoio fraterno

Vitória, ES

 

http://ameees.org.br/imagens/Curso-ApoioFraterno2018.jpg

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

USE/SP: Seminário com Simoni Privato Goidanich

São Paulo, SP

 

À imprensa espírita,

Prezados amigos,

 

Saúde e paz! Deus nos abençoe!

 

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e Site Autores Clássicos Espíritas, promoverá um Seminário com a pesquisadora Simoni Privato Goidanich sobre o seu livro “El legado de Allan Kardec”, lançado recentemente na Argentina, que trata das alterações ocorridas nas edições francesas do livro A Gênese, de Allan Kardec  e nessa oportunidade será lançado o livro na versão em português. Haverá um painel para a discussão do tema.

 

O evento será realizado no dia 4 (domingo) de março de 2018, das 8h30 às 13 horas, na sede da USE-SP, na rua Dr. Gabriel Piza, 433, em São Paulo-SP. As vagas são limitadas e há necessidade de inscrição prévia pelo site: www.usesp.org.br  Informações: [email protected] e 11 – 2950 6554. Evento gratuito. Inscrições no site da USE a partir do dia 22/1/2018.

 

 

 (Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

Informativo do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

  Bom dia, queridos amigos do Seara do Mestre.

Informativo da Semana:

 

Dica Cultural – Livro do Mês: A Gêneses – Allan Kardec

Para maiores informações procure a Livraria ou Biblioteca do Seara do Mestre

 Volta às aulas:

INÍCIO DAS AULAS DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:

SEXTA-FEIRA, ÀS 19H50: 02/02/2018

SÁBADO, ÀS 14H50: 10/02/2018

MOCIDA DE, ÀS 17H: 17/02/2017

Dia 17 E 19 de Fevereiro (sábado e segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos Básicos.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

 Palestras da Semana:

 

Tenham uma ótima semana!!

 

Abraços
--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Os 5 pontos básicos do Espiritismo

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Os 5 pontos básicos do Espiritismo".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 16 de Fevereiro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Programação de estudos do GEOMPM

Salvador, BA

 

Caros amigos, está chegando o momento do nosso reencontro!

 

Esse ano escolhemos a obra Transição Planetária, do espirito Manoel Philomeno de Miranda (psicografia Divaldo Franco) para ser objeto dos nossos estudos, alinhados com o tema adotado pela FEEB em 2018, Educando em Tempos de Transição, que homenageia os 150 anos do livro A Gênese.

 


Contamos com a sua presença no dia 10 de março próximo e com a sua colaboração para divulgar nas suas redes sociais e no seu Centro Espírita (ANEXO).

 

Abraços fraternos e saudosos

 

Equipe GEOMPM

-- 

http://i64.tinypic.com/2m4pvtu.png

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

 Programação de palestras na Instituição Espírita

“Oficina de Luz”. Carapicuiba, SP

 

http://oficinadeluz.ip-zone.com/mailing-manager/domains/oficinadeluz_ip-zone_com/files/img/ttt.jpg

 

(Informação recebida em email de Rwgina Bachega)

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Evento promovido pelo Hospital Espírita de Marília

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]]  Donizete Pinheiro)

 

 Noite da Pizza da Instituição Amélia Rodrigues

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Boletim eletrônico “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Leia o jornal “Agenda Cristã”. Acesse no link

Rancharia, SP

 

Clique aqui:

[email protected]

 

Olá, amigos:  

Envio, anexo, o jornal AGENDA CRISTÃ, de fevereiro.2018, editado pela USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo-Intermunicipal de Rancharia.

Solicito a atenção em sua leitura e a colaboração em divulgá-lo, enviando o arquivo aos seus contatos, bem como imprimi-lo para distribuição nos Centros Espíritas e outros locais.

Abraço fraterno,


Atilio
Assis - SP

 

 

 

(Com colaboração de Sidney Fernandes)

 

Leia o Boletim Eletrônico do CEIJ

Santos, SP

 

http://d-view.uhmailsrvc8.com/v/34644/23/3628/31a16

topo_email_sup
topo_email
Informativo 002                                                                                       fevereiro/2018

Você está recebendo um convite para participar do
Evento em Comemoração pelos 70 Anos da
M.E.I.J. - Mocidade Espírita "Ismênia de Jesus".

Inscreva-se em nosso site: www.ismeniadejesus.org.br!!!

Precisamos saber a quantidade de pessoas que comparecerão.

MEIJ_70anos

P A R T I C I P E M !!!

base_81

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

 

Jornal Mundo Maior

Acesse pelos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

Festa de Carnaval.

 

 

Uma camaradagem inusitada

Aquele ônibus, ao longo dos anos, se tornou especial. Opção preferida de quem deseje ir do bairro diretamente ao centro da cidade, de forma rápida.

As pessoas vão chegando no ponto e formando a fila. E quem quer que costume se servir dele, no horário da manhã, encontrará, quase sempre, as mesmas pessoas: a senhora que vai para a natação várias vezes na semana, faça frio ou faça sol; aqueloutra que trabalha no shopping, a jovem que se dirige à faculdade.

Com o passar dos anos, natural que o conhecimento entre os passageiros tenha ocorrido e as conversas, no ponto de aguardo, giram em torno de filhos, as dificuldades financeiras, o tempo que insiste desabar aguaceiro todos os dias...

Quem chega logo pergunta: Já passou o amarelinho?

Amarelinho é o nome com que foi batizado o ônibus, por causa de sua cor amarela, que o diferencia de outras linhas.

Quando as pessoas vão embarcando, começam os diálogos com o motorista:

Bom dia. E aí, como vai, José Luís?

Exatamente nesse momento é que se evidencia a diferença entre esse ônibus que faz o horário da manhã e outros. Uma camaradagem se revela, de imediato.

Perdeu o horário, ontem? – Pergunta o motorista a uma senhora.

E a resposta vem pronta: Ontem fui mais tarde, fiz horário especial no escritório.

Passageiros acomodados, o ônibus segue pela rota convencionada, parando aqui, ali, ao comando dos usuários, que se alternam nas subidas e descidas da condução.

O diálogo assume um tom de cordialidade e a conversa flui.

Então, se ouve um espirro de José Luís. Outro. E outro.

Alguém grita do meio do ônibus: Saúde!

Espero que não seja gripe! – Fala ele.

Um brincalhão fala: Não se preocupe. É alergia... ao trabalho.

Todos riem.

Uma senhora experiente nos anos arrisca a prescrever sua receita infalível para gripe, que consiste em chá de determinada erva, associada a uma boa noite de sono.

Quando ele entra em férias, o ônibus deixa de ser o mesmo. Torna-se mais silencioso. Parece faltar o elo de ligação entre eles.

No seu retorno, todos entram, cumprimentam e cada qual vai fazendo seu comentário:

Nossa, que férias longas! E aí, viajou? Descansou bastante? Pronto pra levar a gente?

Ele parece ser alguém da família. Alguém que participa, ao menos brevemente, alguns minutos diários da vida de cada um.

Não é somente o contratado da empresa de ônibus. É alguém que sabe aguardar, pacientemente, que o idoso desça ou suba os degraus, um a um, bem devagar.

Também antes de prosseguir com o veículo, espera que se assente o idoso ou aquela mãe com o bebê ao colo.

Tudo para que ninguém caia ou se machuque.

Um motorista. Uma pessoa especial. Alguém que merece elogios pela forma de se conduzir.

E os recebe. De muitos desses passageiros, conhecidos de tempos, que vão descendo e falando:

Até logo! Obrigado por me conduzir até aqui. Bom final de semana. Bom feriado. Até amanhã. Deus o abençoe.

Um tratamento VIP em um ônibus de uma linha urbana de uma capital...

Uma inusitada camaradagem construída ao longo dos anos entre um servidor e habituais usuários.

Redação do Momento Espírita,
com base em fato.
Em 12.2.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Linha de ônibus urbano em Assunção, capital do Paraguai. Foto Ismael Gobbo.

 

Homenagem

 

 

Meu convívio com Leão Pitta

(14-04-1875 / 11-02-1957)

 

 

Escrito por Raymundo Espelho

João Leão Pitta

Quando criança, participávamos das aulas de evangelização cristã no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Catanduva, interior de São Paulo. Na época, o livro-base usado pelas casas espíritas quase sempre era um dos clássicos de Eliseu Rigonatti, 52 lições de catecismo espírita. Lembro-me do autor ter nos visitado, ministrando-nos inclusive aulas que nos ajudaram a sedimentar os conhecimentos doutrinários. Era época em que iniciávamos os estudos escolares.
De lá para cá fizemos inúmeras amizades no meio espírita, muitas delas mantidas até hoje. Foi naquela época que tivemos a grata satisfação de conhecer um grande divulgador espírita, amigo inclusive de Cairbar Schutel e de José Herculano Pires. Seu nome: João Leão Pitta.
Fora numa daquelas manhãs de domingo de evangelização cristã. Ele era representante da Casa Editora O Clarim, editora de Matão responsável pelo jornal O Clarim e a Revista Internacional de Espiritismo e percorria grande parte do território brasileiro, o que contribuía para sua felicidade de bom cristão e a de muitos de nós.
Com sua presença marcante e enigmática, Leão Pitta nos contou histórias maravilhosas e bem apropriadas para nossas idades. Em seguida, vinham as recreações, quando a meninada ria muito e se soltava.
O grande momento acontecia quando ele se sentava em uma cadeira e diante dele fazíamos fila, meninos e meninas, para montarmos 'cavalinho' em seus joelhos, quando ele, divertindo-se, simulava uma corrida.
Alisando suas barbas embranquecidas, que chegavam perto da cintura, nos entretínhamos naqueles momentos que brincavam com a nossa imaginação.
Pitta reencarnou para esta existência no dia 14 de abril de 1875 na Ilha da Madeira, em Portugal, e desencarnou no Brasil em 11 de fevereiro de 1957, destacando-se por sua inteligência e dinamismo.
Quando completou 16 anos de idade, seus pais insistiram para que ele se ordenasse padre. Mas em vez disso, preferiu migrar para o Brasil, onde se casou com Maria Joaquina dos Reis e teve 12 filhos. Em virtude de epidemia da época, três filhas do casal desencarnaram. Mais tarde, já adulto e com meus filhos crescidinhos, vim a conhecer uma das filhas do casal. Morava em Itanhaém, litoral de São Paulo, e casada com Kardec Rangel Veloso.
Mas a enfermidade de uma de suas filhas quando ainda pequenas foi o que fez com que Pitta procurasse um centro espírita para tratamento pela mediunidade de cura. Em pouco tempo, a melhora e depois a cura da filha levaram-no a repensar a sua repulsa pelo espiritismo. Ele que sempre relutara em ler livros espíritas, passou a aceitá-los e a lê-los com interesse, captando seus ensinamentos com extrema facilidade.
Tomando conhecimento sobre a doutrina, sem perda de tempo, passou a divulgá-la e em pouco tempo a escrever livros, fazer palestras, frequentar reuniões de estudos e mediúnicas.
A primeira palestra espírita que o Herculano Pires assistira foi através de Leão Pitta, em Marília, no interior paulista. Gostou tanto que se tornou seu grande amigo e admirador. Posteriormente Herculano o denominou de "O Apóstolo do Espiritismo no Brasil".
Requisitado, Leão Pitta realizava palestras, principalmente pelo interior de São Paulo, onde certa feita, em uma de suas explanações em Botucatu, Marino Oliveira Lobo, outro grande divulgador da doutrina, teceu comentário discordando de uma de suas citações. Este, com raciocínio rápido e aproveitando para descontrair a plateia, engatou: "Não te esqueças, meu amigo, se tu és um Lobo e eu ainda sou um Leão".
Além de Cairbar e Herculano Pires, outro nome de referência na história do espiritismo faz parte das experiências em vida de Leão Pitta.
É que logo depois de fundar um centro espírita em Cerqueira César, ele começou a sofrer perseguições, que lhe fecharam todas as oportunidades de emprego. Nesse período crítico, sua esposa costurava para ganhar algum dinheiro. E foi numa loja de ferragens em Piracicaba que ele voltou a tirar o ganha-pão, permanecendo ali trabalhando por 20 anos. Pedro de Camargo, o reconhecido autor espírita de cognome Vinicius, foi quem lhe ofereceu o apoio no momento crítico, e com quem teve depois oportunidade de convívio, trocas e realizações.
Um a um, os trabalhadores foram chegando, escrevendo suas histórias, dando nome a inúmeras casas espíritas e deixando em nós ensinamentos e lembranças. Algumas inesquecíveis.

 

Publicado no jornal Correio Fraterno- edição 458 - julho/agosto2014

 

 

(Copiado de http://www.correiofraterno.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1583:meu-convivio-com-leao-pitta&catid=15:baudememorias&Itemid=2)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/11-02-2015_arquivos/image022.jpg

Eugenia Pitta Velloso, filha de João Leão Pitta,  no casamento com Kardec Rangel Velloso, na foto.

Fotos do arquivo de Maria Aparecida Bergman cedidas para Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]